Transnet Corporate Profile 2025 (Portuguese)

Page 1


COLABORAÇÃO,OPORTUNIDADESEDESENVOLVIMENTO

Desenvolverofuturojuntos.

Transnet é uma empresa estatal sul africana de infraestruturas logísticas que é responsável pela rede portuária, ferroviária e dos oleodutos.

Está mandatada para:

1. 2.

Ajudar a reduzir o custo da realização de negócios na África do Sul;

Permitir o crescimento económico; e

Através das suas 7 divisões operacionais, a Transnet disponibiliza um sistema integrado de transporte de carga a granel:

3.

Garantir a segurança do fornecimento fornecendo a infraestrutura apropriada de uma forma eficiente e económica.

Engenharia Gestão da Infraestrutura Ferroviária
Transporte
Ferroviário
Terminais
Portuários
Autoridade
Portuária
Nacional
Oleodutos Imóveis

COMISSÃO EXECUTIVA DO GRUPO

Presidente do Grupo

Diretor de Operações do Grupo

Diretor de Compras

Diretor de Gestão de Pessoal e de Formação

Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Auditor Chefe Executivo

Diretor Jurídico

Diretor de Estratégia e Planeamento

Diretor de Informação

Diretor Financeiro do Grupo

Tesoureiro do Grupo

Diretor Executivo de Transportes Ferroviários da Transnet

Diretor Executivo dos Terminais Portuários da Transnet

Diretor Executivo Interino da Autoridade Portuária Nacional da Transnet

Diretor Executivo de Imóveis Transnet

Diretor Executivo dos Oleodutos Transnet

Diretor Executivo Interino de Enegenharia Transnet

Director Executivo Interino Gestor de Infraestrutura Ferroviária da Transnet

PROPOSTA DE VALOR

1. 1. 3. 2. 5. 4. 3. 2. 5. 4.

mais-valia para a economia

• Reduzir os custos totais de logística em relação ao produto interno bruto (PIB) transportável.

• Maximizar a contribuição do transporte ferroviário para a tarefa geral do transporte nacional, a fim de facilitar e acelerar o processo de transferência modal.

• Utilizar os recursos do setor privado para auxiliar no fornecimento de infraestruturas e serviços operacionais.

• Integrar a economia sul-africana com as economias da região e do resto do mundo.

• Aumentar o impacto social e económico positivo de todas as intervenções realizadas para atingir estes objetivos.

• Garantir a expansão contínua das atividades comerciais e garantir a viabilidade financeira.

mais-valia para os clientes nacionais e regionais

• Esforçar-se para continuar a fornecer volumes de clientes que sejam fiáveis e previsíveis.

• Inovações nos negócios centradas no cliente.

• Propostas abrangentes para o serviço de distribuição.

• Configurações de produtos e serviços personalizados para cada segmento de mercado.

• Apoio ao cliente por divisões interoperacional integrado, abrangendo toda a distribuição logística e o ciclo de vida das necessidades do cliente.

• Transformação digital em toda a distribuição.

mais-valia para fornecedores e prestadores de serviços

• Um processo de compras ético e transparente.

• Processos de apresentação de propostas justos e equitativos.

• Gestão de contratos justa, transparente e eficiente.

• Uma abordagem proativa e colaborativa para o desenvolvimento dos fornecedores locais.

mais-valia para os parceiros

• Um balanço sólido e a capacidade de gerar fluxo de caixa para apoiar novos investimentos assegurando a continuidade da estabilidade financeira.

• Um forte registo ESG, alcançado através de investimentos direcionados em projetos ESG e um compromisso de resultados socioeconómicos e ambientais sustentáveis das nossas atividades comerciais.

• Experiência excecional nos nossos principais setores - ferroviários, portuários e oleodutos –com um forte potencial crescimento em mercados regionais em todos os setores.

• Uma estratégia de financiamento baseada nas prioridades estratégicas da nossa Reinvenção segmentada para o Desenvolvimento Estratégico.

• Um modelo de negócio que cria valor estratégico para mercados grandes e emergentes, reduzindo o custo da infraestrutura logística regional e garantindo um fornecimento seguro de produtos.

