Revista Líder 85 - Fevereiro 2021

Page 1

RECEITA DA CASA APRENDA A FAZER CALDO DE COSTELA SUÍNA DEFUMADA À MODA PARAENSE

• TECNOLOGIA

FEVEREIRO 2021 • EDIÇÃO 85

DESCOMPLICADA JÁ OUVIU FALAR EM QRCODE?

Juju Teófilo Ela é descolada, espontânea e explode o fofurômetro da internet com sua simpatia

ACESSE A REVISTA DIGITAL PELO QR CODE




EXPEDIENTE

AO LEITOR

COORDENADORA DE MARKETING: Andreia Lamarão e Silene Simão ASSISTENTE DE MARKETING : Andreza Brito e Gisele Santos

Querido leitor, Querida leitora Duvido que esse rostinho lindo que estampa nossa capa ainda não tenha aparecido pelo seu celular seja em forma de figurinha, meme ou até mesmo em vídeo com mensagens fofas e que alegram a vida. Pois bem, caso ainda não, deixa a gente te apresentar Juju Teófilo, uma cearense que já conquistou a internet com sua interação engraçada, autêntica e cheia de personalidade. Fomos atrás desta mini influencer para saber mais detalhes sobre a família e, principalmente, como os pais estão controlando esse sucesso todo. As receitas estão irresistíveis. Na da Casa, aprenda a fazer um caldo de costela suína defumada, bom para dias chuvosos. Na do cliente, que tal um cuscuz diferenciado, digno da realeza? O Chef Roberto Neves ensina um ceviche de salmão com manga. E o pequeno Arthur Nunes vem com todo o seu talento mostrar como se faz um biscoito de fécula de batata. Entre as novidades para 2021, apresentamos três. Uma delas é uma editoria toda dedicada aos apaixonados por carne. A seção vai trazer dicas de carnes, cortes, temperos e muitos mais. A gente já começa te apresentando os tipos mais famosos da carne bovina. A segunda novidade é um espaço voltado todinho para o café. Quem não ama essa bebida? Boa demais, né? Por fim, um cantinho especial para quem busca entender melhor esse tal mundo tecnológico. Dá para descomplicar tudo isso? A resposta é CLARO! Continuamos com nossos médicos parceiros que chegam com conteúdos atuais de saúde, bem-estar, alimentação e paz de espírito. Nossos amados peludos têm seu espaço garantido. Nesta edição, vais conhecer uns pets metidos a surfistas, que tal? Está incrível! Obrigada por mais um mês juntos. Aproveite a leitura, siga firme que tudo vai dar certo e a vacina está chegando! Saúde, saúde e se cuide! Até a próxima, turma!

ASSISTENTE COMERCIAL: Roselle Oliveira, Helen Silva e Simoni Araujo FALE COM A GENTE A Revista Líder é feita para você, por isso queremos que comente, dê sugestões, tire dúvidas e diga que assuntos quer ver na Revista Líder. Se quiser participar da revista entre em contato com a gente! CONTATOS Fones: 40081419 | 40081381 E-mail: revistadolider@gmail.com  grupolideronline.com.br SIGA O LÍDER  /adegalider  @adegalider  /lidersupermercado  @supermercadoslider  /liderhomecenter RECEITA DA CASA APRENDA A FAZER CALDO DE COSTELA SUÍNA DEFUMADA À MODA PARAENSE

• TECNOLOGIA DESCOMPLICADA JÁ OUVIU FALAR EM QRCODE?

FEVEREIRO 2021 • EDIÇÃO 85

ACESSE A REVISTA DIGITAL PELO QR CODE

QUEM FEZ A CAPA

Juju Teófilo Ela é descolada, espontânea e explode o fofurômetro da internet com sua simpatia

FOTO: LIVIA PESSOA

EDITORA RESPONSÁVEL Christiane Araújo EDITORA CHEFE Bianca Teixeira - DRT/PA 2794 REPORTAGENS E REVISÃO Lorena Saraiva – DRT/PA 2987 FOTOGRAFIAS Hermes Junior PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Dheremi Vale ESTAGIÁRIO Ygor Fertunes DIAGRAMAÇÃO Tony Mattos IMPRESSÃO Gráfica Halley SIGA A VERSÁTIL    @editoraversatil Edição 85 - Ano VIII - Fevereiro 2021 Editora: Versátil Comunicação Razão Social: Christiane A. Santos CNPJ: 34.915.157/0001-69 Tv. Dom Romualdo de Seixas, 1698, sala 1601. Ed. Zion Business - Umarizal • Belém-Pará Cep: 66.055-200 • Fone: (91) 3248-3219

Distribuição: Gratuita Tiragem: 30.000 exemplares Validade das ofertas Líder de 05/02 a 28/02/2021 Todo conteúdo jornalístico, foto, texto e criação de identidade visual é de responsabilidade exclusiva da Editora Versátil.



COLABORADORES

Arthur Nunes Receita Mirim (p.16)

Beatriz Leite CREFITO 12: 240138-F Fisioterapeuta (p.60)

PARTICIPAĂ‡ĂƒO DO LEITOR NAS REDES SOCIAIS

Katia BrazĂŁo Meu lĂ­der o melhor o maior Socorro Fernandes Hoje a tarde vou fazer minhas compras e pegar a minha Eunice Moura Q bom jĂĄ estava esperando, vou pegar a minha. Lany Araujo JĂĄ vou esperar a minha aqui no LĂ­der Vila dos Cabanos. Maria De Lourdes Costa Rosal Vou pegar a minha no Lider de salinas

Hugo Bahia A revista estĂĄ linda, as fotos de BelĂŠm maravilhosas, parabĂŠns Socorro Bahia Amei a revista de janeiro. Osmarino Souza ParabĂŠns amigo ClĂĄudio Dias @diasclaudio02 estĂŁo tambĂŠm excelente seus trabalho!!

Wanda Torres Receita do cliente (p.18)

MĂĄrcia SalomĂŁo CFFa 9-0180-5 FonaudiĂłloga (p.62) Roberto Neves

NazarĂŠ Barros Kimura Meu suco preferido Silvia Correia Eu adoro Lourdes Costa Amo demontao Claudia Coqueiro SĂŁo frutas de muita qualidade mesmo.

Receita do chef (p.20)

Vera LĂşcia de Lima LĂ­der Cidade Nova Receita da casa (p.22)

JÊssica Moraes CRN 7 9535 Saúde e nutrição (p.28)

đ&#x;’“đ&#x;’œ

Dra. Elk Alcântara CRM/PA: 693 Infectologista (p.64)

Rafaela Verbicaro CAU:A57514-3 Quero reformar (p.70)

nainandes Receita da maravilha @aninhacgoncalvess batistalimarepresentante aarmandoalao

â?¤ đ&#x;˜‹đ&#x;˜‹đ&#x;˜‹ đ&#x;‘?đ&#x;‘?đ&#x;‘?đ&#x;‘? đ&#x;˜? đ&#x;?ˇđ&#x;?ˇ đ&#x;‘Œđ&#x;?ˇ

Lívia Mello Pontes CREFITO 16310 Espaço Zen (p.32)

Luana Braga Arquiteta Quero decorar (p.72)

julienne_seabra Amei ouzascamila Amooo! jantoniomaia_ Muito bom đ&#x;?ź lucaslola_ Excelente recomendo demais! pedrondenardin Produto de excelentĂ­ssima qualidade paula_daniela Vinhos em lata de Ăłtima qualidade! Super recomendo!

đ&#x;‘?đ&#x;‘?

đ&#x;‘?



ÍNDICE

RECEITA MIRIM B I S C O I T O D E F É C U L A D E B A TA TA

16

CAPA

ESPAÇO DO LEITOR

10 12

MINHA HISTÓRIA COM O LÍDER

14

GIRO LÍDER

SUPER FEIRA

24

ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA

26

ABACATE

O Q U E É A L I M E N TA Ç Ã O O R G Â N I C A?

28

EU GOSTO DE CAFÉ

30

ESPAÇO ZEN

32

MITOS E VERDADES

CONVIVER É PRECISO

VIAGEM

34

EMPÓRIO DA CARNE

36

MUNDO PET

38

DICA PET

40

JOGOS

42

BELEZA E COSMÉTICO

50

MERCADO DE TRABALHO

52

C O M O M O N TA R U M R O T E I R O D E V I A G E M ?

POR DENTRO DAS OPÇÕES

PETS SURFISTINHAS

PETS NA ÁGUA

HORA DA MANICURE

PROFISSÕES

MERCADO DE TRABALHO

DICAS

MERCADO DE TRABALHO P R O F I S S Õ E S E M A LTA E M 2 0 2 1

TECNOLOGIA DESCOMPLICADA SABE QUE É QR CODE? F I S I O T E R A P E U TA F O N A U D I Ó LO G A I N F E C T O LO G I S TA

SAÚDE E NUTRIÇÃO

COMER E COMER E COMER

44

54

56

RECEITA DO CLIENTE

18

RECEITA DO CHEF

20

RECEITA DA CASA

22

CUSCUZ DA REALEZA

58 60 62 64

HOME CENTER

CEVICHE DE SALMÃO COM MANGA

QUERO REFORMAR QUERO DECORAR E S T I LO 1001 UTILIDADES S U S T E N TÁ V E L HORA DE ORGANIZAR F LO R I C U LT U R A

70 72 74 76 78 80 82

CALDO DE COSTELA SUÍNA D E F U M A D A À M O D A PA R A E N S E



GIRO LÍDER

Enquete realizada no Líder Alcindo Cacela

Fotos: Hermes Júnior

EU SOU

EU SOU

1. Paulo Wanzeler Neves

2. Lucas da Silva Aires dos Santos

O QUE TE TRAZ NO LÍDER? “Eu sempre venho ao Líder fazer as compras, porque tem mais variedade de produtos, são de qualidade. Os produtos são bem diversificados, então a gente é atraído por essa variedade, além do preço também que a gente tem que levar em consideração”.

O QUE TE TRAZ NO LÍDER? “Primeiramente é a proximidade, porque eu moro aqui na outra rua. E também a grande possibilidade de produtos, modelos de produtos e assim vai variando e possibilitando que a gente tenha uma quantidade maior de diversidade de alimentos, de produtos, entre outros”.

1

2

3

4

EU SOU

3. Bruno Cezar O QUE TE TRAZ NO LÍDER? “O que me trouxe aqui foi questão de promoção. Tem muitas vantagens para a gente, o atendimento é ótimo e sempre me indicaram o Líder como referência aqui. Toda vez que eu venho em Belém, é o que a gente sempre vem é esse supermercado”.

10

Revista Líder

EU SOU

4. Leslie Borges O QUE TE TRAZ NO LÍDER? “Olha, primeiro é o conforto, o ar condicionado, os espaços maiores para gente poder circular. Depois a comodidade, porque onde a gente vai tem um Líder. Eu moro aqui próximo, saio da minha casa e já estou no Líder”.


EU SOU

5. Edvanilce Sousa Pinto O QUE TE TRAZ NO LÍDER? “Eu venho aqui no Líder praticamente todo dia por causa do meu trabalho. Fica aqui perto e necessidade também, eu que tenho que fazer a compra, por isso que eu venho. 5

EU SOU

6. Maria Aparecida Lucena da Silva O QUE TE TRAZ NO LÍDER? “Aqui, eu acho que, praticamente, a gente encontra tudo que a gente quer. Eu acho muito bom comprar aqui”. 6

7

8

EU SOU

7. Anireia Giani de Souza Barbosa O QUE TE TRAZ NO LÍDER? "É a questão da tradição mesmo. Eu cheguei a trabalhar no Magazan, do Líder na Doca e desde lá eu sempre, na verdade, eu sempre frequentei o Líder. É mais a questão da memória afetiva. Foi o meu segundo emprego, então eu tenho uma referência muito grande. A gente andou seis quarteirões para chegar aqui, a gente estava em outro local e eu falei ‘bora no Líder? (estava acompanhada do filho). A gente veio até aqui por causa da qualidade, porque a gente sabe que a qualidade dos produtos são excelentes, os preços são muito bons mesmo”.

