Antropologia do amor – Do Oriente ao Ocidente

Page 1

Antropologia do amor – Do Oriente ao Ocidente

Josefina Pimenta Lobato é professora titular da Faculdade de Ciências Humanas da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Universidade FUMEC) e professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Filosofia pela UFMG.

Josefina Pimenta Lobato

U

ma antropologia do amor requer um olhar distanciado e crítico em relação à pressuposição de que as emoções e os sentimentos apaixonados mais requintados e refinados vinculam-se, necessariamente, às vivências e às manifestações do amor romântico, tal como ele tem sido concebido e idealizado no Ocidente. Com esse objetivo, a autora deste livro toma como campo de investigação os discursos amorosos produzidos em diferentes contextos culturais. A interação entre o amor cortês e a lírica árabe, assim como as diferenças e semelhanças entre a paixão amorosa expressa em Tristão e Isolda, em Layla e Majnum e em Krshna e Radha, são abordadas e utilizadas a fim de evidenciar a enorme variabilidade das formas de amar abertas aos seres humanos.

Josefina Pimenta Lobato

Antropologia do amor Do Oriente ao Ocidente

O original estudo de Josefina Pimenta Lobato sobre as variadas formas da relação entre o sentimento amoroso e o vínculo conjugal em diferentes civilizações tem uma virtude pouco usual nas produções acadêmicas de anos recentes no Brasil. A abrangência das fontes em que se apoia, que representam uma grande diversidade de tradições de pensamento, assim como uma impecável atualidade, faz desse estudo uma contribuição que vai muito além do interesse meramente local para situar-se entre as obras de alcance universal. Se, de início, sua pergunta teve um claro cunho antropológico, pondo em evidência a excepcionalidade do Ocidente moderno ao representar a paixão amorosa como pivô da constituição familiar e, com isso, da organização social, os resultados da pesquisa em muito ultrapassam esse interesse acadêmico e oferecem uma orientação valiosa a todos aqueles que, mais dia, menos dia, são compelidos a indagar sobre a natureza da relação matrimonial. Rita Laura Segato Pesquisadora do CNPq


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.