Issuu on Google+

OS NOSSOS PARCEIROS

24.º Edição Dezembro 2011


B O L E T IM X KO L H AX KO L A

Página 2

Campo de Férias Natal XK A todos um bom Natal A todos um bom Natal Que seja um bom Natal Para todos nós. Pois é amigos, já chegou o natal, época de reflexão, família e partilha, esta é uma das alturas mais esperadas do ano por todos nós, ainda mais pelos mais pequeninos devido ao símbolo dos presentes de natal. E mais uma vez não poderia ser Natal sem mais um campo de férias xk, pelo segundo ano consecutivo o projecto Xkolhaxkola realizou mais um plano de actividades semanal, para cerca de 12 crianças e jovens com o objectivo de lhes poder proporcionar umas férias escolares um pouco diferentes e divertidas sempre incluindo o espírito natalício.


Página 3

E D IÇ ÃO D E ZE M B RO 20 11

Festa de Natal do 1.º Ciclo Estamos no final do 1º período, e não podemos ir de férias sem ter lugar a já tradicional festa de natal do 1º Ciclo. Foi no salão do centro paroquial de ferreiras que foi realizada a festa de natal, muito animada, em que os alunos mostraram os seus dotes musicais, cantando, dançando e interpretando estrelas de rock nas músicas natalícias. Quando de repente... “Ho Ho Ho! O Pai Natal Chegou! Quem é que portou bem este ano?” – Levantaram quase todos as mãos. “E quem é que

se

portou

mal?”

Apenas alguns levantaram as mãos. “Então quem se portou mal, terá que melhorar no próximo período porque sei que alguns não tiveram boas notas, mas tenho prendas para todos!” – Foi o reboliço total! No final da festa todos receberam um chocolate, oferecido pela associação de pais do 1º ciclo. A todos um Natal com Escolhas!

Projecto RE(AGIR) - Violência NÃO O que é o “Bullying”? O “Bullying” é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. O “Bullying” pode assumir várias formas e pode incluir diferentes comportamentos, tais como a violência e ataques físicos, gozo verbal, apelidos, insultos, ameaças e intimidações, extorsão ou roubo de dinheiro e pertences, e exclusão do grupo de colegas. Para melhor conhecer este fenómeno na EBI de Ferreiras, o Projeto XKolhaXKola em parceria com os Serviços de Psicologia e a Direcção do Agrupamento, durante o mês de novembro e dezembro, aplicaram um questionário sobre o “Bullying”, a todos os elementos da comunidade educativa, e aos alunos do 4º até ao 9º ano. Pretende-se que no início do 2º período se divulguem os dados e se defina um plano de ação, base do projeto (RE)AGIR – Violência Não.


B O L E T IM X KO L H AX KO L A

Página 4

Corta Mato na EB1 Ferreiras Pelo segundo ano consecutivo a equipa XK esteve representada no Corta Mato Escolar que se realizou no dia 14 de Dezembro pelas 10 horas, e sob a organização do Grupo de Educação Física. As corridas de corta-mato tanto podem ser disputadas em áreas de campo com obstáculos naturais, como sebes, valas ou ribeiros, ou com barreiras artificiais colocadas pelo homem. O corta-mato tem as suas origens em Inglaterra, na organização de uma espécie de jogo de apostas, que consistia em corridas pedestres, levada a cabo por aristocratas e fazendeiros do século XVIII. Aqui na Escola, o corta mato é também uma tradição, e por nós, é um prazer fazer parte dela. Continuemos a corrida, sempre em frente, e às vezes em corta-mato!

Prémios de Valor e Excelência No passado dia 15 de Dezembro de 2011, no Auditório da EBI Ferreiras, teve lugar a cerimónia de entrega de prémios de valor e excelência pelas mãos do Sr. Vereador da Educação e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Dr. José Carlos Rolo, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ferreiras, Dr. Jorge Vicente, pelo Presidente do Conselho Geral do AVEF, Dr. Jorge Serra. O Diretor conduziu a sessão e reforçou a ideia de que o importante é que estes alunos premiados continuem neste caminho e que junto dos outros reforcem o “Com licença… Estamos a construir da melhor Escola do Mundo” (tshirts XK e AVEF).


