Page 1

E-book

Como criar metas e atingir o sucesso Autoconhecimento Caderno #1


Quem é Lilly Brasileira – Portuguesa. Carioca e futura “alfacinha” (= moradora de Lisboa). Tem a alma livre, tem três filhos e até hoje não perdeu o encanto de assistir ao pôr-dosol. Garante que cada um é como se fosse o primeiro. Essa motivação é pra tudo na vida dela. Ela é assim. Ela é pura emoção. Seu coração bate a mil/hora. Sua impulsividade lhe garante a emoção que gosta de viver. Viver em outro país sempre esteve em seus planos. E desde os 52 trabalha todos os dias por este sonho. Sim, ela ainda sonha! Ama viajar, ama praia, ama o vento na cara. Ama o dia de sol e já aprendeu também a gostar dos dias de chuva. Aos 18 escolheu a Psicologia como sua primeira profissão. Aos 22, já psicóloga, encarou duas Pós Graduações seguidas na FGV, em Desenvolvimento Humano e Gestão de Negócios. Aos 45 escolheu a Estética como a profissão que a levaria para o mundo. Aproveitou cada fase da sua vida como uma oportunidade de agregar o seu estilo de vida com o que ela mais amava fazer naquele momento. A isso ela deu o nome de trabalho! e assim é até hoje…..

2


índice Introdução ...........................................................................................04 Autoconhecimento .............................................................................05

Autoconhecimento e sucesso ...................................................06

Autoconhecimento e superação ..............................................08

Como posso me conhecer melhor? ...................................................10 Caderno de excercícios ......................................................................12

3

1 – Liste de suas qualidades: ....................................................14

2 – No que posso melhorar? .....................................................16

3 – Identificando meu estado desejado ..................................18

4 – Ajustando a rota .................................................................21

5 – Elabore uma linha da vida ..................................................23

6 – Diário de emoções ..............................................................25

7 – Descobrindo meu propósito ..............................................26

8 - Identificando o que não me faz bem ................................29


INTRODUÇÃO Com a correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil ter aquele contato com nosso interior, reservando um momento de reflexão e sentindo cada ato e cada decisão tomada. É natural que as pessoas estejam cada vez mais envolvidas com as “coisas” – (Externo) - e se esqueçam da importância de refletir mais sobre o “EU” – (Interior) Quando entramos no ritmo “das coisas” (lembra? Externo), passamos a viver no automático, sem atentar nos momentos que realmente passam pelo coração e sem poder evoluir interiormente. E aí nessa conexão, compramos coisas, gastamos coisas... e se não temos as “coisas” nos sentimos vazios. Muitos se sentem tão confortáveis que dão nome pra esse estado: “Deixa a vida me levar!”

4 4


Quando é a vida que te leva, você está no estado das “coisas”. Você pode não estar estagnado. Mas você não está sendo responsável pelo curso da sua vida. Não é você quem escolhe a vida que deseja ter. É muito importante que possamos ter autoconhecimento, para que possamos fugir desse tipo de situação.

5 5


O QUE É O AUTOCONHECIMENTO Autoconhecimento é entender cada um dos seus sentimentos e vontades, perceber de qual forma você está lidando com certas situações. Por meio do autoconhecimento, você consegue encarar de frente a forma como lida com cada tipo de situação e passa a ter a real consciência de si mesmo. Um grande exemplo disso e bem prático, é quando as pessoas se prendem a empregos e carreiras que não as deixam realmente realizadas, porém, continuam com isso sem entender o que as incomodam de verdade, acreditando que esse é o melhor caminho porque a sociedade diz que essa é a direção certa a ser seguida. (= deixa a vida me levar, lembra?)

6 6


Quando pessoas assim passam a buscar o autoconhecimento constante, começam a entender o que as estão incomodando e assim conseguem ser mais honestas com si mesma e passam a desenvolver mais recursos até mesmo para ajustar (ou mudar) o rumo que suas vidas estão tomando. Muitas pessoas tem medo de conhecer a si próprias e encarar os pontos negativos que elas identificam. A partir do momento que você passa a se conhecer melhor, você fica cara a cara com os seus “monstros”, seus medos, seus maus sentimentos e aflições. E isso pode desagradar a muita gente. Lidar com o conhecido torna a zona de conforto bem quentinha e, lógico, confortável.

