Jornal Gazeta São Mateus - Edição 740

Page 1

2ª quinzena de Fevereiro 2024

Jardim Santo André e Jardim São Francisco

celebram 58 anos

As atividades têm início no dia 08 com eventos na pista de skate ao lado da UBS/AMA Jd. Santo André e finalizam no dia 31, com show gospel de bandas locais

Os bairros Jardim Santo André e Jardim São Francisco comemoram 58 anos no dia 11 de março no calendário oficial, em meio a conquistas e desafios. Moradora há 56 anos a professora e ativista ambiental Fátima Magalhães, moradora do Jd. Santo André há 18 anos, organiza a programação que se estende ao longo do mês junto a comissão de 10 voluntários.

Dona Cida cobra melhorias no Jardim Cidade Satélite Santa Bárbara

Aos 86 anos, Aparecida da Costa Morrone, mais conhecida como Dona Cida, é uma voz ativa há mais de cinco décadas no bairro Jardim Cidade Satélite Santa Bárbara, em São Mateus. Para ela, o crescimento do bairro trouxe não apenas avanços, mas também desafios que exigem ação imediata das autoridades locais.

Sem espaço

Dona Cida destaca a sobrecarga enfrentada pelo posto de saúde, que carece de estrutura adequada para atender à crescente demanda. "Não podemos trazer médicos de várias especialidades porque não tem espaço suficiente, a ginecologia vive mudando, faltam profissionais, hoje temos apenas um clínico-geral", aponta. Apesar de esforços anteriores, como a obtenção de verbas para melhorias, as promessas de ampliação e reforma ainda não se concretizaram.

Roubos e furtos de veículos crescem 8,2% Região Metropolitana de São Paulo em 2023; veja os modelos mais visados

Os índices de roubo e furto de veículos na Região Metropolitana de São Paulo aumentaram 8,2% em 2023 em comparação com o ano anterior. Durante o período de janeiro a dezembro, foram registrados 57.501 casos em 2023, contrastando com os 53.154 casos do mesmo período em 2022, de acordo levantamento feito pela Ituran Brasil

OCom surto de dengue, preço de repelente sobe quase 16%, diz Procon

aumento de 15,78% compara os preços atuais com os de dezembro de 2023. O IPCSP (Índice de Preços ao Consumidor), da Fipe, mostra que a inflação Os preços dos

subiram 15,78%, em média, por causa do aumento do período foi de 0,84%.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
XXXI
ateus
G S ANO
- Nº 740 M azeta ão
31 ANOS DE OLHO NOS FATOS
E REGIÃO
Investimentos
Pag. 3
Pag. 5 Descaso Procon Pag. 5 Roubos e Furtos Pag. 5
repelentes A imagem, mostra a preocupação da Dona Cida com um acidente grave, essa ilha no meio da Rua Nebulosas com Av. Satélite, os ônibus e os caminhões entram com dificuldade na via quase batendo no poste Morro do Cruzeiro, a menina dos olhos dos moradores, segundo ponto mais alto de São Paulo, perdendo apenas para o Pico do Jaraguá

rtigo A

ACohab-SP regularizará

2.601 imóveis do Parque das Flores. A iniciativa foi confirmada pelo diretor-presidente da Cohab-

Cohab-SP fará regularização fundiária no Parque das Flores

Primeira fase beneficiará mais de 2.600 imóveis

*São Jorge *Violetas

*Antúrios

*Lágrima de Cristo

Na primeira fase, funcionários da Prefeitura percorrerão o território para identificar e fazer a atualização dos dados dos moradores dessas áreas.

dos lotes e a titulação dos ocupantes. O processo de regularização é concluído com o registro definitivo dos títulos de propriedade e é realizado de acordo com estas etapas:

* Levantamentos cadastrais

* Cadastros sociais

* Análise de sondagens do solo

SP, João Cury. Ela é resultado de uma ampla política municipal de regularização fundiária comandada pelo prefeito Ricardo Nunes, com o apoio do vereador Gilson Barreto em várias regiões da cidade. "Temos promovido o diálogo entre a população e a Prefeitura para que esse trabalho seja feito o mais breve e da melhor forma possível", afirma Barreto.

