nº 1.834 SÃO PAULO, 12 DE MARÇO DE 2023
gazetavirtual.com.br DISTRIBUIÇÃO






nº 1.834 SÃO PAULO, 12 DE MARÇO DE 2023
gazetavirtual.com.br DISTRIBUIÇÃO
ASSÉDIO Metrô tem campanha
A Pinacoteca Contemporânea, localizada na Praça da Luz, 2, foi inaugurada com novas exposições. O espaço, que funciona de quarta a segunda, das 10 às 18 horas, foi construído graças a uma parceria entre o governo estadual, que aportou R$ 55 milhões, e patrocinadores privados captados pela Organização Social Associação Pinacoteca Arte e Cultura (Apac). > VEJA + PÁGINA 5
ZONA LESTE Cemitérios estão sob novo comando
Divulgação
Foram definidas as concessionárias responsáveis pela gestão de um subconjunto de cemitérios e suas respectivas agências. O grupo Consolare será responsável pelos espaços (Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana). Já o grupo Velar cuidará dos cemitérios Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório).
DA REDAÇÃO
OGSH Banco de Sangue de São Paulo está convocando doadores dos tipos sanguíneos O+ e O- para efetuarem suas doações em caráter de urgência, pois os estoques estão 66% abaixo do ideal, o que equivale a uma cobertura bolsas de sangue de apenas 8 dias, quando o período mínimo ideal para que se trabalhe com uma margem de segurança é de 18 dias.
A profilaxia pré-exposição (PrEP) sob demanda envolve tomar dois comprimidos entre 2 e 24 horas antes do sexo e depois, havendo sexo, um comprimido 24 horas e outro 48 horas, ambos após a dose inicial
DA REDAÇÃO
ASecretaria Municipal da Saúde – SMS - de São Paulo já disponibiliza à população a profilaxia pré-exposição ao HIV – PrEP - sob demanda. O comprimido da profilaxia se mantém o mesmo, mas muda a forma de administrar o medicamento de acordo com a necessidade do usuário. Em vez de tomá-lo diariamente, o usuário tomará dois comprimidos de 2 horas a 24 horas antes do sexo, um comprimido 24 horas após a dose dupla e um comprimido 48h após a dose dupla (2+1+1).
No esquema diário ainda é necessário esperar sete dias para ter efeito protetor, por isso essa dose dobrada inicial, para atingir um efeito protetor mais rápido. Com a revisão da PrEP diária, somente mulheres cis, homens trans, pessoas que têm vagina como órgão de nascimento e aquelas que fazem uso de hormônio à base de estradiol, precisam esperar sete dias para atingir a proteção medicamentosa.
REDUÇÃO DE NOVAS INFECÇÕES
“A PrEP sob demanda vai possibilitar que mais pessoas acessem essa importante tecnologia, que tem favorecido
a redução de novas infecções de HIV, já que dá maior autonomia ao processo de prevenção", ressalta o coordenador do setor de prevenção da Coordenadoria de IST/Aids, Adriano Queiroz. De acordo com o protocolo da Organização Mundial da Saúde – OMS -, a PrEP sob demanda é indicada para homens cisgênero, mulheres trans, travestis e outras pessoas que têm pênis como órgão genital de nascimento e que não fazem uso de hormônio à base de estradiol. O acompanhamento de exames com os profissionais de saúde se mantém o mesmo, a cada quatro meses, sendo que a primeira dispensação é para 30 dias.
RODADAS DE CAPACITAÇÃO
Caso o munícipe tenha interesse e esteja inserido no grupo indicado, pode procurar um profissional de saúde dos Centros de Testagem e Aconselhamento
– CTAs -, Serviços de Atenção Especializada (SAEs) ou Rede Sampa Trans.
