Livro 2 Ressignificar - Corpo, Trabalho e Educação

Page 128

Corpo, Trabalho e Educação

todos se envolvam sem ter aquele que fica sentado lá no cantinho mexendo no celular, afastado” (MARIA ANTONIETA, PMZ, 25/05/2016). Já o professor José Joaquim, além disso, procura incluir os alunos nas atividades por meio da problematização da própria realidade do aluno, sempre cultivando o respeito entre professor-aluno. Quanto a questão da diversidade, inclusão eu procuro trazer as atividades para a realidade dos alunos. Por exemplo: eu nunca cheguei com o tema ginástica e despejei o assunto de ginástica, eu perguntava se eles já tinham visto na televisão, escutado no rádio, se quando eles foram na cidade viu algum exemplo de ginástica, jogos e brincadeiras, eu procurei fazer com que eles criassem os jogos deles com suas próprias regras, viessem com projetos de jogos pra gente executar durante a aula, eu procurava também fazer com que eles pensassem, desenvolvessem algo, não somente ficasse na reprodução e sempre tratando eles com respeito. (JOSÉ JOAQUIM, VTX, 23/06/2016).

O desenvolvimento de práticas educativas respeitosas Os professores, além de reconhecerem as diferenças que revelam em suas aulas, desenvolvem práticas educativas respeitosas que contribuem para a inclusão das diferenças. O tema é trabalhado de diversas formas no contexto escolar, com o desenvolvimento de projetos educativos, aulas discursivas, reflexivas e durante a aplicação dos próprios conteúdos das aulas de Educação Física, como as lutas. Nesse contexto, a professora Joana diz que: Através da discussão a gente conseguiu não só melhorar o comportamento como a questão do respeito entre eles, respeitar as diferenças. Então é uma coisa assim que a gente busca trabalhar no dia a dia. A questão da inclusão também para que não tenha aluno que exclua o colega porque ele é diferente de mim, aí a gente trabalha que eles são diferentes, nós no corpo nós temos as nossas diferenças, mais que nós devemos ser tratados igualmente. (JOANA, BN, 29/04/2016).

O professor Alberto Roberto desenvolve uma metodologia por meio de projetos na escola, não como um processo pedagógico rotineiro durante as aulas. Ele diz: “Esses temas eles são trabalhados em forma de projetos dentro das escolas, a gente não tem exatamente inserido como uma forma mais disciplinar. Eu acho assim, que a gente tem que trabalhar muito mais, até por conta das diferenças” (ALBERTO ROBERTO, ATM, 12/02/2016). 127


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.