Nossos Valores, Suas Histórias | Agentes do Cuidado

Page 1

NOSSOS VALORES

SUAS HISTÓRIAS

NOSSOS VALORES , SUAS HISTÓRIAS
06 36 04 22 30 50 42 Atender com Excelência Comprometer-se com o Resultado Prefácio Ter Agilidade Desenvolver Pessoas Ser Ético Trabalhar em Equipe SUMÁRIO

PREFÁCIO

Cuidar das pessoas é se colocar no lugar delas. É saber ouvir suas necessidades e buscar, de forma incansável, uma maneira de ajudar. É ter o sorriso sempre estampado no rosto e os olhos bem abertos para poder agir da melhor maneira. Neste livro, reunimos algumas das milhares de histórias já vivenciadas no Grupo Panvel ao longo de mais de 50 anos, e que representam aquilo que procuramos fazer todos os dias: colocar nossos seis valores em prática, em cada situação.

Afinal, uma empresa que baseia suas atitudes em Atender com Excelência, Trabalhar em Equipe, Desenvolver Pessoas, Ser Ético, Ter Agilidade e Comprometer-se com o

Resultado tem tudo para colecionar histórias memoráveis. Os autores aqui presentes são nossos Agentes do Cuidado, profissionais que assumem o compromisso de entregar a qualidade que nos diferencia e cujo empenho resultou nestes relatos, que merecem ser lembrados e contados. Esperamos que você também se emocione com eles.

5
Os autores aqui presentes são nossos Agentes do Cuidado, profissionais que assumem o compromisso de entregar a qualidade que nos diferencia.

Atender com EXCELÊNCIA

Cuidamos das necessidades dos nossos clientes, buscando sempre superar expectativas.

“Para nós, prestar um atendimento de alto nível é o primeiro passo para conquistar a satisfação dos clientes. Levamos isso a sério, afinal, este é um diferencial da nossa empresa: o nosso Padrão Panvel de Atender e Vender. E aplicamos esse padrão com dedicação, em cada ponto de contato com o cliente, sempre buscando vê-lo feliz. Atender bem, no Grupo Panvel, é um compromisso que colocamos em prática diariamente”.

7

Angélica M. do Nascimento

“Eu era Assistente de Atendimento na filial 493 e constantemente atendia um casal de idosos que ia comprar uma série de medicamentos. Eles eram aquele típico casal à moda antiga, estavam sempre juntos, e a senhora, muito simpática, já chegava dizendo que ia fazer o ‘rancho’ do mês. Certo dia, ela apareceu sozinha na farmácia e explicou que o seu marido estava internado devido a um AVC.

Era visível a tristeza dela, que foi entrando em depressão profunda ao ver o marido tão debilitado. Quando ia comprar remédio e fralda para ele, a cliente desabafava comigo e até chorava, e eu a ouvia e consolava, dizendo que tudo ficaria bem. Eu senti muita empatia por ela, que ainda por cima cuidava dele sozinha e foi ficando debilitada também.

Consultora de Vendas e Merchandising

Além de tratá-la com todo o carinho e cuidado que precisava e merecia, resolvi ir além, com o apoio e a autorização da minha gestora.

Eu passei a acompanhá-la na volta para a casa, que ficava na quadra ao lado, aproveitando que ela geralmente aparecia em horários de pouco fluxo. Queria que ela se sentisse bem e cuidada, pelo menos naqueles instantes ali comigo, e isso fez toda a diferença para ela e também para mim. É muito gratificante saber que o seu atendimento com excelência está fazendo a diferença na vida das pessoas”.

8
“É muito gratificante saber que o seu atendimento com excelência está fazendo a diferença na vida das pessoas”.

Farmacêutico

“Em um determinado dia, uma colega estava atendendo uma cliente que tinha um caroço no lado direito do pescoço, e aquilo chamou a minha atenção. Por indicação médica, ela buscava por um remédio para herpes, porém aquele caroço não era condizente com essa doença, então eu pedi licença e a aconselhei a procurar uma segunda opinião e a fazer exames de imagem. A cliente chegou a ligar para a mesma médica que a atendeu, e esta manteve o seu diagnóstico.

Alguns dias depois, ela procurou outro médico, fez exames e foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, logo começando o tratamento. Foi tudo muito rápido! Eu não a vi mais, porém ela deixou um recado me agradecendo por ter ajudado. Felizmente, ela conseguiu se curar a tempo, antes que a doença evoluísse.

Eu digo que, nessa profissão, somos instrumentos e sempre foi da minha vontade ajudar as pessoas, fazendo além do esperado. Cada ser humano é único, e temos que ter esse olhar para todas as pessoas que estão do outro lado do balcão”.

9 Atender com EXCELÊNCIA
“Sempre foi da minha vontade ajudar as pessoas, fazendo além do esperado. Cada ser humano é único, e temos que ter esse olhar para todas as pessoas que estão do outro lado do balcão”.
Carlos Alberto R. Noronha

Subgerente Etiene M. Wonglon

“Quando eu atendo algum cliente no balcão, busco fazer com a máxima excelência, pois estamos lidando com uma vida, uma pessoa que busca uma solução, um minuto de cuidado ou até mesmo ser ouvida. Por isso, não me conformei quando vi que um cliente da nossa loja migrou para a concorrência ao lado, por um descuido no atendimento. Ele costumava fazer mensalmente uma pesquisa rigorosa de preço de todos os itens que utiliza e, na ocasião, não tentamos cobrir o orçamento.

Fiquei atenta e quando ele retornou à nossa loja, um período depois, eu ofereci os melhores preços. Mesmo assim, ele disse que iria conferir na concorrente. Ele foi, mas retornou dizendo que, além dos preços mais baixos da Panvel, percebeu que eu estava

realmente disposta a escutar as suas necessidades.

No mês seguinte, eu fiz mais do que vender, organizei uma lista de livros sobre desenvolvimento pessoal, assunto que ele me disse que gostava e entreguei como um agrado. Além de comprar com a gente até hoje, ele fez questão de ir à filial onde eu estive durante a reforma da 95, mesmo sendo bem mais distante da sua residência. E o melhor: ele ainda me deu um livro de presente, que eu guardo com muito carinho, pois simboliza que atender com excelência é mais do que executar processos e procedimentos, envolve também enxergar o que cada pessoa precisa”.

10
“Atender com excelência é mais do que executar processos e procedimentos, envolve também enxergar o que cada pessoa precisa”.

da Silva

“Em um sábado à noite, um casal apareceu na loja procurando por testes de gravidez e eu notei que os dois estavam meio perdidos. Fui até eles, me coloquei à disposição e expliquei como funcionavam os diferentes testes que tínhamos na loja. Eles escolheram um e saíram apreensivos.

No dia seguinte, o casal apareceu novamente, pois o teste havia dado positivo e agora eles queriam saber o período da gestação, buscando pelo item com indicador de semanas. A diferença é que eles não estavam mais apreensivos e, sim, felizes. Aproveitei para desejar muita sorte e saúde para o bebê que viria.

Alguns dias depois, me chamaram dizendo que um casal estava procurando por mim, e eram os futuros papais. A menina logo

explicou que eles não estavam ali para comprar nada, mas apenas para contar que haviam feito o exame de sangue, que confirmou a gestação, e para agradecer a forma como os acolhi quando estiveram ali pela primeira vez. Para a minha surpresa, eles afirmaram que, se fosse menina, ela teria meu nome. Agradeci muito, os abracei e, depois, na retaguarda, desabei no choro. Foi muito tocante escutar tudo isso deles!

