__MAIN_TEXT__

Page 1

NÚMERO 3

FEVEREIRO 2018

GLOBAL NEWS Distribuição gratuita a todos os nossos clientes, fornecedores e amigos

Nasceu um novo ícone do Dão Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2011

ESSÊNCIA DO VINHO

CABRIZ

NOVAS COLHEITAS

Global Wines na EV 2018

Pedala com a Miranda-Mortágua

Brancos e Rosés de 2017

A Global Wines marcou presença com as suas diversas marcas em mais uma edição da Essência do Vinho, que se realizou no Palácio da Bolsa, no Porto, de 20 a 22 de fevereiro.

A marca Cabriz tornou-se o patrocinador oficial da equipa profissional de ciclismo Miranda-Mortágua, num vínculo válido para a época desportiva de 2018.

A pensar nos dias de primavera que se avizinham, a Global Wines apresenta ao mercado as novas colheitas de Brancos e Rosés de 2017.

Leia tudo na página 4

A história completa na página 5

Saiba mais na página 6


Global News - Número 3 / Fevereiro de 2018

Editorial VINHA DO CONTADOR GRANDE JÚRI 2011: NASCEU UM NOVO ÍCONE NO DÃO

VÍTOR CASTANHEIRA A D M I N I S T R A D O R G LO B A L W I N E S

Desafio superado

A

p re se n tá m o s , rec e n teme n t e , a o m e rca d o , n u m a i n i c i a tiva in éd ita , a lg u n s d o s ma i s d i st in to s v in h o s p ro d u zi d o s n e st a ca s a . C o n fia n tes n a q u a l i d a d e d o tr a b a lh o d es e n vo lv i d o , c o n v i d á m o s o s e s p ec ia lis ta s a a v a l i a re m p o r s i o q u e co n s id e rá mo s se r vin h o s d e ex c e lê n c i a . A ssi m f o i c o n fir m a d o , n u m a i n i c i a t i v a q ue ta n to tev e d e a u d a z , c o mo d e p i o n e ir a . A fin a l, s e m p re g o st á mo s d e a r r is c a r, d es b r a v a r n o v o s c a mi n h o s e a p re s e n ta r n o vas tendências. Ci e n t e s d a s n o s s a s c a p a cid a d es , q u e re mo s f a z er vin h o s a in d a m a is g l o b a i s, q u e p o s s a m le v a r o q u e d e me l h o r se fa z em P o r tu g a l a o s q u a t ro c a n t o s d o p la n e ta . Se j a e m q u e reg iã o e s te ja m o s p re se n t e s, a n o s s a m a tr iz o p e r a cio n a l e f i l o so f i a l a b o r a l v is a , s em p re, a q u a l i d a d e , o r ig o r e a p a ixã o p o r e sse p ro d u to tã o n o b re co m o o vinho. Ex c e l ê n c i a , n o b re z a , ter ro ir, id e n t i d a d e . A sp e t o s q u e p ro c u r a m o s t ra n smi t i r n e s ta s n o va s c o lh e ita s d o Vi n h a d o C o n ta d o r, a em b le m á t i c a ma rc a d o P a ç o d o s Cu n h a s d e S a n t a r. S o mo s u ma e m p res a c r ia d o r a d e ma rc a s. C o m m u ito o rg u lh o . B o a s l e i t u ra s e b o a s p ro v a s .

2

F

alar do Vinha do Contador é falar de vinhos de excelência, sejam eles brancos ou tintos. A pensar na excelência da produção vitivinícola, a Global Wines sujeitou à apreciação de um painel diversificado de críticos, jornalistas, escanções e Masters of Wines nacionais e internacionais um vinho que a empresa acreditava ser, igualmente, de excelência. O desafio era simples mas ambicioso: mediante a sua classificação final iria receber uma de duas possíveis rotulagens. Ou seja, em termos práticos, o vinho sujeitou-se à avaliação no momento do seu lançamento. E em cima da mesa estava o desafio de


