RT_225_web

Page 1


Sergio Guizé

Pastel de queijo brasileiro

Opastel de queijo brasileiro conquista o reconhecimento internacional ao figurar na oitava posição de um ranking do TasteAtlas, guia de gastronomia que elegeu os melhores quitutes feitos com queijo no mundo. Com muçarela derretida envolvida em uma massa dourada e crocante, o clássico das feiras brasileiras foi o único representante nacional no Top 10. E você já passou na feira hoje para comer o seu?

Em Celebridade, o ator Sergio Guizé nos conta que sonhava em retomar a saga de Candinho, em “Êta Mundo Melhor!”. Ele relata que, mesmo após quase 10 anos, alguns detalhes e características do personagem se mantiveram vivos em suas lembranças. Dê só uma olhada!

Em Beleza & Estética, a dentista Eliza Ganzaroli, especialista em Estética e Harmonização Orofacial, revela que, depois de uma fase marcada por exageros e rostos transformados quase irreconhecíveis, pacientes e profissionais passaram a uma nova abordagem, a beleza natural, realçada com sutileza e equilíbrio. Confira.

Um dos mais conceituados salões de megahair do País está de casa nova. Localizada no Jardim Anália Franco, o Rose Lima Institute, que tem no comando a hair stylist Rose Lima, tem reconhecimento internacional e uma equipe de profissionais renomada. Confira!

Você sabia que uma boa noite de sono é um verdadeiro remédio para a mente? Segundo um estudo recém-publicado pela revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia, pessoas que enfrentam dificuldades para dormir ou permanecer dormindo podem sofrer um envelhecimento acelerado. Confira os resultados e a abordagem do assunto em nossa seção Saúde.

Boa Leitura!

@revista_do_tatuape

Grupo Leste TV

> Equipe Grupo Leste @revistadamooca revistadotatuape 11 98485-9593

Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo

Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.

Diretor Responsável

Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br

Editora

Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br

Diretor Comercial

Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br

Revisão

Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br

Publicidade publicidade@grupoleste.com.br

Design dos Anúncios

RP7 Comunicação

Impressão

Gráfica Elyon

É expressamente

Publicações do Grupo:

REDES SOCIAIS

Diariamente novidades da região que tanto amamos.

Endereço: R. Serra de Botucatu, 1.690, Tatuapé São Paulo/SP CEP: 03317-001 E-mail: contato@grupoleste.com.br FONE: 11 2095-8202 www.revistadotatuape.com.br

16

Sergio Guizé

Ator sonhava em retomar saga de Candinho, de ‘Êta Mundo Melhor!’

9

10

> Inauguração

Rose Lima Institute Impostos atrasados. E agora?

22

12 > Beleza & Estética

Pastel de queijo ganha destaque

> Gastronomia

> Direito Harmonização facial

24 > Saúde

Distúrbios do sono

O que fica depois que a infância passa?

Reflexões sobre o exemplo que damos e a parceria que cultivamos com a escola. Imagine a cena: seu filho, ainda pequeno, brincando ao seu lado. Parece distraído, mas está atento. Ele te observa quando você fala ao telefone, quando atravessa uma situação difícil, quando sorri para alguém ou se irrita no trânsito. Ele vê e aprende. A infância é esse território silencioso onde tudo se grava. E se há algo que a educação nos ensina, é que as crianças aprendem muito mais com o que somos, do que com o que dizemos. Por isso, hoje queremos te convidar a pensar: Que tipo de presença tem formado a base do seu legado?

ELES APRENDEM COM O NOSSO JEITO DE ENFRENTAR A VIDA QUANDO AS DIFICULDADES SURGEM — COMO REAGIMOS?

Resistimos com serenidade e coragem? Ou deixamos que a pressa, o cansaço e a ansiedade guiem nossas atitudes? Cada vez que mostramos resiliência diante dos desafios, estamos ensinando mais do que mil palavras: estamos formando adultos capazes de lidar com o mundo. “As crianças não precisam de respostas prontas. Elas precisam de adultos que as ensinem a buscar caminhos.”

ELES APRENDEM COM O MODO NA QUAL TRATAMOS OS OUTROS Empatia, respeito e compaixão não são conceitos são vivências. Quando somos gentis com quem nos cerca, mesmo nos momentos

difíceis, mostramos aos nossos filhos que é possível viver com humanidade.

ELES APRENDEM COM A QUALIDADE DA NOSSA ESCUTA

Você escuta o seu filho com atenção? Permite que ele se expresse, sem interromper, sem apressar, sem minimizar? Estar presente é mais do que estar por perto é se fazer disponível.