Depois desse dia, passei a tratar nossos clientes com ainda mais cuidado, tentando levar para todos um pouquinho do que aquela cliente viu em mim. Ah, e o detalhe é que eles tiveram um menino, mas, sempre que aparecem na loja, afirmam: a próxima vai ser a Lara”.

11
Assistente Farmacêutica Lara B.
Atender com EXCELÊNCIA
“Passei a tratar nossos clientes com ainda mais cuidado, tentando levar para todos um pouquinho do que aquela cliente viu em mim”.

Farmacêutica Lília L. da Paz

“Em um plantão de sábado, um cliente que faz um tratamento recorrente, com a aplicação de um remédio, foi até a minha filial procurando pela profissional que havia o atendido anteriormente, mas cujo nome ele não se lembrava. O meu gerente, achando se tratar de mim, disse que eu estava para chegar e o cliente ficou aguardando. Quando entrei e me apresentei, vi o brilho dos olhos dele sumirem, pois não era eu quem ele procurava.

Senti que deveria fazer alguma coisa pelo cliente e questionei como poderia ajudá-lo além da aplicação do remédio, e aí ele me perguntou se eu poderia cantar. Ele contou que tem muito medo de injeção e se sente melhor se alguém canta para ele no momento da aplicação.

Eu pensei: ‘Meu Deus, e agora? Eu só sei cantar no banheiro’.

Perguntei se poderia cantar qualquer coisa, e ele disse que sim, então eu escolhi a música que mais ouvi na minha vida inteira, que foi ‘Olodum Pra Balançar’, já que sou de Salvador. Eu cantei, tudo correu bem com a aplicação, feita com muito carinho e cuidado, e até hoje ele é nosso cliente e faz questão de ser atendido por mim”.

12
“Atendi meu cliente com muito carinho e cuidado, e até hoje ele faz questão de ser atendido por mim”.

Assistente de Atendimento Luciana S. Tavares

“Um dia, pela manhã, eu estava atendendo uma senhora que já era cliente da nossa filial, quando ela começou a sentir tontura e malestar. A senhora, às vezes, aparecia com algum acompanhante, mas naquele dia estava sozinha. Eu pedi que ela se sentasse, corri para buscar um copo d’água e depois fiquei por perto para poder auxiliá-la.

Alguns minutos se passaram e a senhora, sentindo-se melhor, resolveu ir embora. Como ela mora perto, decidiu ir a pé, negandose a chamar um motorista de aplicativo. Eu fiquei preocupada e me ofereci para acompanhá-la até a sua residência.

Dei o braço, para ela poder se apoiar, e fomos caminhando bem devagar. Quando chegamos na porta da casa, a senhora disse que

estava se sentindo bem melhor e me agradeceu pela companhia e pelo cuidado. Até hoje, ela é nossa cliente e sempre nos recordamos dessa história com carinho. Fiquei muito feliz em poder ajudá-la”.

13
Atender com EXCELÊNCIA
“Até hoje, ela é nossa cliente e sempre nos recordamos dessa história com carinho. Fiquei muito feliz em poder ajudá-la”.

Manuelle S. Câmara

“A história que eu vou contar é sobre um cliente superespecial, alegre e carinhoso, que tem apenas seis anos e é portador de diabetes Tipo 1 insulinodependente. Ele faz inúmeras verificações de glicemia durante o dia e, certa vez, a sua mãe desabafou comigo sobre como o garoto sofria por ter que se furar várias vezes.

Diante da situação, eu apresentei para ela um medidor de glicose, sendo uma alternativa mais cômoda e que traria mais qualidade de vida para ele, já que se trata de um sensor instalado na parte posterior do braço e que faz a verificação ao ser aproximado de um monitor ou aplicativo de celular. Apesar de amar essa opção, a mãe disse que era inviável, em virtude do alto custo. Pensando nisso, eu a informei a

respeito dos processos judiciais que garantem ao cidadão acesso a produtos e medicamentos relacionados à saúde e indiquei uma advogada especialista.

Hoje, ele recebe os sensores por via judicial, e eu nunca me esqueço do dia em que ele e a sua mãe vieram até a filial realizar a instalação pela primeira vez. Foi um momento de muita emoção, que eles fizeram questão de registrar em fotos e vídeos. A vida dele está muito melhor, com a glicemia bem mais controlada e as idas ao hospital sendo raras. Para mim, isso tem um valor imensurável!”.

14
Gerente de Filial Farmacêutica
“Para mim, o bem-estar do meu cliente tem um valor imensurável!”

Matheus B. Silva

“Sou Farmacêutico Clinic e um dos maiores desafios é a vacinação de crianças, que, confesso, sempre tive bastante receio. Certo dia, um menino de 5 anos chegou à filial acompanhado da sua mãe para se vacinar. Ele estava com muito medo e não queria deixar ninguém realizar o procedimento, então eu comecei a contar uma história. Fiz ele imaginar que estava no fundo do mar e que a hora da aplicação seria o mergulho final. Ele entrou na brincadeira e se concentrou, deixando que eu o vacinasse. Além de não chorar, ele ainda ficou todo alegre por ter superado os seus traumas, e a sua mãe fez questão de nos agradecer, inclusive nas redes sociais, com um comentário em um dos posts do Grupo Panvel.

Desde então, ele só se vacina com a gente e eu sigo buscando

desenvolver práticas que possam aprimorar o meu atendimento e ajudar as crianças a vencerem seus medos. Sempre com muito cuidado e compreendendo as necessidades de cada uma delas”.

15
Farmacêutico Clinic
Atender com EXCELÊNCIA
“Sigo buscando desenvolver práticas que possam aprimorar o meu atendimento e ajudar as crianças a vencerem seus medos”.

Natacha B. da Silva

“No início da pandemia, quando ainda não tínhamos as vacinas, uma idosa chegou à nossa loja solicitando um medicamento para a filha que estava hospitalizada em tratamento contra um câncer. Ela contou que precisava levar esse remédio ao hospital e, na mesma hora, eu me ofereci para fazer a entrega, já que a cliente fazia parte do grupo de risco da Covid-19. Notei que ela ficou surpresa com o meu oferecimento, mas acabou aceitando.

Eu, então, fui ao hospital e entreguei o medicamento em mãos, para garantir que a filha dela o receberia. Ao sair, mandei uma mensagem para a cliente, dizendo que havia dado tudo certo e a tranquilizando. Ela ficou muito grata e algum tempo depois, foi à nossa unidade, já acompanhada da filha, para me agradecer.

Consultora de Vendas e Merchandising

Até hoje, as duas só compram comigo, independentemente da filial em que eu esteja.

Não fiz com nenhum outro intuito a não ser zelar pela saúde da nossa cliente. É sobre ter cuidado genuíno e, como consequência, fidelizar”.

16
“É sobre ter cuidado genuíno e, como consequência, fidelizar”.

Quemili Larissa Camilo

“Eu sou Consultora de Vendas e Merchandising da filial 856, e recentemente realizamos aqui um dia de cuidados com a pele que acabou sendo muito especial. Entre as clientes que atendi, estava uma senhora de 82 anos que, a princípio, chegou muito quieta e pensativa.