Página 5

E D IÇ ÃO D E ZE M B RO 20 11

Jantar de Natal AVEF Mais um jantar de Natal na escola de Ferreiras, no dia 16 pelas 20 horas. Mais um ano de amigo secreto, animação, partilha, solidariedade. E este ano t-shirts para todos até porque Estamos a Construir a Melhor Escola do

Mundo. A todos um Feliz Natal!

Tomada de Posse da Assembleia de Delegados Foi na sessão de entrega dos prémio de valor e excelência 2010 que os alunos eleitos em Assembleia de Delgados de 23 de Novembro, tomaram posse e assumiram exercer com lealdade as funções para as quais foram eleitos. A Assembleia de Alunos é a representante dos alunos inscritos no Agrupamento Vertical de Ferreiras e tem por objetivo representar e defender os interesses dos estudantes, sendo eleita anualmente. É formada por todos os Delegados de Turma do 1º, 2º e 3º Ciclo, Diretor e Coordenadores do 1º, 2º e 3º ciclo de Agrupamento ou por quem legalmente o represente. São direitos da Assembleia de Delgados: a) Acesso à legislação sobre educação e ensino; b) Ser convocada com o mínimo de 48 horas de antecedência para qualquer reunião em que deva estar presente, sendo dado conhecimento da respetiva ordem de trabalhos; c) Intervir na organização das atividades de complemento curricular, de desporto escolar e de ligação Escola – Meio; d) Promover a formação cívica, física e cultural dos estudantes, contribuindo para a sua participação na resolução dos problemas educativos; e) Ter apenas carácter consultivo dando pareceres sobre assuntos de interesse para a escola; f) As suas propostas são analisadas pelo Conselho Pedagógico; g) Participam nas reuniões de conselho de turma disciplinar (3º ciclo do ensino básico) unicamente os alunos do 3º ciclo do ensino básico.


B O L E T IM X KO L H AX KO L A

Página 6

Convívio CEF No passado dia 12 de Dezembro durante a tarde participámos no convívio de CEF`s da EBI Ferreiras, e entre futebolada, gargalhadas e tostas mistas, celebrámos o extraordinário dinamismo destas turmas que fazem o sucesso da área profissional na escola. A todos um grande Natal e um ano com Escolhas!

Reabilitar Através da Arte IV Concurso Nacional de Pintura, Escultura e Fotografia No passado dia 02 de Dezembro, a Nadejda Popa ganhou o primeiro prémio de fotografia, com o título “eyes”. Segundo a aluna, foi uma tarde muito emocionante e inesquecível. Parabéns Nadejda!

XK Arte-Terapia, XK Dança e XKPatim Exposição na Biblioteca do Livro de Reclamação das Crianças Pois é, no mês passado prometemos que este mês iríamos ter novidades das reclamações feitas pelos alunos do XKPATIM. Assim foi, no dia 15 de Dezembro, com a ajuda dos alunos de Arte-terapia e XK Dança, foi montada uma exposição com o tema “Livro de Reclamações das Crianças.” Numa exposição aérea, as reclamações tiveram as suas respostas técnicas mais assertivas e, ainda mais curioso, tinham respostas de outros alunos da escola. Os pais dos alunos já visitaram a exposição e acharam muito interessante! Não vamos divulgar quais as reclamações e respostas apresentadas, apareçam na Biblioteca e descubram!


Página 7

E D IÇ ÃO D E ZE M B RO 20 11

XK Artes e XK Arte-Terapia

Volta Redonda “No dia 03 de Dezembro, eu e as minhas amigas, estivemos na rotunda da Quinta da Balaia, onde foram colocados os azulejos que nós pintámos na aula do XK Artes. O meu pai foi comigo e gostou muito. Eu acho que os nossos azulejos foram os que se destacaram mais. A Helga ficou muito orgulhosa de nós.”

Ana Teresa, 4ºA “As artes é muito divertido. Nos últimos tempos temos feito tijolos para um concurso que os vencedores dos tijolos estiveram na rotunda da balaia. Antes disso, fizemos umas coroas para fingirmos que éramos reis e rainhas. Depois de fazermos os tijolos, fizemos uma árvore de natal e um presépio, pois está a chegar o natal.”