ELES APRENDEM COM A NOSSA VERDADE

A autenticidade é um presente raro. Ao sermos verdadeiros, ao nomearmos nossos sentimentos com honestidade, estamos dizendo: “Você também pode ser quem é, e está tudo bem.”

A ESCOLA COMO EXTENSÃO DESSE CUIDADO

Na Baby Prime, acreditamos que educar é construir pontes. E que nenhuma ponte é mais potente do que aquela feita entre família e escola.

Aqui, seu filho é visto de perto — com afeto, com respeito e com propósito. Nossos educadores estão atentos a cada gesto, a cada fase, a cada conquista. Mais do que ensinar, acolhemos. Mais do que formar, construímos relações. Porque sabemos que a escola também é um lugar de escuta, afeto e exemplo.

UM CONVITE À PRESENÇA

Ser pai e mãe não é simples. E ninguém precisa ser perfeito. Mas é possível ser real, disponível e consciente. E é possível contar com uma rede de apoio nesse caminho.

A BABY PRIME É ESSA REDE. UM LUGAR ONDE O VÍNCULO ACONTECE. UM ESPAÇO ONDE SEU FILHO PODE CRESCER COM SEGURANÇA, ALEGRIA E AFETO. Venha conhecer.

A educação que começa no coração também passa pela escola. E pode começar agora. Agende uma visita. Estamos prontos para acolher a sua família.

R. Azevedo Soares, 2.409 e 2.419 - Tatuapé Fone: (11) 2225-1550 (11) 99829-3974 www.babyprime.com.br

CONFIRA + EM NOSSO

@babyprimeoficial

CURTAS

FILME SEXTA-FEIRA

MUITO LOUCA 2

Ofilme tem estreia marcada para o próximo dia 8 de agosto. A continuação do sucesso de 2003 trará de volta Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis nos papéis de Anna e Tess Coleman, agora enfrentando novos desafios em suas vidas, incluindo uma nova troca de corpos e a dinâmica familiar com a filha de Anna e a futura enteada. O filme promete explorar as dificuldades de duas famílias se unindo, com Anna lidando com a maternidade e o casamento, enquanto Tess lida com a questão de ser mãe e avó ao mesmo tempo. A direção é de Nisha Ganatra, e o elenco conta com novos nomes como Julia Butters, Sophia Hammons e Manny Jacinto. A sequência promete trazer de volta o humor característico do primeiro filme, com pitadas de questões sobre identidade, relações familiares e adaptação a novas realidades.

MÚSICA HISTÓRIAS

OAllianz Parque será palco de um dos eventos mais aguardados do ano: o “Histórias - Tour Especial 2025”, um festival que reunirá alguns dos maiores nomes da música sertaneja. Com um repertório repleto de sucessos, o evento promete emocionar o público e celebrar décadas de canções que marcaram gerações. No palco, grandes ícones do gênero: as duplas Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, César Menotti & Fabiano, Victor & Léo, além dos cantores Leonardo e Daniel. Com carreiras consagradas e inúmeros sucessos no repertório, eles farão do festival uma verdadeira viagem no tempo, relembrando clássicos e reafirmando o poder da música sertaneja.

SÉRIE ‘WANDINHA’:

SEGUNDA TEMPORADA

Asérie, dirigida por Tim Burton, terá seus novos episódios divididos em duas partes, com um total de oito episódios. A Netflix está utilizando esse modelo de lançamento para algumas de suas séries mais populares atualmente. A primeira parte da segunda temporada de “Wandinha” contará com quatro episódios, e a segunda parte também terá quatro episódios. A segunda temporada de “Wandinha” promete mais terror, com episódios mais intensos e com referências ao gênero. Além disso, o foco em personagens como Enid, Mortícia, Gomez, Bianca e Tio Chico será explorado. Percy Hynes White, que interpretou Xavier Thorpe na primeira temporada, não retornará para a segunda.

Divulgação

MEGAHAIR

ROSE LIMA INSTITUTE, ‘O SALÃO DO FUTURO’, REINAUGURA NO JARDIM ANÁLIA FRANCO

Um dos mais conceituados salões de megahair do país está de casa nova. O Rose Lima Institute inaugurou sua nova unidade no ínicio deste mês. Um espaço completamente adptado para o conforto de sua cativa clientela.

O salão é dirigido pela hair stylist Rose Lima, profissional com larga experiência em megahair e extremamente antenada nas tendências do universo de cabelos.

