Boletim Julho 2011 - XKolhaXKola

Page 1


III Conferência Internacional Pensar & Agir—10 Anos de Boas Escolhas No âmbito das comemorações dos 10 anos do Programa Escolhas, realizou-se no dia 4 de Julho de 2011 a III Conferência Internacional Pensar & Agir: 10 Anos de Boas Escolhas, que visou a partilha e transferência de boas práticas na inclusão de crianças e jovens a nível nacional e internacional. A Conferência realizou-se nas instalações da FIL do Parque das Nações, Lisboa, das 8h30 às 18h30. A conferência contou com a presença de dois especialistas internacionais na área da integração de crianças e jovens, que concentraram as suas intervenções nos temas da resiliência e da prevenção em comunidades vulneráveis. Realizaram-se, também, seis workshops temáticos em simultâneo, subordinados aos temas da Inclusão Escolar, Inclusão Digital, Intervenção em Meio Rural, Arte e Educação Não Formal, Interculturalidade e Empreendedorismo. Estes workshops temáticos contaram com a apresentação de práticas da Finlândia, África do Sul, Espanha, Inglaterra, Alemanha e País de Gales, assim como, com a experiência e boas práticas do Programa Escolhas em cada uma das áreas. Em paralelo aos workshops decorreu também a apresentação de oito Histórias de Vida – Escolhas, seleccionadas a partir da publicação 365 Histórias De(Vidas) que será lançada nesta III Conferência. Para culminar o dia foi lançado publicamente o CD “A Nossa Voz”, decorrente do concurso lançado pelo Programa Escolhas, Instituto Português da Juventude e EGEAC, e que contou


II Torneio Inter-Escolhas O projecto XKolhaXKola teve o enorme prazer, de pelo segundo ano consecutivo, realizar o segundo torneio inter escolhas, este com a particularidade de as inscrições serem abertas a nível nacional e não só a nível de sul e ilhas como o passado ano. Esta foi uma actividade inserida, na multi-culturalidade e interacção entre jovens, promovendo a entreajuda, companheirismo e solidariedade entre os cerca de 120 jovens participantes neste evento. Este torneio teve a duração de dois dias, começando no dia 13 de Julho e acabando no dia 14 do mesmo mês, os jovens ficaram a acantonar (acampar) dentro do pavilhão multi-desportos criando assim um enorme laço entre todos os presentes e um convívio para jamais esquecer, os jogos de futebol decorreram no Estádio da Nora em Ferreiras sitio onde as cinco equipas participantes deixaram todas as suas forças inabaláveis para alcançarem o objectivo principal que se baseava na participação e integração de todos estes jovens.


Workshops FDTI Ao longo do mês de julho foram realizados pelo FDTI (Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação), vários workshops no espaço CID@NET do XKolhaXKola. Os temas foram “Aprender com as TIC”, “Recursos Ambientais, Sustentabilidade e Comunicação OnLine” e “Internet Segura” dinamizados pelas formadoras Gabriela Madeira e Vânia Romão. Participaram os Séniores da formação de informática XK que decorreu até junho deste ano e não foram esquecidos os Séniores da formação de informática anterior, que também se mostraram bastante interessados em participar nas diversas actividades relacionadas com a informática. Destes workshops o que mais se destacou foi o “Recursos Ambientais, Sustentabilidade e Comunicação On-Line” que mostrou técnicas de como reduzir o nosso impacto no meio ambiente, reduzindo por exemplo, gastos de energia e de água desnecessários em nossa casa. Ao FDTI um obrigada pelas iniciativas e disponibilidade.


Jantar Formação Sénior e AAE’s Após terminado o período de formação, é sempre esperado o momento de convívio entre todos aqueles que participaram na formação, o jantar final. Desta vez os formandos juntamente com o monitor CID@NET, decidiram juntar os dois grupos diferentes num só jantar, os Séniores da Freguesia e as Assistentes Operacionais do AVEF. Este foi um momento muito enriquecedor pois foi possível algumas assistentes reverem algumas professoras que frequentaram o curso e que leccionaram na escola há uns anos atrás. Também participaram no jantar a Coordenadora Sónia Fazenda e o Presidente da Junta de Freguesia de Ferreiras, Jorge Vicente. Foi ainda mostrado o interesse em participar em futuras formações/ workshops de informática realizadas pelo XK. Um muito obrigado a todos pela dedicação e interesse em tornar a freguesia de Ferreiras cada vez mais envolvida nesta nossa “missão” que é a inclusão, no caso em particular a inclusão digital!