EU SOU

8. Thielle Marques Barbosa O QUE TE TRAZ NO LÍDER? “Eu venho ao Líder da Alcindo Cacela, porque eu moro bem próximo e aqui tem tudo o que eu procuro. Então a comodidade e tudo me traz aqui”.

Edição 85

11


ESPAÇO DO LEITOR

HABITANDO NO CORAÇÃO Por: Araceli Faial, terapeuta holística E-mail: aracelifaial01@gmail.com Foto: Arquivo pessoal

Estamos vivendo um tempo inusitado. A humanidade, hoje, está exposta a diversos transtornos e de diversas ordens. Muito se fala em avanço tecnológico, explosões solares, causando interferências na vida e nos humores. Fala-se em evolução da humanidade e ao mesmo tempo em estresse, depressão, câncer, covid-19, controle, guerra biológica, males do novo século amedrontando, criando caos, mas o caos é o prenúncio de um desenvolvimento. De quantos ângulos de nossa existência brota o sofrimento? Falamos em dores emocionais, físicas, psicológicas, econômicas, energéticas, espirituais e, apesar de querermos nos mover em direção ao crescimento, comparamo-nos a seres pequenos, assustados, desamparados, perdidos diante da "impressão"de nossa própria impotência para romper o ciclo de dor. Diante de sua concretude voltamos a ser assaltados por nossos antigos fantasmas: raiva irracional, pânico, dores, perdas, doenças. Para algumas pessoas até Deus parece "morto ou desaparecido", porém em um nível mais profundo, o inimigo somos nós.

12

Revista Líder

Existe uma "unidade" física, mental e emocional que a criança não separou, assim a "unidade" quer ressaltar a necessidade do ser humano ser visto como uma "unidade integrada". Não aceitamos o separatismo, pois é, justamente essa mentalidade uma das causadoras do sofrimento humano. Ao nos separarmos de nossa origem divina, como filhos de Deus, nos separamos de nossa irmã natureza, de nossa família, desmembramos nosso corpo e isolamos seus órgãos, desvinculando-os do todo; e assim fomos tornando-nos cada vez mais estranhos a nós mesmos, desconhecendo nossa essência.

Para nos assenhorarmos de nossa "unicidade" devemos: conhecer, sentir, perceber nosso ser essencial, nosso corpo e suas interações com o meio, sentir nossa mente, emoções e pensamentos. Por isso, as crianças são a mensagem concreta do Eterno, demonstrando a unidade e unicidade, que na maioria das vezes não podemos conservar. São o símbolo da esperança. Parece haver uma concordância generalizada que a forma mantenedora da vida é o "amor, que daí nascem os pensamentos, sentimentos e principalmente "ações" transformadoras, criadoras de uma nova existência".◊


Edição 85

13


MINHA HISTÓRIA COM O LÍDER

UM VÍCIO CHAMADO LÍDER PRAÇA BRASIL Personagem dessa história: Marcel Bittencourt, advogado, frequentador do Líder Praça Brasil

Há quanto tempo frequentas o Líder? Frequento o Líder a muito tempo. Desde criança. Até tenho umas recordações na lanchonete que tinha no Líder/Magazan da Doca, o “Nhac Nhac”, salve engano. O que a unidade Praça Brasil tem e que não desgrudas? Talvez seja um dos Líderes mais completo. Possui a variedade do supermercado, floricultura, ótica, lavanderia, sushi, o home center e farmácia.

14

Revista Líder

A maior vantagem é que todos esses serviços acompanham o horário do supermercado, sendo o grande diferencial em relação aos demais supermercados e até mesmo a loja de ferragens e floricultura. Acredito que em Belém, seja o mais completo. O que te faz querer sempre ir ao Líder? A comodidade dos serviços, a qualidade dos produtos e a facilidade de estacionamento e horários de funcionamento.


Edição 85

15


RECEITA MIRIM

16

Revista Líder

 Hermes Júnior


BISCOITO DE FÉCULA DE BATATA Da família do Arthur Nunes para a sua. O menino de 9 anos topou dividir com a gente essa receita que é marca registrada e já virou tradição. Fácil, saborosa e rápida. Quebra um galho bacana na hora de fazer um lanche para a garotada em casa. Experimenta!

20 minutos

80 biscoitos

INGREDIENTES ɷ 200 gramas de fécula de batata ɷ 200 gramas de farinha de trigo ɷ 200 gramas de manteiga ɷ 150 gramas de açúcar

MODO DE PREPARO • Misturar tudo e amassar bem. • Separar em pequenas bolinhas (pode aproveitar pra fazer uma marquinha com o garfo) • Assar em forno médio. • Retirar quando a base começar a ficar dourada

Esse é o tipo de lanche que cai muito bem com um cafezinho #ficaadica

Edição 85

17


RECEITA DO CLIENTE

18

Revista Líder

 Hermes Júnior


CUSCUZ DA REALEZA O cuscuz faz parte do cardápio de muitas famílias. No café da manhã ou no lanche da tarde, com um cafezinho sempre cai bem. Wanda Torres não nega o quanto é apaixonada pela iguaria, tanto que já criou várias adaptações daquele que é um dos seus pratos favoritos. Fomos atrás dela para aprender uma dessas receitas. Dividimos com você agora.

40 minutos

2 unidades

INGREDIENTES ɷ ɷ ɷ ɷ

200g de farinha de milho flocada (flocão ) 100 ml de água em temperatura ambiente 3 g de sal 10 g de manteiga

PARA O RECHEIO ɷ 500 g de charque dessalgado, cozido, desfiado e temperado a gosto ɷ 100 g de requeijão ɷ 200 g de queijo coalho ralado ɷ 200 g de queijo mussarela ɷ 2 dentes de alho ralado ɷ 1 cebola média ralada ɷ 1 pimentão vermelho picado ɷ 1 pimentão verde picado ɷ pimentinha verde picada a gosto ɷ pimenta do reino a gosto ɷ cheiro verde picado a gosto ɷ 2 ovos cozidos e fatiados ɷ azeite ou manteiga de garrafa 50 ml

MODO DE PREPARO Para fazer o recheio Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cebola ralada e deixe dourar levemente. Adicione o charque desfiado e os demais temperos e refogue bem. Reserve. Para montar o cuscuz: Em uma vasilha (bowl), disponha o flocão de milho. Tempere com o sal e adicione a água aos poucos para hidratar. Reserve por 10 minutos. Disponha uma porção do flocão na cuscuzeira untada com manteiga. Adicione o recheio e pressione levemente, cubra com requeijão, fatias de queijo mussarela, ovos e queijo coalho ralado. Finalize com mais flocão. Pressione levemente até que os flocos estejam uniformes, tampe, adicione água quente na parte inferior da cuscuzeira e leve ao fogo médio por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo, retire a tampa e espalhe a manteiga. Desenforme o cuscuz em um prato e decore a gosto e sirva quentinho.

Edição 85

19


RECEITA DO CHEF

20

Revista Líder

 Hermes Júnior


CEVICHE DE SALMÃO COM MANGA Das telas do Mestre do Sabor (programa exibido pela Rede Globo) para as páginas da Revista Líder. O chef Roberto Neves vai nos ensinar a fazer uma receita que mistura a tradição da culinária peruana com a paraense.

30 minutos

2 unidades

INGREDIENTES ɷ 200g de lombo de salmão ɷ 1 manga pequena (cerca de 150g) ɷ 40g de cebola roxa (metade de uma cebola média) ɷ 20g de tomate sem sementes (1 tomate pequeno) ɷ 5g de malagueta vermelha (1 unidade) ɷ 8g de cheiro verde ɷ 8g de salsa ɷ 25g de sumo de lima (sumo de 2 unidades) ɷ Sal a gosto ɷ 4 colheres de sopa de leite de coco ɷ 3 colheres de azeite de salsa ɷ Gergelim a gosto

TAPIOCA SUFLADA. ɷ 100g de sagu ɷ 400ml de água

MODO DE PREPARO Cortar o salmão em cubos com cerca de 1cm. Reservar e colocar no frigorífico enquanto prepara-se os outros ingredientes. Cortar a manga em cubos menores. Os demais ingredientes, cebola, tomate, malagueta e cheiro verde, cebolinha, devem ser cortados e picados finamente. Junte todos os ingredientes e, por último, tempere com o suco de limão, sal, pimenta dedo de moça, leite de coco e finalize com gergelim a gosto. Deixe refrigerar por cerca de 20 minutos e sirva

TAPIOCA SUFLADA. Hidrate as bolinhas de sagu na água por 30 minutos, depois coloque em uma panela para cozinhar até que as bolinhas fiquem translúcidas. Em seguida, escorra com uma peneira para tirar o excesso da goma, lave em água corrente para ajudar na retirada da goma. Após esse processo, espalhe em um tapete de silicone e leve ao forno para desidratar por cerca de 45 minutos a 1h. Deixe esfriar. Por fim, frite por imersão em óleo quente a 170ºc. A tapioca irá suflar semelhante a um biscoito crocante. Sirva como acompanhamento do ceviche. Edição 85

21


RECEITA DA CASA

22

Revista Líder

 Hermes Júnior


CALDO DE COSTELA SUÍNA DEFUMADA À MODA PARAENSE Esse período de chuva e de temperaturas mais agradáveis pede um caldinho, né? Comida leve, saborosa e que esquenta a barriga e a alma. A receita vem do Líder Cidade Nova e quem assina é a cozinheira chef Vera Lúcia Alcântara de Lima.

1 hora

8 porções

INGREDIENTES ɷ 1 kg de batata para o purê ɷ 1 kg de costelinha de porco defumada ɷ 100g de bacon ɷ 2 cebolas médias picadas ɷ 3 dentes de alho amassados ɷ 2 tomates picados sem pele ɷ 1 maço de cebolinha verde ɷ 2 pimentinhas verdes picadas ɷ Cheiro Verde a gosto ɷ Pimenta do Reino e sal a gosto. ɷ 2 a 3 litros de tucupi. ɷ 05 maços de jambu

MODO DE PREPARO Ferver as batatas em uma panela com água e sal, depois de cozidas passar pela peneira, misturar bacon e as costelinhas já refogados com alho, cebola, tomate, pimentinha verde, cheiro verde e acrescentar o jambu cozido ao tucupi já temperado ao caldo até ficar encorpado. Depois de pronto salpicar a cebolinha picada.

Edição 85

23


SUPER FEIRA

ABACATE

Conhecido por fazer parte da vitamina da criançada e do lanche da tarde, o abacate é uma fruta rica em fibras, vitaminas A, E e C e cálcio e potássio. Ele é um ótimo aliado na dieta. Vem conhecer mais sobre seus benefícios.

Na composição do Abacate é possível encontrar fósforo, zinco, ferro, cobre, vitaminas C, E e A, lipídios e muitos outros nutrientes e é considerado uma fruta calórica, por isso seu consumo requer moderação.

A fruta também é uma ó t i m a p a rce i ra p a ra melhorar o rendimento do seu treino: se consumido antes da atividade física ajuda na hipertrofia muscular proporcionando energia e ajuda no combate às cãibras. Se você está buscando uma alimentação saudável é importante incluir a fruta na sua dieta alimentar. O abacate auxilia no emagrecimento, pois tem alta concentração de fibras ajudando no funcionamento do intestino e dando a sensação de saciedade, além de conter ômega, fundamental no equilíbrio do organismo.

