Jornal Gazeta São Mateus - Edição 780

Page 1


Pinga Fogo na Gazeta São Mateus com subprefeito Ozziel Souza

Reconhecimento da Alesp : Ricardo Nunes recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Oprefeito Ricardo Nunes foi homenageado nesta sexta-feira (24) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta condecoração concedida pelo parlamento estadual. O Chefe do Executivo recebeu a honraria ao lado da esposa, a Primeira-Dama Regina Carnovale Nunes.

A honraria reconhece personalidades que se destacam por sua atuação em prol da sociedade paulista, especialmente nas áreas de responsabilidade social, cidadania e gestão pública comprometida com o bem comum.

“Fico muito feliz em receber essa homenagem do colar de honra ao mérito legislativo e em ver tantas pessoas participando desta cerimônia. A partir disso, quero me dedicar ainda mais, trazer mais resultados, ser mais eficiente e cuidar melhor das pessoas”, comentou Ricardo Nunes.

10º Caminhada pela Vida da ONG Rosa Mulher

Oconvidado especial foi subprefeito

Ozziel Souza e reuniu aproximadamente 50 convidados, entre moradores, lideranças comunitárias, empresários, educadores e representantes de diversos segmentos. A pluralidade de ideias marcou o encontro, evidenciando que o diálogo é essencial para a construção de políticas públicas e ações de desenvolvimento econômico e social para a região.

Ozziel Souza abriu o batepapo sob o comando de Lucy Mendonça , destacando os avanços da gestão Ricardo Nunes em São Mateus.

“Seguimos firmes, com transparência e resultados reais para quem mais precisa”, afirmou. Entre os principais temas abordados, estiveram obras, zeladoria, cultura, combate aos pancadões e segurança. Ozziel ressaltou o sucesso do programa “Bagunça, Aqui Não”, que virou marca da sua gestão nestes sete meses. A ação já havia sido empregada em outras regionais por onde passou, como Cidade Tiradentes e Sapopemba.

Aterro em São Mateus contará com tecnologias consagradas em países desenvolvidos

Diretor-presidente da SP Regula e secretário municipal do meio ambiente conheceram Unidades de Recuperação Energética (UREs) e constataram que o sistema gera energia de maneira limpa, sem qualquer dano ao meio ambiente

Lazer Pag. 6

Obras de implantação do Parque Natural Cabeceiras do Aricanduva avançam com foco em sustentabilidade e lazer para a população

Ambiente
Na última sexta-feira, 24 de outubro, a sede da Gazeta São Mateus foi palco de um debate franco no programa Pinga Fogo, comandado por Lucy Mendonça

Homenagem

Reconhecimento

da

Alesp :

Ricardo Nunes recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Oprefeito Ricardo Nunes foi homenageado nesta sexta-feira (24) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta condecoração concedida pelo parlamento estadual. O Chefe do Executivo recebeu a honraria ao lado da esposa, a Primeira-Dama Regina Carnovale Nunes.

A honraria reconhece personalidades que se destacam por sua atuação em prol da sociedade paulista, especialmente nas áreas de responsabilidade social, cidadania e gestão pública comprometida com o bem comum.

“Fico muito feliz em receber essa homenagem do colar de honra ao mérito legislativo e em ver tantas

pessoas participando desta cerimônia. A partir disso, quero me dedicar ainda mais, trazer mais resultados, ser mais eficiente e cuidar melhor das pessoas”, comentou Ricardo Nunes.

Autora da homenagem, a deputada Carla Morando destacou que a honraria reflete a relevância da trajetória e da gestão de Ricardo Nunes à frente da maior cidade do país, marcada por iniciativas voltadas à redução das desigualdades, modernização dos serviços públicos e fortalecimento das políticas sociais.

“Hoje é um dia de celebração e reconhecimento. É com profunda emoção que nos reunimos aqui para homenagear um homem cuja trajetória inspira a superação, dedicação ao serviço público,

Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61 Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658

E-mail: gazetamateus@terra.com.br

Diretora: Lucy Mendonça

Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça (Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Esse símbolo da cultura oriental passa por obras de requalificação e vai ganhar uma esplanada sobre a Radial Leste-Oeste

Entre luminárias vermelhas, aromas de missoshiro e vitrines repletas de quadrinhos e porcelanas, a Liberdade é um pedaço do mundo plantado no centro de São Paulo. Agora, o bairro mais japonês — e talvez o mais plural — da capital paulista tem mais um motivo para celebrar: acaba de ser eleito um dos 25 melhores destinos turísticos do mundo para 2026, segundo o renomado guia de viagens britânico Lonely Planet.

amor à sua terra e fé na justiça social”, falou a deputada Carla Morando.

