
1 minute read
COTIDIANOFATOS
Água não tem escoamento suficiente e situação irá se agravar sem ações estruturais
Rua Com Enchentes
Advertisement
Moradores e Prefeitura não se entendem sobre a Arnaldo Cintra
Residenciais com cerca de 3 mil condôminos são prejudicados há vários anos
Omorador da Rua Arnaldo Cintra, no Parque São Jorge, Leonardo Batista Ferreira, voltou a denunciar o descaso da Prefeitura com cerca de 3 mil moradores dos condomínios Vivace Club e Vivace Park. Segundo ele, o órgão, em nenhum momento, trata do direcionamento de obras contra enchentes para as proximidades da Marginal Tietê. O tema vem sendo debatido há anos e faz parte de inúmeros encaminhamentos à Subprefeitura Mooca e à própria Secretaria das Subprefeituras.
A cobrança mais recente foi registrada pelo próprio Ferreira quando, em 12 de maio deste ano, enviou para a Sub Mooca a seguinte solicitação: “Sobre o desvio de verba referente ao projeto já aprovado para acabar com a enchente na Rua Arnaldo Cintra, 454. Os chamados e apelos de início e conclusão das obras foram fechados. Após enviar e-mails com cópias para vários setores públicos, foi reforçada a reclamação número 30452372, com todas as evidências possíveis. A resposta foi que o serviço tinha sido executado, o que não é verdade, pois, em 13 de abril deste ano, foram gravados diversos vídeos dos alagamentos. Portanto, peço encarecidamente o andamento do projeto”. Em seguida a Prefeitura divulgou ao morador o seguinte retorno: “Em resposta oferecida a esta Ouvidoria, através da informação SUB-MO/CMIU/SLP Nº 084491702, o órgão competente noticia as providências tomadas quanto ao caso em tela: ‘informo que o serviço foi executado no último dia 6 de junho’”. Fato é, conforme Ferreira, que os órgãos municipais insistem em argumentos evasivos, já que as pes- soas prejudicadas estão falando de ações estruturais, enquanto a Prefeitura se detém à limpeza paliativa.
O prefeito Ricardo Nunes afirmou ter em m os o mapa de drenagem da cidade e também R$ 1,5 bilhão no orçamento para continuar com as ações antienchentes. Agora, resta saber se Nunes tomou conhecimento da existência de um projeto para as obras de drenagem e captação de guas superficiais atrav s de tubulações na Rua Arnaldo Cintra.
A informação, surgida a partir da Sub Mooca, alertou que bastaria captar os recursos de execução para o plano se tornar realidade. A obra mais recente realizada no endereço foi uma ação emergencial em um ramal de escoamento de água pluvial. O equipamento havia apresentado uma obstrução em um trecho que liga as bocas de lobo a um poço de visita.