Issuu on Google+

Boletim Mensal Projecto XKolhaXKola Albufeira — Ferreiras Edição Nº 18 Junho de 2011

OS NOSSOS PARCEIROS


Formação Sénior e AAE’s Depois de cerca de 30 horas de formação cheias de diversão e de momentos bem passados, chegou ao fim mais um ciclo de “Formações XK”, nomeadamente a “Formação TIC para Séniores” e a “Formação TIC para Auxiliares de Acção Educativa”. O objectivo era obter os conhecimentos básicos sobre computadores, utilizar o Microsoft Windows, o Microsoft Word, o Microsoft Internet Explorer 9 e utilizar o email. Para quem nunca utilizou as novas tecnologias, inicialmente o objectivo mostrava-se distante, mas com o passar das aulas verificou-se que afinal não era bem assim... Com a utilização constante e vontade de aprender, facilmente se conseguem adquirir estes conhecimentos, e ambas as turmas empenharam-se seja nas aulas como em casa, quando solicitados a desenvolver alguns trabalhos para aplicar os conhecimentos adquiridos até então. A formação chegou ao fim e a verdade é que todos ficaram com um sentimento mútuo: “Esta formação é uma mais valia para todos nós” (Adélia Cerejo), “Gostei muito da formação só é pena não se ter prolongado mais um pouco” (Antonieta Santos). Para comemorar o final das duas formações, foi organizado um jantar conjunto para o próximo dia 7 de Julho no restaurante “Casa do Minho” nas Ferreiras. Já estão abertas as inscrições para as novas formações a iniciar em Setembro.

Página 2

JUNHO 2011


Dia da Criança No dia 1 de Junho, Dia da Criança, os alunos-atletas do XKPatim decidiram brindar todos os pais e amigos com uma pequena demonstração de patinagem, a ocorrer no Salão Paroquial de Ferreiras. Um a um, apresentaram-se e escolheram o seu elemento favorito a realizar sobre rodas, explicando o porquê de o terem escolhido. Depois de muitos aviões, águias duplas, taças, carrinhos, mudanças de rodado e saltos radicais à mistura, terminámos este momento com um pequeno lanche convívio entre todos. Um muito obrigado aos pais e amigos que nos visitaram!

O (En)Canto da Sereia Com base num trabalho desenvolvido pelos professores, sobre a geologia do nosso Algarve, os alunos do 8º D estiveram envolvidos na apresentação de uma peça de sombras chinesas sobre a história do (En)canto da Sereia. Com base no mesmo tema foram também co-criadores de esculturas de areia que agora pode ser visitadas na Escola Básica e Integrada de Ferreiras. A apresentação da peça foi feita no dia 9 de Junho, na presença de vários convidados, entre os quais estavam presentes representantes da Direcção Regional da Educação. Foi com orgulho e alguma timidez que estes alunos apresentaram o seu trabalho ao público. Deixando no ar, aos presentes, uma vontade de ver mais. Uma iniciativa de se louvar pelo resultado e pelo trabalho desenvolvido pelos alunos.

Edição Nº 18

Página 3


10 de Programa Escolhas No mês de Julho de 2011, o programa Escolhas comemora 10 anos de existência. O Programa Escolhas é um programa governamental de promoção da inclusão social, dirigido a crianças e jovens entre os 6 e os 24 anos, provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. Para comemorar esta ocasião, tão importante, do programa o Projecto XKolhaXKola irá efectuar uma exposição “10 anos Escolhas” que será uma resenha histórica sobre os 10 anos do P.E. em suporte audiovisual e fotográfico. Será uma exposição que terá início na Escola Básica e Integrada de Ferreiras e que circulará pelos diferentes parceiros, durante o mês de Julho. Para além desta iniciativa contamos ainda, nos dias 13 e 14 de Julho com a presença de vários projectos a nível nacional para o Torneio de Futebol que irá decorrer na Escola Básica e Integrada de Ferreiras. Venha conhecer a Energia Escolhas!

Festival Ser + Jovem No dia 4 de Junho de 2011, também a Junta de Freguesia de Ferreiras preparou um dia para a Juventude, neste que é o Ano Europeu da Juventude. O Festival Ser + Jovem teve como principal objectivo, dar oportunidade à juventude de viver sensações únicas em diferentes actividades tais como trampolins elásticos, insufláveis, slide, assim como apresentar trabalhos em diferentes áreas como música, arte, dança entre outros. O XK apoiou no possível, e esteve responsável pelo som e pelo apoio à turma CEF Bar da EB 2.3. Viva a Juventude! Página 4