Campos de Férias XK Com o final do ano lectivo chega o tempo de praia, sol, partilha e amizade! Chega II Campo de Férias de Verão XK! Vários alunos puderam participam diariamente em inúmeras actividades. O Campo de Férias pretende proporcionar a estes alunos umas férias diferentes e inesquecíveis, onde de forma lúdica e pedagógica possam experienciar e conhecer mais de si e do seu meio envolvente, através de actividades desportivas, de aventura, criativas e informativas. Para além das actividades nas praias do Inatel, dos Pescadores, do Forte S. João e na Ribeira de Paderne, os participantes contaram ainda com ateliers de música no Conservatório de Musica de Albufeira, aulas de patinagem, ginástica, actividades aquáticas nas Piscinas Municipais de Albufeira, Horas do Conto, Cinema, dinâmicas de futebol e basquetebol na Escola Integrada de Ferreiras, bem como várias visitas em Albufeira, como a ida ao Quartel dos Bombeiros Voluntários, ao Pavilhão Municipal, à Biblioteca Municipal, à Zona Histórica e a Esculturas de Areia feitas por Artistas de Rua. As crianças e jovens participaram ainda no Workshop Internet Segura, onde a formadora Vânia Romão, do FDTI, ensinou várias formas de utilizar a internet de forma mais adequada evitando assim os perigos que dai podem advir. Neste Campo de Férias tivemos a variante dos almoços volantes, onde duas vezes por semana os nossos alunos puderam desfrutar de almoços ao ar livre, perto da praia ou no campo. O grupo de crianças e jovens participaram ainda no II Torneio de Futebol do XK, onde ajudaram na criação de cartazes e conviveram com outros jovens vindos da Guarda, Amadora, Loulé, Lagoa e Olhão.


Como tem sido sempre feito, procuramos seguir uma metodologia de educação lúdica e participativa, que alia de forma activa e intencional as vertentes do conhecimento e da comunicação, o Campo de Férias XK fomenta a existência de novas vivências, nomeadamente, na vivência em grupo, que ajudam a criar as condições para a interiorização de regras básicas do convívio social, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da inteligência emocional. Esperamos que estas crianças e jovens possam desenvolver centros de interesses diversos que permitam a aprendizagem de várias técnicas e, sem dúvida, estimulem a descoberta de capacidades e valores, num contexto diferente do habitual. Resta agradecer a todos os participantes por toda a boa disposição, alegria e carinho que nos transmitem e a todos os técnicos do Projecto XKOLHAXKOLA, pelo espírito (incansável) de equipa, amizade e cooperação que torna o trabalho possível e mais prazeroso. Xkolhe Ter Férias!


Numa pequena aldeia, onde reinava o mistério em redor de um talismã mágico e um povo perdido no tempo, 120 jovens de todo o país que se destacaram ao longo do ano lectivo pelo seu desempenho positivo, bem como 17 jovens do projecto “Para ti Se não faltares!” da Fundação Benfica, com idades entre os 13 e os 16 anos, experienciaram uma semana de magníficas aventuras, promovidas pelo Programa Escolhas, no âmbito da comemoração do seu décimo aniversário, aliado também às comemorações do Ano Europeu do Voluntariado e do Ano Internacional da Juventude. Para além das diversas actividades de carácter lúdico-pedagógico e desportivo, os vários participantes viveram, de 25 a 31 de Julho, num palco real, toda a história fictícia do extinto Povo Rebolense que vivia na Aldeia da Relva da Reboleira – Sameiro representada pela Dona Esperança, uma arqueóloga muito curiosa e apaixonada por este povo, a Dona Tecelina (costureira e locutora da rádio), o Sr. Hugo (o arqueólogo e braço direito da Dona Esperança), o Cesteiro, o Padeiro, o Guardião do Talismã (descendentes Rebolenses) e o Sr. Ezequiel (o guardador de rebanhos).


O povo Rebolense extinto, poderia voltar às suas terras, caso os seus descentes, os participantes dos projectos Escolhas, conseguissem, durante esta semana, encontrar as peças do seu talismã perdido e aprendessem os seus costumes, o espírito de voluntariado e o trabalho em equipa, sempre em comunhão com a natureza e com o ritmo tranquilo e harmonioso típico dos Rebolenses. Do Projecto XKolhaXKola, o Paulo Lança e a técnica Helga Bento, foram os descendentes dos Rebolenses que integraram esta missão. Junto com todos os outros participantes, aprenderam a cozinhar pão, a confeccionar bolos típicos e a costurar. Viveram magníficas caças ao tesouro e Peddy-papers que se desenrolaram no espaço do Parque de Campismo da Relva da Reboleira, na Torre da Serra da Estrela, nos jardins da Guarda e na Cidade de Salamanca. Beberam água da nascente do Zêzere e até conheceram o criador de cães da serra, a caminho de Seia. Exploraram a fauna e flora local tal como verdadeiros cientistas e até organizaram um arraial para um povo vizinho, em Famalicão da Serra, a chamada “Veneza” do norte! Divertiram-se nos fantásticos jogos tradicionais da AJTD que se desenrolaram no Jardim da Guarda; ajudaram na elaboração da FITEI em Ciudad Rodrigo e ainda realizaram trabalho comunitário num dos bairros sociais da Guarda. No final da semana, os descendentes do povo Rebolense recuperaram o talismã, garantindo a continuidade deste povo e juntos partilharam, em abraços e lágrimas, a alegria e amizade que os uniu durante esta semana inesquecível. Foi uma semana inesquecível, de muita alegria, partilha e amizade, que terminou com umas belas quedas nas pistas do SkiParque, uns fantásticos mergulhos nas águas da praia fluvial da Relva da Reboleira e muitas, muitas, muitas lágrimas e abraços na hora de despedida… Para o próximo ano prevê-se mais uma fantástica

aventura

Escolhas,

não

percas esta oportunidade e aplica-te nos estudos!


