3 minute read

O SEMEADOR SAIU A SEMEAR

(Ir. Marinês Tusset, ASCJ)

Ao lermos o Evangelho, podemos perce ber como Jesus vai formando seus discípulos e preparando-os para a missão. No capítulo 13 de Mateus, nos deparamos com a parábola do semeador, onde Jesus exorta sobre a importância de ouvir, acolher e fazer frutificar a Palavra do Reino.

Advertisement

É interessante perceber que Jesus começa dizendo que o semeador saiu a semear e as sementes caíram em terrenos diversos. Esses terrenos são o terreno de nossos corações, por isso Jesus nos convida a rever como acolhemos e ouvimos a Palavra de Deus. Uma parte caiu ao longo do caminho , ou seja, na superfície, onde o vento, os pássaros, podem levá-la ou até mesmo os transeuntes pisoteá-la. Significa que muitas vezes ouvimos a Palavra desatentos, e não dedicamos tempo para aprofundá-la e assim qualquer ideia, convite que vem do maligno nos rouba esta Palavra.

Outra parte caiu entre os espinhos . Ela até tentou nascer, mas os espinhos a sufocaram. Hoje estamos cercados de contra valores que nos enganam e se apresentam como um “Bem” e muitas vezes criam conflitos interiores. Estamos rodeados pela tentação da riqueza, de apoiarmo-nos nos bens materiais, pela mídia que quer nos introjetar inverdades, pela sedução do mais fácil e prazeroso. No entanto, a Palavra de Deus que foi semeada em nossos corações vai sendo sufocada e dando espaço para o que não nos faz felizes.

Não menos preocupante é a semente que caiu entre as pedras , quando começou a germinar, o calor do sol a atinge e a murcha. Vivemos em um tempo onde a maioria das pessoas não cultiva raízes, talvez seja o medo de confrontar-se com a verdade e comprometer-se, pois, a Palavra de Deus exige mudança e conversão a cada dia.

Mas, Jesus termina a parábola dizendo que outra parte caiu na terra boa produzindo frutos. É o coração de quem se deixa transformar, modelar, que acolhe a Palavra e cresce em sabedoria e graça. É o coração de quem não se deixa enganar pelas tentações do inimigo, que escolheu Deus acima de tudo, que se sente amado por Ele e vive segundo sua Palavra e seus ensinamentos.

Prezado(a) leitor(a), neste ano em que nosso Instituto instituiu o Ano dedicado à Evangelização, convido você a rever o terreno de seu coração para que possa acolher com alegria e gratidão a Palavra de Deus, mas também a estar atento(a) aos apelos do Senhor que lhe envia para ser semeador(a) do bem, da justiça, do amor, da fraternidade. Não tenha medo de lançar a semente. Deus quer que todos nós sejamos semeadores do seu infinito Amor. Coloque-se a caminho e semeie sempre...

Editorial

(Ir. Maria Vilma Ravazzoli, ASCJ)

Caros leitores, Revista Triunfo do Coração de Jesus, em sua 74ª edição, oferecelhes reflexões indicadas nas temáticas Espiritualidade, Evangelização, Vocação e Testemunhos de graças alcançadas por intercessão da Bem-Aventurada Clélia Merloni.

Inspirado pela temática do Ano Cleliano de Evangelização – Eis que o Semeador saiu a semear (Mt 13,3) – o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus tem motivado as pessoas que compartilham da missão e do carisma da Bem-Aventurada Clélia Merloni a semearem as boas sementes onde se encontram.

Temos inúmeras ocasiões para sermos semeadores das sementes do diálogo, da tolerância, da ternura, da paz e de tantos outros dons que nossa humanidade carece para ser mais serena e feliz. Cabe-nos a coragem para escolher e perseverar nas boas ações, as quais nos desafiam para sairmos de nosso comodismo e de nossa indiferença diante de realidades que gritam por nós.

A Bem-Aventurada Clélia Merloni, em seu Diário (p. 196) se expressa “Jesus me faz compreender que o bem que recebi de Deus me é dado em empréstimo. Ele deve servir para a glória de Deus e não para a minha glória; porque a glória pertence a Ele só e é sua propriedade exclusiva [...]”. Quando temos consciência da gratuidade do amor de Deus em nossa vida, colocamo-nos à sua disposição no serviço generoso e desinteressado aos irmãos, evangelizamos com nosso testemunho, mesmo sem proferir uma só palavra. Podemos “fazer o bem sempre: com o exemplo, com a palavra e com a oração”, como nos convida Madre Clélia.

Que nosso campo de missão seja fecundo de sementes e de frutos, e que os alimentos da fé e da partilha nunca faltem em nossas relações.

Fiquemos sob as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus e da Bem-Aventurada Clélia Merloni!

ESPIRITUALIDADE

• O Coração de Jesus, o Pão da Vida.

• Fraternidade e Fome.

EVANGELIZAÇÃO

• Ano Cleliano de Evangelização.

• Apóstolas do SCJ no Santuário Cristo Rei, em Portugal.

VOCAÇÃO

• O chamado que Deus nos faz.

• O processo de discernimento.

INTERCESSÃO DA BEM-AVENTURADA CLÉLIA MERLONI Testemunhos de graças alcançadas.