Durante a ação de beleza, ela foi ficando mais à vontade e acabou compartilhando comigo alguns detalhes da sua vida. Disse que havia ficado viúva há apenas duas semanas, despedindo-se do esposo com o qual foi casada por mais de 50 anos. Enquanto ela contava, eu fiz skincare e uma maquiagem especial, passei blush, batom e depois mostrei o resultado no espelho. Ela gostou bastante e disse que aquele momento comigo, fazendo o procedimento, foi o único, até

então, em que se sentiu amada, cuidada e acolhida.

Eu acredito que esse é o objetivo do nosso trabalho: cuidar com amor, empatia e respeitando o outro. Essa cliente estava em um momento de fragilidade emocional e pôde sentir, mesmo que por um instante, que é especial e bela, entendendo a importância de cuidar de si”.

17
Consultora de Vendas e Merchandising
Atender com EXCELÊNCIA
“Cuidar com amor, empatia e respeitando o outro”.

C. Hernandes

“Eu saí do Exército com 20 anos de idade e não tinha experiência profissional, embora tivesse feito alguns cursos de atendimento ao público. Estava difícil conseguir uma oportunidade e, como forma de me apoiar, o meu chefe de repartição no Exército fez uma carta de recomendação e pediu que eu fosse buscar no quartel. Antes de ir eu decidi me barbear, para respeitar o padrão da corporação, e ao descer a rua vi a Filial 488, que havia sido inaugurada há quatro meses. Entrei para comprar um barbeador e fui atendido pela Tamara, que na época, era Farmacêutica e hoje é Gerente dessa mesma filial.

Recebi todo o padrão e o acolhimento que fazem parte do nosso atendimento e aquilo me encantou, despertando a vontade de deixar o meu currículo na loja.

Como eu tinha vários comigo, entreguei um na mesma hora para a Tamara, que foi super atenciosa. Quando eu cheguei em casa, a minha mãe já tinha recebido uma ligação da Panvel marcando uma entrevista de emprego.

Pouco tempo depois, no dia 18 de abril de 2011, eu comecei a trabalhar e, desde lá, já foram muitas conquistas e aprendizados, até que eu chegasse no meu cargo atual, de Consultor de Beleza na Filial 321, em Pelotas. Ao receber aquele atendimento da Tamara, nunca imaginei que, pelos próximos 12 anos, eu estaria fazendo o mesmo por outras pessoas, buscando a plena satisfação de cada uma delas”.

18
Consultor de Beleza Rubens
“Nunca imaginei que eu estaria fazendo o mesmo por outras pessoas, buscando a plena satisfação de cada uma delas”.

“Trabalhar com pessoas é muito gratificante, ainda mais quando um simples gesto se torna algo grandioso para alguém. No início da minha trajetória na Panvel, eu atendi uma senhora que precisava recarregar o celular e ligar para algum parente, pedindo que fosse até a sua casa ajudar a organizar algumas coisas. Neste dia, ela entrou na farmácia muito nervosa e veio diretamente na minha direção.

Eu a ajudei a fazer a recarga e quando terminei, ela começou a chorar, dizendo que agora poderia ligar para alguém, pois fazia tempo que não recebia uma ligação e o pedido de ajuda seria uma forma de chamar atenção. Essa frase dela cortou o meu coração, e eu engoli o choro na hora. Então, eu olhei bem para ela e disse que, sempre que se sentisse

sozinha poderia ir até a nossa filial, que a ajudaríamos no que fosse preciso. Ela sorriu e me agradeceu.

Poderia ser apenas mais uma pessoa atendida, mas foi uma lição de vida para mim, pois nunca sabemos pelo que as pessoas estão passando. Não custa nada ter empatia, e faz toda a diferença para um atendimento de excelência e para a vida”.

19
Subgerente
Silvia Leticia M. Pereira
Atender com EXCELÊNCIA
“Ter empatia faz toda a diferença para um atendimento de excelência e para a vida”.

Thais Cristiane P. Barrios

“Eu estava finalizando um atendimento no balcão, quando uma das farmacêuticas me chamou para assumir o cliente dela. Inicialmente, eu não entendi nada, mas, ao me apresentar, vi que o homem se encontrava visivelmente alterado, pois havia esquecido seus documentos e não sabia o seu CPF de cor. Tentamos algumas combinações com os números que ele se recordava, porém nenhuma dava certo, e o cliente foi ficando cada vez mais alterado, não apenas comigo, como também se autodepreciando.

Apesar de saber que não é um procedimento padrão, eu abri uma exceção, buscando oferecer a solução mais adequada para a situação, e pesquisei o CPF do cliente por meio do nome completo no nosso sistema. Confirmei os

Subgerente

dados com ele, efetuei a venda no balcão e fiz questão de passá-lo no caixa. Foi nesse momento que o cliente começou a chorar, me agradecendo e se desculpando pelo acontecido. Ele contou que seu pai estava em estado grave no hospital.

É difícil encontrar palavras para acalmar o coração aflito de um filho. Sei que, de certa forma, ele colocou a angústia para fora na nossa loja, entendendo que, dentro do possível, iríamos ajudá-lo. Cabe a nós fazer o que deve ser feito sem julgamentos, respeitando o momento de cada um, tanto da colega que o atendeu primeiro, e que passava por problemas em casa, como do cliente, que não se encontrava bem. Atender com excelência não é apenas seguir um padrão, mas também ter empatia”.

20
“Atender com excelência não é apenas seguir um padrão, mas também ter empatia”.
21

DESENVOLVER PESSOAS

Cuidamos do crescimento e evolução das nossas pessoas, multiplicando conhecimentos e compartilhando aprendizados.

“Estamos o tempo todo em processo de aprendizado. No Grupo Panvel, esse pensamento permeia o valor Desenvolver Pessoas: é o compromisso de multiplicar conhecimento entre colegas, líderes e equipes. Afinal, a aprendizagem acontece de muitas formas e podemos aprender muito com quem está ao nosso lado.

Somos guiados pela curiosidade, que nos leva a inovar, fazer diferente e evoluir a cada dia.

Promovemos um ambiente de desenvolvimento contínuo, no qual todos saem ganhando”.

23

Andressa D. Escobar

“Eu sou PCD, tenho baixa visão, e a Panvel foi o meu primeiro emprego lidando diretamente com o público. Estou na empresa há sete anos e no começo, eu era muito envergonhada, mal conseguia dar um ‘bom dia’ para um cliente, então eu basicamente ficava abastecendo a loja. Essa experiência me proporcionou a oportunidade de ler e saber mais sobre os produtos e, dessa forma, comecei a ter base para atender, o que me fez ganhar confiança e me desenvolver.

A minha Gerente percebeu que eu tinha, sim, habilidade para atender e começou a me incentivar a realizar essa função, e aí eu não parei mais. Depois de um tempo, fui convidada a treinar para Consultora de Vendas e Merchandising, algo que, quando cheguei, nunca imaginaria que um

dia pudesse acontecer. Atualmente, sou Consultora em uma filial de Bagé, e confesso que foi muito desafiador no começo, pois eu nunca havia atuado sozinha com tantas responsabilidades. Meus gestores foram fundamentais nesse processo.

O que me motivou desde o começo foi saber que as pessoas acreditavam em mim e enxergaram o meu potencial. Hoje, sei o quanto é importante compartilhar conhecimento, contribuindo para que outras pessoas também tenham as oportunidades que eu tive aqui”.

