
E REGIÃO
E REGIÃO
saúde e meio ambiente e outros assuntos
No dia 27/04 o
Colégio Santa
Bárbara mostrou todo o brilhantismo e competência da sua equipe e alunos no seu tradicional Evento Cultural, foi uma experiência enriquecedora e educativa para todas as turmas envolvidas. Foi maravilhoso ver como cada nível explorou temas importantes de uma maneira única e envolvente.
Orçamento
Pag. 5
Audiência para Orçamento 2025 reúne mais de 120 pessoas em São Mateus
Lotação completa no auditório da Subprefeitura São Mateus, na noite desta quinta-feira, na audiência pública para recolher propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual, o Ploa 2025. Na sequência da apresentação, feita pela representante da Secretaria da Fazenda, Letícia Cotrim, o subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, fez uma exposição sobre as principais realizações da Prefeitura de São Paulo na região, englobando as secretarias que mais investiram.
Dengue
Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue em 2024
Ministério da Saúde informa que houve 1.937 mortes em decorrência
OMinistério da Saúde informou, nesta segundafeira (29), que o Brasil ultrapassou a marca de 4 milhões de casos de dengue em 2024. Segundo consta no Painel de Arboviroses, foram 4.127.571 casos nas primeiras dezesseis semanas deste ano, uma taxa inédita na história. Para efeito de comparação, na mesma época do ano passado, o país somou 902.174 diagnósticos da doença.
Lucy Mendonça recebeu na redação do Jornal Gazeta São Mateus para uma live o vereador Alessandro Guedes (PT) no dia 26,Alessandro está no segundo mandato na Câmara Municipal de São Paulo. O parlamentar falou da atuação em São Mateus, as principais conquistas e melhorias - concretizadas ou em andamento na região.
Vila Bela
Tendo a pauta da moradia digna como uma das prioridades, Alessandro Guedes atua em 38 comunidades, a maioria na região de São Mateus, onde cerca de 90% do território é ocupado por loteamentos irregulares. Exemplo é a comunidade Vila Bela, que após mais de três décadas brigando por regularização fundiária, finalmente será desapropriada e irá passar por amplo processo de urbanização e no final, entrega dos títulos de propriedade aos moradores.
Nosso mandato está sempre a serviço da população. Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida em todas as regiões da cidade. Vamos falar um pouco mais das nossas ações nos últimos dias.
Artista plástico cria arte usando elementos da natureza
Fábio Gomes era servente de pedreiro em Trindade (GO) e fez transição de carreira para a arte há 8 anos
muito provável que você já tenha visto algum conteúdo nas redes sociais que mostra algum muro pintado com um retrato de uma pessoa e com o “cabelo” composto pela copa de uma árvore natural. Esse trabalho é do artista plástico Fábio Gomes, de Trindade (GO).
Médicos prescrevem 20 minutos de natureza
Depois dos médicos escoceses incluirem a natureza em seus tratamentos, os canadenses também estão prescrevendo mais tempo ao ar livre como forma de cuidar da saúde. A recomendação é que sejam duas horas por semana ou 20 minutos em contato com a natureza.
Vereador Gilson Barreto
Nosso mandato está sempre a serviço da população. Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida em todas as regiões da cidade.
Vamos falar um pouco mais das nossas ações nos últimos dias.
Solicitamos à Prefeitura a canalização do córrego no Jardim Walquiria, obra que vai melhorar a infraestrutura local e trazer mais segurança e bem-estar para os moradores dessa região. É um trabalho que está sendo feito graças ao compromisso do prefeito Ricardo Nunes e de sua equipe com a população de São Paulo.
Alecrim
Nos últimos dias visitei a Escola de Lata da ONG San-Germaine, que foi beneficiada por uma emenda parlamentar com recursos para a revitalização do local e o fortalecimento das iniciativas sociais no bairro. Pude conhecer mais sobre esse projeto inspirador que oferece a 80 mulheres cursos de capacitação em gestão de negócios para apoiá-las na conquista da sua independência financeira.
Em outra atividade, para proporcionar habitação de qualidade no Jardim Keralux, nos reunimos com moradores da região para conversarmos sobre projetos de moradia para a comunidade do Curral, e também sobre a iluminação e o asfaltamento das ruas do bairro.