24

Revista Líder


O controle do colesterol e triglicerídeos faz parte de algumas das vantagens do consumo do abacate. Ele realiza esta função a partir da alta presença de ácidos graxos monoinsaturados. E os seus antioxidantes estimulam a renovação das células cerebrais ajudando no funcionamento e melhoria da memória. O abacate também apresenta benefícios para as grávidas. A ingestão da fruta durante a gestação fortalece o sistema imunológico e melhora a função cognitiva do bebê.

Você sabia? Cerca de 80% da composição do

Pudim de Abacate fácil e prático

abacate é formada por gorduras. Apesar de gordurosa, a maior parte da gordura é monoinsaturada, ou seja, a gordura considerada boa, que está ligada a redução de LDL (colesterol ruim).

80% de gordura monoinsaturada

INGREDIENTES: ɷ 1 envelope de gelatina em pó sem sabor ɷ 4 colheres (sopa) de água ɷ 1 caixa de gelatina em pó sabor limão ɷ 1 xícara (chá) de água fervente ɷ 1 /3 de xícara (chá) de suco de limão ɷ Polpa de 1 abacate maduro ɷ 2 xícaras (chá) de açúcar ɷ Chantilly pronto e pedaços de abacate para decorar

MODO DE PREPARO: Hidrate a gelatina sem sabor na água e dissolva em banho-maria. Bata no liquidificador junto com a gelatina de limão dissolvida na água fervente, o suco de limão, o abacate e o açúcar até ficar homogêneo. Despeje em uma forma decorada média, umedecida com água, e leve à geladeira por 4 horas. Retire, desenforme e decore com chantilly pronto e pedaços de abacate. Sirva em seguida.◊ Fonte: terra.com.br. Foto da receita: Guia da cozinha.

Edição 85

25


ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA

O QUE É ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA? A partir desta edição apresentamos uma novidade para vocês, queridos leitores. A seção Vitaminado passou por uma repaginada e a partir deste mês vamos conversar sobre alimentação orgânica e tudo que envolve esse tema. Você sabe o que são alimentos orgânicos? E quais os seus benefícios? Vem com a gente conhecer mais.

Os alimentos orgânicos são identificados por uma produção sem o uso de agrotóxicos, substâncias sintéticas e de adubos químicos que prejudicam o meio ambiente. O consumo desses tipos de alimentos torna a dieta mais saudável, além de contribuir com o meio ambiente. Mas por quê consumí-los? Eles são mais saborosos pela ausência dos produtos e agrotóxicos no seu cultivo. Você percebe a diferença na prática, ou seja, consumindo. Por exemplo: há uma diferença na ingestão de frangos que são criados com altas doses de hormônios e galinhas caipiras. A priori pode -se não perceber essa diferença, mas o organismo sente e responde à altura. A ingestão de produtos orgânicos ajuda a manter sua saúde em ordem, pois você estará livre de possíveis doenças acometidas pelo consumo de produtos não orgânicos. Além de prevenir seu corpo da ingestão de algumas toxinas presentes nesses alimentos. A opção por esse tipo de alimentação também beneficia outras áreas como o meio ambiente, permitindo a preservação do solo, e a econômica, pois alguns dos produtos orgânicos são produzidos pelos pequenos produtores e o consumo movimenta a economia.

26

Revista Líder

Hoje em dia incluir a alimentação no cardápio já é mais viável financeiramente, pois muitas redes de supermercados já possuem esses itens com preços acessíveis. Uma dica importante é você preparar suas próprias refeições e investir em uma horta em casa, caso seja possível.


HORTA EM CASA: lojas de plantas, supermercados e lojas especializadas vendem sementes e vários itens para te ajudar a construir sua horta em casa. Essa iniciativa ajuda a começar a sua alimentação saudável e orgânica, além de proporcionar uma proximidade em todo o processo: desde a colheita até a preparação. A sugestão é que você comece com manjericão, hortelã, salsinha ou o que for da sua preferência e rotina alimentar. NA HORA DO PREPARO: Para manter uma alimentação saudável e orgânica é indicado que você dê preferência aos produtos in natura. E opte por se alimentar em casa, onde você pode escolher o que comer. Mas caso a sua rotina seja corrida, a sugestão é preparar marmitinhas para a semana sempre selecionando os produtos livres de agrotóxicos e não industrializados.◊

Edição 85

27


SAÚDE E NUTRIÇÃO

Jéssica Moraes Nutricionista, CRN 7 9535

COMER E COMER E COMER

A gula se evidencia um dos pecados terrenos. O assunto na verdade, serve para chamar a atenção para a compulsão alimentar. Como vocês encaram essa relação fome, quantidade de comida e passar do ponto? Por trás da gula, podem estar fatores como emoção, genética, tratamento médico e vários outros. Antes de apontar o dedo, se informe! A compulsão alimentar precisa ser encarada com a ajuda de profissionais.

28

Revista Líder

jessicamorarsnutri@gmail.com @jessicamoraesnutri Arquivo Pessoal

Escaneie o QR Code para acessar o meu Instagram e obter mais informações.


O QUE É A GULA Gula é a vontade de querer comer de forma exagerada pelo simples fato de prazer ou se sentir bem, não necessariamente estando com fome, é somente o impulso de comer. Quando a pessoa perde o controle, desencadeia o processo de gula, que está relacionado com estresse, frustrações e desconfortos emocionais de modo geral, que acabam remetendo a um comportamento de fuga, e uma fonte de satisfação que facilmente vem à mente é a comida. COMO DIFERENCIAR FOME FISIOLÓGICA DA EMOCIONAL A fome fisiológica se manifesta de forma gradual, acusa sinais como mudança de humor, dor de cabeça e faz a barriga roncar. Não tem especificação no alimento a ser ingerido, qualquer alimento satisfaz.

Já a fome emocional se manifesta de repente, é uma vontade urgente de comer, buscando conforto para os desconfortos emocionais, não apresentando sintomas fisiológicos. Os alimentos desejados geralmente são os doces e fast foods que acabam não causando saciedade e geram um sentimento de culpa. COMO CONTROLAR A GULA Planejar a alimentação, procurar observar quais são os possíveis gatilhos que levam a comer em excesso, se atentar para distinguir os tipos de fome, manter-se hidratado para não confundir fome e sede, não reprimir as emoções e posteriormente descontar na comida, evitar comer só por outras pessoas estarem comendo, obedecer o horário das refeições, alimentar-se em locais apropriados e tranquilos, mastigando bem os alimentos e desfrutando com atenção plena, levantar-se da mesa ao terminar a refeição e evitar ter por perto alimentos industrializados. QUAL O PERIGO DA GULA A gula pode acabar sendo um possível sintoma de transtorno alimentar como a bulimia, por isso é importante que o diagnóstico seja fechado com a ajuda de um psicólogo.◊

Edição 85

29


EU GOSTO DE CAFÉ

MITOS E VERDADES Tem aquelas horas que, realmente, só café "na causa". Mais do que um símbolo forte gastronômico, ele é, em muitos momentos, um companheiro, um conforto ou um motivador. Pensando nisso, a partir desta edição, apresentamos para vocês esta seção especial sobre café. Por: Bianca Teixeira • Fonte: Maíra Teixeira, barista e torrefadora de café • Illustração: Dheremi Vale

VOCÊ SABIA? O gosto pela bebida é quase unanimidade entre os nossos, como aponta pesquisa da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) que mostra que ela é figurinha carimbada nas mesas de 98% das casas brasileiras. Quer mais? Somos o maior exportador do produto e responsável por, aproximadamente, um terço da produção mundial. Não é pouca coisa, não é mesmo?

MITOS E VERDADES - Escreve-se café "Espresso" e não "Expresso". VERDADE. Sim, o correto é com S. O motivo é que respeita-se a origem do nome da bebida, que é italiana.

- A torra do café influencia nos aromas e sabores. VERDADE. É preciso entender que o café também pode ser apreciado assim como o vinho e a cerveja. E pode ter diferentes tipos de aromas e sabores. O café proporciona uma experiência sensorial. O torrefador é o profissional capacitado para torrar café e desenvolver perfis de torras diferentes para o café verde (cru). É ele quem decide qual grau de torra é o ideal para o café escolhido. Lembrando também que o café cru, assim como a uva do vinho, traz em si características do próprio local onde foi plantado, microclima do local e processamento pós-colheita. Isso faz com que o torrefador já tenha algumas informações importantes na hora do estudo de torra, trazendo ainda mais precisão.

30

Revista Líder


CURIOSIDADES

01

- A torra clara, por exemplo, traz ao café uma complexidade sensorial interessante, com mais acidez e notas aromáticas florais e frutadas. É uma bebida mais suave no paladar, mas muito complexa no aroma. Agradável e sempre surpreendente.

02

- A torra de cor média é a preferida dos brasileiros, trazendo uma alta doçura, um pouco mais da intensidade do caramelo e chocolate. Geralmente uma bebida que o público em geral mais se identifica, boa para se tomar no dia a dia.

- Café faz mal para a saúde. MITO. Se não ingerido em excesso, o café pode ser um aliado da sua saúde. Ele é rico em minerais como ferro, zinco, magnésio e potássio. O grão também conta com ácidos clorogênicos, que ajudam na redução da glicose e insulina, prevenindo a diabetes tipo 2.

- Não pode ferver a água do café. MITO. Primeiro de tudo: garanta sempre que a água utilizada seja sempre filtrada, garantindo assim que não vá um gosto residual de cloro da água da torneira para o café. Agora, sobre a fervura da água, principalmente em cafés de alta qualidade com torras claras a médias, precisamos de alta temperatura para conseguirmos extrair todas os solúveis e compostos positivos do café. Ou seja, pode sim ferver a sua água para o café. Ele vai ficar ainda melhor.

03

- A torra escura, que é um padrão da marca Starbucks, é muito comum para os americanos. Tem ainda mais intensidade e força, trazendo um amargor específico de torra. Um fator importante de se observar na torra escura é que ela precisa ser muito bem feita para se tornar mais agradável. Se passar do ponto, ela pode ser uma experiência negativa para quem toma, aquele famoso "gosto de queimado", que, vale frisar, não é o gosto de café.

- Café atrapalha a absorção de ferro. VERDADE. A cafeína e o tanino, que estão na composição do café, atrapalham a absorção do ferro no corpo. Mas calma aí, não precisa parar de tomar café. O ideal é que quem tenha uma baixa taxa de ferro no corpo não consuma café logo após as refeições, porque a probabilidade da bebida atrapalhar a absorção do nutriente é maior. Espere duas horas depois da refeição. Quem não tem problema de falta de absorção de ferro, pode tomar tranquilo seu cafezinho após a refeição. E, claro, é sempre bom reforçar que tudo em excesso faz mal. Então, foque na qualidade do café e não na quantidade. Uma informação importante é que café arábica tem menos cafeína que o canephora (robusta e conilon). Então, o arábica atrapalha menos a absorção do ferro.

- Café espresso tem mais cafeína que o coado. VERDADE. Alguns estudos mostram que o café espresso tem quase duas vezes mais cafeína do que o café coado, em análises feitas em 60ml de cada tipo de bebida. Isso se dá porque a quantidade de pó utilizada é praticamente o dobro do que é utilizado para o coado. Fatores como pressão da água na máquina de espresso também influem no resultado, extraindo com mais força os compostos do café. Métodos de extração de café por pressão extraem mais e mais rápido.

