Issuu on Google+


autora:

Fabiana dos Reis Ayres

projeto gráfico e Ilustrações:

projeto musical:

Marcelo Germano

Márcio Roberto F. Bandeira

revisão pedagógica:

revisão psicopedagógica:

realização:

Patrícia Bandeira da Rosa Vera Maria B. Menezes

Ficha Técnica do CD: 1. LARANJA (Intérprete Cristina Cabral Fernández) 2. A VIDA DO LEITE (Intérprete Tom Martins) 3. VITAMINAS (Intérprete Rosa Franco) 4. HIGIENE (Intérprete Cristina Cabral Fernández) 5. BEBA ÁGUA! (Intérprete Tom Martins) 6. BANANA (Intérprete Rosa Franco) 7. RAP DA MERENDA(Intérprete Tom Martins) FABIANA DOS REIS AYRES Autora MÁRCIO BANDEIRA Projeto Musical/Produção Musical/ Baterias/Percussões TOM MARTINS Direção Musical Contrabaixos/Guitarras/Violões/Teclados NATÃ MARTINS/EDUARDO MARTINS/ NICOLY MARTINS/MIRIAN MARTINS Vocais Infantis FANTHADIELLO NUTRIÇÃO E SAÚDE Realização

FanthaDiello Nutrição e Saúde www.fanthadiello.com.br


Índice das Histórias e Orientações

1. A História da Lili .....................................................................05 2. Salada de Frutas.....................................................................07 3. A Maçã...................................................................................... 09 4. A Fazenda dos Avós da Lili....................................................11 5. Procure um especialista!........................................................ 13 6. A Fibra da Fruta...................................................................... 15 7. A Vida do Produto................................................................... 17 8. Alimento não cura sentimento. ..........................................19 9. Lili evita comer doce. . ........................................................... 21

Índice das Letras das Músicas

10. Laranja..................................................................................... 23 11. A Vida do Leite....................................................................... 25 12. Vitaminas................................................................................. 27 13. Higiene......................................................................................29 14. Beba água!............................................................................... 31 15. Banana..................................................................................... 33 16. Rap da Merenda.................................................................... 35

Índice das Tabelas

Tabela de pedagogia (Temas transversais)................................................................... 38 Tabela de nutrição (Recomendações e orientações nutricionais)....................... 39

3


A História da Lili Olá! Eu sou a Lili. Moro com meus pais na terra de FanthaDiello. Sou muito animada ali. A cidade parece um castelo. Tenho muitos amigos e adoro animais. Adoro a natureza e tudo mais. Todos nós gostamos de nos cuidar, porque, se ficarmos doentes, não poderemos brincar. Meu pai ajuda minha mãe a cuidar da horta. Ela planta frutas, verduras e legumes. Usa as frutas para nos fazer uma torta, esse é um dos nossos costumes. Adoro quando a mamãe faz torta de maçã! Ah! Esqueci de contar, também tenho uma irmã. Com verduras, minha mãe prepara uma bela sopa que eu tomo com cuidado para não sujar a roupa. Com os legumes, ela faz um delicioso suflê que eu aprendi a gostar quando ainda era bebê. Peço para meus pais me contarem histórias sobre alimentação. Gosto de conhecer hábitos saudáveis e presto muita atenção. Nesse livrinho, eu escrevi a minha história - a história da Lili. Tem também o meu CD para escutar. Com eles, você pode ler e cantar as histórias que vamos contar. Cuide de sua alimentação e brincará com energia! Entenda como tudo funciona e terá muita alegria!

5


Salada de Frutas

Maçã, uva, banana e mamão; abacaxi, kiwi, laranja e melão; outono, inverno, primavera e verão: as frutas são mais saborosas, cada qual na sua estação. Lembre, lembre o que digo, preste muita atenção: coma salada de frutas comigo e será só diversão! Comendo salada de frutas, você fica forte, inteligente e bonito. Mas preste muita atenção em tudo o que está sendo dito: para que tudo isso aconteça, você deve ser dedicado, as frutas devem ser bem lavadas, lembre esse recado! Lave as frutas com casca, e as que já vêm prontas, salada de frutas é assim que se monta. A salada de frutas ideal deve ser bem colorida! Escolha as frutas frescas e fique de bem com a vida!

7


A Maçã Eu adoro comer maçã madura, mas não pode ter furo, nem rachadura. O que mais gosto na maçã é que ela tem pectina, que protege meu coração, me dando vontade de nadar na piscina. A maçã é linda, saborosa e suculenta! Quando vou comprá-la, escolho a de polpa firme, que é a que mais aguenta. É o fruto da macieira! Lavo antes de comer, mesmo que não queira. A maçã deve ser bem mastigada, mantenho a casca ali e, antes de comê-la, lembro que deve ser bem lavada.