24
Consultora de Vendas e Merchandising
“Sei o quanto é importante compartilhar conhecimento, contribuindo para que outras pessoas também tenham as oportunidades que eu tive aqui”.

Gabriela R. Maciel

“Tenho cinco anos de Panvel e aqui encontrei a oportunidade de exercer algo que eu amo: desenvolver pessoas. Recentemente, tive um feedback que reafirmou o quanto isso é importante para mim. Tudo começou quando uma colega, a Ângela, montou um material e outra pessoa da equipe chegou e falou, de forma rude, que estava feio. Eu contornei a situação, conversei separadamente com as duas e, partir daquele dia, comecei a desenvolver mais de perto a Ângela, que é uma pessoa proativa e muito dedicada.

Logo depois desse episódio, ela disse que eu sou uma inspiração, por ter paciência para ensinar e por atender de forma clara e explicativa. Ela ainda costuma me indicar para os clientes, dizendo o horário em que estou aqui.

Essa atitude e reconhecimento me motivaram e, desde então, procuro repassar para todos tudo o que aprendi.

Acredito que desenvolver pessoas é também fazer com que elas enxerguem o seu potencial e descubram ou redescubram o amor pelo que fazem. A Ângela indiretamente despertou isso em mim, assim como eu procuro fazer com que ela se desenvolva mais a cada dia”.

25
Consultora de Vendas e Merchandising
Desenvolver PESSOAS
“Desenvolver pessoas é também fazer com que elas enxerguem o seu potencial e descubram ou redescubram o amor pelo que fazem”.

S. Silva

“Vou falar um pouco sobre o Douglas, um rapaz que iniciou na Filial 801 em fevereiro de 2022. Ele chegou sem nenhuma pretensão e bastante inseguro, mas sempre foi muito responsável e proativo, comprando as novas ideias que nós implementávamos e puxando a equipe. Eu logo enxerguei o potencial dele, que, com o tempo, foi ganhando confiança, até que propus que ele ficasse como Responsável de Loja e iniciasse o treinamento para Subgerente.

Depois de todas as etapas necessárias e da avaliação, ele conquistou a vaga de Subgerente em abril de 2023. Eu estava esperando o sistema virar oficialmente para dar a notícia a ele, mas o time de Pessoas, Cultura e Sustentabilidade me avisou que precisaria entrar em contato o quanto antes, então

eu rapidamente pensei em uma maneira de deixar aquele momento ainda mais inesquecível.

Conversei com a equipe da loja e montei um ‘Dia da Gente’ falso, com direito a apresentação e até vídeo para anunciar a ele a sua promoção. Foi um momento muito especial, no qual todos celebramos juntos. Eu posso ter mostrado o caminho e dado as ferramentas, mas essa conquista foi mérito do esforço e do compromisso dele”.

26
Gerente de Filial Marcones
“Mostrar o caminho, proporcionar as ferramentas e desenvolver pessoas”.

“Eu sou formada em Psicologia e pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, e você deve estar se perguntando o que estou fazendo na Panvel. Meu sonho quando entrei, era trabalhar com psicologia hospitalar e, a meu ver, atuar na farmácia era o mais próximo de saúde no momento. Embarquei nessa jornada, mas no começo me assustei muito, pois nunca tinha trabalhado com atendimento ao público presencialmente, apenas com telemarketing. Por várias vezes, me questionei se estava no lugar certo e pensei em desistir, pois tinha medo de atender e ainda mantinha o meu sonho de atuar na psicologia hospitalar. Até que houve uma mudança na gerência da loja.

No começo fui um pouco resistente, confesso, mas com o tempo pude ter uma visão completamente diferente

do que eu estava fazendo, revendo meus conceitos, comportamentos e meus passos dentro da empresa. De novembro de 2022 para cá, consegui ver de fato o que era desenvolver pessoas, porque aconteceu exatamente comigo. Foi de uma forma tão natural, que, quando percebi, já estava completamente envolvida, como um diamante bruto que precisa ser lapidado.

Consegui me desenvolver, me reinventar, me redescobrir, e o sonho de trabalhar como psicóloga hospitalar se afastou. Hoje sou completamente apaixonada pelo que faço, e nada disso seria possível se não fosse a persistência em desenvolver pessoas, e se na primeira vez em que confessei meu antigo sonho, tivessem desistido de mim. Curso, inclusive, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e não me vejo fora dessa área”.

27
Consultora de Vendas e Merchandising Mariana S. Moreira
Desenvolver PESSOAS
“Hoje sou completamente apaixonada pelo que faço, e nada disso seria possível se não fosse a persistência em desenvolver pessoas”.

Nataly M. Acosta

“Eu acredito que cuidar das pessoas é também contribuir com o desenvolvimento delas e para mim, isso é algo muito grandioso e significativo. Tenho dois anos de Panvel, nos quais aprendi com vários colegas e assim, me desenvolvi e cresci, tanto que, com 11 meses de empresa, fui promovida a Consultora de Vendas e Merchandising. Procuro também compartilhar esse aprendizado com todos que estão ao meu redor e um exemplo disso é a colaboradora Danielly, de quem tenho muito orgulho, por toda a sua trajetória até o momento.

Ela chegou à Panvel por meio de uma vaga de Assistente de Atendimento. Já em seu primeiro dia com a gente, enquanto eu explicava tudo sobre a empresa, a Dani mostrou muito interesse e disponibilidade, e não foi diferente

no dia a dia. Eu comecei a desenvolvê-la e vi seu empenho e o valor que dava em estar aqui.

Com seis meses de loja, a Dani foi merecidamente promovida a Consultora de Vendas e Merchandising. Posso dizer que o período em que estive mais perto dela foi de muito aprendizado para nós duas, pois, enquanto ensino, também relembro ou aprendo algo novo. Geralmente, o aprendizado não é pela sua fala, mas pelo seu exemplo. É explicar, sim, a teoria, mas principalmente fazer junto, na prática. Amo poder ensinar tudo o que aprendo dentro da loja e sou grata por estar em uma empresa que dá essa oportunidade a todos os seus colaboradores”.

28
Consultora de Vendas e Merchandising
“Amo poder ensinar tudo o que aprendo dentro da loja e sou grata por estar em uma empresa que dá essa oportunidade a todos os seus colaboradores”.

“Assim que entrei na Panvel, eu achava o meu atendimento mediano, certo de que ainda tinha muito a melhorar, pois sempre soube que o atendimento de excelência é essencial em uma empresa. Eu ficava mais pelos caixas, finalizando as vendas, até que um dia tudo mudou. O meu Gerente me chamou para uma conversa na sala dele, e logo depois entrou a pessoa responsável pelo meu turno, perguntando ‘foi ele?’, referindo-se a mim.

Eu fiquei apreensivo e sem entender nada, até que o Gerente me mostrou um áudio, enviado para a Coordenadora da minha área na época, em que uma cliente elogiava a maneira como foi atendida. Ela dizia que havia sido ‘um rapaz moreno, alto, muito simpático, sorridente, ágil e

carismático’ e, em seguida, enviou a foto da Nota Fiscal, que trazia o meu nome.

O Gerente me agradeceu muito e aproveitou para me dar um feedback completo, elogiando o meu trabalho como um todo. A partir daquele dia, mudei meu pensamento sobre o meu atendimento e passei a acreditar mais em mim. Hoje, sei que atendo bem e sempre busco aprender novas competências e me desenvolver. Os feedbacks que recebi, tanto da cliente como do gestor, foram essenciais para isso e para que eu decidisse construir minha carreira na Panvel”.