Natural de São Paulo e filiado ao MDB desde os 18 anos, Ricardo Nunes iniciou sua carreira pública na Câmara Municipal, onde foi relator do Orçamento e da Lei de Diretrizes Orçamentárias por seis anos.

Assumiu o cargo de prefeito em 2021 e foi reeleito em 2024 com 3,39 milhões de votos (59,35% dos válidos).

Sua gestão é reconhecida por grandes avanços em áreas como habitação, educação, mobilidade e tecnologia, incluindo os programas Domingão Tarifa Zero, Smart Sampa, o Aquático SP e a implantação da Faixa Azul.

O presidente da Alesp, deputado André do Prado, elogiou o trabalho em todas as regiões da cidade desenvolvido pela gestão municipal.

“A gente vê todo o carinho e amor que ele dedica a cada canto da cidade, nas obras que estão acontecendo. Ele conhece detalhadamente cada obra em que se envolve, cada espaço da capital, o que é um orgulho para todo o estado de São Paulo”, comentou o deputado estadual.

A premiação coloca o bairro paulistano ao lado de ícones como Maine (EUA), Sardenha, na Itália e Ilhas Salomão (Oceania).

O reconhecimento veio pela mistura única de culturas, tradições e modernidade que faz da Liberdade um lugar como nenhum outro — um mosaico de templos, gastronomia, cores e histórias.

deu início a um conjunto de obras de requalificação da Liberdade, com foco na melhoria da circulação de pedestres, na acessibilidade e na valorização do espaço público.

As intervenções incluem ampliação de calçadas, novos pavimentos em concreto, requalificação de guias e sarjetas, rampas acessíveis, iluminação mais eficiente e recuperação de galerias de drenagem. Tudo isso sem perder de vista o charme e o patrimônio histórico que fazem da região um ponto de encontro de gerações.

E o projeto mais emblemático dessa nova fase é a Esplanada da Liberdade, prestes a mudar completamente o cenário entre os viadutos Guilherme de Almeida, Mie Ken, Cidade de Osaka e Shuhei Uetsuka. Construída sobre a Radial

Cultura da Liberdade, que oferecerá programação gratuita e acesso 24 horas por dia.

A ideia da Prefeitura é simples e poderosa: transformar o concreto em convivência, reforçando o caráter de diversidade e cultura da Liberdade, oferecendo um espaço bonito, seguro e acessível, à altura da importância que o bairro tem para São Paulo e para o mundo.

A sessão de licitação da Esplanada está prevista para novembro, e o início das obras deve ocorrer no primeiro semestre de 2026. Entre tradição e futuro

As mudanças na Liberdade fazem parte de um esforço maior da Prefeitura para revitalizar o centro da cidade e torná-lo mais acolhedor para quem vive, trabalha ou visita a região.

O título internacional chega num momento em que o bairro também se prepara para viver uma grande transformação urbana. A Prefeitura de São Paulo

Leste-Oeste, a Esplanada vai criar um novo espaço público no coração do bairro — um terraço urbano com praças, áreas de lazer, quiosques, serviços e o Espaço de

A proposta é equilibrar o turismo, o comércio e o cotidiano dos moradores, respeitando o legado cultural que faz da Liberdade um território único.

Símbolo

10º Caminhada pela Vida da ONG Rosa Mulher

No último dia 19 de outubro, um domingo frio e chuvoso, a Rua Dr. José Cioffi, 475 — sede da ONG Rosa Mulher — foi ponto de partida da 10ª Caminhada Pela Vida, tradicional evento de conscientização sobre o câncer de mama em São Mateus. A concentração começou às 8h30, percorreu a Avenida Mateo Bei e reuniu

centenas de participantes, todos vestidos de rosa, que caminharam com alegria e propósito, mesmo com o tempo nada amigável.

A ação, promovida pela presidente e fundadora Beatriz Helena Sakano, a Bia, faz parte da programação do Outubro Rosa no bairro e contou com o apoio de voluntárias, comerciantes e instituições locais, entre as quais o jornal Gazeta São Mateus e o Rotary Club de São Paulo São Mateus. A venda dos kits do evento ajuda a manter o projeto ativo e os participantes concorreram a sorteios ao término da caminhada.

A ONG Rosa Mulher, criada há 13 anos por Bia — que superou o câncer e transformou sua experiência em missão — atua na orientação, acolhimento e apoio a mulheres em tratamento e suas famílias. A entidade mantém grupos de conversa, palestras sobre prevenção, encaminhamentos e parcerias com unidades de saúde e empresas locais. “Minha experiência me ensinou que não basta sobreviver, é preciso viver e ter rede de apoio”, reforçou.

Dados que alarmam, leis que amparam, atrasos que preocupam

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano no país (2023-2025), com mais de 18 mil mortes anuais.

Em São Paulo, o câncer de mama segue como o mais incidente entre as mulheres. Leis como a 12.732/2012 (início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico), a 11.664/2008 (direito à mamografia preventiva) e a 14.758/2023 (Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer) reforçam garantias importantes, mas a rede pública ainda enfrenta longas filas.

“Precisamos que a Prefeitura, o Estado e o Governo Federal olhem para nossa região. Não somos mera estatística — somos mulheres esperando diagnóstico, tratamento, vida”, cobrou Bia. Chamado às autoridades: tempo é vida Mais do que uma celebração, a 10ª Caminhada Pela Vida foi um alerta à urgência de reduzir o tempo entre a suspeita, o exame e o início do tratamento. O evento defendeu investimentos na ampliação de mamografias, fortalecimento da atenção básica e melhor fluxo entre unidades de saúde e hospitais de referência. “Caminhamos hoje para que amanhã cada mulher possa entrar numa unidade de saúde com confiança e sair com um plano de atendimento”, afirmou a fundadora da ONG. Ela reforça que o engajamento da sociedade é essencial: “Participar é um ato de amor à vida — mas cobrar é um dever de cidadania.”

Que a cor rosa siga iluminando as ruas de São Mateus e inspirando ações concretas para que nenhuma mulher enfrente o câncer sozinha.

Associação Rosa Mulher

Endereço:

Rua Dr. José Cioffi, nº 475 - Casa 01 - São Mateus - São Paulo

Telefones:

Fixo: (11) 2012-9634

Celular: (11) 97373-9929

Presidente e fundadora da Ong Rosa Mulher Beatriz Helena Sakano
Galera do Pedal FESM

Aterro em São Mateus contará com tecnologias consagradas em países desenvolvidos

Diretor-presidente da SP Regula e secretário municipal do meio ambiente conheceram Unidades de Recuperação Energética (UREs) e constataram que o sistema gera energia de maneira limpa, sem qualquer dano ao meio ambiente

Usina CopenHill, em Copenhague, na Dinamarca.

Aampliação do Aterro

Sanitário CTL – Central de Tratamento de Resíduos Leste e a construção de ecoparques na cidade de São Paulo –um deles na área da CTL –foram dois temas discutidos intensamente durante o Fórum Eco Expo, realizado na capital paulista entre 21 e 23 de outubro, em conjunto com a Eco Expo (antiga Waste Expo), o maior evento das Américas dedicado à gestão de resíduos, reciclagem e saneamento municipal.

Na manhã do dia 21, durante a abertura oficial

da feira, que contou com a presença de diversas autoridades, o prefeito Ricardo Nunes destacou que a Ecourbis e a Loga, as concessionárias responsáveis pela coleta de resíduos domiciliares na cidade de São Paulo, investirão R$ 14 bilhões nos próximos anos para transformar o lixo gerado pela população em energia limpa. Ele frisou que todos os dias são geradas mais de 12 mil toneladas de resíduos, e a gestão pública tem investido em um amplo conjunto de ações, como a construção de ecoparques, universalização da coleta seletiva e implantação de UREs, as Unidades de Recuperação Energética. Ele também lembrou que as concessionárias estão substituindo os caminhões movidos a diesel por veículos que utilizam o biometano. O combustível é produzido a partir do tratamento do biogás que é gerado no aterro a partir da decomposição do resíduo. A Ecourbis está substituindo 149 caminhões em 2025, e até 2028, serão 350. Especificamente sobre os ecoparques e UREs, Ricardo Nunes frisou que a prefeitura tem tratado o assunto com toda a seriedade e transparência, mas, infelizmente, alguns movimentos estão se posicionado de forma contrária.

tecnologias, aplicáveis à realidade brasileira, sejam incorporadas ao sistema de limpeza urbana na cidade de São Paulo. No dia seguinte, João Manoel da Costa Neto, diretorpresidente da SP Regula; e Rodrigo Ashiuchi, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, participaram do painel “A importância dos ecoparques para a cidade de São Paulo”, ao lado de Ervino Nitz Filho, diretor-presidente da Ecourbis. Eles destacaram em suas apresentações que o processo de ampliação da CTL está seguindo o rito legal no âmbito da Cetesb, e o governo estadual tem apoiado as mudanças que a gestão municipal está promovendo na área de gestão de resíduos. João Manoel observou que há uma polêmica grande envolvendo a URE, com a oposição política afirmando

é que o sistema de queima dos resíduos representa ¼ de todo equipamento, enquanto ¾ são sistemas de filtragem de gases. O diretor-presidente da SP Regula afirmou que “não existe esse fantasma de que as UREs provocam doenças”. Uma prova inquestionável nesse sentido é que maior parte delas está localizada em áreas residenciais.

Na capital da Dinamarca, por exemplo, há seis anos funciona a CopenHill, uma URE que incinera 440 mil toneladas de resíduos por ano. A usina está distante menos de 1,5 quilômetro em linha reta do Palácio de Christiansborg, sede do Parlamento Dinamarquês, da Suprema Corte da Dinamarca e escritório do primeiroministro daquele país. Obviamente, caso a URE em Copenhague fosse um equipamento poluente, ela teria sido fechada há muito

1,5 quilômetro

No mesmo dia, no período da tarde, durante o painel

“Inovações Tecnológicas na Limpeza Urbana”, Mauro Haddad Nieri, diretor da SP Regula, a agência municipal que define as diretrizes e acompanha os contratos das concessionárias de serviços públicos, apresentou um breve relato de sua viagem à China, juntamente com outros representantes da prefeitura e diretores da Ecourbis, com a missão de avaliar as UREs naquele país. Ele lembrou que, no Brasil, 43% de todos os resíduos ainda são descartados de forma irregular, em lixões, enquanto na China a maior parte dos resíduos é usada para gerar energia elétrica de forma limpa por meio de mais de 2 mil UREs. O diretor da SP Regula pontuou que os investimentos definidos na renovação dos contratos das concessionárias garantirá que as melhores

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 Subprefeituras, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

que esses equipamentos vão emitir gases poluentes e prejudicar a saúde das pessoas. “Tivemos uma responsabilidade muito grande de olhar para esse tema e nos debruçamos sobre os dados, indicadores e principalmente os níveis de emissão que o estado de São Paulo define para esse tipo de tecnologia.” Ele complementou informando que as UREs foram avaliadas não só na teoria, mas também na prática, pois o prefeito Ricardo Nunes determinou a realização de diversas missões internacionais para conhecer de perto como as UREs funcionam em países como Portugal, Suíça, Itália, Alemanha, Dinamarca, Japão, China e Coréia do Sul, entre outros.

Uma informação que os críticos da tecnologia omitem

tempo.

Ashiuchi, secretário do Meio Ambiente, também esteve na China para conhecer as UREs e contou que em muitas delas, em espaços distantes poucos metros das chaminés dessas instalações, funcionam cafés e restaurantes. “Não há qualquer odor.” Ele disse que apenas em Shandong, um estado com uma população superior a 100 milhões de pessoas – quase metade da população brasileira –, nos últimos 2 anos foram construídas 80 UREs. “A função de um gestor público é deixar um legado, e quando falamos em sustentabilidade e meio ambiente, a cidade de São Paulo está na vanguarda na gestão de resíduos. Tenho convicção de que estamos no caminho certo”, finalizou.

Em linha reta, a distância entre o Palácio de Christiansborg e a URE CopenHill é inferior a
Ervino Nitz (esq.), diretor-presidente da Ecourbis; e João Manoel da Costa Neto, diretor-presidente da SP Regula

Pinga Fogo na Gazeta São Mateus com subprefeito Ozziel Souza

Oconvidado especial foi subprefeito

Ozziel Souza e reuniu aproximadamente 50 convidados, entre moradores, lideranças comunitárias, empresários, educadores e representantes de diversos segmentos. A pluralidade de ideias marcou o encontro, evidenciando que o diálogo é essencial para a construção de políticas públicas e ações de desenvolvimento econômico e social para a região.

Ozziel Souza abriu o batepapo sob o comando de Lucy Mendonça , destacando os avanços da gestão Ricardo Nunes em São Mateus. “Seguimos firmes, com transparência e resultados reais para quem mais precisa”, afirmou. Entre os principais

temas abordados, estiveram obras, zeladoria, cultura, combate aos pancadões e segurança. Ozziel ressaltou o sucesso do programa “Bagunça, Aqui Não”, que virou marca da sua gestão nestes sete meses. A ação já havia sido empregada em outras regionais por onde passou, como Cidade Tiradentes e Sapopemba. Segurança A atuação conjunta com as forças de segurança foi outro ponto de destaque.

“Em São Mateus, eliminamos sete pontos de pancadão e detectamos duas oficinas que faziam cortes de veículos roubados. Retiramos mais de 170 carcaças das comunidades, o que contribui na queda dos índices criminais”,

citou Ozziel. Também são realizadas operações em adegas irregulares.

Segundo ele, uma das propostas é fazer uma ação de um policiamento 24 horas por um mês, uma espécie de tolerância zero envolvendo toda as forças de segurança do distrito em conjunto com o poder público. Zeladoria, cultura e lazer Ozziel lembrou que, ao assumir a subprefeitura, não havia equipe de poda de mato. “Em três meses resolvemos e saímos do penúltimo lugar no ranking do serviço 156 para a 12ª colocação em sete meses. Hoje, cuidamos de 498 praças e canteiros só em nossa região”, destacou.

A cultura também ganhou espaço, com projetos como “A

Sub é Show” e “São Mateus em Festa”, que valorizam artistas locais e promovem apresentações semanais. Ele pretende fazer uma edição da Sub é Show dentro das escolas. Para o fim do ano, estão previstos espetáculos e a tradicional Vila de Natal, com árvores gigantes e desfile com neve artificial. “Ainda vamos entregar a reforma da Casa de Cultura de São Mateus, nosso espaço cultural que valoriza os artistas e produtores locais”, disse o subprefeito.

No lazer, o projeto “Bairro Legal” leva entretenimento às comunidades toda sexta-feira, em parceria com a Ecourbis. “A Rua É Nossa” transforma ruas em espaços de lazer e busca apoio de empresários para ampliar as ações. O Gabinete Presente, o Mutirão da Madrugada e o maior mutirão de cata-bagulho de São Paulo são exemplos de iniciativas que aproximam a gestão da população. Outro canal criado é o Fala Sub, um contato telefônico via whatsapp direto com a população

FALE COM OZZIEL

SOUZA -11)945635595

Participação

Joice, moradora do bairro, destacou: “O acesso ao gabinete presente é rápido e as demandas são atendidas com agilidade. Isso faz diferença para quem precisa”. Hamilton Clemente, ativista local, propôs a criação de um fórum apartidário:

“Ainda falta muita coisa, como um hospital de verdade para atender a população. Precisamos unir forças para conquistar melhorias. Ele citou ainda a questão da ampliação do aterro sanitário, “que é necessária, porém precisa trazer contrapartidas, compensação ambiental e social a São Mateus”.

Luiz Marinho, do Alto Alegre, cobrou mais informações sobre a operação cata-bagulho e educação para catadores de recicláveis: “É preciso mais intervenção e orientação para evitar o descarte irregular. A relação com a Sabesp também precisa melhorar”.

O presidente do Rotary São Paulo São Mateus, o advogado Abraao Salles, agradeceu a frequência de uso da subprefeitura e questionou sobre projetos para a juventude: “O que podemos fazer para que os

jovens não precisem sair do bairro? Precisamos criar mais oportunidades e parcerias”, sugeriu.

Ozziel Souza respondeu às demandas, ressaltando que muitas ações dependem de orçamento e emendas parlamentares. Ele citou ainda o feirão do emprego para os estudantes que pretende levar ao bairro. “Estamos buscando recursos para ampliar equipamentos de lazer e atividades culturais. Na saúde, a ampliação da UBS Santa Bárbara e a futura UPA são algumas das prioridades”, afirmou.

O subprefeito destacou a importância de unir diferentes lideranças para eleger as demandas locais: “A pluralidade de ideias é produtiva e positiva para São Mateus. Nosso compromisso é manter e ampliar as ações que já temos feito, sempre ouvindo a população”, finalizou.

Na última sexta-feira, 24 de outubro, a sede da Gazeta São Mateus foi palco de um debate franco no programa Pinga Fogo, comandado por Lucy Mendonça
"Ozziel ressaltou o sucesso do programa “Bagunça, Aqui Não”, que virou marca da sua gestão nestes sete meses. A ação já havia sido empregada em outras regionais por onde passou, como Cidade Tiradentes e Sapopemba."

Prefeito Ricardo Nunes visitou as futuras instalações do equipamento durante o Prefeitura Presente Cidade Tiradentes, nesta quarta-feira (29)

Durante o Prefeitura Presente em Cidade Tiradentes nesta quarta-feira (29), o prefeito Ricardo Nunes visitou as obras de implantação do Parque Municipal Natural Cabeceiras do Aricanduva, que está com mais de 70% das obras concluídas. O projeto inovador transforma uma área de aproximadamente 100 mil m² em um espaço que une preservação ambiental, infraestrutura sustentável e lazer para a população de

Simpatia

Cidade Tiradentes.

O prefeito ressaltou que o espaço é um complexo ambiental de extrema relevância, já que no parque está localizada a nascente do Rio Aricanduva, um dos mais importantes para a cidade.

Simpatia da vela vermelha para conquistar um amor impossível

Aprenda como fazer a simpatia da vela vermelha para atrair o amor impossível e despertar o desejo da pessoa amada.

Quando o coração decide por alguém que parece fora do alcance, é difícil não pensar nesse amor impossível, não é? Nessas horas, a fé e a energia das simpatias podem dar uma forcinha poderosa para o universo agir a seu favor. A simpatia da vela vermelha é uma das mais conhecidas para atrair paixão, desejo e conexão, perfeita para quem quer aproximar alguém especial. A seguir, veja como fazer e preparese para acender a chama do amor!

Potencialize seus rituais do amor com a ajuda de velas vermelhas

Simpatia da vela vermelha para conquistar um amor impossível

Você vai precisar:

1 vela vermelha

1 prato branco

1 pedaço de papel

1 caneta vermelha

1 pitada de açúcar

Algumas gotas de mel

Passo a passo:

1. Primeiramente, procure fazer a simpatia em uma noite de sexta-feira, quando a energia da paixão está mais forte. Além disso, é importante estar em um ambiente tranquilo e silencioso, onde possa se concentrar apenas no ritual.

2. Em seguida, pegue o pedaço de papel e escreva o nome completo da pessoa que deseja conquistar. Logo abaixo, escreva o seu nome. Assim, você simboliza a ligação entre vocês.

3. Coloque a vela vermelha no centro do prato e salpique ao redor uma pitada de açúcar e algumas gotas de mel. Esses ingredientes ajudam a adoçar a relação e atrair sentimentos sinceros.

4. Depois, acenda a vela e, olhando para a chama, diga em voz alta o que deseja: que esse amor impossível

se aproxime, que o coração da pessoa se abra e que a paixão seja correspondida. É importante falar com sinceridade e acreditar na força da sua intenção.

5. Por fim, deixe a vela queimar até o fim e jogue os restos do ritual no lixo comum. O prato pode ser lavado e usado normalmente.

Dica --Se quiser reforçar o poder da simpatia, repita o ritual durante três sextasfeiras seguidas. Além disso, sempre que pensar na pessoa amada, mentalize vocês dois felizes juntos e envoltos por uma luz vermelha intensa, símbolo da paixão verdadeira.

A simpatia da vela vermelha é um convite para reacender a esperança e atrair o amor que parece distante. Com fé, paciência e boas energias, o universo encontra o caminho certo para unir dois corações. Afinal, até o amor mais impossível pode se tornar realidade quando há vibração positiva e confiança no que se deseja.

Por: Ana Melo / João Bidu

“Aqui era uma área particular que foi desapropriada para virar pública, que vamos ter como patrimônio para o resto da vida.”

De acordo com o prefeito, a infraestrutura do parque é de muita qualidade. “Além

de ser um espaço para as pessoas aproveitarem, os visitantes vão entender a importância da preservação do meio ambiente. Temos uma área com muitos passarinhos, muito verde e muita vida”, destacou Ricardo Nunes, ressaltando o mirante que foi instalado no equipamento.

“Esse mirante é um privilégio aqui em Cidade Tiradentes, poder ver essa grande área de preservação que temos em São Paulo.”

O projeto é resultado de um amplo estudo e planejamento da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO) e busca integrar natureza e cidade, com diferenciais como a implantação de painéis solares, ventilação cruzada e iluminação natural. As estruturas serão suspensas para garantir maior permeabilidade do solo, contribuindo para o uso sustentável da área. Além de promover a proteção de córregos, nascentes e da fauna, o parque foi concebido como espaço de contemplação

e socialização, ampliando o acesso ao meio ambiente e à cidade para os moradores da região periférica.

O equipamento terá acesso pela Rua Gigi Damiani e também vai contar com um mirante, passarela elevada, iluminação pública, parquinho, equipamentos de atividade física (ATI), torre de observação, baia de ônibus, pracinhas, praça de recreação com miniquadra, sede administrativa, calçadas, mobiliário urbano, gradil e áreas de plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.

“As obras do Parque Cabeceiras do Aricanduva avançam em ritmo acelerado, com foco em soluções sustentáveis que preservam e oferecem um espaço de lazer seguro e acessível para a comunidade local. É resultado do compromisso da gestão com uma cidade mais resiliente para as próximas gerações”, afirma o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

Fruta com muito magnésio é

anti-inflamatória e fortalece o cabelo

A nutricionista Caroline Campos aponta a fruta rica em magnésio e os benefícios de consumi-la. Saiba qual é a opção

Depois de revelar que o damasco tem alto teor de potássio e, quando desidratado, soma alta quantidade de ferro, a coluna

Claudia Meireles resolveu ir atrás da fruta que dispõe do maior índice de magnésio. Segundo a nutricionista Caroline Campos, o abacate ocupa o topo da lista quando se trata do nível do mineral.

“A fruta com maior teor de magnésio é o abacate, que se destaca entre as outras opções por apresentar 43,6 miligramas do mineral em uma xícara de chá, ou seja, representa 10% da necessidade diária do que deve ser consumido do nutriente”, salienta a especialista em nutrição infantil.

Segundo a expert, o magnésio é “essencial” para o funcionamento do organismo. “É um mineral que oferece energia, regula o humor, controla a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico, além de auxiliar a saúde óssea e acelerar o metabolismo”, menciona Caroline.

De acordo com a nutricionista, como o abacate é uma fruta rica em fibras, tende a aumentar a sensação de saciedade. Ela comenta ainda que a fruta integra gorduras saudáveis — poliinsaturadas e monoinsaturadas — na composição. “Também dispõe de ação antioxidante”, garante.

ao corpo.

Getty Images A fruta tem gorduras boas na composição Abaixo, Caroline Campos lista os ativos contidos no abacate, além do magnésio: ”

• Ômega 6 e 9: ácidos graxos com ação antiinflamatória.

Vitamina E: pelo efeito antioxidante, ajuda a saúde da pele e do cabelo.

• Vitaminas do complexo B: melhoram a energia e o equilíbrio hormonal.

• Vitamina C: contribui para o estímulo de colágeno e fortalecimento do sistema imunológico.

• Minerais, como o

cálcio: atua na contração muscular.

Para potencializar o magnésio da fruta, a expert em nutrição infantil aconselha fazer a receita que mistura banana, leite desnatado e abacate. “É uma opção bem acessível. Bata tudo no liquidificador”, frisa. Outra sugestão envolve usar frutas vermelhas. “Fica delicioso”, enfatiza. A especialista recomenda reduzir o consumo excessivo de café por aumentar a excreção de magnésio pelos rins. Quem não gosta de abacate pode consumir damasco seco, uva passa e banana, fontes do mineral.

Conforme a especialista, para os interessados em fortalecer o cabelo, o abacate é uma “ótima opção”. “A gordura natural presente fornece brilho e hidratação para os fios”, sustenta. Ela detalha que a fruta tem uma grande variedade de antioxidantes, compostos bioativos e vitaminas que dão disposição e bem-estar

Saúde

Subprefeito Ozziel Souza fortalece integração entre São Mateus e cidades do ABC

Encontro em Santo André marcou o lançamento do Grupo de Trabalho Divisas (GT Divisas)

Osubprefeito de São Mateus, Ozziel Evangelista de Souza, participou no último dia 22 de outubro de uma reunião estratégica entre o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e os subprefeitos da capital paulista, a convite do Secretário Executivo das Subprefeituras, Jesse James Latance. O encontro, realizado em Santo André, marcou o lançamento do Grupo de Trabalho Divisas (GT Divisas), iniciativa voltada à articulação de ações conjuntas entre os municípios vizinhos. O GT tem como objetivo promover a integração entre as equipes técnicas do Consórcio Intermunicipal e das Prefeituras envolvidas, buscando soluções compartilhadas para desafios comuns nas áreas de divisa.

Na reunião, Ozziel apresentou as principais demandas das divisas entre a Subprefeitura São Mateus e as cidades de Mauá e Santo André, tratando de temas que impactam diretamente os moradores dessas regiões, como enchentes, pancadões e outros desafios urbanos. “O encontro foi um espaço fundamental para aproximar gestões, alinhar estratégias regionais e fortalecer a integração entre os municípios, buscando soluções conjuntas para os problemas que ultrapassam fronteiras administrativas, mas afetam o mesmo povo”, explicou.

A agenda de integração já vem sendo colocada em prática. No dia 9 de outubro, o subprefeito realizou uma vistoria na avenida Adélia Chohfi, nas proximidades

da Parada Sônia Maria, para acompanhar de perto as demandas da área que liga São Mateus, Mauá e Santo André. A iniciativa foi bem recebida pela população. “Ótima ideia. As divisas são esquecidas”, escreveu um munícipe nas redes sociais. Outra moradora acrescentou: “Que bom que esse local está em pauta. Há mais de 40 anos enfrentamos os mesmos problemas. Sucesso nesse trabalho”.

Por fim, o subprefeito reafirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento da região: “Seguimos firmes, trabalhando por uma São Mateus cada vez mais segura, estruturada e integrada com toda a região metropolitana, sob a liderança do prefeito Ricardo Nunes”, finaliza Ozziel.

Subprefeito de São Mateus alinha ações estratégicas com o Comitê de Segurança

Comitê formado pela Subprefeitura, GCM, Polícia Militar e Polícia Civil discute operações conjuntas, como Sono Tranquilo e ações contra motos roubadas

Desde que assumiu a Subprefeitura de São Mateus, há oito meses, o subprefeito Ozziel Souza tem alinhado uma série de ações voltadas ao fortalecimento da segurança nos distritos de São Mateus, São Rafael e Iguatemi. Reconhecendo que segurança pública é um trabalho conjunto, foi criado o Comitê de Segurança de São Mateus, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e a unidade de fiscalização da Subprefeitura.

“O objetivo é um só: alinhar estratégias conjuntas para fortalecer nossas operações e proteger quem mais precisa”, destaca o subprefeito.

Entre as ações debatidas pelo comitê estão a Operação Polícia 24h, Operação Sono

Tranquilo, ações contra motos roubadas, Operação Natal Seguro, além de fiscalizações contra feiras do rolo e comércios irregulares.

“O Comitê de Segurança é o coração do nosso planejamento: aqui reunimos inteligência, estratégia e ação para garantir ordem, tranquilidade e respeito nas ruas de São Mateus”, reforça Ozziel.

Subprefeitura intensifica fiscalização de comércios irregulares

Na última semana, a Subprefeitura também reforçou a fiscalização na avenida Mateo Bei, principal via comercial da região, com o objetivo de reorganizar o espaço público e garantir o direito de ir e vir dos pedestres. A medida busca equilibrar o trabalho dos ambulantes com o funcionamento dos lojistas,

prejudicados pela ocupação irregular das calçadas.

De acordo com a Lei Municipal nº 11.039/1991, o comércio ambulante só pode funcionar com permissão municipal, que é pessoal e revogável. Quem atua sem licença está irregular e sujeito à retirada. “Fiscalizar não é perseguir — é garantir segurança, acessibilidade e justiça urbana para todos”, afirma o subprefeito.

Para quem deseja trabalhar dentro da lei, a Prefeitura mantém o programa “Tô Legal”, criado pelo Decreto nº 58.831/2019, que permite a regularização da atividade ambulante. “A avenida Mateo Bei é símbolo do comércio de São Mateus. E a Subprefeitura vai seguir cuidando dela –com lei, com ordem e com respeito a quem faz tudo certo”, finaliza o subprefeito.

“Bairro Legal” chega ao Parque São Lourenço com atividades ecológicas e educativas para toda a família

Ação semanal da Subprefeitura de São Mateus, idealizada pelo subprefeito

conta com parceria da Ecourbis Ambiental

Oprojeto “Bairro Legal” chega à sua quinta edição nesta sexta-feira, 31 de outubro, levando lazer, cultura e educação ambiental ao Parque São Lourenço. As atividades acontecem na rua Forte do Rio Branco, altura do número 210, das 10h às 14h.

Idealizado pelo subprefeito de São Mateus, Ozziel Souza, o projeto tem como objetivo promover ações educativas e recreativas voltadas especialmente às crianças e famílias dos distritos de São Mateus, São Rafael e Iguatemi. A iniciativa conta com o apoio da Ecourbis Ambiental, SP Regula, Produtora Mandala e Pipoland.

Durante o evento, as crianças poderão se divertir em brinquedos infláveis, amarelinha, pula-pula, além de participar de pintura facial, oficinas de balões e apresentações circenses.

Também haverá distribuição gratuita de pipoca e algodãodoce.

A Ecourbis Ambiental participa com um estande educativo, oferecendo mudas de árvores e orientações sobre descarte correto de resíduos, reciclagem e preservação do meio ambiente.

O espaço ganhará ainda mais cor e vida com ações de grafite realizadas por artistas locais, além do plantio de novas árvores, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

“É assim que a gente constrói uma cidade mais limpa e sustentável: com educação, participação e amor pelos nossos bairros”, destaca Ozziel Souza.

SERVIÇO:

Bairro Legal Local: Rua Forte do Rio Branco, 210 - Parque São Lourenço

Data: 31 de outubro (sexta-feira)

Horário: 10h às 14h

Para mais informações, siga o perfil do subprefeito Ozziel Souza (@ ozzielsouzaoficial) e da Subprefeitura São Mateus (@subprefeiturasaomateus) no Instagram.

Ozziel Souza,

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Gazeta São Mateus - Edição 780 by Gazeta São Mateus - Issuu