JUNHO 2011


Entrega dos Diplomas Formação “Literacia Digital Durante o ano lectivo de 2010/2011, o projecto XKolhaXKola levou a cabo uma formação de informática da Microsoft, Intitulada por “Literacia Digital”, que permitiu certificar os alunos do 4º ano em Tecnologias de Informação e Comunicação. Durante estas aulas foram desenvolvidas competências em Princípios Básicos sobre Computadores, Internet e a World Wide Web e Segurança e Privacidade no Computador. Além dos módulos previstos no curriculum da Literacia digital foi ainda feito um workshop sobre Internet Segura antes de iniciar os módulo da Internet e a World Wide Web e Segurança e Privacidade no Computador. Assim todos os alunos obtiveram um diploma de participação na formação e no Workshop e um certificado “Microsoft Literacia Digital”. Este foi um momento muito divertido demonstrado pelos alunos que faziam para aparecer na fotografia com ambos os diplomas sem ficarem escondidos e esconderem os colegas! Agora é continuar a aplicar estes conhecimentos no próximo passo das suas vidas que é o 2º ciclo! No que depender do projecto XK, o espaço CID@NET irá estar sempre aberto para que possam continuar a evoluir e tirar as suas dúvidas! Até Setembro...!

Edição Nº 18

Página 5


XKPatim Ruma a Évora Nos dias 28, 29 e 30, a Isadora Silva, a Catarina Ferreira, a Bianca Dias, a Cristiana Merceano, a Maria Inês Gonçalves, a Cláudia Djaló, a Daniela Gonçalves e o Tiago Tomás (Rato) participaram numa magnífica viagem a Évora, de intercâmbio com o Clube de Patinagem do Grupo Desportivo Diana de Évora e o Projecto MUSEPE do Programa Escolhas. No dia 28 de Junho, antes de chegarmos ao destino, parámos para conhecer um pouco de Beja e Portel. Já em Évora, corremos os claustros da Universidade do Espírito Santo; viajámos no tempo através dos livros centenários da Biblioteca Pública de Évora, do Templo de Diana e da Sé de Évora; conhecemos um pouco das tradições académicas no Palácio do Vimioso e quase que chapinhámos na água da fonte da Praça do Giraldo. Visitámos também o Teatro Garcia de Resende, o Jardim Público e terminámos o dia no ringue de patinagem da Feira de São João junto à muralha de Évora, onde fizemos uma demonstração de patinagem e trocámos “conversas de patins” com os atletas de patinagem do Grupo Desportivo Diana, que nos receberam com muitas palmas, alegria e carinho.

Página 6

JUNHO 2011


No dia 29, após um pequeno-almoço pela Herdade da Mitra, viajámos até ao neolítico através de uma visita aos Cromeleques dos Almendres e à Gruta do Zambujal. Neste dia, depois de um almoço super apetitoso oferecido por todos os atletas e pais do Grupo Desportivo Diana, que decorreu no Jardim Municipal, também desfrutámos de uma fantástica tarde de mergulhos nas Piscinas Municipais de Évora. Jantámos num dos cafés mais antigos da cidade, o Arcada, onde Virgílio Ferreira havia escrito a Aparição e terminámos, como não podia deixar de ser, a andar de carrossel na Feira de São João. Dia 30 subimos até ao Alto de São Bento para tomar um fantástico pequenoalmoço com vista para a cidade. Aqui tivemos uma visita guiada pelos moinhos de vento, onde fizemos experiências com microscópio de espeleologia, biologia e afins. Após esta visita, fomos ao encontro do Espaço CID do Projecto MUSEPE, onde contactámos com outras crianças e técnicos do Programa Escolhas e nos divertimos a jogar matraquilhos. Almoçámos no refeitório da Universidade de Évora, corremos um pouco mais da Feira de São João e terminámos o dia a comer um geladito e a dar os últimos mergulhos nas Piscinas Municipais de Évora. Agradecemos aos atletas, familiares e treinadores do Clube de Patinagem do Grupo Desportivo Diana, à Câmara Municipal de Évora – Divisão de Desporto, à Biblioteca Pública de Évora, à Universidade de Évora, às Piscinas Municipais de Évora, ao Projecto MUSEPE, à APEXA e a todos amigos, pais e familiares dos alunos do XKPatim, por nos terem proporcionado três dias de muita alegria, amizade, conhecimento e partilha que jamais esqueceremos! Edição Nº 18

Página 7


Arraial da Escola - XKPatim O XKPatim esteve presente no Arraial da Escola, que decorreu no dia 17 de Junho, com uma barraquinha cheia de doces, vestuário, brinquedos e material escolar trazido pelos vários alunos-atletas de patinagem. Esta actividade teve como finalidade a angariação de fundos para a compra de material desportivo e a realização de uma viagem a Évora, uma viagem de intercâmbio entre o Projecto MUSEPE do Programa Escolhas e o Clube de Patinagem do GDD da Évora. Foi uma noite muito divertida e, como não podia deixar de ser, foi acompanhada de duas pequenas demonstrações sobre rodas, ao som das vozes da Isadora e da Catarina, que nos brindaram com a música do “Mamma Mia”!