29
Assistente de Atendimento Pedro Gabriel L. da Silva
Desenvolver PESSOAS
“Os feedbacks que recebi foram essenciais para que eu decidisse construir minha carreira na Panvel”.

COMPROMETER-SE COM O RESULTADO

Cuidamos de tudo para garantir a melhor performance.

“Pessoas comprometidas em se superar e fazer sempre o melhor são as que se destacam em suas jornadas. Fico feliz em saber que o Grupo Panvel está cheio delas. Independentemente do perfil de cada um, todos somos movidos pelo resultado e cuidamos de cada etapa para que a nossa performance seja a melhor possível. Estamos conectados pelo compromisso de fazer sempre as melhores entregas”.

31

Iara Cristina F. Machado

“Certo dia, recebemos em nossa loja uma cliente procurando por glicosímetros, e minha colega Jéssica me chamou pedindo ajuda com o atendimento. A cliente contou que havia acabado de receber a notícia de que estava com ‘diabetes gestacional’, sendo orientada a monitorar sua glicemia no mínimo duas vezes por dia. Busquei alguns modelos de aparelho e expliquei a forma de usar e a diferença de cada um deles. Como ela demonstrou muito medo de ter que furar o dedo todos os dias, aconselhei o uso de um medidor de glicose, por não necessitar de picadas, evitando também o estresse, o que é fundamental na condição dela.

Na dúvida, a cliente disse que iria conversar com sua cunhada, que é enfermeira, e voltar para buscar um dos aparelhos. No dia seguinte, ela entrou em contato com a loja,

Assistente de Atendimento

pedindo para falar comigo, e disse que sua cunhada havia concordado com a minha sugestão e que ficaria com o medidor de glicose. Porém, surgiram alguns empecilhos: tínhamos somente o aparelho na loja, e não o sensor, que é vendido separadamente, e a cliente queria receber em casa e pagar com cartão de crédito. Eu pedi a ela 10 minutos para resolver toda a situação.

Consultei a Gerente, a Cleani, que logo achou uma solução. Ela pegou uma das nossas máquinas de cartão, chamou o Uber e foi até a filial que tinha o sensor, depois de já termos ligado pedindo a transferência. Em seguida, ela foi até a casa da cliente, cujos dados eu havia coletado e registrado antes, para entregar os produtos em mãos. Com a união das habilidades do nosso time, conseguimos realizar a venda. Missão cumprida e cliente feliz!”.

32
“Com a união das habilidades do nosso time, conseguimos realizar a venda”.

“Procuro sempre fazer o melhor para os nossos clientes, solucionando os problemas deles da melhor forma possível, e com um atendimento atencioso e acolhedor”.

Janice S. das Neves

“Estava eu em mais um dia de trabalho na nossa filial de Pelotas (RS), e uma cliente chegou visivelmente nervosa procurando dois medicamentos. Ela me contou que a sua bebê estava com uma infecção respiratória e precisava imediatamente começar o tratamento. Eu a escutei e busquei passar calma e tranquilidade, porém, ao conferir o estoque, vi que não tínhamos um dos itens que ela precisava. Ofereci um genérico, mas a cliente me disse que não gostaria de trocar e que, então, ligaria para a sua irmã tentar achar em outro lugar. Conferindo o CPF da cliente em nosso cadastro, vi que ela era da cidade de Arroio Grande (RS) e me propus a verificar se tínhamos o medicamento na nossa filial de lá.

Como o sistema indicava apenas uma unidade, liguei para ter

certeza do estoque e pedi que reservassem na mesma hora. Ainda ofereci a entrega em casa, mas a cliente disse que preferia passar para retirar, tamanha era a sua ansiedade. Quando eu confirmei que tudo havia dado certo e que o medicamento estava garantido, aquela mãe disse que estava sem palavras e simplesmente me abraçou, deixando-me também sem reação, mas muito feliz por ter ajudado naquele momento difícil.

Procuro sempre fazer o melhor para os nossos clientes, solucionando os problemas deles da melhor forma possível, e com um atendimento atencioso e acolhedor, afinal é para isso que estamos aqui, para servir”.

33
Assistente de Atendimento
Comprometer-se com o RESULTADO

Luis Felipe C. Lemes

“Há pouco tempo, uma cliente veio em nossa filial retirar um pedido pago em outra loja e, durante o atendimento, um colega ficou sabendo que ela precisaria de mais 10 caixas daquele item. Como não tínhamos estoque suficiente para atendê-la, fizemos um pedido diretamente para o Centro de Distribuição. No entanto, após a saída da cliente, eu percebi que o medicamento estava com vencimento próximo e que era possível que outras lojas da área também o tivessem na mesma condição, uma vez que tem custo elevado e baixa demanda de vendas.

Imediatamente, comecei a contatar outras filiais da área questionando sobre a validade do item, e confirmei minhas suspeitas, ou seja, ele tinha grandes chances de ser descartado em

breve por várias lojas, gerando prejuízo. No dia seguinte, solicitei a transferência de todos os medicamentos com validade curta e fui pessoalmente em diversas filiais de Florianópolis (SC) retirar.

Durante essa jornada entrei em contato com a cliente, informando que havia conseguido todas as 10 caixas para entrega imediata, e que não era mais necessário aguardar o envio do CD. Expliquei ainda sobre a validade do produto, imaginando que não haveria problema, pois ele seria todo utilizado em pouco tempo. A cliente aceitou a condição e pediu que os medicamentos fossem entregues na residência dela, e eu os enviei com um kit de brindes de dermocosméticos. Além de evitar um prejuízo para a empresa como um todo, ainda conquistamos mais uma cliente fiel para a nossa filial”.

34
Gerente Farmacêutico Trainee
“Além de evitar um prejuízo para a empresa como um todo, ainda conquistamos mais uma cliente fiel para a nossa filial”.
35

TER AGILIDADE

Trabalhamos de forma rápida e eficaz, cuidando sempre da qualidade.

“Entregar excelência em cada etapa do nosso trabalho e garantir que as demandas sejam sempre solucionadas rapidamente é o que conseguimos quando temos agilidade. Quando nos comprometemos em atuar com prontidão, sem abrir mão da eficiência, precisão e qualidade, conquistamos entregas incríveis e superamos os mais diversos desafios”.

37

Ana Flávia P. Miranda

“Quando me candidatei a uma vaga na Panvel eu não tinha muita experiência, então me informaram que eu poderia tentar o cargo de Auxiliar de Limpeza, e que, conforme o meu desempenho, haveria a chance de ser promovida a Assistente de Atendimento. Fui contratada e comecei a trabalhar no início da pandemia, quando, muitas vezes, não tínhamos pessoas suficientes para a demanda da loja. Então, com muita disposição e senso de urgência, comecei a ajudar no atendimento sempre que necessário, descobrindo a minha paixão pela farmácia.

Graças ao meu desempenho e à agilidade que demonstrei, além do suporte da equipe para o meu crescimento, fui promovida a Assistente de Atendimento com um ano de Panvel. Atualmente,

Assistente de Atendimento

procuro manter essa dedicação e o ritmo do meu trabalho para poder crescer cada vez mais. E mesmo morando longe e enfrentando alguns problemas com transporte público, eu nunca pensei em desistir, pois aqui tenho a oportunidade de me desenvolver.