Olá pessoal, eu sou o Paulo Lança e faço parte do projecto XKOLHAXKOLA na escola da Ferreiras! Neste ano lectivo de 2010/2011, fui escolhido para uma grande aventura do PROGRAMA ESCOLHAS, a participação na Aldeia Escolhas, situada na Relva da Reboleira – SkiParque, ao pé de Manteigas (Serra da Estrela). Esta foi uma grande aventura, principalmente para mim, porque nunca tinha feito nada parecido como acampar sete dias fora e, muito menos, sem conhecer ninguém. Mas foi divertido porque fomos para um sítio lindo e nem sabíamos para onde íamos. Quando chegámos ao parque de campismo não sabíamos o que nos esperava, então reunimo-nos no “coliseu” (um telheiro) onde nos vieram falar e dar instruções. Começámos por montar as tendas e depois, à noite, fomos apanhados de surpresa. Depois de jantar, fomos ver uma peça de teatro onde conhecemos a história da aldeia e também conhecemos várias personagem e principalmente a Dona Esperança, onde percebemos a nossa missão que era recuperar as peças do talismã. Então foi assim que começou a nossa aventura, a busca dos triângulos do talismã! Os vários jovens foram divididos por grupos e cores, eu fiquei da equipa laranja. Todos os dias tínhamos várias tarefas para fazer. Fizemos coisas fantásticas, como, por exemplo, libertámos uma águia que tinha estado em tratamento, fomos mesmo à torre da Serra da Estrela, o sítio mais alto de Portugal, vimos cães da Serra da Estrela, etc. A Dona Esperança até trouxe um cão para nós! Fomos também a Espanha, a Salamanca e à Ciudad Rodrigo. E na última noite foi-nos dada a ultima tarefa, organizar uma festa e cada equipa tinha que fazer algo para apresentar na festa. Eu falo por mim, aquilo foi espectacular! Todos nos divertimos ao máximo, todos colaboramos!


Todos os dias tínhamos várias tarefas para fazer. Fizemos coisas fantásticas, como, por exemplo, libertámos uma águia que tinha estado em tratamento, fomos mesmo à torre da Serra da Estrela, o sítio mais alto de Portugal, vimos cães da Serra da Estrela, etc. A Dona Esperança até trouxe um cão para nós! Fomos também a Espanha, a Salamanca e à Ciudad Rodrigo. E na última noite foi-nos dada a ultima tarefa, organizar uma festa e cada equipa tinha que fazer algo para apresentar na festa. Eu falo por mim, aquilo foi espectacular! Todos nos divertimos ao máximo, todos colaboramos! A minha equipa laranja dançou uma música onde conseguimos pôr todas as equipas a dançar! Por fim, colocámos uma música de Kisomba para se juntarem em pares e dançarem. Foi a melhor festa em que já fui! O último dia foi muito triste… Começámos por nos reunir em círculo e completámos o talismã. Seguidamente, levámo-lo para o rio Zêzere, onde a Dona Esperança e os seus amigos o levaram pelo rio abaixo. Fomos novamente para o coliseu onde começámos as despedidas, foi muito triste porque quase toda agente chorou, todos se abraçaram uns aos outros e foi muito triste. Eu falo por mim, não me queria vir embora, porque fiz novas amizades e fiz coisas que nunca mas nunca pensei em fazer! Foi uma experiencia nova mas muito interessante e que, se pudesse, repetia! Tenho que agradecer ao meu projecto, o XK e ao Programa Escolhas, por me ter dado esta oportunidade única na minha vida! Obrigado.


COORDENADORA DO PROJECTO E SOCIÓLOGA SÓNIA FAZENDA

PROJECTO XKOLHAXKOLA

PSICÓLOGAS

AGRUPAMENTO VERTICAL

EUNICE HENRIQUES

ESCOLAS DE FERREIRAS

HELGA BENTO

RUA DA IGREJA 8200—559 FERREIRAS

DINAMIZADOR COMUNITÁRIO FILIPE PEREIRA MONITOR CID VALTER CABRITA

SITE: HTTP://XKOLHAXKOLA.PROGRAMAESCOLHAS. PT/ FACEBOOK: WWW.FACEBOOK.COM/XKOLHAXKOLA TLM.: 961 223 831

EDUCADORA SOCIAL NATÉRCIA AFONSO

FAX. 289 516 191


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.