Rose emprega uma técnica avançada que utiliza nanocápsulas de queratina e oferece uma durabilidade maior e com apenas quatro manutenções durante o ano, tudo com o objetivo de entregar o cabelo do sonho de suas clientes sem danificá-los. Ela conta que o procedimento, feito com aplique de cabelos naturais, possibilita o resgate de imagem de suas clientes com muita naturalidade. “As clientes saem do salão sem ninguém perceber que elas usam megahair”, destaca.

Além de ser empregado no cumprimento dos cabelos, o megahair é utilizado nos casos acentuados de perda de cabelos, como covid, bariátrica, câncer, lupus, depressão, cortes químicos e alopécias de modo geral.

Para Rose, “o mais importante na minha profissão é trabalhar a autoestima da mulher, já que dor e beleza podem caminhar juntas. Tenho clientes de vários outros estados e até de outros países que se tornaram verdadeiras amigas” , ressalta.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

No ano passado, o Rose Lima Institute foi convidado para participar da primeira edição realizada após a pandemia da Cosmoprof North America na Flórida, realizado no Miami Be-

A fundadora é apaixonada pelo que faz e pelas pessoas que ajuda

ach Convention Center. O evento é considerado o principal do setor de beleza nas Américas e atraiu mais de 19.000 visitantes de 113 países.

SERVIÇO

Para conforto de suas clientes, Rose resolveu convidar profisionais renomadas para oferecer estética avançada, podologia e lashes para embelezamento do olhar.

O Rose Lima Institute está localizado da Rua Nagib Izar, 66, Jardim Anália Franco. Mais informações (11) 982348607 ou em www.roselimainstitute.com.br. No Instagram, siga @roselimainstitutemegahair

Time de especialistas do Rose Lima Institute (da esq.): Dra. Nair (Estética Avançada), Rose Lima (Megahair), Eliana (Podologia) e Jacqueline (Lashes)

Estou com impostos atrasados. E agora?

São muitas as dúvidas dos empresários quando o assunto é dívida tributária e o pagamento de impostos para os governos Federal, Estadual e Municipal. Logo vem à mente uma série de interpretações do que fazer e, dependendo da decisão tomada, ela poderá comprometer a sobrevida da empresa com protestos, retenção de bens, inserção do nome na Dívida Ativa, entre outras situações.

A primeira coisa a saber é que a cobrança da dívida tributária é feita pela Lei 6.930, de 1980, e vale para as esferas Federal, Estadual e Municipal. Ela estabelece regras e condições específicas de uma Execução, diferente de uma cobrança comum de cheque, duplicata ou algum inadimplemento de cliente.

A seguir confira algumas dicas sobre as principais dúvidas a respeito deste tema:

COBRANÇA

A Execução Fiscal é muito morosa porque segue uma lei de 1980 e são várias as discussões jurídicas e frentes com relação à cobrança. Há várias correntes jurídicas de rediscussão da dívida, além dos prazos que têm que ser computados corretamente. Um dia a mais ou um dia a menos pode fazer a diferença entre Prescrição e Decadência do tributo, que automaticamente não pode ser cobrado pelo Estado.

Isso acontece na discussão da Execução Fiscal, discussões judiciais de validade da cobrança da dívida fiscal. Para isso a parte tem que ser intimada para oferecer defesa e para se defender daquele débito que está sendo cobrado. Só depois da ci-

tação é que começam as fases de penhoras e bloqueios de bens.

PENHORA OU BLOQUEIO

A penhora de conta e dinheiro é feita apenas pelo juiz e de forma online. Para bens móveis normalmente o Oficial de Justiça realiza a penhora, fazendo na sequência a avaliação do bem para leilão.

RISCO DE CRIME

Nesta fase, como também existe execução fiscal, há certo risco de crimes tributários envolvendo a situação. Caso o devedor tenha execução em andamento, qualquer venda de ativo que o coloque ao estado de insolvência é um crime e chama-se Fraude à Execução.

É importante a empresa administrar suas dívidas tributárias de forma ordenada, estruturada e através de um profissional que seja especialista no assunto. Normalmente o empresário faz aquele montante de dívida e deixa todos os processos e dívidas à revelia, quando o mais sensato seria rediscutir aquele determinado valor ou débito que está sendo cobrado.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente reeleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

Fumaça de Campinas à Jaguariúna

LEVOVOCÊ TURISMO COM LINDO PASSEIO DE MARIA FUMAÇA PELAS FAZENDAS DA REGIÃO DO CIRCUITO DAS ÁGUAS E VISITA À MAIOR EXPOSIÇÃO DE FLORES DO BRASIL. FLORES

VALOR POR PESSOA:

PESSOA EM DBL: R$ 4.148,00

JOINVILLE E SÃO FRANCISCO DO SUL E VISITAS CONHECENDO DE PERTO A GERMÂNICACOLONIZAÇÃO NO BRASIL EM POMERODE E JARAGUÁ DO SUL, COM GUIA LOCAL

É DO BRASIL!