Marta Romão, 4ºA “As aulas de artes são fixes. O meu pai também nos vem ajudar e dá ideias muito boas! Gosto mais de recortar e fazer coisas com barro. Fizemos um presépio muito fixe!”

Marco Ferreira, 1ºC “O dia dos azulejos foi fixe. Os azulejos eram bonitos e os nossos eram os mais bonitos. Fazemos muitas coisas.”

Teresa Henrique, 2ºB “Gostei muito de fazer a árvore de Natal na aula das Artes e o presépio. Foi muito engraçado, trouxemos caixas de cereais, pintámos com tinta de grafiti e fizemos ovinhos da amizade. As aulas são sempre divertidas, lanchamos sempre juntos e até temos ajuda de alguns pais! Eu gostei muito do dia dos azulejos porque estava lá a minha mãe, o meu pai, o pai da Ana Teresa, a avó da Teresa, a Érica e todas as minhas amigas e a Helga.”

Raquel Carrilho, 3ºC


B O L E T IM X KO L H AX KO L A

Página 8

XK Natação Os treinos de natação continuam a ser muito divertidos. Neste momento já vamos até para as piscinas mais profundas. Damos muitos mergulhos, muitas “chapas” e acabamos sempre a relaxar no jacuzzi!

Métodos e Técnicas de Estudo “Como é que se estuda? Como se faz? Nunca ninguém me ensinou!!!” Estas são questões que surgem no dia-a-dia das crianças em idade escolar! Pois é, também é preciso aprender a estudar e, foi com base neste pressuposto, que, no passado dia 22 de Dezembro, se realizou mais uma formação parental no CID, intitulada “Métodos e Técnicas de Estudo”, desenvolvida pela Psicóloga Liliana Carreira. Os pais participaram com imensas perguntas! Aqui ficam algumas sugestões:

 Encontre uma forma de conciliar o acto de estudar a alguma coisa que o seu filho goste.  O material escolar também pode ser uma forma de atrair a criança para o estudo, por exemplo, o personagem preferido estampado no lápis ou na capa do caderno, um estojo personalizado, pode fazer com que o seu filho tenha mais vontade de os utilizar, estudando.

 A hora de estudar deve ser sempre a mesma, determinando uma rotina na vida do estudante. Estudos demonstram que os melhores horários são pela manhã, no fim da tarde ou inicio da noite e não é recomendado estudar logo após as refeições, pois o organismo fica mais lento.

 A iluminação deve ser apropriada. Esse local pode ser numa secretária no quarto, no escritório da casa, na sala ou até na cozinha. Depende da disponibilidade que existe em casa. A cadeira também deve ser confortável.

 Divida o dia do seu filho pelas actividades, horário para ir à escola, actividades extracurriculares, fazer os trabalhos de casa, ler algum assunto do seu interesse, ver televisão, tanto para diversão como para adquirir mais conhecimento, brincar sozinho e/ou com outras crianças, etc.


Página 9

E D IÇ ÃO D E ZE M B RO 20 11

XKPatim - Visita ao Jardim de Infância de Ferreiras Depois das duas badaladas, o grupo das alunas mais antigas do XKPATIM arrancou rumo ao Jardim de Infância de Ferreiras para mais uma pequena demonstração. Foram todas muito bem recebidas e os pequeninos ficaram muito felizes com esta visita que terminou com um belo lanchinho!

XKPatim - Festa de Natal na Escola das Ferreiras Depois de uma manhã recheada de festa, eis que, com a energia reposta depois de almoço, os alunos do XKPATIM apresentaram, pela primeira vez, os esquemas treinados para este Natal. Com as caras pintadas pela Dora e pela Carla, com os fatos confeccionados pelos pais e de patins calçados, tudo tinha de

correr bem! O grupo dos mais pequeninos, os Madagáscares, mostraram o quão divertido é patinar e brincar em simultâneo, já com um ar mais sério, o grupo das Bailarinas dançou ao som do quebra-nozes e, por último, todos se juntaram numa dança de grupo que terminou com muitos aplausos dos pais e amigos! Estão todos de parabéns!


