E-Book - 12 Sinais de que a outra pessoa não está interessada

Page 1

12

sinais de que a outra pessoa nĂŁo estĂĄ interessada


12 sinais de que a outra pessoa não está interessada Copyright © 2019 Todos os direitos reservados Todo o conteúdo parcial ou integral deste e-book não pode ser divulgado para uso público ou privado sem atribuição dos devidos créditos ao autor.


Índice

• De que se trata....................................................................................................................... 4 • De que se trata • Quem sou Eu.......................................................................................................................... 6 • Quem sou Eu • A realidade nos encontros................................................................................................. 7 • A realidade nos encontros • Demoram muito tempo a responder. .................................................................... 9 • O tempo pode fazer a diferença • Nunca são os primeiros a tomar• Será a iniciativa. que é......................................................10 timidez? • Adiam várias vezes um encontro. 11 • .A.......................................................................... mesma resposta • Quando tentam manter tudo em secretismo. • Top Secret ....................................................12 • Quando dizem que não estão preparados para uma relação......................13 • Em fuga .................................... • Só fala sobre si.............................................................................................................14 • Espelho meu, espelho meu • Estão constatemente de braços• cruzados. Identificar..........................................................15 o não verbal • Pede apenas uma água.............................................................................................16 • Por favor, um copo de água • Não faz perguntas.......................................................................................................17 • Só reticências • Existe demasiada intimidade logo no início........................................................18 • Slow...slow • Ausência total de elogios..........................................................................................19 • Com conta, peso e medida • Fala sobre ex-conquistas.......................................................................................... 20 • Passado, presente...presente • Conclusão...............................................................................................................................21 • Conclusão


Voltar ao índice

De que se trata Este ebook é para si que já teve vários encontros e até agora não passaram de desencontros. É para si que quer perceber finalmente se a outra pessoa faz o match consigo, ou não! Neste ebook vai encontrar detalhadamente quais os 12 sinais de que a outra pessoa NÃO está interessada! Pois perceber estes sinais vão ajudar a compreender se o próximo encontro é algo em que deve investir ou se há partida não passa de um desencontro onde não vale a pena investir a sua energia! Encontrar a princesa ou o príncipe encantado há muito que ficou apenas nos contos infantis. Nos dias de hoje, perdeu-se uma pouco o romance e a história cor-de-rosa com um final feliz.

4


Voltar ao índice

São cada vez mais os casais que se separam cedo de mais e, por outro lado, cada vez maior o número de pessoas que permanece sozinha. Os motivos são semelhantes: Por ainda não ter encontrado o match ideal!

Os anos passam e a crença de que “vou permanecer sozinho” passa a ser a realidade. Só que o desejo de partilhar o jantar com alguém, depois de um dia intenso de trabalho, de acordar e ter alguém a quem dizer bom dia e poder viajar sem ser apenas com amigos, permanece no silêncio e escondido. Como se desejar partilhar a vida com alguém especial fosse algo impensável!

5


Voltar ao índice

Quem sou Eu

Sou Eduardo Reis Torgal e em 2004, com o nascimento da minha primeira filha, uma questão não parava de assombrar os meus pensamentos: “Que exemplo, que legado, que forma de ver a vida queres deixar para este novo Ser que se prepara para chegar?”. A minha Vida era preenchida a todo o instante por reuniões e chamadas telefónicas, com horários loucos e devoradores de energia. A constatação que estaria longe de ser o exemplo que gostaria, deixou-me com a sensação de estar num beco sem saída. A saída surgiu quando recordei uma angustiante pergunta que sempre fazem a todas as crianças: ”O que queres ser quando fores grande?”.

Eduardo Reis Torgal

Isso fez-me pensar que muitas decisões que tomei na minha vida foram tomadas pela mesma resposta que dava quando era pequeno: “Não sei o que quero ser”. Em 2004 escolhi que quero passar a minha vida a transformar vidas! A minha e a de todos aqueles que aceitem esse desafio ou chamamento de viver uma Vida com significado. Desde então me dedico ao Coaching, ao Eneagrama e à transformação, apoiando outros a concretizar o sonho de Viver o sonho das suas Vidas e dos seus relacionamentos. 6


Voltar ao índice

A realidade nos encontros Quantos casos conhecemos de pessoas que gastaram o seu tempo e energia em amores não correspondidos? Infelizmente, mais do que gostaríamos. Provavelmente até já fomos um desses exemplos. Quantas vezes já sonhámos em ouvir um “gosto de ti” à espera de podermos retribuir com um “eu também”? Quantas vezes achámos que ia acontecer o beijo que tanto desejámos, mas que a outra pessoa não mostrou vontade, mesmo depois de ser óbvio que o encontro correu bem? É verdade que nem toda a gente dá sinais óbvios de quando estás apaixonado. Por exemplo, tu que estás a ler este texto, tens a certeza de que demonstraste sempre o teu interesse por quem estavas a sair? Ou ficaste sempre à espera de que a pessoa o demonstrasse primeiro?

