IMPRESSO
DH[notícias] Nº 122 • set/out 2013
Na imprensa O procedimento gerou grande interesse dos veículos de comunicação, ganhando espaço nos principais jornais do Estado.
ral b e t r e v a n u l Cirurgia de co
a ic n c é t m o é realizada c invasiva minimamente Procedimento contou com presença de médicos sul-coreanos
Editorial
O início do segundo semestre de 2013 ficará marcado para profissionais da área de ortopedia de Joinville e região. Isso porque foi realizada pela primeira vez uma cirurgia de coluna vertebral com a utilização do aparelho Apollon Spine System, da Ortomedic. O procedimento, feito com técnica minimamente invasiva, ocorreu no Hospital Dona Helena em uma parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) Joinville e a empresa Ortomedic. O médico Rodrigo Fetter Lauffer, responsável pelo paciente, viu a oportunidade de tratar a degeneração e hérnia discal lombar depois do desenvolvimento do aparelho
que permitiu realizar a técnica de artrodese interssomática lombar minimamente invasiva. O grande diferencial da nova técnica são as pequenas incisões, que diminuem a lesão muscular, a dor e o risco de infecção, além de contribuir para a recuperação do paciente, que fica menos tempo internado e poderá retornar mais cedo para suas atividades. “Como os médicos sul-coreanos são precursores nessa área, resolvemos trazê-los para nos auxiliar no aprendizado e contribuir para disseminação do conhecimento”, afirma. Além da cirurgia, os médicos sul-coreanos ministraram aulas para médicos e residentes na sede do IOT Joinville. Durante o procedimento, atuaram os médicos Rodrigo Fetter Lauffer, Carlos Henrique Maçaneiro e Ricardo Acácio dos Santos, integrantes do corpo clínico do Hospital Dona Helena e do IOT Joinville
“Essa técnica é a novidade na área de cirurgia de coluna. Sendo o Dona Helena IOT Joinville referências no tratamento de doenças da coluna vertebral e também no treinamento de especialista em cirurgia de coluna, essa técnica vai auxiliar a população de Santa Catarina a ter um tratamento de ponta como os realizados em qualquer lugar do mundo”, explica Rodrigo Lauffer. O procedimento deu tão certo que o paciente recebeu alta após três dias e segue se recuperando em casa.
O HDH [notícias] está com novo leiaute. A mudança faz parte de um projeto maior que alterou também o jornal Cá entre Nós, distribuído para funcionários do Hospital Dona Helena. A ideia foi modernizar o informativo, trazendo espaço para reportagens a respeito do que ocorre dentro da instituição. Em breve outra publicação produzida para o Centro de Convivência de Idosos, o Abej Informa, também deve passar por reestruturação. Seja bem-vindo a esta nova fase e boa leitura.