1 minute read

SAÚDE E NUTRIÇÃO

COMER E COMER E COMER

Jéssica Moraes

Advertisement

Nutricionista, CRN 7 9535

jessicamorarsnutri@gmail.com @jessicamoraesnutri Arquivo Pessoal

Escaneie o QR Code para acessar o meu Instagram e obter mais informações.

A gula se evidencia um dos pecados terrenos. O assunto na verdade, serve para chamar a atenção para a compulsão alimentar. Como vocês encaram essa relação fome, quantidade de comida e passar do ponto? Por trás da gula, podem estar fatores como emoção, genética, tratamento médico e vários outros. Antes de apontar o dedo, se informe! A compulsão alimentar precisa ser encarada com a ajuda de profissionais.

O QUE É A GULA

Gula é a vontade de querer comer de forma exagerada pelo simples fato de prazer ou se sentir bem, não necessariamente estando com fome, é somente o impulso de comer.

Quando a pessoa perde o controle, desencadeia o processo de gula, que está relacionado com estresse, frustrações e desconfortos emocionais de modo geral, que acabam remetendo a um comportamento de fuga, e uma fonte de satisfação que facilmente vem à mente é a comida.

COMO DIFERENCIAR FOME FISIOLÓGICA DA EMOCIONAL

A fome fisiológica se manifesta de forma gradual, acusa sinais como mudança de humor, dor de cabeça e faz a barriga roncar. Não tem especificação no alimento a ser ingerido, qualquer alimento satisfaz.

Já a fome emocional se manifesta de repente, é uma vontade urgente de comer, buscando conforto para os desconfortos emocionais, não apresentando sintomas fisiológicos. Os alimentos desejados geralmente são os doces e fast foods que acabam não causando saciedade e geram um sentimento de culpa.

COMO CONTROLAR A GULA

Planejar a alimentação, procurar observar quais são os possíveis gatilhos que levam a comer em excesso, se atentar para distinguir os tipos de fome, manter-se hidratado para não confundir fome e sede, não reprimir as emoções e posteriormente descontar na comida, evitar comer só por outras pessoas estarem comendo, obedecer o horário das refeições, alimentar-se em locais apropriados e tranquilos, mastigando bem os alimentos e desfrutando com atenção plena, levantar-se da mesa ao terminar a refeição e evitar ter por perto alimentos industrializados.

QUAL O PERIGO DA GULA

A gula pode acabar sendo um possível sintoma de transtorno alimentar como a bulimia, por isso é importante que o diagnóstico seja fechado com a ajuda de um psicólogo.◊