Revista Líder 85 - Fevereiro 2021

Page 62

ESPECIALISTA RESPONDE /FONAUDIÓLOGA

PRIMEIRAS PALAVRAS Pais de primeira viagem sofrem com a dúvida: quando meu filho vai falar? A comparação com outras crianças acaba alimentando neuroses que às vezes podem ser desnecessárias. Mas é preciso também ficar atento a alguns sinais a partir de determinada idade.

Márcia Salomão fonoaudióloga, CFFa 9-0180-5 marciasalomao50@hotmail.com @marciasalomaofono Arquivo pessoal

Escaneie o QR Code para acessar o meu Instagram e obter mais informações.

O que fazer para desenvolver a fala? A partir de quantos anos as crianças iniciam a fala? Com 1 ano de idade já deve iniciar os primeiros passos e as primeiras palavras: mamã, papa, aba(água), dá, titi (titia), qué, etc

A partir de quando desconfiar de algum atraso? Com 1 ano e meio de idade, se ainda não falar palavras soltas como os exemplos do item anterior.

Geralmente, o que as crianças aprendem primeiro? Mamã e papa pelas repetições que escutam e por ver os movimentos dos lábios dos pais.

Qual profissional pode ajudar nesse início? O Fonoaudiólogo. Eu, particularmente, antes de trabalhar com a criança nesta idade prefiro orientar os pais, avós e babá como fazer para estimular a fala da criança. O feed-back é muito importante. Tudo que se fizer com a criança deve ser falado e corretamente. Nunca pedir para a criança repetir o correto. Neurologicamente não está pronta se fala muito pouco. Com o teste da “orelhinha”, obrigatório em todo o território nacional, já sabemos ao nascer, se a criança apresenta alguma probabilidade de perda auditiva que possa interferir no desenvolvimento da fala.

Vamos de exemplos? ɷVocê quer água? (a criança aponta ou balança a cabeça), a mamãe vai dar água para você, está aqui a sua água, meu amor; acabou de beber a água?; dá o copo para a mamãe. Sempre com muita calma e clareza.

62

Revista Líder

Além do mencionado anteriormente, deve-se estimular com objetos e figuras, fazendo o som dos objetos e animais (onomatopeias). O cachorro faz “au-au”, o carro faz “bibi”. Brincar sempre falando claramente e corretamente com a criança. Assistir televisão comentando o que está vendo, participando com ela desse momento. Levar ao supermercado, feiras livres, lugares em que haja estímulos visuais para a mãe ou o pai, enfim, quem estiver com a criança pode desenvolver momentos alegres, gratificantes e de aprendizado (após a pandemia).

Dicas! ɷA hora do banho é excelente para uma estimulação importante. "Vou lavar o seu pezinho, agora as perninhas" e assim por diante. Cantar músicas também é um maravilhoso aprendizado para a criança falar bem e sem atrasos.◊


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.