• Um mutuário fiável e credível, emite dívida com base na sua posição financeira sem depender de garantias governamentais.

mais-valia para o nosso acionista

• A Reinvenção para Desenvolvimento Estratégico contribuirá para o amplo desenvolvimento industrial nos principais segmentos de produtos de base da África do Sul, apoiando assim o crescimento económico pós-COVID.

• Retornos financeiros sustentados e amplo valor socioeconómico.

• Conformidade regulatória, práticas comerciais responsáveis, liderança ética e cidadania corporativa responsável.

• Prioridades de investimento estreitamente alinhadas com o programa de infraestruturas do governo.

engenharia

A Transnet Engineering é parte integrante das cadeias de valor da indústria ferroviária e portuária da África do Sul atuando como fornecedora e responsável pelos ativos utilizados nas operações. As principais atividades comerciais da divisão compreendem a fabricação, recondicionamento, montagem e manutenção de material circulante ferroviário, tais como locomotivas, vagões de carga, vagões de passageiros e equipamentos portuários.

Estas ofertas são apoiadas por conhecimentos especializados de engenharia, incluindo de investigação, projeto, monitorização de condições, testes, integração de sistemas e certificação. Com mais de 150 anos de experiência no setor ferroviário, a Transnet Engineering é um fabricante africano independente de equipamento original (OEM) para vagões e fez progressos significativos no desenvolvimento do seu estatuto de OEM para locomotivas, exemplificado com o fabrico da locomotiva ‘Trans-Africa’.

Através da sua unidade de Engenharia, a Transnet Engineering investigou, projetou e construiu o Transnet Port Hauler , que está atualmente em fase de testes operacionais.

Divisão de fabricação da Transnet

143 entrepostos

6 fábricas principais

Principais competências

Em investigação, design, teste, fabrico, recondicionamento, montagem e manutenção do stock de material ferroviário circulante incluindo locomotivas, vagões de carga, vagões de passageiros e equipamento portuário.

A divisão tem capacidade para construir e recondicionar

4 000 vagões

A divisão também fornece produtos e serviços a clientes localizados fora da República da África do Sul, incluindo: Tanzânia, Zâmbia e a República Democrática do Congo.

autoridade portuária nacional

A Autoridade Portuária Nacional Transnet, tal como referido na Lei de Portos Nacionais Nº 12 de 2005 (Lei dos Portos), foi criada como uma autoridade proprietária para gerir, controlar e administrar de forma segura, eficiente, efetiva e económica a funcionar no sistema de portos nacionais em nome do estado.

A Autoridade Portuária Nacional ocupa uma posição estratégica na cadeia logística de transportes do país, gerindo os oito portos marítimos comerciais da África do Sul. O nono porto, Port Nolloth, arrendado na totalidade à De Beers Consolidated Diamond Mines.

Operando na indústria portuária, a Autoridade Portuária Nacional presta serviços aos utilizadores dos portos, incluindo operadores de terminais, companhias marítimas, agentes de navios, proprietários de cargas e a indústria de compensação e expedição.

A Autoridade Portuária Nacional atua como regulador de todos os utilizadores de portos e é autorregulamentada. O Regulador dos Portos da África do Sul (Regulador dos Portos) exerce uma regulação económica da divisão e processa as reclamações contra a Autoridade Portuária Nacional.

8 portos marítimos comerciais

2 798km de costa litoral Planeia, fornece, mantém e melhora a estrutura portuária.

Fornece serviços relacionados com o mar, incluindo dragagem, auxílios à navegação, reparações de navios e operações marítimas.

oleodutos

Transnet Pipelines é o maior operador de oleodutos de vários produtos na África Austral, com mais de 55 anos de experiência na operação e manutenção de 3 800 quilómetros de rede de petróleo de altapressão e de gasodutos na África do Sul.

O principal mandato estratégico da Transnet Pipelines é garantir a segurança do abastecimento de petróleo para o mercado interno e a segurança do abastecimento de gás para o mercado de KwaZuluNatal, utilizando métodos ambientalmente responsáveis, assegurando ao mesmo tempo uma eficiência ótima.

A rede de combustíveis líquidos atravessa várias províncias da África do Sul. A rede inclui um parque de tanques em Tarlton com a capacidade de 30 milhões de litros , que é utilizado principalmente para armazenamento e distribuição de combustíveis líquidos ao Botsuana. O gasoduto, uma linha convertida anteriormente utilizada para líquidos, vai de Secunda a Durban através de Empangeni.