Após endossamento pelo Sistema Único de Saúde – SUS - da nova forma de administração dos medicamentos, a Coordenadoria de IST/Aids, se reuniu, no mês de dezembro último, em duas rodadas de capacitação, com os profissionais da Rede Municipal Especializa-
da (RME) em HIV/Aids para abordar a liberação da PrEP sob demanda na rede pública de saúde. Os encontros foram fundamentais para salientar as dúvidas dos profissionais, abordar detalhes técnicos importantes e esclarecer os protocolos de prescrição e dispensação da profilaxia.
NÚMERO DA PrEP
Na cidade de São Paulo, mais de 23 mil pessoas fazem uso da profilaxia atualmente, segundo dados cadastrados no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), o que representa mais de 30% das PrEps dispensadas em todo o Brasil. Um dos efeitos da alta adesão ao tratamento é a redução dos novos casos de HIV pelo quinto ano consecutivo na capital. A PrEP consiste no uso de antirretrovirais para diminuir o risco de infecção pelo HIV e tem se demonstrado muito eficaz, principalmente para as populações que possuem risco acrescido e maior contexto de vulnerabilidade à contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana.
Os endereços dos 27 estabelecimentos da RME em ISTs/Aids estão disponíveis no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/ saude/istaids/index.php?p=245171.
Por isso, o apelo é para que os doadores que possuem essas tipagens sanguíneas se sensibilizem e dirijam-se ao Banco de Sangue para efetuar a sua doação o quanto antes, lembrando ainda que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
A demanda por transfusões de sangue no período de férias aumenta entre as vítimas de acidentes de trânsito, pois há mais veículos circulando nas estradas. De acordo com o Anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF), julho e dezembro são os meses em que mais se registram acidentes dessa natureza.
A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes e vítimas de queimaduras.
O GSH Banco de Sangue de São Paulo atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no Paraíso. Para doar, basta comparecer à unidade ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo. Requisitos básicos para doação de sangue:
• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
Os estoques estão 66% abaixo do ideal, o que equivale a uma cobertura bolsas de sangue de apenas 8 dias
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Estar em boas condições de saúde;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
• Não é necessário estar em jejum;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 10 dias;
• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
• Não ter diabetes em uso de insulina; Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso
de medicamentos e cirurgias. Critérios específicos para o Coronavírus:
• Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
• Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
• Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
• Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen. SERVIÇO
GSH Banco de Sangue de São Paulo. Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711, Paraíso. Telefone: (11) 3373-2000. Atendimento: diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h às 18h. Estacionamento gratuito no local.
Oesquecimento de atividades e assuntos corriqueiros pode ter relação com o uso descompensado de telas de computadores, celulares e aparelhos eletrônicos. O fenômeno é denominado “amnésia digital” e ocasiona déficits na capacidade de armazenamento de memória e no declínio cognitivo.
Isso decorre da quantidade de informações disponibilizadas pelas mídias digitais e a velocidade com que o volume de dados é processado pelo cérebro. Com o avanço e a facilidade com que as informações são disponibilizadas para a sociedade, as agendas digitais e os calendários, que marcam datas e eventos importantes, assim como dados necessários, deixam as pessoas em uma situação confortável, levando ao esquecimento de pequenas tarefas, dados ou informações.
Cristiano Nabuco, coordenador do grupo Pro-Amiti do Institu-
to de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, explica, em reportagem do Jornal da USP, que o fenômeno decorre da forma como são processadas as informações em no cérebro. Ele esclarece que as experiências disponibilizadas via internet passam por áreas específicas de leituras de dados, de modo muito ágil e de pouca apreensão. A maneira como ocorre o processamento desse conhecimento do meio digital no cérebro é similar às interações cerebrais que são feitas para a solução de um jogo de sete erros. Nabuco explica que esse é um raciocínio mais rápido, diferente daquele realizado quando se lê um livro em material impresso, por exemplo, que precisa de um certo tempo de processamento. “É preciso dar um determinado aspecto de atenção. Só que minha atenção não é profunda o suficiente para me fazer consolidar aquilo que estou lendo”, completa ele.
TECNOLOGIA
Devido à importância desse tempo de processamento, a leitura em aparelhos e telas digitais impede a consolidação da memória de longo prazo, por dispor de uma área do cérebro de apreensão de dados mais veloz. Isso gera a falta de “ancoragem de informações”, ocasionando a chamada amnésia digital, que repercute não apenas na obtenção de dados em longo prazo como na consolidação de informações e dados, estendendo-se para o esquecimento de tarefas simples e rotineiras.
Para a reabilitação e atenuação dos efeitos da tecnologia sobre a memória, Nabuco defende a prática de atividades que envolvam o exercício do foco, em especial as que envolvam concentração. Além disso, conforme ele, evitar atividades multitarefas, que fragmentam a atenção necessária, pode auxiliar no processo de retomada cognitiva.
O aprendizado de uma língua estrangeira tem que ser envolvente, fácil e divertido to a velocidade das informações é maior, além das questões sociais, porém isso não é um impeditivo para o adulto aprender um segundo idioma também”, ressalta a supervisora da Escola de Idiomas Sesc-Senac, Maria Letícia.
Durante a infância, a criança descobre o mundo. Sua criatividade e curiosidade estão aguçadas. Assim, elas possuem uma maior facilidade para aprender novas experiências como, por exemplo, uma língua estrangeira. Pesquisadores de três universidades de Boston, nos Estados Unidos, apontaram que a capacidade de aprender uma nova língua, pelo menos gramaticalmente, é mais forte até os 18 anos de idade.
QUÍMICA DO CÉREBRO
“Para as crianças o aprendizado da língua faz parte da química do cérebro, por tanto as crianças são constituídas desde o berço a receber novas informações, desta forma o aprendizado pode acontecer de forma mais fácil. Quando adul-
SITUAÇÕES REAIS E CONCRETAS
De acordo com ela, para que aconteça de maneira natural, o aprendizado de uma língua estrangeira tem que ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, para que o aprendizado aconteça.
BAGAGEM DE CONTEÚDO
“Quando criança a forma de
aprender é bastante lúdica, então ela vai aprender por meio de música, desenhos e imagem, e assim construindo o aprendizado de maneira gradativa. O adulto tem o tempo menor, ele precisa de mais esforço para aprender. Então se eu aprender ainda quando criança, a minha bagagem de conteúdo, vocabulário e pronúncia vai ser facilitada. O adulto vai precisar apenas de um pouco mais de esforço”, destaca Maria Letícia. Aprender um segundo idioma ainda na infância também contribuiu para o desenvolvimento das habilidades da comunicação, exercita a concentração, estimula a criatividade, abre portas para a socialização, prepara para a vida profissional, assim como tem o contato com diferentes culturas.
Quando a procura é por uma escola de qualidade para o pleno desenvolvimento daquele que é seu bem mais precioso, todo cuidado é pouco. A escolha precisa ser cautelosa, pois é uma grande responsabilidade, visto que a vida acadêmica é o caminho assertivo para um futuro promissor.
O olhar criterioso precisa ser para o todo: Estrutura física, Projeto Político Pedagógico. Recursos Tecnológicos, Profissionais de Competência e de Excelência Pedagógica. Com olhar individualizado e humanizado para o aluno, Material Didático de alto gabarito. Ambiente favorável para quem busca o desenvolvimento de habilidades essenciais para uma vida adulta de sucesso.
O Colégio Amorim, em sua trajetória de quase 35 anos de história acadêmica, vem formando cidadãos íntegros e felizes desde a Educação Infantil ao Ensino
EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÁTICA: atividade na horta para uma alimentação saudável
Médio, através do desenvolvimento de diversos Projetos, que contemplam as diversas áreas, e com suas metodologias inovadoras voltadas para uma educação que atende às individualidades de cada cidadão. Nesse cenário, o Colégio Amorim dá ênfase aos princípios e valores que permeiam o bem-estar de todos, a boa conduta e o desenvolvimento
integral dos seus alunos.
A Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica, visa o pleno desenvolvimento dos alunos, suas habilidades nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social através de vários projetos que vivenciam todos os conteúdos apresentados de forma lúdica.
No Ensino Fundamental destaca-se o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o domínio da leitura, escrita e cálculo, onde serão aprofundados no Ensino Médio, juntamente com a preparação básica para o trabalho e a cidadania.
Ensino Médio, no período noturno, inclusive.
Vale ressaltar disciplinas em nossas grades curriculares, que são diferenciais na educação: Prática de Leitura, Matemática Financeira, Educação socioemocional. O
APRESENTAÇÃO DO TCC: momento importante para a formação acadêmica dos alunos do Ensino Médio
Clube de Ciências, formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento, que treinam nossos alunos para participarem das diversas Olimpíadas Científicas Pedagógicas Nacionais e internacionais, que nos trouxe, nesse ano de 2022, mais de 1145 conquistas e medalhas.
Mais de 600 medalhistas premiados entre Ensino Fundamental e Médio. Um grande orgulho!
O Colégio Amorim também oferece a seus alunos a possibilidade de participação em várias atividades extracurriculares, no contra turno pedagógico, sem onerar custo para as famílias (capoeira, judô, teatro, banda marcial, ballet, ginástica rítmica, vôlei, basquete, cheelearders, clube de ciências), que além de desenvolver habilidades, favorecem os relacionamentos e a autocrítica, despertando as potencialidades individuais.
Em todos os segmentos destacamos também o incentivo dado ao nosso Projeto Esportivo, que através de treinamentos para competições nacionais e internacionais, nos orgulham com ótimos resultados e premiações.
OLIMPÍADAS PEDAGÓGICAS: premiação dos alunos do Clube de Ciências do Colégio Amorim
Revisões interativas para o Enem, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com pesquisas científicas e específicas, Itinerários Formativos que direcionam o aluno para sua área de interesse, fazem parte do projeto pedagógico do Novo
ESPAÇO DE VIVÊNCIAS: alunos aprendem conceitos importantes do cotidiano
Colégio Amorim é isso, e muito mais... Venha conhecer esse mundo de possibilidades e fazer parte desse grupo de alunos e educadores, de sucesso!
SERVIÇO: R. Cantagalo, 339 – Tatuapé colegioamorim.com.br WhatsApp: 11. 94755-8271
As crianças estão totalmente abertas a receber conhecimento e informação, tornando mais fácil o aprendizado de uma segunda língua
digitais e calendários atrapalham o esforço de tentar lembrar datas
Na procura da melhor escola para seu filho, tenha como prioridade a segurança, o acolhimento e o desenvolvimento das inúmeras habilidades como atributos indispensáveis. Colégio Amorim é a melhor escolha.
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10 às 18 horas. Ingresso: inteira, R$ 20,00
DA REDAÇÃO
APinacoteca Contemporânea foi inaugurada na semana anterior. A construção do espaço foi possível graças a uma parceria entre o governo estadual, que aportou R$ 55 milhões, e patrocinadores privados captados pela Organização Social Associação Pinacoteca Arte e Cultura (Apac).
O espaço está aberto ao público com duas exposições inaugurais: “Quase Coloquial”, da artista sul-coreana Haegue Yang, e “Chão da praça”: obras do acervo da Pinacoteca. Uma programação especial com diversas atrações musicais e com a apresentação da mostra Chico da Silva e o Ateliê do Pirambu ocupa o principal espaço expositivo da Pinacoteca Luz.
Com potencial para receber até 1 milhão de visitantes por ano, o edifício da Pinacoteca Contemporânea conta com uma grande praça pública coberta, com 1.339 m², dois ateliês para atividades educativas, a loja do museu e um pavilhão onde
está localizada a Galeria Praça, com 200 m². Com 1.000m², a Grande Galeria, situa-se no subsolo. Um mezanino com vista para o Parque da Luz, onde está localizada a cafeteria, complementa o projeto do edifício, criando um ambiente que cumpre os requisitos fundamentais para um museu do século 21, ao mesmo tempo em que é amigável, inclusivo e acessível. No prédio está também a Biblioteca da Pinacoteca de São Paulo e o Centro de Documentação do Museu.
Com uma programação integrada entre os prédios, em 2023 a Pinacoteca de São Paulo seguirá apresentando uma consistente pesquisa em torno de nomes históricos e contemporâneos da arte brasileira, em diálogo com renomados artistas internacionais, dando visibilidade para uma multiplicidade de linguagens, temas e produções.
SOBRE AS EXPOSIÇÕES
Primeira grande mostra da artista sul-coreana Haegue Yang na América Latina, a exposição con-
siste em cinco grupos de trabalhos baseados em larga pesquisa conceitual da artista reconhecida pela prática que passa por esculturas, instalações, obras em papel, fotografia e vídeo.
Investigando o estudo coletivo sobre forma, funcionalidade e racionalidade, a artista dialoga com a história da cultura brasileira em obras como Cantos Empilhados (2022) e a colagem Estrangeiro Coloquial (2021), trabalho desenvolvido especialmente para esta exposição.
Com coordenação curatorial de Ana Maria Maia, curadora chefe da Pinacoteca, e Yuri Quevedo, a mostra Chão da Praça: obras do acervo da Pinacoteca, reúne cerca de 60 obras de arte contemporânea, em montagem pautada pelo desejo de falar sobre narrativas de atravessamento, vizinhanças e transcendências. Funcionamento: de quarta a segunda, das 10 às 18 horas. Ingresso: inteira, R$ 20,00. Local: Praça da Luz, 2.
Divulgação
Com potencial para receber até 1 milhão de visitantes por ano, o local conta com uma praça pública de 1.339 m²
DA REDAÇÃO
OMetrô acolheu 809 mulheres em situação de risco de violência ou assédio nas estações desde 2022. Somente neste ano, foram 130 atendimentos às vítimas, que precisam apenas mostrar um “X” desenhado na palma da mão a um dos funcionários das estações para denunciar.
O serviço está disponível em 62 estações das linhas 1, 2, 3 e 15 e os funcionários estão treinados e preparados para agir, dar o primeiro atendimento e encaminhamento necessário. A iniciativa faz parte da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, que o Metrô aderiu ainda em 2020.
O Metrô começou as ações de apoio às mulheres em no-
vembro de 2020, pela estação Santa Cecília da Linha 3 - Vermelha, com seu primeiro espaço dedicado a acolher vítimas de violência doméstica. CPTM
Nas linhas da CPTM as mulheres também têm sido acolhidas por um programa dedicado a combater o assédio e a violência. Entre os anos de 2022 e 2023, 85 delas já estiveram no Espaço Acolher, que funciona em salas em 30 estações das 5 linhas administradas pela Companhia (7,10,11,12 e 13).
Nelas, mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens são acolhidas e encaminhadas para fazer denúncias e tomar demais providências. Estações com salas do Espaço Acolher: Linha 7 - Rubi: Água Branca, Várzea Paulis-
ta, Francisco Morato, Franco da Rocha, Perus, Vila Aurora e Pirituba; Linha 10 - Turquesa – Rio Grande da Serra, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul e Tamanduateí; Linha 11Coral – Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guaianases, José Bonifácio e Dom Bosco; Linha 12 - Safira – Comendador Ermelino, Jardim Romano, Itaquaquecetuba, Itaim Paulista e São Miguel Paulista; Linha 13 - Jade – Aeroporto-Guarulhos. E nas estações de integração: Luz (Linhas 7 - Rubi e 11 - Coral), Brás (Linhas 7 - Rubi, 10 - Turquesa, 11- Coral e 12 - Safira), Tatuapé e Corinthians-Itaquera (Linhas 11 - Coral e 12 - Safira), Engenheiro Goulart (Linhas 12 - Safira e 13 - Jade) e Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7 - Rubi).
O Metrô começou as ações de apoio às mulheres em novembro de 2020