Participei, ainda, da inauguração da nova unidade do Descomplica SP na Vila Prudente, iniciativa importante que permite acesso
aos serviços públicos, com mais facilidade para a vida das pessoas.
Fiscalizamos também as obras na Avenida Mateo Bei, onde acompanhei o trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura na restauração da via por onde passam os ônibus da região e circulam milhares de pessoas todos os dias.
E após solicitarmos à Subprefeitura São Mateus a instalação de uma academia ao ar livre, acompanhei a montagem desses aparelhos para os moradores do bairro. Práticas como essas pelo bem comum são diárias na nossa rotina, de domingo a domingo. Mas a nossa cidade tem inúmeros desafios, e por isso precisamos realizar cada vez mais.
É o que sempre fizemos, é o que continuaremos a fazer lado a lado com as pessoas que precisam do apoio do Poder Público.
Porque política se faz com trabalho.
izem que quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.
O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais – pensou Maria. Colocouas então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã.
Obrigada, gentil alecrim! – disse Maria
Daqui por diante, ostentarás flores para recordarem o manto que estou usando. Não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria. Via Internet
Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61 Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658 E-mail: gazetamateus@terra.com.br
Diretora: Lucy Mendonça
Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP
Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça (Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87
Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares
Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Ministério da Saúde informa que houve 1.937 mortes em decorrência
OMinistério da Saúde informou, nesta segunda-feira (29), que o Brasil ultrapassou a marca de 4 milhões de casos de dengue em 2024. Segundo consta no Painel de Arboviroses, foram 4.127.571 casos nas primeiras dezesseis semanas deste ano, uma taxa inédita na história. Para efeito de comparação, na mesma época do ano passado, o país somou 902.174 diagnósticos da doença.
A nova atualização do Ministério da Saúde também informa que 1.937 mortes em decorrência da dengue foram confirmadas, enquanto 2.345 seguem em investigação. Em 2023, considerando o mesmo período, a pasta contabilizava 620 óbitos. Os números surpreendem a previsão do próprio Ministério da Saúde. Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde da pasta, Ethel Maciel, afirmou que a expectativa do governo federal era de alcançar
4,2 milhões de casos até o fim deste ano. A marca pode ser superada ainda em maio. Emergência Atualmente, os estados com emergência sanitária por dengue são: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. Na cidade de São Paulo, inclusive, todos os bairros estão sofrendo com epidemia de dengue, informou a Prefeitura, nesta segunda-feira.
O parlamentar falou das principais ações e frutos do trabalho realizado na região nas mais diversas áreas, entre as quais
Lucy Mendonça recebeu na redação do Jornal
Gazeta São Mateus para uma live o vereador Alessandro Guedes (PT) no dia 26,Alessandro está no segundo mandato na Câmara Municipal de São Paulo. O parlamentar falou da atuação em São Mateus, as principais conquistas e melhorias - concretizadas ou em andamento na região.
Vila Bela
Tendo a pauta da moradia digna como uma das prioridades, Alessandro Guedes atua em 38 comunidades, a maioria na região de São Mateus, onde cerca de 90% do território é ocupado por loteamentos irregulares. Exemplo é a comunidade Vila Bela, que após mais de três décadas brigando por regularização fundiária, finalmente será desapropriada e irá passar por amplo processo de urbanização e no final, entrega dos títulos de propriedade aos moradores.
Com 8 mil lotes em situação irregular, 12 mil famílias (60 mil pessoas), a Vila Bela representa a maior iniciativa de regularização fundiária no país, mas sem a mobilização da comunidade não seria possível”, ilustra.
Pinheirinho
Outra grande conquista após 11 anos é o início das obras de pavimentação e drenagem da Comunidade Pinheirinho II, estimadas em mais de R$ 100 milhões.
“Essa comunidade é minha paixão, foi lá que levei pontos na cabeça ao ser agredido pela PM ao evitar ação de reintegração de posse. Essa obra vai transformar a área, nosso mandato tem atuado
II (concluídas), Piscinão Iguatemi, Recanto e Palanque, Piscinão Boa Esperança e Parque Guabirobera/Jd. da Conquista. “Foram até hoje mais de 8 mil ligações de água em São Mateus autorizadas pela prefeitura para a Sabesp após nossa intervenção”, disse.
Caboré Já na comunidade do Caboré/Iguatemi, que passa por amplas obras para
CPI Polo Petroquimico
Outro destaque é a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito da Poluição Petroquímica), que durou 15 meses. Presidida por ele no legislativo, teve a finalidade de apurar denúncias de alta incidência da tireoidite de Hashimoto e doenças respiratórias em moradores do Parque São Rafael, divisa com o Polo Petroquímico de Capuava, no ABC. “Um dos
“Deu certo, a obra do parque começou, um investimento de R$ 76 milhões, e iremos fiscalizar cada etapa para que fique exatamente como o povo merece. Além disso, estamos acompanhando a reforma do planetário, um dos mais modernos do mundo, que vinha sofrendo com graves problemas estruturais”, cita. Privatização da Sabesp –“A água, assim como
incansavelmente por isso”, comemora.
Além disso, destaca intervenções para levar regularização fundiária, pavimentação, água,
esgoto e luz regularizados a diversas comunidades: Morumbizinho/Jd. São Francisco (em andamento), Jardim Novo Alto Alegre (em andamento), Jardim Elizabeth
canalização do córrego e combate às enchentes (R$ 80 milhões), também teve sua participação. “Desde a morte trágica daquele jovem arrastado pelas águas da chuva temos atuado por essas obras”, lembra.
Saúde Alessandro destaca as constantes visitas e cobranças junto à Secretaria Municipal de Saúde, com idas às Unidades Básicas de Saúde com o secretário e técnicos, além da destinação de emendas parlamentares para as UBSs Jd. Palanque, AMA/UBS Laranjeiras e UBS Promorar Rio Claro, e atuação para a construção da UBS do Parque das Flores e Jd. da Conquista II, ambas em fase avançada. “Também irei cobrar da secretaria a ampliação da UBS Jardim Santa Bárbara a pedido hoje da Lucy Mendonça”, reforça.
avanços foi o relatório de mais de 200 páginas entregue ao Ministério Público, Câmara e Prefeitura, a solicitação para que fosse criado o protocolo específico de atendimento à saúde desses moradores, bem como a necessidade de monitoramento, pesquisas e investigação dos responsáveis pelos mecanismos de controle e medição de poluentes”, cita. Educação
“Nosso mandato foi até Brasília pedir a instalação de um campus do IF (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia na região de São Mateus/Cidade Tiradentes/Sapopemba, com um abaixo-assinado de mais de 22 mil assinaturas e forte mobilização popular. O governo federal autorizou a construção na Cidade Tiradentes, mas iremos continuar cobrando uma unidade para São Mateus também”, disse.
Parque do Carmo
Outra bandeira foi a campanha SOS Parque do Carmo, Parque Natural Fazenda do Carmo e Planetário, que contou com audiência pública convocada pelo vereador e ampla mobilização nas ruas pela reforma dos equipamentos.
a luz, é serviço essencial. O governo de Tarcísio de Freitas é de entreguismo, está querendo por todo o patrimônio do estado à venda. A privatização da ENEL e do serviço funerário na capital são exemplos que se privatizar piora, aumenta as taxas, o serviço perde qualidade e os mais pobres são os mais prejudicados. Em diversos países e cidades do mundo, como Berlim, Paris, Bolívia, Inglaterra, reestatizaram esses serviços porque a privatização deu errado”, aponta. Considerações Alessandro parabenizou o jornal Gazeta São Mateus por seus 31 anos à serviço da comunidade e ressaltou a importância da imprensa regional. “A Gazeta é um veículo de grande contribuição para toda a zona leste, bastante respeitado. Colocamos nossas lideranças à disposição do jornal e da região para correr atrás do que for preciso. Infelizmente, o vereador não pode fazer tudo, não tenho a caneta na mão, mas o que for possível,, pode ter certeza de que faremos. Se tiver de dialogar com o governo municipal, estadual ou federal ou o que for, vamos atrás”, afirma.
Fábio Gomes era servente de pedreiro em Trindade (GO) e fez transição de carreira para a arte há 8 anos
Émuito provável que você já tenha visto algum conteúdo nas redes sociais que mostra algum muro pintado com um retrato de uma pessoa e com o “cabelo” composto pela copa de uma árvore natural. Esse trabalho é do artista plástico Fábio Gomes, de Trindade (GO). As fotos de seus murais já rodaram o mundo pela internet.
Fábio era servente de pedreiro. Seus colegas sempre o elogiaram e o incentivaram a pintar. Há oito anos, ele decidiu fazer uma transição de carreira. “No começo não foi fácil, eu tive dificuldade financeira, problema para comer”, explica o artista em entrevista a Planeta . Tudo mudou quando, no início da pandemia de covid-19, há cerca de quatro anos, a atriz norte-americana
Viola Davis compartilhou em seu perfil a foto de um de seus trabalhos em um muro de Trindade (GO). “Fiquei conhecido internacionalmente. De lá para cá, várias pessoas começaram a me contratar, não faltou mais serviço”, conta Fábio ao explicar que, logo em seguida, a mãe da cantora Beyoncé também divulgou o seu trabalho. “Todo artista sonha em ser reconhecido, em ser valorizado. Saber que você está fazendo o que ama, transmitindo uma mensagem e poder viver disso é gratificante.”
Arte de Fabio Gomes, de Trindade (GO) “Eu sempre fui um cara apaixonado por natureza. Eu retrato a fauna e a flora para mostrar as riquezas que temos no Brasil e a importância da preservação ambiental”, diz.
Ele mistura a sua arte em tinta com elementos da natureza. Além dos muros, Fábio também faz paredes e telas, sempre retratando pessoas negras ou indígenas, animais e plantas: ”Eu gosto muito de retratar os indígenas, porque, para mim, eles são as principais pessoas a cuidar e a preservar a natureza”.
“Eu tenho seguidor no mundo inteiro e tento sempre mostrar as riquezas do Brasil”, conta o artista, que recebe encomendas de projetos de diferentes lugares do mundo. Para ele, é importantíssimo mostrar para o mundo a biodiversidade brasileira.
“Quantos animais estão em extinção? O próprio homem está destruindo o planeta. A gente tem que começar a rever isso e cuidar do que é nosso”, finaliza.
Por Julia Guglielmetti
Para a Dra. Melissa Lem o acesso a áreas verdes é tão importante quanto a alimentação, atividades físicas e o sono
Depois dos médicos escoceses incluirem a natureza em seus tratamentos, os canadenses também estão prescrevendo mais tempo ao ar livre como forma de cuidar da saúde. A recomendação é que sejam duas horas por semana ou 20 minutos em contato com a natureza. Esta prescrição é parte de uma iniciativa chamada Park Prescriptions, ou PaRx, que reconhece os benefícios que o tempo que passamos em contato com a natureza podem trazer para a nossa saúde.
A médica de família
Melissa Lem explica que a natureza deve ser considerada o quarto pilar da saúde, além da alimentação, exercícios e sono, e que os governos devem incluir o acesso a espaços verdes como parte essencial do sistema de saúde.
No Japão, o processo de experimentar profundamente a natureza, tomando-a lentamente através de todos os sentidos, chama-se shinrinyoku, que se traduz como “banho de floresta”. Foto:
iStock
No site PaRx (em inglês) é possível acessar informações e descobertas estudos sobre os efeitos da natureza na saúde humana.
Passar um tempo em uma floresta diminui os níveis de hormônio do estresse em 15 minutos, reduz a inflamação em adultos com Doença Pulmonar Obstrutiva e o risco de infecções pulmonares. Além disso, passar mais tempo em contato com a natureza pode tornar as pessoas menos propensas a desenvolver
doenças cardíacas, hipertensão ou diabetes. Outros estudos indicam que terapia natural melhora o bem-estar psicológico de pacientes com câncer e ativa células que matam tumores.
Colocando no papel
Para as crianças, o tempo na natureza aumenta a resiliência e diminui a ansiedade, além de ajudar a evitar problemas respiratórios, como a asma. Foto: Divulgação | O Começo da Vida: Lá Fora
Para a Dra. Lem, receitar mais tempo na natureza, de forma explícita, pode ajudar a convencer as pessoas de que esta atitude é importante para manter a saúde. “Quando quero que um de meus pacientes se lembre de algo, sempre anoto em um pedaço de papel e entrego a eles ou, atualmente, envio um e-mail para que eles se lembrem. É realmente fácil esquecer conselhos verbais”.
No futuro um aplicativo
do Programa PaRx vai permitir que os pacientes registrem o tempo que passaram ao ar livre para que os médicos possam monitorar estas atividades. A médica da família de Ontário, Tara Somerville, também acredita que quando um médico prescreve uma receita de atividade física é muito mais provável que o paciente faça mais atividades.
Por: Natasha Olsen
Dra. Tara Somerville
“ESCREVENDO ESSA RECEITA COMO UM LEMBRETE, VAMOS CONSEGUIR MAIS COMPREENSÃO: MAIS PESSOAS SE CONECTANDO COM O MUNDO EXTERIORE COM O MEIO AMBIENTE E CONSIGO MESMO, SE DESCONECTANDO DE SEUS TELEFONES”.
Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br
o dia 27/04 o
NColégio Santa Bárbara mostrou todo o brilhantismo e competência da sua equipe e alunos no seu tradicional Evento Cultural, foi uma experiência enriquecedora e educativa para todas as turmas envolvidas. Foi maravilhoso ver como cada nível explorou temas importantes de uma maneira única e envolvente.
No nível 3, a exploração das mudanças, fases da vida e crescimento, com foco na importância da alimentação saudável, mostrando o quanto é fundamental desenvolver hábitos saudáveis desde cedo.
Os alunos do nível 4 certamente se beneficiaram ao aprender mais sobre emoções e sentimentos. Entender e controlar as emoções é uma habilidade crucial para o desenvolvimento sócio emocional, e é ótimo ver que essa conscientização está sendo desenvolvida em nossos alunos desde cedo.
As turminhas do nível 5 abordaram as diferenças e singularidades de cada
Orçamento
indivíduo, mostrando que essas características únicas são o que nos tornam especiais. Trabalharam a aceitação e a valorização da diversidade buscando sempre um ambiente inclusivo e respeitoso. Nos trabalhos da Educação Infantil, nossos pequenos tiveram oportunidade de vivenciar esses momentos incríveis também em Língua Inglesa, salientando nosso propósito com a formação de um cidadão global de uma forma lúdica e prazerosa.
Iniciamos uma viagem no tempo, com os alunos do 1º ano explorando a evolução da escrita e da comunicação, despertando o interesse pelo mundo ao seu redor e pela história da humanidade.
Seguimos viagem com a turminha do 2 º ano, partindo para Roma, conhecemos um pouco de sua arquitetura, cultura, moeda e valores.
E nossa aventura não parou por aí, os alunos do 3º ano embarcaram no encanto dos Castelos, trabalhando suas origens, habitantes, arte medieval e costumes.
A criatividade e imaginação foram estimuladas com os alunos do 4º ano ao recontarem histórias e explorarem novos gêneros textuais, desenvolvendo habilidades de escrita e promovendo a expressão criativa e a compreensão literária.
Encerramos com a galerinha do 5º ano, mostrando que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo. Com atividades e desafios
uma jornada entre dois mundos, mergulhando em uma experiência única, explorando os contrastes entre Brasília e a exótica Índia. Os alunos trouxeram à vida os sons e cores de cada lugar, transportando o público para além das fronteiras geográficas.
A sala de exposição transformou-se em uma galeria de arte, onde fotografias e pinturas retratavam a essência de cada cultura. Dos traços
matemáticos, trabalharam o raciocínio lógico e provaram que a matemática está em tudo e vai muito além dos números.
Os alunos do Fundamental 2 também deram seu show, o 6º ano falou de consumismo e zona rural e urbana (livro: Um garoto consumista na roça), enaltecendo que o belo está também nas coisas mais simples da vida, 7º ano – Falou da construção de Brasília baseado no livro: O roubo do Rubi do planalto central, os sétimos anos, protagonizaram
arquitetônicos de Oscar Niemeyer aos complexos desenhos das mandalas indianas, os estudantes exploraram as diferentes formas de expressão, descobrindo a beleza nas diversidades culturais. Mas a jornada não se limitou às artes visuais, os alunos também contaram sobre a história, religião e costumes de ambos os países o 8º - falará sobre a cultura do oriente médio e estão baseados no livro: As mil e uma noites os oitavos
Lotação completa no auditório da Subprefeitura São Mateus, na noite desta quintafeira, na audiência pública para recolher propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual, o Ploa 2025. Na sequência da apresentação, feita pela representante da Secretaria da Fazenda, Letícia Cotrim, o subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, fez uma exposição sobre as principais realizações da Prefeitura de São Paulo na região, englobando as secretarias que mais investiram.