9


A Fazenda dos Avós da Lili Na fazendinha do Vô Tinoco, tem galinha que bota ovo. Ela fica no puleiro, cuidando os ovos o dia inteiro. Tem vaquinha que dá leite, que fortifica o nosso dente. O Vô Tinoco tem um carneiro que berra, berra no celeiro. E no chiqueiro, o porquinho fuça, fuça com o focinho. Os passarinhos cantam voando, para a Vó Leonora ficar dançando. O Vô Tinoco ama os bichinhos e cuida o lago dos patinhos. A galinha do Vô Tinoco come milho da plantação, e o cavalo da fazendinha come pasto de montão. O coelho da Vó Leonora, com seus dentões, come cenoura. A bicharada fica animada e corre toda em disparada, para beber água no chafariz, e a Vó Leonora ficar feliz!

11


Procure um especialista!

Quando ficar doente, procure um especialista. Para saber sobre a alimentação, pergunte a um nutricionista. E quem cuida de nossos dentes? É claro! É um dentista. E das batidas do meu coração? Um cardiologista. E dos problemas de emoção? Um psicólogo. Mas não sou louco! Fique calmo! Ele entende disso e de mais um pouco. O nutricionista conversa sobre alimentação e também sobre os dentes, os sentimentos e as batidas do coração. Ele quer vê-lo com saúde, brincando, aprendendo e crescendo. Para isso, quer que se cuide e que você pense em tudo o que está comendo.

13


A Fibra da Fruta

A fruta é um alimento com fibra. Comendo fruta, você fica forte e se equilibra. A bergamota tem fios brancos que fazem bem. Mantenha-os ali e perceberá a importância que essa fibra tem. A melancia é grande e glamorosa! Quando está feliz, fica toda vermelha e rosa! A uva vem em gomos para se fazer suco, cuca ou bolinho. Coma a casca da uva e sinta bem o seu gostinho. O morango, que delícia! Vermelho e charmoso! Quando bem lavadinho, fica muito mais gostoso! A manga, que beleza! Também vem da linda natureza. Amarela e robusta, vale tudo o que custa. A cereja parece um “brinquinho”, enfeitando o bolinho, faz parte de toda festa, lá na casa do meu vizinho.

15


A Vida do Produto Não compre lata amassada, nem fruta desanimada. Fique “de antena ligada” nos sinais de apresentação. Qualquer coisa estragada, não compre, não leve não! A felicidade do produto tem tempo de duração, cuide a data de validade e preste muita atenção. É no supermercado que se deve ter cuidado, não vá para lá com fome e fique bem acordado. Mantenha um adulto ao seu lado e seja bem-educado. Leve uma lista de compras com tudo organizado.

17


Alimento não cura sentimento. O alimento não cura sentimento, o que ele faz é nutrir por dentro. Lili passava o dia estudando, e os seus pais trabalhando. Quando o pai de Lili chegava, uma caixa de bombons lhe entregava. Com saudades, Lili comia tudo na mesma hora. E sua mãe pensava: E agora? Lili ficou doente com tanto chocolate que comeu, inclusive, teve dor de dente pelo excesso de doce que recebeu. Lili percebeu que, comendo muito doce, a saudade não diminuía, e ainda tinha problema com o dente que doía. Seus pais compreenderam que Lili precisava de mais dedicação e, então, mãe, pai e filha fizeram uma reunião. Lili passou a receber outras formas de atenção. Desde então, beijos, carinhos e abraços aquecem-lhe o coração. E nem precisa mais de tanto chocolate, pois é com a força do amor que o coração bate. Lili não comeu mais todos os bombons que seu pai lhe deu e curou seu coração com tanto carinho que sua família lhe ofereceu. 19


Lili evita comer doce.

Lili mora na terra de FanthaDiello, onde muitos de seus amigos adoram comer caramelo. Os pais das crianças orientam: - Meninos, brinquem perto do castelo! No castelo, as crianças brincavam, e algumas até cantavam; outras comiam doces, enquanto descansavam. Um dia, Lili chegou e foi logo conversar, contou para os seus amigos que doce a sua mãe evita lhe dar. O porquê de evitar doce, os amigos não entenderam. Lili disse que seus pais responderam: -Não queremos que você fique doente, e, muito menos, que tenha dor de dente. Depois da explicação da Lili, as crianças voltaram a brincar. E, no dia seguinte, organizaram frutas para levar.