A maior regularização fundiária do país, como destacou o prefeito Ricardo Nunes, começou em outubro com a autorização de estudos para desapropriar cerca de 8 mil moradias em situação irregular onde vivem cerca de 60 mil habitantes na Vila Bela. Também estão previstas obras de micro drenagem urbana e asfaltamento na região. Um anúncio que era esperado pelos moradores havia mais de 30 anos.

No Parque das Flores serão beneficiados na primeira fase os seguintes núcleos:

*Sempre Viva

*Sálvia/Flor de Lótus

*Lírios

Passo a passo da regularização fundiária

O processo de regularização fundiária em São Paulo foi acelerado em 2016 pela Secretaria Municipal da Habitação e pela Cohab-SP. É uma intervenção pública que legaliza a permanência da população que reside em loteamentos clandestinos (não foram aprovados pelos órgãos municipais) ou irregulares (foram aprovados mas não foram constituídos conforme as normas).

De acordo com a Prefeitura, todos esses loteamentos provocam transtornos, prejudicam o uso ordenado da propriedade e obrigam o poder público a lançar mão de vários procedimentos para a solução do problema - ou seja, a regularização fundiária, que abrange a regularização urbanística das áreas e lotes com a implantação de serviços, equipamentos públicos e infraestrutura e regularização ambiental, social e jurídica.

Essa ação exige a aprovação da área clandestina ou irregular, o reconhecimento

EXPEDIENTE

Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61

Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370

Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658

E-mail: gazetamateus@terra.com.br

Diretora: Lucy Mendonça

Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva

Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP

Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça

Diagramação: Marcos Roberto Mendonça

(Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos

Tiragem: 10 mil exemplares

Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Delegada Rose realiza palestra para as colaboradoras do Depósito de Lingerie

Nos últimos anos a violência contra as mulheres vem crescendo de forma exponencial e o conhecimento sobre como se defender é imprescindível para que as vítimas possam evitar um mal ainda maior.

* Análise jurídica dos empreendimentos

* Diagnósticos técnicos da situação dos empreendimentos

* Elaboração de propostas técnicas de intervenção, aprovação e contratação de projetos

* Execução de obras

* Regularização técnica

* Registro do empreendimento

" Ainda há muito a fazer para regularizar o Parque das Flores, mas a primeira etapa já foi anunciada e agora iremos até o fim", conclui o vereador Gilson Barreto.

OPrograma de Metas da Prefeitura de São Paulo (2021– 2024) prevê a regularização fundiária para 220 mil famílias. Outras 27 mil deverão ser beneficiadas com melhorias em obras de urbanização em assentamentos precários.

Com o objetivo de trazer mais informação e conhecimentos para as mulheres da região o Depósito da Lingerie realizou no dia 26/02 uma palestra sobre o tema com uma das maiores autoridades no conhecimento sobre os direitos das mulheres do Brasil.

A Delegada Rosmary Correia implantou a primeira Delegacia da mulher do Brasil, foi atuante durante muitos anos na delegacia, da mulher foi eleita a deputada estadual e ficou por quatro mandatos hoje realiza palestras sobre os diretos das mulheres em todo Brasil.

Com sua vasta experiência, a palestrante trouxe informações sobre como as mulheres podem identificar se estão em um relacionamento abusivo, trouxe detalhes sobre a lei Maria da Penha, como pedir medidas protetivas e sobre a rede de apoio para as vítimas.

Dentre os temas abordados, a Delegada Rose como e mais conhecida

Marcelo Dória –Empresário e Professor de pós garduação em varejo popular na FGV, atua a mais de 20 anos na Zona Leste da Cidade de São Paulo no segmento de moda intima – Criador da Rede de Lojas Depósito da Lingerie. Graduado em Direito, Pós Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, Mestre em Gestão para competitivdade pela FGV EAESP. Está na condição de Presidente da Camara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus.

destacou a luta das mulheres, desde a conquista do direito ao voto até a criação da Lei Maria da Penha e da Delegacia da Mulher.

Para a Delegada Rose a criação da delegacia da mulher foi para que a mulher tivesse esse espaço diferenciado a fim de fazer denúncias das violências que sofriam, obtendo atendimento adequado àquela demanda. Atualmente temos 400 delegacias especializadas em todo país para atender e orientar essas mulheres que sofrem algum tipo de violência por parte do parceiro ou marido.