A Transnet Pipelines está estrategicamente posicionada para permitir a integração regional dos oleodutos para outros modos de transporte. É regulada pelo Regulador Nacional de Energia da África do Sul (NERSA).

Quota do mercado de oleodutos

65%

do total da procura nacional de produtos de petróleo refinado transportados +70% de todos os requisitos de combustível para aviação a jacto para o OR Tambo Airport

100% das necessidades de crude para a Natref 100% de gás enriquecido com metano de Secunda para KZN

gestor da infraestrutura ferroviária

Transnet Rail Infrastructure Manager (TRIM) é um interveniente fundamental na gestão da vasta rede ferroviária da África do Sul, que abrange 30 400 quilómetros. Estabelecida ao abrigo da Política

Ferroviária Nacional e da Lei de Regulamentação Económica dos Transportes de 2024, o TRIM é responsável por garantir que a infraestrutura ferroviária do país é fiável, eficiente e é alvo de manutenção constante. A missão da mesma é ligar pessoas, empresas e regiões, apoiando o crescimento económico e o comércio regional.

A TRIM gere uma rede central de 9 875 quilómetros de rotas, que inclui linhas vitais de transporte pesado de mercadorias assim como do minério de ferro e do carvão. A linha Sishen-Saldanha (exportação de minério de ferro) e a linha Ermelo-Richards Bay (exportação de carvão) são construídas para transportar cargas pesadas até 30 toneladas/eixo e 26 toneladas/eixo, respetivamente. A rede inclui ainda ramais com cargas por eixo até 20 toneladas/eixo, ligando regiões e comunidades mais pequenas.

A TRIM desempenha um papel crucial na ligação dos portos, terminais e centros de produção da África do Sul, especialmente na região da SADC. Apoia os países que não têm costa marítima fornecendo ligações ferroviárias essenciais, promovendo o comércio regional e o crescimento económico. A missão da TRIM é capacitar a ligação ferroviária contínua através de uma gestão de infraestruturas fiável, inteligente e resiliente. Ao garantir operações ferroviárias seguras, eficientes e acessíveis, a TRIM impulsiona o crescimento económico, apoia a ligação regional e promove o desenvolvimento sustentável.

GOVERNO

A TRIM alinha-se com as políticas nacionais fornecendo infraestruturas ferroviárias que apoiam o crescimento económico.

OPERADORES FERROVIÁRIOS

A TRIM oferece uma rede fiável e regulada, permitindo operações eficientes e rentáveis.

EXPORTADORES

A TRIM facilita o transporte económico e de grande volume de mercadorias pesadas, impulsionando a economia comercial da África do Sul.

COMUNIDADES

A TRIM fortalece as economias locais através de uma melhoria da infraestrutura de transportes e na criação de emprego.

INVESTIDORES

A TRIM oferece oportunidades de parcerias para a atualização e modernização da infraestrutura ferroviária para cumprir os padrões globais.

GESTÃO AMBIENTAL

Pegada de carbono:

3,27 mtCO2e

Poupanças acumuladas de emissões de carbono do “rodoviário para o ferroviário” de 2015 a 2022:

3 122 mtonCO2

01. 05. 02. 06. 03. 07. 04. 08.

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Forma formados nas escolas da Transnet 1 229 formandos (2021: 1 396), ultrapassando o objetivo anual de 1 105

Foram gastos 655 milhões de rands no desenvolvimento de competências

Foram atingidos 22,11

B-BBEE pontos de desenvolvimento de competências –retendo o Nível 2 do estado B-BBEE da Transnet.

SAÚDE E SEGURANÇA

Taxa LTIFR – 0,69 (2021: 0,62) contra tolerância de 0,75

Descarrilamentos de linha em execução: 78 (2021:70)

Desvios de descarrilamentos: 121 (2021: 122)

Ofertas de serviços do Programa de Bem-Estar para em todos os 11 idiomas oficiais da África do Sul

CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL

67 milhões de rands gastos em ESD, 2,1% lucro líquido após os impostos.