Hoje, sou uma Ana muito diferente daquela que chegou à empresa. Descobri que posso ir longe e que, com energia, entusiasmo e qualidade, conseguimos superar todos os desafios”.

38
“Descobri que posso ir longe e que, com energia, entusiasmo e qualidade, conseguimos superar todos os desafios”.

Cátia Carina de Carvalho

“Há algum tempo, as pessoas que fazem parte da Fundação Copel passaram a poder comprar apenas na Panvel, o que estabeleceu um desconforto entre eles, que antes tinham um leque maior de opções. Além disso, no começo, o nosso sistema estava em adaptação para esse tipo de venda, o que gerou bugs, e ainda tivemos que lidar com a falta de alguns medicamentos. Por tudo isso, eles, que já estavam receosos com a mudança, ficaram ainda mais reativos e, por qualquer motivo, a loja virava um ‘mini caos’.

Tivemos que manter uma atitude positiva e agir de forma rápida para contornar a situação. Como equipe, investigamos as receitas de uso contínuo e procuramos ajustar o estoque para melhor atendê-los. Em paralelo, quando eles chegavam na porta, eu já

Assistente de Atendimento

os cumprimentava, muitas vezes pelo nome, oferecia o nosso chá e atendia da maneira mais encantadora possível. Na verdade, até hoje faço isso.

A maioria dessas pessoas são aposentadas, que gostam de conversar e receber atenção, e eu sou falante, então sempre pergunto em qual setor elas trabalhavam, e todas têm muitas histórias para contar. Assim, criamos vínculos de muito carinho e zelo. Quando alguns chegam na loja, a equipe já me sinaliza e fala: ‘seus clientes chegaram’, e eu vou ao encontro deles. Fico satisfeita em saber que a resistência inicial não existe mais, graças à nossa agilidade na resolução do problema, e que eles se sentem bem cuidados e valorizados”.

39
“Graças à nossa agilidade na resolução do problema, os clientes se sentem bem cuidados e valorizados”.
Ter AGILIDADE

Maria Fernanda M. Leão

“Em 2022, eu atendi na sala Clinic uma família de uruguaios em férias cujo pai chegou se sentindo muito mal. Ele não conseguia falar direito e o seu filho pediu que eu medisse a sua pressão arterial, que realmente estava bem alta. Eu comecei a fazer algumas perguntas para aquele senhor, que não foi capaz de responder a todas elas, e nem de sorrir ou me dar uma das mãos, o que indicava paralisação em um dos lados do corpo, motivada possivelmente por um Acidente Vascular Cerebral.

Imediatamente, chamei o SAMU, relatando todos os sintomas que eu havia identificado e o senhor foi levado para o hospital. Como eu fiz residência lá, consegui contato com ex-colegas, que me informaram que realmente havia sido um AVC. Porém, com a detecção rápida, foi transitório, ou

seja, os sintomas não evoluíram e ele não ficou com sequelas graves.

Alguns dias depois passei pelo hospital, porém não os encontrei, mas vi o carro da família parado na porta e deixei um bilhetinho com o número do meu celular, para saber mais detalhes. Eles retornaram me agradecendo por eu ter sido ágil e eficiente, salvando uma vida. Uma semana depois, o senhor teve alta e a família conseguiu voltar para o seu país, deixando-me grata por ter conseguido ajudar em um momento tão crucial”.

40
Gerente de Filial Farmacêutica
“Fiquei grata por ajudar meu cliente em um momento tão crucial”.

Morgana Luisa da Silva

“A história que eu vou compartilhar aconteceu durante a pandemia, mais especificamente no mês de janeiro de 2022. A cidade de Chapecó (SC), onde fica a nossa filial, contava com um alto número de casos de Covid-19 e nós realizávamos muitos testes, mas nunca em uma quantidade tão grande como naquele dia. Estávamos eu e o Reviann, também Farmacêutico, responsáveis pelas testagens, quando nos deparamos com mais de 100 clientes querendo realizá-las.

Tivemos que pensar rápido e agir de maneira mais ágil ainda, então começamos a distribuir senhas. As pessoas estavam nervosas, espalhadas pelos carros, no estacionamento, sentadas no meio fio... Nesse momento, sabíamos que deveríamos colocar

o profissionalismo acima de tudo, de qualquer temor ou insegurança, e nos dividimos na função, conseguindo dar conta de realizar todos os testes com muito esforço.

Foi difícil, com os clientes todos ali, e nós nos sentindo responsáveis por eles. Minha dupla, o Reviann, foi excelente, e juntos mostramos que a Panvel cuida com excelência em todos os momentos e que estamos preparados para enfrentar e vencer os desafios mais difíceis”.

41
Gerente de Filial Farmacêutica
“Cuidamos com excelência em todos os momentos e estamos preparados para enfrentar e vencer os desafios mais difíceis”.
Ter AGILIDADE

TRABALHAR EM EQUIPE

Cuidamos um do outro e acreditamos que cada entrega é a entrega de todos.

“Se você quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir mais longe, vá em grupo. O trabalho em equipe transforma bons profissionais em grandes times, capazes de atuar com criatividade, colaboração e visão. Ao somar habilidades, firmar parcerias, compartilhar conhecimentos, as chances de sucesso são muito maiores. Zelamos por isso e acreditamos que é coletivamente que se alcançam as maiores conquistas”.

Antônio Napp - Diretor Executivo Financeiro e de Relações com Investidores

Roberto Coimbra - Diretor Executivo de Operações

Rodrigo Poço - Diretor Executivo de Digital e Novos Negócios

43

Angel Alfredo R. Arrioja

“No final de 2021 eu fazia parte da filial 554, em Curitiba (PR), e tudo ia bem até que, de um dia para o outro, o nosso Gerente saiu da empresa. Inicialmente, isso nos deixou apreensivos, já que era época de Covid-19 e de muita tensão e correria para todos. Porém, decidimos que esse acontecimento não nos abalaria e reforçamos a importância do trabalho em equipe, ficando ainda mais unidos. Eu, que estava me desenvolvendo para ser Consultor de VM, e o meu Subgerente entendemos que era necessário desenvolver pessoas para corrermos atrás das metas, e estimulamos o compartilhamento de conhecimento entre todos.

O resultado foi a conquista do recorde de vendas da filial, já em janeiro de 2022, o que nos deixou ainda mais motivados,

pois mostrou que a chave para o sucesso era nossa constância e o trabalho em equipe.

Hoje, é muito gratificante ver várias pessoas que estavam na loja naquele momento difícil trilhando trajetórias de sucesso na Panvel. Juntos, viramos a chave, nos motivando e nos ajudando, o que fez com que nos desenvolvêssemos muito. Como diz minha primeira gestora, o aprendizado só é válido quando você o repassa para frente, e tenho muito orgulho de ter feito isso e de continuar fazendo todos os dias”.

44
Consultor de Beleza
“O aprendizado só é válido quando você o repassa para frente”.

Desenvolvedor de Software

“Eu sou cubano e cheguei ao Brasil em 2017 em busca de um futuro melhor para a minha família. Vim por meio do programa Mais Médicos, já que minha irmã é médica e havia essa possiblidade de trazer familiares. Em Cuba, eu tinha finalizado uma formação em Tecnologia da Informação, porém, aqui, não encontrei oportunidades na área logo que cheguei e atuei em outras atividades, como conserto de celulares e notebooks, pintor de casas, como camelô e instalação de câmeras de segurança.

