38
RO MB ZE DE / RO MB VE NO
E IS| L Á 17
0 /2 AN 48 .º n
o
Afinal, Natal ainda que era
é
o
TEXTO Irma Queirós, Client Executive Kantar Worldpanel
As elevadas temperaturas e a ausência de chuva dos últimos meses deste ano fizeram-nos esquecer o calendário e damos por nós a ser surpreendidos com a proximidade da época festiva. Com a entrada em dezembro, elaboramos listas de presentes e intensificamos as compras na tentativa de evitar a correria de última hora. Mas será este o cenário para todas as categorias de produtos?
De acordo com um estudo realizado pela Kantar Worldpanel sobre a alimentação durante a quadra natalícia, sete em cada 10 indivíduos referem ainda não ter planeado o seu menu para as refeições festivas. Esta aparente inércia e descontração está, na verdade, relacionada com o facto desta ser uma quadra em que imperam as tradições e onde tendemos a repetir rituais, trazendo para a mesa os pratos e sabores que nos são mais familiares. Na verdade, cerca de 77% dos inquiridos planeiam manter o mesmo menu das refeições festivas, em relação ao ano anterior.
Por outro lado, entre os indivíduos que tencionam alterar o menu, encontram-se, em particular, aqueles que procuram aliar a conveniência à tradição, comprando alguns, ou até mesmo a totalidade, dos pratos já preparados para levar para casa. A alteração do menu das refeições festivas é também justificada pela vontade de variar o menu em relação ao ano anterior, bem como pelo facto de encontrarem conforto ao apresentar uma ementa que sabem ser do agrado de toda a família. Mas, para a grande maioria dos indivíduos, o Natal é, sem dúvida, uma época mais familiar, em que a grande maioria dos pratos são