Página 10

B O L E T IM X KO L H AX KO L A

XKPatim e XKPatim—Almoço sobre Rodas “A patinagem é muito divertida e tem muitas actividades. Eu e as minhas amigas gostamos muito. Fazemos muitos jogos e brincamos muito. Neste Natal vamos fazer um esquema de bailarinas e do Madagáscar. Eu sou do Madagáscar e no esquema vamos vestir-nos de animais, vai ser muito cómico e estamos sempre a cair e a rir!”

Nicole Bermeo, 4ºA “Os treinos da patinagem são muito agitados. Eu gosto quando nós fazemos muitos jogos, principalmente basquete em patins, mas que tenha o Rato na nossa equipa. No início levamos muito tempo a vestirmo-nos, maiô e patins, mas vale a pena pois ficamos muito bonitas. Adoro andar à velocidade máxima!”

Maria Inês, 4ºA “As horas de almoço em patins são boas, eu adoro!”

Margarida Santos, 2ºA “A patinagem é fixe e muito divertida. Fazemos jogos e fazemos esquemas também. Quando for grande quero ser patinadora profissional.”

Bruna Santos, 3ºB “Eu gosto muito a patinagem porque é fixe e divertida”.

Cristiana Merceano, 4ºA “Eu gosto muito da patinagem porque é divertida, é engraçada, tem muitos jogos e fazemos muitas apresentações. O ano passado fomos a Évora passear e foi muito divertido.”

Bianca Dias, 4ºA


Página 11

E D IÇ ÃO D E ZE M B RO 20 11

“Hey! A patinagem para mim é muito divertida e alegre. Na hora de almoço também patinamos e também é uma forma de aprender a patinar melhor, porque, no fim da tarde, temos mesmo o treino. No treino, nós aprendemos a fazer o avião, o carrinho, o quatro e muitos mais. Durante o ano nós treinamos um esquema para o fim de ano apresentarmos. A nossa treinadora é muito engraçada e bonita. Ensina-nos a patinar melhor. Nós todos gostamos muito dela. E ainda é psicóloga de todas nós para nos darmos todos bem e sermos sempre amigas!”

Marta Romão, 4ºA “ A patinagem é muito divertida. Quando os treinos acabam, é uma confusão quando nos descalçamos. Na hora de almoço nós fazemos muitos jogos e divertimo-nos muito. A nossa treinadora ensina-nos muitas coisas, principalmente patinar e brincar ao comboio.”

Cláudia Djaló, 4ºA

XK Dança As sessões de dança têm sido um pouco diferentes, uma vez que o nosso ginásio ainda não está operacional. Assim, divertimo-nos a ver filmes escolhidos pelos participantes. Esperamos que em breve possamos voltar a dançar!

XKPatim - Participação na Festa de Natal do Centro Paroquial de Paderne No dia 17 de Dezembro, o grupo das bailarinas do XKPATIM, participou na Festa de Natal do Centro Paroquial de Paderne. Segundo as alunas, foi maravilhoso patinar num palco tão lindo, cheio de luzes e com tantos aplausos! O Padre César e os outros espectadores gostaram muito da apresentação e da união entre todas as atletas! Agradecemos o facto de, graças a este, termos dado os nossos primeiros passos sobre rodas, no salão Paroquial de Ferreiras no ano lectivo anterior. Ficou o convite para voltarmos no próximo Natal mas, até lá, vamos continuar a aprender cada vez mais desta modalidade super divertida!


O dia 16 de Dezembro foi recheado de actividades natalícias e, claro, não poderia terminar sem uma fantástica troca de presentes! Eram 17h30 e já os pais faziam fila para entrar no pavilhão da escola e, cheios de energia, os alunos do XKPATIM decidiram pregar-lhes uma partida e fazer dedicatórias ao microfone e cantar algumas músicas! Certamente que ficaram babados! Depois, pais e filhos, partiram rumo à nossa biblioteca do 2º ciclo, onde visitaram as exposições presentes e se juntaram à mesa para uma troca de presentes que parecia interminável! Foi muito engraçado e, recheados de presentes, fomos todos contentes para casa!

Equipa Coordenadora do Projecto e Socióloga SÓNIA FAZENDA

Psicólogas EUNICE HENRIQUES HELGA BENTO

Dinamizador Comunitário FILIPE PEREIRA

Monitor CID VALTER CABRITA


Boletim Dezembro 2011 - XKolhaXKola