- Posso consumir quanto café eu quiser. MENTIRA. Consumido em excesso, o café pode causar agitação e insônia. A quantidade indicada para um adulto é de, no máximo, 400 mg de cafeína por dia (3 xícaras de café aproximadamente). - Q u e i j o e ca fé co m b i n a m . VERDADE. Queijo é uma das melhores harmonizações com o café. Quer um exemplo? Tente a combinação do café espresso com o aclamado queijo italiano Grana Padano. A harmonização, neste caso, acontece por similaridade (bebida potente, comida potente). A força do sabor deste queijo evidencia as qualidades do espresso, aumentando doçura e acidez. ◊

Edição 85

31


ESPAÇO ZEN / CONVIVÊNCIA Lívia Mello Pontes

CONVIVER É PRECISO Relações interpessoais mudaram com a pandemia. Alguns aprenderam, outros tentam aprender. O conversar olho no olho foi o mais afetado. O mundo já vinha em um ritmo de domínio tecnológico, olhos nas telas e dedos emitindo sons sem parar. O susto do distancimento real trouxe um questionamento: você sentiu falta do contato com as pessoas? A sua resposta pode dizer muito sobre você.

terapeuta ocupacional, especialista em contexto hospitalar CREFITO 16310 liviapontes92@hotmail.com @moiras.etc

Escaneie o QR Code para acessar o meu Instagram e obter mais informações.

A PANDEMIA E RUPTURA DA CONVIVÊNCIA Em tempos pandêmicos, nos foi imposto um “novo normal”, mas essa nova regra que envolve o isolamento social trouxe uma mudança significativa na saúde dos pensamentos, dos sentimentos e emoções, ou seja, da saúde mental. Apesar de sabermos que é algo além de nossas escolhas pois trata-se, no momento, da única alternativa para salvar vidas, o incômodo e a angústia associados a esse novo normal ainda estão lá. Esse fato justifica-se pela natureza humana ser social e interativa. Assim sendo buscamos quase que imediatamente uma alternativa às limitações sociais impostas pelo Covid-19 e encontramos o mundo virtual. As redes sociais e as plataformas de reuniões surgiram como única forma de sustentar relações de trabalho, familiares, de amizade, entre outros. De forma muito nobre abrimos mão de conviver e de vivenciar a riqueza do encontro.

32

Revista Líder


A RIQUEZA DO ENCONTRO Devemos sim nos adaptar a realidade do distanciamento, mas nunca naturalizar, pois nossas principais ocupações envolvem o contato humano. Desde que nascemos é na interação com o outro que evoluímos, é no contato com o ambiente que desenvolvemos novas habilidades. E por isso tem algo que clama em nós pelo fim dessa tempestade. Nesse sentido, vamos valorizar tudo que o mundo virtual vem permitindo, apaziguando um sofrimento que sem esse recurso de certo sofreríamos mais. Mas vamos juntos ter uma meta, de assim que tudo passar, assim que houver segurança na aproximação humana, resgataremos o encontro, resgataremos a convivência. Pois só no contato encontramos o abraço para expressar saudade, amor e amparo. Somente na aproximação temos o aperto de mãos que firmam acordos, que dão suporte e que relaxam. É na convivência que apreciamos as expressões faciais, que admiramos sorrisos e que ouvimos gargalhadas. É na vivência social, que usufruímos da beleza de reunir a família com cafezinho, que a avó fez e trocamos histórias. Na reaproximação que mora a dança a dois, o beijo apaixonado e o churrasco com amigos. Por falar nisso, será no reencontro que expressaremos, no contato demorado e sem medo, toda a saudade que foi nutrida em nós durante esse ano de 2020. Então... sim, obrigada mundo virtual por tudo que proporciona até hoje. Mas não, você não será o principal meio de comunicação assim que tudo passar, pois trazemos em nós: corpo, fala e alma que exigem relações sociais. E aos que podem conviver com alguém dentro do seu lar, ou no trabalho, cara a cara, olhe no olho, abandone as telas e se permita perceber e valorizar tudo que uma tela não transmite de uma convivência. Como expressões, cheiros, cores e texturas, mesmo que sem poder ficar próximo. O estar junto registra em sua mente memórias boas, que automaticamente registra em você que está ou vai ficar tudo bem!

É TERAPÊUTICO CONVIVER Para algo ser terapêutico é necessário existir uma demanda de sofrimento naquela área. E o afastamento social vem reverberando em diversos sofrimentos psíquicos. Pessoas que antes já sentiam solidão, agora sofrem mais com isso. Pessoas que antes já tinham medo de sair pelas ruas, agora não encontram outra saída. Pessoas que antes já tinham ansiedade, agora se esbarram no sintoma potencializado. Essa realidade de indivíduos, que sozinhos não estão dando conta do seu sofrimento, é uma demanda para que se gere mais serviços. Aí entra o aspecto terapêutico da convivência. Você encontrar cara a cara com seu psicólogo, com as devidas precauções, é um shot de oxigênio para quem está em sofrimento. Participar de um grupo, mesmo que pequeno e com distanciamento, é um mergulho na esperança de dias melhores. E para quem está adoecendo mentalmente essas atitudes e serviços tornam-se urgentes, mesmo que seguindo as medidas de prevenção. Mesmo em meio ao caos, procure ajuda quando perceber que seu cotidiano travou, quando não tiver motivação para acordar, quando não conseguir trazer metas pequenas ou quando não conseguir ver caminhos para aliviar sua angústia.◊ Edição 85

33


VIAGEM

COMO MONTAR UM ROTEIRO DE VIAGEM? A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) mudou muitos planos, dentre eles, as viagens pelo Brasil e pelo mundo. Mas enquanto a hora de fazer as malas não chega, organizamos um passo a passo para montar um roteiro de viagens. Vem conferir!

34

Revista Líder


1

. Pesquisa: A preparação para a viagem inicia antes mesmo da compra das passagens e da escolha dos destinos. O primeiro passo é a pesquisa. Sim, pesquise e faça uma lista dos locais que você gostaria de conhecer e veja se há mais atrativos em determinados períodos do ano. Anote tudo o que encontrar sobre o assunto.

2

. Cronograma: Após a pesquisa, se programe para a viagem. Escolha o mês que fará a viagem e defina o período de duração (5, 10, 15 ou 30 dias) e desde já se programe se fará alguma parada. Se você for viajar para mais de um destino, também é importante limitar o tempo em cada local.

3

. Programação do destino: Agora é a hora de juntar as informações colhidas na hora da pesquisa e preparar a programação da viagem. Escolha quais atividades você fará a partir das atrações do local. É interessante definir a programação de cada dia para aproveitar tudo o que o destino oferece.

4

. Orçamento: Depois de passar por todas as etapas anteriores, é a hora de colocar na ponta do lápis e checar se todo o planejamento acima será viável com o orçamento disponível. Com o roteiro em mãos, compare a sua reserva com os valores que deseja economizar até o dia da viagem. E busque formas de economizar durante o passeio. A sugestão é organizar atividades em locais próximos para aproveitar o transporte ou ver a possibilidade de ir andando.◊

Edição 85

35


EMPÓRIO DA CARNE

POR DENTRO DAS OPÇÕES A carne bovina é a mais consumida no mundo, e no Brasil não é diferente. Ela está presente na mesa e no gosto dos consumidores brasileiros, e aquece a economia e, principalmente, o agronegócio do país. Nada melhor que estrear esta seção apresentando as opções disponíveis no mercado. Seja qual for o modo de preparo, saiba escolher sempre o melhor corte. Fonte: CPT.com.br

São poucos aqueles que, de fato, sabem identificar e diferenciar os diversos tipos de cortes de carne bovina. Cada corte de carne de boi tem suas características particulares, que se adequam a todos os gostos e orçamentos.

1

Conheça os principais cortes de carne bovina e suas características:

1

– Pescoço: é um corte bovino constituído de massas ou fibras musculares, de tecido conjuntivo e de gordura. É considerada uma carne de terceira. O tempo de cozimento da carne de pescoço é demorado.

2

2

- Paleta ou miolo de paleta: está localizado nas pernas dianteiras do boi. É uma carne apropriada para picadinhos, assados de panela e cozidos. É uma carne suculenta e macia. Se assemelha ao corte bovino patinho.

14

3

– Fraldinha: composta pela parede do abdômen do boi, localizada na lateral do corpo do animal. Possui fibras longas, nervos e gordura. É um corte bovino pequeno, suculento e macio, por isso, muito apreciado em churrascos. Pode ser usada, também, em assados de panela, receitas de strogonoff, espetinhos, entre outros.

4

- Ponta de agulha: localizada nas últimas costelas do boi. É considerada carne de terceira. Pode ser consumida inteira, em pedaços ou moída. É outro corte que demanda muito tempo de cozimento.

36

Revista Líder

8

5

- Filé mignon: é um corte bovino que pesa, aproximadamente, 2 quilos. É considerada uma carne nobre, extremamente terna, macia e suculenta, porém não muito saborosa. Requer bons temperos, acompanhamentos e molhos, por suas características citadas acima. Ideal para bifes altos e mal passados.

6

- Filé de Costela: também é conhecido como filé de costa. É uma carne com tempo demorado de cozimento, usada em refogados e cozidos de panela. É considerada uma carne de segunda.


8

- Capa de filé: com textura desigual e grande quantidade de nervos. É considerada uma carne de segunda, que demanda cozimento mais demorado. Pode ser usada em assados, ensopados e refogados.

9

– Alcatra: possui fibras macias, sendo extremamente saborosa. É um dos cortes bovinos mais versáteis. A alcatra inteira mede cerca de 80 cm, e dela, podem ser retirados 5 tipos de carnes diferentes: a maminha, a picanha, o baby beef, o tender steak e o top sirloin.

7

6

9

16 4

17 3

10

– Patinho: é uma carne de primeira, com fibras macias. Pode ser utilizado para o preparo de bifes, cozidos e picadinhos.

11

- Coxão duro: é uma carne com longas e rijas fibras, e gordura localizada na parte externa. O seu cozimento é lento. É usada para o preparo de carnes recheadas, cozidos e assados de panela e rosbifes.

12

- Coxão mole: é constituída por fibras curtas e macias, com nervos e gordura. É uma carne mais macia do que o coxão duro, e fica ótimo em ensopados, assados, escalopes, bifes à milanesa, picadinhos e enrolados. Também pode ser consumida moída.

13

18

5

10

– Lagarto: é considerada uma carne de primeira, constituída por fibras longas e magras, em formato arredondado. É uma carne seca, dura e pouco suculenta.

12 13 11 15

14

- Músculo dianteiro: é um corte constituído de massas musculares sobrepostas. É indicado para o preparo de caldos de carne, carne de panela e sopas.

15

- Músculo traseiro: no Brasil, é considerada carne de segunda, porém ganha status na culinária ilatiana, com o corte osso-buco (a carne com o osso).

16

- Aba do filé: É uma carne mais utilizada como carne moída, por ser extremamente enervada.

17

- Maminha da alcatra: é uma carne famosa pela maciez e suculência. Ideal que seja acompanhada por molhos, nas receitas, pois não é das carnes mais saborosas.

18

7

- Contra f ilé: é uma carne nobre, macia, com a parte interna magra; e a parte externa contendo uma espessa camada de gordura. É um corte bovino indicado para assados e bifes.

– Picanha: é o corte mais famoso nas churrascarias, sendo servida inteira ou em bifes, mas também pode ser usada para o preparo de cozidos, levada ao forno ou simplesmente frita. A melhor parte da picanha é a ponta.

19

– Cupim: é uma carne caracterizada pela gordura entremeada, que lhe confere sabor e maciez. É muito usada em churrascos. Seu tempo de cozimento é demorado.

