Dez anos abalaram Brasil

Page 13

DEZ ANOS QUE ABALARAM O BRASIL E O FUTURO?

havia crescimento de empregos formais no período dos governos do PSDB porque a economia estava “parada”. O baixo crescimento econômico era a causa que explicava aquela medíocre geração de empregos formais. O crescimento econômico durante o período que o PSDB governou o Brasil foi muito fraco. A economia não tinha estímulos para crescer. O salário mínimo se recupe‑ rava de forma vagarosa (e sempre envergonhada). O crédi‑ to era restrito. O investimento público não era considerado uma via legítima e as estatais, que restaram após as privati‑ zações, estavam enfraquecidas.

A superação da paralisia No primeiro mandato do Presidente Lula, a economia começou a se recuperar. Contudo, os primeiros impulsos não vieram das políticas macroeconômicas: redução de ju‑ ros e aumento do investimento público. O crescimento de 2003‑2006 decorreu da política de valorização do salário mínimo e da ampliação do crédito para as famílias e as empresas. No segundo mandato do Presidente Lula (2007‑ ‑2010), o consumo e os investimentos público e privado foram os principais fatores que consolidaram a trajetória de crescimento. A Petrobras, por exemplo, quintuplicou os seus investi‑ mentos em relação ao que fazia nos anos de governos do PSDB. A Petrobras, hoje, é um exemplo de empresa que desenvolve tecnologia nacional avançada. A descoberta de petróleo nas camadas de pré‑sal encheu o Brasil de espe‑ ranças e possibilidades. A descoberta do petróleo nessas 27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.