www.globalwines.pt

superar a barreira dos 94 pontos colocados como fasquia ao diversificado painel de provadores presente. A prova acabou por ser superada com distinção, ao obter uma classificação final de 95,3 pontos, sendo o néctar avaliado rotulado de Vinha do Contador Grande Júri por esse mesmo aspeto quantitativo, já que qualitativamente ninguém duvidava da sua excelência. “O melhor de sempre”, acabaram muitos por concordam com a visão da empresa acerca deste vinho. Uma iniciativa inédita em Portugal, que teve lugar no idílico Paço dos Cunhas de Santar, e que se irá repetir sempre que uma colheita de excecional qualidade sujeite dúvidas ao seu produtor. Nessa situação, a empresa recorrerá sempre a um painel de críticos para serem eles a julgar o vinho que se propõe apresentar ao mercado. É neste contexto feliz que o Dão vê nascer mais um ícone, com a Global Wines a trazer para o mercado mais um vinho de qualidade excecional, que nasce da mestria e dedicação da equipa de enologia liderada por Osvaldo Amado. O Vinha do Contador Grande Júri 2011 é um tinto proveniente das castas Touriga Nacional, Aragonez e Alfrocheiro, que estagiou dezoito meses em barricas novas de carvalho francês, assumindo-se como um vinho de projeção mundial e apresentando, segundo os especialistas presentes na prova, uma grande margem de evolução em garrafa. “É um vinho extraordinário, raro, proveniente de uma das mais antigas e icónicas propriedades do Dão, o Paço dos Cunhas de Santar. Estamos certos de que será uma verdadeira estrela na garrafeira dos apreciadores mais exigentes”, frisam os responsáveis da Global Wines.

Mas as novidades não se ficaram por aqui, com esta família a ser, ainda, reforçada com outra proposta de valor acrescentado: o Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador Aguardente Vínica Velha. Uma aguardente vínica que nasce a partir de uma rigorosa seleção de vinhos vinificados para a produção de aguardentes e envelhecida em barricas de carvalho limousine durante mais de duas décadas. Uma aguardente que apresenta uma cor âmbar elegante, aroma complexo, onde predominam as notas frutadas, as madeiras exóticas, os grãos torrados, o praliné e os frutos secos. Tome nota dos nomes: Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador Grande Júri

2011, Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador Branco 2014 e Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador Aguardente Vínica Velha. Um triunvirato que irá, seguramente, dar muito que falar. Seja para quem procura exclusividade, ou para aqueles que, simplesmente, apreciam bom vinho, estas são propostas que irão fazer as delícias de todos os “wine lovers” espalhados por esse mundo fora. Mas apresse-se a adquirir as suas garrafas. Afinal, foram apenas produzidas 5.200 garrafas do Vinha do Contador Grande Júri 2011, das quais apenas mil são destinadas ao mercado nacional. Não é ficção, é realidade. E o vinho? Uma delícia!

Nesta iniciativa foi ainda possível ficar a conhecer mais uma referência icónica do portfólio da Global Wines, nomeadamente, o Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador Branco 2014, um néctar de alto recorte nascido das castas brancas tradicionais do Dão - Encruzado, Malvasia-Fina e Cerceal-Branco - que estagiou em barricas de carvalho francês com battonage durante doze meses.

3


Global News - Número 3 / Fevereiro de 2018

GW na Essência do Vinho 2018

A Global Wines voltou a marcar presença num dos mais representativos eventos do sector, a Essência do Vinho, que, uma vez mais, se realizou no Palácio da Bolsa, no Porto.

F

oi de 22 a 25 de fevereiro que o Palácio da Bolsa, no Porto, acolheu a 14.ª edição do Essência do Vinho, iniciativa na qual a Global Wines marcou presença com as suas diversas marcas. Assim, os cerca de 20 mil visitantes do evento tiveram a possibilidade de degustar várias referências das marcas Cabriz, Casa de Santar, Quinta do Encontro e Herdade Monte da Cal. Naquela que, segundo a organização, foi a edição mais internacional de todas, com cerca de 30% dos visitantes da EV2018 a serem provenientes do estrangeiro, este certame continua a apresentar-se como um palco privilegiado para provar a totalidade do portfólio da Global Wines, incluindo algumas no-

4

vas colheitas, sobretudo a nível da oferta de vinhos brancos, que ainda não se encontram disponíveis no mercado. Integrados na sala Vinalda, o distribuidor exclusivo no mercado nacional, os stands das nossas marcas foram alvo de muitas visitas, tendo, de forma mais recatada, ainda sido dado a conhecer, com a presença enólogo Osvaldo Amado, os novos vinhos do Paço dos Cunhas de Santar, nomeadamente, Vinha do Contador branco 2014, Vinha do Contador Grande Júri tinto 2011 e Vinha do Contador Aguardente. Quatro dias de muitas provas, conversas à volta do vinho e muitos brindes enófilos. Até para o ano! Voltaremos a ver-nos por lá!


www.globalwines.pt

EQUIPA REFORÇADA COM TALENTO FEMININO

A

Global Wines reforçou a sua equipa com duas profissionais de mão cheia. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas. Martha Mendes Communication, Media Relations & Online Content