Com mais de 100 mulheres presentes ao evento foi realizado no Teatro Caritas, estiveram presentes a

Diretora Comercial do Grupo Supera Saúde Sra. Audrey Ribeiro, os responsáveis pela Associação Criança Feliz, Fernanda e Marcos Estenio, a Diretora do Jornal Gazeta de São Mateus Lucy Mendonça a Sra. Aparecida Rosa de Sousa mais conhecida como Dida - Chefe de gabinete da Subprefeitura de Sapopemba. No final do evento o Diretor do Depósito da Lingerie, Dr. Marcelo Dória ressaltou a importância do tema e de quanto o conhecimento pode contribuir para evitar situações de violência contra as mulheres, parabenizou a Delegada Rose pela brilhante palestra e agradeceu a todos os presentes.

Página 2 2ª Quinzena de Fevereiro de 2024 Gazeta São Mateus

Jardim Santo André e Jardim São Francisco celebram 58 anos

As atividades têm início no dia 08 com eventos na pista de skate ao lado da UBS/AMA Jd. Santo André e finalizam no dia 31, com show gospel de bandas locais

Os bairros Jardim Santo André e Jardim São Francisco comemoram 58 anos no dia 11 de março no calendário oficial, em meio a conquistas e desafios. Moradora há 56 anos a professora e ativista ambiental Fátima Magalhães, moradora do Jd. Santo André há 18 anos, organiza a programação que se estende ao longo do mês junto a comissão de 10 voluntários.

As atividades têm início no dia 8 de março a partir das 8h30 com uma ação/cidadania na pista de skate ao lado da UBS/AMA Jd. Santo André, com ações de saúde, educação ambiental, capinação de mato, orientações do Conselho Tutelar, distribuição de mudas de árvores pela EcoUrbis Ambiental e atendimento do CRAS Móvel e da entidade

Saúde

Quantas vezes você pensa na última vez que lavou sua garrafa de água? Esse hábito, muitas vezes negligenciado, pode ter implicações significativas para a sua saúde. Nesta jornada de descoberta, exploraremos o que acontece se você não lavar a garrafa de água todos os dias, desvendando os riscos por trás dessa prática comum. Os riscos de não lavar a garrafinha

1. O perigo invisível: acúmulo de bactérias na garrafa Utilizar sua garrafinha diariamente sem a devida higienização pode resultar em um acúmulo silencioso de bactérias em seu interior. Esses microrganismos, originários de nossa boca e do ar ao redor, encontram na água e na temperatura ambiente o ambiente ideal para sua proliferação.

2. De onde vêm as bactérias? O equilíbrio delicado do nosso organismo

Professora e ativista ambiental Fátima Magalhães

Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura irá comunicar que já tem a Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a viabilização do Parque Municipal Morro do Cruzeiro/ Pico do Votussununga, luta antiga da comunidade. Haverá algumas ações e trilhas com guias da secretaria. Banheiros químicos serão instalados.

As calçadas estão em péssimo estado

Casa Lili, com informações sobre os serviços prestados a mulheres vítimas de violência doméstica.

Já no dia 11, na EMEI Carmen Miranda, haverá culto ecumênico e homenagem a moradores antigos e pessoas que prestaram serviços à comunidade. No dia 16, a partir das 8h30, a agenda será no Morro do Cruzeiro, segundo ponto mais alto de São Paulo, perdendo apenas para o Pico do Jaraguá.

Na data, a Secretaria

E no dia 31, para encerrar o mês de aniversário, acontece show gospel com mais de 10 bandas locais no espaço da EMEF Thereza Maria Maciel de Paula. “Todo ano fazemos a programação voltado ao social para celebrar, mas também chamar a atenção do poder público sobre as demandas do bairro e cobrar as melhorias que faltam”, cita Fátima.

Demandas não atendidas

Entre as necessidades da região, aponta: obra do coletor-tronco prometido pela

Morro do Cruzeiro, a menina dos olhos dos moradores, segundo ponto mais alto de São Paulo, perdendo apenas para o Pico do Jaraguá

Sabesp a anos, o que ajudaria a amenizar as enchentes bem na entrada do bairro , a retomada do programa da CET Rota Segura, de sinalização horizontal e vertical, floreiras e bancos nas áreas escolares, e a reorganização do trânsito na rua Miguel Ferreira de Melo aos sábados, dia da feira-livre, que se estende a outras ruas e atrapalha a ambulância da UBS/AMA de manobrar.