Arraial da Escola - Encontros Craft XK Artes O grupo Encontros Craft do XK Artes, participou no arraial de final de ano, que se realizou na escola. Connosco levamos boa disposição e as pecinhas realizadas por nós: decoração de frascos de vidro reutilizado; bijutarias realizadas recorrendo a várias técnicas e materiais, e ainda trabalhos em feltro. A boa disposição reinou durante toda a noite, e a nossa “barraquinha” esteve sempre muito animada. Esta foi a nossa última presença em “feiras e arraiais” este ano lectivo. Já tínhamos marcado presença no mercado de artesanato de Ferreiras, e tínhamos promovido os nossos produtos numa “banquinha” na escola e no Jardim de Infância de Ferreiras. Agora mais, só para o ano, com novas ideias e energias renovadas! Umas excelentes férias para todos! Página 8

JUNHO 2011


Término do Ciclo das Artes e Emoções Com o final do ano lectivo em vista, chegou também o fim do ciclo da actividade Arte e Emoções. E foi na companhia dos nossos, pequenos, grandes artísticas que concluímos em festa esta actividade. Na última sessão foi feita uma retrospectiva do trabalho desenvolvido, avaliou-se os pontos altos e menos altos e brindou-se ao trabalho desenvolvido em conjunto. Fizemos ainda uma recepção aos pais que juntando-se à festa puderam apreciar o trabalho dos seus filhos e compreender alguma da sua simbologia. Falou-se em artes e falou-se em emoções. Procurou-se trocar ideias e partilhar estratégias. Para o ano os nossos artistas prometem mais artes cheias de emoção e/ou mais emoções cheias de arte.

Edição Nº 18

Página 9


Copa Foot21 Entre 19 e 25 de Junho de 2011, decorreu no Complexo Desportivo de Vila Real de St. António a 4ª edição da Copa Foot21, um evento que contou com a participação de 120 equipas, mais de 1800 jovens atletas portugueses, dos 6 aos 12 anos. Esta edição continuou a ser seguramente a maior concentração semanal de jovens talentos nacionais que nas suas escolas ou clubes de formação, praticam assiduamente o seu desporto favorito: o Futebol. Como o futebol não é só golos, este torneio fez incutir nestes jovens valores fundamentais de fair-play, solidariedade, alegria, emoção, rigor, persistência, tolerância, justiça e paz. O espírito foi fundamentalmente de festa e troca de experiências entre jovens que vieram de todas as regiões do nosso país. A Copa Foot21 tem sido nos últimos anos um momento único para milhares de jovens atletas que recordam no seu pequeno coração este Torneio como uma estrela de esperança com uma alegria especial. E a escolinha de futebol do projecto XKolhaXKola mais propriamente o clube a qual este pertence, Futebol Clube Ferreiras, teve o prazer de poder participar com a sua equipa de mini – campeões de 2003 (data de nascimento), neste magnifico torneio de 6 dias completos de pura emoção, paixão e dedicação pela actividade e amor à camisola que usam em campo. Página 10

JUNHO 2011


Sendo este um torneio de 6 dias o XKolhaXKola decidiu proporcionar a todas as 14 crianças convocadas para este torneio 4 dias de acampamento no parque de campismo de Monte Gordo, criando assim um maior espírito de grupo/equipa, entreajuda e amizade entre estas crianças de 7/8 anos. Por fim, é de importância relatar que esta equipa de pequenos mas gigantes atletas mais uma vez triunfou, desta vez neste torneio a nível nacional subindo ao pódio para levantar a taça de 3º lugar. Uma experiência inesquecível para todos nós, crianças, jovens, pais, equipa técnica da equipa e equipa do XK. Parabéns Campeões.

Edição Nº 18

Página 11


Workshops FDTI - Aprender com as TIC No passado dia 27 de Junho, após o horário da “Formação TIC para Séniores”, a técnica do FDTI Lígia Mestre, deslocou-se ao nosso CID@NET para dar um workshop de como “Aprender com as TIC” no nosso dia a dia. Este workshop teve como objectivo informar como obter informação na internet e explorar diversas fontes/sítios (Sites) como forma de aprendizagem, informar dos perigos nas redes de informação e trabalhar com ferramentas tecnológicas que potenciam a aprendizagem e o Conhecimento. Este workshop mostrou-se muito produtivo e interessante para os nossos Séniores, pois foi mostrado ferramentas/sites onde podem ver como escrever português correcto com o novo acordo ortográfico, e até gerou um certo debate interessante entre os formandos e a formadora FDTI , pois na formação temos 3 professoras de 1º ciclo reformadas. Além disso foram apresentados alguns jogos para passar o nosso tempo e ao mesmo tempo aprendendo, pois tem conteúdos de cultura geral e que sozinhos ou acompanhados, podem jogar e ir avançando nos níveis. Esta foi o primeiro de 4 workshops. Os próximos serão nos dias 11, 18 e 25 de Julho.

K X a p i Equ TO E COORDENADORA DO PROJEC SÓNIA FAZENDA

SOCIÓLOGA

PSICÓLOGAS EUNICE HENRIQUES HELGA BENTO SOFIA MARTINS DINAMIZADOR COMUNITÁRIO FILIPE PEREIRA MONITOR CID VALTER CABRITA EDUCADORA SOCIAL NATÉRCIA AFONSO


Boletim Junho 2011 - XKolhaXKola