Gazeta da Zona Leste - 1929

Page 1


GAZETA DA ZONA LESTE

Aventura, mistérios e reviravoltas

Os recessos de verão são muito aguardados por quem rala durante todo o ano, mas a promessa de dias de descanso ininterrupto também apresenta um risco - principalmente na era digital. Por isso, separamos três indicações de leitura que vão estimular a imaginação e a curiosidade, transformando o seu período de folga em uma viagem a mundos cheios de aventura, mistérios e reviravoltas. > VEJA + PÁGINA 5

fique ainda + conectado com a região:

A crescente onda de virose na Baixada Santista, a falta de água no litoral norte e os arrastões ocorridos no Guarujá preocupam a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo. A entidade, que representa mais de 500 mil empresas, recebeu relatos de cancelamentos de reservas nesta temporada e teme prejuízos no turismo. > VEJA + PÁGINA 6

RESULTADO DO ENEM

O resultado do Enem que está previsto para ser divulgado amanhã, dia 13, permitirá que os estudantes concorram a vagas em instituições de ensino de qualquer região do País, fomentando a diversidade cultural e promovendo o intercâmbio de experiências entre diferentes contextos sociais e econômicos > VEJA + PÁGINA 5

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

RECEITA

ÉPerigo

fato que o número de mortes no trânsito é assustador. No entanto, não vemos com clareza se essas falhas estão sendo corrigidas. Como não é possível apontar culpados diretamente, sem provas, é preciso avaliar a nossa relação com os veículos, sejam motos, carros, ônibus e caminhões. Lembrando que as bicicletas também começam a entrar com força no plano de mobilidade. Que tipo de objetivos tem o aluno quando procura uma autoescola? Ele quer ter um carro, uma moto ou os dois? Quer dirigir pro ssionalmente, guiando veículos de carga ou de passageiros? São perguntas que talvez o professor possa fazer durante o curso de condutor, mas, com certeza, não é uma regra. Geralmente são apresentados os conteúdos teóricos de trânsito, como leis e sinalizações.

Se o aprendiz consegue uma boa nota na avaliação, vai para a parte prática de direção.

Em espaços controlados, o candidato a motorista conhece o funcionamento do veículo, como faróis, lanternas, espelhos retrovisores, setas e pedais de embreagem, freio e de aceleração. Em seguida, sob supervisão, administra as primeiras marchas, que são as menos velozes. Quando terminam as aulas, vem a prova de direção. Quem passa está apto a obter a CNH. A partir daí, o ex-estudante e pretenso condutor está livre para fazer o que a sua consciência direcionar. O problema é que, nem sempre, esse motorista irá praticar a direção segura. Utilizando esse contexto como parâmetro, esse ex-tutelado, que está nas ruas agora, deveria ter total condição de exercer todos os ensinamentos a ele transmitidos. Sim, mas, infelizmente, não é a realidade. Em algum ponto parece que há uma ruptura entre o conhecimento e a sua utilização no trânsito. Em muitos casos, temos a impressão de que a CNH é uma autorização sem limites. Com isso, vemos que a noção de trânsito e de suas leis devem ser apresentadas às crianças no primeiro momento em que elas conseguirem entender o processo. Depois, a ideia de respeito e empatia entre motoristas, pedestres e ciclistas precisa ser retomada ano a ano, sem descanso. Caso contrário, vamos continuar construindo um tráfego cada vez mais violento. Com uma circulação cada vez maior de motociclistas nas vias, por exemplo, a quantidade de acidentes ultrapassa qualquer parâmetro. Nesses casos, quando as pessoas não morrem cam com sequelas físicas para o resto da vida. Motoristas que ingerem bebidas alcoólicas e depois dirigem acabam com suas vidas e a de várias famílias. Outros que usam drogas para se manterem acordados também causam acidentes gravíssimos e sequer têm consciência do que estão fazendo. Estamos muito atrasados em relação às atitudes necessárias para conter o avanço da irresponsabilidade.

O tempo passa e continuamos banalizando vidas perdidas para a ignorância, o egoísmo e a vaidade. Tudo porque não queremos investir em mais educação, convívio e altruísmo.

