


A Virada da Solidariedade bateu recorde de público neste ano, com 4,5 milhões de pessoas, 12,5% a mais do que em 2023, e ainda foi responsável pela arrecadação de 10 toneladas de donativos que serão enviados às vítimas da chuva no Rio Grande do
Sul. Além disso, o número de passageiros que utilizaram os ônibus municipais neste domingo cresceu de 32% com relação à edição do ano passado, quando ainda não havia o Domingão Tarifa Zero.
Página 10
Projeto de apoio às mães solo é lançado em São Paulo
Página 3
Taste São Paulo Festival chega à 8ª edição no Parque Villa Lobos
Página 3
Janaína Lima defendeu a criação do Parque do Bixiga
Página 9
O Marco Civil da Internet, promulgado em 2014, é uma lei brasileira que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no país. Entre suas principais diretrizes, o artigo 19 se destaca por isentar as plataformas digitais de responsabilidade pelo conteúdo gerado por terceiros, exceto se houver uma ordem judicial específica para a remoção desse conteúdo.
Nos últimos anos, essa legislação tem sido objeto de intensos debates, especialmente em relação às grandes empresas de tecnologia,
Foto:
conhecidas como Big Techs (como Google, Facebook e Twitter). Críticos argumentam que o artigo 19 do Marco Civil permite que essas plataformas se isentem de responsabilidade por conteúdos prejudiciais, como discurso de ódio e desinformação, até que uma decisão judicial as obrigue a agir. Essa situação pode levar a uma distribuição descontrolada de conteúdos ilegais e potencialmente perigosos Diante desse cenário, há uma crescente pressão para reformular o Marco Civil da Internet. Propostas incluem a
HÁ 50 ANOS
A solidariedade, isto é, a percepção de pertencimento à grande família humanaque nos torna único em nosso conjunto -, é um sentimento inato a todos nós, pelo simples fato de sermos humanos. É daí que decorrem nossos valores éticos, os direitos humanos, o pendor democrático e o respeito à dignidade humana. Em outras palavras, podemos repetir, inspirados em Kant, que a pessoa humana é digna por ser uma finalidade em si mesma. Prova dessa solidez humana é o encontro, em todas as culturas e religiões, por mais díspares que sejam, de ensinamentos similares. Um exemplo é a parábola do “bom samaritano” em que todas as personagens são apresentadas conforme suas características: os passantes, o samaritano, o estalajadeiro... menos aquele que precisava de socorro e jazia desfalecido na estrada. Ele é anônimo! O ensinamento é claro: na necessidade, somos todos iguais. É preciso socorrer a quem precisa, sem olhar para suas colorações ideológicas, religiosas, raciais, sexuais. Todos, igualmente,
estão sujeitos a enfrentar intempéries, obstáculos e barreiras. Todos precisamos de ajuda! Todos podemos, e precisamos, estender a mão! Ao mesmo tempo, as calamidades, das mais diversas, acontecem. Antes de apontar o dedo e apurar responsabilidades, é necessário dar um basta ao sofrimento das vítimas. Há um ensinamento rabínico, para citar um exemplo, que diz que as calamidades e injustiças também são obras da Criação. Elas servem para despertar e estimular o mais importante aspecto, muitas vezes dormente, da Humanidade: a Solidariedade. É por isso que a dor e o ranger de dentes sempre vêm acompanhados da mão amiga, da filantropia, do acolhimento.
Entretanto, não é necessário o advento do desastre para que floresça a ajuda humana. Assim como a prevenção é a melhor maneira de se combater as doenças, a melhor maneira de se evitar as injustiças e exclusões humanas é por meio do trabalho de todos, com disciplina, perseverança e alteridade, em favor da construção de estruturas sociais sustentáveis, inclusivas e justas!
ANDRÉ NAVES
é Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos, Inclusão Social e Economia Política; Conselheiro do grupo Chaverim; Autor do livro “Caminho – A Beleza é Enxergar”.
introdução de um "dever de cuidado" para as plataformas digitais, exigindo que elas ajam proativamente para remover conteúdos ilegais sem necessidade de uma ordem judicial prévia. Essas mudanças visam evitar que as redes sociais se tornem "dínamos para a radicalização e o extremismo", ao mesmo tempo em que garantem que os responsáveis por conteúdos prejudiciais sejam devidamente penalizados.
A regulação das Big Techs no Brasil está se inspirando em modelos internacionais, como o Digital Services Act
(DSA) da União Europeia, que impõe maiores responsabilidades às plataformas digitais em relação ao conteúdo hospedado. Esse modelo tem sido discutido no contexto brasileiro como uma referência para fortalecer a regulação das atividades online e proteger os direitos dos usuários. Assim, o debate sobre o Marco Civil da Internet e as Big Techs no Brasil é um ponto crucial para a evolução da legislação digital, buscando equilibrar a liberdade de expressão com a necessidade de prevenir abusos e proteger a democracia.
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Em 25 de maio de 1974 a Gazeta de Santo Amaro publicou como matéria de capa: “CALÇADAS
EM SANTO AMARO
PRECISAM E DEVEM
SER CONSERVADAS. E, conforme prometemos,
voltamos ao assunto limpeza e conservação das ruas e calçadas de Santo Amaro, que começamos a focalizar em nossa última edição.. Não é apenas o lixo atirado, decorrentes de atitude muitas vezes sem responsabilidade, nas calçadas que enfeiam Santo Amaro.”
Um caso extremo de bullying ocorrido em Praia Grande, no litoral paulista, em abril, causou a morte do estudante Carlos Teixeira, de 13 anos. Nos últimos 20 anos, o Brasil teve mais de 30 ataques violentos em escolas, em todos, o bullying sofrido anteriormente foi a justificativa dos agressores. Crianças autistas são vítimas frequentes de bullying e, na situação mais recente, estudantes autistas foram empurrados em escadas e agredidos dentro de uma escola de São Bernardo do Campo. As situações citadas acima ocorreram somente no Brasil, mas é fácil encontrar pesquisas apontando que a situação é semelhante em todo o mundo. O bullying e sua variação online, o cyberbullying, são uma doença social de escala mundial, que atinge em cheio crianças e jovens, no período de vida crucial para a formação das suas personalidades, deixando sequelas psicológicas ou até psiquiátricas que eles levarão por toda a vida adulta. É seguro dizer que o bullying está presente em 100% das escolas brasileiras. Com a vida cada vez mais conectada, também podemos afirmar que ele ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O Brasil tem legislações
CINEMA SERTANEJO
Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, a Cinemateca Brasileira apresenta Porteira do mundo: a música caipira no cinema brasileiro, com curadoria de Samuel Marotta. A mostra irá reunir filmes que têm em sua origem o universo musical sertanejo. A programação é gratuita (http://cinemateca.org. br ) e os ingressos são distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão. Largo Senador Raul Cardoso, 207. Vila Mariana.
VER DE PERTO
Nos dias 01, 02 e 05 de junho, o Teatro Paulo Eiró recebe o espetáculo VerDe Perto, o Musical Ecológico, com ingressos gratuitos. No sábado e domingo, as sessões são às 16h; e na quarta (5/6), ocorrem duas apresentações, às 10h30 e 14h30. Ingressos: Grátis. Bilheteria: 1h antes das apresentações. Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro.
O VAZIO NA MALA
Samuel, renomado jornalista de guerra, retorna ao Brasil em 2005 para vender o apartamento dos pais, fechado desde a morte deles. Porém, ao mergulhar nas memórias familiares, ele se depara com conflitos e segredos. Até 30 de junho. Quinta a sábado, 20h. domingos, 19h. Centro Cultural Fiesp – Teatro do Sesi SP — Av. Paulista, 1313. Grátis. Reserve pelo site http:// sesisp.org.br . As reservas são liberadas na segunda-feira, às 8h,de cada semana de espetáculo.
CINEMA TRANS
Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, a Cinemateca Brasileira promove a Mostra + Protagonismo Trans, com o objetivo de celebrar as histórias de pessoas trans, travestis e não bináries no cinema. Títulos de diferentes períodos e países abordam a experiência de corpos e identidades dissidentes enquanto sujeitos políticos. A programação é gratuita (http://cinemateca.org.br ) e os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.
CORPO HUMANO
A exposição Corpo Humano, em uma área de mil metros quadrados no Shopping SP Market, reúne oito corpos humanos e dezenas de órgãos reais, todos conservados por um método chamado plastinação silicone. Até 18 de agosto. Terça a sábado, 10h/22h (entrada até 21h). Domingos e feriados, 12h/20h (entrada até 19h). R$ 80 (na bilheteria ou pelo site da Sympla).
CASA DE CULTURA
A Casa de Cultura do Parque traz três exposições imperdíveis no I Ciclo Expositivo 2024. São elas: ‘Diante do outro – Alberto Pitta, Mônica Nador + JAMAC’, ‘Veias abertas – Geórgia Kyriakakis’ e ‘Gabinete para leituras horizontais e verticais – Marcus Vinícius’. Grátis. Casa de Cultura do Parque. Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros.
AGRADECIMENTO
Em nossos jornais que circularam entre os dias 27 de abril a 3 de maio, publicamos a matéria: Meninos do Projeto Escolinha CDC MANACÁ são campeões da categoria sub-10. Os alunos Diego Longatto, Lucas Pires, Enzo Felipe, Gyan Ferreira e Henrique das Chagas nos enviaram uma mensagem, dizendo: “Achamos essa manchete super interessante, pois enfatiza a importância do projeto social com crianças visando promover a prática de esportes, com objetivo de reduzir o sedentarismo.”
preventivas, como a Lei do Bullying (13.185/15), que estabelece medidas a serem adotadas nas escolas, como o desenvolvimento da Cultura da Paz, e punitivas, como a Lei 14.811/24, que inclui o bullying no Código Penal e prevê até quatro anos de prisão.
A questão é que, quase 10 anos depois de instituída, a aplicação prática das iniciativas previstas na Lei do Bullying dentro das escolas ainda não é efetiva. Pouco se investe em programas permanentes de prevenção tanto nas escolas públicas quanto privadas.
O problema deixa expostos todos os envolvidos e traz consequências graves para toda a comunidade escolar.
Os agredidos são as vítimas óbvias, mas o bullying afeta também agressores, famílias, colegas e professores.
A Justiça brasileira vem punindo cada vez com maior rigor instituições de ensino e gestores pela falta de aplicação das medidas preventivas contra o bullying. As escolas pagam pela falta de ação em pesadas indenizações e nos danos permanentes à reputação e imagem.
O bullying precisa ser tratado como o que ele realmente é, uma pandemia, e enquanto as medidas necessárias não forem implementadas com a força que uma pandemia exige, nenhum estudante estará a salvo.
ANA PAULA SIQUEIRA
Presidente da Associação SOS Bullying, mestre e doutoranda pela PUC/SP, professora universitária e pesquisadora em cyberbullying e violência digital
Sim é possível desfrutar o melhor da vida, tente praticar algumas ações nutritivas e se aproxime do lado bom da existência, você merece o melhor que a vida tem a oferecer. Defina metas alcançáveis e trabalhe para alcançá-las; Cerque-se de pessoas positivas e inspiradoras; Mantenha-se em forma e cuide da sua saúde; Aprenda algo novo todos os dias; Experimente coisas novas e saia da sua zona de conforto; Pratique a gratidão e a apreciação pelas coisas simples da vida; Faça coisas que você ama e que te fazem feliz; Viaje e explore novos lugares; Tenha hobbies e atividades que te relaxem e divirtam; Pratique a meditação e a respiração profunda para reduzir o estresse; Desconecte-se das redes sociais e do trabalho de vez em quando;
Tenha uma dieta equilibrada e coma alimentos saudáveis; Invista em relacionamentos significativos com amigos e familiares; Seja gentil e prestativo com os outros; Pratique a empatia e tente entender os outros; Evite estresse desnecessário e aprenda a gerenciá-lo; Reserve tempo para si mesmo e pratique o autocuidado; Aceite que a vida tem altos e baixos e aprenda a lidar com eles; Sorria e ria com frequência; Pratique a honestidade e a integridade em todas as áreas da sua vida; Seja curioso e mantenha-se informado sobre o mundo ao seu redor; Cultive relacionamentos saudáveis e positivos; Faça planos e sonhe grande, mas aprecie o presente; Não tenha medo de pedir ajuda ou de procurar um terapeuta, se necessário; Lembre-se de que a vida é uma jornada e aproveite cada momento dela.
Instituto Maisha oferece serviços de assessoria jurídica, resgate cultural, atendimento psicológico e capacitação profissional Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
No dia 01 de junho, sábado, o Instituto Maisha lançará o projeto Pães Mulheres Protagonistas, que visa oferecer apoio integral e empoderamento para mães solo em São Paulo.
No Brasil, mais de 48% das famílias são chefiadas por mulheres, segundo estudo feito pelo IBGE. Nos quatro primeiros meses de 2022, mais de 55 mil crianças foram registradas sem o nome do pai. O total de crianças que têm apenas o nome da mãe no registro representa 6,6% de todas as recém-nascidas. Foram 5.754 registros a mais neste ano da pesquisa em relação ao mesmo período em 2018. Em 2019, os homens dedicaram em média 11 horas por semana aos cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos, enquanto o tempo dedicado pelas mulheres a estas tarefas foi de cerca de 21 horas e meia por semana.
Com o objetivo de ser uma rede de apoio a essas mulheres, nasce o Instituto Maisha, baseado em quatro pilares fundamentais:
Assessoria Jurídica na Área da Família: O projeto oferece orientação jurídica
O festival gastronômico conta com a participação de 31 restaurantes paulistanos, além de uma programação cultural variada
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
EOs cartórios registram crescimento de mães
especializada em questões relacionadas à maternidade, guarda dos filhos, pensão alimentícia e outros aspectos legais que impactam as mães solo em sua jornada.
Resgate Sócio-Cultural da História da Mulher e do Feminismo na Sociedade: Através de atividades educativas e culturais, visa resgatar e celebrar a contribuição das mulheres para a sociedade, promovendo o empoderamento e a valorização da identidade feminina. Atendimento Psicológico para as Mães e Crianças: apoio psicológico para as mães e filhos, visando promover o bem-estar emocional e fortalecer os laços familiares. Capacitação Técnica e
Reintegração no Mercado de Trabalho: O projeto oferece cursos de capacitação profissional e apoio para a reintegração das mães solo no mercado de trabalho, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e econômico. O lançamento ocorrerá no dia 01/06/2024 às 15hs, na Galeria Olido, na capital paulista. O evento é aberto ao público e terá um pocket show e encerramento. Para participar, é necessário se inscrever com antecedência pelo site https://www. sympla.com.br/lancamento-instituto-maisha__2464090 Inscrição gratuita.
Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
ste ano o Taste São Paulo Festival ganhou mais um atrativo ‘em cima da hora’. O badalado Guia Michelin que avalia estabelecimentos de gastronomia ao redor do mundo, voltou a ser editado no Brasil após três anos de pausa. A cerimônia de premiação aconteceu na última segunda, 20, no Rio e recomendou 140 restaurantes entre Rio e São Paulo. Onze deles estarão no evento, que começa nesta sexta, dia 24, no Parque Villa Lobos. Os demais 20 participantes valem igualmente a visita e foram selecionados como estando entre os melhores da cidade. Cada restaurante oferece pelo menos quatro pratos em porções menores que as habituais, para permitir ao visitante
provar mais de uma opção. Os preços variam de R$ 20 a R$ 55 e há oferta de pratos vegetarianos e veganos. São mais de 100 opções de pratos, entre entradas, principais e sobremesas; drinques e vinhos. Não faltarão os preferidos pelo público das outras edições como: tiramisù do Fasano, doces clássicos e novidades da Carole Crema, o dadinho de tapioca do Mocotó, pizzas clássicas variadas, e a coxinha da Casa Rios.
Além de provar as delícias dos 31 restaurantes participantes, quem for ao Taste poderá assistir a palestras e participar de aulas com os chefs renomados. A programação musical também é variada, com uma série de shows ao vivo, além de DJs se revezando o tempo todo no palco montado para eles. Os ingressos permitem acesso ao evento e suas áreas
comuns de restaurantes e expositores, assim como a participação nas palestras e aulas gratuitas (vagas limitadas). O consumo nos bares e restaurantes feito à parte, via cartão Cashless (cartão que o cliente carrega no evento com o valor desejado). Taste São Paulo Festival 2024
Dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 1, 2 e 7, 8 e 9 de junho (sextas-feiras aos domingos)
Parque Villa-Lobos Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 Sextas-feiras, das 17h às 23h, Sábados das 12h às 23h e domingos das 12h às 20h Programação completa e informações adicionais: brasil. tastefestivals.com Ingressos em eventim.taste. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Foto: Divulgação
Durante duas décadas (1994 a 2010) o clube forneceu seu espaço para grandes bailes com a terceira idade local Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
No último sábado, 18 de maio, no Clube Banespa, no bairro de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, aconteceu uma grande festa organizada por lideranças de mulheres da região, com apoio da Associação Comercial de Santo Amaro.
Além da participação de artistas da região, o evento contou com uma palestra motivacional da professora Dineia Cardoso, Supervisora do Núcleo de Lazer da Pessoa Idosa na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo. Também esteve presente a Vereadora Janaína Lima (PP).
“Os bailes de terceira idade propiciavam lazer, mas também serviram de ponto de encontro para muitos trabalhos. Não é à toa que a nossa região teve três presidentes do
Grande Conselho Municipal do Idoso (Inês Aparecida, Elizabeth Ferreira e Cida Portela) e vários conselheiros atuantes. Agora existe a vontade de um novo grupo, não só de pessoas de Fóruns, de retomar esses grandes encontros”, explicou Cida Portela, coordenadora do Fórum de Cidade Ademar, Pedreira e Santo Amaro.
Com destaque para Iracema Bruno Ribeiro de 105 anos e Maria de Fátima Farias da Silva, de 62 anos que trabalha
como gari,varrendo as ruas de Santo Amaro. Pelos Fóruns da Pessoa idosa entre elas Cida Portela, pelo Fórum Santo Amaro; Maria Antonieta Ferraz Penna, pelo Fórum Capela do Socorro; Rosemary Haeberlin, pelo Fórum Cidade Ademar; Miriam Pimentel e Gasparina Alves C. Parusi, pelo Fórum do M´Boi Mirim e Carmen Ponce, pelo Fórum Amigo da Pessoa Idosa da Vila Mariana. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
No evento foram homenageadas 150 mulheres, todas mães, de diferentes profissões e militâncias
Transporte hidroviário, inaugurado no dia 13 de maio, realizou 150 travessias em sua primeira semana Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
OAquático-SP, primeiro transporte hidroviário público da capital, entregue pela Prefeitura no dia 13 de maio, encerrou a primeira semana de operação com 6 mil passageiros transportados. A SPTrans, que gerencia o transporte público municipal, afirma que foram realizadas 150 viagens nesse período. O novo modal de transporte funciona em operação assistida com duas embarcações que fazem a travessia pela Represa Billings, na Zona Sul, entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, beneficiando 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira. O trajeto feito pela embarcação
Bororé I tem 5,6 quilômetros
e dura cerca de 17 minutos, tempo bem menor do que o realizado por ônibus, que leva em média 1h20. A segunda embarcação, com capacidade para transportar até 30 passageiros, faz o percurso em 12 minutos. O Bororé I é acessível, com espaço para cadeirante, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário, inclusive acessível para pessoas com mobilidade reduzida. “É uma paisagem linda. Cheguei ontem no meu serviço sem cansaço nenhum. Antes, passava quase duas horas dentro de um ônibus, quando estava tranquilo”, diz a auxiliar de serviços gerais Ana Maria da Silva. Ela entrou na embarcação às 11h da manhã
e, 19 minutos depois, já estava a caminho do trabalho. Durante a primeira semana, a operação assistida funcionou das 10h às 16h. A partir da segunda semana, o horário vai das 10h às 17h. Até dezembro, os passageiros podem fazer a travessia gratuitamente. Após esse período, o sistema será integrado ao Bilhete Único, inclusive com passagens gratuitas aos domingos.
Além das embarcações, quem vive na região ganhou mais duas linhas de ônibus elétricos que fazem a interligação dos terminais hidroviários com o bairro do Cantinho do Céu e o Terminal Santo Amaro, onde é possível também fazer a integração com o transporte de trilhos. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Foto: Divulgação
Distrito de Cidade Dutra, Zona Sul de SP, na Rua Domingos Tarroso, 101, Vila Rubi.
Oprojeto social nacional Sistema de Orquestras do Brasil (SOB) e Orquestra Filarmônica do Brasil (OFB), tem suas atividades no CEU Vila Rubi, no
O projeto é de inclusão, inovação e oportunidades, para crianças a partir de 8 anos de idade, adolescentes e adultos em geral, principalmente para atender as pessoas da periferia e quem
possa interessar. No entanto, o projeto ainda não recebe verbas públicas de incentivo à cultura, e para dar continuidade precisa de apoio de empreendedores sociais e busca parceria com futuros "Patronos". Qualquer pessoa pode ser patrono do projeto, seja pessoa física, jurídica ou outro segmento. Contato direto com o presidente do projeto, Abrahão Esteves 55 11 97565-1762. Veja sobre o projeto no YouTube orquestrafilarmonicadobrasilofb. Orquestra Filarmônica do Brasil OFB e TV WCA e WCA NEWS Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Contamos com qualquer ajuda
RECEBEMOS DOAÇÕES:
•Alimentos não perecíveis
•Roupas
•Calçados adulto e infantil
•Enxovais em bom estado
•Produtos de higiene
•Fraldas geriátricas
•Materiais de limpeza
•Cobertores
ESTAMOS NO BOAVISTA SHOPPING VENHA NOS VI SITAR
Boa v ista Shopping - Loja 1 2 2 - Piso B G ( EM FRENTE AO SONDA ) Rua: Borba Gato, 59 - Santo Amaro
Parceria:
•Brinquedos 11 97326-1845
Por
ACCIs e CECIs) podem se inscrever por meio de um formulário para receber o selo
Prefeitura lançou nesta segunda-feira (20) a Campanha CEI Amigo do Peito 2024, que tem o objetivo de incentivar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno
ano da campanha, quando 93 receberam o selo. Junto à campanha, é realizada uma pesquisa de monitoramento das ações em aleitamento materno voltada a todas as unidades com bebês e crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Para responder a
do Peito 2024 deverão prosseguir para a segunda parte do formulário e responder perguntas específicas sobre as ações desenvolvidas nos três eixos da Campanha: família, equipe e ambiente. Serão contempladas com o Selo 2024 as unidades que atende-
Crianças entre 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas e idosos dos municípios paulistas contemplados podem ser vacinados Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
ASecretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) recebeu e começou a distribuir mais de 519 mil unidades da vacina monovalente contra Covid-19 para imunização do público prioritário que abrange crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades.
As vacinas já começaram a ser distribuídas aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) regionais. Os GVEs disponibilizam os imunizantes aos seus municípios de abrangência, que definem as estratégias operacionais de vacinação. As doses estão sendo distribuídas de acordo com cronograma estabelecido para garantir a qualidade do imunizante, respeitando as boas práticas de transporte dos produtos que são sensíveis a variações de temperaturas.
Vale ressaltar que a adesão ao esquema vacinal permite a redução de casos graves e óbitos pela Covid-19, sobretudo com o surgimento de novas variantes do vírus. Visto isso, a composição das doses de reforço são atualizadas para ampliarem a proteção do sistema imunológico, induzindo respostas mais eficazes dos anticorpos contra as mutações altamente circulantes
Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Os Selos 2024 serão entregues no mês de agosto, período de celebração do “Agosto Dourado”
nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A campanha é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Alimentação
Escolar (CODAE). Em 2023, foram distribuídos 1.001 Selos CEI Amigo do Peito, contemplando 39% das Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (CEIs, CEMEIs, CECIs e CCIs). As Unidades Amigas do Peito vêm crescendo significativamente desde 2018, o primeiro
pesquisa e participar da Campanha CEI Amigo do Peito 2024 é necessário preencher o formulário online disponível até o dia 7 de junho. A primeira parte do formulário contempla informações dos seguintes indicadores: presença de mães amamentando, recebimento de leite materno para oferta ao bebê/ criança, interesse de familiares em manter o aleitamento, projetos de incentivo ao aleitamento materno e ambiente disponível para amamentação. As unidades que desejam conquistar o Selo CEI Amigo
rem no mínimo 50% dos critérios em cada eixo.
“A amamentação é um direito fundamental dos bebês e crianças para o desenvolvimento na primeira infância. Além da questão nutritiva, também fortalece a criação de vínculos com a mãe. Por isso, estamos sempre incentivando e promovendo ações para que os CEIs sejam ambientes acolhedores e que ajudem na conscientização dessa importância”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Dentre as ações estão a inauguração do Centro POT e vistoria a obras de contenção do Córrego Pedreira, entre outras
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Em sua 30ª edição, o programa Prefeitura Presente chegou bairro de Santo Amaro, na Zona Sul, na quinta-feira (23), onde o prefeito Ricardo Nunes passou o dia e percorreu a região para fazer vistorias, inaugurar equipamentos, conversar com moradores e entregar obras. Como de costume, em sua primeira agenda do dia o prefeito conversou com a imprensa local. Nosso repórter Victor Pontalti perguntou ao prefeito: hoje serão retomadas as obras do túnel de ligação da Avenida Cecília Lottenberg, nomeado Túnel Armando da Silva Prado, qual o prazo para a conclusão da obra?
“A obra começa hoje, e não é a licitação, já está tudo certinho para iniciar hoje mesmo, e o prazo de entrega é de 36 meses. É uma coisa de anos, estava parado [o processo], começou em 2012, e conseguimos desenrolar uma série de coisas que estavam travadas”, declarou o prefeito. Avenida Chucri Zaidan Iniciando as visitas aos equipamentos, Nunes vistoriou os serviços de prolongamento da Avenida Doutor Chucri Zaidan. O projeto inclui a construção do túnel sob a Avenida Cecília Lottenberg, entre a Praça Embaixador Cyro de Freitas e a Rua da Paz, que contará com 910 metros de extensão, em mão dupla, contemplando duas faixas por sentido, passeios laterais e saídas de emergência. No viário sobre o túnel, será implantado um corredor de ônibus central, uma faixa para veículos por sentido, calçada acessível, enterramento de redes de energia e de telecomunicações, retirada de postes de concreto e paisagismo. Foram investidos R$ 376 milhões com prazo de 36 meses para a execução. O melhoramento viário vai garantir funcionalidade, além de consolidar e expandir o eixo de desenvolvimento de importante centro empresarial da metrópole, formado pelas avenidas Nações Unidas, Berrini e Chucri Zaidan, desde a Avenida dos Bandeirantes, na altura da Ponte Ary Torres, até a Avenida Roque Petroni Junior, na altura da Ponte do Morumbi. Além dessa necessária melhoria na mobilidade urbana da área, Santo Amaro está recebendo outras intervenções, como manutenção e reforma de escolas, serviços de zeladoria, recuperação de galerias de águas pluviais de córregos. No total, a Prefeitura de São Paulo está investindo mais de R$ 500 milhões no bairro em ações como reforma de escolas, recuperação de pontes e viadutos, contenção de riscos. POT - Programa Operação Trabalho O segundo compromisso do prefeito foi a inauguração
do Centro POT - Programa Operação Trabalho, unidade Sul. Voltado à qualificação profissional e frentes de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o serviço tem capacidade para atender cerca de 2,3 mil pessoas por semana. No local são ofertados cursos de corte e costura, informática, gastronomia, beleza e atividades administrativas a fim de preparar os beneficiários para o mercado de trabalho. Com a unidade de Santo Amaro, a capital passa a contar oficialmente com 3 Centros POT, incluindo as regiões norte e central. Todas seguem o mesmo modelo de atendimento e oferecem qualificação profissional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já são mais de 11 mil certificados emitidos aos participantes, sendo que o beneficiário pode fazer mais de um curso durante a permanência no Programa Operação Trabalho, que é de até dois anos. As atividades ocorrem uma vez na semana, de acordo com a carga horária do projeto que pode variar entre 4 e 6 horas. A bolsa auxílio também segue a mesma regra, sendo R$ 988,34 (20 horas semanais) e R$ 1.482,60 (30 horas semanais).
Descomplica SP Na sequência, Ricardo Nunes inaugurou mais uma unidade do Descomplica SP, localizado dentro da Subprefeitura Santo Amaro, na Praça Floriano Peixoto. O local, o 23º da cidade, oferece serviços públicos, como apoio à empregabilidade, geração de renda e empreendedorismo. O equipamento terá 37 funcionários e trará mais agilidade ao munícipe, que pode renovar documentos, fazer o cadastro no CadÚnico e consultar a situação de outros benefícios, tirar a carteira de trabalho, o Bilhete Único do Idoso, entre outras ações. “Uma coisa que a gente preza muito é a qualidade, a satisfação dos usuários. O painel de atendimento desta unidade mostra 99,24% de satisfação por parte das 347 pessoas atendidas, que classificaram como ótimo o serviço prestado nesta unidade do Descomplica SP”, disse o prefeito.
Vistoria de obras Na parte da tarde, Nunes vistoriou as obras de recomposição e contenção da Margem do Córrego Pedreira, no Jardim Ubirajara. Os trabalhos foram iniciados em outubro de 2023 e finalizados em outubro deste ano. A Prefeitura está investindo R$ 38,7 milhões nas intervenções. A obra se estende por um trecho de 747 metros, e abrange cerca de 75 moradias. Os trabalhos consistem na contenção das margens do córrego, recuperação das redes de drenagem e recomposição dos trechos de pavimento danificados pela erosão. Logo após, aconteceu a entrega da segunda fase da obra de implantação do Parque Alto de Boa Vista. O investimento
total para a área verde ultrapassa R$ 5,3 milhões. Nesta nova etapa, foram implantados uma área contemplativa, caminhos, circuito lúdico, cachorródromo, mirante, trilhas e equipamentos de ginástica para a terceira idade, além de uma nova base de apoio aos funcionários e quiosque multiuso.
Biblioteca Belmonte
O prefeito também reinaugurou a Biblioteca Pública Municipal Belmonte, temática em Cultura Popular. A obra foi realizada com um investimento de mais de R$ 1 milhão para requalificação geral do espaço, incluindo acessibilidade, sistema de segurança contra incêndio. O espaço conserva e disponibiliza gratuitamente livros especializados em etnologia, religião, folclore, festas, lendas, artesanato, entre outros. Encerrando o dia na região, Ricardo Nunes, ao lado dos secretários municipais, participou do Encontro Prefeitura Presente no Centro Cultural João Dias, onde falou sobre os recursos aplicados em Santo Amaro em várias frentes e projetos futuros que impactam a região.
"Precisamos valorizar muito a nossa área cultural e essa biblioteca é mais uma referência para a nossa cidade, que teve agora todo este espaço reformulado para as pessoas poderem fazer as suas leituras, e também para quem trabalha aqui ter uma ambiente agradável para desenvolver as suas atividades", destacou o prefeito Ricardo Nunes.
A subprefeita Thamyris Nagell também discursou: “Até março, concluímos 43 projetos em Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande. Esses projetos incluem a limpeza e canalização de córregos, melhorias na drenagem e infraestrutura, um projeto hidrológico para travessia de córregos, reforma de ruas, e a revitalização de 25 praças e áreas de circulação. Destaco o Memorial 17 de Julho e o Centro das Tradições de Santo Amaro, que hoje nos honra com a presença da família Bruno, representada por José Carlos Bruno, na presidente do Cetrasa. Entre as melhorias, destacam-se a Praça Floriano Peixoto, Praça Tuney Arantes, Espaço Kids dedicado às atividades com crianças e adolescentes e a Praça Dina, entre muitos outros locais.”
“Tudo isso é fruto da dedicação de fazer de nossa cidade um lugar melhor para todos. Nosso líder nos inspira diariamente com o lema de acordar e se perguntar: ‘O que podemos fazer hoje para melhorar a vida das pessoas?’ É com esse lema que estamos construindo uma cidade mais próspera e acolhedora”, encerrou. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Programa poderá ser implementado
Paulo
de 320
Além disso, 18 cães passaram por cirurgia no hospital de campanha que a cidade de São Paulo montou em
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
compartilhar com os estudantes valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito.
Mdas escolas estaduais, municípios também poderão aderir à iniciativa do governo paulista
Com a aprovação do projeto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SeducSP) dará início à implantação do programa ainda neste ano em unidades com índices de rendimento escolar inferiores à média estadual, atrelados a índices de vulnerabilidade social e fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono). A expectativa é que de 50 a 100 escolas adotem o modelo no Estado. Para ser implantado, o programa Escola Cívico-Militar precisará passar pelo consentimento das comunidades escolares, que serão consideradas por meio de consultas públicas. Um aviso deverá ser publicado no Diário Oficial com pelo menos 15 dias de antecedência de cada consulta às comunidades escolares. O programa prevê que pais de alunos e professores sejam ouvidos para definir sobre a transformação da
instituição em escola cívico-militar com policiais militares da reserva atuando na disciplina e no civismo, sem impacto na parte pedagógica. As unidades educacionais do programa poderão ser implantadas em prédios escolares já existentes ou em novas, de forma gradual. Além das escolas estaduais, municípios também poderão aderir à iniciativa do governo paulista.
A implantação do novo modelo não exclui nenhum programa da Secretaria de Educação em andamento nas escolas. A proposta é complementar as ações pedagógicas da Seduc e visa
A Educação de SP será responsável pelo currículo das unidades cívico-militares e a formação de professores. Caberá à Secretaria da Segurança Pública a indicação dos policiais militares da reserva que atuarão como monitores nessas unidades de ensino, pelo desenvolvimento de atividades extracurriculares na modalidade cívico-militares, organização e segurança escolar.
A nova legislação prevê um processo seletivo dos policiais da reserva que atuarão no programa e o pagamento de seus salários por parte da Educação. Será ao menos um PM por escola. No caso de escolas municipais, a Segurança Pública colabora com as prefeituras e a seleção fica a critério das secretarias municipais.. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
ais de 320 pessoas e 290 animais ilhados pelas enchentes foram resgatados pelas equipes de ajuda humanitária enviadas pela Prefeitura de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Somente no hospital veterinário de campanha que a Prefeitura de São Paulo montou ao lado de um abrigo provisório em Canoas, 18 cachorros passaram por cirurgia, entre os 322 atendidos em consulta entre os dias 13 e 19 de maio.
O hospital veterinário de campanha foi montado ao lado de um abrigo provisório em Canoas, uma das cidades mais afetadas pela chuva, e já tem cerca de 2 mil pets aguardando seus tutores. Todos os pets terão um microchip implantado sob a pele para facilitar a identificação de seus tutores por meio de um site criado pela Prefeitura de São Paulo. Os animais serão vacinados e vermifugados por uma equipe de sete veterinários da Coordenadoria de Saúde e
de 150
Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Além deles, participam dois auxiliares administrativos e a coordenadora da Cosap, Analy Xavier. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
O Amor-Exigente (AE) é um extraordinário Programa de autocuidado e proteção social, que atua através de grupos de auto e mútua ajuda com metodologia eficiente, proporcionando preceitos para o equilíbrio familiar e qualidade de vida.
Ações do AE:
Ÿ Família – para pais que buscam apoio porque já têm problemas com os filhos; Prevenção – visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas; Sobriedade – destina-se às pessoas em busca de recuperação pelo uso de drogas;
Ÿ Amor-Exigentinho – prevenção destinada ao público infanto-juvenil; Cônjuges - para pessoas em relacionamentos com usuários de álcool e outras drogas;
Ÿ Sempre É Tempo – focado na qualidade de vida dos adultos da Maior Idade.
Os vereadores aprovaram a criação do Parque do Bixiga e o projeto que deu nome de Rita Lee a uma praça no Parque Ibirapuera
ACâmara Municipal de São Paulo aprovou na última semana (21/05), em primeira votação, a criação do Parque Municipal do Bixiga, na região central da cidade. A vereadora Janaína Lima (PP) trabalhou intensamente para tornar realidade o novo espaço no centro da cidade, por entender a necessidade de oferecer um novo espaço de lazer à população e para atender à demanda mais votada em consultas públicas, tornando realidade uma antiga demanda dos moradores da região. A proposta de criação do parque do Bixiga foi intensamente discutida em audiências públicas, com intensa participação popular. Como relatora
do Plano Plurianual, a principal peça do orçamento da cidade, a vereadora Janaína Lima apoiou a proposta e sugeriu que a prefeitura iniciasse o processo de criação do Parque. Para a vereadora Janaína Lima, a abertura de espaços de lazer na cidade de São Paulo é um investimento que atende a população, aumenta áreas verdes na cidade e torna a cidade mais humana. Ela lembra que a necessidade de implantação de novos parques na cidade se intensificou ainda mais com o advento da pandemia, que revelou a centralidade dos espaços verdes e de lazer para o bem-estar da população. “Precisamos avançar e incentivar a implementação dos parques, essenciais para manutenção dos ecossistemas
naturais integrados à vida urbana” disse a vereadora. Com a proposta de criação do Parque do Bixiga, a prefeitura propõe ampliar e requalificar os espaços públicos, as áreas verdes e permeáveis e a paisagem; proteger o patrimônio histórico, cultural e religioso e valorizar a memória, o sentimento de pertencimento à cidade e a diversidade e recuperar e reabilitar as áreas centrais da cidade. Na mesma sessão os vereadores aprovaram também um projeto de lei que dá o nome de Rita Lee a uma praça no Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. A cantora homenageada morreu em 09 de maio de 2023. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
O evento ainda criou 6 mil empregos diretos e indiretos e expectativa de impacto econômico de R$ 100 milhões
Por Redação
reportagem@gruposulnews.com.br
AVirada da Solidariedade bateu recorde de público neste ano, com 4,5 milhões de pessoas, 12,5% a mais do que em 2023, e ainda foi responsável pela arrecadação de 10 toneladas de donativos que serão enviados às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul.
Além disso, o número de passageiros que utilizaram os ônibus municipais neste domingo cresceu de 32% com relação à edição do ano passado, quando ainda não havia o Domingão Tarifa Zero. Neste dia 19 de maio, um total de 2,96 milhões de passageiros andaram de graça nos ônibus municipais em toda a cidade, enquanto em
2023 foram 2,25 milhões no domingo da Virada. A população contou também com 6.220 agentes de segurança, dos quais 2.800 policiais, 720 guardas-civis metropolitanos (GCMs), que utilizaram 274 viaturas, além de 2.700 seguranças privados, garantindo a tranquilidade do evento. Em solidariedade à população do Rio Grande do Sul, neste ano a Prefeitura de São transformou a Virada Cultural na Virada da Solidariedade, com tendas de coleta disponíveis em todas as 12 arenas de shows, em cada acesso de entrada. A contribuição foi voluntária e os participantes da Virada podiam doar alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene e de limpeza. Sob o lema “Unidos pela
Solidariedade: a Virada
Cultural de um só País”, o público teve à disposição mais de 600 atrações distribuídas por toda cidade. Ao todo, foram 12 arenas, com 22 palcos, e 76 espaços culturais com programação, entre casas de cultura, teatros, museus, bibliotecas, centros culturais e equipamentos de entidades parceiras como o SESC e Itaú Cultural.
Os itens foram recolhidos no fim do evento e levados para o Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A logística de distribuição está sendo acertada entre a Prefeitura de São Paulo e os municípios mais atingidos do Rio Grande do Sul.
Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Foto: Divulgação
É a primeira vez que um destino turístico fora do Nordeste lidera o ranking Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
cidade de São Paulo
Afoi o destino turístico nacional mais vendido em 2023, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), entidade que reúne as maiores empresas do setor. As operadoras são as responsáveis pela montagem dos pacotes turísticos que depois serão vendidos pelas agências de viagens.
Maceió e Porto Seguro fi-
caram em segundo; Porto de Galinhas e Recife em terceiro. Entre os principais motivadores das viagens para São Paulo estão os grandes eventos. Foram 1.286 em 2023, entre feiras, congressos e convenções, com 6,3 milhões de participantes e impacto econômico de R$ 9,3 bilhões, segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe). As grandes montagens de entretenimento também contribuíram para a atração de turistas. Os de maior impacto
foram os festivais Lollapalloza (em março) e The Town (setembro), com plateia somada de 800 mil pessoas. E entre os shows individuais, os destaques foram a banda inglesa Cold Play e a americana Taylor Swift: do público presente nos estádios do Morumbis e no Allianz Parque, respectivamente, 20% eram moradores de outras cidades e Estados Veja mais em: www.gruposulnews.com.br