Manual de sobrevivência filosófico

Page 61

Manual de Sobrevivência Filosófico

o qual, portanto, ficamos fisicamente a perder, mas acima do qual nos elevamos moralmente, isto é, através de ideias. (…) O sublime nos fornece uma saída do mundo sensível, no qual o belo gostaria de manter-nos presos para sempre. Não paulatinamente (pois não existe transição alguma da dependência para a liberdade), mas repentinamente e por meio de um abalo, ele arranca o espírito independente à rede na qual o envolveu delicada sensibilidade que prende tanto mais firmemente quanto mais transparente a tenha fiado. Embora ela (a sensibilidade), através de imperceptíveis influências de um gosto debilitado, tenha enorme ascendência sobre o homem e tenha conseguido penetrar, sob o sedutor invólucro do belo espiritual, até a mais recôndita morada da legislação moral, para aí envenenar na sua fonte a santidade das máximas, ainda assim basta com frequência uma única emoção sublime para rasgar essa teia de embuste, devolvendo ao espírito agrilhoado, de uma só vez, toda a sua força elástica, trazendo-lhe a revelação sobre a sua verdadeira destinação e impondo-lhe, ao menos por um momento, o sentimento da sua dignidade. (…)

Trechos das Cartas Estas cartas são sobre a educação estética do Homem, como Schiller a concebia. Vejamos…

Mas a gênese da beleza não é de modo algum declarada, porque sabemos como apontar as partes componentes, que em sua combinação produzem beleza. Pois, para esse fim, seria necessário compreender essa combinação em

62

Livro_Manual_Filosofico_REV.indd 62

12/03/2020 17:33


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.