P
rimeira grande feira agrícola do ano, o Show Rural Coopavel, realizado de 2 a 6 de fevereiro, em Cascavel (PR), recebeu 298.910 visitantes. A 32ª edição 2020 movimentou R$ 2,7 bilhões, crescimento de 23% na comparação com os R$ 2,2 bilhões alcançados no evento no ano passado. Entre os fatores que levaram a este desempenho, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, cita a alta produtividade de grãos, anúncio da maior safra de grãos da história do Brasil (251 milhões de toneladas) e valores das sacas de soja e milho maiores, respectivamente, em 15% e 35% comparativamente aos preços praticados em fevereiro de 2019. “Números tão bons explicam a razão de tantas empresas escolherem o Show Rural Coopavel para o lançamento de variedades de soja, híbridos de milho e inovações em máquinas e outras tecnologias para o agronegócio”, explica Grolli. Confira a seguir os principais lançamentos e destaques do Show Rural 2020.
Trator TL5 da New Holland com acessibilidade Acessibilidade foi a palavra de ordem no estande da New Holland, durante o Show Rural Coopavel. A marca demonstrou o conceito do trator modelo TL5 adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. O equipamento proporciona condições de trabalho iguais a todos no campo, com segurança e conforto. Equipado com uma plataforma de elevação e um joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para fazer o seu próprio embarque/desembarque, além de
uma cabine adaptada para facilitar as operações, com ergonomia e amplo espaço interno. A empresa parceira da New Holland, Elevittá, customiza o trator para qualquer tipo de necessidade especial. A família de tratores TL5, por sua vez, vem equipada com motor FPT S8000 MAR I e é indicada para multitarefas no dia a dia. A linha possui três diferentes tipos de transmissão, versões com reversor Power Shuttle, com ou sem cabine e várias opções de configurações de pneus.
Gigante Steiger da Case IH Máquinas de alta potência estiveram em destaque no estande da Case IH no Show Rural Coopavel. Um exemplo é a linha Steiger, solução para perfis de produtores com grandes áreas rurais. A série, que conta com tratores de 370 a 620 cavalos, foi projetada para proporcionar potência máxima em qualquer tipo de atividade ou topografia, além das demandas de potência hidráulica de implementos modernos, como plantadeiras de 60 linhas, por exemplo. As máquinas são equipadas com motor Cursor 13, da FPT Industrial, de 12,9 litros de capacidade, 24 válvulas e seis cilindros, o que proporciona 40% de reserva de torque. Com mais vazão hidráulica, a Case IH também levou uma nova versão dos tratores Puma 200, 215 e 230 à feira. Um dos principais destaques deste produto é o novo fluxo hidráulico de 180L/min, 20% maior do que o modelo anterior, que permite ao produtor trabalhar com plantadeiras e implementos maiores, com mais velocidade em manobras.
40
Fevereiro 2020 • www.revistacultivar.com.br