7


Voltar ao índice

Nem toda a gente que teve um encontro connosco, mesmo que não tenha tido o final com que desejamos, é merecedora da nossa antipatia. Às vezes simplesmente não houve o “clique” que existiu em nós.

Não é sempre fácil - ou quase nunca - interpretar sinais e intenções. Principalmente quando adicionamos à equação um conjunto de sentimentos que nos fazem perder parte do discernimento. Mas a vontade que o amor triunfe, supera muitas vezes a necessidade de sermos racionais. Apesar de, no que toca a relações, não existir uma ciência exata, há dicas e conselhos que podemos reter, que nos ajudam a perceber se a outra pessoa não está interessada.

8


Voltar ao índice

1 Demoram muito tempo a responder Bem sei que as novas tecnologias e as redes sociais vieram acelerar todo o processo de vida. Queremos respostas imediatas, estamos sempre ligados, e a ansiedade do toque de uma mensagem pode ser desmedida. Há que aprender a viver mais devagar. Mas há limites para o tempo que demoramos a responder. Se a outra pessoa tem por hábito demorar mais de um dia a dizer alguma coisa, se lê as nossas mensagens e nunca responde num curto espaço de tempo, temos aí a nossa resposta. Não está interessada.

9


Voltar ao índice

2 Nunca são os primeiros a tomar a iniciativa Cansados de serem sempre a pessoa que sugere um programa? Que propõe sempre um encontro? Que insiste para se verem? Se sentem que estão a remar contra a maré, é porque se calhar estão mesmo. Da outra parte, tem também de partir a iniciativa. Há pessoas mais tímidas, a quem custa mais avançar. E isso por vezes também pode ser confundido com falta de vontade. Mas se não há nenhum tipo de demonstração de interesse em combinar algo, não é só timidez. Não há mesmo interesse.

10


Voltar ao índice

3 Adiam várias vezes um encontro Compromissos inadiáveis, todos podemos ter. E também podemos ter a pontaria de tentar marcar um encontro, mesmo numa altura impossível para a outra pessoa. Mas se a situação tiver tendência a repetir-se, se do outro lado chegarem várias vezes respostas como “Esta semana está difícil.” ou “Não sei se consigo.”, está na altura de repensarmos a nossa vida. Ou as nossas escolhas. Porque vamos ser sinceros, quando estamos apaixonados, parece que ganhamos superpoderes. Quem nunca quis ter a capacidade de se clonar para estar em dois sítios ao mesmo tempo? Se a outra pessoa está constantemente a adiar, é porque não tem vontade.

11


Voltar ao índice

4 Quando tentam manter tudo em secretismo

Há sempre pessoas mais reservadas que outras. Que preferem manter a sua vida privada mais recatada, que não gostam de falar das suas relações. Principalmente quando se trata do início. Há quem tenha medo de falar antes de tempo, quem sinta que se falar sobre o assunto possa de alguma forma estragá-lo. Mas uma relação não vive de secretismo. Tudo tem de ter equilíbrio. Se da outra parte há uma constante necessidade de esconder a realidade, é porque alguma coisa não está certa. Ou as intenções não são as corretas, ou tem alguma coisa a esconder. Se este é o seu caso, o melhor é render-se às evidências e não gastar mais energia com essa relação. Os sentimentos não são recíprocos. 12


Voltar ao índice

5 Quando dizem que não estão preparados para uma relação Esta é uma das justificações com que me deparo várias vezes quando alguém quer fugir de um compromisso. Todos temos os nossos ritmos, há quem goste de ir com mais calma, porque já carrega cicatrizes pesadas de tempos em que teve pressa; quem prefira atirar-se de cabeça e não ter tempo a perder; quem diga que não está preparado, por medo de assumir que se está a apaixonar; mas a maioria das vezes, quando ouvimos que a outra pessoa não está preparada para uma relação, é porque o compromisso não é sério. Porque quando estamos apaixonados, estamos preparados para tudo. 13