21


Laranja Laranja do céu! Laranja de umbigo! Coma uma laranja! Dê outra para o seu amigo! Fruta rica em fibra e em vitamina, comendo laranja você não desanima. Tem a cor do sol e dá energia, pode até mesmo ser comida em fatia. Laranja do céu! Laranja do céu! Laranja no suco, no bolo ou na comida, não deixe a laranja fora da sua vida. Laranja para espremer, laranja para descascar, a saúde vai agradecer, a gripe vai melhorar. Laranja do céu! Laranja do céu!

23


A Vida do Leite A vaca na fazenda, na fazenda tem grama: é o pasto para a vaca. A vaca produz leite, o leite para o leiteiro, do jarro para o carro, o carro para a estrada. Cuidado, senão estraga o leite da vaca!

Leite com pão, para a refeição!

Da estrada para a cidade, com muita agilidade, da cidade para a indústria, da indústria para a caixa, a caixa para o leite, o leite para a caixa, da caixa para o caminhão, o caminhão do Augustão. No armazém, que tudo tem, o armazém na vizinhança, é lá que crescem as crianças com esperança, bebendo leite!

Leite, para a refeição!

Leite com pão, para a refeição!

Leite com pão, para a refeição!

Leite com pão, para a refeição! Leite, para ficar bom!

25


Vitaminas Estamos no Brasil, que é um país tropical! Organize um piquenique numa toalha floral! A, B,C D, E e K são as vitaminas que você deve levar. Cenoura e manga têm vitamina A, sua visão e sua pele vão melhorar. Os cereais têm vitamina B, todos na escola vão aprender. Limão e laranja têm vitamina C, e a gripe não tem vez, ela não pega você! E a gripe não tem vez, ela não pega você! Refrão A vitamina D é com o sol que você vai ter para os seus ossos e o seu crescimento favorecer. Carne de peixe e nozes, vitamina E, seu organismo ela vai proteger. Aveia e folhas verdes têm vitamina K para quando se cortar, sua pele cicatrizar. Refrão

27


Higiene Na vida existe tempo para tudo: para estudar, brincar e cantar. Alimento saudável é o seu escudo, mas da higiene também se deve lembrar. Lave bem as mãos, lave bem as mãos, higiene é sinônimo de pureza. Lave bem as mãos, lave bem as mãos para saborear os alimentos da natureza. Você deve se alimentar, para depois conseguir brincar. Brinque, brinque, brinque, brinque e se divirta. Você deve se alimentar, para depois conseguir brincar. Brinque, brinque, brinque, brinque e se divirta, depois lave as mãos, para a vida ficar mais bonita! Alimentos que nos dão energia, alimentos que nos dão saúde. Lembre a higiene no seu dia, cuidar da higiene é uma virtude. Lave bem as mãos, lave bem as mãos, higiene é sinônimo de pureza. Lave bem as mãos, lave bem as mãos, para saborear os alimentos da natureza.

29


Beba água! Para beber água, não precisa ter sede. Ela é o combustível da vida, purifica o nosso corpo. Beber água é a melhor saída! Beba água toda hora! Beba água, não jogue fora! A água purifica o corpo e a mente. Bebendo água, você fica inteligente! Tem água da chuva, do rio e do mar, mas só água pura você pode tomar. Água no copo, água na garrafinha, o destino dessa água é a nossa barriguinha. Beba água toda hora! Beba água, não jogue fora! A água purifica o corpo e a mente. Bebendo água, você fica inteligente! Para beber água, não precisa ter sede. Ela é o combustível da vida, purifica o nosso corpo. Beber água é a melhor saída! Com ela, você fica bem hidratado. Sem ela, o organismo fica prejudicado. A água é o mais puro ingrediente. Bebendo água, o corpo fica contente!

31


Banana Banana! Banana! Ana, Ana, Ana, acabou a banana! Olha a banana! Ana, Ana, Ana, não fico sem banana! Banana! Fruta rica em potássio, parece uma canoa. Na fruteira do Inácio, tudo fica numa boa! Inácio vende banana, que é nutritiva! Vai logo lá, Ana, para ver se me cativa. Ana, Ana, Ana, acabou a banana! Olha a banana! Ana, Ana, Ana, não fico sem banana! Banana!

Ana, Ana, Ana, não pode faltar banana: aqui em casa, na rua ou no bar. Vê se compra banana para me fortificar, para me fortificar. Após comer a banana, eu aceito ir brincar. Após comer a banana, eu aceito ir brincar.