Assinaram a lista de presença 122 pessoas, público
distribuído principalmente entre lideranças de bairro, convidados, representantes de ongs e associações. Logo após a orientação sobre a montagem do orçamento e a etapa atual, de formulação de propostas e a opção de postagem no site https:// participemais.prefeitura. sp.gov.br/budgets, foram formados grupos de até oito pessoas, para trabalhar um tema escolhido pela equipe. A sugestão foi escrita em um formulário entregue pela Secretaria da Fazenda, que será juntado no bloco de propostas da região de São Mateus. No site do Participe Mais também há orientações
anos celebraram um dia que transcendeu o comum e mergulharam nas páginas encantadas de "As Mil e Uma Noites", trazendo à vida o imaginário rico e intrigante dos contos orientais. Sob o tema "CSB em 1001 Histórias", a sala transformou-se em um labirinto de aventuras. Os alunos, transitavam entre os contos clássicos, mergulhando nas histórias de Scheherazade com uma paixão renovada. A culinária oriental e exposições
de arte enriqueceram a experiência, convidando os participantes a explorar ainda mais a riqueza cultural do Oriente. Foi um momento maravilhoso, onde nossos alunos puderam mostrar todo o seu potencial criativo, transmitindo aos convidados muito conhecimento, lazer e diversão. Parabéns alunos, professores, time e familiares, vocês são nosso orgulho!
subdivididos em várias secretarias, os recursos saem de um único local: da conta bancária da Secretaria Municipal da Fazenda, com a autorização do prefeito Ricardo Nunes”, explica Roberto Bernal, acrescentando que a Prefeitura está presente na vida de quem vive na cidade todos os dias, na prestação de serviços como coleta de lixo, gerenciamento das linhas de ônibus, iluminação da rua, creche, escolas públicas de ensino fundamental, assistência
a Comunidade da Vila Flávia. Citou também o programa de recapeamento asfáltico, que já beneficiou 24 ruas e avenidas dos três distritos, asfalto novo em 19 vias, a reforma de UBS e a construção de duas novas, no Jardim da Conquista e Parque das Flores, realocação de mais de 1.300 famílias nas Comunidades Caboré, Rodoanel e Morumbizinho, que estavam em áreas de risco, construção de conjuntos habitacionais da Cohab no Parque São Lourenço, entre
sobre o Ploa 2025. Na segunda parte da audiência, o subprefeito fez uma apresentação dos investimentos realizados pela Prefeitura de São Paulo, tanto agregados ao orçamento da Subprefeitura, quanto das diversas secretarias municipais. “Embora estejam
social, entre outros. O subprefeito relacionou obras como a canalização de córregos, para conter erosão das margens e enchentes, entre os quais o do Limoeiro, no Recanto Verde do Sol, Caguaçu e na Gonçalves da Costa, na área da Vila Bela e do riacho que corta
outras ações realizadas pela gestão do prefeito Ricardo Nunes. “Foram mais de R$ 300 milhões em obras, no total destinado pela Prefeitura a São Mateus”, disse o subprefeito. Presente à audiência, o vereador Gilson Barreto afirmou que é importante a
participação das pessoas nessas audiências e em outros eventos abertos à população, como as reuniões dos conselhos participativos, conselhos gestores e de segurança. “Uma demanda apresentada no formato do coletivo tem mais força, porque se torna uma reivindicação de grupo e não de uma pessoa. A produção de um abaixo assinado de moradores de uma rua, de um bairro, também mostra união em torno de uma causa. Se possível até ter um contato direto com o Ricardo Nunes, acompanhando uma agenda do prefeito”, aconselha. O subprefeito informou que neste ano a Subprefeitura São Mateus trabalha com um orçamento que se aproxima dos 76 milhões de reais, contra 99 milhões 195 mil do total executado no ano passado. Explicou que essa diferença menor de 2023 para 2024 é explicada pela entrada de recursos adicionais durante os oito meses que restam para o término do ano. “Pode entrar dinheiro de emendas parlamentares, destinadas pelos vereadores, ou suplementação direta do prefeito Ricardo Nunes”, finalizou Roberto Bernal. Por Celso Imprensa Sub S.M