Issuu on Google+

MANUAL MEDIA CENTER

Vers達o: 1.2


Sumário 1 Descrição do equipamento 1.1 Especificações técnicas ......................................................... 3 1.2 Portas de comunicação ......................................................... 4

2 Instalação 2.1 Diagrama de instalação ........................................................ 4 2.2 Controlando o Media Center com IR ..................................... 5 2.2.1 Adicionando os códigos do Media Center .................... 5 2.3 Controlando o Media Center pela web ................................. 7 2.4 Controlando o Media Center pelo iPodTouch/iPhone ........ 10

3 Configuração 3.1 Integração com interfaces Neocontrol ................................ 11 3.2 Configurando o clima .......................................................... 13


1. Descrição do Equipamento O Media Center é um equipamento ideal para atender a necessidade do cliente exigente por um sistema de áudio e vídeo de qualidade. Compacto e robusto, pode ser facilmente instalado para utilização stand-alone ou integrado ao sistema de automação, com alto poder de processamento de áudio e vídeo.

1.1. Especificações técnicas do equipamento Chipset: NVIDIA ION CPU Socket: ATOM 330 - BGA 437 Dimensions: 7.32in x 7.44in x 1.50in - 186mm x 189mm x 38mm Memory Size: 2GB RAM Memory Slots 2x 200 pin DDR2 SO-DIMM Memory Type DDR2 800 SO-DIMM Onboard Audio: Onboard 8-channel Digital Audio, Stereo Analog Audio Onboard LAN: Gigabit (10/100/1000 Mbps) + 802.11n Wireless Onboard Video: NVIDIA ION graphics processor Package Contents LCD Mount, I/O: VGA, HDMI, S/PDIF, Mic/Headphone, 6 x USB 2.0, RJ45, eSATA, SD/MS/MS Pro/xD Card Reader Power Connector: DC19V RAID: eSATA SATA: 160 GB hard drive USB: 6 x USB 2.0 Video Ports: VGA + HDMI

Manual Media Center

3


1.2. Portas de Comunicação O Media Center possui 1 leitor de cartões, 6 portas USB, 1 porta eSata (para HD’s externos), 1 porta óptica, 1 porta VGA e 1 porta HDMI. A Figura 01 mostra a localização das portas de comunicação do Media Center.

Figura 01: Visualização portas de comunicação do Media Center

2. Instalação 2.1 Diagrama de instalação O Media Center pode ser instalado atrás do televisor com a utilização de um suporte que acompanha o produto, ou em qualquer outro lugar desde que haja cabeamento entre o Media Center e o televisor. O equipamento possui uma placa de rede sem fio Wireless o que o torna independente, não sendo necessário a disponibilização de um ponto de rede fixo para o mesmo. Para que o Media Center obtenha as capas de filmes, as informações do clima e notícias é necessário que o mesmo esteja conectado a uma rede com acesso á internet.

Manual Media Center

4


ACESS POINT

MEDIA CENTER

ROTEADOR

INTERNET

TV

Figura 02: Diagrama de instalação Media Center rede sem fio

2.2 Controlando o Media Center com IR Não é necessário instalar nenhum driver para que o receptor de infra vermelho funcione com o Media Center basta conectar um receptor de IR (padrão Media Center) em qualquer porta USB que automaticamente ele será reconhecido e então poderá ser controlado remotamente. Existem vários controles IR compatíveis com o Media Center. Os links abaixo referem-se a controles compatíveis que podem ser comprados pela internet: Philips - SRM510010A Controle Media Center (Notebook/PC) 01 Controle Media Center (Notebook/PC) 02 Controle Media Center (Notebook/PC) 03

2.2.1 Adicionando os códigos do Media Center á sua programação No programa NeocData existe um banco de dados de códigos IR, grande parte dos códigos para Media Center existentes neste banco de dados são compatíveis com o seu novo Media Center. Para inserir os códigos, no menu superior do NeocData acesse “Module AV”. Escolha um módulo AV, selecione o seu canal e clique duas vezes sobre a um função.