FEDERAL Novas regras para monitoramento de PIX e cartões em 2025

Apartir de 1º de janeiro de 2025, a Receita Federal implementou a Instrução Normativa RFB nº 2.219/2024, ampliando o monitoramento das transações financeiras no Brasil. Essa medida visa reforçar o combate à evasão fiscal e promover maior transparência nas operações financeiras. Anteriormente, apenas instituições financeiras tradicionais, como bancos e cooperativas de crédito, eram obrigadas a reportar informações sobre as movimentações financeiras de seus clientes. Com a nova normativa, a obrigatoriedade se estende também às operadoras de cartões de crédito e às instituições de pagamento, incluindo bancos digitais e aplicativos de pagamento. Essas entidades devem informar à Receita Federal todas as transações que excedam R$ 5 mil mensais para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Os dados serão enviados semestralmente por meio da e-Financeira, sistema eletrônico que integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Para os contribuintes, essa mudança implica na necessidade de maior rigor na organização e declaração de suas finanças. Movimentações financeiras que ultrapassem os limites estabelecidos serão monitoradas, e eventuais discrepâncias entre os valores movimentados e os declarados podem resultar em sanções, como multas que variam de 75% a 150% do valor não declarado.

EVITE PROBLEMAS

• Organização Financeira: Mantenha registros detalhados de todas as transações

Qfinanceiras, especialmente aquelas que se aproximam ou excedem os limites estabelecidos.

• Declaração de Rendimentos: Assegure que todos os rendimentos sejam devidamente declarados no Imposto de Renda, incluindo valores recebidos por meio de Pix ou cartões de crédito.

• Consultoria Profissional: Considere buscar orientação de um contador ou consultor financeiro para garantir conformidade com as novas exigências e evitar inconsistências.

OBJETIVOS DA MEDIDA

A ampliação do monitoramento busca alinhar o Brasil a padrões internacionais de transparência fiscal, como o Common Reporting Standard (CRS), além de fortalecer o combate à sonegação e evasão fiscal. Ao ampliar a base de dados e incluir novas entidades no processo de reporte, a Receita Federal pretende aumentar a eficiência na identificação de irregularidades e assegurar o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. A implementação da Instrução Normativa RFB nº 2.219/2024 representa um avanço significativo no controle das movimentações financeiras no País. Os Contribuintes devem estar atentos às novas obrigações e buscar adequar-se às exigências para evitar penalidades.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente eleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

espaço do sindico

Cuidar é um presente

uando se pensa na função de síndico, logo ela é relacionada com uma série de responsabilidades civis e criminais, além dos mais diversos cumprimentos da legislação e das obrigações administrativas inerentes ao cargo.

Para Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH, é preciso dizer que as atribuições do síndico vão além, uma vez que ele também atua como representante, como um líder de uma coletividade.

“Nesse conjunto de atribuições, inclusive, a questão humana é justamente a mais complexa a ser executada. Até porque, a gestão do síndico afeta a vida de todos diretamente, tanto de moradores quanto de funcionários que atuam no condomínio”, reforçou Karpat.

Em tempos de redes sociais e de comunicação veloz, embora não seja parte obrigatória em termos legais do cumprimento do dever do síndico, a responsabilidade social e a mediação de conflitos entre moradores ganharam força em suas atribuições.

Diante do aumento de ocorrências de intolerância e de discussões, por vezes exacerbadas, o síndico segue fazendo a sua parte na missão de resgatar a harmonia e a paz no ambiente condominial. Quando se trata de responsabilidade social do síndico, ela também entra no aspecto positivo do âmbito de relações pessoais, qual seja a busca por maior sociabilização e integração entre os moradores. Nesse sentido, síndicos atentos a esse cuidado conseguem perceber que, quanto maior for a integração entre os moradores, menores são as probabilidades de conflitos.

Existem várias situações em que o gestor condominial pode aproveitar para organizar esse tipo de confraternização. Contudo, cada momento deve ser bem conversado, inclusive ser debatido em assembleia para buscar a aprovação da maioria, além de ser muito bem formatado e organizado.

O movimento de integração, inclusive, pode ultrapassar os muros do condomínio. Pode abranger o entorno, como o comércio do bairro, através de acordos interessantes para os dois lados.

“Imagina que bacana se a comida do evento realizado dentro do condomínio fosse disponibilizada por algum restaurante da região, incentivando a economia local? Claro, para isso acontecer sem riscos e sem desconfiança de qualquer tipo de favorecimento, também seria interessante que a ideia fosse amplamente aprovada pelos condôminos antes de ser colocada em prática”, frisou o especialista.

Uma administração afinada revela a proximidade com os desejos dos condôminos. Ao mesmo tempo, favorece comemorações que fortalecem os laços de amizade. Entre elas estão os aniversários dos donos de apartamentos e funcionários. Comer um bolo, cantar parabéns e conhecer melhor os vizinhos tem um valor inestimável. Só mesmo quem participa pode perceber o quanto é gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas. Até porque todos sabem que também vão receber uma festinha, além de muitos abraços. Gestos de fraternidade são sempre bem-vindos.

EDUCAÇÃO E CULTURA

Modelando pepinos para um futuro melhor

POR DON POLICARPO

Já se dizia, tempos atrás, que “é cedo que se desentortam os pepinos”, quando o assunto era educar crianças. Uma alusão perfeita se pensarmos somente no pepino que cresce na terra e se desenvolve, mas quando o assunto é educação, “não formal”, aquela que vem de casa, os ditos populares precisam passar por reciclagens e atualizações. A cultura oral já nos ensinou que o seio familiar é o nosso primeiro contato com ensinamentos, sendo na sala de casa, que a forja, dá a forma de como será o resto de nossas vidas. Como podemos perceber, educação e cultura são parceiros e transversais, conversam o tempo todo e nos mostram que não há polaridades entre educar e aculturar, pois aprendemos de forma igual, fora dos bancos escolares e levaremos por onde formos.

Diferentemente de Jean Piaget, Maria Montessori, Auguste Comte, que pensaram educação, o produtor rural que faz o ciclo do pepino completo para poder chegar à mesa, pensou na cultura do plantio.

Porém, estão falando transversalmente, em educação e cultura como subsídios para a sobrevivência humana. Colocando dessa forma, a pergunta que não cala e reaparece junto com as COPs (Conferência das Nações

Unidas sobre Mudança do Clima) é: ainda dá tempo de salvar a humanidade?

Sabemos que o modelo econômico e energético que escolhemos é o causador de toda essa destruição, mas nos tornamos reféns e dificilmente conseguiremos avançar na discussão, pois, para piorar, são eles que bancam qualquer tipo de reação contrária aos modelos expostos. Em outras palavras, “deixam chorar, mas não deixarão cantar”.

Na COP24, como nas anteriores, não enfatizaram a importância que a educação e a cultura têm no papel de formadores de cidadãos conscientes ambientalmente.

Neste contexto, a família educadora é quem vai dar os primeiros passos nesta formação ambiental e preservacionista. É ela que dará exemplos, contando e lendo histórias, tratando bem a fauna e a flora, cuidando dos resíduos, implantando suas culturas, sejam quais forem, de forma sustentável e as repassando de forma clara para serem perenes.

Don Policarpo é geógrafo, professor e consultor em meio ambiente com pós-graduação em História da África. Escritor, com mais de 20 títulos, publicou “A Árvore dos alados” livro infantojuvenil sobre preservação da natureza

Turismo dentro da cidade

Arevitalização do centro de São Paulo possibilita à população conhecer alguns lugares que voltaram a ter o glamour do passado. Esse roteiro sugere alguns locais com entrada gratuita, próximos a estações de Metrô, para um passeio histórico-cultural. Além da beleza arquitetônica das construções, os interessados conhecerão a cidade sob vários ângulos, levando consigo um pouco da história de alguns marcos paulistanos.

O passeio pode começar na Praça da Sé, que passou por duas reurbanizações: para as celebrações do 4º Centenário da cidade, em 1954, quando foi inaugurada a Catedral como é hoje, e para receber a estação Sé do Metrô, em 1978. Além da Catedral Metropolitana da Sé, que celebra missas de segunda a sábado, às 8h30 e 12 horas, e aos domingos às 9, 11 e 17 horas (telefone 3107-6832), bem próximo dali é possível conhecer o prédio do Conjunto Cul- tural da Caixa Econômica Federal, na Praça da Sé, 111, telefone 3107-0498.

Aberto de segunda a sábado, das 9 às 15 horas, tem sempre uma mostra para ser apreciada. Outra opção é o Pátio do Colégio, local de nascimento da cidade, próximo à Rua Boa Vista, telefone 3105-6898. Além de conhecer a casa, há também o museu, aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas (entrada paga) e a biblioteca, aberta de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

BOLOS E PÃES

A próxima parada pode ser na estação São Bento, com quatro atrações imperdíveis. Colado com a estação está o Mosteiro de São Bento, fundado em 1598, que abriga um dos principais órgãos musicais de grande porte do Brasil, com seis mil tubos. As missas, famosas pelo canto gregoriano entoado pelos monges da Ordem São Bento, acontecem de segunda a sexta- feira, às 7 horas, sábados, às 6 horas e domingos, às 10 horas. Também é possível comprar bolos e pães especiais na confeitaria local, cujos produtos são feitos pelos próprios monges. A confeitaria funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, aos sábados, das 8 às 12 horas, e aos domingos, das 11 às 12 horas.

1º LEILÃO DO ANO - Veículos de luxo a R$ 10 mil

Pregão que acontece pela Internet a partir do próximo dia 27 de janeiro deve oferecer 691 unidades em condições de circular, além de 458 lotes de sucata

Um Porsche Cayman amarelo com valor inicial de R$ 57.300 e uma BMW preta com preço de partida de R$ 10.000 são os destaques do primeiro leilão que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realiza a partir do próximo dia 27 de janeiro, com veículos recolhidos por infração nas ruas da capital. Com um total de 1.149 lotes, o leilão terá 691 unidades com condições de circular, entre motos e veículos de variados modelos. Há um Gol com valor estimado em R$ 1.700 e Fiat Brava e Fiat Palio a R$ 1.800, mesmo

preço inicial de um Celta vermelho. O edital, com a lista completa dos lotes, foi publicado no Diário Oficial do Estado. LANCE MÍNIMO Ainda são previstas 355 unidades de sucatas aproveitáveis para desmonte e 103 condenadas à fundição e reciclagem. As inscrições vão até 48 horas antes do leilão, no site da empresa organizadora, Rico Leilões (www. ricoleiloes.com.br), mesmo lugar onde são feitos os lances e as sessões. O pregão começa no dia 27 de janeiro, com a venda dos carros ditos conservados, com condi-

ções de circular pelas ruas. Eles serão oferecidos até o dia 29. De 30 a 31, serão comercializadas as aproveitáveis para desmonte. O dia 31 contará também com a venda das sucatas destinadas à fundição ou reciclagem. No edital, é possível ver detalhes dos lotes, com informações como marca, modelo, motor, cor, ano de fabricação e lance mínimo definido por peritos. O lance mínimo é o valor de partida para as ofertas. A avaliação estimada de cada unidade é calculada com base nos valores praticados pelo mercado e no estado de conservação de cada unidade.

DA REDAÇÃO
Divulgação

VITRINENEGOCIOS

VIU? VIU?

Rede inaugura loja na Mooca

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde inovação e qualidade caminham lado a lado, a Ital'in House surge como um fenômeno no setor gastronômico brasileiro. Fundada por um grupo de amigos apaixonados por culinária, a empresa transformou a simplicidade do macarrão na caixinha em uma experiência gourmet única, conquistando rapidamente o paladar e a confiança dos consumidores. Desde sua criação, a Ital'in House tem se destacado por oferecer pratos que combinam a tradição da cozinha italiana com a praticidade moderna. Cada box de massas ou risotos é cuidadosamente preparado com ingredientes de alta qualidade, proporcionando uma explosão de sabores que remete à verdadeira experiência gastronômica italiana, sem sair de casa.

O sucesso não veio por acaso. A empresa focou em criar um modelo de negócios eficiente e escalável, que rapidamente se tornou uma franquia de sucesso. Com unidades espalhadas por diversas cidades do Brasil, a Ital'in House alcançou um faturamento milionário, mostrando que a combinação de inovação, qualidade e dedicação é a receita certa para o sucesso.

UNIDADE MOOCA

A Ital'in House celebrou mais um marco em sua trajetória de sucesso com a inauguração da nova unidade na Mooca, na Rua Visconde de Laguna, 94. Os clientes já podem fazer seus pedidos através do WhatsApp (11) 995003456 e desfrutar das delícias oferecidas pela Ital'in House no conforto de sua casa. Além disso, todas as novidades e promoções da nova unidade podem ser acompanhadas pelo Instagram: @italinhouse.sp.mooca.

A Ital'in House, há pouco mais de um ano, também já caiu no gosto dos paladares tatuapeenses, com a unidade da Rua Serra do Japi, 749. Pedidos pelo WhatsApp (11) 91676-0123. No Instagram: @italinhouse.sp.analiafranco.

SABOR E PRATICIDADE

A Ital’in House oferece um cardápio variado de massas, risotos e nhoque. É uma opção para quem busca uma refeição saborosa, rápida e prática, sem abrir mão da qualidade dos ingredientes e do sabor autêntico da comida italiana. Os pedidos para as duas unidades também podem ser feitos pelo site: www.italinhouse.com.br.

Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200
No dia 5 de setembro, a Ital'in House celebrou mais um marco em sua trajetória de sucesso com a inauguração da nova unidade na Mooca, na Rua Visconde de Laguna, 94
Página 7

LEITURA NAS FÉRIAS

Aventura e fantasia para fugir do tédio

Um dark academia, um steampunk e um thriller psicológico para ajudar você a aproveitar o recesso sem preocupações, mas com muita emoção

Você é daquele tipo de pessoa que não consegue desligar a mente, mesmo quando precisa estar relaxando? Os recessos de verão são muito aguardados por quem rala durante todo o ano, mas a promessa de dias de descanso ininterrupto também apresenta um risco - principalmente na era digital, que coloca demandas de trabalho na palma da mão a qualquer momento. Por isso, separamos três indicações de leitura que vão estimular a imaginação e a curiosidade, transformando o seu período de folga em uma viagem a mundos cheios de aventura, mistérios e reviravoltas. Estas obras nacionais trazem a ação para perto, inserindo thriller, fantasia e steampunk em cenários e contextos brasileiros que o leitor consegue visualizar e nos quais consegue se inserir.

Que tal aproveitar as férias para fugir das preocupações e do tédio ao mesmo tempo? Boa leitura! A SOCIEDADE DAS ILHAS SUBMERSAS

Clarissa Labaki prosperou na lendária Artolestro – academia exclusiva para os que possuem magia artística correndo nas veias – e estava pronta para brilhar na secreta Sociedade das Ilhas Submersas. Mas um ato de sabotagem ameaça seu futuro brilhante. Para proteger o nome da família, ela cai em uma busca implacável por vingança e justiça — enquanto descobre verdades desconfortáveis sobre si mesma e o mundo que tanto idolatra. Até onde ela está disposta a ir para proteger seu legado sem perder a essência? Autoria de Laís Napoli.

UM INSTANTE D’OCÊ

Um universo steampunk na cidade histórica de Ouro Preto! Em “Um instante d’ocê”, Celina

faz um perigoso pacto que põe em risco sua carreira como pintora. Como se não bastasse essa pressão, Maria Doroteia, uma de suas pinturas, surge da tela para a vida real em um passe de mágica. Arte e artista desenvolvem uma conexão intensa. Porém, quando a misteriosa figura retorna para o quadro, Celina se vê sozinha mais uma vez. Autoria de Jadna Alana. O SONHO DA BORBOLETA

Quando três jovens acordam em uma mansão com corredores infinitos sem memória de como chegaram ali, precisam juntar forças para encarar o medo e achar a saída. A jornada se torna ainda pior quando são obrigados a enfrentar desafios mortais e a reviverem lembranças excruciantes, que mostram algumas verdades veladas. Será que um futuro sombrio os espera? Qual será o preço para escapar das garras do alquimista? Autoria de Lucas C. Lima.

A utilização das notas para ingresso em cursos de graduação pode variar de acordo com os pesos atribuídos às áreas de conhecimento pelas instituições de ensino

Inicialmente criado para avaliar o desempenho dos concluintes do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) evoluiu ao longo dos anos, consolidando-se como uma ferramenta essencial para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Mais do que um exame, o Enem tornou-se uma porta de entrada para a realização do sonho de cursar uma universidade.

DIVERSIDADE CULTURAL

O resultado que está previsto para ser divulgado amanhã, dia 13, permitirá que os estudantes concorram a vagas em instituições de ensino de qualquer região do País, fomentando a diversidade cultural e promovendo o intercâmbio de experiências entre diferentes contex -

tos sociais e econômicos.

CONSISTÊNCIA

NOS ACERTOS

As notas do Enem são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo estatístico que considera o desempenho dos participantes, a dificuldade das questões e a consistência nos acertos. Esse método permite que a nota reflita não apenas o número de questões corretas, mas também a qualidade das respostas.

Os participantes poderão utilizar suas notas para diversas finalidades, incluindo ingresso em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), obtenção de bolsas de estudo em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), acesso a financiamentos para cur-

sos de graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e seleção direta em instituições privadas, uma vez que muitas universidades utilizam a nota do Enem como critério de admissão. A utilização das notas para ingresso em cursos de graduação pode variar de acordo com os pesos atribuídos às áreas de conhecimento pelas instituições de ensino.

PORTAL OFICIAL

Os resultados das provas objetivas e da redação estarão disponíveis na página do participante, acessível com login e senha. Acesse a página do participante no portal oficial do Inep no link: https://enem.inep.gov.br/participante/.

Os resultados das provas objetivas e da redação estarão disponíveis na página do participante, acessível com login e senha.

DA REDAÇÃO
DA REDAÇÃO
Divulgação

Recibos médicos passam a ser somente digitais

Medida deve reduzir significativamente número de declarações em malha fina Médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais com registro ativo em seus conselhos profissionais deverão utilizar o aplicativo Receita Saúde para fazer a emissão dos recibos dos pacientes. Para os prestadores de saúde pessoas jurídicas (PJs) que já utilizam a Declaração de Serviços Médicos de Saúde (Dmed) não haverá mudanças. Desde abril do ano passado, o uso do aplicativo era opcional. Até o final do ano, foram registrados mais de 380 mil recibos emitidos, totalizando mais de R$ 215 milhões em valores de serviços de saúde prestados, de acordo com a Receita Federal. Neste ano, os recibos emitidos no aplicativo serão carregados automaticamente como despesas dedutíveis na Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda dos pacientes e também como receita na declaração do profissional.

Segundo o secretário espe-

cial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, “a medida deve reduzir significativamente o número de declarações em malha fina já que cerca de 25% das declarações que caem na malha, apresentam alguma inconsistência relacionada aos recibos de prestadores de serviços de saúde pessoas físicas”.

COMO EMITIR Para acessar o aplicativo Receita Saúde é necessário utilizar a conta gov.br. Os recibos são armazenados no Carnê Leão Web, onde o profissional de saúde deve estar cadastrado, eliminando a necessidade de digitar os dados dos pagamentos para apuração do IRPF mensal.

Caso haja mais de um pagamento relativo a uma mesma prestação de serviços, deverá ser enviado um recibo para cada pagamento realizado. Já se um comprovante for expedido com erro, o prestador ou o representante tem um prazo de 10 dias, a partir da data de emissão, para realizar o cancelamento.

De acordo com a Receita, o recibo deve ser emitido no momento do pagamento da prestação do serviço

'Apagão' no litoral paulista

Prejuízos no turismo da Baixada Santista tem impactado 52 setores da Economia

Acrescente onda de virose na Baixada Santista, a falta de água no litoral norte e os arrastões ocorridos no Guarujá preocupam a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo - Fhoresp. A entidade, que representa mais de 500 mil empresas, recebeu relatos de cancelamentos de reservas nesta temporada e teme prejuízos no turismo. Com receio de piora na situação - um "apagão" com a debandada dos visitantes, a entidade oficiou Tarcísio Gomes de Freitas, para que o governador de São Paulo tome providências, no sentido de mitigar danos.

OS ARRASTÕES

Entre os pedidos feitos pela Federação, em documento protocolado na última terça-feira, dia 7, está a articulação com autoridades sanitárias estaduais e locais para a adoção de medidas emergenciais e preventivas relacionadas ao surto de virose que afeta sobremaneira, desde meados de dezembro, o litoral sul. De acordo com a Fhoresp, embora este tipo de enfermidade seja mais comum nesta época do ano, há na Baixada Santista um "agravamento desproporcional" e que se funde a outro problema não menos importante: os arrastões.

'APAGÃO'

"É um combo explosivo: virose em surto e arrastões. É o 'apagão' do nosso litoral. Dias atrás, turistas ainda foram assaltados e baleados no Guarujá. Um, infelizmente morreu. O Estado precisa intervir, nas áreas Ambiental, Sanitária e na Segurança Pública. Senão, o verão, um dos períodos mais fortes para o Turismo, será catastrófico para o setor. Essas ocorrências, afinal, afastam o turista. Sem contar que, muitos

litoral paulista é o destino preferido para as férias de verão e tinha taxa de ocupação esperada de 95% para a virada de ano

hotéis, restaurantes e bares do litoral dependem da alta temporada para sair do vermelho e compensar o baixo fluxo ao longo do ano", alerta Édson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp. OPINIÃO DO TURISTA O litoral paulista é o destino preferido para as férias de verão e tinha taxa de ocupação esperada de 95% para a virada de ano, segundo a Fhoresp. Sobre a virose, o representante da entidade ainda faz um alerta quanto à confiança do turista para o resto do ano, "desde dezembro, milhares de pessoas que passaram pela Baixada Santista procuraram ajuda médica por conta de virose. Mesmo com as subnotificações, que são significativas, os contaminados, entre munícipes e visitantes, abarrotaram postos médicos e farmácias. Não se sabe se este surto está acontecendo por causa da água do mar, ou da água

corrente. O problema é isso interferir na opinião do turista. Será que ele vai se sentir seguro em voltar para a Baixada Santista? A imagem do nosso litoral está seriamente comprometida", complementa o representante da Federação.

GRANDE APREENSÃO

Dias antes do Réveillon, moradores e visitantes de Santos, de Praia Grande e de Guarujá começaram a relatar casos de vômito, de dor abdominal e de diarreia. Unidades de Pronto-Atendimento ficaram super lotadas. Nas farmácias, também foi registrada a falta de remédios para combater os sintomas. A situação teve um pico nos primeiros dias do novo ano e ainda não está controlada:

"Os empresários do Turismo fazem investimentos em equipamentos, contratação de mão-de-obra extra e compram estoques maiores, pois, em regra, vão

ter maior demanda nesta época do ano. Agora, o momento é de grande apreensão. Já temos relatos de cancelamentos de reservas, e não somente nos hotéis, mas, também, de locações residenciais de temporada".

FALTA DE ÁGUA Édson Pinto também não descarta demissões no setor de Hotéis, Restaurantes e Bares, uma vez que, os prejuízos no Turismo da Baixada Santista já impactaram 52 setores da Economia. "Podemos ter, inclusive, desemprego, caso essa situação persista", lamenta o executivo. No ofício endereçado a Tarcísio, a Fhoresp aponta, ainda, a falta de abastecimento de água no litoral norte - outra região de alto fluxo nas férias de janeiro. "Sem água potável, a permanência dos turistas e o próprio funcionamento de todo o trade turístico acabam sendo prejudicados".

O
Divulgação
Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.