7 7


AUTOCONHECIMENTO E O SUCESSO Um dos pontos que envolvem os benefícios do autoconhecimento é o sucesso que ele possibilita, não apenas interior mas em todos os pontos da vida. Isso porque, a partir do momento que você tem maior observação de si, você entende melhor as suas capacidades e habilidades, o que faz com que você possa ampliá-las. Nesse processo você se permite perceber o que você tem de melhor e fazer com que essa qualidade seja mais evoluída e desenvolvida. E isso faz com que você tenha muito mais sucesso pessoal e profissional.

8 8


Por exemplo, se ao desenvolver o autoconhecimento você percebe que tem grande capacidade para liderança, você pode muito bem começar a trabalhar essa característica para aumentá-la, e assim pode até mesmo se destacar em seu emprego, conseguindo uma promoção. Quem não gostaria de ter alguém que demonstra ser um líder nato no comando de algum setor importante, não é mesmo? Ao ampliar o que você tem de melhor, você pode desenvolver melhores relacionamentos na sua vida profissional, familiar e pessoal, que perceberão qualidades em você que você nunca tinha percebido. Nesse processo você passa por estágios que te propiciam desenvolver mais recursos que desconhece ter. Estão dentro de você. Você é uma fonte inesgotável de recursos e capacidades. Desenvolvê-los nos capacita lidar com situações de conflito de forma mais inteligente e manter o foco nos pontos positivos. O autoconhecimento só gera vantagens e grandes conquistas para quem desejar alcançá-lo.

9 9


AUTOCONHECIMENTO PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES Muitas vezes, a vida não sai como as pessoas planejam e acaba pregando diversas peças. Nesse momento, pode ser muito complicado manter a esperança e o foco sem se perder. Quando passamos por alguma dificuldade é super comum que bata aquele desânimo para conseguir lutar para que tudo dê certo. E é exatamente aí que o autoconhecimento se faz essencial. Seja qual for o problema que enfrentarmos, ao ter autoconhecimento é muito mais fácil de lidar com ele.

10 10


Isso porque iremos analisar diversos pontos dessa dificuldade: como ela aconteceu, as nossas responsabilidades com ela, o que podemos fazer para que ela seja amenizada, quais os nossos sentimentos sobre ela, e ainda o que podemos fazer para conseguir lidar com ela. Com mais recursos, fica muito mais fácil passar por situações complicadas, uma vez que vai conseguir analisar cada um dos pontos dela. Já que muitas vezes, a gente fica mal com alguma coisa que ocorre justamente por não conseguir entender o que fazer e nem ao menos como que chegou a esse ponto. Se tem algo que te incomoda, respire e comece a se autoconhecer, procure entender tudo o que está acontecendo a sua volta para conseguir superar da melhor forma essa situação.

11 11


COMO POSSO ME CONHECER MELHOR? O ato de conquistar autoconhecimento não é feito como se fosse uma simples receita de bolo... Ingredientes: 1 kg de paciência 1 pitada de sorriso 2 colheres de faz de conta que não ouvi isso 2 xícaras de amor

Modo de preparar e usar: Mistura tudo e usa em qualquer situação. NÃÃOOO! Não é fácil assim né? Muito pelo contrário, é um processo que ocorre dia após dia, com pequenos passos de cada vez e sem pressa. E sem fórmula. Vamos dividir com você algumas dicas e ações que podem ser usadas para começar a conquistar a tomada de consciência e alcançar cada vez melhores resultados. Por isso, separamos 8 delas para você. Está na hora de pegar o papel e a caneta e começar a anotar as dicas que podem ser essenciais para trilhar o caminho do autoconhecimento.

12 12


1 – LISTE DE SUAS QUALIDADES: Vamos começar com o nosso melhor! Hora de começar a pensar em suas qualidades, nos seus pontos positivos e se amar um pouco mais. O que você mais gosta em você? Coloque no papel item por item, seja na sua personalidade, seus valores, o que você admira em você como organização, simpatia, seja de atividades que você se sai muito bem, como ballet e quando prepara um jantar delicioso. E no seu corpo? O que você gosta em você? . Se você achar muito difícil, pode pedir a ajudinha de amigos e familiares. Eles saberão te apontar o que você tem de melhor e o que mais agrada cada um deles.