Manual Media Center

5


Figura 03: Selecionando um função do Modulo NeocAV

Figura 04: Tela de configuração da função

O próximo passo consiste em selecionar o código IR da função. Dê um nome para a sua função (Ex.: MEDIA CENTER – PLAY), no combo Box “Marca” selecione Microsoft, no combo Box “Dispositivo” selecione Windows Media Center, no campo “Code Set”

Manual Media Center

6


selecione 2005, na lista de funções procure a função correspondente ao comando que você está atribuindo. Clique “Utilizar Função”.

Figura 05: Selecionando uma função

Para testar o código escolhido clique em “Enviar Código ao Módulo” e em seguida clique em “Testar Código”. Verifique se o emissor de infra-vermelho está conectado ao Media Center, antes de realizar os testes. Caso o código selecionado não funcione, selecione outro código na lista de funções e realize novamente os testes.

2.3 Controlando o Media Center através da Web Para controlar o seu Media Center pelo navegador de internet é necessário configurar previamente o seu equipamento, siga os passos abaixo. No seu Media Center acesse o menu “Sistema”.

Manual Media Center

7


Figura 06: Menu Sistema

Acesse o menu “REDE�:

Figura 07: Menu Rede

Manual Media Center

8


Figura 08: Menu Configurações da Rede

Clique sobre “Permitir controle do XBMC” por HTTP. Escolha uma porta.

Figura 09: Menu Configurações da Rede

Manual Media Center

9


Pronto! A configuração está concluída. Para testar acesse o endereço IP do seu Media Center na porta escolhida. Exemplo: Se o IP do seu Media Center for 192.168.0.15, abra o seu navegador (Safari, Firefox, Internet Explorer, etc,) e digite o endereço: “http://192.168.0.15:80”.

2.4 Controlando o Media Center através do seu iPhone®/iPodTouch® Na AppStore existem softwares compatíveis com o Media Center que permitem controlar o equipamento remotamente. Consulte a GDS Automação para obter mais detalhes.

Manual Media Center

10


3. Configuração Nesta seção serão mostrados os passos para configurar o seu equipamento, caso não encontre nesta seção os passos para a solução do seu problema consulte a seção Solução de Problemas.

3.1 Integração com Interfaces NeoControl Para controlar o Media Center por meio de uma interface NeoControl basta adicionar um Painel Web, com o endereço do Media Center na porta 8080. Exemplo: Se o endereço IP do seu Media Center for 192.168.0.15 coloque nas propriedades do painel web o endereço “http://192.168.0.15:8080”, sem aspas. Veja o passo abaixo: Passo 1: Abra o seu projeto no NeocScreen, insira um painel Web na página em que deseja exibir o controle do Media Center. Clique no botão indicado para inserir um novo Painel Web.

Figura 03: Criando um Painel Web no NeocScreen

Manual Media Center

11


Passo 2: Na interface marque a área que o Painel Web irá ocupar e altere a propriedade endereço indicando o endereço IP do seu Media Center e a porta. Exemplo: http://192.168.254.150:8080

Figura 05: Alterando a propriedade endereço do Painel Web

Passo 3: Compile e simule a interface no seu computador para testar o acesso á interface de controle do Media Center. Ma página onde você inseriu Panel Web você deverá visualizar o controle do Media Center.

Figura 06: Visualizando a página de controle do Media Center

Manual Media Center

12


3.2 Configurando o clima Quando conectado á internet o Media Center obtém informações do clima local. Para configurar a exibição do clima, no menu principal acesse o menu “TEMPO”.

Figura 07: Menu Tempo

Acesse o menu Configurações:

Figura 08: Menu Tempo

Manual Media Center

13


Você poderá incluir até três áreas para a visualização do clima.

Figura 09: Mudar área de código

Figura 10: Digitando o nome da Cidade

Manual Media Center

14


Figura 11: Resultado busca de cidades

Para finalizar, entre as cidades exibidas pela pesquisa selecione a sua cidade.

Manual Media Center

15


http://www.gdsautomacao.com.br Rua Colombia, 311a. Bairro Sion. CEP 30320-010. Belo Horizonte - MG - Brasil 55 (31) 3342-2828 contato@gdsautomacao.com.br

© Copyright GDS Automação 2010. Todos os direitos reservados.


GDS Automacao - Manual Media Center