Martha Mendes integra o departamento Comercial e de Marketing desde o início de 2018 com as funções de Comunicação, Assessoria de Imprensa e Conteúdos. Nascida nos Estados Unidos da América (New Bedford, Massachusetts), em 1985, é licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra e Mestre em Comunicação e Jornalismo pela mesma instituição, tendo algum trabalho de investigação feito na área da Comunicação e dos Media. Tem 12 anos de experiência profissional na área da comunicação, tendo já colaborado em várias publicações, empresas e agências. Trabalhou em Macau, como jornalista do Jornal Tribuna de Macau (diário de língua portu-

guesa), e foi editora convidada da revista Rua Larga (órgão de imprensa da Universidade de Coimbra). Em comunicação, já trabalhou nas áreas da moda, cultura, tecnologia, e-commerce, espirituosas e design de interiores. É mãe de duas meninas, de 7 e 4 anos, respetivamente. Sónia Figueira Senior Export Manager Mercados Europeus Sónia Figueira começou no mundo dos vinhos como guia numa cave de vinhos de uma reconhecida marca de vinho do Porto. O “bichinho” do vinho foi crescendo e, mais tarde, em 2006, iniciou funções de Export Manager numa das maiores empresas produtoras de vinho do Porto. Desde janeiro de 2018 que exerce, na Global Wines, a função de Senior Export Manager para os mercados europeus. Nos tempos livres, gosta de passear à beira mar e de jogar futebol com o filho de 7 anos.

BREVES

Cabriz pedala com equipa profissional de ciclismo Miranda-Mortágua

No seguimento do seu apoio ao desporto e consequente política de apoio às instituições desportivas da região do Dão, a marca Cabriz tornou-se o patrocinador oficial da equipa profissional de ciclismo Miranda-Mortágua, num vínculo válido para a época desportiva de 2018. Após uma presença no futebol profissional, através do apoio à equipa do CD Tondela, a marca passa a estar presente também no ciclismo, uma modalidade de forte visibilidade e profunda tradição em Portugal. “A Miranda-Mortágua vai competir a nível nacional e internacional, pelo que esta iniciativa permite que Cabriz mantenha a ligação à região e, ao mesmo tempo, alavanque o seu objetivo de ser cada vez mais global”, sublinha Rui Correia, diretor Comercial e de Marketing da Global Wines. Estar ao lado de equipas da região do Dão tem sido uma prioridade para a marca, que defende como uma das suas missões promover a região do Dão.

Cabriz Colheita Selecionada 2015 é o melhor vinho português na relação qualidade/preço

ESTREITAR LAÇOS NO SISAB 2018

A

edição de 2018 do SISAB foi a oportunidade adequada para mais uma edição do já tradicional jantar Global Wines. Efeméride que serve para estreitar laços com clientes provenientes de países tão distintos como Estónia, Luxemburgo, Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Moçambique, assim como para dar a conhecer as novidades que se seguem, ano após ano. O restaurante Casa do Bacalhau, em Lisboa, acolheu mais este animado jantar, que contou à mesa com um plantel

vínico de luxo (ver peça sobre as novas colheitas à parte).

O Cabriz Colheita Selecionada Tinto impõe-se junto da crítica internacional, tendo sido considerado o melhor vinho tinto português na relação qualidade/preço. A escolha é de Mark Squires, o provador de vinhos portugueses da equipa do mais influente crítico do mundo, Robert Parker, confirmando a consistência das pontuações que esta referência tem alcançado no mercado norte-americano. “A Global Wines habituou-nos a produzir vinhos a preços acessíveis com excelente qualidade. Se tem um orçamento apertado, invista neste tinto fresco, elegante, de fácil e polivalente consumo”, considera. Há sensivelmente um ano, a revista norte-americana Wine Spectator incluiu o Cabriz Colheita Selecionada 2014 na sua lista anual dos 100 melhores vinhos, sendo o vinho português melhor classificado na tabela.

5


Global News - Número 3 / Fevereiro de 2018

Brancos e Rosés para todas as ocasiões Novas colheitas apresentadas

A

pensar nos dias de primavera que se avizinham, a Global Wines apresenta ao mercado as novas colheitas de vinhos brancos e rosés de 2017. Diferentes propostas para diferentes ocasiões com o recorte e selo qualitativo que as marcas detidas e comercializadas pela Global Wines já habituaram o mercado nacional e internacional. Uma vez mais, a equipa de enologia liderada por Osvaldo Amado apresenta ao mercado vinhos elegantes, diferenciadores e que, acredita-se, irão fazer a diferença no seu negócio, seja ele a restauração, a hotelaria, ou o retalho organizado. De Portugal para o mundo, do Dão e do Alentejo até si, chegam as colheitas de 2017. A