Edição 85

37


MUNDO PET

PETS SURFISTINHAS A família canina da advogada Natascha Damasceno está embarcando na mesma vibe que a tutora. Quem passeia pelos rios que banham Belém vira e mexe se depara com a cena: um cachorro em cima de uma prancha ou até mesmo dentro de uma canoa. Por: Bianca Teixeia Foto: Arquivo Pessoal

Maria da Penha (vira-lata), Biel (chihuahua), Bela Gil (chihuahua) e Claraquina (vira-lata) são os donos do perfil @remaudores, uma conta na rede social Instagram que apresenta aos seguidores as aventuras aquáticas (ou não) dessas quatro ferinhas. Há pelo menos 3 meses, os animais são vistos praticando stand up paddle, ou melhor SUP, aquele esporte em que pessoas se equilibram em cima de uma prancha, pelas águas que banham Belém. O detalhe é que Biel também pratica canoa havaiana, chique, né? A ideia de colocar a bicharada para se exercitar veio depois que Natascha Damasceno, advogada e tutora deles, passou a seguir uns perfis de surf no Instagram. Por lá, sempre apareciam cachorros. “Sei que existe, inclusive, campeonato de surf para dogs na Califórnia. Deve ser sensacionAU!”, brinca.

38

Revista Líder


Como tem bebê e um filho humanos que demandam bastante da energia, Natascha resolveu unir esse tempo que dedica ao esporte para ficar com os cachorros também, pois eles são muito carentes e adoram um rolê. “Perguntei pras minhas professoras de canoa e SUP e elas deram ok, então eles começaram a frequentar as aulas (preferem o sup) e não faltam nenhum dia, faço um revezamento, a cada aula vai um e eles amam”, conta. Quando ela coloca o colete e eles sabem que vai sair, começa um caos pra ver quem vai na aula. Maria da Penha tem medo de água, então ela não costuma ir. Eles vão de coleira, que fica presa no fio da prancha e, recentemente, chegou o colete salva vidas do Biel. “Mas já estou esperando o das meninas chegarem também”, ressalta.

Natascha confessa que, na grande maioria das vezes, eles roubam todas as atenções. São conhecidos na turma e adoram interagir, se sentem tão à vontade que até pulam para a prancha da professora. Na primeira vez, ficaram um pouco assustados, mas hoje em dia ficam de boa, saem latindo para os cachorros da margem e ficam se achando com tanto carinho que recebem.◊

Edição 85

39


DICA PET

PETS NA ÁGUA: CUIDADOS E DICAS PARA UM DIVERTIMENTO SAUDÁVEL Na hora de levar os nossos amigos de quatro patas para brincar na praia ou na piscina ou em alguma atividade que envolva água é importante ter atenção e cuidado para protegê-los. Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar! Com informações: https://www.petz.com.br/blog/pets/cachorro-nadando-perigos-e-cuidados/

ɷ Ida à praia: Antes de levá-los à praia se certifique se é permitido (há algumas que não permitem). E faça um check-up no veterinário para verificar o estado de saúde e as condições dos cachorros para o passeio. O contato com a água salgada e a areia são fatores de risco para possíveis doenças. É bom estar atento!

ɷ Atenção à exposição ao sol: Tome cuidado com os pets no sol. Use protetor solar para cachorro.

ɷ Dê um banho no pet antes e depois da ida à piscina: É importante antes para retirar possíveis pelos mortos ou algumas impurezas do dia a dia (mesmo que seu doguinho seja limpinho, é importante). E depois é fundamental para remover os resquícios de cloro, que podem gerar irritações na pele.

ɷ Cuidado para a ingestão da água da piscina: A água possui alta concentração de cloro, o que pode ocasionar possíveis vômitos e diarréias. Fique de olho para que o doguinho não beba esta água.

40

Revista Líder

ɷ Secagem dos pelos: Não esqueça de secar bem o amiguinho após o banho para evitar que ele sinta frio, além de prevenir contra alergias e irritações, devido ao pelo molhado. A secagem também contribui para a manutenção da imunidade.◊


PRETINHA

ɷ 2 anos e castração garantida.

HO

UIN Q N A R B

tida. garan tração s a c e nos ɷ 2 a

LEONA ɷ 4 m eses.

AMORA

ɷ Fêmea e 3 anos.

Quer adotar? É só escanear o QR Code e falar direto com o Rubenice Martins

FOFÃO

ɷ Macho, 8 meses

LEÃO

Edição 85

41


JOGOS

Fonte: Supera

QUAL O VALOR? 1=5

2 = 10 3 = 15

para ver a resposta, é só escanear o QR Code

4 = 20 5=?

MISTÉRIO Há duas mulheres: uma está virada para o sul, a outra para o norte. Porém, elas podem

para ver a resposta, é só escanear o QR Code

ver uma à outra sem usar espelhos. Como isso é possível?

QUE REI SOU EU? Através das dicas descubra o nome do Rei Inicia com quinhentos. A primeira das letras lá está. O cinco também está no nome. E, uma terceira letra também.

42

Revista Líder

para ver a resposta, é só escanear o QR Code


Encontre os 8 objetos na imagem abaixo

para ver a resposta, é só escanear o QR Code

Edição 85

43


CAPA / ESPECIAL

44

Revista Líder


Juju Teófilo

E A PUREZA DAS CRIANÇAS Com apenas 4 anos de idade, Maria Júlia Teófilo Meneses já faz o maior sucesso nas redes sociais com seus milhões de seguidores. Ela é a personificação perfeita do que buscamos ao longo dos próximos meses: alegria, sorrisos e, muita, esperança. Fotos: Livia Pessoa | aquareladivulgacoes

Edição 85

45


CAPA / ESPECIAL

E

la é pequena, mas recheada de admiradores por todos os cantos do Brasil. A cearense Maria Júlia Teófilo, ou apenas Juju, é uma criadora nata de conteúdo e até memes. Já virou figurinha pelos whatsapps, é dona de muito estilo, poses, e até ensina receitas... Sim! A mini-influenciadora ama cozinhar e dividir essa rotina com seus dois milhões de seguidores. Tudo sob o olhar atento dos pais Monique e Renan Teófilo. São eles, mais a mãe, que gravam os filmes e postam no perfil da criança. Toda a administração da carreira da menina é de responsabilidade da família. E eles estão certíssimos! Talento à parte, Juju é apenas um dos muitos exemplos do que desejamos para o futuro. Findando um ano bem atípico e cheio de perdas, aprendizados e reflexões, buscamos nas crianças lições de como levar a vida de forma mais leve e pura. Assim como o mundo todo, a menina se viu sem ter o que fazer na quarentena, foi aí que as redes sociais foram uma aliada. Foi justamente neste período que os conteúdos bombaram e Juju conquistou mais e mais fãs. Era cada fofurice que o tempo passava e a gente nem sentia! (Obrigada, Juju!) O tédio foi um excelente ócio criativo. Gostamos tanto da Juju que a convidamos para estampar a nossa capa desta edição. Por ser muito miudinha ainda, pedimos ajuda para a mãe da influenciadora nesta entrevista. Em nome desta pequena grande notável, Monique conversou conosco sobre família, internet e ano novo. Siga a leitura e acompanhe tudinho.

46

Revista Líder


Boom na internet

Revista Líder: Como começou a carreira na internet? Monique Teófilo: Juju sempre foi uma criança engraçada, eu postava vídeos dela no meu instagram pessoal. Um dia, umas primas pediram para eu fazer o perfil da Juju. Eu disse no momento: será, gente? Foi, então, que elas mesmas pediram para fazer e eu deixei. Um belo dia, fomos para a Disney (em Orlando, nos Estados Unidos) tomar café da manhã e ela queria cuscuz, mas não tinha. Então, esse vídeo pedindo cuscuz viralizou e foi o primeiro dela na internet que fez sucesso. Revista Líder: Como os pais controlam esse acesso? Monique Teófilo: Juju não tem acesso ao Instagram, quem administra sou eu.

Juju virou assunto na internet por uma situação um tanto engraçada. Em uma noite, ela estava com 1,8 mil seguidores no Instagram e, 24 horas depois, atingiu a marca dos 20 mil. O motivo? Querer comer cuscuz no café da manhã em um restaurante da Disney. À época, a família vivia nos Estados Unidos e uma prima da mãe de Juju foi fazer uma visita. A parente reservou um lugar no espaço gastronômico, no entanto, quem não ficou feliz com a surpresa foi a garotinha, que começou a chorar. Ela queria a delícia a qualquer custo.

Assista o vídeo scaneando o QR Code

Edição 85

47


CAPA / ESPECIAL

Repercussão entre os famosos Em uma das postagens, que ultrapassou as 820 mil visualizações, a criança questiona a mãe: "mulher, o coronavírus não tá perto de sair, não?". E ainda reza para o "Papai do Céu" acabar com o vírus. O conteúdo repercutiu entre famosos como Xuxa, Tirulipa Jr, Aline Barros e até o Padre Fábio de Melo.

Assista o vídeo scaneando o QR Code Foto: Instagram

Revista Líder: O que você gosta de publicar para os seguidores? Monique Teófilo: Pérolas engraçadas da Juju que tem de sobra! São vídeos espontâneos dela de conversas comigo. Revista Líder: Como é viralizar na internet? Monique Teófilo: Me sinto muito feliz que o carisma da Juju tenha alcançado muitas pessoas, porque ela é muito especial. No início, tive medo, fiquei um pouco preocupada, porque a gente não esperava. Mas, hoje, somos felizes com tantas pessoas que gostam da Juju e torcem por ela todos os dias.

48

Revista Líder

Juju rezando pra que tudo passe logo


Revista Líder: Como está sendo 2020 com toda essa pandemia? Monique Teófilo: Não tem sido fácil para ninguém, a rotina mudou muito, estamos tentando nos adaptar com esse novo normal. Os dias em casa ajudaram a criar mais conteúdo. Revista Líder: O que é esperança para você? Monique Teófilo: Esperança é ter fé que coisas boas estão por vir, esperança é acreditar em dias melhores! Precisaremos disso em 2021, 2020 foi um ano de muita incerteza e a esperança será fundamental para esse ano novo. Temos isso muito forte em nosso coração. Revista Líder: Essa paixão por gastronomia vem de quem? Monique Teófilo: Eu sempre amei cozinhar e a Juju acabou gostando de fazer biscoitos comigo. Sempre foi muito divertido...Aí criamos o quadro “Cozinhando com a Juju”. Revista Líder: O que mais gostas de fazer? Monique Teófilo: Juju ama brincar de boneca, tomar banho de piscina, brincar de jogos e assistir filmes.◊

Torta Romeu e Julieta (receita de família) INGREDIENTES: • 2 caixas de leite condensado • 2 caixas de creme de leite • 4 queijos Polenguinho • 1 doce de goiaba pequeno MODO DE FAZER: Bata no liquidificador 2 caixas de leite condensado com o queijo polenguinho, coloque na travessa. Depois, bata 2 caixas de creme de leite com doce de goiaba, metade do doce coloca por cima da outra mistura e leva ao fogo até ferver. Pronto só esperar esfriar!

Edição 85

49


BELEZA E COSMÉTICO

HORA DA MANICURE: 4 DICAS PARA TE AJUDAR A FAZER AS UNHAS EM CASA. Na correria do dia a dia nem sempre encontramos tempo para ir ao salão de beleza para fazer as unhas. E muitas vezes recorremos ao “faça você mesmo’’. E hoje vamos trazer 4 dicas para te ajudar nesta tarefa. Anota aí! 1. Tenha seu material próprio: Adquira um kit básico para fazer as unhas em casa. Separe um alicate, empurrador de cutículas, palitos, algodão, esmaltes, removedor e outros itens da sua preferência. Não esqueça de fazer a higienização dos materiais antes e depois do uso.

2. Preparação das unhas: Esta é uma etapa importante para a longa duração dos esmaltes. Entre uma esmaltação e outra deixe as unhas descansarem por pelo menos uma semana sem esmaltes. E no dia da aplicação, faça a limpeza das mesmas, hidrate as cutículas, lixe as unhas e aplique a base antes do esmalte para garantir a durabilidade.

50

Revista Líder

3. Esmaltes: Dê preferência para aqueles sem toluenos ou que não contenham produtos químicos nocivos à saúde. Cheque a data de validade, verifique se estão secando, envelhecidos ou grossos. Neste último caso, é bom adicionar algumas gotinhas de óleo de banana. Se você quer que o esmalte dure mais, a dica é aplicá-lo com paciência e não aplicar mais de três camadas finas.

4. Retirada do esmalte: Na hora de tirar as sobras das unhas, opte por um removedor de esmalte (menos agressivo às unhas). Outra dica é combinar a aplicação de uma camada de óleo secante com um spray fixador para aumentar a durabilidade da esmaltação.◊


Edição 85

51


MERCADO DE TRABALHO / PROFISSÕES

EU EMPREENDO... COMO MOTORISTA DE APLICATIVO O desemprego levou muita gente a buscar formas alternativas de sobrevivência. Foi aí que os aplicativos de mobilidade urbana cresceram e abriram margens a muitas formas de empreendedorismo e criatividade. Por: Bianca Teixeira Foto: Hermes Junior

Trabalhar como motorista de aplicativo foi a forma que Samuel Freitas encontrou de continuar no mercado de trabalho e ter como continuar pagando as contas. Antes do aplicativo, trabalhava na área de logística de uma empresa distribuidora de alimentos. "Há dois anos e meio que sigo nessa nova rotina", conta. Não querendo ser apenas mais um no trânsito de Belém, ele resolveu empreender e foi além da criatividade. Ele disponibilizou no carro uma mini conveniência e um monte de adereços. "A lojinha existe há três

52

Revista Líder


Número de motoristas por aplicativo cresce 137% em 8 anos No início de 2012, o Brasil tinha 484 mil pessoas cuja principal fonte de renda eram serviços de transporte por aplicativo, de acordo com a Pesquisa Nacional de Empregados e Desempregados (Pnad) Contínua Trimestral. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, no fim de 2019, esse número saltou para mais de 1 milhão, com crescimento de 137,6% em oito anos.

meses. A princípio, queria apenas deixar um ambiente alegre, divertido, aconchegante e confortável, e pensando no bem estar dos passageiros, pensei em coisas úteis pro dia a dia", revela. Se no meio da corrida o passageiro quiser bombons diversos, amendoins crocantes, pé de moleque, água mineral, pipoca, refrigerante, tem. "Tem até cigarros em carteira, isqueiro mini bic, preservativo, cerveja", acrescenta Samuel. E como será que os passageiros reagem? Segundo o motorista, é quase que uma unanimidade: ficam admirados e encantados com o diferencial. ◊

Edição 85

53


MERCADO DE TRABALHO / DICAS

COMO SE PREPARAR PARA AS TENDÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO

Além do crescimento na demanda de profissionais das áreas essenciais, como saúde e outras que apoiam a sociedade, especialistas observaram aumento em vagas em outras áreas essenciais Fonte: LinkedIn

Habilidades que mais serão tendência para o mercado de trabalho Hard e soft skills, ou seja, as habilidades técnicas e as habilidades mais subjetivas, são cada vez mais faladas quando o assunto é carreira. As soft skills, inclusive, foram apontadas como as características que mais estarão em alta, segundo o estudo “The Future of Jobs”, do World Economic Forum. Uma análise feita pelo LinkedIn, de janeiro de 2020, apontou as cinco soft skills com maior demanda: ɷ Criatividade ɷ Persuasão ɷ Colaboração ɷ Adaptabilidade ɷ Inteligência Emocional

54

Revista Líder


O que fazer para acompanhar as tendências do mercado de trabalho Dica 1 – Manter-se informado Dica 2 – Buscar capacitação Dica 3 – Fortalecer sua rede de contatos Dica 4 – Ficar atento às oportunidades

Habilidades profissionais que estão se destacando em algumas das áreas em ascensão: 1. Marketing (Gestão, Planejamento e Estratégia). 2. Negócios (Planejamento e Negociação). 3. Saúde (Radiologia, Tomografia computadorizada, Raio-X, Enfermagem, Segurança do paciente, Certificação em assistente de enfermagem). 4. Tecnologia (ITIL, Gestão de TI e Business Intelligence).

Edição 85

55


MERCADO DE TRABALHO / TENDÊNCIA

PROFISSÕES EM ALTA EM 2021 Levantamento realizado pela plataforma de mercado Workana aponta, ainda, que marketing e programação devem seguir no topo dos setores com mais oportunidades neste ano.

Com as inúmeras demandas que a pandemia gerou às empresas, a exemplo da digitalização que, para muitos, precisou ocorrer às pressas, algumas áreas como programação e marketing ganharam destaque em 2020. E, segundo a plataforma de mercado Workana, maior plataforma que conecta freelancers à empresas da América Latina, a tendência é que a contratação de profissionais desses setores continue em alta.

Para conquistar um emprego nesta modalidade que tanto tem expandido, é preciso se dedicar a aprimorar soft skills, que são as habilidades pessoais. Tudo tem mudado muito rapidamente. Por isso, a facilidade de adaptação e facilidade para solucionar problemas serão - já são, na verdade -, diferenciais determinantes à evolução da carreira de um profissional.

56

Revista Líder


APOSTAS PARA 2021 Cientista de Dados

Analista

em 2020 subiu

de Dados

7300%

em 2020 subiu

Construção de landing pages

em 2020 subiu

2100%

210,8%

Produção de conteúdo para mídias sociais em 2020 subiu

115,5%

O Banco Nacional de Empregos listou as 12 ocupações que devem ser tendência em 2021: -

Desenvolvedor de software, Analista de sistemas, Pedreiro, Mestre de obras, Ajudante de pedreiro, Auxiliar de carga e descarga, Operador de empilhadeira, Entregador, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Farmacêutico, Médico.

Edição 85

57


TECNOLOGIA DESCOMPLICADA

SABE QUE É QR CODE? O símbolo e a palavra estão em todos os lugares. Nos impressos, nas televisões, nas notas fiscais. Mas você já parou para se perguntar e entender o que é isso e de que forma ele funciona e facilita o dia a dia? As tecnologias já são rotina e precisamos entendê-las para se adequar ao novo século. Para te ajudar, a partir desta edição, apresentamos essa nova seção. Juntos, vamos entender essa tal cibercultura. Por: Bianca Teixeira

QR CODE Código de resposta rápida. Esse é o nome completo do QR Code (Quick Response Code). Embora esteja sendo mais notado — e adotado — apenas agora, ele já tem 25 anos: foi criado em 1994 pela Denso-Wave (uma empresa do Grupo Toyota), no Japão. O QR Code é uma evolução do código de barras — que existe desde 1970 e revolucionou a identificação de produtos. Ele consiste em um gráfico 2D (o código de barras comum usa apenas uma dimensão, a horizontal, enquanto o QR usa a vertical e a horizontal), que pode ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares (alguns modelos ainda requerem aplicativos específicos para isso).

58

Revista Líder


Como ler QR Code de um Android Vantagem Como é um código visual, só precisa ser lido de forma completa. Ou seja, pode estar em forma digital, em um dispositivo, ou física, impresso. Uma de suas vantagens é levar o consumidor diretamente aonde se quer que ele vá. Ou seja, elimina a necessidade de inserção de endereços em navegadores de smartphones (tarefa que pode ser árdua em alguns aparelhos). É um encurtador de caminhos, um atalho.

ɷ No sistema operacional Android é possível ler um QR Code abrindo a câmera do smartphone e apontando para o QR Code. Imediatamente, o Android irá identificar automaticamente o QR Code e você poderá acessar o endereço contido no mesmo. ɷ Para todos os aparelhos com Android que não possuam a opção acima, é possível buscar por um aplicativo no Google Play.

Como ler QR Code de um IOS ɷ Caso você possua um iPhone o processo é super simples. Basta abrir a câmera e focar no QR Code, lembrando que nas últimas atualizações o leitor de código QR já vem habilitado por padrão. Assim sendo, você será direcionado automaticamente para a página.

Edição 85

59


ESPECIALISTA RESPONDE / FISIOTERAPEUTA

LER - LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO É uma síndrome que inclui um grupo de doenças com sintomas como dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular e redução na amplitude do movimento. Os excessos podem ser fatores de risco.

Revista Líder

beatrizcleite@outloock.com @fisiobialeitt Arquivo pessoal

EVITE A LER

O QUE AGRAVA A DOENÇA? Agrava quando a pessoa não segue corretamente as terapias e acaba deixando de lado, apenas usa medicação e continua as mesmas movimentações que causaram a LER. Elas estariam se enganando e mascarando os efeitos temporariamente. Isso piora ainda mais a dor futura e a lesão. E a sobrecarga de serviço é um fator agravante. PODE DAR EM QUALQUER IDADE? Sim, pode ocasionar em qualquer idade. Devido às horas e a intensidade que esses movimentos estariam presentes no cotidiano dessa pessoa. Algumas delas já apresentam uma predisposição, por exemplo, por não praticar atividades físicas, uma hora aparece caso não tome os devidos cuidados. Normalmente as pesquisas afirmam que seja mais frequente em mulheres.

60

CREFITO 12: 240138-F

Escaneie o QR Code para acessar o meu Instagram e obter mais informações.

COMO IDENTIFICAR? Normalmente, é aquela movimentação repetitiva em período prolongado e pela permanência prolongada dos segmentos corporais em uma determinada posição. COMO TRATAR? Primeiramente, deve haver o afastamento da pessoa de suas atividades de trabalho, pois são elas que provocam o quadro. Depois, dependendo da área, pode haver necessidade de mobilização do segmento afetado, já que é muito frequente em mão e punho. Entrar com anti-inflamatório e seguir para o tratamento fisioterapêutico. Isso vai depender da avaliação fisioterapêutica para cada indivíduo.

Beatriz Leite

ɷ Procure manter as costas eretas, apoiadas num encosto confortável e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado. Cuide também para que os punhos não estejam dobrados. A cada hora, pelo menos, levante-se, ande um pouco e faça alongamentos; ɷ Certifique-se de que a cadeira e/ ou banco em que se senta para trabalhar sejam adequados ao tipo de atividade que você exerce; ɷ Não imagine que LER é uma síndrome que acomete apenas as pessoas que trabalham em determinadas funções. Quem usa o computador, por exemplo, para o lazer durante horas a fio, também está sujeito a desenvolver o distúrbio; ɷ Qualquer região do corpo pode ser afetada por LER desde que seja exposta a mecanismos de traumas contínuos. Portanto, a síndrome pode manifestar-se em regiões do corpo como a coluna lombar, se a sobrecarga ocorrer na coluna lombar ou no tendão do calcâneo (tendão de Aquiles), se a pessoa caminha ou corre longas distâncias.◊


Edição 85

61


ESPECIALISTA RESPONDE /FONAUDIÓLOGA

PRIMEIRAS PALAVRAS Pais de primeira viagem sofrem com a dúvida: quando meu filho vai falar? A comparação com outras crianças acaba alimentando neuroses que às vezes podem ser desnecessárias. Mas é preciso também ficar atento a alguns sinais a partir de determinada idade.

Márcia Salomão fonoaudióloga, CFFa 9-0180-5 marciasalomao50@hotmail.com @marciasalomaofono Arquivo pessoal

Escaneie o QR Code para acessar o meu Instagram e obter mais informações.