378 milhões de rands de pagamentos antecipados a beneficiários ESD qualificados (2021: 70,1 milhões de rands)

Os gastos com compras locais representaram 72% dos gastos do setor designado (2021: 2,2 mil milhões de rands; 9,4% do TMPS)

CREATING EMPLOYMENT

O número total de trabalhadores da Transnet é de 50 015 (incluindo trabalhadores contratados)

Mais de 4 620 empregos temporários criados através de Phelophepa I e II

Foram investidos mais de 7,7 milhões de rands em esforços de criação de emprego em comunidades duramente atingidas pelo desemprego

DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Investiu 139,56 milhões de rands em desenvolvimento comunitário

Phelophepa

Healthcare Trains I e II trataram 344362 pacientes em 70 comunidades

Foram vacinados contra a COVID-19 aproximadamente 33 856 cidadãos através do comboio de vacinas Transvaco.

Fonte: Transnet 2024 Integrated Report

TRANSFORMAÇÃO DA IGUALDADE DE EMPREGO

Trabalhadores negros: 78,6% do total de trabalhadores

Mulheres na Exco: 44% e 47,4% na Exco alargada

Pessoas com deficiência 2,3% dos trabalhadores

Trabalhadores do Professional Corps Black: 3 375

Trabalhadores especializados do Corps Black: 15 577

TRANSFORMATION B-BBEE SPEND

Empresas de propriedade de negros gastam um total de 12,55 mil milhões de rands

As empresas pertencentes a mulheres negras gastam: 7,41 mil milhões de rands

EME gasta 5,14 mil milhões de rands

QSE gasta 2,91 mil milhões de rands

Empresas de jovens negros em 1,83 mil milhões de rands.

TRANSPORTE DE CARGA REGIONAL INTEGRADO

áreas de foco estratégico de desenvolvimento de negócio do grupo

A principal função do desenvolvimento de negócios é reter e aumentar a base de clientes da Transnet, ao mesmo tempo que aumenta as capacidades de geração de receitas. Isto é conseguido através dos mercados existentes e de iniciativas diversificadas de crescimento empresarial. O que diferencia a Transnet é a nossa capacidade de oferecer um serviço integrado de frete e logística. A nossa colaboração interna e a abordagem integrada são o que cria mais valor e impacto para os nossos clientes.

OBJETIVO ESTRATÉGICO

1.

Desenvolver novas oportunidades de negócios através de transações e parcerias estratégicas.

2.

Criação estratégica e manutenção de boas relações com o governo, as comunidades empresariais e outras partes interessadas.

3.

Melhorar a prestação de serviços e a satisfação do cliente, promovendo uma cultura de abordagem centrada no cliente em todas as cadeias de valor.

ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS DO GRUPO

A estratégia de desenvolvimento de negócios do grupo para o crescimento e diversificação foi concebida para posicionar a transnet para um crescimento sustentado das receitas e de expansão do mercado, alavancando parcerias estratégicas, otimizando a utilização de ativos e melhorando a prestação de serviços centrada no cliente.

O desenvolvimento de negócios visa impulsionar a criação de mais valor significativo para a transnet e

para as respetivas partes interessadas. resumo da estratégia de crescimento do desenvolvimento de negócios do grupo presença atual

Liderar o desenvolvimento de sistemas integrados de transporte regional de mercadorias alavancando a nossa posição única como fornecedor líder de logística na África Subsariana.

Aumentar os volumes apoiando a integração regional através do aproveitamento da ligação dos corredores ferroviários e das zonas internas partilhadas.

Desenvolver conjuntamente corredores comerciais ferroviários e marítimos em apoio do modelo da Zona Africana de Comércio Livre Continental. Isto envolve a cooperação transfronteiriça, acordos entre governos e oportunidades de comércio e de crescimento a longo prazo.

Atividade existente

Mercados existentes

Potenciais mercados

Ligação marítima

Corredores estratégicos de comércio portuário e marítimo: Existem oportunidades significativas no resto da África Subsariana, alinhadas com o modelo da AfCFTA de cooperação transfronteiriça, os acordos do G20 e as perspetivas de crescimento a longo prazo.

As operações regionais, joint ventures e parcerias com sinergias de crescimento alinhadas, tais como companhias marítimas, operadores locais privados, principais clientes de mercadorias e operadores ferroviários, portuários e de oleodutos estatais irão apresentar novas oportunidades no continente.

