5 minute read

A “Besta” vermelha

A Ducati tem um novo missil para tentar revalidar o triplete do ano passado (pilotos, construtores e equipas) no campeonato do Mundo de MotoGP. A conquista do terceiro título de pilotos é o principal objectivo e Bagnaia tem todas as condições para repetir o feito. Vamos conhecer a sua arma.

Advertisement

Opiloto italiano Francesco “Peco” Bagnaia conseguiu aquilo que todos os aficionados da Ducati sonhavam: vencer o Mundial na categoria máxima da velocidade mundial com uma moto italiana, algo que não acontecia desde o binómio Giacomo Agostini/MV Agusta. Foi em 1972 e a moto era uma 500 cc.

Campeão do mundo de Moto2 em 2018, Bagnaia conquistou a coroa na sua quarta temporada na classe rainha. Aos 26 anos e com 11 vitórias em MotoGP , ainda tem muito para dar, contando para isso com uma máquina de sonho como é a Ducati Desmosedici GP

A moto transalpina é um autêntico laboratório em duas rodas na qual Luigi Dall’Igna (Diretor Geral da Ducati Corse) tem vindo a colocar toda a sua experiência e sabedoria, enquanto técnico do mundial.

Não é por acaso que a Ducati é a marca com mais motos na grelha de MotoGP , com um total de oito unidades, divididas entre a equipa oficial de fábrica (Francesco Bagnaia e Enea Bastianini), a satélite Pramac (Jorge Martín e Johann Zarco) e as estruturas Mooney VR46 (Luca Marini e Marco Bezzechi) e Gresini Racing (Álex Márquez e Fabio Di Giannantonio). Recordamos que a Ducati Desmosedici GP chegou à competição em 2003, acumulando até hoje um total de quatro títulos de construtores (2007, 2020, 2021, 2022), três por equipas (2007, 2021, 2022) e dois de pilotos (2007 e 2022). Além disso, soma já 70 vitórias, 71 poles e 215 pódios.

Os apêndices aerodinâmicos frontais são essenciais para estabilizar a moto

Essenciais

Ducati Desmosedici Gp23

4 cilindros em V a 90º, 16v, refrigeração líquida, distribuição

Desmodrómica

1.000 cc

+250 CV

Pr Lan Amento Na Neve

A apresentação das equipas oficiais Ducati MotoGP e Superbike teve lugar em Madonna di Campiglio, em plenos Dolomitas, uma referência no mundo da neve/ski. Há mais de uma década, este evento realizava-se em conjunto com a equipa Ferrari de F1, quando ambos eram patrocinados pela Marlboro.

Travão traseiro

Pneu dianteiro

Pneu traseiro

Altura assento

Peso declarado

Capacidade depósito

PVP

+350 km/h

Dupla trave de alumínio

Forquilha invertida

Öhlins de carbono presurizada totalmente ajustável

Monoamortecedor

Öhlins ajustável

Duplo disco de carbono de 340 mm com pinça Brembo radial ventilada de 4 pistões

Disco de aço com pinça Brembo de 2 pistões

Michelin 17”

Michelin 17” n.d.

157 kg (a seco)

22 litros n.d.

De Vermelho

A Ducati Desmosedici GP 2023 é uma das motos mais tecnológicas da grelha e chama a atenção pela sua (muito) estudada aerodinâmica; uma moto com carroçaria em fibra de carbono desenhada ao detalhe para minimizar ao máximo possível a resistência ao ar. A empresa de Bolonha foi pioneira na introdução dos apêndices aerodinâmicos, os quais foram rapidamente adopta- dos pelas rivais nas suas respetivas motos. lo de arranque, dispositivo “holeshot” (para arranque desde parada e em curva), controlo de travão motor e telemetria.

As principais características desta “criatura” vermelha, apoiada pela Lenovo (empresa multinacional chinesa de tecnologia) passam pela utilização de um motor de quatro cilindros em V a 90º com 1000 cc (com mais de 250 cv e mais de 350 km/h de velocidade de ponta), distribuição Desmodrómica com dupla árvore de cames à cabeça e 16 válvulas, acelerador eletrónico, cambota contra-rotante e caixa semiautomática ultra-rápida seamless.

Importa destacar que, desde há dois anos, a equipa utiliza a sua denominada “Garagem Remota”, que é como quem diz, que o departamento de competição, Reparto Corse de fábrica está ligado em tempo real com a equipa em pista, trabalhando em paralelo para fazer as necessárias alterações ou ajustes.

