Livro 2 Ressignificar - Corpo, Trabalho e Educação

Page 132

Corpo, Trabalho e Educação

uma prática pedagógica respeitosa e acolhedora no que tange principalmente a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas. Portanto, a professora Lidinha reflete: Antes da graduação eu passava noites sem saber o que fazer, inclusive eu não sabia como fazer para trabalhar com ele, depois disso é uma das coisas que eu faço com mais facilidade, esse aluno ele é cadeirante, ele não fala, tem alguns movimentos e ouve e não temos certeza se ele consegue entender, mais eu consigo trabalhar com ele, assim de forma natural, coloco junto com todos os alunos. Eu perdi o medo, porque a partir do momento em que você tem conhecimento, tudo muda não é verdade? Então a gente amarra a corda na mão dele, por mais que ele não consegui rodar a corda, aquela sensação da corda está passando na mão dele e ter alguém pulando ao mesmo tempo é uma sensação de alegria enorme. Estamos agora com ensaio da quadrilha esse aluno é um dos alunos que puxa a quadrilha aqui na nossa escola. (LINDINHA, BN, 20/04/2016).

A questão da sexualidade é do mesmo modo trabalhada das aulas de Educação Física devido os professores reconhecerem que esse tema merece destaque, devido a tendência de muitos alunos que já apresentam tal diversidade por meio da diferença de gêneros. Por isso, acham que a sexualidade deve ser trabalhada nas aulas, para que haja a aceitação das diferenças no contexto escolar. O professor Alberto Roberto (ATM, 12/02/2016) relata sobre a sexualidade: “[...] a gente encontra muito aluno aqui já com outra tendência isso também nós temos que trabalhar junto com os outros alunos, para que haja essa aceitação das diferenças dentro da sala de aula” (ALBERTO ROBERTO, ATM, 12/02/2016). O professor Tião, destaca na sua narrativa que a questão da sexualidade deve ser trabalhada, pois: Como eles tão passando da terceira para a quarta infância é um período meio complicado, e aí eu sempre vejo essa questão assim de sempre tá conversando com eles chamando atenção pra aula em si. Quando eu fui trabalhar com eles a questão dos órgãos reprodutores, eu senti uma certa curiosidade. Mais a questão da sexualidade ela é trabalhada na minha aula de Educação Física, só que para isso eu tive que conversar com a diretora da escola, tive que fazer um planejamento, eu gosto de fazer minha sequencia didática, faço meus planejamentos e aí no planejamento eu coloco o passo a passo de como vai ser desenvolvido na sala. E aí como eu to trabalhando o vôlei que é um esporte olímpico, com toda uma sequência didática aí vem o passo

131


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.