Page 1

5 ESTRATÉGIAS para aumentar VENDAS sem ter um ataque de nervos Por Alexandra Marinho


5

ESTRATÉGIAS para aumentar VENDAS sem ter um ataque de nervos Por Alexandra Marinho

Copyright © 2019 Todos os direitos reservados Todo o conteúdo parcial ou integral deste e-book não pode ser divulgado para uso público ou privado sem atribuição dos devidos créditos ao autor.


Bem-Vindo (a) Antes de mais, gostaria de agradecer-te pela iniciativa que acabaste de ter ao descarregar este ebook. Neste documento vais puder conhecer as 5 estratégias que vão potenciar a tua equipa, diminuindo os níveis de stress. Nesta partilha inicial vou darte a conhecer a matriz do programa que desenvolvi, intitulado RE-ORGANIZA, que te vai possibilitar, com uma metodologia de 9 passos, preparar e transformar, de forma eficiente, a tua equipa, focando-a no alcance dos objetivos programados. Acredito que esta informação vai ser muito valiosa para ti!

3


Quem Sou Eu? O meu nome é Alexandra Marinho e sou licenciada em Audiologia, tenho Certificações em Coaching, Eneacoaching 2.0 e em Programação Neurolinguista (PNL). Considero-me uma pessoa comunicativa, líder, proactiva, resiliente, focada e apaixonada por inspirar as pessoas a desafiarem-se diariamente. Ao longo da minha carreira profissional tive a oportunidade de trabalhar 13 anos numa multinacional de dispositivos médicos, o que me permitiu um crescimento sustentado, a nível profissional e pessoal.

4


Estive grande parte do meu percurso ligada à área comercial, primeiramente como Responsável do Departamento Comercial, depois como Coordenadora do Departamento de Atenção ao cliente e Audiologia e ultimamente na Direção comercial da equipa de vendas, a nível nacional.

Tive oportunidade de desenvolver competências estratégicas pioneiras na empresa, e utilizar ferramentas como o coaching, que permitiram alavancar em 20% o volume de faturação da empresa, num período de 6 meses. Porque considero que tenho uma experiência importante de resiliência e método, estou disposta a partilhar contigo as minhas dicas de sucesso. Continua a leitura do ebook, vai ser uma descoberta interessante!

5


Índice • Bem-Vindo (a)...................................................3 • Quem Sou Eu?...................................................4 • A Minha Experiência.......................................7 • 1ª ESTRATÉGIA ........................................9 • 2ª ESTRATÉGIA ..................................... 10 • 3ª ESTRATÉGIA...................................... 11 • 4ª ESTRATÉGIA...................................... 12 • 5ª ESTRATÉGIA...................................... 14 • Programa Re-Organiza............................... 15


Voltar ao índice

A Minha Experiência A gestão de uma equipa comercial é um processo complexo. Durante os primeiros anos da minha carreira sentia-me frustrada e impotente porque, por mais tentativas e estratégias que adotasse, não via alterações relevantes nos resultados comerciais que a minha equipa alcançava. Adicionalmente, sentia um aumento gradual dos níveis de stress e ansiedade que colocavam a minha saúde em risco. Passei por 2 episódios de esgotamento, agudizando ainda mais a situação. Ao longo deste processo de crescimento, a maior dificuldade que encontrei foi liderar uma equipa muito heterogénea, tanto em competências técnicas, como habilidades de comunicação, inteligência emocional e nível de empenho.

7


Voltar ao índice

Foi um grande desafio conseguir, após várias tentativas, encontrar uma metodologia vencedora, uma fórmula potenciadora e mágica, que permitisse tornar a equipa mais eficaz.

Com esta matriz vi aumentarem os níveis de satisfação, motivação da minha equipa e consequentemente o aproveitamento das vendas. Hoje, sei os segredos que permitem tornarmo-nos numa equipa vencedora e motivada, e sei quais os sacrifícios e medos que podes estar a passar por não os conheceres. Como quero muito ajudar-te, vou partilhar agora as 5 estratégias principais que me permitiram reorganizar a forma como liderava a minha equipa.

8


Voltar ao índice

º 1

ESTRATÉGIA Avaliar se estás em Causa ou em Efeito perante o trabalho?

Durante muito tempo coloquei-me em Efeito perante o trabalho. Quando atravessei por uma fase de esgotamento psicológico, foquei-me em causas externas para justificar o insucesso das vendas. Que a responsabilidade era da equipa comercial e da Direção Geral da empresa, ou de fatores externos que não dependiam da minha intervenção. Achei que já tinha tentado todas as alternativas e que não dependia de mim a realização do objetivo de vendas. Quando te colocas em Efeito, não evoluis e não te tornas impactante na vida das pessoas. Deixo-te algumas perguntas para reflexão. Qual o nível de impacto que tens na tua equipa? Estás a maior parte do tempo em causa ou efeito?