33


Rap da Merenda Lembre a fruta na merendeira! Lembre a água na garrafinha! A água mata a sede verdadeira, a fruta faz você andar na linha. Se cuidar do ingrediente, será muito mais inteligente. Preste muita atenção: saiba montar sua refeição. Conte para a mamãe, o amiguinho e o irmão que a merenda merece muita atenção! Lembre a fruta na merendeira! Lembre a água na garrafinha! A água mata a sede verdadeira, a fruta faz você andar na linha. Troque o chocolate pelo abacate e descobrirá a força com que o coração bate! Troque uma bala por uma banana e terá mais alegria no final de semana! Bolacha recheada por uma maçã e será muito mais saudável no amanhã! Troque o salgadinho pelo pão integral e verá como a vida fica muito mais legal! Troque o refrigerante por suco de mamão e viverá com muito mais, muito mais emoção.

35


© Todos os direitos reservados para Fabiana dos Reis Ayres DADOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO (CIP) A985l Ayres, Fabiana dos Reis Lili e a Alimentação Saudável / Fabiana dos Reis Ayres ; projeto gráfico : Marcelo Germano ; projeto musical : Márcio Roberto F. Bandeira ; revisão pedagógica : Patrícia Bandeira da Rosa; revisão psicopedagógica : Vera Maria Bandeira Menezes Porto Alegre : Fanthadiello Nutrição e Saúde, 2011. 38 p. ; il. + 1 CD-ROM ISBN 9788579781049 Conteúdo parcial : CD-ROM com músicas infantis.

1. Alimentação infantil - Nutrição. 2. Educação nutricional. 3. Música infantil. I. Germano, Marcelo. II. Bandeira, Márcio Roberto F. III. Rosa, Patrícia Bandeira da. IV. Menezes, Vera Maria Bandeira. V. Título CDU – 612.39:37 Bibliotecária Maria Amazilia Penna de Moraes Ferlini – CRB-10/449 Contate a autora: contato@fanthadiello.com.br www.fanthadiello.com.br


História / Música

Temática | Valores | Qualidades

Tema transversal Ética | Saúde Meio Ambiente Trabalho e Consumo Pluralidade Cultural

A História da Lili

Saúde | Alimentação saudável | Relação Familiar | Cuidado pessoal | Respeito com os animais e com a natureza | Disciplina | Curiosidade | Sentimentos | Lazer

Salada de Frutas

Saúde | Orientação nutricional | Consumo | Higiene

A Maçã

Saúde | Orientação nutricional | Consumo | Preferência | Higiene

Saúde Trabalho e Consumo

A Fazenda dos Avós da Lili

Saúde | Relação familiar | Respeito com a natureza e com os animais | Sentimentos | Preferência | Cuidado

Ética | Saúde Meio ambiente Trabalho e consumo

Procure um especialista!

Saúde | Curiosidade | Disciplina

A Fibra da Fruta

Saúde | Orientação nutricional | Consumo | Disciplina | Sentimentos | Higiene

A Vida do Produto

Saúde | Orientação nutricional | Atitude | Consumo | Disciplina | Certo x Errado

Alimento não cura sentimento.

Saúde | Conflito | Disciplina | Sentimentos | Relação Familiar | Gula

Lili evita comer doce.

Saúde | Diferenças | Amizade | Gula | Disciplina| Lazer | Curiosidade | Certo X Errado | Respeito | Preferência | Limite

Laranja

Saúde | Orientação nutricional | Amizade | Preferência | Disciplina

Saúde

Saúde | Trabalho e Consumo Saúde | Meio Ambiente Trabalho e Consumo Ética | Saúde Trabalho e Consumo Saúde | Trabalho e Consumo Ética | Saúde Pluralidade cultural Ética | Saúde

A Vida do Leite

Saúde | Qualidade nutricional | Sentimentos

Ética | Saúde Trabalho e consumo Meio ambiente Pluralidade Cultural

Vitaminas

Saúde | Orientação nutricional | Preferência

Saúde | Meio ambiente

Higiene

Saúde | Orientação nutricional | Higiene | Consumo | Disciplina | Respeito com a natureza

Saúde Meio ambiente

Beba água!

