Issuu on Google+

MANUAL CÂMERA IP

Versão: 1.5


Sumário 1 Descrição do equipamento 1.1 Especificações técnicas ......................................................... 3 1.1.1 Características gerais ..................................................................... 3 1.1.2 Sensor de imagem ......................................................................... 3 1.1.3 Vídeo imagem ............................................................................... 3 1.1.4 Comunicação ................................................................................. 3 1.1.5 Físicas e de ambiente .................................................................... 3

2 Instalação e configuração 2.1 Instalação do equipamento ................................................... 4 2.2 Diagramas de instalação ....................................................... 8 2.3 Integração com interfaces Neocontrol .................................. 9 2.4 Gravação de imagens .......................................................... 13 2.5 Acesso externo via DDNS web ............................................. 20 2.6 Interligando múltiplas câmeras ........................................... 24 2.7 Configurando o seu router para permitir acesso externo ... 25 2.7.1 Router Linksys ............................................................ 25 2.7.2 Router D-link .............................................................. 29 2.7.3 Router TP-link............................................................. 31

3 Solucionando problemas 3.1 O IE bloqueia a tela de configuração da câmera.................. 33


1. Descrição do Equipamento 1.1. Especificações técnicas do equipamento 1.1.1 Características Gerais Visão Noturna (IR) Protocolo MJPEG Resolução 640x480 Wireless - 802.11b/g Integração com o sistema NeoControl .NeocSwitch (relay para acionamento de cenas) .NeocRelay (input para a ativação do alarme) .NeocScreen (gerador de interfaces) Motorizada (PT) Comunicação por Voz *(apenas no IE) Suporte para parede/teto 1.1.2 Sensor de Imagem Sensor CMOS colorido 1/4 Resolução: 640 x 480 Pixels Lentes: f: 6mm, F 2.0 (IR LENS) Ângulo de visão: 60º Iluminação mínima: 0,5 Lux @ F 2.0 1.1.3 Vídeo Imagem Compressão de Vídeo: MJPEG Vídeo Compression Taxa de amostragem: 30fps (QVGA), 30fps (VGA) Frequência: 50Hz, 60Hz or Outdoor Parâmetros de Vídeo: Brilho e Contraste Retorno de áudio: Microfone Embutido 1.1.4 Comunicação Interface: 10Base-T/100Base-TX Ethernet Port Protocolos: TCP/IP, DHCP, SMTP, HTTP, DDNS, UPNP, PPPoE, FTP, DNS 1.1.5 Físicas de Ambiente Ângulo de movimentação: Horizontal 220º e Vertical 90º Fonte de energia: 5VDC/2A Consumo de energia: 5W (Máx.)

Manual Câmera IP

3


2. Instalação e configuração 2.1. Instalação do equipamento O equipamento vem acompanhado de um CD de instalação, utilize-o para instalar o Software “IPCamSetup.exe”. Siga os passos da instalação. Ao término da instalação será necessário reiniciar o seu computador. Após reiniciar o seu computador, ligue sua câmera IP na rede elétrica e no seu roteador, aguarde 30 segundos (até que o led da câmera comece a piscar), então abra o programa “IP Camera Tool” disponível na área de trabalho(Desktop) do seu computador.

Fig. 01: Ícone do programa “IP Camera Tool”

Fig. 02: Tela de abertura programa “IP Camera Tool”

Manual Câmera IP

4


O programa IP Camera Tool exibirá as câmeras instaladas e os seus respectivos endereços IP’s, disponíveis para uso. Utilize o seu navegador (Internet Explorer ou Mozilla Firefox), para acessar a tela de configuração da sua câmera IP. Acesse o endereço IP da sua câmera na porta 8080 (Ex.: “192.168.254.101:8080”). Aparecerá uma tela de autenticação, no campo “Nome do usuário:” digite admin, deixe em branco o campo senha e pressione Enter.