13 13


Separe um tempinho específico para fazer isso, olhando dentro de você mesmo e pensando em cada uma das características da sua personalidade. Com isso, você pode descobrir coisas novas e ainda perceber o que precisa ser fortalecido. Suas qualidades ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Uma vez que você conhece suas qualidades, fica muito mais fácil de colocá-las em ação dia após dia e ampliá-las. Agora, escreva abaixo 3 frases de incentivo, que você gostaria de ouvir das pessoas que mais são importantes para você. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

14

14


2 – LISTE OS PONTOS QUE VOCÊ GOSTARIA DE DESENVOLVER. No que você acha que você pode melhorar? Eu sei que tem muita gente que acredita que é perfeito e que não tem defeito algum, mas todos nós temos alguns pontos que precisam ser desenvolvidos. Isso é a coisa mais normal do mundo. Sim. Você também faz parte desse mundo. Fique um tempo sozinho apenas para refletir sobre cada um dos seus pontos negativos. Como eles afetam quem está a sua volta? Como eles te afetam? Anote todos, um por um.

15 15


Com isso, pense em formas de melhorá-los dia após dia. Por exemplo, você se irrita facilmente? Anote cada vez que algo ameaçar te tirar do sério, lembre-se que você precisa neutralizar esse estímulo e detectar o que desperta esse sentimento em você e faça todo o esforço possível para manter a calma, a serenidade e a paciência. Para cada situação acima descrita, pense: O que você pode fazer de diferente quando você se sentir assim? Descreva como seria sua atitude para mudar o que acontece quando você está nesse estado, para que você se sinta melhor. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Por mais que no começo pareça ser muito difícil, com o passar do tempo isso começará a se tornar automático. Quando detectamos os gatilhos que disparam tais situações, passamos a poder controlá-las. Esse é o primeiro passo em direção ao autoconhecimento.

16 16


3 – identificando o ESTADO DESEJADO Agora que você já sabe cada um dos seus pontos positivos e os que você deseja desenvolver, está na hora de anotar quem você quer ser. Onde você quer chegar? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Como você se imagina daqui a um tempo? Determine esse tempo! ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ E daqui a um tempo onde você estará? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

17

17


Fazendo o que? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ O que você sente quando você se vê nesse lugar que você se encontra? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Descreva-o em detalhes. Sinta o cheiro, veja a cor, esse lugar tem um nome? Um país? Anote tudo! Quem você deseja que esteja com você? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Quando você descreve em detalhes a situação do estado desejado, o ver e o sentir são essenciais para acionar o agir! É como se você estivesse desenhando o caminho até onde você deseja chegar!

18 18


O seu fisiológico registra a informação, através dos canais sensoriais e seu cérebro registra o que você deseja, desde já trabalhando para essa conquista. Isso é importante para que sempre possa entrar em contato com seu desejo mantendo o foco no AGIR. Se conecte com o lugar onde você quer chegar e do tipo de pessoa que você está se propondo a ser. A rotina e a loucura do dia a dia fazem com que acabamos nos esquecendo do que estamos tentando fazer. E é nesse exato momento que você tem que ler essa listinha para não abaixar e cabeça e continuar seguindo em direção do que almeja.

19 19


4 – O QUE PRECISO AJUSTAR PARA CHEGAR ONDE QUERO CHEGAR Anote os seus avanços interiores: Cada vez que conseguir agir de modo diferente, que tal anotar? Isso faz com que você se lembre de cada vez que conseguiu vencer de alguma forma um defeito. Com o passar do tempo, você se sentirá mais motivado ao ver o tanto que tem evoluído. Mesmo as pequenas ações devem ser colocadas, porque elas servirão de “âncora” para você ter força de vontade para avançar cada vez mais, uma vez que você vai ver que é capaz de fazer o que você tanto tem tentado. Vai perceber que todo o esforço valeu realmente.