Saúde | Orientação nutricional | Consumo | Desperdício | Certo x Errado | Preferência

Saúde Meio ambiente

Banana

Saúde | Orientação nutricional | Realidade | Sentimentos

Rap da Merenda

Saúde | Orientação nutricional | Disciplina | Consumo | Sentimentos | Gula | Cuidado pessoal | Atitude

Ética | Saúde Trabalho e consumo | Meio ambiente Saúde Ética


História / Música

Recomendações e Orientações Nutricionais

A História da Lili

Os hábitos alimentares são determinados por aspectos sociais, comportamentais e culturais. A família é a principal responsável pela transmissão dessa cultura alimentar / A cultura da horta propicia o contato das crianças com a alimentação natural.

Salada de Frutas

Frutas são alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, que proporcionam o funcionamento adequado do organismo, favorecendo ainda a boa nutrição, a boa memória e a boa aparência física.

A Maçã

A pectina é uma fibra encontrada na maçã e está relacionada à redução de doenças cardiovasculares / A digestão dos alimentos inicia-se na boca, razão pela qual a mastigação deve ser estimulada.

A Fazenda dos Avós da Lili

O meio ambiente rural é importante para o desenvolvimento das atividades agrícola e pecuária, base para um programa de alimentação saudável.

Procure um especialista!

As histórias e orientações contidas neste livro são destinadas ao grande público. Diante de qualquer sinal de intolerância ou limitação para o consumo, deve imediatamente ser consultado um profissional.

A Fibra da Fruta

A fibra reduz a absorção da glicose e os níveis de colesterol sanguíneo. Proporciona maior saciedade e favorece o funcionamento intestinal adequado, protegendo contra o câncer de intestino.

A Vida do Produto

Deve-se evitar o consumo de alimentos que se encontrem em embalagens danificadas ou vencidos, pois podem estar alterados pela ferrugem ou por outros contaminantes, formados a partir do dano ao recipiente ou em razão do decurso do tempo. Atenção ao sabor, apresentação, consistência e inocuidade.

Alimento não cura sentimento.

Estudos sugerem que a preferência acentuada das crianças por guloseimas pode estar associada à carência afetiva em relação ao papel dos pais. Os adultos devem estar atentos aos sentimentos relacionados aos hábitos alimentares das crianças.

Lili evita comer doce.

O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares pode desencadear problemas dentários, além de elevar a glicose e o triglicerídeo sanguíneo, podendo desencadear complicações a longo prazo.

Laranja

Fruta rica em vitaminas A, do complexo B, vitamina C e minerais. Seu consumo está associado ao aumento da imunidade. O ideal é consumi-la com o bagaço, beneficiando-se também de sua fibra.

A Vida do Leite

Leite é um alimento rico em proteína, vitaminas e cálcio, componentes fundamentais para o bom crescimento da criança e fortalecimento de ossos e dentes. Crianças intolerantes à lactose devem procurar um nutricionista para orientação.

Vitaminas

São substâncias indispensáveis à vida, pois, graças a elas, o organismo consegue aproveitar os nutrientes e a energia proveniente dos alimentos consumidos. A carência dessas substâncias pode ocasionar problemas à saúde, como, por exemplo, crescimento retardado.

Higiene

Envolve condutas indispensáveis de limpeza e asseio, que devem ser observadas principalmente no momento da manipulação e do consumo dos alimentos, com o objetivo de evitar doenças.

Beba água!

O consumo de água é necessário para o melhor funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. Exerce ainda um importante papel na fluidez das sinapses neurais. O ideal é o consumo de água fervida, filtrada ou mineral diariamente, para boa hidratação do organismo.

Banana

Fruta rica em vitamina A, vitamina C, fibras e potássio. O potássio é importante para a contração muscular, transmissão nervosa e para o equilíbrio de fluidos do organismo. Uma alimentação carente em potássio propicia fadiga, fraqueza muscular e desorientação.

Rap da Merenda

A criança deve ter acesso à alimentação adequada, inclusive fora de casa. Por isso, a merenda que é oferecida à criança merece a atenção dos adultos.


Nós, pais, avós, tios, padrinhos, amigos, educadores em geral, devemos estar atentos às nossas responsabilidades: lembrarmos que, a partir do que se vivencia e se aprende na infância , a vida desenrola seu traçado. Por isso, para que as nossas crianças tenham um futuro sadio, devemos promover exemplos de rotinas de vida saudável, ensinando-lhes e estimulando-lhes bons hábitos alimentares. A Lili, personagem principal desse projeto infantil, veio para nos auxiliar na promoção de hábitos saudáveis perante as crianças. Aproveitem este instrumento de ensino e de interação para que o comportamento alimentar sadio esteja sempre pautado, até estar totalmente integrado à criança, pois não há educação infantil plena, se nela não estiver contemplada a educação nutricional. A autora


Lili e a Alimentação Saudável