Trabalhando com essa última função, eu comecei a fazer alguns serviços na casa do Paulo, que atua na área de TI do Grupo Panvel, e aos poucos compartilhei com ele a minha história. Quando apareceu uma oportunidade na área, o Paulo me indicou e eu

consegui a vaga. No início, foi um pouco difícil, principalmente pelo idioma, já que eu tinha que participar de reuniões e entender os problemas e processos da área.

Com a ajuda de todo o time, consegui superar esses desafios e aprendo mais a cada dia. Acho o grupo muito unido, dentro e fora da empresa, e as pessoas deixam de ser apenas colegas e se tornam amigas, formando uma verdadeira família. Nunca me senti discriminado ou desrespeitado e sou muito grato por essa oportunidade e pelo trabalho em equipe”.

45
“Com a ajuda de todo o time, consigo superar desafios e aprendo mais a cada dia”.
Carlos Miguel R. Fines
Trabalhar em EQUIPE

Caroline R. Macalini

“Minha história de cuidado começa antes da minha entrada na empresa, pois sou uma pessoa cega, usuária de leitor de telas e que estava à procura de um emprego. Muitas empresas se dizem inclusivas, mas a exclusão começa na hora do envio do currículo, com sistemas totalmente inacessíveis, o que, felizmente, não é o caso do Grupo Panvel. O sistema utilizado é totalmente acessível e foi através dele que eu fui encontrada, entrevistada e contratada.

Durante a entrevista de seleção, minha deficiência nunca foi colocada em primeiro plano, o que já me deixou muito feliz. O acolhimento que recebi na integração também foi um diferencial e fez meu dia ser realmente especial. Logo no meu segundo mês de empresa, fiz aniversário e fui surpreendida pelos meus colegas com um presente lindo.

Várias vezes já recebi cartões de aniversário e outras datas, mas sempre precisava da ajuda de alguém para ler. Porém, aqui foi diferente! Meus colegas foram além e, em um verdadeiro trabalho de investigação em equipe, descobriram uma forma de conseguir fazer um cartão em Braille, para que eu pudesse ler os votos por conta própria. Foi um gesto simbólico e que pode parecer simples, mas para uma pessoa cega é algo sublime. Quando eu ouvia a frase ‘Todo Cuidado ao Cuidar’, não imaginava que era levada tão à sério, nos mínimos detalhes. Sei que a estrada da inclusão é longa e, por vezes, tem curvas tortuosas, mas o caminho pode ser suavizado e transposto se fizermos juntos e em equipe”.

46
Assistente Administrativo
“Sei que a estrada da inclusão é longa, mas o caminho pode ser suavizado e transposto se fizermos juntos e em equipe”.

Emiliano A. da Cunha

“Em maio deste ano, realizamos uma seleção de candidatos no SINE (Sistema Nacional de Emprego) para uma vaga de Fiscal de Loja PCD. Após algumas entrevistas, conversamos com uma pessoa que estava bem nervosa e contou que buscava uma oportunidade para mudar a sua vida. Entre todos os entrevistados, ele acabou sendo o que melhor se enquadrou no perfil, conquistando a vaga, e, durante o seu processo de contratação, descobrimos que ele estava em situação de vulnerabilidade social.

Antes do primeiro dia dele com a gente, eu reuni toda a equipe para informá-los sobre o novo colega e dizer que precisaríamos ajudá-lo e acolhê-lo com muito carinho e empatia. Para a minha surpresa, a equipe se mobilizou com objetivo de ajudá-lo e, juntos, organizamos

uma vaquinha para que ele pudesse fazer todas as refeições até que recebesse o seu primeiro salário.

Hoje, ele saiu da situação de vulnerabilidade e até retomou os estudos, desenvolvendo suas atividades com muita energia e prontidão, e eu posso dizer que a união do time na sua chegada, com um verdadeiro trabalho em equipe, fez toda a diferença para isso”.

47
Gerente de Filial
“A união do time, com um verdadeiro trabalho em equipe, faz toda a diferença”.
Trabalhar em EQUIPE

Julia Cristina P. dos Santos

“Vim de São Paulo (SP) para Cascavel (PR) fazer faculdade e a minha família também acabou se mudando. Viemos sem saber como iria ser, mas com muita coragem. Chegando aqui, decidi procurar o meu primeiro emprego e acabei conhecendo a Panvel pela internet. Fui pessoalmente à loja entregar o meu currículo e consegui a vaga, e aí começou um outro desafio. Eu tinha muita vergonha de me comunicar com os clientes e até de pedir ajuda, pois nunca havia trabalhado.

Aos poucos, fui convivendo mais com as pessoas e buscando aprender com suas experiências, e todas tiveram paciência para me ensinar. Hoje em dia, sou muito mais confiante, atendo bem, consigo me comunicar com os clientes e não tenho mais receio de pedir ajuda ou tirar alguma dúvida quando é necessário.

Assistente de Atendimento

O trabalho em equipe foi fundamental para esse meu crescimento e eu sou muito grata por tudo o que aprendi até agora. Cresci como profissional e também como pessoa, e continuo aprendendo todos os dias”.

48
“O trabalho em equipe foi fundamental para meu crescimento e eu sou muito grata por tudo o que aprendi até agora”.
49

SER ÉTICO

Seguimos as normas e cumprimos as leis, sempre com cuidado e respeito por todos os indivíduos.

“Trabalhar com ética é olhar com cuidado para cada situação. É basear todas as atitudes e decisões na conduta mais correta, justa e respeitosa. Dessa forma, preservamos nossa coerência e fortalecemos nossa reputação. Ser ético é a nossa forma de retribuir a confiança depositada em nós por cada cliente, parceiro e colaborador”.

51

Alana O. Goulart

Assistente Administrativo

“Em outubro de 2020, sofri um acidente de trânsito e fui levada para o hospital em estado grave, com risco de ficar tetraplégica. Chegando lá, o meu plano de saúde não cobria internação e fui encaminhada para o SUS, que estava sem leito disponível. Minha mãe imediatamente entrou em contato com a minha gestora na época, a Gabriela, para falar sobre a minha situação. No mesmo dia, a Gabriela, o Jairo, meu antigo Coordenador, e o Fernando, Gerente Regional, se mobilizaram e conseguiram um leito para mim. Além disso, eles e a equipe inteira da filial 127 me apoiaram em todas as etapas seguintes, ajudando, por exemplo, nos trâmites da transferência de hospital para a cirurgia.

No total, fiquei 45 dias internada, fiz três cirurgias e usei o colar cervical por mais de 8 meses. No meu retorno, achei que seria uma despedida, pois eu não teria mais como auxiliar na loja, uma

vez que fiquei com os movimentos do pescoço comprometidos. Porém, fui novamente surpreendida: o Gerente Rodrigo me convidou a fazer uma entrevista para trabalhar no corporativo, pois o Grupo Panvel é uma empresa que dá oportunidades.

Participei do processo de seleção interna, em que foram avaliados o meu perfil e conhecimentos técnicos para assumir o novo desafio.