20 20


Meus avanรงos: ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________ ____/____/______ - __________________________________________

21

21


5 – ELABORE UMA LINHA DA VIDA: Pegue um papel e faça uma linha horizontal, coloque nela todos os pontos importantes da sua vida. O centro dela será o agora, como você está no momento.

Agora Momento atual

Momento Desejado

Considere seu Momento Atual/Agora. Descreva-o. Como você o vê? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ A esquerda você coloca tudo que já te aconteceu de positivo, suas conquistas e tudo o que foi realmente significativo, o que será ótimo para você entender de que forma você chegou exatamente onde está no momento.

22 22


À esquerda: O que aconteceu de positivo: ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ No lado direito, coloque tudo o que você quer conquistar para a sua vida – ESTADO DESEJADO - seja um emprego, um amor, a realização de um curso, conquistar mais saúde, passar no concurso... enfim, não tem limitações de interesses, a única coisa que importa é que você seja bem fiel às suas vontades. Isso será muito importante, porque a partir dessa linha você poderá visualizar as etapas do que precisa fazer para alcançar cada item. E pensar no que está fazendo. À direita: Coloque tudo que você deseja que aconteça: ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

23 23


6 – TENHA UM DIÁRIO DE EMOÇÕES: Uma ótima técnica para avançar em seu autoconhecimento é ter um diário emocional, onde você irá anotar as suas principais emoções que tenham sido causadas por alguma pessoa ou por situações diversas. Você poderá entender melhor como você tem se sentido a respeito de cada coisa em sua volta e compreender mais o que se passa em seu coração. Muitas pessoas têm bloqueio para entender o que sentem de verdade, porém, é de grande importância encarar esse tipo de sentimento.

24 24


7 – ANOTE TUDO O QUE GOSTA DE FAZER, MAS QUE NÃO FAZ MUITAS VEZES: Algo muito comum, é que gostemos de fazer atividades variadas e demais hobbies, mas infelizmente não consigamos colocar em ação. Porém, está na hora de mudar isso. Descubra uma ou mais atividades que relaxe a sua mente e faça com que você se sinta muito mais feliz e animado. É importante que essa atividade seja inserida de imediato na sua rotina. Quando você faz o que você gosta, você aciona seus neurotransmissores e eleva seus níveis de endorfina. Essa química estimula sua fisiologia e você se sentirá mais motivado.

25

25


Coloque no papel todas essas ações e estabeleça uma frequência para praticá-las, pode ser uma vez por semana, por mês ou até por ano. Avalie quais são os itens que você precisa para colocá-las em prática. Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________

26

26


Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________ Que horas e que dias: _______________________________________ Quero fazer: _________________________________________________ Quando começo: ___________________________________________

Que horas e que dias: _______________________________________

27 27


8 – FAÇA UMA LISTA DE SUAS AÇÕES QUE VOCÊ NÃO GOSTA DE PRATICAR: Muitas vezes, quando fazemos aquilo que não gostamos, passamos a desenvolver sentimentos negativos em nós mesmos, como de tristeza, mágoa e irritação. E assim, nos sentimos infelizes conosco e não nos damos conta. Quando vemos já estamos fazendo algo que não nos agrada. Só podemos evitar quando temos consciência desse momento e aí sim, podemos ter controle sobre nossas ações.

28 28


Escreva cada uma dessas ações no papel e comece a pensar em formas de não mais lidar com elas. Caso não consiga eliminá-las, tente transformá-las ou então encarálas de uma forma mais positiva e leve. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Bom, se você chegou até aqui, acredito que você tenha agora maiores níveis de autoconsciência. E a partir disso alguma coisa começa a mudar agora na sua vida.

29 29


LINDA PESSOA Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse tema, você pode entrar em contato com os nossos canais abaixo, e estarei a disposição para te ajudar a evoluir nesse processo. 4awaken @lillyrahy 4awaken.com Brasil WhatsApp: +55 21 99223-2527 Portugal telemóvel: 91569-5358

30 30


E-book

Como criar metas e atingir o sucesso Autoconhecimento Caderno #1

E book - Como criar metas e atingir o sucesso  
E book - Como criar metas e atingir o sucesso  
Advertisement