Voltar ao índice

6 Só fala sobre si Ou estamos a lidar com alguém egocêntrico ou por não estar definitivamente interessada em nós acaba por nem se lembrar que nós existimos. Fazemos-lhe a perguntar para abrir o debate ou a conversa e a pessoa começa a falar sobre si, no entanto, fala tanto que acaba por contar toda a história da sua vida. No final, sorri apenas para nós e não nos pergunta nada acerca da nossa vida. A energia não é recíproca e não nos perguntam nada sobre nós nem as nossas experiências, ou se perguntam, conseguimos perceber se mantêm ou não um interesse real e escutar-nos e conseguimos perceber isso através da continuação do diálogo. Há efetivamente um interesse...em falar sobre si. Mas fica claro que, sobre nós, não há nada que queira saber.

14


Voltar ao índice

7 Estão constatemente de braços cruzados Braços cruzados é um claro sinal de “não estou recetivo”. Se, em toda a conversa, a pessoa com quem está estiver sempre nesta posição, acredite, não está mesma interessada no que está a acontecer. Cruzar os braços, pode também, ser sinal de stress e, a verdade é que num encontro - principalmente no primeiro - estamos sempre um bocadinho nervosos. Por isso, não se coloque logo numa posição de defesa. Observe como se desenvolve o seu comportamento, se existe alguma vontade de toque ou se faz gestos enquanto se explica e conversa consigo. Caso a posição seja sempre estática, o melhor é aceitar que está mesmo a bloquear o compromisso.

15


Voltar ao índice

8 Pede apenas uma água Se quisesses que o encontro acabasse rápido o que pediria? Talvez uma água e um café seja uma opção. Tenha sempre em conta o tipo de encontro que marcaram. No entanto, se pedir alguma coisa rápida de ser servida e consumida e, assim que terminarem se despedirem, é mesmo para se despedir...definitivamente! Ou existe uma uma explicação clara, que será sempre dada antes da surpresa de “bem, tenho que me ir embora”, ou a pessoa não está mesmo interessada.

16


Voltar ao índice

9 Não faz perguntas Não fazer perguntas não é sinónimo de só falar de sobre si. Não fazer perguntas é não estar interessado na pessoa que está sentada à sua frente. É não querer saber quem é e quais são as suas experiências. Um sinal claro de que não há interesse!

17


Voltar ao índice

10 Existe demasiada intimidade logo no início

Quando falamos de intimidade não falamos em beijos ou momentos mais amorosos. Quando falamos neste tipo de intimidade falamos em momentos menos confortáveis para os dois, daqueles que queremos e vamos ter como parceiros mas a longo prazo. Como dizia Crystal Rice “Todos nós devemos estar confortáveis com os nossos parceiros e aceitar que as coisas corporais existem. Mas se já viu como são feitos cachorros-quentes, sabe que às vezes é melhor descobrir que algo é saboroso antes de ver as cenas dos bastidores.”. Mostrar-se demasiado nem sempre é bom, há momentos que devemos guardar para nós, a não ser que não queiramos saber do que os outros pensam de nós... 18


Voltar ao índice

11 Ausência total de elogios Não precisamos de estar a ouvir elogios constantemente – isso até é um pouco desconfortável – mas de vez em quando, louvar algo no outro é simpático e demonstra interesse. Não precisa, necessariamente, de ser algum aspeto físico, um elogio a um traço de personalidade ou outro trejeito que possamos ter é mostrar que nos observar. E saber que somos observados com esse cuidado, é termos a certeza que alguém se preocupa connosco. Por isso, não espere um elogio todos os dias, mas espere que, em algum momento, ele aconteça!

19


Voltar ao índice

12 Fala sobre ex-conquistas Falar sobre ex-conquistas não é necessariamente sinónimo de Don Juan ou que a pessoa é uma “gabarola”. Pode, simplesmente, já ter notado que tem um interesse nela e isso seja uma forma de afastar. Em qualquer um dos casos, uma coisa é certa: esta pessoa não está interessada em si e por isso, não deve mesmo investir nela.

