
2 minute read
Moradores denunciam serviços de tapa-buraco. SMSUB acusa Sabesp
Só a Rua Lituânia recebeu intervenções em quatro pontos diferentes

Advertisement
Moradores da Mooca acusam determinados prestadores de serviço de tapa-buraco por estarem, segundo eles, desviando recursos públicos. A reclamação depõe sobre equipes que chegam a determinados endereços e, sem que haja a necessidade do serviço, as máquinas abrem um buraco e fecham novamente, contabilizando o mesmo como obra entregue.
Helio Nozaki Cano é o novo diretor superintendente da Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo. Ele assumiu o cargo no lugar de Edson Roberto Grandesso. Com extensa experiência na área de odontologia, o superintendente é dentista, especialista em prótese e reabilitação oral. Empresário, ele também é diretor clínico da PrezOdonto, além de mentor do Grupo Qualidade em Saúde. Cano ainda figura entre os membros da ADA (American Dental Association) e é mestre maçom grau 19. iante do novo desafio, o superintendente, que estará no posto durante a gestão 2023/2025, revelou que seu principal objetivo é dar voz aos comerciantes. Dessa forma, Cano terá um conhecimento mais amplo a respeito das necessidades dos empreendedores. “Nesse sentido, pretendo estreitar os laços com as empresas para que elas possam aproveitar todos os serviços oferecidos pela Distrital”, adiantou. Quanto mais o comércio estiver fortalecido, mais moderno, tecnológi- co e acolhedor será o Tatuapé. Desde 1991, os comerciantes do Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, Anália Franco, Sapopemba, Aricanduva, São Mateus e região recebem o apoio da Distrital Tatuapé. Nos últimos anos, a região lidera o número de lançamentos imobiliários e vem passando por grandes transformações com o surgimento de novas opções comerciais. Entre os serviços prestados pela distrital estão: plataformas digitais, servi os financeiros, ortal do MEI, o ACCrédito, Plano Mulher Empreendedora, Serviços da Junta Comercial, Posto da Receita Federal e a Legalização de Empresas. O órgão também disponibiliza os conselhos de empreendimento voltados às mulheres, à cidadania e civismo, aos jovens e ainda s pessoas com deficiência.


A ACSP Tatuapé localiza-se no Largo Nossa Senhora do Bom Parto, 163. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3180-3455, 3180-3456 e 977645883. O local ainda recebe sugestões pelo e-mail: dtatuape@acsp. com.br, Facebook ou Instagram.

Os endereços são os seguintes: Rua Lituânia, 432, 690 e 636. Além desses, o centro da rotatória existente na Rua Lituânia, esquina com a Rua Rui Martins, passou pelo mesmo problema. Reclamantes, como omeu scanhoela, afirmaram não haver explicação para os serviços realizados. Apesar disso, gostariam de respostas da Secretaria das Subprefeituras sobre o acompanhamento das obras e a empresa que atendeu o endereço indicado. Escanhoela também questionou a necessidade de tantos serviços na mesma
As intervenções são feitas sem que haja nenhum tipo de comunicação com quem vive na região rua, que tinha acabado de passar por recapeamento. or fim, ele quis saber se a empresa segue prestando serviços e se está sendo fiscali ada.
O OUTRO LADO
A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) informou que todas as intervenções realizadas na Rua Lituânia e
Rua Rui Martins foram realizadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Segundo a SMSUB, a Rua Lituânia foi recapeada em 2019 e está na garantia. Portanto, toda intervenção na via precisa atender as legislações vigentes, sendo elas: a Lei 13.614/2003, os Decre- tos 58.756/2019, 59.108/2019, 59.671/2020 e a Instrução de Reparação (IR) 01/2018.



A secretaria relatou que, quando constatado que os reparos realizados por concessionárias não estão de acordo com as normas, as empresas são acionadas a retornarem ao local para fazer a readequação da via. Conforme o órgão, esse tipo de intervenção, realizado pelas concessionárias, visa acessar o subsolo. Sobre o asfalto, a pasta adiantou que realiza o controle de qualidade das vias, garantindo que as ruas recentemente recapeadas tenham maior durabilidade com intervenções adequadas. Caso sejam constatadas irregularidades no reparo, a concessionária será acionada novamente e, se persistir, além de refazer a obra, ela é autuada. Neste ano, foram lavradas 494 multas, no valor total de R$ 23.523.204,70, para as concessionárias devido à demora e por reparos fora do padrão estabelecido na lei.
Moradores chegaram a ficar felizes, pois acharam que fariam um jardim de chuva na rotatória