Fig. 03: Tela de autenticação interface web da câmera IP (Internet Explorer)

Por motivos de segurança o Internet Explorer bloqueia a exibição da imagem da câmera. Portanto antes de prosseguir é necessário alterar as Configurações de Segurança. No menu do seu Internet Explorer acesse Ferramentas >> Opções da Internet:

Fig. 04 – Menu de opções Internet Explorer

Manual Câmera IP

5


Acesse a guia Segurança, clique no botão “Nível Personalizado”:

Fig. 05 – Aba segurança Internet Explorer

No item “Baixar controles ActiveX não assinados”, marque a opção “Prompt”:

Fig. 06 – Item Baixar controles ActiveX não assinados

Manual Câmera IP

6


Clique em Ok e confirme a próxima mensagem clicando em sim.

Fig. 07 – Mensagem de confirmação (Selecione sim)

Feche as demais telas clicando em OK, acesse novamente o endereço IP da sua câmera na porta 8080. (Ex.: “192.168.254.101:8080”). Selecione o navegador utilizado, para este exemplo estamos utilizando o Internet Explorer, selecione o primeiro link “Sign in” destacado em Azul negrito.

Fig. 08: Tela “Selecione o seu navegador”

A tela de configuração da câmera IP deverá aparecer em seu navegador. Nesta tela é possível visualizar a imagem da sua câmera bem como controlar os seus movimentos.

Manual Câmera IP

7


Fig. 09: Interface de controle web da câmera IP

2.1. Diagramas de instalação Você poderá instalar uma ou várias câmeras IP, por meio da interface de controle Web você poderá visualizar um mosaico exibindo as imagens de todas as câmeras que estão instaladas em sua residência/obra. Os diagramas abaixo exibem como deve ser feita a instalação física das câmeras, representam uma visão geral do sistema integrado a ser instalado.

Fig. 10: Diagrama de instalação de 1 câmera IP

Manual Câmera IP

8


Fig. 11: Diagrama de instalação de várias câmeras IP, integradas ao sistema de automação da residência

2.3 Integração com Interfaces NeoControl Para inserir a imagem da sua câmera em uma interface da NeoControl, acesse a tela onde você desejar visualizar a imagem, clique no ícone da câmera e insira o componente na tela.

Fig. 12 – Inserindo um componente de visualização da câmera

Manual Câmera IP

9


Fig. 13 – Inserindo um componente de visualização da câmera

No campo imagem do componente coloque a seguinte url: “http://192.168.254.20:80/snapshot.cgi?user=nome&pwd=senha”, sem aspas substitua 192.168.254.20 pelo endereço IP da sua câmera, substitua nome pelo nome do usuário cadastrado e senha pela senha do usuário. Na configuração padrão a autenticação pode ser feita com user=admin e senha em branco. Exemplo: “http://192.168.254.20:80/snapshot.cgi?user=admin&pwd=”

Fig. 14 – Inserindo um componente de visualização da câmera

Manual Câmera IP

10


É aconselhável inserir uma página web em outra tela para permitir ao usuário controlar os movimentos da câmera. Para fazer isto, em uma outra tela, insira uma página web. Clique sobre o botão inserir página web e insira o painel na interface.

Fig. 15 – Inserindo uma página web

Fig. 16 – Inserindo uma página web

No atributo Endereço do componente coloque o seguinte endereço “http://user:psw@192.168.254.20:80/IPCameramob.htm”, sem aspas substituindo o endereço 192.168.254.20, pelo endereço IP da sua câmera, substitua user pelo nome do usuário cadastrado e psw pela senha do usuário.

Manual Câmera IP

11


Ao descarregar a sua interface no iPad®, nesta página web você deverá visualizar a imagem da câmera com um painel de controle inferior que permite ao usuário movimentar a câmera. Observação importante: Esta página de controle só funciona no iPad® se o usuário utilizado para acessar a página for diferente do usuário padrão “admin”, portanto para utilizar esta função é necessário criar previamente um novo usuário com senha para acessar a câmera.

Para criar um novo usuário, no menu de configurações da sua câmera, acesse System >> User Settings.