“SA Incorporated”: Promover o conteúdo e o posicionamento sul-africano com os parceiros da ‘SA Inc’ para procurar oportunidades regionais. Isto inclui a colaboração com IFDs, IDZs e agências sul-africanas para alavancar o financiamento do desenvolvimento de projetos.

METAS E ANSEIOS

O Aumento do Desenvolvimento de Negócios e de Diversificação tem como objetivo aumentar a receita da Transnet nos mercados nacionais e em novos mercados.

1.

volumes transfronteiriços maputo, corredores norte sul e este-oeste

• Foco em três corredores ferroviários,

• Criar centros operacionais conjuntos,

• Aumentar os volumes ferroviários transfronteiriços.

2. 3.

aluguer de stock de material circulante

• A procura de stock de material circulantes está a aumentar em África,

• Existe também uma necessidade correspondente de serviços de manutenção para locomotivas e vagões.

parcerias estratégicas

A introdução dos PSPs representa uma oportunidade,

• para desenvolver parcerias que proporcionem o acesso a capital e a outros recursos e,

• capacidades para satisfazer as necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, construir uma empresa sustentável e competitiva no futuro.

República Democrática do Congo

Participação no Consórcio SA Inc. em oportunidades ferroviárias e portuárias.

BeniSA Fase II

Acordo de cooperação técnica no Porto de Cotonou

Zâmbia

Aluguer de material circulante

Botsuana

Terminal GABCON (JV) Ligação Ferroviária do Botsuana

Namíbia

Colaboração nas operações do terminal dragagem do porto

Quénia

Colaboração com os Caminhos de Ferro do Quénia

Moçambique

Colaboração com a MPDC e os CFM

Dragagem do porto

Zimbabué

Aluguer de stock de material circulante

Corredor Norte Sul

Otimizar, reabilitar e modernizar o Corredor NorteSul para facilitar o comércio intra-África como parte da SARA

INVESTIR NAS NOSSAS CADEIAS DE DISTRIBUIÇÃO

Através da crescimento da Reinvenção para Desenvolvimento Estratégico, a Transnet tem como objetivo atrair investimentos dos parceiros industriais e dos setores mais importantes aos quais prestamos serviços. Estes setores contribuem para 80% da receita da Transnet e incluem: Agricultura

Carvão Crómio e magnetita Manganês Minério de ferro

CONTACTOS

contactos empresariais

Tel: +27 (0)11 308 3000

Email: enquiries@transnet.net

endereço físico

138 Eloff Street Braamfontein

Johannesburg

2000

centro empresarial transnet

Wilson Mogoba

Diretor Geral: Desenvolvimento e Diversificação wilson.mogoba@transnet.net

+27 (0) 60 539 6614

Bonginkosi Mabaso

Diretor Geral: Comercial bonginkosi.mabaso@transnet.net

+27 (0) 83 791 0736

engenharia transnet

Reginald Mokoena

Chefe: Desenvolvimento Estratégico de Negócios reginald.mokoena@transnet.net

+27 (0) 83 951 7814

transporte ferroviário transnet

Thandekile Mfeka

Diretor Geral Comercial Interino thandekile.mfeka@transnet.net

+27 (0) 83 286 0838

gestor da infraestrutura ferroviária transnet

Juwith Magabe

Diretor Geral Interino: Comercial juwith.magabe@transnet.net

+27 (0) 71 866 0581

imóveis transnet

Meshack Phiri

Diretor Geral: Gestão de Ativos meshack.phiri@transnet.net

+27 (0) 83 297 2589

autoridade portuária nacional transnet

Dineo Mazibuko

Diretor Geral Interino: Serviços Comerciais dineo.mazibuko@transnet.net

+27 (0) 83 243 5212

terminais portuários transnet

Michelle Van Buren Schele

Diretor Geral: Comercial e Planeamento michelle.vanburenschele@transnet.net

+27 (0) 78 099 0033

oleodutos transnet

Kresen Naicker

Chefe: Desenvolvimento de Negócios e Relação com o Cliente kresen.naicker@transnet.net

+27 (0) 83 278 6360

NOTAS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.