20


Voltar ao índice

Conclusão Usarmos o nosso tempo, cada vez mais precioso, com alguém que não está no mesmo nível de compromisso que nós, pode causar muita angústia. Faz-nos levantar várias questões e mexer com a nossa confiança. Viver na incerteza pode prejudicar a nossa autoestima. Para que isso não aconteça, podemos começar por nos lembrarmos destes doze sinais que considero essenciais termos em conta quando queremos perceber se a outra pessoa não está interessada. Caso não esteja, está na altura de seguir em frente. Se dúvidas ainda restarem, podemos sempre ouvir uma grande aliada, que muitas vezes optamos por silenciar: a nossa intuição. Por norma, dá-nos a resposta que tanto procuramos.

21


Voltar ao índice

“Tudo na minha vida está bem excepto…” Tenho vindo a trabalhar Coaching de relacionamentos desde 2012. Muitas vezes nas minhas sessões escutava em tom de desabafo e tristeza clientes referirem que: “tudo na minha vida está bem excepto um pequeno detalhe. Um pequeno detalhe que começa cada vez mais a ter um grande impacto com o passar do tempo: o facto de estar sem relação”. E posso adiantar que muitas dessas pessoas eram tão especiais e extraordinárias que se não fosse por sigilo profissional tinha apresentado muitos deles. Confesso que esta ideia “absurda” ficou nas conversas de casa com a minha esposa Joana. Mas ganhou forma em 2018 com a participação da primeira temporada de “Casados à primeira vista” da SIC. E aí compreendi que as preocupações de alguns dos meus clientes eram também as de milhares de Portugueses.

22


Voltar ao índice

Encontrar alguém com quem possamos comemorar as nossas vitórias e possamos contar nos momentos menos felizes, é algo que muitas pessoas não têm acesso. O seu ritmo profissional e os circuitos cada vez mais fechados que criamos hoje em dia, a adicionar à natural falta de tempo de qualidade, deixam pouco espaço para encontrar alguém especial.

23


Voltar ao índice

Foi então que surgiu a Match74! Bom imagino que neste momento estará a questionar-se: Porquê Match74? A sua dúvida não está no Match mas, no 74, imagino.

Pois bem, uma das particularidades do sucesso dos nossos Matches está na compreensão do perfil de personalidade segundo o Eneagrama. O Eneagrama estuda 9 perfis de personalidade, do perfil 1 ao perfil 9. Eu sou um perfil tipo 7 e a minha maravilhosa esposa um tipo 4. E para estudiosos aprendizes da sabedoria do Eneagrama diriam que são perfis pouco compatíveis. A Joana mais emocional e romântica, eu mais mental e pragmático. Acontece que em 2009 a minha Vida foi abençoada por dois acontecimentos marcantes. Descobri o Eneagrama e a Joana, actualmente minha esposa. E ambos estão ligados. 24


Voltar ao índice

Porque aí eu compreendi o quanto crescemos quando nos conhecemos e nos respeitamos e admiramos o outro pelas suas diferenças. Esse código tem nos ajudado e muito a construir o nosso Amor. A minha relação com a Joana e os nossos filhos é uma realidade que não consigo imaginar sem este código. Na verdade este código transformou a nossa relação tanto pessoal como profissional. E hoje tanto eu como a Joana como uma equipa altamente especializada usamos hoje esse código, para ajudar pessoas reais como você a encontrar aquela pessoa especial. Para que a falta de tempo em encontrar a cara metade, ou a frustração de tentar mais uma vez seja ultrapassada, com o apoio de uma equipa altamente qualificada e focada em procurar a SUA alma gémea e construir a SUA história corde-rosa.

25


Voltar ao índice

Crie a sua história de sucesso também no Amor Se tem mais de 35 anos e acredita que uma vida a dois é melhor que uma vida solitária... Se já se cansou de encontros em vão e de tentativas frustradas... Então deixe que a nossa equipa da Match74 encontre a sua cara-metade! Na MATCH74 ajudamos os nossos clientes a conhecerem-se melhor, dando-lhes as ferramentas e conhecimentos necessários para que consigam estabelecer as suas fronteiras e, dessa forma, entenderem e lidarem melhor com a outra pessoa.

Clique Aqui! Para agendar a sua reunião telefónica e deixe a magia acontecer. Porque o que nos move são as pessoas e somos especializados em encontrar histórias de Amor. “Eu acredito que o Amor Verdadeiro é tudo o que dá significado à Vida” – Eduardo Reis Torgal 26


Eduardo Reis Torgal www.match74.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.