Issuu on Google+

o 26.ª Ediçã

OS NOSSOS PARCEIROS

Fevereiro 2012


2

Formação TIC Sénior Tudo tem um fim e o terceiro ciclo de formação sénior não foi exceção à regra. Os formandos da turma deste terceiro ciclo, após várias aulas, adquiriram vários conhecimentos básicos ao nível informático, nomeadamente trabalhar em ambiente Windows, utilizar o Microsoft Office Word, criar uma conta de email e geri-la, e por último criar e administrar uma conta no tão conhecido Facebook. Durante as aulas toda a turma demonstrou bastante entusiasmo pela aprendizagem destes novos conhecimentos, colocando em prática tudo o que aprendiam e colocando questões. Para festejar o final da formação e conviver um pouco, teve lugar no dia 2 de Fevereiro um jantar no Restaurante “O Escondidinho”, nas Ferreiras. O jantar contou com a presença da turma sénior, dos alunos CEF que viajaram até Sintra no Natal, da equipa de técnicos do Projeto XKolhaXKola, do Presidente da Junta de Freguesia de Ferreiras, Jorge Vicente, e ainda do Diretor do Agrupamento Vertical de Escolas das Ferreiras, António Martins. Os alunos CEF foram convidados como forma de recompensa por não termos tido lugar na Gala Escolhas. Os alunos haviam sido premiados com esta participação, mas a sessão lotou, fomos a Sintra, mas entendeu a equipa que oferecer este jantar seria a recompensa justa e o prémio à medida do seu empenho e simpatia. Para não abrandar o ritmo, no dia 9 de Fevereiro teve início uma nova formação sénior em que, tal como nas anteriores, irá ser leccionado o currículo DCB (Diploma de Competências Básicas).


XK Requalificar No dia 1 de Fevereiro de 2012 levámos a cabo mais uma iniciativa do Projeto XKolhaXKola, o XK Requalificar, que tem como principal objectivo melhorar e requalificar todos os locais da nossa escola, identificados pelos nossos jovens. Pretendemos fazer desta, um local de convívio, aprendizagem e muito boa disposição. Mais uma iniciativa para a construção da melhor escola do mundo.

Apoio Escolar - Escola Virtual Quando se chega ao final de um dia de escola, a vontade de realizar as tarefas e os trabalhos de casa nunca é a mesma como se fosse no início do dia. Mas os nossos meninos do Apoio Escolar, que se realiza de segunda à sexta das 17h00 às 19h00, têm sempre uma reserva de energia e vontade para realizar todos os trabalhos de casa e assim poderem ir para casa com tudo feito. Quando terminam os trabalhos de casa e enquanto esperam pelos seus pais, utilizam uma ferramenta muito útil e divertida: a Escola Virtual. As vantagens da Escola Virtual são muitas, entre elas aprender de uma forma mais fácil, motivadora e ao mesmo tempo divertida, que facilita e motiva a utilização dos alunos. O Projeto XKolhaXKola tem disponíveis passwords de acesso do 1º ao 9º ano para que os alunos do Agrupamento Vertical de Ferreiras possam utilizar esta ferramenta no espaço CID@NET. Ficaremos à vossa espera!

3


4

Dia de São Valentim Já é tradição! O Sr. Pipoca, algodão doce, muitas cartas de amor e de amizade, dedicatórias e a distribuição de muitos corações fazem parte do nosso Dia dos Namorados! Este ano, uma vez mais, os avefianos portaram-se que nem verdadeiros cupidos deste dia! Desenharam, cortaram e distribuíram corações a todos os apaixonados da nossa escola! O vermelho foi a cor predominante nas roupas de todos, não fosse esta o símbolo do amor e da amizade!

“A minha vida sem ti, meu amor, não tem cor!”

Gonçalo Messias

“O Luís, o Ângelo, o Vítor, o Fábio, o Mendes, o Nuno e o Miguel tirámos fotos para celebrar o dia de São Valentim do XK. Gostámos muito do dia, houve pipocas, muito algodão doce à borla, foi bué fixe”!

