
3 minute read
Devocional ABRINDO OS OUVIDOS A JESUS
“E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! E Jesus, parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça? Disseram-lhe eles: Senhor, que os nossos olhos sejam abertos. Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocoulhes nos olhos, e logo seus olhos viram; e eles o seguiram”. Mateus 20:29-34 Rev. Alberto Ortega
ABRINDO OS OUVIDOS A JESUS
Advertisement
Esta foi a pergunta que nosso amado Salvador Jesus Cristo fez a dois cegos de Jericó: “¿Que quereis que vos faça?” (Mt. 20:32). Estes dois homens viviam na escuridão. Jesus disse uma vez: “A candeia do corpo são os olhos” (Mateus 6:22), e as candeias dos corpos destes homens cegos estavam irremediavelmente danificadas, não tinha possibilidade humana de suas candeias serem restauradas, não tinha tratamento médico para restaurar a luz em seus olhos, não existia nenhuma esperança humana para esses homens recuperarem a visão.
Que mais poderiam fazer aqueles que estavam no caminho de Jericó? Somente apiedar-se de deles e dar-lhes esmolas. Mas Jesus passou por aquele lugar de desespero, pobreza, impossibilidades; a luz do mundo veio, o Criador do corpo, da alma e do espírito humano passou por eles, Ele criou o homem sem anomalias, sem defeitos.
Na Inglaterra, as companhias de seguros, há algum tempo, conseguiram um decreto do governo, autorizando-as a pedir um mapa genético para aqueles que desejam contratar uma apólice de seguro. Com este mapa genético, foi possível detectar se a pessoa tinha alguma anomalia genética, alguma doença que não aparece na análise clínica, mas com a probabilidade de poder sofrê- -la no futuro.
Se aqueles dois cegos vivessem na Inglaterra desse tempo, uma apólice de seguro seria negada para eles. Isto é apenas um vislumbre do que o homem do século XXI trará à humanidade, verdadeiramente assustador! A maioria desses cientistas genéticos são ateus confessos, que fingem serem os reparadores dos erros da vida, sentem-se como deuses, sem saber que o pecado cometido por Adão e Eva, no Jardim do Éden, é a causa real de tanto sofrimento humano, tanto física quanto moralmente. Toda a humanidade está sofrendo a terrível consequência de viver separada de Deus, mas não há nenhum
cientista que pense, como o comportamento humano pode ser reparado, como se pode voltar à harmonia com o Deus Todo-Poderoso que perdemos no Éden. Mas Jesus passou ao lado desses homens cegos; Ele é o restaurador das deformações espirituais, morais e físicas que existem na natureza humana; Ele é o único que pode retornar-nos à comunhão gloriosa com o nosso Deus e Pai.
Jesus se aproximou do irreparável, do esquecido, do doloroso; aqueles dois cegos não tinham visão, mas tinham ouvido “quando ouviram que Jesus passava”, usaram o que tinham, Deus pode trabalhar quando usamos o que temos. Estes cegos nos dão uma lição tremenda: primeiro usaram a orelha, a Bíblia diz que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Ro. 10:17), depois foram mais longe, não só usavam a orelha, mas também o ouvido que “clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!” Paulo nos lembra: “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10:10).
Quão bom é emprestar ao Senhor Jesus o ouvido, o coração e a boca, porque isso trouxe a pergunta de Jesus: “¿Que quereis que vos faça?” Jesus está agora por seu caminho de desespero, passa por vós, talvez a justiça tenha condenado você como irrecuperável, a medicina tenha declarado você incurável, ou quanta coisa negativa pudesse ouvir, por que não usa neste momento seu ouvido para Jesus?
Por que não clamas a Ele: Senhor... tem misericórdia de mim! Mesmo onde estás, a caminho de Jericó. Só assim você obterá a resposta divina, a restauração e a vitória. “Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo seus olhos viram; e eles o seguiram” (Mateus 20:34). Amado, Jesus não mudou, Ele ainda está chamando, Ele ainda está perguntando: “Que quereis que vos faça?”.