PASTEL DE QUEIJO GANHA DESTAQUE EM

RANKING MUNDIAL DE GASTRONOMIA

A conquista reforça o papel do pastel como símbolo da culinária popular brasileira e de grande valor afetivo para diversas gerações

Opastel de queijo brasileiro conquista o reconhecimento internacional ao figurar na oitava posição de um ranking do TasteAtlas, guia de gastronomia que elegeu os melhores quitutes feitos com queijo no mundo. Com muçarela derretida envolvida em uma massa dourada e crocante, o clássico das feiras brasileiras foi o único representante nacional no Top 10.

A conquista reforça o papel do pastel como símbolo da culinária popular brasileira e de grande valor afetivo para diversas gerações. “O pastel representa memória afetiva: é infância, é visita à feira com os avós, é almoço rápido na faculdade. Ele também é um prato inclusivo, presente em todas as classes sociais e que se reinventa com versões vegetarianas, doces ou gourmet, sem perder sua essência”, afirma Katia Yoshihara, professora do curso de Gastronomia da Estácio.

CUSTO ACESSÍVEL

De origem asiática, o pastel teria evoluído a partir do guioza japonês ou do rolinho primavera chinês, ganhando traços bem brasileiros a partir da década de 1950, quando feirantes descendentes de japoneses começaram a vender o quitute em São Paulo. “Foi a combinação entre sabor

Especialista explica as raízes do pastel, o modo de preparo e como virou o queridinho do Brasil

marcante, preparo rápido e custo acessível que ajudou a consolidar o pastel nas feiras e festas populares. Com o tempo, ele virou o par perfeito do caldo de cana e se tornou um ritual típico das ruas brasileiras”, explica.

Além da tradição, o pastel de queijo também se destaca pela diversidade regional. Em São Paulo e Minas Gerais, é comum o uso de muçarela pura ou queijo meia cura. No Nordeste, aparece com queijo coalho ou manteiga. No Sul, com queijos coloniais, e no Centro-Oeste, combinações com pequi e pimenta são frequentes. “Essa adaptação aos ingredientes locais mostra como o pastel carrega a identidade do Brasil em cada mordida”, pontua Katia.

MASSA CROCANTE

Segundo a especialista, o preparo também exige técnica e a massa ideal deve ser crocante por fora e leve por dentro, resultado de uma combinação de ingredientes como farinha de boa qualidade, cachaça e temperatura correta de fritura. “O óleo deve estar a 180°C e os mais recomendados são o de soja, por ter um ponto de fumaça mais alto, assim como a gordura hidrogenada. Mas óleos como milho, algodão, girassol, são óleos mais neutros”, completa.

Projeto de Arquitetura:

MEMÓRIA PRESENTE

SERGIO GUIZÉ SONHAVA EM RETOMAR SAGA DE CANDINHO, DE ‘ÊTA MUNDO MELHOR!’

INICIALMENTE, VOCÊ TEVE ALGUM RECEIO COM A IDEIA DE REVIVER O PERSONAGEM?

Mesmo após quase 10 anos, alguns detalhes e características de Candinho se mantiveram vivos nas lembranças de Sergio Guizé. O ator, inclusive, flertava com a ideia de reviver o protagonista de “Êta Mundo Bom!” mais uma vez. Ele só não imaginou que esse reencontro seria um compromisso de longos meses, como ocorre em relação a “Êta Mundo Melhor!”, sequência da obra original assinada por Walcyr Carrasco, que estreou recentemente no horário das seis. “Imaginava que o Walcyr escreveria uma peça ou um filme sobre o Candinho. Mas não uma novela. Estou amando o processo todo, sinto que sou uma pessoa mais feliz, nove anos depois, mais preparado para viver os desafios da personagem, da nova trama. Aproveito cada momento. É um personagem que fiz e que tem novos desafios, uma nova proposta, um ritmo mais acelerado, como tudo no mundo”, aponta.

Na novela de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, Candinho retorna como o mesmo homem ingênuo, simples, caipira, cheio de positividade e amor pela vida. Não mudou com o dinheiro herdado da mãe. Sofre com o desaparecimento do filho Junior, papel de Davi Malizia, após a morte de Filomena. Apesar dos desencontros, perdas e angústia, continua acreditando que “tudo de ruim que acontece na vida é pra meiorá!”. “Essa frase foi criada pelo Voltaire há quase 300 anos e está muito atual. É uma novela que atinge da avó ao netinho”, valoriza.

EM “ÊTA MUNDO MELHOR!”, VOCÊ REVIVE O PERSONAGEM DE CANDINHO, QUE FEZ BASTANTE SUCESSO EM “ÊTA MUNDO BOM!”. VOCÊ IMAGINAVA QUE ESSE PERSONAGEM VOLTARIA APÓS TANTO TEMPO?

Acho que sim. Eu só não imaginava que seria em uma novela. Tenho uma parceria boa de alguns trabalhos com o Walcyr e adoro o trabalho dele. Então, achava que algum dia o Walcyr me ligaria e avisaria que estava escrevendo uma peça ou um filme. Algo como o Candinho em Nova Iorque. Mas uma novela? Vivendo 10 meses dessa energia de novo? Isso não imaginava mesmo.

Não. Eu adoro ler essa positividade novamente. Eu vivo cada personagem como se fosse o último. Reencontrar o Candinho foi como encontrar um primo querido. Adoro essa relação viva novamente, sabe? Encontrar todo dia no set e dar bom dia. Agora, imagino que se eu fosse refazer o Paulo (“Os Outros”) por 10 meses, eu provavelmente precisaria de mais terapia (risos).

POR QUÊ?

Nesses quase 30 anos de profissão, eu estou sempre vivendo um personagem. É como se um portal de vida se abrisse. Me considero jovem e ainda pretendo ter outras responsabilidades. O Candinho é uma chance de afinar minha proximidade artística com o Walcyr e a Amora (Mautner, diretora). Eles sempre me colocam em várias fogueiras. Tenho muito orgulho de reviver essa história. geralmente, me chamam pelo personagem (nas ruas), né? Já me chamaram de Gael, Chiclete e Zé Paulino. Agora, aos poucos, voltaram a me chamar de Candinho. É motivo de alegria.

E COMO TEM SIDO O TRABALHO DE RECONSTRUÇÃO DO CANDINHO?

Interessante. Eu sinto saudades do Jorginho (Jorge Fernando, diretor morto em 2019). Ele construiu todo esse universo, personagem e história. Não tem como não lembrar dele. Sinto que esse universo ainda tinha muita lenha para queimar. Os personagens novos, por exemplo, estão surgindo a partir dessa história antiga. A Amora está aproveitando tudo de melhor da primeira saga do Candinho. Então, é uma delícia trabalhar nesse universo de “Êta”. O Candinho vem algumas mudanças, mas a essência não mudou.

DE QUE FORMA?

Ele continua com a sua essência porque o bom homem não perde o caráter. Assim como eu, o Candinho envelheceu. Tem uma bagagem e está mais

O ator buscou inspirações em sua avó para compor o sotaque do protagonista.

“Ela falava que nem o Candinho e era uma mulher boa e engraçada”, conta

CELEBRIDADE

preparado. Acho que o grande diferencial é detectar esse envelhecimento do personagem. Muita água rolou por baixo dessa ponte. Ele perdeu a mãe. Isso gera um impacto enorme na vida de qualquer um.

NA TRAMA, O CANDINHO ESTÁ EM BUSCA DO FILHO PERDIDO. A PATERNIDADE É UM ASSUNTO QUE RONDA SUA CABEÇA NA VIDA REAL?

Sim, eu penso desde pequeno em ser pai. Por enquanto, sou pai de pet. Tenho cachorro, gato, galo...

Bom para bicho

Em “Êta Mundo Melhor!”, Sergio Guizé tem como principal colega de cena o burro Policarpo. O animal, no entanto, é uma jumenta, que se chama Juliana. Há alguns meses ao lado do bicho, o ator já desenvolveu uma relação especial. “O Policarpo é uma jumenta, a Juliana, a amo muito. Na primeira versão era um burro mais velho, que eu também amava muito, era uma relação muito especial. E funcionou por conta do carisma que ele imprimiu, eram muitos dublês de burros, inclusive eu (risos). No amor, tudo foi funcionando”, afirma.

Nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, Sergio ressalta a tranquilidade da jumenta Juliana após diversas horas de trabalho em cena. “Estou completamente apaixonado pela Juliana, temos uma troca muito boa. [...] Ela é uma jumentinha doce, reconhece minha voz. Se ela encanta o set, os bastidores, aquele monte de gente cascuda de novela, imagina com o grande público?”, aponta.

Eu sempre procuro viver bastante os personagens e seus enredos.

COMO ASSIM?

Em “Os Outros”, o personagem sofria porque não podia ter filho. Tinha um passado difícil. Se culpava muito. Sofri com ele. No caso do Candinho, tiraram o filho dele. Ele vai usar sua força interior para seguir com a vida. É uma novela bem lúdica. Na série “Os Outros”, a gente lidava mais com hiper-realismo.

Inspiração cênica

Sergio Guizé ativou memórias anteriores ao enredo de “Êta Mundo Bom!” para reviver o Candinho em “Êta Mundo Melhor”. Ainda quando estava no elenco de “Saramandaia”, o ator, que interpretou João Gibão, estava hospedado no mesmo hotel em que Juca de Oliveira. Tímido, ele tinha reservas quanto a se aproximar do veterano ator. “Aí veio o Juca e falou comigo: ‘Está querendo falar comigo, não é rapaz?’. Aí falei pra ele que a asas significavam a liberdade do povo por causa da época da ditadura e não sabia como fazer hoje. Ele me disse: ‘Meu filho, faça com coração’. É o que faço agora com o Candinho. Com amor no coração. Na hora que eu saio de casa ele já está vivo e com a energia lá em cima. Pesquisei bastante a obra do Mazaroppi e do Chaplin há nove anos, então ele segue vivo”, explica.

Músico, Guizé promete soltar a voz ao longo de “Êta Mundo Melhor!”

Petshop São Francisco de Assis

Modelos Parlenda Inverno 2025

Fotos: Ricardo Di Blazi | @diblazifotografia

Make e Hair: Letícia Guerra |

@guerrabeauty

HARMONIZAÇÃO FACIAL

EM BUSCA DO NATURAL

Apesar da tendência à sutileza, nem todos os pacientes chegam com expectativas realistas. Nesses casos, o papel do profissional é fundamental

Nos últimos anos, o universo da estética passou por uma verdadeira revolução. Depois de uma fase marcada por exageros e rostos transformados quase irreconhecíveis, pacientes e profissionais passaram a buscar uma nova abordagem: a beleza natural, realçada com sutileza e equilíbrio. Quem explica essa mudança é a dentista e especialista em Estética e Harmonização Orofacial, Eliza Ganzaroli, que vê de perto esse movimento em seu consultório.

“Realçar a beleza sem exageros é justamente valorizar o que a pessoa já tem de bonito, corrigindo pontos que a incomodam, mas sem apagar suas características naturais”, resume Eliza. O foco, segundo ela, está na harmonia entre as partes do rosto. “Se o terço inferior está bem e o terço médio precisa de um ajuste, o objetivo é equilibrar tudo para que o resultado final seja mais simétrico e bonito — sem transformar, apenas melhorando o que já existe.”

PROCEDIMENTOS DE QUEM BUSCA NATURALIDADE

Entre os tratamentos mais procurados por quem quer rejuvenescer sem renunciar a sua identidade, estão a toxina botulínica e os bioestimuladores de colágeno. “A toxina suaviza rugas e linhas de expressão sem alterar o formato do rosto, enquanto os bioestimuladores promovem um efeito de dentro para fora, melhorando a firmeza e qualidade da pele com o próprio colágeno do corpo”, explica.

Os preenchimentos faciais, quando feitos com moderação, também têm espaço. “São aplicados com delicadeza e em pequenas quantidades, respeitando a individualidade de cada paciente.”

PACIENTES MAIS CONSCIENTES E EXIGENTES

Segundo Eliza, a demanda por naturalidade não é mais uma exceção — é a regra. “Depois do auge das harmonizações exageradas, os pacientes se tornaram mais conscientes. Hoje, mais de 90% já chegam pedindo exatamente isso: um resultado sutil, elegante e que não mude sua essência.”

Esse novo perfil também se reflete na diversidade de públicos. “Homens, mulheres, jovens e idosos... todos querem um visual mais leve e natural. Os homens, inclusive, costumam ser ainda mais discretos e cuidadosos.”

TECNOLOGIA A FAVOR DO EQUILÍBRIO

A tecnologia também tem sido uma grande aliada nes-

Entre os tratamentos mais procurados por quem quer rejuvenescer sem renunciar a sua identidade, estão a toxina botulínica e os bioestimuladores de colágeno

se processo. Equipamentos como ultrassom microfocado, lasers e peelings têm sido combinados aos injetáveis para potencializar os efeitos com menos produto e maior segurança. “Eles não alteram o formato do rosto, mas melhoram a textura da pele e ajudam na produção de colágeno, proporcionando resultados mais duradouros e naturais.”

Apesar da tendência à sutileza, nem todos os pacientes chegam com expectativas realistas. Nesses casos, o papel do profissional é fundamental. “O alinhamento de expectativas é metade do sucesso do tratamento. Precisamos explicar os limites do organismo, da pele, da técnica e, principalmente, respeitar o senso estético. Um bom planejamento evita frustrações e riscos à saúde.”

E os riscos, quando os exageros acontecem, não são apenas estéticos. “Se aplicarmos volume demais em uma região, podemos comprimir artérias, causar necroses e outras complicações graves”, alerta.

A HARMONIZAÇÃO DO FUTURO

Para Eliza, a harmonização facial está, enfim, voltando às suas origens. “Hoje, ela cumpre o papel que deveria ter tido desde o início: harmonizar e não transformar. A palavra-chave é naturalidade. E, por mais desafiador que seja, esse é o caminho mais bonito e seguro a seguir.”

SUA BELEZA EVOLUI COM VOCÊ. CUIDAR

DA PELE TAMBÉM

Com o passar dos anos, é natural que nossa pele revele sinais da nossa história: linhas, perda de firmeza, manchas e mudanças no contorno facial. Mas isso não significa que você precisa aceitar tudo sem escolha. Na Clínica MIND, da Dra. Carla Bocuto, no Tatuapé, você tem acesso a um cuidado moderno, responsável e profundamente respeitoso com sua beleza natural.

“Mais do que estética, promovemos um conceito de gerenciamento da pele — que inclui prevenção, estímulo de colágeno e protocolos personalizados para cada fase da vida”, revela a Dra. Carla.

MUITAS MULHERES ENTRE 35 E 65 ANOS CHEGAM ATÉ A CLÍNICA MIND BUSCANDO ORIENTAÇÕES SOBRE:

Como suavizar a flacidez sem exageros. Quais os melhores procedimentos para devolver viço e firmeza. Como prevenir o envelhecimento precoce com segurança. Como tratar manchas, olheiras ou perda de volume de forma sutil.

A resposta está, apenas, em um cuidado individualizado, com tecnologia e acolhimento. Os protocolos mais procurados pelos nossos clientes incluem:

Bioestimuladores de colágeno (como Sculptra ou Radiesse) Lavieen e microagulhamento para rejuvenescimento e manchas

Toxina botulínica para prevenção e suavização de linhas

Tratamentos para papada, contorno e tônus da pele

Na MIND Estética, a Dra. Carla une ciência, estética e bem-estar em um ambiente seguro, ético e voltado para quem deseja envelhecer bem, com autoestima e leveza. Se você sente que chegou o momento de se cuidar de forma mais profunda e verdadeira, venha conhecer a MIND.

Clínica MIND Estética – Tatuapé

Avaliação individual com direcionamento para a sua pele

DRA. CARLA BOCUTO

Especialista em Harmonização

Rua Itapura, 239 • Tatuapé

Edifício Étoile

DISTÚRBIOS DO SONO

ENVELHECIMENTO CEREBRAL E O RISCO

PARA DOENÇAS SISTÊMICAS

Problema afeta mais de 70% dos brasileiros e pode ser contornado por práticas de higiene do sono

Estar relaxado, com corpo e mente em sintonia, é um componente essencial

Em meio à rotina agitada, é comum surgir a sensação de que uma boa noite de sono é um verdadeiro remédio para a mente. O que poucas pessoas sabem é que, na verdade, ela pode ser. Segundo um estudo recém-publicado pela revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia, pessoas que enfrentam dificuldades para dormir ou permanecer dormindo podem sofrer um envelhecimento cerebral acelerado. Os resultados da pesquisa, que contou com a participação de 589 pessoas, com idade média de 40 anos, indicam que aqueles que têm sono de má qualidade

apresentam, em média, quase três anos a mais de envelhecimento cerebral.

No Brasil, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz, aproximadamente 72% da população sofre de distúrbios do sono. “A privação de sono, mesmo que por apenas uma noite, tem efeitos imediatos sobre a atenção, concentração e a memória. Qualquer tarefa cognitiva passa a ser mais difícil. Ao mesmo tempo, o humor costuma ficar mais irritável”, explica o psiquiatra Ricardo Assmé.

Un.AnáliaFranco

RuaFranciscoZicardi,298 (11)2671.1410-(11)94030.9899

Un.Tatuapé

RuaSantaVirginia,65SP (11)2093.2109-(11)99413.4748

AÇÃ Ç O NA N TA T ÇÃO ADULTO T E ÁSTI T C

INFA F N (P ( ILATE TES, YOGA, DANÇA Ç E MUI

MUSCULAÇÃO,NATAÇÃOADULTOE INFANTIL,HIDROGINÁSTICA,GINÁSTICA (PILATES,YOGA,DANÇAEMUITOMAIS).

natação•hidroginástica•musculação•ginástica c a NÃOPERCAMAISTEMPO. COMECEAGORA!

É durante o sono que o corpo realiza processos vitais de recuperação, que auxiliam na manutenção da saúde, como a regulação hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico e a eliminação de diversas toxinas acumuladas. Distúrbios do sono podem prejudicar esses processos, aumentando o risco para pacientes com condições crônicas e, até mesmo, expondo pessoas saudáveis ao desenvolvimento de doenças. “A longo prazo, dormir mal aumenta a suscetibilidade a doenças, devido ao impacto na imunidade. Problemas como insônia e apneia obstrutiva do sono são fatores de risco para hipertensão, por exemplo. Também há um impacto sobre os hormônios que controlam o apetite, predispondo o indivíduo à obesidade”, explica o especialista.

Outros fatores, como o uso de telas e a posição ao dormir, podem influenciar o funcionamento do organismo. Dormir de lado, por exemplo, ativa o sistema linfático, facilitando a remoção de resíduos cerebrais associados a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. O uso excessivo de telas, especialmente antes de dormir, também é prejudicial para uma boa noite de sono, dificultando o descanso pleno. “Limitar o uso antes de dormir e durante a noite é crucial para um sono de qualidade. Medidas como retirar os dispositivos do quarto e deixá-los carregar em um local central da casa, podem ser parte da solução para uma noite saudável”, reforça o psiquiatra.

RELAXAMENTO COMO TRATAMENTO

Na busca pela melhora nas noites de sono, estar relaxado, com corpo e mente em sintonia, é um componente essencial. Muitas pessoas buscam apoio ou ambientes

que favoreçam a adoção dessas práticas.  “No Spa, são promovidas as técnicas de higiene do sono, além de práticas de relaxamento, massagem, meditação e tratamento do estresse com psicoterapia. Caso exista necessidade, são utilizados tratamentos farmacológicos, sempre com medicações seguras e nas menores doses possíveis, pelo menor tempo necessário”, explica Ricardo, que atua no Spa Estância do Lago. “Além disso, aplicamos um cronograma de exercícios físicos, que são um importante aliado contra a insônia, por promover relaxamento mental, gasto energético e pela atividade anti-inflamatória, o que contribui com a saúde cerebral como um todo”, completa.

Práticas como relaxamento muscular profundo, respiração, massagens e, principalmente, meditação de atenção plena (mindfulness), realizadas em spas, não apenas proporcionam uma pausa na rotina, mas ajudam a reduzir a ansiedade e a preparar corpo e mente para uma noite de sono mais tranquila. A integração entre cuidados diários e o auxílio profissional oferecido nesses locais proporciona um ambiente adequado ao sono, melhorando a qualidade do descanso e, consequentemente, a saúde em geral.

HIGIENE DO SONO

O conjunto de práticas e hábitos que promovem um sono de qualidade e, consequentemente, um melhor bem-estar físico e mental, também conhecido como higiene do sono, contribui para garantir um descanso reparador. Os exercícios relacionados a esse conceito incluem desde estabelecer uma rotina regular de sono até criar um ambiente propício, como um quarto escuro e silencioso, além da adoção de hábitos relaxantes, que podem fazer toda a diferença na qualidade do sono.

Monitoramento de Atividade Física

Inteligência Arti cial

Telessaúde (Acesso Remoto) Sensores Integrados

Alertas e detecção de queda

Transcriçãode Voz para Texto Auto veri cação de desempenho

Transmissão de áudio para celular

Tradução de idiomas (27 idiomas) Realize um teste gratuito e descubra como a tecnologia pode transformar vidas com mais segurança e bem-estar. o t s dete ã

Já reparou que São Paulo tá ficando mais verde?

A PREFEITURA ESTÁ FAZENDO O MAIOR INVESTIMENTO AMBIENTAL DA HISTÓRIA.

40 bilhões de reais de investimento 2024/2025.

120 mil novas árvores plantadas até o fim do ano.

12 novos parques inaugurados. Já são 120 por toda a cidade.

Coleta seletiva em 100% da cidade.

Troca de todos os caminhões de coleta a diesel por biometano produzido nos aterros da Prefeitura.

50 bosques urbanos e 1.000 jardins de chuva até 2028.

A maior frota de ônibus elétricos do Brasil, com 750 ônibus. Mais de 50% da cidade já conta com cobertura verde.

Aqui o trabalho não para. verde

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.