“Também reivindicamos melhorias em calçadas e escadões das ruas Miguel Ferreira de Melo, Delgado Escobar, Campos de Piratininga e Padre Jacinto de Carvalhais, entre outros. Por isso fazemos ações em vários pontos no mês de aniversário, pois são muitos problemas e a nossa missão é tentar melhorar o bairro”, disse.

Fátima chegou na região ainda bebê vindo com os pais da cidade baiana de Xique-Xique. Professora, líder comunitária, foi a primeira presidente mulher do CONSEG São Rafael, fez parte do Conselho Tutelar de São Rafael, é ativista ambiental ,Rotariana e presidente da Comissão de Festejos do Jd. Santo André.

Assim começou

Em 11 de março de 1966

Antônio Fausto Gaspar comprou a área, dividiu em duas partes e criou 1.549 lotes. Numa colocou o nome de Jardim Santo André,

Sua garrafa de água pode te adoecer

As bactérias presentes na garrafa não “vêm” de algum lugar externo, pois já habitam nossa boca e o ar ao nosso redor. O biomédico Tarcísio Carvalho esclarece que, embora para a maioria das pessoas com imunocompetência isso possa não representar um grande problema, para crianças, idosos e indivíduos com o sistema imunológico comprometido, a falta de higienização adequada pode levar a infecções mais graves.

3. A importância de lavar todos os dias

O consenso entre especialistas é claro: é fundamental lavar a garrafa de água diariamente para evitar o acúmulo de bactérias, especialmente em situações de compartilhamento do acessório. O infectologista Kléber Luz destaca que, se a garrafa for de uso individual, a lavagem frequente pode ser mais flexível, mas torna-se crucial quando compartilhada.

4. Não subestime: descarte a água não

consumida

Ao se deparar com aquela água não consumida do dia anterior, a melhor prática é descartá-la. As bactérias multiplicam-se a uma taxa rápida, e deixar a garrafa com água ao longo de um dia inteiro resulta em um aumento significativo desses microrganismos.

5. Garrafa térmica: mais segura, mas não isenta de cuidados

Se você utiliza uma garrafa térmica, a conservação da temperatura pode oferecer alguma proteção contra o crescimento bacteriano. No entanto, a temperatura do líquido e a limpeza adequada ainda são cruciais. Garrafas térmicas refrigeradas no momento do armazenamento proporcionam uma camada extra de proteção.

6. Como lavar corretamente: dicas de especialistas

Especialistas recomendam o uso de água e detergente

em homenagem a amigos que trabalhavam na Prefeitura do município vizinho. A outra foi denominada Jardim São Francisco, em referência a Faculdade de Direito onde havia se formado.

Portanto, lavar a garrafa de água diariamente não deve ser apenas um hábito, mas uma prática essencial para preservar sua saúde.

neutro para a lavagem diária. Ferramentas que alcancem o fundo da garrafa, como uma escova de dentes, são sugeridas para uma limpeza eficiente. Uma limpeza profunda, usando uma mistura de água sanitária ou bicarbonato de sódio, é indicada pelo menos uma vez por semana. Um hábito simples, benefícios duradouros

Os riscos de não realizar essa tarefa simples vão além do desconforto, especialmente em grupos mais vulneráveis. Portanto, lembre-se, sua garrafinha é uma aliada na hidratação, desde que você cuide dela adequadamente. Por Bruna Machado - bruna.trezeme@gmail. com

Aniversário
Página 3 2ª Quinzena de Fevereiro de 2024 Gazeta São Mateus
Fatima Magalhaes, já protocolou inúmeros pedidos na Subprefeitura para melhoria, mais um ano de aniversario e nada aconteceu no bairro

Separação do Lixo Dicas para fazer de forma eficiente

Aseparação do lixo pode parecer uma tarefa simples, mas a importância é enorme, e a dedicação de alguns minutos diários pode contribuir com gerações futuras, tendo impactos positivos ao meio ambiente. Para adotar a prática de separação correta dos resíduos e entender a importância de tornar esse hábito diário, é só seguir a leitura para aprender a fazer a

separação de resíduos permite que materiais recicláveis sejam encaminhados para a reciclagem, contribuindo para reduzir a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários e para a preservação dos ecossistemas naturais.