Luís Medronheira

“A escola estava toda alegre no dia de São Valentim.”

Victor Catana

“A minha inspiração foi toda para as cartas de amor! Nada tenho a dizer!”

Nuno Nascimento, mais conhecido por Chiclete!


XK Natação

5

Apesar do frio que parece ter vindo para ficar, continuamos cheios de energia para muitos mergulhos! Assim, todas as terças e quartas-feiras, entre as 15h15 e as 16h45, lá vamos nós rumo às piscinas municipais de Albufeira!

XK Artes Este mês foi com um recheio extra de amor que passámos as nossas sessões de artes! Cortámos corações e corações e mais corações e, no dia 14 de Fevereiro, logo às 08h da manhã, começámos a distribui -los por todos os alunos que iam chegando à escola! A Marta, a Cristiana, a Ana, a Érica, a Maria João, a Djabú, a Bárbara, a Liliana, a Flávia e o Marco foram os verdadeiros anfitriões de São Valentim, responsáveis pela distribuição de mais de duas centenas de corações!

XK Arte-Terapia A Arte-terapia continua muito relaxante! Esta semana fizémos corações em papel eva, muito bonitos, que foram entregues a todos os docentes!

XK Dança Ao ritmo do hip hop e de uma forma muito livre, as aulas de dança continuam a decorrer todas as segundas e quintas entre as 16h30 e as 17h30 no ginásio da nossa escola! São os alunos que escolhem as músicas e, daí para a frente, é só deixar a imaginação trabalhar em novos passos e coreografias! Aparece!


6

Visita do 4.º Ano à Biblioteca Escolar No âmbito do desafio lançado pela UMIC para a semana internacional da internet segura, que se realizou entre os dias 6 e 10 de Fevereiro, os alunos do 4º Ano visitaram a Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical de Ferreiras, onde puderam utilizar os computadores da biblioteca de uma forma lúdica, recorrendo aos diversos jogos disponíveis no site www.seguranet.pt. Estes jogos consistem em ultrapassar obstáculos para superar os vários níveis e, simultaneamente, responderem às perguntas relacionadas com a segurança na internet. Esta foi uma das formas utilizadas para que possam aprender os métodos de prevenção e proteção dos riscos associados à utilização da internet.

"Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança"!

Férias de Carnaval no CID@NET "Nos dias de Carnaval, alguns alunos aproveitaram para realizar os seus trabalhos de casa; jogar playstation; ver filmes e até dormir uma bela sesta no CID, ora aqui vão algumas fotos!"


Como posso ajudar o meu filho a estudar? "No passado dia 27 de Fevereiro, realizou-se na nossa escola uma nova formação que visou dar mais umas estratégias a pais e alunos do 1º ciclo, para o sucesso escolar! Com o tema "Como posso ajudar o meu filho a estudar?", a Psicóloga Liliana Carreira trouxe-nos algumas estratégias que podem fazer toda a diferença e reforçou, uma vez mais, que o papel dos pais é muito importante para o desenvolvimento da motivação dos alunos para o estudo. Aqui ficam algumas dicas: não deixar o estudo para a véspera do teste, mas sim, organizar-se segundo um plano semanal de estudo; após o lanche, quando o aluno chega a casa, primeiro deverá fazer os trabalhos de casa e, seguidamente, deverá ter a recompensa desse empenho com o brincar; os pais devem fazer um acompanhamento diário do estudo dos filhos e ajudá-los na sua organização; os pais devem reforçar positivamente e motivar os filhos, para que estes se sintam valorizados e motivados para a escola; as tarefas de estudo devem ser intercaladas, por exemplo, primeira fazer exercícios de matemática e depois ler um pouco de história; devem ser incluídos pequenos intervalos durante o estudo; o estudo deve decorrer num ambiente apropriado, sem ruídos e com boa luminosidade, etc. Em suma, a colaboração e o encorajamento dos pais é a chave para o sucesso escolar dos alunos!"

7


8

Internet Segura No dia 7 de Fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Segura. Assim como aconteceu nos anos anteriores, o Projeto XK não deixou passar esta data em branco. A UMIC também quis assinalar esta data e lançou um desafio a todos os espaços internet nacionais: promover ações de sensibilização sobre utilização segura da Internet. O

XKolhaXKola

realizou

diversas

ações de formação e sensibilização junto de diferentes grupos etários,

jovens do 1.º,

2.º e 3.º ciclos e séniores. As formações alertaram para alguns comportamentos de risco e indicaram formas de proteção de alguns perigos online. Para uma maior dinamização destas formações, a informação foi transmitida

através

de

apresentações

PowerPoint, de visualização de pequenos clipes e tarjas de banda desenhada alusivos ao tema. As sessões decorreram com muita animação e com grande envolvimento e interesse da parte destes destinatários. E lembrem-se… Internet Segura!!!


9

Saúde, Sexualidade e Afetividade No passado dia 13 de Fevereiro decorreu no IPJ em Faro mais uma formação proposta pelo Programa Escolhas, e inserida no plano de formação do dinamizador comunitário. O tema da formação foi "Saúde, Sexualidade e Afetividade" e estiveram presentes em representação do XK, o dinamizador comunitário Filipe Pereira e a psicóloga Eunice Henriques. Esta formação contou com cerca de 17 formandos e 2 formadores da APF Faro.

XK Patim “Olá, eu sou a Flávia Mestre, tenho 15 anos e, desde Setembro de 2011 que sou a treinadora adjunta do XK Patim! Todos os treinos temos mais de 50 meninos e é muito difícil gerir tantas crianças, mas gosto muito! Normalmente dividimos os treinos em três grandes grupos, os que começaram à pouco tempo a patinar, os rapazes que nunca param quietos e as raparigas, as nossas bailarinas. Todos os treinos são diferentes e combinamos sempre o que vamos fazer. Há treinos em que fazemos muitos jogos, outros que fazemos esquemas de dança e outros em que trabalhamos a parte técnica da patinagem: aprender a travagem, a marcha atrás, os carrinhos, aviões, etc. Eu sinto-me muito responsável e fico muito feliz quando os meninos chegam ao pé de mim e me chamam de professora. Também é muito bom conversar com os pais, eles ficam muito contentes e dão valor ao nosso trabalho. A patinagem fez -me crescer e aprender mais sobre este desporto que não era muito praticado aqui. A minha mãe vem ver muitos treinos e fica babada! O meu irmão André é um patinador muito bom, a minha mana Andreia é a secretária do XK Patim e é a responsável pelo controlo das entradas e saídas dos alunos! A minha mãe diz que tem muito orgulho nos filhos e isso faz-nos muito felizes! Na escola andamos muito motivados e isso nota-se nas notas! Quero agradecer ao XK por esta oportunidade e à amizade que esta equipa tem por todos nós!”

Flávia Mestre, CEF Man. C. Golfe


Futebol à Quarta-feira Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém pra cabecear Bola na rede pra fazer o golo Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Como já dizia esta música brasileira de Shank, quem até hoje não sonhou em ser jogador de futebol? Mas na nossa escola isso é possível, todas as quartas-feiras são blindadas de uma enorme emoção, dedicação, divertimento e muito talento de todos os nossos jovens, cada vês mais esta atividade XK tem sido requisitada por todos os nossos jovens craques, que sempre com o sentido na baliza adversária o Fair-play reina numa das atividades que mais talento espalha por toda a nossa escola.

Equipa Coordenadora do Projecto e Socióloga SÓNIA FAZENDA Psicólogas

Segue-nos!

EUNICE HENRIQUES HLGA BENTO

http://www.facebook.com/xkolhaxkola Dinamizador Comunitário

Visita-nos! http://xkolhaxkola.programaescolhas.pt

FILIPE PEREIRA Monitor CID VALTER CABRITA


Boletim Fevereiro 2012 - XKolhaXKola