O que fazer para desenvolver a fala? A partir de quantos anos as crianças iniciam a fala? Com 1 ano de idade já deve iniciar os primeiros passos e as primeiras palavras: mamã, papa, aba(água), dá, titi (titia), qué, etc

A partir de quando desconfiar de algum atraso? Com 1 ano e meio de idade, se ainda não falar palavras soltas como os exemplos do item anterior.

Geralmente, o que as crianças aprendem primeiro? Mamã e papa pelas repetições que escutam e por ver os movimentos dos lábios dos pais.

Qual profissional pode ajudar nesse início? O Fonoaudiólogo. Eu, particularmente, antes de trabalhar com a criança nesta idade prefiro orientar os pais, avós e babá como fazer para estimular a fala da criança. O feed-back é muito importante. Tudo que se fizer com a criança deve ser falado e corretamente. Nunca pedir para a criança repetir o correto. Neurologicamente não está pronta se fala muito pouco. Com o teste da “orelhinha”, obrigatório em todo o território nacional, já sabemos ao nascer, se a criança apresenta alguma probabilidade de perda auditiva que possa interferir no desenvolvimento da fala.

Vamos de exemplos? ɷVocê quer água? (a criança aponta ou balança a cabeça), a mamãe vai dar água para você, está aqui a sua água, meu amor; acabou de beber a água?; dá o copo para a mamãe. Sempre com muita calma e clareza.

62

Revista Líder

Além do mencionado anteriormente, deve-se estimular com objetos e figuras, fazendo o som dos objetos e animais (onomatopeias). O cachorro faz “au-au”, o carro faz “bibi”. Brincar sempre falando claramente e corretamente com a criança. Assistir televisão comentando o que está vendo, participando com ela desse momento. Levar ao supermercado, feiras livres, lugares em que haja estímulos visuais para a mãe ou o pai, enfim, quem estiver com a criança pode desenvolver momentos alegres, gratificantes e de aprendizado (após a pandemia).

Dicas! ɷA hora do banho é excelente para uma estimulação importante. "Vou lavar o seu pezinho, agora as perninhas" e assim por diante. Cantar músicas também é um maravilhoso aprendizado para a criança falar bem e sem atrasos.◊


Edição 85

63


ESPECIALISTA RESPONDE /INFECTOLOGISTA

VACINA SIM A chegada da vacina contra a Covid-19 trouxe à tona o questionamento acerca da importância da imunização para a prevenção de várias doenças. Comemorando esse importante feito para a história da ciência e da humanidade, falamos mais sobre o porquê da vacina ser uma aliada.

Dra. Elk alcântara Infectologista, CRM/PA: 693 faleconosco@cion.com.br @cion.belem Arquivo pessoal

Escaneie o QR Code para acessar o meu Instagram e obter mais informações.

Quais os benefícios da vacina? A vacina tem o objetivo de imunidade total, porém em alguns vírus isto não é possível por causa de sua mutação. Então, reduz os efeitos graves da doença. Por que é importante que todos se vacinem? A importância da vacinação numa população é reduzir os riscos e custos com doenças causadas por elas. Como funcionam/agem as vacinas? As vacinas agem estimulando o sistema imunológico para uma resposta contra o patógeno (vírus), diminuindo ou até anulando seu efeito grave de causar doenças.

64

Revista Líder

Vacina pode ter efeito colateral? As vacinas em geral, podem ter efeitos colaterais. Mas, estes efeitos variam de pessoa a pessoa, como: dor local, febre baixa, hiperemia (vermelhidão) no local, febre e outros. Se eu não lembro se tomei alguma vacina, posso tomar de novo? No caso de não se ter certeza de ter feito alguma vacina do calendário vacinal, o melhor e mais sensato a se fazer, é procurar informação nos centros de imunização mais próximos. Algumas podem ser feitas, como em campanhas de vacinação, porém existem riscos. Então, o ideal mesmo é antes da vacinação, procurar um profissional que tenha conhecimento para sanar as suas dúvidas. É melhor do que se expor!


Edição 85

65


66

HOMECENTER


SAIBA MAIS SOBRE A ILUMINAÇÃO PARA CADA AMBIENTE| CONHEÇA MAIS SOBRE UTENSÍLIOS DE BAMBU

PROJETANDO QUARTOS INFANTIS Segurança dos pequenos é a prioridade do projeto

67


Editorial Queridos leitores, Essa edição está com novidades. A partir deste mês, teremos as seções Quero Reformar e Quero Decorar, onde arquitetos convidados darão dicas sobre vários temas. Estamos cheios de conteúdos para você cuidar do seu lar e deixar cada vez mais aconchegante. Na seção Casa em Ordem, vamos falar sobre a utilidade dos organizadores no dia a dia. No Quero Reformar, temos um passo a passo de como projetar e decorar quartos infantis. Que tal fazer aquela reforma no quarto dos pequenos? Não perca! Na seção estilo, você conhece mais sobre o estilo navy. No Quero Decorar, a nossa arquiteta convidada ajuda a escolher a iluminação ideal para cada ambiente. Na seção Sustentável, trouxemos dicas para optar pelos utensílios de bambu e contribuir para o meio ambiente. Esperamos que apreciem a edição, foi preparada com muito carinho para vocês. Em caso de dúvidas ou sugestões, enviem uma mensagem para nossas redes sociais ou via e-mail Boa leitura!

 /liderhomecenter  @supermercadoslider  revistadolider@gmail.com


69


Quero reformar

PROJETANDO O QUARTO DOS PEQUENOS.

Rafaela Verbicaro

Arquiteta e Urbanista e Designer de Interiores (UNAMA) Mestre em Arquitetura (UFRJ) CAU:A57514-3 escritorio.rv.arq@gmail.com Alexandre Lima – Idéias Possíveis

Na hora de preparar um quarto para as crianças surgem dúvidas de quais aspectos técnicos e estéticos levar em conta, a arquiteta Rafaela Verbicaro traz um passo a passo de todo o processo e lembra que a segurança dos pequenos deve ser a prioridade. Quando iniciamos o processo de projeto para o quarto infantil, precisamos levar em consideração, além dos aspectos técnicos, funcionais e estéticos, algumas questões específicas para os pequenos, como segurança e aconchego, sem esquecer das expectativas dos papais e mamães que normalmente já pensaram em várias sugestões para o espaço. Por isso, projetar um quartinho é sempre desafiador, mas extremamente gratificante. O quartinho mostrado nas fotos foi projetado para dois meninos. A ideia era que ele tivesse uma atmosfera despojada, e ao mesmo tempo aconchegante, e por isso pensamos em um tema praiano, mas sem elementos muito marcados. Um dos pedidos principais foi que o quarto não ficasse truncado, com muita coisa, e que pudesse ser adaptado ao crescimento dos meninos com poucas mudanças. A temática “praia” foi representada nas cores predominantes azul, verde e cinza claros e nas texturas, com destaque para o elemento corda que elegemos para trazer personalidade ao espaço. Ela foi usada nas luminárias, prateleiras e quadro de fotos na parede de maneira bem artesanal, tudo feito a mão especialmente para eles. Usamos ainda a fibra natural na mesinha e o tijolinho no papel de parede.

70

HOMECENTER

Então, com base no que pensamos para esse projeto, temos algumas dicas e lembretes importantes para quem está planejando o quartinho dos pequenos, para deixá-lo, além de lindo, mais funcional e seguro. É sempre importante pensar em um conceito, ou tema, que ajude a definir as cores e os materiais que serão utilizados. No caso de quartinhos de bebê ou crianças, prefiro usar temas um pouco mais genéricos, que não fiquem tão marcados ou que dificultem a troca dos elementos com o crescimento do bebê. Ainda, quando temos um tema específico e bem definido em mãos, sugiro sempre trabalhar com ele usando as cores e contornos representativos do tema de forma mais leve, mantendo itens de mobiliário maiores como o armário, cama e trocador em tons neutros como madeira, cinza, bege ou branco, deixando o tema mais explícito e específico nos quadros e outros itens de decoração menores. Assim, se a criança crescer, e mudar de ideia em relação ao tema do quarto, não é preciso um novo projeto, renovando o quarto apenas com algumas trocas pontuais. É sempre bom evitar cores muito escuras ou muito vivas, que podem super estimular a criança, dificultar o sono e ainda tornar o quarto pequeno ou com sensação de aperto. É legal pensar também em dois tipos de iluminação: uma direta, com luminária central, por exemplo, e uma indireta, mais gostosa, para ser a luz noturna, da leitura antes de dormir ou das trocas de fraldas da madrugada. Um cortineiro iluminado, como fizemos no quartinho, funciona super bem!


O layout do quarto dos pequenos é uma das decisões mais importantes. Uma boa dica é trabalhar o posicionamento dos móveis encostados nas paredes, deixando um espaço central livre para brincadeiras ou tapetes educativos. Outra questão a ser pensada é a versatilidade do arranjo dos móveis. Itens como o trocador e poltrona de amamentação, por exemplo, serão substituídos logo, então, é importante pensar em uma arrumação alternativa para quando esses móveis não forem mais necessários. Que tal já pensar em uma mesinha de desenho ou uma bancada de estudos no local do trocador? Ou ainda já posicionar o berço num local que possamos colocar a caminha posteriormente? Por fim, não podemos esquecer da segurança, evitando cantos vivos, quinas, berço próximo a janelas, objetos de decoração pesados próximos ao bebê ou ainda revestimentos muito lisos ou que acumulem muita poeira. Nesse aspecto, o Método Montessoriano aplicado ao layout do quartinho pode ser de grande ajuda, pois nele os brinquedos, livros, cama, cadeiras e mesas estão na proporção para uso infantil e ao alcance da criança para que ela desenvolva autonomia e independência. Nenhum ambiente está cem por cento completo até a arrumação da decoração. A finalização dos ambientes com objetos, fotos, almofadas e quadros é normalmente o item final do projeto, e faz com que o espaço tenha personalidade e aconchego, além de muitas vezes representar a individualidade nas memórias de família. Eles são o recheio. Os objetos decorativos dão destaque e representatividade ao tema escolhido, além de trazerem colorido e textura. Sempre gosto de usar objetos de afeto na decoração: itens que já são da família, que eram do irmão mais velho, que foram presentes de pessoas queridas, que foram feitos artesanalmente... e assim a decoração vai criando forma de maneira orgânica e despretensiosa. No quartinho, conseguimos preencher as paredes e prateleiras quase todas com itens assim, presentes de pessoas queridas. Afinal, um bom projeto é aquele que traz bem estar e boas recordações, fazendo com que as pessoas se reconheçam no seu espaço.■ 71


Quero decorar

Luana Braga Arquiteta e Lighting Designer. Graduada pela Universidade Federal do Pará. CAU A73718-6

HORA DA ILUMINAÇÃO A iluminação é um dos elementos mais importantes na hora de decorar e preparar um ambiente. Ela traz conforto, embeleza o espaço e ainda pode ser um belo item de decoração. Mas como escolher a luz certa e o que levar em consideração? A arquiteta Luana Braga separou algumas dicas para nos ajudar.

lb@arquiteturaluanabraga.com Marcus Mendonça

- Aposte em arandelas, que são luminárias instaladas nas paredes, pois são ótimas alternativas para uma iluminação indireta e mais pontual trazendo aquele ar de aconchego. Além de muitas também já serem como peças decorativas. E por falar em aconchego, abuse das fitas de LED. Elas nos dão uma infinidade de aplicação, é só deixar a criatividade e o bom gosto entrarem em ação. LUANA BRAGA