6

começar pela nova colheita do Cabriz Touriga Nacional Branco. A grande casta do Dão que volta a apresentar-se ao mercado como um vinho branco pleno de complexidade e frescura, com a sua valia intrínseca a ser um excelente pretexto para um vinho que marcou, e vai continuar, a marcar o mercado, com a sua cor citrina com ligeiros tons alambreados, nuances de frutos vermelhos e fruta confitada, sabor frutado e longa persistência. Mas o Touriga Nacional Branco não vem sozinho, já que Cabriz apresenta, ainda, as colheitas de 2017 do Branco e Rosé Colheita Selecionada. No caso do branco, é o regresso de um “best-seller” da Global Wines, um néctar que, com um equilibrado blend de Encruzado

(50%), Bical (30%), Malvasia-Fina (10%) e Cerceal-Branco (10%), tem vindo a conquistar muito consumidores dentro e fora de portas com o seu perfil frutado, fresco, notório volume de boca, que redunda num vinho elegante e harmonioso. Já o rosé nasce do casamento em partes iguais entre a Touriga Nacional e o Alfrocheiro que resulta num vinho igualmente frutado e fresco, mas que se apresenta macio na boca e com uma frescura crocante e um aroma intenso em frutos vermelhos, onde predominam o morango e framboesa. Ainda no Dão, a referência incontornável Casa de Santar Branco 2017 chega com o seu blend de Encruzado (40%), Cerceal-Branco (30%) e Bical

(30%) que faz com que seja um incontornável embaixador do Dão. Um vinho para diferentes ocasiões, seja como aperitivo, iguarias não muito condimentadas à base de peixes e carnes brancas, onde predominam os frutos cítricos, tropicais e exóticos. Do Alentejo, por sua vez, chega ao mercado o Monte da Cal Colheita Selecionada 2017, um blend composto por Viognier (30%), Alvarinho (20%), Arinto (20%) e Antão Vaz (20%) que resulta num vinho frutado e fresco, que se pauta por um agradável volume de boca harmonioso e longa persistência. Diferentes propostas para diferentes momentos, vinhos para provar e desfrutar. Sempre em boa companhia!


www.globalwines.pt

LUXEMBURGO

BEXEB: VINHOS DE PORTUGAL NO LUXEMBURGO

P

arceiro da Global Wines no Grão-Ducado do Luxemburgo, a Bebex S.A. é uma empresa detida pela família Ferreira da Cunha e fundada por Manuel Ferreira da Cunha em janeiro de 2002, na sequência da fusão de duas empresas especializadas na distribuição de bebidas e diversos produtos alimentares, presentes no mercado luxemburguês há bastantes anos. Localizada em Bascharage, Op Zaemer, cantão de Capellen, e com uma área total de 7 mil m2, dos quais 3 mil m2 de armazenamento, a Bebex apresenta-se ao mercado local com uma distribuidora especializada na venda de vinhos portugueses de alta qualidade, bebidas espirituosas, cervejas, refrigerantes, café, produtos alimentares em geral, frescos e congelados, dos quais 65% são importados diretamente de Portugal. A par desta gama alargada de produtos nacionais de reconhecida qualidade, a Bexeb comercializa, ainda, também vinhos de Diekirch e do Mosel luxemburguês. De modo a dinamizar, ainda mais, a parceria estabelecida, a Global Wines e a Bebex desenvolveram um conjunto de iniciativas ao longo do ano transato, onde se destacam a presença em feiras como o Springbreak Luxembourg (março), Expovin – Food & Wine Festival (junho) e, mais recentemente, em novembro, a Brand Ambassador, Magnólia Ramos, esteve presente, com a marca Casa de Santar, numa importante prova realizada na embaixada portuguesa no Lu-

xemburgo, assim como numa outra iniciativa realizada na sede do BNP Paribas. Um parceiro de prestígio e que tem ajudado a levar muitos, e bons, produtos portugueses aos supermercados, restaurantes, bares e cafés do Luxemburgo e regiões periféricas, sempre com um grande desafio em mente: tornar os produtos portugueses ainda mais conhecidas no Grão-Ducado e não só. INICIATIVA

CABRIZ MAIS PRÓXIMO DE SI Cabriz quer estar ainda mais perto de si! A marca de vinho referência do Dão apresenta-se, agora, ao mercado com um renovado expositor que irá marcar presença nas principais insígnias de retalho organizado de Portugal. Uma forma mais próxima de comunicar a marca e demonstrar as suas diferentes referências. Vai resistir a experimentar?

7


Global News - NĂşmero 3 / Fevereiro de 2018

8

Profile for 19|90 Premium Wines

19|90 Premium Wines Magazine #3 Português  

Nasceu um novo ícone do Dão - Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2011. Essência do Vinho - Global Wines na EV 2018. Cabriz - Pedala com a M...

19|90 Premium Wines Magazine #3 Português  

Nasceu um novo ícone do Dão - Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2011. Essência do Vinho - Global Wines na EV 2018. Cabriz - Pedala com a M...

Advertisement