3 minute read

Aventuras 100% elétricas

O Classe T, que a Mercedes-Benz denomina como monovolume compacto premium, reforça-se com uma versão 100% elétrica que, apesar de desenvolvido em parceria com o Renault Kangoo, acresce uma vertente mais aventureira com uma solução em forma de autocaravana.

Advertisement

Depois do lançamento em julho de uma nova geração dotada apenas de motores térmicos, a Mercedes-Benz intensifica a aposta no Classe T com uma variante totalmente elétrica. Disponível, de momento, apenas na sua versão curta (4,45 metros de comprimento), o EQT tem como principais rivais modelos como o Citroën ë-Berlingo, o Peugeot e-Rifter e o próprio Renault Kangoo, com o qual partilha muitos dos componentes e soluções técnicas.

Perante isto, a pergunta é inevitável: o que tem para oferecer este EQT que lhe permita diferenciar-se dos demais? A marca alemã diz que se trata de uma proposta de qualidade superior e totalmente orientada para um es- tilo de vida mais aventureiro. Aliás, para além do EQT dito “normal”, a Mercedes revelou também uma inédita versão de carroçaria longa (ainda em forma de protótipo) do mesmo modelo, o EQT Marco Polo (ver caixa).

Ao contrário dos restantes elétricos do construtor de Estugarda, o EQT distingue-se por recorrer a uma grelha diferente (não é fechada) que integra no seu design os faróis em LED. O parentesco com o Renault Kangoo é mais evidente do lado de fora do que no interior. A bordo, o tablier conserva alguns elementos do modelo francês, como os comandos do ar condicionado ou o painel de instrumentos, por exemplo, mas a Mercedes investiu onde mais podia marcar a diferença, na integração do sistema de infoentretenimento MBUX e na montagem e qualidade dos materiais. O ecrã central tátil de 7” é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e conta com assistente de voz inteligente.

Mec Nica Renault

Debaixo do capô também não há mistérios. O EQT utiliza a mesma base do Kangoo elétrico, ou seja, motor de 122 CV (90 kW) e 245 Nm de binário máximo. Surge associado a uma bateria de iões de

Em Formato Autocaravana

Em simultâneo com a apresentação do EQT, a Mercedes revelou o EQT Marco Polo Concept. Um protótipo, muito perto do produto final, do que será a versão longa (4,91 m de comprimento) deste modelo, que se destaca por um engenhoso kit que o transforma numa autêntica caravana. O equipamento deste Marco Polo Concept não difere muito de uma tradicional autocaravana Marco Polo, mas aqui num formato mais reduzido e com detalhes estudados para poderem ser integrados num veículo desta dimensão. Assim, inclui um tejadilho de abrir lítio com 45 kWh de capacidade útil que lhe garante uma autonomia de 282 km, ciclo WLTP. Neste particular, realce para o facto de a marca germânica anunciar um consumo médio de 19 kWh, o que significa que a autonomia real não deverá superar em muito os 200 km. O carregador de bordo aceita cargas de até 22 kW em corrente contínua numa Wallbox, com um cama integrada e um sistema de inclinação da cama que permite estar de pé na zona traseira. A cama do tejadilho tem uma superfície de 1,97x0,97 metros, enquanto atrás há, ainda, um segundo espaço para dormir rebatível de 2x1,15 m. Noutra zona, surge um lava-loiças e um frigorífico, bem como uma placa de indução e uma gaveta extraível no interior com um bico a gás para cozinhar. Todos os móveis do interior podem ser retirados facilmente por duas pessoas para que o EQT Marco Polo possa ser utilizado como um carro normal. e até 80 kW em corrente alterna (10 a 80% em 38 minutos). Como forma de o distanciar (e personalizar) de outras propostas do mercado, a Mercedes desvendou, ao mesmo tempo, o novo módulo Marco Polo. Aqui vale a pena abrir um parêntesis para referir que este módulo foi desenhado pela Brabus que, para além de ser famosa pelas transformações vitaminadas de vários modelos da Mercedes, também tem vindo a especializar-se na transformação de interiores, tanto em alguns intérpretes da marca, caso do Classe V, por exemplo, como em jatos privados e iates.

Regressando ao “pacote” Marco Polo, este é montado na bagageira de 551 litros e pode ser instalado e/ ou retirado de forma simples. Inclui gavetas, frigorífico, lava-loiças, de- pósito para 12 litros de água, assim como uma mesa e um fogão para cozinhar, entre outros. O mesmo módulo não abdica de uma cama, com 2x1,15 metros e colchão com 10 cm de espessura, que pode ser rebatida para dentro do módulo, libertando os bancos traseiros. O novo Mercedes-EQT chega a Portugal no final de 2023.

This article is from: