Gazeta do Tatuapé - 2566

Page 1


Os Conselhos Comunitários de Segurança da área da Subprefeitura Mooca estão pleiteando a mudança da base regional da Inspetoria Regional da Mooca da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para um ponto mais centralizado dos seis bairros em que atua. O local seria o antigo pátio da CET na Radial Leste. > VEJA + Página 3

SMART SAMPA Condomínios aderem ao sistema

A Prefeitura de

um passo inédito na ampliação do programa de segurança Smart Sampa. Imagens de câmeras externas de condomínios residenciais começarão a ser integradas ao sistema, considerado o maior de videomonitoramento da América Latina. O pioneiro nessa nova etapa é o Edifício Outeiro dos Pássaros, localizado no Alto da Lapa. >VEJA + Página 4

PARQUE SÃO JORGE Prefeitura vai demolir muro da Marginal Tietê

A Prefeitura vai reconstruir o muro da antiga fábrica da York no Parque São Jorge, no terreno localizado na Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, entre o Parque Piqueri e a Rua São Felipe. O muro será substituído por um gradil. A placa anunciando a obra foi instalada na manhã da última sexta-feira, dia 18. > VEJA + Página 4

São Paulo deu

OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~

Família: um projeto de Deus que

precisa de prioridade

POR MICHEL SIMPLÍCIO

Afamília é um presente Divino, uma representação do amor, do cuidado e da união. No entanto, em meio à correria do dia a dia, é fácil deixar Deus em segundo plano e perder de vista o propósito maior da família: ser um re exo da glória do Criador e um ambiente onde Ele é honrado em todas as coisas. Priorizar Deus na vida familiar não é apenas uma escolha espiritual, mas um fundamento para fortalecer os laços e superar desa os. Mateus 6:33 nos lembra: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Quando colocamos Deus no centro, a família experimenta paz, direção e propósito.

Mas como fazer isso na prática? Algumas ações são fundamentais para fortalecer essa jornada espiritual diariamente, como reunir a família para orar, a m de alicerçar a fé e alinhar os corações dos pais e lhos – não precisa ser algo longo ou formal, basta ter constância e sinceridade. Fazer a leitura da Palavra diariamente também é uma ótima forma: separe momentos para fazer o devocional diário, ler e re etir sobre a Bíblia em família. Escolha um versículo ou uma passagem, discuta seu signi cado e aplique-o à rotina de vocês. Esses hábitos aproximam os membros e ensinam princípios eternos.

Outra maneira de aproximar a família do Criador é cultivar os valores cristãos. É importante ensinar e aplicar o perdão, amor, gratidão e compaixão na rotina – essas atitudes diárias têm mais impacto do que palavras. Colocar Deus como prioridade dentro do lar não é uma necessidade apenas em dias difíceis, mas uma decisão diária de abrir espaço para Ele em todas as áreas.

Quando os membros da família caminham unidos em fé, crescem espiritualmente e encontram forças para enfrentar os desa os com esperança e amor.

Michel Simplicio é teólogo, pastor, ex-jogador de futebol profissional e autor do devocional Priorize Deus

Pequenos e médios varejistas impulsionam a construção civil

Quem nunca recorreu a uma loja de bairro para resolver um aperto no momento de uma obra ou até mesmo para um pequeno reparo necessário do dia a dia? Esses lojistas são essenciais para o mercado uma vez que proporcionam uma segmentação no consumo e, ao mesmo tempo, um contato aproximado dos habitantes de uma determinada localização.

De acordo com o estudo, as lojas com até oito funcionários, faturamento médio de R$ 1 milhão e uma abordagem generalista, atendendo a diversas demandas, desde hidráulica e elétrica até ferramentas e ferragens, são a maioria no país. Essa capilaridade, com lojas localizadas a cada esquina, demonstra a importância do pequeno varejo como elo fundamental na cadeia da construção.

A pesquisa revela um dado surpreendente: 91% dos compradores não realizam pesquisas antes de comprar nesses estabelecimentos e 65% sequer consultam lojas online. Isso reforça o peso da conveniência geográfica no comportamento de compra do brasileiro, que tende a ser mais direto e objetivo — tanto que 97% dos consumidores levam menos de 30 minutos para chegar até a loja.

Outro ponto de atenção é o fato de os clientes darem preferência para marcas fortes e reconhecidas, que influenciam na decisão de compra. Cerca de 30% das lojas de materiais de construção ouvidas no

estudo escolhem as marcas que os clientes mais pedem e 26% escolhem porque consideram a marca mais conhecida. A constatação corrobora os investimentos de grandes companhias em parcerias estratégicas com os lojistas do setor. Vale ponderar que, embora o segmento apresente franco crescimento, com a construção civil gerando empregos ao redor do Brasil, um dos maiores desafios ainda é a capacitação da mão de obra e o investimento em treinamento. Além disso, ações simples como o investimento em um ambiente de loja agradável e estratégico, que estimule a compra por conveniência e desejo, são fundamentais para alavancar as vendas. Outro ponto de ponderação é o fato de que a digitalização não deve ser encarada como uma ameaça, mas uma aliada. Os canais on e off são complementares e essa união pode abrir novas oportunidades para o lojista ter maior alcance e dar mais visibilidade para seu negócio. O pequeno varejo da construção civil tem um papel vital na economia. Sua força é incontestável, uma vez que a proximidade com o cliente e no conhecimento das demandas locais fazem com que eles tenham agilidade e notoriedade. No entanto, para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ir além da tradição. A profissionalização da gestão, aliada à incorporação de novas tecnologias e à conexão digital, é o caminho para construção de um mercado sólido e competitivo.

Bianca Ferarezi é head

Atualizações da Receita Federal sobre a Reforma Tributária

POR NTC&LOGÍSTICA

AReceita Federal do Brasil (RFB), por meio da Portaria RFB nº 549/2025, que instituiu o Piloto da Reforma Tributária do Consumo referente à CBS, está avançando nas tratativas para a implementação da Reforma Tributária do Consumo, com foco na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em parceria com o Serpro.

O Piloto teve início em 1º de julho de 2025, com o primeiro grupo de empresas que têm relacionamento prévio com a RFB, formalizado por meio de Termo de Cooperação, em razão da participação no Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativa Fiscal (CONFIA) ou em processos de homologação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), e que tenham atendido às condições para adesão. A duração estimada do Piloto é até 31 de dezembro de 2026, podendo ser ajustada conforme a necessidade do desenvolvimento.

O objeto do Piloto é testar, validar e aprimorar as soluções tecnológicas e operacionais necessárias para a futura implementação da CBS, que substituirá tributos como PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e parte do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), conforme previsto na Emenda Constitucional nº 132/2023 e regulamentado pela Lei Complementar nº 214/202. O Piloto da

Reforma Tributária do Consumo apresenta características que valem ser destacadas, conforme relacionado abaixo.

• Caráter experimental e colaborativo – O projeto-piloto é não vinculante, não oneroso e exclusivamente colaborativo, sem gerar obrigações tributárias ou direitos diferenciados para as empresas participantes.

• Participação restrita – Empresas convidadas, especialmente aquelas já relacionadas à RFB, via programas como CONFIA (Conformidade Cooperativa Fiscal) e Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), ou indicadas por entidades setoriais, poderão participar do piloto.

• Escalonamento: A entrada das empresas será gradual ao longo do segundo semestre de 2025, acompanhando o desenvolvimento das soluções tecnológicas.

• Mapear processos internos que poderão ser impactados pela CBS, especialmente no que tange à escrituração digital e integração de sistemas.

A RFB, em parceria com o Serpro, realizou e disponibilizou Lives a fim de fornecer as informações necessárias para que as empresas participantes possam operar com segurança e clareza no ambiente de produção restrita.

NTC&Logística é uma empresa atenta às atualizações da Reforma Tributária do Consumo para que as demandas do TRC sejam consideradas durante o período de testes e ajustes do novo modelo tributário

'Tornozeleiras' mais que uma punição, uma humilhação

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

“Tornozeleiras” são mais que um dispositivo de monitoramento: tornaram-se um símbolo de estigma e humilhação. Ao impor o uso desse “anel de ferro moderno”, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, não apenas restringe a liberdade de Jair Bolsonaro, mas expõe sua imagem a olhares de desconfiança e julgamento. Além da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro está sujeito a recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana, vedação de uso de redes sociais, proibição de contato com outros investigados e impedimento de se aproximar de embaixadas — medida tomada para evitar eventual pedido de asilo político nos EUA. Essas cautelares resultam de operação da Polícia Federal, autorizada pelo STF, que cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente e na sede do Partido Liberal, agora investigado por supostos crimes de coação, obstrução da Justiça e atentado à soberania.

No plano político, o uso da tornozeleira insere-se numa trama em que Lula, eleito presidente, teria definido como missão pessoal “vingar-se” de Bolsonaro, incumbindo o STF de articular sua prisão. Alexandre de Moraes figura como peça-chave dessa estratégia, enquanto o ministro Luís Roberto Barroso e outros, como o ex-presidente do STF Dias Toffoli, adotam posturas consideradas contra-

ditórias: ora impondo rigor, ora liberando aliados ou réus notórios (caso do doleiro Alberto Youssef, solto com base em decisões que anularam provas contra Lula). A exposição pública imposta pela tornozeleira eletrônica transforma uma pena alternativa — que poderia ser cumprida discretamente — num espetáculo de vigilância constante. Na prática, quem a usa sofre cerceamento de oportunidades, desgasta relações familiares e sociais e tem a dignidade violada antes mesmo de eventual condenação definitiva.

Enquanto isso, o embate entre Poder Judiciário, STF e potências estrangeiras ganha contornos de crise institucional, em que o “povo brasileiro” figura como principal prejudicado: arcará com custos de um monitoramento intenso e de disputas políticas que não escolheu. Ao mesmo tempo, Lula aproveita-se do cenário para reforçar sua narrativa de combate à impunidade, ao passo que Bolsonaro promete romper as regras — já desrespeitou a proibição de dar entrevistas após deixar a PF — o que pode justificar uma prisão mais rígida.

No desfecho anunciado por seus antagonistas, chega-se a falar num “grand finale”: a previsão de que Bolsonaro venha a cumprir pena atrás das grades. Porém, permanece a questão central: até que ponto a tornozeleira eletrônica, enquanto símbolo de punição pública, respeita a dignidade e os direitos fundamentais de qualquer cidadão?

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

Usuários aplaudem a remoção dos ambulantes da estação Tatuapé

DA REDAÇÃO

Após a remoção dos ambulantes da Estação Tatuapé do Metro no último dia 11, aquilo era um verdadeiro mercado persa, como foi chamado várias vezes pela imprensa. "Era uma montoeira de barracas e bancas de ambulantes que, há tempos, tanta perturbação causaram ali. Para os ambulantes aquilo se tornava bom meio de ganhar seu pão de cada dia; para uma multidão de usuários desses terminais de ônibus, a coisa não era já muito confortável, e tal situação causou muitas reclamações. Não parecia fácil retirar dali os ambulantes. Mas, segundo o porta-voz do Metrô, a Cia. do Metropolitano fez um acordo com os ambulantes para desocuparem o local, e com esse acordo, aqueles ambulantes se retiraram sem óbices. É verdade que depois de se retirarem, alguns "boyes" (ou anarquistas) - afirma o porta-voz tentaram "bagunçar", mas, logo se acalmaram, "atendendo a apelos da polícia", disse o informante. Na Estação Belém, agora também deso-

PIU ARCO TIETÊ Consulta

cupada pelos ambulantes, a limpeza se deu da mesma forma, como informou o porta-voz do Metro adiantando que na segunda-feira (dia 15), idênticas operações seriam feitas desatravancando estações do ramal Sul do Metrô. Os usuários do Metro aplaudiram tal medida, pois os ambulantes e suas mercadorias não condiziam com a finalidade que foi construído, transportar rapidamente o maior número de pessoas. UMA PONTE METÁLICA NA VILA NHOCUNÉ Uma ponte metálica, a primeira nesta capital, foi inaugurada nesse sábado, ontem, dia 20 na Vila Nhocuné, ou melhor, no Jardim São José, pois está construída sobre o córrego, na avenida Esperantinópolis, divisa das Regionais Penha e Itaquera. O ato da inauguração foi a partir das 11,00 horas, presentes o governador Montoro, o prefeito Mário Covas, o senador Fernando Henrique Cardoso, os secretários municipais, Arnaldo Queiroz e Silva (de Vias Públicas) e Sampaio Dória (das Administrações Regionais), outras autoridades inclusive os administradores regionais Pedro Camilo Neto (da Penha) e José Carlos Moreira Wellausen (de Itaquera-Guaianases).

participação para debater a iniciativa.

APrefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SP Urbanismo, ampliou o prazo para que a população contribua na consulta pública on-line do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Tietê. A plataforma Participe+ permanecerá aberta até 31 de julho para receber sugestões dos munícipes.

A plataforma participativa apresenta uma versão atualizada do Diagnóstico Econômico e Territorial do plano urbanístico e busca colher impressões da população e de diferentes atores sociais sobre as transformações recentes no território, as intervenções desejadas e canais de

ENTENDA O PIU ARCO TIETÊ Transformar uma área historicamente marcada por processo de urbanização incompleto, com barreiras viárias, galpões vazios e desigualdades sociais, econômicas e ambientais, em um novo polo de moradia acessível, transporte eficiente e qualidade ambiental. Essa é a proposta da Prefeitura de São Paulo com o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Tietê. Com cerca de 3.600 hectares — o equivalente a 2,3% do território da capital — o plano abrange a planície fluvial do Canal do Rio Tietê e trechos de 14 distritos, como Lapa, Barra Funda, Pirituba, Santana, Vila Maria e Tatuapé. O objetivo é

propor instrumentos e projetos de reorganização de desenvolvimento deste território, atrair investimentos e melhorar a vida de quem vive, trabalha e circula pela região. O PIU Arco Tietê prevê uma série de intervenções, como a recuperação de áreas ociosas, construção de moradias populares, qualificação da mobilidade sustentável, novos eixos viários e ampliação de áreas verdes e de equipamentos públicos. Todas essas ações estão articuladas com políticas públicas e projetos que buscam requalificar o território, promovendo a integração entre bairros, facilitando o acesso ao transporte público e incentivando o uso sustentável do solo e dos recursos naturais.

de produto da Juntos Somos Mais

www.gazetavirtual.com.br

COTIDIANOFATOS 3

O local

é o antigo

Consegs

SEGURANÇA

da região se mobilizam

por volta da base da GCM ao Tatuapé

Entidades pleiteiam utilizar espaço localizado na Radial Leste

Os Conselhos Comunitários de Segurança da área da Subprefeitura Mooca estão pleiteando a mudança da base regional da Inspetoria Regional da Mooca da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para um local mais centralizado dos bairros em que atua.

A região coberta pela Inspetoria Regional da Mooca (IRMO) é composta por seis distritos: Tatuapé, Água Rasa, Belém, Brás, Mooca e Pari que, somados, representam uma área de 35,2 quilômetros quadrados e é habitada por uma população de mais de 377 mil pessoas.

ESTRATÉGIA OPERACIONAL

Segundo Eduardo de Almeida, presidente do Conseg Parque São Jorge, o objetivo é trazer a base para um ponto mais central, facilitando assim a logística e a

mobilidade de viaturas e agentes, já que a base atual foi transferida para um prédio localizado na Avenida do Estado, 3.350, ao lado do Parque Dom Pedro II, que fica na área da Subprefeitura Sé.

Na última sexta-feira, antes do fechamento desta edição, utilizamos um aplicativo de navegação e trânsito para simular um atendimento na Rua Antônio de Barros, 2.900, um dos pontos mais longínquos cobertos pela atual base. A distância é de 10 quilômetros e o tempo de chegada foi de 34 minutos.

ABAIXO-ASSINADO

Na semana passada, Almeida esteve em companhia da presidente do Conseg Mooca, Sandra Molina, visitando a base regional da Inspetoria Regional Mooca. Eles foram recebidos pelo comandante da IRMO, inspetor Aldrei Cardoso Nonato, e “apre-

Projeto

Equipamentos de alta tecnologia permitem a coleta biométrica para emissão da Carteira de Identidade Nacional

sentaremos questões ligadas a ronda e patrulhamento. Diante das dificuldades em atender as demandas ligadas a segurança urbana nos seis distritos só reforça a necessidade da base estar mais próxima desses distritos”, ratifica Almeida. A saída encontrada em comum acordo pelos presidentes dos oito Consegs atuantes na região foi o de organizar uma manifestação popular por meio de um abaixo-assinado para reivindicar a mudança. O local sugerido é o antigo pátio da Companhia Engenharia de Tráfego (CET), que fica na Rua Vilela, 578, esquina com a Avenida Conde de Frontim e ao lado da estação Carrão do Metrô.

Para participar do abaixo-assinado, basta acessar o link que encontra-se em destaque em nosso portal www.gazetavirtual.com.br

APolícia Civil de São Paulo iniciou um projeto piloto que permite realizar a identificação civil de recém-nascidos por meio da biometria e emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda na maternidade. A portaria da Delegacia Geral de Polícia autorizando a implantação do serviço foi publicada no Diário Oficial do Estado. O Programa de Identificação Civil Neonatal, pioneiro no país, pretende garantir a inclusão formal da criança nos cadastros civis desde os primeiros dias de vida. Além disso, é uma ferramenta no combate ao tráfico de pessoas e ao desaparecimento de crianças.

Coordenada pelo IIRGD, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, a ação está ali-

nhada ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina a obrigatoriedade da identificação dos recém-nascidos por parte dos estabelecimentos de saúde, especialmente das famílias em situação de vulnerabilidade. O novo programa amplia esse direito, fazendo a integração com os sistemas civis de identificação com segurança e validade nacional. PILOTO

Na capital paulista, o projeto foi implementado inicialmente no Hospital do Servidor Público Estadual. Para maior privacidade e efetividade do projeto, foi criada uma sala modelo de identificação civil estruturada e disponibilizada pelo hospital, conforme as diretrizes técnicas definidas pelo IIRGD. O espaço conta com equipa-

mentos de qualidade, alta tecnologia e profissionais capacitados. “As informações biométricas e biográficas do recém-nascido serão protegidas nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados”, informou o delegado. A coleta biométrica é realizada por meio de um coletor que recolhe as papilas digitais do recém-nascido entre 12 a 24 horas após o parto. O processo inclui a captação da imagem da criança para a emissão da CIN. Segundo a portaria que regulamenta o programa, ele funcionará em caráter experimental por 180 dias, período em que será avaliada a viabilidade técnica e institucional. Assim, atuará como referência para, futuramente, ser expandido para outras maternidades do estado.

Na capital paulista, o projeto foi implementado inicialmente no Hospital do Servidor Público Estadual
sugerido
pátio da Companhia Engenharia de Tráfego (CET), que fica na Rua Vilela, 578, esquina com a Avenida Conde de Frontim

4 COTIDIANOFATOS

PARQUE SÃO JORGE

Prefeitura

vai demolir muro da Marginal Tietê

Inclinação da estrutura está colocando em risco a segurança de veículos e pedestres

APrefeitura vai reconstruir o muro da antiga fábrica da York no Parque São Jorge, no terreno localizado na Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, entre o Parque Piqueri e a Rua São Felipe. O subprefeito da Mooca, coronel Marcus Vinícius Valério, informou serão realizados os serviços de implantação de

Tietê naquele trecho. O caso, inclusive, já foi objeto de reportagens da Gazeta OBRA COMPLEXA

Segundo Valério, “as ações previstas incluem a retirada de terra acumulada sobre o muro, a construção de um novo talude com proteção contra erosões, a instalação de um sistema para escoar a água da chuva, a colocação de grades para cercar a área e a reconstrução da calçada que foi danificada”, destaca. O subprefeito disse ainda que precisará ser feito movimento de terra e, caso seja necessário a retirada de alguma árvore, a prefeitura terá de fazer a compensação ambiental exigida por lei pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

VIGILÂNCIA Condomínios residenciais passam a integrar sistema Smart Sampa

Com a entrada de condomínios residenciais, a Prefeitura amplia capilaridade da vigilância urbana, reforçando a prevenção e combate à criminalidade

APrefeitura de São Paulo deu um passo inédito na ampliação do programa de segurança Smart Sampa. A partir deste mês, imagens de câmeras externas de condomínios residenciais começam a ser integradas ao sistema, considerado o maior de videomonitoramento da América Latina.

O pioneiro nessa nova etapa é o Edifício Outeiro dos Pássaros, localizado na Rua Presidente Antônio Cândido, no Alto da Lapa. O condomínio irá compartilhar, de forma voluntária, as imagens de três câmeras posicionadas para vias públicas com a central de monitoramento do Smart Sampa.

SEGURANÇA

Ele afirma ainda que durante os trabalhos, serão seguidas etapas que garantam a segurança dos operários e dos pedestres, principalmente durante a escavação e demolição do muro. Após isso, o local será estabilizado, compactado e coberto com grama para evitar novos deslizamentos. Ao final, será feita a drenagem com canaletas e o espaço será fechado com muro e gradil, além da recuperação completa da calçada, devolvendo as condições seguras de circulação para todos. A obra, que se iniciará no início de agosto, será realizada pela FBF Construções e Serviços Ltda e terá o preço global de R$ 536.705,43. O prazo do contrato para conclusão das obras é de 90 dias.

A adesão foi formalizada após o síndico do prédio manifestar interesse por meio do portal da Prefeitura. A proposta passou por análise documental e verificação técnica dos equipamentos por parte da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que aprovou o credenciamento no fim de junho.

AMPLIAÇÃO

Atualmente, o Smart Sampa já conta com 31,3 mil câmeras ativas instaladas em pontos estra-

mento Público” do programa, desde que os equipamentos estejam voltados para áreas públicas. Outras 37 empresas já aderiram ao sistema. No caso dos condomínios, é necessário apresentar documentação como RG e CPF do síndico, CNPJ da unidade,

tegrantes de facções criminosas e da máfia chinesa, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional. O sistema utiliza algoritmos avançados capazes de gerar aler-

A Prefeitura tem incentivado empresas, concessionárias e cidadãos a aderirem ao “Chamamento Público” do programa
A ação é realizada após reclamações da comunidade sobre o perigo de desabamento do muro

CULTURAARTES

Clássico das nove

A trama de “Fina Estampa” ganhará uma reprise no Globoplay Novelas. A produção escrita por Aguinaldo Silva estreia no dia 18 de agosto. O folhetim contou com Lilia Cabral, Christiane Torloni e Marcelo Serrado no elenco.

Números da estreia

A estreia do novo “reality” de gastronomia da Globo, “Chef de Alto Nível”, elevou a audiência da emissora no horário. Foram 13 pontos de audiência e 28% de participação em São Paulo, um aumento de 18% na média da faixa horária em relação às quatro terças-feiras típicas anteriores. No Rio de Janeiro, o programa marcou 18 pontos de audiência com 34% de participação, um crescimento de 38% na mesma comparação.

Agenda corrida

Após “Família é Tudo”, Gabriel Godoy participará do humorístico “Volte Sempre”, do Multishow. A produção estreia na próxima segunda, dia 21. O ator também poderá ser visto na trama de “Dona Beja”, novela original HBO Max. O folhetim ainda não data de estreia prevista.

Trio de peso

Rodrigo Santoro, Bruno Mazzeo e Lucas Agrícola serão os protagonistas da minissérie “Brasil 70, A Saga do Tri”, original Netflix. O trio viverá João Saldanha, Zagallo e Pelé, respectivamente. O projeto da O2 Filmes retratará a campanha da equipe nacional brasileira de futebol rumo ao tricampeonato no mundial de 1970.

Doce disputa A nova temporada de “Bake Off Brasil – Mão na Massa” chegará ao SBT no dia 9 de agosto. Com apresentação de Nadja Haddad, a produção contará com a “chef” confeiteira Beca Milano e o “chef” Giuseppe Gerundino no time de jurados.

Mundo do futebol Marcelo Adnet estará no elenco da minissérie “Brasil 70, A Saga do Tri”, original Netflix. A produção retrata a campanha da equipe nacional brasileira de futebol rumo ao tricampeonato no mundial de 1970.

Mais esportes

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2026 contarão com transmissão do SporTV. Milão, famosa pela estação de esqui em Cortina d’Ampezzo, será a cida-

FCanal

Zap

Estreia do dia

Hora de decidir

POR CAROL BORGES no universo dos pequenos negócios com leveza e irreverência. “Martina é uma extremamente positiva, a ponto de beirar uma positividade tóxica. Acredita que pode transformar a vida das pessoas com os aprendizados que adquiriu, mas, na prática, nem ela mesma consegue sair do lugar. Enquanto tenta guiar os outros, sua própria vida não decola”, explica.

abíula Nascimento tem se dedicado aos projetos curtos. Nesta segunda, dia 21, a atriz estreia no elenco do humorístico “Volte Sempre”, do Multishow, em que vive a positiva Martina. Com esquetes rápidas, personagens carismáticos e situações que todo brasileiro reconhece, o programa mergulha

de-sede e as disputas acontecem entre os dias 6 e 15 de março do ano que vem.

Dia de festa

O “Galvão e Amigos” contará com uma edição especial. Nesta segunda, dia 21, a produção comandada por Galvão Bueno celebra os 75 anos do narrador.

Na cozinha

O SBT começou a gravar uma nova temporada do “Bake Off Brasil – Celebridades”. O programa tem estreia prevista para dezembro.

Primeiros passos

O filme “Antártida”, nova longa produzido nos Estúdios Globo, contará com roteiro de Claudia Jouvin. A produção será estrelada por Andrea Beltrão.

Perguntas e respostas

Marisa Orth participa do “Acerte ou Caia!” neste domingo, dia 20. Além da atriz, o programa apresentado por Tom Cavalcante também receberá o ator Oscar Magrini.

Casa nova

O Disney+ e o SBT fecharam uma parceria para a exibição da nova temporada do “The Voice Brasil”. Após a exibição semanal

(Prime)

de cada programa, o público terá um conteúdo especial com cerca de 20 minutos exclusivos no serviço de “streaming”. Os programas também ficarão disponíveis na íntegra na plataforma. A nova temporada do “reality show” musical contará com Boninho na função de “showrunner”.

Mais mudanças

A trama de “A Caverna Encantada” ganhará novo horário de exibição novamente. A partir da próxima segunda, dia 21, o folhetim infantojuvenil irá ao ar às 17 horas.

Seleção de talentos

A nova temporada do “Estrela da Casa” estreia no dia 25 de agosto. Com apresentação de Ana Clara, o “reality show” também contará com o cantor Michel Teló na função inédita de mentor, acompanhando de perto a jornada dos participantes, que vão treinar suas habilidades e disputar entre si para ver quem se torna a mais nova estrela da música.

No elenco

Tefo Mion, filho do apresentador Marcos Mion, estará na segunda temporada da série “O Dia Em Que A Minha Vida Mudou”, do Gloob. A produção estreia no próximo dia 21 de julho.

A terceira e última temporada de "O Verão Que Mudou a Minha Vida" estreia no Prime Video. A série é um drama multigeracional que gira em torno de um triângulo amoroso entre uma garota e dois irmãos, a relação em constante evolução entre mães e filhos e o poder duradouro de uma forte amizade feminina. É uma história de

amadurecimento sobre o primeiro amor, a primeira decepção e a magia de um verão perfeito. A temporada explora o desenvolvimento do relacionamento de Belly com Jeremiah, já que ela e Conrad terminaram no final da segunda temporada. Steven e Taylor também devem ter mais destaque, já que eles finalmente ficaram juntos no final da segunda temporada.

No meio do nada

(HBO Max) No terror "Sangue Possuído", que acaba de chegar ao HBO Max, após a morte de uma jovem em uma comunidade religiosa isolada, um grupo de adolescentes reúne sua coragem e libera seus

instintos mais obscuros para combater o culpado pelo crime: uma série de entidades malignas que habitam a montanha. No elenco, Sarah-Maxine Racicot, Michael Wittenborn, Summer H. Howell e Greg Bryk.

Fabíula Nascimento

VITRINENEGOCIOS

campanha solidária

Terceira edição do Wish Dish

AMake-A-Wish Brasil, organização que realiza sonhos de crianças com doenças graves, irá promover a terceira edição do Wish Dish durante todo o mês de julho. Na campanha solidária global, a ONG reúne estabelecimentos gastronômicos para ajudarem na concretização de novos sonhos, levando, assim, a sua missão ainda mais longe. Neste ano, a iniciativa conta com a participação de 18 nomes, que se distribuem por mais de 50 endereços entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Goiás e Distrito Federal. Com restaurantes de diferentes gastronomias, pizzarias, cafeterias e hamburguerias, no Wish Dish, os espaços irão destinar um percentual das vendas de um prato especial do cardápio ao trabalho da Make-A-Wish® Brasil. A ação, que também acontece em outras afiliadas da organização pelo mundo, abrange grandes nomes gastronômicos nesta edição, como Rede Frango Assado, Grupo Alife (Ninetto, Nino, Forno da Pino e Peppino) e Pizzaria Veridiana. Nas últimas edições, o Wish Dish recebeu 20 parceiros e vendeu mais de nove mil pratos. Agora, com um número maior de casas e estados participantes, a ONG busca reforçar a sua presença e atuação no País, onde já realizou mais de 3.800 sonhos. “É com muito orgulho que seguimos em mais uma edição do Wish Dish, uma campanha tão especial que busca conectar os brasileiros por um meio que todos gostam: a gastronomia. Diante de um prato, não estaremos realizando apenas uma refeição, e sim, contribuindo para a vida de milhares de crianças e suas famílias, com esperança, força, alegria e, claro, novos sonhos”, destaca Juliana Ayrosa, CEO da Make-A-Wish Brasil.

Confi ra, abaixo, a lista de estabelecimentos gastronômicos participantes em São Paulo e seus respectivos pratos:

Sassá Sushi - Combo Premium (16 peças especiais e 2 entradas)

Cabruca - Bolinho de estudante

The New York Coff ee - Croque Monsieur

Yescakes - Ovos Beneditinos

Peixe Ao Cubo - Poke Ao cubo

Futuro Refeitorio - Fusilli ao Pesto do Jardineiro

Meliá - Hotel São Paulo Tatuapé - Crepe com creme de maçã e sorvete de canela

Meliá - Hotel São Paulo Nações Unidas - Saint Peter Grelhado com Tartar de Banana da Terra

Rodeio Restaurante - Panqueca Caramelada

Veridiana Pizzaria - Pizza Zucchini

Deus Café - Gnocchi

The Cave - Mac N’ Cheese

Com 18 nomes confirmados, ao longo de julho, iniciativa irá arrecadar fundos para a realização de sonhos de crianças com doenças graves
Pizza Zucchini da Veridiana Pizzaria
Crepe com creme de maçã e sorvete de canela do Meliá - Tatuapé

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.