Page 1

MANUAL GDS TOUCH TEMPLATE

Vers達o: 1.2


Sumário 1 Visão geral dos componentes do template 1.1 Entendendo as camadas de imagens .................................... 3 1.2 Entendendo o design da interface ........................................ 4

2 Personalizando o seu template 2.1 Definindo a página inicial ..................................................... 6 2.2 Alterando o nome dos ambientes ......................................... 6 2.3 Alterando o plano de fundo dos ambientes .......................... 6 2.4 Alterando o plano de fundo das telas iniciais ........................ 9 2.5 Criando/alterando botões ................................................... 10 2.6 Utilizando funções variáveis ................................................ 11 2.7 Utilizando o mapa de programação .................................... 12

3 Solucionando problemas 3.1 Problema ao descarregar o template no iPad ..................... 16


1. Visão geral dos componentes do template 1.1 Entendendo as camadas de imagens O template GDS Touch utiliza imagens com transparência para permitir ao usuário colocar fotos dos ambientes controlados na própria interface de controle. Para isto, em cada tela do template existe um botão com o fundo transparente que ocupa toda a área da tela. Os botões que são responsáveis pelo acionamento de funções ficam sobre esta camada transparente.

Botão transparente(2ª camada)

Imagem de fundo(1ª Camada)

Botões de acionamento(3ª)

Fig. 01 – Camadas template GDS

Manual GDS Touch Template

3


1.2 Entendo o design da interface O template é dividido em 5 principais áreas: Iluminação (Superior), Áudio e Vídeo (Direita), Segurança (Inferior), Acionamentos (Esquerda), e o Menu (Central). Elas ajudam na organização das funções deixando-o mais prático. Cada área é dividida em zonas, você poderá criar quantas zonas quiser, para cada nova zona criada deverá existir pelo menos uma nova tela. Zona 1

Zona 2

Fig. 02 – Zonas Área 4

Por sua vez cada zona possui oito equipamentos, para cada equipamento existe uma tela onde ficam localizados os botões para controlar o equipamento.

Manual GDS Touch Template

4


Equipamentos

Fig. 02 – Equipamentos: Área 4 – Zona 1

Manual GDS Touch Template

5


2. Personalizando o seu template 2.1 Definindo a página inicial O template GDS Touch possui 4 telas iniciais(2, 4, 6 e 8 ambientes), faça a sua escolha de acordo com o número de ambientes automatizados da casa. Para definir uma tela como tela inicial no software NeocScreen basta selecionar a tela clicando sobre ela uma vez com o botão direito e escolhendo a opção “Mover para cima”. Repita este procedimento até que a tela desejada fique no topo da lista.

Fig. 03 – Definido a página inicial do template

2.2 Alterando o nome dos ambientes Para alterar o nome dos ambientes clique, segure e arraste a camada superior do ambiente que você deseja alterar. Abaixo desta camada existe um botão transparente altere o texto deste botão.

Manual GDS Touch Template

6


Fig. 04 – Arrastando a camada superior do ambiente Home

Altere a propriedade texto do componente:

Fig. 05 – Alterando o nome do ambiente

Manual GDS Touch Template

7


2.3 Alterando o plano de fundos dos componentes Acesse uma tela do ambiente que você deseja alterar a imagem de fundo. Selecione Propriedades da Tela >> Imagem de Fundo. Escolha uma imagem. O NeocScreen só aceita imagens com a extensão .png, para o plano de fundo é recomendável utilizar imagens com a resolução 1024 x 768 (resolução do iPad).

Fig. 06 – Alterando o plano de fundo do ambiente Piscina

Você deverá repetir este procedimento para todas as telas do ambiente. Existe uma forma mais eficiente para fazer esta alteração. Salve o seu projeto e feche o NeocScreen. Acesse o diretório “Images” do seu template e localize as imagens que você deseja alterar. Sobrescreva essas imagens pelas novas imagens. Lembre-se de manter a mesma resolução e o mesmo nome. Ao terminar de realizar as substituições abra novamente o seu projeto no NeocScreen, o projeto deverá exibir as novas imagens. Veja um exemplo na Figura 07, o conjunto de imagens que deve ser alterado para a alterar o plano de fundo do ambiente Piscina.

Manual GDS Touch Template

8


Imagens a serem alteradas (substituídas)

Fig. 07 – Alterando a imagem de plano de fundo – Alternativa 2

2.4 Alterando o plano de fundo das telas iniciais Salve o seu projeto e feche o NeocScreen. Acesse o diretório “Images” do seu template. Localize as imagens a serem alteradas. Por exemplo, para a tela de quatro ambientes para alterar a imagem do home sobrescreva a imagem “B_356_3_937.png” existente em seu projeto por outra imagem de mesmo formato e mesma resolução.

Fig. 08 – Identificando imagens a serem alteradas

Manual GDS Touch Template

9


2.5 Criando/alterando botões Para alterar o tamanho dos botões é necessário alterar a imagem do botão. Dentro do diretório “util” (existente no diretório do template) existem três tamanhos de botão pressionados e não pressionados. Veja o abaixo como criar um novo botão com o mesmo layout do seu template: Primeiro passo insira um novo botão na tela escolhida:

Fig. 09 – Inserindo um novo botão

Altere a propriedade “Layout Botão” para “Transparente”, altere a propriedade “Posição do Ícone” para “Fundo”. Altere a imagem do botão selecionando uma das imagens existentes dentro do diretório “..\Meu Template\util\”:

Fig. 10 – Alterando a imagem do novo botão

Manual GDS Touch Template

10


Para concluir o processo insira o texto do seu novo botão e ajuste o tamanho para que a imagem do apareça completamente.

Fig. 11 – Novo botão criado

2.6 Utilizando funções variáveis Todos os ambientes do template para iPad já vêm lincados com Funções Variáveis, pré-definidas para comandos que são muito utilizados. As funções vol+, vol-, mute, Luz ON e Luz OFF de cada ambiente já estão lincadas. Para alterar a função de todos os botões Vol+ e Vol- de um ambiente, por exemplo, basta acessar o menu Utilitários >> Predefinir Funções do seu NeocScreen. (Obs.: Esta funcionalidade está disponível no NeocScreen versão 2.3.0.22 ou superior)

Manual GDS Touch Template

11


Fig. 12 – Novo botão criado

A Fig. 12 exibe a janela de configuração das Funções Variáveis do template. Note que para cada ambiente do template existe uma classe associada. Identifique a classe/ambiente que deseja alterar. Identifique o tipo do comando que deseja editar e finalmente, escolha o comando. Utilizar as funções variáveis em um projeto ajuda a reduzir o tempo de implementação já que o tempo gasto para “lincar” as funções do painel é reduzido.

Manual GDS Touch Template

12


2.7 Utilizando o mapa de programação O template GDS Touch acompanha um arquivo chamado “mapa.neo”, este é o arquivo referência do template. O ambiente Home do template está lincado com este arquivo. O arquivo “mapa.neo” possui um equipamento NeocAv com todos os canais nomeados. Para facilitar a programação, de acordo com este arquivo, os botões do ambiente Home já estão lincados seguindo este mapa de programação.

Fig. 13 – NeocAv e suas funções Para que o ambiente Home funcione basta fazer a substituição deste módulo (Audio/Vi) no NeocData e preencher as suas funções, sem alterar o nome das mesmas. Abra o arquivo “mapa.neo” utilizando o seu NeocData. No meu superior acesse “Procurar Módulos”. Você deverá visualizar o módulo “Audio/Vi” (nosso módulo fictício), e também o seu módulo NeocAv real (instalado na sua obra). Observe que o módulo fictício possui o nome “Audio/Vi” e não possui IP, enquanto que o NeocAv real possui o nome “Audio/Video” e possui endereço IP.

Manual GDS Touch Template

13


Fig. 14 – Configurações dos Módulos do projeto Selecione o módulo “Audio/Vi” e clique em “Substituir Módulo”. Preencha os campos MAC e MODELO de acordo com os dados do módulo “Audio/Video” exibidos na tela.

Fig. 15 – Inserindo os dados para a substituição de Módulos

Manual GDS Touch Template

14


Clique no botão substituir confirmando as alterações. Na tela inferior clique no botão “Reconhecer Módulo”, veja que módulo fictício “Audio/Vi” foi substituído pelo módulo real “Audio/Video”.

Fig. 16 – Módulo substituído com sucesso

O próximo passo é preencher as funções do novo módulo instalado. No menu superior do NeocData acesse “ModuleAV”. Na lista á esquerda selecione o módulo “Audio/Vi”.

Fig. 17 – Tela módulos AV

Manual GDS Touch Template

15


Selecione um canal e uma função. Exemplo: Canal Bluray e função POWER ON. Clique duas vezes em cima do nome da função.

Fig. 18 – Tela adicionando um código infra-vermelho

Na tela “Adicionando um código de infra vermelho” insira o código corresponde á função ou clique no botão “Aprender IR” para que o NeocAV grave o código IR do seu equipamento. Repita o mesmo procedimento para as demais funções do seu módulo. Ao término clique em “Reenviar códigos”.

Fig. 19 – Reenviando códigos para o NeocAV

Manual GDS Touch Template

16


O próximo e último passo é enviar as configurações para os módulos. No menu superior do NeocData selecione “Enviar Configurações”.

Fig. 20 – Enviar configurações

Processo concluído! Agora você já pode testar o seu template, sem a necessidade de fazer alterações nas funções de cada botão do ambiente Home.

3. Soluções de problemas 3.1 Problema ao descarregar o template no iPad Descrição do problema: o template funciona perfeitamente no simulador do NeocScreen, mas ao descarregar o template no iPad alguns botões não funcionam, outros funcionam de forma errada, direcionando para páginas erradas. Solução: salve o seu projeto no NeocScreen, feche o NeocScreen. Abra o seu projeto template novamente e reinicie o processo de envio.

Manual GDS Touch Template

17


http://www.gdsautomacao.com.br Rua Colombia, 311a. Bairro Sion. CEP 30320-010. Belo Horizonte - MG - Brasil 55 (31) 3342-2828 contato@gdsautomacao.com.br

© Copyright GDS Automação 2010. Todos os direitos reservados.

GDS Automacao - Manual Template iPad  

Manual de utilização do Template NeoControl para iPad

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you