Atualmente, estou na área de Sustentabilidade e me empenho todos os dias, contribuindo com muita gratidão, sem nunca me esquecer que setores variados e pessoas empáticas se uniram para ajudar alguém que nem conheciam pessoalmente. Isso me faz ter a certeza de que realmente estou em uma empresa na qual as pessoas trabalham em equipe, com agilidade e em busca de resultados e excelência”.

52
“Isso me faz ter a certeza de que realmente estou em uma empresa na qual as pessoas trabalham em equipe, com agilidade e em busca de resultados e excelência”.

Bianca G. de Lima

“Eu sou do interior do Piauí, me formei em Farmácia e fiz residência multiprofissional em alta complexidade na capital. Perto de terminar os estudos, comecei a me apavorar por ter que voltar a morar com meus pais, pois eu estava questionando muitas escolhas e até a minha sexualidade. Comecei a procurar lugares para morar e me interessei pelo Rio Grande do Sul, então eu disse para o meu pai que já havia conseguido um emprego no estado, o que não era verdade, e vim. Fiquei cerca de duas semanas em Porto Alegre, até que a Panvel me chamou e assim começou a minha jornada na empresa. Paralelamente ao meu desenvolvimento profissional, eu fui me descobrindo pessoalmente, me entendendo e me aceitando como uma mulher lésbica.

Depois de Porto Alegre (RS), estive

ainda em Garibaldi (RS), até chegar a Caxias do Sul (RS), com o objetivo de me desenvolver para Subgerente. Foi na filial de lá que eu conheci a Vanderléia, Gerente que faria o meu treinamento. Ela foi sempre tão humana e acessível, inspirando confiança e fazendo com que eu me sentisse confortável, que acabei falando sobre a minha sexualidade, antes mesmo de ter contado para a minha família. E a reação dela foi supernatural!

Depois disso, me senti ainda mais forte e capaz de ser quem eu sou. Embora meus pais até hoje não aceitem, eu tenho a sorte de encontrar pessoas como a Vanderléia e um lugar como a Panvel. Sou Gerente há três anos e faço da missão da empresa a minha missão, com o propósito de cuidar e acolher todas as pessoas, criando um ambiente seguro e saudável”.

53
“Faço da missão da empresa a minha missão, com o propósito de cuidar e acolher todas as pessoas, criando um ambiente seguro e saudável”.
Ser ÉTICO
Gerente de Filial Farmacêutica

Fares A. Iasin

“Eu já trabalhava na Panvel e, em 2010, fui convidado para fazer parte do time de Expansão, como Coordenador. Cheguei na área com um grande desafio: iniciar a nossa entrada no estado do Paraná, mais especificamente abrindo as portas das primeiras lojas de Curitiba (PR). Com esse intuito, comecei a fazer contatos com proprietários de pontos comerciais, agentes imobiliários e atravessadores, o que despertou o interesse local, fazendo com que várias propostas chegassem.

Em uma delas, fui convidado para um café pelo gerente de uma grande imobiliária, o que era comum na rotina de trabalho. Mas para a minha surpresa, no meio do encontro, esse gerente pediu a minha conta bancária pessoal para que pudesse me dar um presente, pois, segundo ele,

eu merecia, por estar ajudando a expandir os seus negócios no mercado curitibano. Diante daquilo, os meus valores falaram mais alto, alinhando-se aos valores da empresa, e eu disse que o melhor presente que ele poderia me oferecer seria bons negócios.

Afirmei ainda que fingiria não ter escutado aquele pedido, o que o deixou bastante envergonhado. Ele me agradeceu pelo exemplo que eu estava passando e disse que iria valorizar isso nos futuros negócios que, porventura, fizéssemos. Em nenhum momento, cogitei ter uma atitude diferente, pois a ética faz parte da minha vida, assim como faz parte de tudo o que fazemos aqui no Grupo Panvel”.

54
“A ética faz parte da minha vida, assim como faz parte de tudo o que fazemos aqui no Grupo Panvel”.
Gerente Regional Varejo

Nayara F. da Silva

“Comecei na Panvel em uma das fases mais difíceis da minha vida, mas ainda sem saber muito bem o que estava acontecendo. No dia em que entreguei o currículo, a Gerente Laila perguntou se eu poderia fazer a entrevista na mesma hora, e óbvio que eu disse sim. Então, depois de quase duas horas de uma conversa muito especial e acolhedora, ela disse que eu era a pessoa que a loja estava precisando: disposta e interessada. O processo de contratação levou cerca de 45 dias e eu comecei na Filial 530 no dia 23 de junho de 2021. Porém, as coisas não aconteceram conforme o esperado.

Não se via mais, no dia a dia, aquela Nayara da entrevista, tão disposta a estar ali, eu andava triste e desanimada. Para entender o que estava acontecendo, procurei terapia e fui diagnosticada com

depressão, o que me deixou com muito medo de perder o emprego. Percebendo o meu quadro, a Laila me chamou para conversar e disse que não deixaria de acreditar em mim e que essa fase passaria e tudo ficaria bem. Com isso, ela me inspirou confiança e vi que poderia ter um diálogo franco e aberto sobre o que eu estava sentindo.

Eu tive total apoio dela desde o início e também de outras pessoas, que me motivaram e me ajudaram a sair da pior fase pela qual já passei, como o João Henrique, que sempre me impulsionou, e a Gerente Eloísa, que é ímpar no desenvolvimento de pessoas e que hoje comanda a 582, filial onde sou Consultora. Meu maior objetivo aqui é ser para as pessoas que passarem por mim um pouco do que foram aquelas que me apoiaram quando eu mais precisei”.

55
“Meu maior objetivo aqui é ser para as pessoas que passarem por mim um pouco do que foram aquelas que me apoiaram quando eu mais precisei”.
Ser ÉTICO
Consultora de Vendas e Merchandising

Yasmim M. Oliveira

“No início da minha carreira na Panvel, eu não entendia muito bem como funcionavam os processos, mas uma atitude constante por parte de uma colega me incomodou: o cadastro de itens, geralmente do checkout, como se estivessem próximos a vencer, sendo que estes não estavam próximo ao vencimento - o intuito era poder comprálos mais baratos. Depois de ver essa situação repetidas vezes, fui conversar com minha Gerente e expliquei que não estava me sentindo confortável com aquela situação. Essa colega acabou sendo desligada da empresa.

Para mim foi um aprendizado, pois logo no meu período de experiência tive a oportunidade de entender a importância, para o Grupo Panvel, da transparência e do senso de justiça, valores que

também trago comigo. Ser ética é uma das coisas que contribuem para a liderança que construo, respaldada na missão da empresa.

Atualmente, tenho dois anos e seis meses de Panvel e, desde aqueles primeiros momentos, sempre tive vontade de evoluir e aprender mais. Há pouco tempo, fui promovida a Gerente, colhendo os frutos que foram plantados lá atrás, e graças ao apoio de várias pessoas que acreditaram em mim, em todos os sentidos”.

56
“Desde aqueles primeiros momentos, sempre tive vontade de evoluir e aprender mais”.
Gerente de Filial Trainee
57

Ano: 2023

Projeto gráfico:

Gio Comunicação

Redação:

Contexto Comunicação

Coordenação editorial e revisão: Anita Bohrer, Daniele Cassol, Maurício Souza e Michelle Fanslau

58
59

Quando baseamos nossas atitudes em valores sólidos, colecionamos vivências memoráveis. As histórias aqui presentes são a materialização do nosso propósito de cuidar das pessoas, posto em prática por profissionais exemplares.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.