O pacote eletrónico inclui infindáveis possibilidades, graças ao módulo de medição inercial (IMU), controlo de tração, controlo anti-cavalinho, contro- de d mediçção o inerciaal (I ( MU M ), , control o o de trração, , controlo , contro-

A ciclística recai sobre um quadro de dupla trave de alumínio, apoiado num sofisticado sistema de suspensão Öhlins, com forquilha invertida pressurizada na frente, amortecedor traseiro riza z da na a frenntee, am a or o teeceedo d r tr trasaseeiro mult l i-ajustável e am a or tecedo d r de di- reção. Outros detalhes dignos de nota são as pinças de travão radiais Brembo monobloco instaladas na dianteira, instrumentos com painel digital de alta resolução, jantes forjadas Marchesini de magnésio, pneus Michelin GP e depósito de combustível de alumínio com 22 litros de capacidade. O peso é muito reduzido, fixando-se nuns parcos 157 kg (a seco). Escape Akrapovic, corrente de transmissão DID, velas NGK, combustível e lubrificantes Shell e centralina eletrónica Marelli programada com software unificado da Dorna, permitem uma potência de mais de 250 cv e mais de 350 km/h de velocidade de ponta e rematam a moto a abater de d t e remat a am a a mot o o a ab a atter neestta a te t mporada.

Qualquer que seja o seu caminho, a nova Versys 1000 S oferece o máximo prazer de condução. Sozinho ou acompanhado, em qualquer canto do mundo, a combinação perfeita de um motor quatro cilindros em linha de elevado desempenho com um quadro verdadeiramente ágil, torna-se a receita perfeita para uma viagem única e muito divertida.

Para mais informações visite www.kawasaki.pt

Novos Trav Es Better Brakes Da Sbs Dispon Veis Pela M O Da Lusomotos

O fabricante dinamarquês de pastilhas de travão, SBS Friction A/S, anunciou uma nova estratégia que transforma a empresa no primeiro centro de produção de pastilhas de travão do setor, a adotar um negócio totalmente sustentável, tanto na produção como em resultados. A nova série de pastilhas de travão vai ter o nome de SBS Better Brakes (Melhores Travões SBS) e está disponível a partir do início de 2023. Os primeiros produtos a serem transferidos e introduzidos na nova série SBS Better Brakes são as gamas de compostos mais populares (SBS HF, SP, HS e MS) e espera-se que a transição destes compostos esteja concluída até ao final do terceiro trimestre de 2023. Mais informações em www.lusomotos.com

Errata

Na última edição da revista MOTOS, publicámos um trabalho sobre os modelos mais vendidos de cada segmento em Portugal, referente a 2022. Tal como referimos nesse mesmo trabalho, os dados têm por base a informação veiculada pela a ACAP. O que acontece é que no envio da informação, este organismo tem alguns lapsos, como por exemplo no segmento das 125 cc de caixa onde é atribuída a liderança à Honda CB125F, mas que na realidade essa cabe à Keeway RKF com 789 unidades matriculadas. Neste caso, a ACAP tem as matrículas divididas por duas designações e daí o erro! Mas há mais. Entre os moto4/ATV/SSV os números também não estão corretos, uma vez que uma grande fatia das vendas está integrada na homologação de tratores agrícolas o que acrescenta um grande volume de matrículas ao setor e onde a Linhai, por exemplo, lidera desde 2019. Entre os side car também existem imprecisões, pois a Chang Jiang fechou o ano com oito unidades matriculadas e já em 2023 matriculou mais três, até à data, números acima das anúnciadas três da Mash. Para terminar, no segmento das elétricas há igualmente um erro. Na realidade a Zero Motorcycles fechou o ano com sete matrículas entre as motos elétricas, dados esses que também não tivemos acesso e que lhe vale a liderança no segmento! A todos os envolvidos, fica o nosso pedido de desculpa por estes erros, aos quais a revista MOTOS é totalmente alheia.

MONOKEY®

Alumínio natural. Peso máximo de 10 kg. Perfeito para 1 capacete modular (capacidade de 42L e 48L) ou para 2 capacetes modulares (capacidade de 58L).

KFR420A/B

KFR480A/B

KFR580A/B

K-FORCE K-FORCE

Alumínio natural, disponível em dois tamanhos diferentes: 37L e 48L.

KFR37APACK2 / KFR37BPACK2

This article is from: