
05 a 11 de julho de 2025


05 a 11 de julho de 2025
Uma coceira persistente nos olhos, dificuldades para ver o quadro na escola, sensibilidade à luz ou trocas frequentes de óculos: esses podem ser alguns dos principais sinais de que a criança pode ter ceratocone. Essa é uma condição que
deixa a córnea (a lente transparente do olho) mais fina e em formato de cone, com isso a visão vai ficando cada vez mais embaçada e distorcida.
Página 7
STF valida apreensão extrajudicial de bens e acelera recuperação de crédito no Brasil
Página 3
PF investigará ataque hacker a empresa que atende bancos
Página 3
No dia 9 de julho, é feriado no Estado de São Paulo, uma data para lembrar um dos episódios mais marcantes de sua história: a Revolução Constitucionalista de 1932. A celebração é conhecida como o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, é comemorada apenas em São Paulo, mesmo o estado tendo perdido militarmente a excursão que começou. O conflito eclodiu após a Revolução de 1930, que le -
vou Getúlio Vargas ao poder e rompeu a hegemonia da política do café com leite. Com a perda de espaço no cenário nacional, setores influentes de São Paulo, especialmente ligados ao poder econômico, se insurgiram exigindo uma nova Constituição e a retomada da autonomia estadual. Embora o discurso fosse constitucionalista, a base do movimento era, em muitos aspectos, interessada em restaurar
A dependência de outra pessoa pode ter diversas origens, e pode variar de acordo com a situação e contexto de cada pessoa. Alguns fatores que podem contribuir para a dependência emocional são: Traumas ou experiências difíceis na infância, como negligência, abuso ou abandono; Falta de amor próprio e autoestima baixa; Necessidade de segurança emocional, que pode levar à busca por um relacionamento que traga essa segurança; Dificuldade em lidar com a solidão ou o vazio emocional; Insegurança em lidar com as próprias emoções e necessidade de ajuda para regulá-las; Falta de habilidades sociais para se relacionar com outras pessoas de forma saudável. Esses são apenas alguns exemplos, e a dependência de outra pessoa pode ser influenciada por diversos outros fatores. Cada pessoa pode ter uma história e uma motivação diferente por trás da sua dependência. Reconheça que você tem um problema de dependência e que precisa de ajuda. Busque terapia para tratar o problema.
Identifique o que está causando a dependência e trabalhe para superar essas questões emocionais.
Invista em atividades que lhe tragam prazer e alegria. Faça novas amizades e se envolva em novos grupos sociais.
Busque aprender a ser feliz sozinho.
Reduza o contato com a pessoa que você tem dependência emocional.
Pratique a independência em pequenas coisas, como fazer compras sozinho. Aprenda a definir limites para si mesmo e para os outros.
Trabalhe na sua autoestima e autoconfiança. Identifique e mude padrões de pensamento negativos. Pratique a meditação ou outra técnica de relaxamento. Mantenha um diário para registrar seus sentimentos e pensamentos.
Procure ajuda de grupos de apoio.
Estabeleça metas realistas para si mesmo e trabalhe para alcançá-las.
Busque inspiração em histórias de outras pessoas que superaram a dependência emocional.
Pratique a gratidão e aprenda a valorizar as coisas boas na sua vida.
Seja gentil consigo mesmo e evite se criticar com frequência.
Aprenda a se perdoar por erros passados. Trabalhe para manter uma atitude positiva e otimista em relação ao futuro.
CESAR ROMÃO Palestrante - Escritor
antigos privilégios.
A guerra civil durou três meses e deixou milhares de mortos. São Paulo enfrentou o restante do país, mas foi derrotado militarmente. Ainda assim, a pressão contribuiu para a convocação de uma Assembleia Constituinte em 1933, e a nova Constituição foi promulgada no ano seguinte. A revolta, portanto, teve impactos reais, embora seus objetivos nem sempre estivessem alinhados com
ideais democráticos amplos. O dia 9 de julho convida à análise madura de nosso passado. Não se trata de glorificar um lado ou outro, mas de entender que a história é feita de contradições, interesses e disputas de narrativas. Celebrar a data deve ser também revisitar criticamente os mitos e refletir sobre o país que queremos construir — com mais justiça, pluralidade e compromisso com a verdade.
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Em 5 de junho de 1975, a Gazeta de Santo Amaro publicou a seguinte matéria de capa: “PRINCESA, PRIMEIRO MINISTRO, DELEGADA JUNTO À ONU, MODELO DE FAMA INTERNACIONAL E EXILADA POLÍTICA” {…]Idi Amin é o ditador de
Uganda, na Afríca. Mas, deixemos, um pouco, Idi Amin de lado e vamos falar, embora sem muitos detalhes, da princesa Elizabeth, de Toro, de Uganda. Ela foi a primeira ministra, mas a mulher que foi, por sinal, modelo de três das maiores agências internacionais, por sua beleza, por seu charme e por sua elegância.”
O Bom Prato Móvel Cidade Dutra está de novo endereço pelos próximos quatro meses. A mudança tem como objetivo ampliar o acesso ao serviço para moradores de áreas vulneráveis. Agora, o Bom Prato Móvel Cidade Dutra estará na Rua Esmenia Klaussner, 2Jardim Azano I, São Paulo - SP.
CONSEG
O CONSEG Santo Amaro convida para a reunião ordinária do mês de julho a ser realizada na próxima terça-feira (08), às 19h30, no Colégio Elvira Brandão, localizado na Rua Paulo Assunção, 97, Vila Cruzeiro. O encontro é uma oportunidade de discutir propostas de segurança para a região.
O curso Matrizes para estampas cortadas a laser, proporciona aos participantes aprendem os princípios básicos do software livre Inkscape, que é voltado para o corte a laser. A aula acontecerá no Sesc Santo Amaro, dia 13/07, às 10h30. Ingressos a partir de R$ 6. Inscrições no aplicativo Credencial Sesc SP.
O MASP oferece entrada gratuita para todos os públicos na quarta-feira, 9 de julho, feriado estadual da Revolução Constitucionalista. A iniciativa busca ampliar o acesso à exposição "A ecologia de Monet", em cartaz no museu. Os ingressos devem ser retirados no site do MASP.
Em virtude do feriado da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho informou a suspensão temporária de suas atividades na quarta-feira. A rede Cate estará fechada, retomando o serviço na quinta-feira (10), das 8h às 17h.
Neste mês de julho, o Shopping Ibirapuera terá programação especial de férias. Desde o dia 4, o shopping recebe o “Labirinto Muito Louco com a Turma da Mônica”, uma atração gratuita que funciona diariamente, das 13h às 19h, no piso Moema. Uma aventura repleta de surpresas e ilusões de ótica.
O CCBB Educativo – Arte e Cultura tem programação especial de férias e gratuita para toda a família. As ações terão como base a exposição Fullgás - Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil. O CCBB está localizado no centro histórico da cidade e a programação completa no site da instituição.
A oficina Extrações Vegetais introduz os participantes à magia dos aromas naturais, óleos, manteigas e extratos vegetais. Com práticas de sensibilização, será abordada a aromaterapia e como podemos utilizá-los para manter nossa saúde. Acontece na Sala Gaia do Sesc Interlagos, dia 12/07, às 10h. Gratuito.
Cooperativismo: um modelo centenário com propostas
O cooperativismo está presente no Brasil há mais de 130 anos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico em diferentes períodos e contextos. Ao longo do tempo, esse modelo ampliou o acesso a bens e serviços, fortaleceu economias locais e incentivou a inclusão social. Embora centenário, o cooperativismo segue absolutamente atual. Seus princípios, como a gestão democrática, a intercooperação e o interesse pela comunidade, estão alinhados aos valores dos consumidores, que buscam se relacionar cada vez mais com organizações que tenham propósito claro, atuação ética e compromisso com o desenvolvimento coletivo.
Ao olharmos para o presente, vemos que o cooperativismo continua em expansão, fortalecendo sua presença em diferentes setores da economia e demonstrando grande capacidade de adaptação. Um exemplo desse avanço pode ser observado no cooperativismo de crédito. De acordo com o mais recente “Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”, elaborado pelo Banco Central, o cooperativismo de crédito no Brasil manteve um ritmo de crescimento expressivo, consolidando-se como um dos segmentos
mais dinâmicos do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O número de associados às cooperativas de crédito cresceu 11,2% em 2023 conforme o relatório, totalizando 17,3 milhões de cooperados. No Sicredi, chegamos a mais de 9 milhões de associados neste ano de 2025, reforçando nossa relevância no fortalecimento do setor. Mas e quanto ao futuro do cooperativismo? Um estudo autoral conduzido pelo Sicredi em parceria com a consultoria de tendências e estratégia Futures Unit (Box1824) mapeou cenários futuros para o setor, conceito que recebeu o nome de Neocooperativismo. O estudo projeta tendências que devem marcar o futuro do setor. Entre elas estão a economia regenerativa, que propõe ir além da sustentabilidade, promovendo a recuperação do meio ambiente e a justiça social. Neste mês em que celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo, em 5 de julho, é especialmente relevante reforçar o papel transformador desse modelo. O cooperativismo, com seus princípios centenários, mostra-se não apenas atual, mas essencial para construir um futuro mais justo, sustentável e conectado. Nesse contexto, a cooperativa do futuro precisa ser cada vez mais sustentável, humana e digital.
FERNANDO DALL’AGNESE é Presidente do Conselho de Administração da SicrediPar.
A Lei Cidade Limpa em risco:
São Paulo não pode andar para trás. Depois de quase duas décadas de um esforço coletivo que transformou nossa paisagem urbana, surge a pergunta incômoda: por que desmontar o que deu certo?
A proposta de flexibilizar a Lei Cidade Limpa, aprovada em primeira votação pela Câmara Municipal de São Paulo, não representa modernização, mas sim, um grande retrocesso. Significa reabrir as portas para o caos visual que tanto nos custou superar. Permitir que até 70% dos espaços públicos e prédios históricos sejam tomados por propaganda não é inovação, pelo contrário, é desrespeito à memória urbana e ao bem-estar coletivo.
Desde 2006, quando a lei foi implementada pelo então prefeito Gilberto Kassab, foram retirados mais de 15 mil outdoors. A cidade, antes sufocada e poluída por anúncios de todos os tipos, começou a respirar novamente. Recuperamos a dignidade de nossas fachadas, monumentos e marcos históricos. E agora, querem desfazer tudo isso. Adverte-se, não se trata de ser contra o novo. Modernizar
não é apagar o passado ou abrir mão do que deve ser preservado, é integrar, com sabedoria, o que a tecnologia oferece com aquilo que precisa ser protegido. A justificativa de que painéis de LED trariam dinamismo à cidade não se sustenta. Basta olhar as marginais Pinheiros e Tietê para constatar que as concessões já feitas ali geraram conflitos e sobrecarregaram a fiscalização, que hoje dá conta de apenas 12% das denúncias.
A solução não está em destruir o que foi conquistado, mas em aprimorar. Se existem falhas, que sejam corrigidas com inteligência. E esse diálogo é urgente. As audiências públicas precisam acontecer, não para validar um projeto que já nasce equivocado, mas, para encontrar caminhos verdadeiramente sustentáveis. São Paulo merece um debate sério, transparente e responsável. Não podemos permitir que a paisagem urbana, que tanto nos esforçamos para recuperar, seja colocada à venda no balcão do marketing predatório. A cidade já sofre demais. Não é justo deixá-la refém do poder econômico e da indiferença.
Recursos de contas reserva de instituições no BC foram desviados
Por Redação
reportagem@gruposulnews.com.br
APolícia Federal (PF)
investigará um ataque hacker contra uma empresa que presta serviços de tecnologia para instituições financeiras. Os criminosos invadiram os sistemas da C&M Software e conseguiram desviar recursos depositados por bancos em contas reservas mantidas no Banco Central (BC).
credenciais vazadas de clientes da C&M, como login e senha, para acessar os sistemas da empresa de tecnologia.
As contas reservas abrangem os recursos depositados pelas instituições financeiras no Banco Central para cumprirem exigências legais de reservas na autoridade monetária.
“A C&M Software, prestadora de serviços de tecnologia para instituições provedo-
operações no ecossistema de pagamentos instantâneos, a empresa de tecnologia administra a troca de informações entre instituições brasileiras ligadas ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Embora o SPB inclua o ambiente do Pix, não há relatos de desvio de recursos nessa modalidade de transferências instantâneas. No entanto, por causa do desligamento da estrutura da C&M do sistema de pagamento, há relatos de que alguns bancos tiveram operações Pix suspensas por alguns instantes na manhã desta quarta.
Empresa
Em nota, a C&M Software informou ter sido “vítima direta” do ataque hacker, que incluiu o “uso indevido de credenciais de clientes” para tentar acessar de forma fraudulenta sistemas e serviços da empresa. “Por orientação jurídica e em respeito ao sigilo das apurações, a C&M não comentará detalhes do processo, mas reforça que todos os seus sistemas críticos seguem íntegros e operacionais e que as medidas pre-
Advogada avalia decisão como avanço, mas entidades entendem como comprometimento da defesa dos devedores
Por Redação
reportagem@gruposulnews.com.br
OSupremo Tribunal Federal (STF) validou por 10 votos a 1, no final de junho, dispositivos do Marco Legal das Garantias (Lei nº 14.711/2023) que autorizam a apreensão extrajudicial de bens dados como garantia, sem a necessidade de autorização judicial. A medida representa um divisor de águas na estrutura do crédito brasileiro, ao permitir que instituições financeiras, fundos de investimento, securitizadoras e factorin-
modernização das relações contratuais e no fomento ao crédito com menor risco jurídico.
“Antes da nova lei, mesmo com garantias formalizadas, era necessário judicializar o processo — com ações de busca e apreensão ou reintegração de posse, por exemplo. Agora, conseguimos atuar pela via extrajudicial, o que é um ganho imenso para a eficiência do sistema”, afirma Patrícia Maia, advogada especializada em litígios estratégicos e sócia-fundadora do Barbosa Maia Advogados. “Ao eliminar a obrigatorie-
norma foi questionada por entidades de classe, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), sob o argumento de que a execução extrajudicial poderia comprometer o direito de defesa dos devedores. No entanto, o STF entendeu que os procedimentos são formalizados, amparados por cartórios e notários públicos, e seguem rito regulamentado pela legislação civil, o que preserva os direitos constitucionais das partes envolvidas.
“Claro que ainda vamos acompanhar como essa mudança será implementada na
O PR vai de encontro com a Agenda 2030 que busca atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Encerrando o mês de junho ocorreu em São Paulo, 30, a oficialização da Frente Parlamentar do Cooperativismo.
A cerimônia aconteceu durante a 5.ª edição da Semana do Cooperativismo, cujo evento pela primeira vez fora da Câmara Municipal de São Paulo(CMSP) foi sediado na OCESP, Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, e reuniu parlamentares, cooperativas, representantes públicos e do setor privado. Criado pela Vereadora Sandra Santana (MDB) o Projeto de Resolução n.° 10/25 submete a Frente Parlamentar do Cooperativismo, e pretende apoiar o mercado sustentável, a distribuição de renda e fomentar a geração de empregos, além de combater a exclusão social.
O presidente da OCESP, Edivaldo Del Grande, agradeceu a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e acrescentou: “Todo esse movimento
aqui hoje é de força coletiva. É gente se unindo para crescer com melhoria de vida”, e cumprimentou os integrantes que compõem a Frente: Vereadores Marina Bragante (REDE) e Marcelo Messias (MDB). “Temos acompanhado a trilha de 30 Cooperativas, com orientação documental de regularização, prestando treinamento financeiro de precificação e também a valorização da mão de obra. Inclusive temos apoiado 16 delas com aluguel mensal pelo espaço que operam. Toda capacitação junto a OCESP tem sido baseada na sustentabilidade, proteção do meio ambiente e atenção às mudanças climáticas”, disse Rodrigo Goular, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Em discurso, o prefeito Ricardo Nunes recordou a queda no número de desempregados: “Estamos com o menor índice de desemprego da série histórica desde 2012, 5,8%. E isso é reflexo entre outras realizações do associativismo e cooperativismo que é fundamental na geração
de emprego e renda na cidade. Tive orgulho em 2018 ao aprovar a Lei do Programa SP Coopera, que coordena ações de incentivo aos trabalhadores. E sempre que eu puder, estando prefeito ou não, participarei de eventos em promoção ao setor”, e finalizou agradecendo a presença e apoio das instituições privadas Unimed, Uniodonto e Unicred. “Não dá pra falar sobre Cooperativismo sem falar da participação das mulheres, que exercem papel de liderança e sustentam suas famílias, além de gerar impacto social positivo. Apoiar o Cooperativismo especialmente nas periferias é fortalecer também a autonomia econômica e independência das mulheres”, comentou a vereadora Marina Bragante, que mais cedo em evento na CMSP lançou o Elo Ambientalista da Rede Sustentabilidade, para discutir e apresentar soluções diante da emergência climática. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Eventos acontecem durante todo o mês em diversos pontos da cidade e convidam o público a visitar parques e praças da capital paulista
arcado pelas férias escolares, o mês de julho é um momento perfeito para levar crianças e jovens conhecerem a cidade. Durante todo o período a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Econômico e Trabalho, realizará feiras de artesanato em todas as regiões da capital. Os eventos são parte do Mãos e Mentes Paulistanas, programa municipal de fomento, apoio e divulgação do trabalho artesanal realizado por empreendedores manuais da cidade. As ações ocorrem em praças, parques e centros comerciais de São Paulo, que se tornam um convite ao público para tomar as ruas, conhecer esses espaços e, também, apreciar e
consumir produtos artesanais. “As férias escolares são uma ótima oportunidade para explorar São Paulo e valorizar o trabalho artesanal local. As feiras do programa Mãos e Mentes Paulistanas transformam espaços públicos em polos de cultura, criatividade e empreendedorismo, onde toda a família pode conhecer a diversidade do artesanato paulistano e apoiar os saberes tradicionais da cidade. É também um momento de encontro, convivência e reconhecimento dos talentos que movimentam a economia criativa.”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart
Os visitantes terão a possibilidade de conferir a diversidade de produções presentes nas feiras, com técnicas diversas e grande variedade de produtos,
como peças de vestuário, acessórios, joias, bolsas, brinquedos, produtos pet, utensílios para casa e muito mais.
Na região central, as feiras acontecem no Parque Buenos Aires, na Praça Antônio Prado, Praça do Patriarca e Praça da Sé. Na zona leste, o público encontra o Mãos e Mentes
Paulistanas no Mercado
Municipal da Penha, Mercado Municipal de São Miguel
Paulista e Parque do Carmo. Serviço
Feira de Artesanato Parque
Severo Gomes
Data: 06 de julho de 2025
Horário: 10h às 16h
Local: Parque Severo
Gomes
Endereço: Rua Pires de Oliveira, 356 - Granja Julieta
Feira de Artesanato Parque
Cordeiro - Martin Luther King
Data: 13, 20 e 27 de julho de 2025
Horário: 10h às 17h
Local: Parque CordeiroMartin Luther King
Endereço: Rua Breves, 968 - Chácara Monte Alegre
Feira de Artesanato Nossa
Praça - Festival de Inverno
Data: 13 de julho de 2025
Horário: 11h às 19h
Local: Nossa Praça
Endereço: Av. Prof. Alceu Maynard Araújo, 650 - Vila Cruzeiro.
Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Empresa mantém os princípios da fundação cultivando relação duradoura com os clientes Foto: Divulgação
Equipe Deltha na celebração dos 25 anos da empresa Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
ra o início dos anos
E2000 quando o sonho da contadora Gibelcy Rodrigues foi tirado do papel e transformado em realidade, a fundação da Deltha Contabilidade, uma empresa que nasceu com o intuito de oferecer algo diferente do que era encontrado no mercado até então. Uma contabilidade íntegra e ética, com atendimento humanizado e total foco nas necessidades de cada cliente.
Desde então, já se foram 25 anos de história, com mais de 500 clientes atendidos e o comprometimento de ajudar empresas a crescerem e prosperarem com as contas em dia. E tudo isso aconteceu sem ficar parado no tempo, sempre andando junto com as novas tecnologias e oferecendo a novos e antigos parceiros o que há de mais
moderno na contabilidade.
“Ao longo desses 25 anos, a Deltha investiu continuamente em tecnologia, capacitação da equipe e atendimento humanizado, fortalecendo a confiança de seus parceiros. A proximidade com os clientes é um dos pilares da empresa. Aqui acreditamos na escuta ativa e na construção de relacionamentos duradouros”, explica Andréa Pistori, diretora operacional. Hoje, a empresa de contabilidade presta serviços nas áreas contábil, fiscal, podendo ser dos departamentos legal ou pessoal, e atendendo pessoas física e societária. Também há trabalhos de auditoria e consultoria, assim como assessoria contábil, tributária, trabalhista e financeira.
A Deltha ainda vai além e se destaca por seu modelo de atuação consultiva, que oferece análises, diagnósticos
e soluções sob medida. Isso permite que os clientes tenham uma visão clara e estratégica de seus negócios, promovendo planejamento tributário, redução de riscos e aumento da lucratividade. "Não basta apenas entregar as demonstrações contábeis. Nosso compromisso é ajudar o cliente a entender seus números e tomar decisões mais inteligentes",afirma Andréa. Mas não para por aí, a empresa, que agora está de sede nova, almeja crescer e continuar oferecendo a seus clientes o que há de melhor no mercado. “Queremos ser uma parceira estratégica na construção de negócios sólidos e prósperos, apoiando nossos clientes com conhecimento técnico, visão de futuro e paixão pela contabilidade”, finaliza a diretora. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Até 27 de julho, crianças e adolescentes poderão participar gratuitamente de atividades recreativas
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Durante o mês de julho, as férias escolares ganham um reforço importante na cidade de São Paulo: a nova edição do Agita + Férias, iniciativa da Prefeitura que transforma centros esportivos municipais em grandes arenas de lazer, esporte e cultura para crianças e adolescentes. De 4 a 28 de julho de 2025, sempre às sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h, a programação promete movimentar o recesso escolar com atividades gratuitas voltadas ao público de 0 a 17 anos. Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a ASA Esportes e Ação, o projeto será realizado em dez centros esportivos espalhados pelas cinco regiões da cidade: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. A proposta é democratizar o acesso ao lazer de qualidade, valorizando o espaço
público como ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento das crianças.
A programação inclui uma ampla variedade de atrações: brinquedos infláveis, oficinas de pintura facial, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, dança, gincanas esportivas, além de espaços temáticos para bebês e crianças pequenas. Um dos destaques é o Espaço Gourmet Kids, onde os pequenos podem participar de atividades lúdicas relacionadas à alimentação saudável. Brincadeiras tradicionais de rua, como amarelinha, corda e peteca, também fazem parte da agenda, resgatando elementos culturais da infância brasileira.
Todos os espaços contam com monitores capacitados, garantindo não apenas a segurança, mas também a inclusão de crianças com diferentes perfis e necessidades. O ambiente é pensado para estimular o convívio, o
trabalho em equipe, a criatividade e a autonomia, proporcionando experiências que vão além da diversão — são momentos de aprendizado e crescimento. O Agita + Férias é mais do que um evento — é uma política pública de inclusão, lazer e cidadania. Ao ocupar os espaços públicos com atividades positivas, a iniciativa contribui diretamente para a formação de uma infância mais ativa, saudável e feliz. E, para as famílias, representa uma oportunidade acessível de aproveitar as férias escolares sem precisar sair da cidade. Na Zona Sul, receberão o Agita + Férias os seguintes locais: C.E. Náutico Guarapiranga Av. dos Funcionários Públicos, 2501 - Jardim Horizonte Azul
C.E. Vila Santa Catarina
R. Rodes, 112 - Vila Santa Catarina. Veja mais em:
www.gruposulnews.com.br
Marca é conhecida por oferecer aos clientes produtos exclusivos e de alta qualidade
Fotos:
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Para os amantes do chocolate, a próxima segunda-feira (07) é uma data muito especial, o Dia do Chocolate. Essa iguaria tão apreciada no mundo todo já foi conhecida como o ouro negro e até mesmo simbolo de status da aristocracia europeia. Hoje, é algo mais diversificado e consumido no mundo todo, mas isso não quer dizer que tenha deixado de ser especial. E os moradores da Zona Sul da cidade sabem bem disso.
Na região industrial do bairro do Socorro, uma loja de fábrica, que à primeira vista pode parecer pequena, mas em uma volta mais detalhada pelo quarteirão se mostra imponente, está o centro de produção e distribuição da Ofner, a marca paulistana que se propõe a oferecer aos clientes produtos exclusivos, entre eles, chocolates finos, e gerar momentos de prazer e alegria em seus estabelecimentos.
Fundada há 73 anos pela imigrante húngara Ana Ofner, a marca começou com uma confeitaria e foi crescendo ao longo do tempo. Apesar de ter ficado conhecida pela produção de outros itens como as famosas coxinhas Ofner, o chocolate vem ajudando no crescimento das vendas. “Nessa última Páscoa, nós crescemos 37% em relação ao ano passado. Foi incrível. Nós tivemos quatro lançamentos fortes e todos se esgotaram uma semana antes de chegar a Páscoa”, conta Denilson Moraes, o presidente da Ofner.
A produção dos chocolates da empresa é diversificada. Tem os tradicionais, como os tabletes, bombons e pães de mel, mas também os doces de confeitaria que levam muito chocolate, como os mousses e as éclairs, e as receitas sazonais de páscoa e natal que fizeram a marca ser tão conhecida, além dos sorvetes e receitas especiais como os da coleção Dubai. “Essa linha Dubai é aquela presenteável, uma receita que o chocolate tem uma massa mais dura por fora e recheio de pistache. A caixa de apresentação e a decoração do doce também remete aos Emirados Árabes, com utilização das cores do país”, explica Denilson. A produção de salgados e confeitaria também faz com que a empresa cresça, mas o chocolate não é deixado de lado e os altos preços nos
últimos anos geraram preocupação. Outra questão é o futuro desse item, que pode ser prejudicado pelas mudanças climáticas, mas o presidente da Ofner diz acreditar em uma solução.
“Trabalhamos com uma receita exclusiva, inegociável em matéria de manutenção de qualidade, então com a crise do chocolate dos últimos meses, tivemos que diminuir a margem de lucro para não gerar aumentos para o consumidor. Sobre o futuro do chocolate eu acredito que é um produto tão emblemático, tão vencedor, tão importante para o mundo, para a cultura ocidental que alguma estratégia será tomada em matéria de abastecimento”, conta o presidente da marca.
Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Iniciativa valoriza o comércio local e promove networking entre empreendedores da região Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Na próxima quinta-feira (10), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realiza a Semana do Comerciante – Distrital Sul, um evento gratuito destinado a comerciantes, empreendedores e profissionais do setor varejista. O encontro acontece das 19h às 21h30, na sede da Distrital Sul, localizada na Av. Mário Lopes Leão, 406 – Santo Amaro, com estacionamento gratuito no local. A ação tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico regional, promover conexões entre empresários e fortalecer o papel do comércio como motor da economia local. A programação inclui momentos de integração entre os participantes, com foco em inovação, gestão e oportunidades de negócio.
Foto: Freepik
Os interessados devem se inscrever antecipadamente no site da instituição. O evento contará com registro fotográfico e gravação, que poderão ser utilizados em campanhas e materiais institucionais. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
A doença provoca um afinamento da córnea e pode levar à cegueira
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
U ma coceira persistente nos olhos, dificuldades para ver o quadro na escola, sensibilidade à luz ou trocas frequentes de óculos: esses podem ser alguns dos principais sinais de que a criança pode ter ceratocone. Embora menos comum, o público infantil também é acometido pela doença. “O que muita gente não sabe é que o ceratocone, geralmente, começa na adolescência ou até mesmo na infância”, explica a oftalmologista do Hospital CEMA, Renata Santos. O ceratocone é uma condição que deixa a córnea (a lente transparente do olho) mais fina e em formato de cone, com isso a visão vai ficando cada vez mais embaçada e distorcida. “Estima-se que, em média, 1 a cada 2 mil a 3 mil crianças possa desenvolver a doença. E o que é mais importante saber é que quanto mais cedo aparece, mais rápido pode progredir”, destaca a especialista. Em casos severos, pessoas com ceratocone podem necessitar de transplante de córnea. A médica esclarece que o ceratocone em crianças não é exatamente igual ao dos adultos. “Embora seja a mesma doença, nas crianças ele costuma ser mais agressivo e evoluir mais rápido do que
em adultos”, diz. Segundo ela, os primeiros sinais geralmente aparecem como dificuldade para enxergar de longe, visão embaçada e distorcida. “Muitas vezes os pais percebem que a criança aperta os olhos para tentar focar, ou mesmo com óculos continua reclamando da visão”, detalha. Entre os principais sinais de alerta, estão: Piora rápida da visão; Trocas frequentes de grau dos óculos; Reclamações de visão embaçada ou dupla; Dificuldade para ver o quadro na escola; Sensibilidade à luz; Coceira nos olhos (que agrava a doença). Crianças com alergias oculares, como rinite e conjuntivite alérgica, que coçam os olhos com frequência, têm
histórico de ceratocone na família ou algumas síndromes genéticas têm mais risco de desenvolver a doença. O tratamento do ceratocone vai depender da gravidade e da progressão da doença. “Por isso, é muito importante os pais ficarem atentos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de controlar a doença e evitar que a criança perca a visão no futuro”, afirma a oftalmologista. Casos leves podem ser tratados com lentes e uso de óculos, já os mais severos podem necessitar de cirurgias ou transplante de córnea. “A boa notícia é que hoje existem tratamentos que ajudam a estabilizar a doença e proteger a visão”, completa. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Data reforça a importância da cooperação como ferramenta de transformação econômica e social Foto: Divulgação
Sede da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR SP, em Palotina Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Neste 5 de julho, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data que vai além de uma homenagem. Ela é um convite à reflexão sobre a força da união e da ação coletiva para construir um futuro mais humano, próspero e sustentável. O cooperativismo nasce de um princípio simples, onde as pessoas, juntas, são mais fortes. Mais do que um modelo econômico, é uma filosofia de vida. É sobre olhar nos olhos, escutar com atenção, criar vínculos com simplicidade e construir confiança. É sobre transformar o “eu” em “nós” e construir pontes onde muitos ainda veem muros.
“Nós acreditamos que cooperar é um ato transformador. Ao escolher uma cooperativa, a pessoa não está apenas contratando um serviço, mas fazendo parte de um movimento. Está
cooperando com a sua cidade, com seus vizinhos, com o futuro. Crescer juntos, com propósito, é uma das forças mais bonitas do cooperativismo. É realmente ter com quem contar”, reflete Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. De acordo com o mais recente “Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”, elaborado pelo Banco Central, o cooperativismo de crédito no Brasil manteve um ritmo de crescimento expressivo, consolidando-se como um dos segmentos mais dinâmicos do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O número de associados às cooperativas de crédito cresceu 11,2% em 2023, totalizando 17,3 milhões de pessoas. No Sicredi, já são mais de 9,3 milhões de associados. Um estudo conduzido pelo Sicredi em parceria com a consultoria de tendências e estratégia Futures Unit (Box1824)
mapeou cenários futuros para o setor, conceito que recebeu o nome de Neocooperativismo. Entre as tendências que devem marcar o futuro do setor estão a economia regenerativa, que propõe ir além da sustentabilidade, promovendo a recuperação do meio ambiente e a justiça social; o neocoletivismo, que impulsiona a inclusão de grupos minorizados por meio da educação, empregabilidade e investimentos com propósito; e o conceito de fincare, que integra saúde financeira e bem-estar emocional como parte do cuidado integral das pessoas. Esses são exemplos práticos de que, em um cenário global tão desafiador, o cooperativismo se fortalece como um modelo comprometido com o bem comum, ético e resiliente. É com esse espírito que o Sicredi segue atuando: de pessoas e para pessoas. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Parques Estaduais Urbanos de São Paulo viram palco de aventura e conexão com a natureza nas férias de julho
De oficinas criativas a trilhas sensoriais e avistamento de fauna, a programação especial convida famílias a explorar a rica biodiversidade urbana
de crianças, jovens e famílias, aproveitando o período de férias escolares para fortalecer a conexão com a natureza e a conscientização ambiental.
Confira a programação na Zona Sul:
Parque Ecológico do Guarapiranga
Programação busca fortalecer o contato das crianças com a natureza
As férias de julho em São Paulo prometem dias repletos de atividades ao ar livre e muita aprendizagem nos Parques Estaduais Urbanos. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil)
preparou uma programação diversa e pensada para todas as idades, para que a população possa redescobrir a natureza nos centros urbanos, oferecendo experiências que vão desde o contato com a fauna silvestre até oficinas de artesanato ecológico. A programação diversificada busca estimular a participação
Caça Mandala (Gincana): 05/07, das 09h às 11h e 14h às 16h.
Trilha da Vida: 06/07, mesmos horários.
Aprendendo Sobre Ciência: 08/07.
Jogos Ecológicos: 12/07. Exposição “Serpentes”: 20/07.
Quiz do Mundo Animal: 23/07.
Ecobrinquedo: 30/07. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Com mais de 10 mil inscritos em seu primeiro mês, ORANGO lança agora novos cursos em áreas como turismo, tecnologia e sustentabilidade
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
OServiço Nacional de Aprendizagem
Comercial (Senac) anunciou a criação de novos cursos gratuitos, ampliando a sua mais nova plataforma de educação digital ORANGO. Agora são quase 70 cursos oferecidos, todos alinhados com as atuais demandas do mercado de trabalho. Lançado no fim de maio, o ORANGO já ultrapassou 10 mil inscritos, o que comprova o sucesso da iniciativa e reforça o compromisso do Senac de democratizar o acesso à educação profissional de qualidade.
Todos os cursos são curtos, interativos e voltados para diferentes perfis, sendo uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho e o aprimoramento profissional em setores em plena expansão no Brasil. Além disso, oferecem Certificado Senac, garantindo excelência e
reconhecimento. Entre os novos cursos on-line, destacam-se temáticas estratégicas como turismo e hospitalidade, empreendedorismo, tecnologia e inovação, marketing e sustentabilidade. Sobre os novos cursos do Orango: Aplicativos de Saúde e Bem-Estar: por onde começar?: ideal para quem busca desenvolver soluções digitais na área da saúde. Design Thinking: criando soluções novadoras com foco no usuário: a metodologia de Design Thinking é apresentada para que o aluno possa transformar desafios em oportunidades. Inovação e Criatividade no Mundo Digital: oferece um passo a passo para identificar oportunidades, aplicar o Design Thinking e desenvolver estratégias para startups e negócios digitais com propósito social. Planejamento Estratégico para Negócios Digitais: ensina a analisar o mercado, desenvolver um
plano de ação eficiente e aplicar técnicas de gestão para escalar startups com confiança e estratégia no ambiente digital.
Marketing de Produtos: posicione, lance e conquiste clientes: aborda a criação de marcas relevantes, o planejamento de lançamentos estratégicos e a construção de conexões duradouras com consumidores no ambiente digital, com foco em inteligência e propósito. Etiqueta Profissional: imagem que inspira credibilidade: ideal para quem busca se destacar no mercado. O curso desenvolve práticas de etiqueta, comunicação eficaz e postura profissional para fortalecer a marca pessoal e transmitir confiança e credibilidade. Cozinha Inteligente: Planejamento e Sustentabilidade: ensina a planejar refeições, reduzir desperdícios e adotar práticas sustentáveis na cozinha. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br
Processo Digital nº: 1066079-06.2021.8.26.0002
Exequente: Iglu Comercial e Importadora Ltda
Pelo presente edital, com prazo de 20 dias fica citado SERVEBEM COMERCIAL MAGAZINE LTDA CNPJ 29431387000112, que se acha em lugar incerto e desconhecido, para, no prazo de 3 (três) dias, pagar o principal atualizado de R$31.466,25 com juros, taxa judiciária e honorários advocatícios, sob pena de lhe ser penhorados tantos bens de sua propriedade quantos bastem para garantia da presente execução. A parte executada poderá oferecer embargos no prazo de 15 (quinze) dias, também contados do transcurso do prazo deste edita Em caso de revelia será nomeado curador especial.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Aos 05 (cinco) dias do mês de Julho do ano de 2025, a Diretoria do INSTITUTO CAIFAZES AÇÃO SOCIAL no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca todos(as) os(as) associados(as) e demais interessados(as) a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 20 de Julho de 2025 às 10h00, no endereço Avenida Lourenço Cabreira, nº 608, sala 04 – Bairro Jardim Ana Lúcia – São Paulo/SP, com a seguinte ordem do dia:
1. Alteração do quadro de dirigentes; 2. Leitura, discussão e aprovação de alterações no Estatuto Social da entidade;
3. Eleição e posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal;
4. Assuntos gerais relacionados à formalização das alterações estatutárias da entidade.
A participação de todos(as) é de fundamental importância para o bom andamento e a legalidade das decisões institucionais.
São Paulo/SP, 05 de Julho de 2025 José Euclides Tavares Presidente
Contamos com qualquer ajuda
RECEBEMOS DOAÇÕES:
•Alimentos não perecíveis
•Roupas •Calçados adulto e infantil
ESTAMOS NO BOAVISTA S HOPPING VE NHA NOS VISITAR
Boa v ista Shopping - Loja 12 2 - Piso B G ( E M FR EN T E A O SON DA ) Rua: Borba Gato, 59 - Santo Amaro 11 97326-1845
Parceria:
PUBLIQUE SUAS OFERTAS DE:
Ligue! EM NOSSOS CLASSIFICADOS!
Aug∴ Resp∴ Loj ∴ Simb∴ JOÃO NERY GUIMARÃES nº7007 F I L I A D A A O G O S P
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DA LOJA E ORADOR: ARLS JOÃO NERY GUIMARÃES 7007 SÃO PAULO SP CNPJ: 34.859.028/0001-09
De ordem do Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica João Nery Guimarães N 7007, estabelecida nesta Capital situada à Rua Iguatinga, 93 Santo Amaro CEP 04744-040 São Paulo SP e devidamente inscrita no CNPJ 34.859.028/0001-09 do Oriente de São Paulo pelo presente Edital ficam todos os Mestres Maçons devidamente qualificados e aptos ao poder de voto convocados para a Sessão Eleitoral à realizar-se em 25 de Maio de 2025 das 00:00 às 23:59 através de plataforma digital do GOSP- Grande Oriente de São Paulo para a Eleição de Cargo de Administração da Loja e Orador Somente terão direito ao voto Mestres Maçons, regulares, que tenham pelo menos 50% de comparecimento às Sessões realizadas pela Loja no período de 12 meses anteriores à realização e estejam quites com as obrigações financeiras.
São Paulo 10 de Abril de 2025 Rodrigo de Jesus Costa – Venerável Mestre / Presidente CIM 280.187
Vendo sobrado com 3 dormitórios, sala 2 ambientes, cozinha, quintal, 2 vagas
Vendo lindo sobrado em rua tranquila. 2 dorms + dep. empregada
Vendo sobrado impecável 2 dorms - Vago
Por Redação reportagem@gruposulnews.com.br
Muitas vezes despercebido por sua ‘simples’ função de conectar ambientes, o corredor tem potencial para ir além nos projetos residenciais. Para acrescentar vida, estilo e aplicabilidade, profissionais de arquitetura e design de interiores fazem dele muito mais atraente por meio da aplicação de cores, a inserção de móveis, quadros e outros objetos decorativos Todavia, é preciso evitar o excesso para que o espaço não fique sobrecarregado.
A arquiteta Isabella Nalon afirma que gosta de explorar composições que propiciem sensações, despertem curiosidade e que transmitam a identidade de quem habita o local. Cuidar da iluminação, tornar o percurso leve, fluido e surpreendente também é função do projeto de interiores de um espaço como o corredor na opinião do arquiteto Bruno Moraes. “O bom uso das cores é sempre bem-vindo em nossos projetos”, conta. Mas o corredor assume apenas a função decorativa?
A resposta é não: em planta compactas, ou em função das demandas distintas de cada projeto, o corredor pode agregar uma estrutura
de marcenaria – desde que exista uma largura adequada para a circulação –, que cumprirá atribuições como um armário extra para
acomodar roupas de cama e toalhas, por exemplo. Medidas e iluminação
A Isabella diz que a principal referência está na largura: entre 0,90 e 1 m os moradores transitam de forma agradável e ainda não correm o risco de bater nas paredes no transporte de algum item de médio ou grande porte. Sobre o comprimento, a atenção deve ser voltada para a iluminação. Segundo a Yamamura, explorar efeitos de luz tornam o corredor muito mais interessante e, por isso, as arandelas de fachos nas paredes,
balizadores de piso ou parede, fitas de led nos rodapés, spots no teto e lâmpadas inteligentes (que funcionam por voz ou aplicativo) são excelentes sugestões.
A nobreza da arte
Uma boa estratégia é designar a ideia de apreciação de arte, que pode acontecer por meio da seleção de telas e fotos em um gallery wall ou o acréscimo de itens decorativos que expressem memórias dos moradores ou que acompanhem o estilo do décor. Veja mais em: www.gruposulnews.com.br