9


Voltar ao índice

º 2

ESTRATÉGIA Perceber se a equipa Diretiva e BackOffice está alinhada

Parece algo irrelevante, mas para a equipa de vendas, é imprescindível que a mensagem da Direção e BackOffice comungue dos mesmos objetivos, da mesma missão e compromisso, para que, se sinta que há uma intenção comum e partilhada que exponencie o aumento da fidelização e satisfação do cliente final. A equipa diretiva está alinhada? A tua equipa queixa-se de incongruência na mensagem transmitida?

10


Voltar ao índice

º 3

ESTRATÉGIA Avaliar o Nível de Motivação e Foco da equipa

“100% dos nossos clientes são pessoas. 100% dos nossos colaboradores são pessoas. Se não entendermos as pessoas não entendemos o negócio.” Simon Sirek Desde que conheci esta frase e refleti sobre ela e sobre a minha experiência profissional, fez-me todo o sentido o método que deveria realizar com a minha equipa, ao nível da motivação e foco, para ter um cliente satisfeito. Ter uma equipa motivada e focada no objetivo, é um dos pilares primordiais para o alcance dos resultados. E Tu, que reflexão tiras desta frase? O que podes fazer mais pela tua equipa?

11


Voltar ao índice

º 4

ESTRATÉGIA Gerir bem o tempo fazendo uma boa gestão de prioridades

Tantas vezes desejei que o meu dia tivesse 48h para conseguir concluir todas as tarefas pessoais e profissionais que me tinha proposto. Acredito que te possas estar a identificar com este pensamento. Saber gerir o tempo é algo muito precioso no mundo das vendas. Tempo é dinheiro!

12


Voltar ao índice

Para melhor gestão do tempo tens que: • Ser muito organizado;

• Ter um planeamento bem definido com prazos concretos;

• Organizar as tarefas em urgentes e importantes, e tentar que a maior parte do tempo esteja a realizar tarefas importantes não urgentes, pois isso será sinal que tem tudo bastante planeado; • Delegar nos membros da equipa; • Limitar as interrupções;

• Tornar a equipa mais autónoma. Falta-te tempo para fazer as tarefas planeadas? Sentes-te esgotado com tantas tarefas para fazer?

13


Voltar ao índice

º 5

ESTRATÉGIA Comunicar com a equipa com Rapport e Assertividade

Conhecer bem os perfis de personalidade de todos os elementos da equipa, ajuda-nos a comunicar com mais rapport e assertividade. O que é estabelecer RAPPORT? É usar o mesmo tom de voz, intensidade de discurso, vocabulário e gestos da pessoa com quem estamos a comunicar. É como se estivesses a fazer de espelho! Experimenta e verás que a empatia aumenta. Ter sempre presente, que quem inicia a comunicação é o responsável pela mesma, por isso não existe pessoas resistentes mas sim falta de rapport. Como comunicas com a tua equipa? És especifico na mensagem que passas e comprovas que a mensagem foi percebida?

14


Voltar ao índice

Programa Re-Organiza Transformei a minha Fórmula mágica num programa a que chamei RE-ORGANIZA. Este programa contempla uma metodologia de 9 passos, que permitirá transformar e reorganizar a tua liderança de forma a potenciares a tua equipa. Com que objetivos? • Alavancar os resultados comerciais;

• Criar uma equipa autónoma, funcional e focada; • Gestão eficaz de tempo, com dedicação a novas estratégias comerciais e expansão de mercado; • Work-life balance;

• Redução dos níveis de stress e ansiedade.

15


Voltar ao índice

Depois de saberes qual é o meu programa, e como ele pode impactar a tua vida e a da tua equipa, tens 3 opções:

1

Podes não fazer nada com a informação que recebeste e continuares a obter os mesmos resultados, tal como eu fiz durante alguns anos.

2

Podes fazer a transformação da tua equipa sozinho, no entanto aviso-te que é mais difícil e tortuoso alcançar uma mudança sustentada sem orientação.

3

Ou então podes contar comigo.

16


Eu posso ajudar-te! Se estás comprometido a iniciar o programa RE-ORGANIZA, agenda já uma sessão de planeamento comigo. Esta primeira sessão é gratuita. A minha agenda está bastante preenchida e as vagas são limitadas. Se não podes ou não queres esperar mais para iniciar esta transformação, marca o quanto antes a sessão.

Sim! Quero agendar uma Sessão Planeamento gratuita, por isso clica no botão abaixo

Clica Aqui ATÉ BREVE!


Alexandra Marinho

Formadora, Mentora e Coach Comercial TelemĂłvel: +351 93464 5493 Website: www.alexandramarinho.pt

E-mail: info@alexandramarinho.pt

Facebook: facebook.com/Alexandra-Marinho Linkedin: linkedin.com/in/alexandra-marinho

Copyright Š 2019 Todos os direitos reservados

Profile for Francisco Hemerson

5 estratégias para aumentar vendas sem ter um ataque de nervos  

5 estratégias para aumentar vendas sem ter um ataque de nervos  

Advertisement