Notícias da Paraíba #12

Page 20

Pedra da Boca: beleza preservada

O

Parque Estadual da Pedra da Boca é o lugar perfeito para quem gosta de esportes de aventura. Ali, em meio a gigantescos paredões de rocha, os visitantes podem apreciar um dos mais belos visuais do interior da Paraíba. A Pedra da Boca possui uma enorme fenda que dá origem a seu nome e é hoje o principal pico do Estado, atraindo nos finais de semana amadores e profissionais dispostos a testar habilidades em escaladas nos seus quase 400 metros de altura. Mas não é apenas para quem gosta de aventuras que o Parque Estadual da Pedra da Boca foi criado. Em meio a uma vegetação típica da caatinga, o visitante pode fazer caminhadas tranquilas por trilhas que cortam a região e atravessam pequenos córregos. Outro atrativo do Parque é o conjunto de sítios arqueológicos que existe nas grutas locais. Nelas, os primeiros habitantes da região deixaram registradas cenas como caçadas e celebrações ritualísticas. Feitas a partir do óxido de ferro extraído da própria rocha, as pinturas rupestres ainda não foram devidamente estudadas. Localizado na região do Calabouço, zona rural de Araruna, o Parque Estadual da Pedra da Boca é ideal para a prática do ecoturismo. Mesmo sem contar ainda com infra-estrutura adequada para receber um grande fluxo de turistas, o Parque vem sendo visitado por um número cada vez maior de pessoas. Apesar de estar em Araruna, o Parque também

20

Notícias da Paraíba | Julho 2013

pode ser acessado pela cidade de Passa-e-fica, no Rio Grande do Norte, distante 120 quilômetros de Natal. O Parque possui ainda uma reserva natural de 156 hectares e outras opções interessantes de passeios são a Pedra da Caveira, a Mata do Gemedouro e o Açude do Calabouço.

CONHEÇA ALGUMAS DAS TRILHAS DO PARQUE TRILHA DA BOCA - Atrativa pela cavidade existente na rocha que se assemelha a uma boca, torna-se ainda mais interessante pela vegetação de topos e morros que caracterizam o caminho. Duração: 2 horas (nível de dificuldade alto). TRILHA DA INTEGRAÇÃO - Perfeita para quem gosta de desafios, possui um relevo acidentado e íngreme, possibilita o contato direto com a natureza em fascinantes grutas. Em meio a uma riqueza de vertentes e vales, percebe-se a beleza natural do lugar. Duração: 3 horas ( nível de dificuldade alto). TRILHA DO SANTUÁRIO - Lugar para contemplação da natureza, abriga pinturas rupestres em sua rocha principal, onde também se encontra uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Duração: 40 min. (nível de dificuldade baixo).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.