Produtos para saude

Page 13

EspecialCorrelatos_lesoesmusculares-3pg.indd 17

E como os produtos dirigidos a esse tipo de problema são genuinamente voltados para a saúde, a farmácia é um dos principais canais nesse segmento. “Atribuímos isso à capilaridade da sua rede e à questão dos serviços de que dispõe, como lojas 24h, entrega domiciliar, a disponibilização de farmacêuticos para orientações às pessoas e outros serviços de valor’’, acredita Strussmann.

A importância da termoterapia e Crioterapia

Conhecida como terapia do frio e do calor, a termoterapia é uma aplicação terapêutica que resulta no aumento ou diminuição da temperatura corporal, estimulando assim os mecanismos do corpo e auxiliando no tratamento de lesões. Ambas são formas efetivas de tratamento, além de seu baixo custo e praticidade. As terapias com calor e frio podem amenizar dores causadas por lesões musculares e articulares, devido ao seu efeito analgésico. Entretanto, nem todos os benefícios clínicos produzidos pelo calor e frio são similares, por essa razão, a fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tânia Fleig, alerta que é preciso entender melhor as fontes térmicas para saber qual a melhor opção para tratar uma lesão. Se durante a realização de um exercício o paciente torcer o tornozelo, por exemplo, o tratamento realizado com baixas temperaturas é o indicado. Chamado de Crioterapia, deve ser aplicado nas primeiras 48 horas após a ocorrência da lesão, período em que se caracterizam sinais da inflamação aguda, como dor, edema (inchaço), vermelhidão e perda de função. Segundo a fisioterapeuta, a aplicação do frio causa a contração dos vasos sanguíneos, ocasionando redução da circulação e menor formação de edema. “Com isso, ocorre o alívio da dor, a redução dos espasmos musculares e dos hematomas”, explica. Depois da inflamação inicial, a terapia mais indicada é a Hipertermoterapia, realizada por meio da aplicação do calor. A profissional explica que com a aplicação de calor ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente a melhora do metabolismo e relaxamento muscular, o que reduz a dor e a rigidez articular. “Sendo assim, a aplicação de calor não é indicada na fase aguda de lesões, pois pode aumentar a inflamação inicial e o edema” , indica Tânia. Tanto para aplicação de calor quanto de frio, o tempo indicado na região atingida é de aproximadamente 20 minutos. A fisioterapeuta sugere o uso de bolsas térmicas, sejam as tradicionais bolsas para água quente ou de gelo, fabricadas em borracha e de diferentes tamanhos, ou as práticas versões em gel, mas sempre com uma proteção entre o acessório e

17 julho de 2013

A

s lesões musculares não são problemas exclusivos de atletas. Qualquer pessoa está suscetível a distensões, que podem acontecer em diversas intensidades. E os tratamentos para esses problemas, hoje, são inúmeros, traduzindo-se num sortimento vasto para as farmácias, entre acessórios e medicamentos. Essa diversidade, somada ao aumento da qualidade de vida da população (que desenvolve mais atividades físicas), torna esse mercado bastante promissor. “Na categoria de produtos voltados para o tratamento de lesões musculares, o crescimento pode estar vinculado à busca por hábitos mais saudáveis e à adoção da prática frequente de esportes e exercícios físicos, que têm como consequência o aumento do risco de lesões musculares, as torções, ou qualquer outro trauma ortopédico superficial ou profundo”, avaliou a Hypermarcas, via assessoria de imprensa. Na Mercur, houve um crescimento entre 15% e 30% nas vendas de produtos voltados para o tratamento de lesões musculares de 2011 a 2012. “Os destaques ficaram para as linhas voltadas para joelho, punho e tornozelo. Parte desse crescimento está na facilitação do acesso aos canais voltados para a saúde. Também favorece o mercado o aumento da consciência da população sobre a importância do cuidado da saúde e bem-estar”, avalia o diretor-geral da empresa, Breno Strussmann. A Hanesbrands também acredita no crescimento para essa categoria. “Com relação à marca Tensor, nosso objetivo é fechar o ano de 2013 com um crescimento de 7% em volume, grande parte pela expansão da distribuição e pela consolidação, fusões e aquisições das grandes redes de farmácias. Como aproximadamente 35% das vendas de Tensor são direcionadas às farmácias, nossa aposta está em uma melhor exposição dos produtos neste canal”, afirma a gerente de marketing da Hanesbrands, Rosana Lourenço. A Mormaii entrou nesse ramo em 2011 e até agora os resultados foram extremamente favoráveis para a empresa. “Já em 2012 crescemos 35%, em virtude de sermos uma grande marca conhecidamente esportiva e que agora também opera no mercado de saúde. Isso gerou um grande volume de venda adicional no varejo. Para este ano estimamos um crescimento médio de 15%. Não ampliamos nosso mix. Estamos apenas posicionando a linha e o grande diferencial é a colocação de expositores personalizados com o logo da marca nos pontos de venda”, conta o diretor da Elfaro – Licenciado Mormaii, Rodrigo Rossa.

18/06/13 18:56


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.