O mundo da iluminação é fantástico e grandioso! Quando bem aplicada enaltece as formas, gera contraste e traz vida aos ambientes. Para você que busca embelezar o seu lar, seguem algumas dicas para deixá-lo ainda mais confortável através da luz: - Escolha lustres ou pendentes que integrem o conceito da ambientação do seu espaço. Além de contribuir na iluminação, muitos são tão lindos e diferenciados que já se tornam uma peça decorativa e entram com todo seu charme. FOTO: MARCUS MENDONÇA

- Os abajures também são ótimas pedidas, além de serem muito práticos porque tudo que você precisa é apenas de uma tomada por perto. LUANA BRAGA

72

HOMECENTER


- Utilize os queridinhos spots para destacar quadros, vasos ou outros objetos. Mas, é importante ressaltar que existem diferentes tipos de lâmpadas a serem utilizadas em diferentes spots, dependendo de cada situação do espaço. Se possível, busque pela ajuda de um profissional para auxiliar na especificação correta de acordo com a sua necessidade. RENAN PINA

- Buscar a iluminância adequada para cada local pensando na quantidade de luz de fato necessária para iluminar corretamente cada ambiente. Desta forma, o ambiente não ficará desconfortável com ausência ou excesso de luz. Tenha sempre o cuidado para não exagerar na iluminação com medo do ambiente ficar “escuro”! Um lugar bem iluminado é maravilhoso, mas isso não quer dizer um lugar iluminado em excesso. Utilize lâmpadas de qualidade e, principalmente, com boa reprodução de cor (IRC). Desta forma você realça as cores e deixa o ambiente cheio de energia. FOTO: MARCUS MENDONÇA

- Se possível, utilize lâmpadas com capacidade de dimerização. Estes dispositivos possibilitam maior conforto visual e auxiliam na economia de energia. Elas são ótimas para quartos e sala de estar. É possível brincar com os elementos, utilizando lâmpadas com formatos diferenciados, assimétricos e trazer contornos diferenciados. Já existe uma gama imensa de opções no mercado. FOTO: MARCUS MENDONÇA

- Não tenha receio de utilizar a iluminação com temperatura de cor mais quente/amarela (3.000 K). Ela não irá deixar seu ambiente escuro, apenas mais acolhedor e aconchegante. Mas, lembrando que em ambientes de trabalho onde você precisa realizar tarefas que demandem atenção, o indicado é utilizar temperatura de cor neutra ou o branco frio. FOTO: MARCUS MENDONÇA

FOTO: MARCUS MENDONÇA

Aproveite dos benefícios que a luz pode proporcionar, ela tem o poder de mudar completamente um ambiente! Luz é vida, lembre-se disso!■ 73


Estilo

VIBE PRAIANA EM CASA Você conhece o estilo navy? É a tendência que traz o clima praiano e marítimo para seu ambiente. Listamos algumas dicas para decorar seu lar com este estilo. COM INFORMAÇÕES: HTTPS://WWW.WESTWING.COM.BR/GUIAR/ESTILO-NAVY/

Quando se fala em decoração praiana geralmente se pensa apenas em casas de praia ou de campo e hotéis, mas você pode criar um espaço com essa temática na sua própria casa. A primeira dica é conhecer. Faça uma pesquisa em sites de decoração, redes sociais de decoradores e arquitetos para entender o estilo e se você se identifica com o mesmo. Agora vamos para a prática!

74

HOMECENTER


1. Invista em cores e estampas: O estilo navy é marcado pela forte presença das cores branca, azul e vermelha e pelas estampas marítimas. A dica é investir em itens, como almofadas, mantas, colchas de cama (se for para os quartos). Para não sobrecarregar o ambiente misture com cores neutras nas paredes, por exemplo, bege ou branca. 2. Objetos temáticos: A decoração é identificada por objetos marcantes, como âncoras, estrelas do mar, conchas, e itens com estampas de listras.

3. Móveis: Menos é mais, ou seja, invista apenas em móveis necessários para criar um espaço amplo e arejado e destacar a decoração. Na hora da compra, escolha móveis produzidos em madeira e vime (estilo de fibra trançada). Para a decoração da sala, a sugestão é um sofá em cores neutras (cinza ou branca). 4. Iluminação: Este item é fundamental para dar vida ao seu ambiente. Iluminação natural ou um local bem iluminado com luzes brancas são as dicas para a decoração navy, porque elas proporcionam a sensação natural.■

75


1001 utilidades

Separamos uma lista com os nossos melhores produtos disponíveis nas lojas do Home Center. Confira!

Iluminação 1. Refletor Avant Led É indicado para uso externo, como jardins, residências e estabelecimentos comerciais. Proporciona alta visibilidade no ambiente com um baixo consumo de energia.

1

2. Pendente Luciin Flashlight O pendente Luciin traz charme e sofisticação ao seu ambiente. É produzido em metal na cor dourada e cúpula de vidro champagne. Ideal para ambientes internos, por exemplo, salas de estar ou jantar. 3. Pendente Luciin 140cm EB010 Com um ar moderno pelo seu revestimento fosco, o pendente Luciin traz modernidade e descontração para o seu espaço. Feito com metal preto e metal dourado.

3

76

HOMECENTER

2


Casa

5

4. Escada Prima A escada prima é produzida em alumínio. E conta com seis degraus e é indicada para uso doméstico.

6

5.Ventilador Loren-Sid Aristocrata Branco O ventilador Loren Sid é para uso em teto tanto doméstico quanto comercial. É composto por três pás injetadas. E é 127V. 6. Cadeira Tramontina A cadeira Tramontina Potenza é produzida em madeira tauarí com acabamento natural. O assento e o encosto são em polipropileno marrom. É desenvolvida para proporcionar conforto em vários locais: pátio, áreas de lazer, bares, restaurantes, entre outros.

4

7

Ferramentas 7. Moto Esmeril de Bancada É produzida em material resistente possibilitando bom desempenho durante o uso e durabilidade. É indicada para uso profissional. Conta com potência de 360W e é bivolt. 8. Pulverizador de compressão prévia Worker Ele possui capacidade de 7 litros, bomba e chassi em plástico, o que evita a corrosão. Conta com conectores em plástico e fivelas reguláveis facilitando o manuseio na hora da utilização. É um produto multifuncional sendo usado para tarefas de jardinagem, floricultura, lavagem de bancos e aplicação de impermeabilizantes e produtos em casa e em comércios melhor anatomia.■

8

77


Sustentável

POR QUE USAR UTENSÍLIOS DE BAMBU? Os produtos de bambu estão disponíveis no mercado desde escovas de dente até utensílios para o lar. Eles são atrativos, possuem um agente bacteriano natural, o que previne a proliferação de bactérias e ainda são sustentáveis. Te apresentamos três motivos para aderir às peças. COM INFORMAÇÕES DE ARNAZ HTTPS://ARNAZ.COM.BR

1. Limpeza: Não acumula fungos e bactérias devido à presença do seu agente bacteriano natural que combate e previne a proliferação. Na hora da lavagem, é só utilizar uma esponja macia com um detergente, de preferência neutro, e realizar a higienização. Não esqueça de secar bem antes de guardar.

78

HOMECENTER

2. Estética: Os itens de bambu são bonitos e proporcionam uma estética diferenciada ao ambiente, além de serem leves em comparação aos de madeira, o que facilita o manuseio na hora das atividades. Eles também possuem maior durabilidade. Na hora de cozinhar, os utensílios são indicados, pois não esquentam com facilidade.

3. Sustentabilidade: Utilizar utensílios de bambu é uma forma de ajudar na preservação do meio ambiente, porque são ecológicos. O bambu tem um crescimento mais acelerado (diferente de outras árvores) e se regenera rápido e pode viver mais de 100 anos.■


79


Hora de organizar

ORGANIZADORES: CINCO TIPOS PARA TER EM CASA Muitas vezes precisamos organizar vários itens em casa e já não temos espaço suficiente, os organizadores podem ser ótimos aliados na hora de arrumar. Separamos cinco tipos para te ajudar na missão.

Os organizadores são ideais para arrumar peças pequenas, como bijuterias ou meias, roupas íntimas em gavetas, brinquedos, ferramentas e até mesmo itens de higiene e limpeza em lavabos e banheiros. O mercado oferece uma infinidade de tipos com diferentes tamanhos e materiais, mas qual o mais indicado para cada peça? 1. Caixas transparentes: O primeiro passo é escolher o organizador ideal para armazenar os itens. Para os calçados, bolsas e cintos são indicadas caixas organizadoras transparentes. Elas vão te ajudar a identificar o conteúdo de forma prática e sem causar bagunça.

80

HOMECENTER

2. Cestas organizadoras: Sejam de plástico ou de palhas são ideais para otimizar espaços em dispensas e para o armazenamento de produtos de higiene e de limpeza em banheiros. Você pode arrumar os itens por categorias, por exemplo: higiene bucal, maquiagem, produtos para cabelo e etc.

3. Colmeias: São aliadas na organização de guarda roupas, pois conseguem manter as peças em ordem. Elas podem ser encontradas em vários tamanhos (pequenas, médias e grandes). As colmeias são usadas para guardar roupas íntimas, meias, pijamas e etc.

4. Gavetas aramadas e organizadores para cozinhas: Surge a dúvida de como organizar pratos, talheres, mantimentos e utensílios em geral. Na cozinha, a dica é investir em gavetas aramadas e organizadores de xícaras, assim como os organizadores de talheres, que trazem praticidade para a dinâmica da cozinha.

5. Prateleiras e ganchos: Usados em quartos, banheiros ou lavanderias, as prateleiras e ganchos fazem um papel importante na otimização, organização e personalização dos espaços. Escolha estes itens conforme sua personalidade. Podem receber porta-retratos, materiais de limpeza e peças decorativas. ■


81


Floricultura

MINIMANUAL PARA TER PLANTA EM CASA Cuidar de plantas pode não ser uma tarefa tão simples assim, mas, com paciência, é possível. O primeiro passo é entender que a jardinagem não tem verdades absolutas. As plantas podem ser bastante flexíveis e dinâmicas, se adaptando bem, mesmo em condições diferentes de seu habitat natural. FONTE: BRASILIA SHOPPING

Para começar... Encontre plantas que sejam ideais para o espaço que você pretende usar. O que é preciso avaliar? Antes de tudo, a luz do ambiente. Durante o dia, sem acender qualquer lâmpada, tente ler uma bula de remédio no local. Está fácil de ler? Ótimo! Isso significa que o espaço pode receber plantas. O branco do papel arde os olhos por conta do excesso de luz? Então, é um ambiente de sol. Nesse caso, verifique se ele bate o dia todo ou apenas meio período. Não conseguiu ler sem iluminação? É, talvez seja o caso de ter plantas permanentes, pois as verdadeiras não resistirão no breu. Verifique além da iluminação, a temperatura do ambiente. Do que as plantas precisam? Luz, água, terra e nutrientes. De fato, elas necessitam disso tudo. Mas pense que há 400 mil espécies vegetais no mundo. Ou seja, elas com certeza têm necessidades bem diferentes umas das outras. Por isso, a dica aqui é uma só: pesquise pelo nome científico da planta. Desta forma, você consegue descobrir exatamente o que cada uma vai necessitar. O que você precisa saber sobre a terra É na terra que as raízes se esparramam para sustentar o caule. É nela que estão nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro e tantos outros nutrientes que as plantas precisam. E se a terra tiver uma mistura de areia e composto orgânico, é melhor ainda. Afinal, a areia deixa o solo mais leve e poroso, e o composto torna-o mais nutritivo, permeável à água e rico em vida. A essa mistura dá-se o nome de substrato. 82

HOMECENTER


83



Articles inside

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.