Fig. 17 – Visualização tela de controle da câmera visualizada no iPad

Manual Câmera IP

12


2.4 Gravação de imagens É possível configurar a câmera IP para gravar as imagens ao detectar movimentos no ambiente. Para isto é necessário ter instalado em seu computador um servidor FTP. Recomendamos utilizar o “Home FTP Server”, disponível para download em: http://www.gdsautomacao.com.br/public/camera/ftpserver.exe Instale o servidor FTP em seu computador servidor, abra o aplicativo:

Fig. 18 – Tela inicial do Home FTP Server

Clique no botão New Member:

Fig. 19 – Adicionando uma nova conta

Manual Câmera IP

13


Na próxima tela insira o nome do usuário e a senha.

Fig. 20 – Adicionando uma nova conta

No campo “Home directory” coloque o diretório onde as imagens da câmera serão gravadas. Clique no botão “Browse” para selecionar o diretório onde as imagens serão gravadas.

Fig. 21 – Selecionando um diretório para gravação das imagens

Manual Câmera IP

14


Clique em “Apply” para salvar as configurações. O nome do novo membro criado deverá aparecer na lista de membros:

Fig. 22 – Lista de membros cadastrados

Clique sobre o nome do novo membro criado na lista selecionando-o. Clique em “Start Server”.

Fig. 23 – Servidor FTP ativo usuário “gds”

Manual Câmera IP

15


É necessário programar o servidor FTP para iniciar juntamente com o computador. Para isto clique em “Settings”, na janela a seguir marque a opção “Start in Windows Startup”:

Fig. 24 – Colocando o FTP Server na inicialização do sistema

O próxima passo é configurar a câmera para comunicar com o seu servidor FTP. Acesse a interface de configuração da câmera, em seu navegador. No menu á esquerda selecione “other” >> “FTP Service Settings”.

Fig. 25 – Configuração FTP da câmera

Manual Câmera IP

16


Preencha os campos conforme o exemplo abaixo, em FTP Server coloque o IP do seu servidor.

Fig. 26 – Configuração FTP da câmera

Clique em “Submit”, a página será recarregada, clique em “Test”. Se a conexão com o servidor FTP for estabelecida uma nova página aparecerá no navegador com a mensagem “Test ... Succeed”.

Fig. 27 – Conexão com o servidor FTP ativa

Manual Câmera IP

17


O próximo passo é especificar que sempre que houver detecção movimento a câmera gravará uma imagem, para isto acesse a interface de controle da câmera, clique em “others” >> “Alarm Service Settings”:

Fig. 28 – Alarm Service Settings

Marque a opção “Motion Detect Armed”:

Fig. 29 – Alarm Service Settings

Manual Câmera IP

18


Marque a opção “Upload Image on Alarm”:

Fig. 30 – Alarm Service Settings

No campo “Upload Interval (Seconds)” defina o intervalo de gravação das imagens no servidor FTP:

Fig. 31 – Alarm Service Settings

Clique em “Submit”. Acesse o diretório de gravação do servidor FTP e verifique se as imagens estão sendo gravadas.

Manual Câmera IP

19


Fig. 32 – Imagens gravadas

2.5 Acesso externo via DDNS web Para visualizar a imagem de sua câmera pela internet, utilize um servidor DDNS para prover o mapeamento do IP interno da câmera em um IP externo válido. Primeiro passo: acesse o endereço http://www.dyndns.com/ e crie uma conta para utilizar o serviço. Clique em “Sign In” e em seguida em “Create an Account”:

Fig. 33 – Página inicial DynDNS

Manual Câmera IP

20


Preencha os campos do formulário, ao término clique em “Create Account”:

Fig. 34 – Criando uma nova conta Em alguns minutos você receberá um e-mail de confirmação do DynDNS Support. Após confirmar o seu e-mail, faça logon em sua conta no DynDNS. Na página inicial clique em “Add Host Services”:

Fig. 35 – Acessando sua conta

Manual Câmera IP

21


Preencha os campos conforme a figura abaixo:

Fig. 36 – Criando um Host Service para a sua Câmera IP

Clique em “Add to Cart” e prossiga nas demais telas clicando em avançar.

Fig. 37 – Novo Host criado com sucesso

Manual Câmera IP

22


Agora você adquiriu um novo nome de domínio e poderá usá-lo na opção “DDNS Service Settings” de sua câmera IP. Acesse a interface web de configuração da sua câmera IP, clique em “Net work” em seguida selecione “DDNS Service Settings”:

Fig. 38 – Configurando a câmera utilizar o novo nome de domínio

Selecione a opção “3222.org(dyndns)” e preencha os campos usuário senha e host de acordo com os dados do seu cadastro no DynDNS.

Fig. 39 – Configurando a câmera utilizar o novo nome de domínio

Manual Câmera IP

23


Clique em “Submit”, aguarde 30 segundos até que o equipamento reinicie. Para testar o serviço DynDNS abra o seu navegador e acesse o endereço do seu host na porta 80. Ex.: “brfsousa.dyndns-free.com:80” e insira o usuário e a senha de acesso á sua câmera.

Fig. 40 – Teste de acesso externo utilizando DynDNS

2.6 Interligando múltiplas câmeras Ao utilizar mais de uma câmera você pode visualizar e controlar até 9 câmeras simultaneamente em forma de mosaico (compatível apenas com o Internet Explorer). Acessando a interface de configuração de uma única câmera, previamente escolhida como câmera principal, é possível fazer isto. Conecte-se à câmera escolhida para ser a câmera principal (é recomendável que ela seje uma câmera conectada por cabo, isso aumenta a capacidade de troca de informações entre a câmera e o seu roteador), utilize o Internet Explorer para fazer este acesso. Ligue a segunda câmera. Abra o programa IP Camera Tool para visualizar as configurações da nova câmera conectada, veja Figura 41. No meu de configurações da câmera principal (Internet Explorer) acesse Multi-Device >> Multi-Device-Settings. Clique em “The 2nd Device”, copie as informações detectadas pelo IP Camera Tool e preencha os campos que foram abertos, veja como ficou o preenchimento para este exemplo na Figura 42.

Manual Câmera IP

24


Fig. 41 – Tela IP Camera Tool nova câmera detectada

Fig. 42 – Preenchimento dos dados de conexão da segunda câmera Para finalizar clique em Add, e logo depois clique em Submit. Aguarde a câmera reinicializar. Para testar clique em Live Video e selecione o botão mosaico, veja Figura 43.

Manual Câmera IP

25


Botão Mosaico

Fig. 43 – Visualização mosaico

2.7 Configurando o seu router para permitir acesso externo Para permitir que sua câmera seje acessada externamente é necessário configurar o seu roteador, abrindo uma porta de comunicação e direcionando-a para a Câmera IP. As seções abaixo mostram como fazer isto nos roteadores mais vendidos do mercado.

2.7.1 Linksys Abra o seu navegador de internet. Entre com o IP do seu router na barra de endereço do seu navegador. Pressione ENTER.

Fig. 44 – Tela de login

Manual Câmera IP

26


Uma caixa de diálogo deverá aparecer solicitando o nome de usuário e a senha de acesso da interface de configurção do router. Caso seu router não possua uma usuário cadastrado, por padrão campo usuário deve ficar em branco e a senha é admin.

Fig. 45 – Tela inicial de configuração

Clique no link Security na página inicial de configuração.

Fig. 46 – Tela de configurações de segurança

Remova a opção “Block Anonymous Internet Requests”. Clique no botão “Save Settings”.

Manual Câmera IP

27


Fig. 47 – Tela de configurações portas

Clique no link “Application & Gaming”. Clique no menu “Port Range Forward”. Preencha a primeira linha como no exemplo abaixo, no campo “IP Address” coloque o IP local de sua câmera:

Application

Start

End

Protocol

IP Address

Enable

CAMERA 01

5000

5000

Both

192.168.1.100

Checked

Tab.01 – Exemplo de configuração Linksys

Clique em “Save Settings”. Para realizar um teste tente acessar a sua câmera utilizando o endereço disponibilizado pelo serviço DynDns na porta 5000. Exemplo: acesse em seu navegador o endereço “brfsousa.dyndns-free.com:5000”.

Existem vários vídeos explicativos sobre como abrir as portas de um router Linksys. Entre eles podemos destacar:

Tutorial Linksys open ports

Manual Câmera IP

28


2.7.2 D-link Abra o seu navegador de internet. Entre com o IP do seu router na barra de endereço do seu navegador. Pressione ENTER. Uma caixa de diálogo deverá aparecer solicitando o nome de usuário e a senha de acesso da interface de configurção do router. Caso seu router não possua uma usuário cadastrado, por padrão usuário é admin e o campo senha pode ser deixado em branco.

Fig.48 – Tela de login

Clique no botão “Advanced” no topo da página.

Fig.49 – Tela inicial da interface de configuração

Manual Câmera IP

29


No menu á esquerda pressione “Virtual Server”.

Fig.50 – Tela de configuração menu Advanced Preencha os campos conforme a tabela a seguir, no campo “Private IP” você deverá inserir o IP da sua câmera.

Nome

Private IP

CAMERA 192.168.1.100 01

Protocol Type

Private Port

Public Port

Enable

Always

Both

5000

5000

Checked

Checked

Tab.01 – Exemplo de configuração D-link

Clique em Apply, aguarde a reinicialização do router. Para realizar um teste tente acessar a sua câmera utilizando o endereço disponibilizado pelo serviço DynDns na porta 5000. Exemplo: acesse em seu navegador o endereço “brfsousa.dyndnsfree.com:5000”. A D-link possui um vídeo explicativo, acesse o link abaixo para assistir o tutorial:

Tutorial D-link open ports Manual Câmera IP

30


2.7.3 TP-Link Abra o seu navegador de internet. Entre com o IP do seu router na barra de endereço do seu navegador. Pressione ENTER. Na tela de login entre com nome de usuário e a senha, o usuário padrão possui o nome e a senha igual a admin. Na tela inicial de configuração acesse Advanced Setup >> NAT e selecione o circuito Virtual (Virtual Circuit) que você utiliza.

Fig. 51 – Tela de configuração menu Advanced Setup

Clique em Virtual Server para a abrir a página de configuração.

Fig. 52 – Tela Virtual Server

Deixe o campo Aplication em branco, no campo Protocol selecione a opção All, em Start Port Number coloque 5000 (ou qualquer outra porta que desejar utilizar), em End Port Number coloque 5000 (ou qualquer outra porta que desejar utilizar). Finalmente no campo Local IP Address coloque o IP local estático da sua câmera IP.

Manual Câmera IP

31


Para realizar um teste tente acessar a sua câmera utilizando o endereço disponibilizado pelo serviço DynDns na porta 5000. Exemplo: acesse em seu navegador o endereço “brfsousa.dyndns-free.com:5000”. Existem vários vídeos explicativos sobre como abrir as portas de um router Tplink. Entre eles podemos destacar:

Tutorial TP-link open ports

Manual Câmera IP

32


3. Solucionando problemas 3.1 O Internet Explorer bloqueia a tela de configuração da câmera

Fig. 50 – Erro ao visualizar a interface de configuração da câmera

Por motivos de segurança o Internet Explorer bloqueia a exibição da imagem da câmera. Para contornar este problema é necessário alterar as Configurações de Segurança do seu navegador. Veja a seção 2.1, a partir da Figura 04.

Manual Câmera IP

33


http://www.gdsautomacao.com.br Rua Colombia, 311a. Bairro Sion. CEP 30320-010. Belo Horizonte - MG - Brasil 55 (31) 3342-2828 contato@gdsautomacao.com.br

© Copyright GDS Automação 2011. Todos os direitos reservados.


GDS Automacao - Manual Câmera IP