Portuguese - The Epistle of Apostle Paul to Titus

Page 1

Tito CAPÍTULO 1 1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade que é segundo a piedade; 2 Na esperança da vida eterna, que Deus, que não pode mentir, prometeu antes do início do mundo; 3 Mas no devido tempo manifestou sua palavra por meio da pregação, que me foi confiada de acordo com o mandamento de Deus, nosso Salvador; 4 A Tito, meu filho segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo nosso Salvador. 5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas que faltam, e estabelecesses presbíteros em cada cidade, como te designei. 6 Se alguém for irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos fiéis, não acusados de rebelião ou indisciplinados. 7 Pois o bispo deve ser irrepreensível, como mordomo de Deus; não obstinado, não zangado logo, não dado ao vinho, não atacante, não dado ao lucro imundo; 8 Mas amante da hospitalidade, amante dos homens bons, sóbrio, justo, santo, temperante; 9 Mantendo firme a fiel palavra como lhe foi ensinada, para que possa, pela sã doutrina, exortar e convencer os opositores. 10 Porque há muitos faladores e enganadores indisciplinados e vaidosos, especialmente os da circuncisão: 11 Cujas bocas devem ser tapadas, que subvertem casas inteiras, ensinando coisas que não deveriam, por causa de ganância suja. 12 Um deles, até mesmo um profeta deles, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas malignas, barrigas lentas. 13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé; 14 Não dando ouvidos a fábulas judaicas e a mandamentos de homens que se desviam da verdade. 15 Para os puros todas as coisas são puras; mas para os impuros e incrédulos nada há de puro; mas até a sua mente e consciência estão contaminadas. 16 Eles professam que conhecem a Deus; mas nas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra. CAPÍTULO 2 1 Mas fala o que convém à sã doutrina: 2 Que os idosos sejam sóbrios, graves, temperantes, sãos na fé, na caridade, na paciência. 3 Da mesma forma as mulheres idosas, que tenham um comportamento condizente com a santidade, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras de coisas boas; 4 Para que ensinem as moças a serem sóbrias, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, 5 Que sejam discretas, castas, guardiãs do lar, boas, obedientes aos próprios maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada. 6 Da mesma forma, os rapazes exortam a serem sóbrios. 7 Em todas as coisas mostra-te modelo de boas obras; na doutrina mostra incorruptibilidade, seriedade, sinceridade, 8 Fala sã, que não pode ser condenada; para que aquele que é da parte contrária se envergonhe, não tendo mal algum a dizer de vós.

9 Exorta os servos a serem obedientes a seus próprios senhores e a agradá-los bem em todas as coisas; não respondendo novamente; 10 Não roubando, mas demonstrando toda a boa fidelidade; para que adornem a doutrina de Deus, nosso Salvador, em todas as coisas. 11 Porque a graça de Deus, que traz salvação, apareceu a todos os homens, 12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste mundo sóbrio, justo e piedoso; 13 Aguardando aquela bendita esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; 14 O qual se entregou por nós para nos redimir de toda iniqüidade e purificar para si um povo peculiar, zeloso de boas obras. 15 Estas coisas falam, exortam e repreendem com toda autoridade. Que nenhum homem te despreze. CAPÍTULO 3 1 Lembre-se de que estejam sujeitos aos principados e potestades, que obedeçam aos magistrados, que estejam prontos para toda boa obra, 2 Não falar mal de ninguém, não ser brigão, mas gentil, mostrando toda mansidão a todos os homens. 3 Porque nós também éramos algumas vezes insensatos, desobedientes, enganados, servindo a diversas concupiscências e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. 4 Mas depois disso apareceu a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com o homem, 5 Não pelas obras de justiça que praticamos, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo; 6 Que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador; 7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. 8 Esta é uma palavra fiel, e quero que afirmes constantemente, para que aqueles que crêem em Deus tenham o cuidado de manter boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas para os homens. 9 Mas evite perguntas tolas, e genealogias, e contendas, e disputas sobre a lei; pois são inúteis e vãos. 10 Um homem que é um herege depois da primeira e da segunda admoestação rejeita; 11 Sabendo que aquele que é tal está subvertido e peca, sendo condenado por si mesmo. 12 Quando eu te enviar Ártemas, ou Tíquico, sê diligente em vir ter comigo a Nicópolis, porque decidi passar o inverno lá. 13 Traga Zenas, o advogado, e Apolo em sua jornada diligentemente, para que nada lhes falte. 14 E que os nossos também aprendam a manter boas obras para os usos necessários, para que não sejam infrutíferas. 15 Todos os que estão comigo te saúdam. Saudai aqueles que nos amam na fé. A graça esteja com todos vocês. Amém. (Foi escrito a Tito, ordenado primeiro bispo da igreja dos cretenses, de Nicópolis da Macedônia.)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Portuguese - The Epistle of Apostle Paul to Titus by Filipino Tracts and Literature Society Inc. - Issuu