Redução da poluição: a separação e destinação adequada do lixo pode evitar a contaminação do solo, ar e água com substâncias tóxicas presentes em resíduos não

Dessa maneira, é preciso atenção aos tipos de materiais que serão descartados e que são divididos em: orgânicos; recicláveis não perigosos; não recicláveis não perigosos; perigosos.

Lixo orgânico

O lixo orgânico é todo material com resto de alimentos, incluindo cascas de legumes, frutas, vegetais e folhas, raízes e outros resíduos de origem biológica.

A destinação do lixo orgânico pode ser feita para aterros sanitários, e nesse caso, o ideal é que esse material seja embalado em

reciclável, que inclui papel, vidro, plástico e alumínio. A separação de materiais que podem ser recicláveis pode ser feita seguindo esse padrão de separação dos itens pertencentes a cada classe, ou se essa não for uma possibilidade, é possível unir todos esses materiais e fazer apenas um lixo reciclável.

Para fazer a destinação do material é importante higienizar as embalagens antes de descartá-las, evitando que possa haver reprodução de vetores de doenças. Após higienizar as embalagens, espere para que a secagem seja

separação correta.

Qual a importância da separação do lixo

O assunto separação do lixo é algo cada vez mais frequente, e essa preocupação tem sua devida importância. Para entender os pontos importantes de realizar a separação de resíduos, reunimos alguns motivos para que essa ação seja tão importante.

Preservação ambiental: a

tratados.

Desenvolvimento da economia circular: a reciclagem de materiais contribui para reduzir a demanda de matériaprima virgem, contribuindo com a economia circular e sustentabilidade dos recursos naturais

. Desenvolvimento de consciência coletiva: ao adotar a prática de separação de resíduos há o incentivo da conscientização ambiental

Participe,

na comunidade, o que pode promover ações positivas em prol do planeta e estimular outras pessoas a adotarem o mesmo hábito.

Como fazer a separação do lixo

Dicas e passo a passoO entendimento de como separar o lixo de maneira correta é o primeiro passo para fazer a destinação, a disposição e o tratamento adequado a cada material.

sacolas biodegradáveis. Outra possibilidade é adotar a prática de fazer uma compostagem com os resíduos orgânicos. A compostagem pode ser uma prática caseira e que ocupa pouco espaço, resultando em um melhor aproveitamento dos resíduos, que podem ser transformados em um rico adubo natural.

Lixo reciclável não perigoso

A definição de lixo reciclável não perigoso se refere ao popularmente conhecido como lixo

feita naturalmente antes de destiná-las ao lixo. A separação desse material pode ser feita em sacos recicláveis ou até mesmo através de caixas de papelão, garantindo que todo o material que está junto possa ser reciclado.

Ao descartar um papel nesse tipo de lixo, o ideal é não o amassar, garantindo que o papel fique mais intacto possível, o que pode contribuir com o aumento de valor para a reciclagem, tornando o material mais atrativo. No caso de vidros quebrados e

que podem trazer risco a saúde dos coletores, a recomendação é que esses itens sejam embalados de maneira segura e identificados como materiais cortantes ou “vidro”.

Lixo não reciclável e não perigoso

A categoria de lixo não reciclável e não perigoso pode se referir a materiais que são destinados ao lixo e que ainda são difíceis de reciclabilidade segue alguns exemplos.

Espelhos, Esponjas de aço, Esponjas de lavar louça, Etiquetas, Fita crepe, Fitas adesivas, Fotografias, Papéis parafinados ou plastificados, Papel carbono.

Lixo perigoso

O lixo perigoso é todo material que apresenta riscos à saúde pública e ao meio ambiente, seja por ser inflamável, corrosivo e até mesmo reativo quimicamente. Alguns materiais que entram nessa lista são: Baterias, Lâmpadas fluorescentes, Lixo hospitalar, Pilhas, Produtos químicos, Restos de tinta.

O descarte desse tipo de resíduo não deve ser feito em lixo comum ou orgânico, já que esse é um tipo de material que não deve ir para aterros e lixões, o que pode o ocasionar a contaminação do solo e causar danos irreversíveis à saúde ambiental e humana. O descarte correto de cada um desses materiais pode variar, e existem lojas e instituições que oferecem pontos de coleta para dar o destino correto desse tipo de resíduo.

Agora que você já conferiu as dicas para fazer a separação dos resíduos, já pode colocar o aprendizado em prática e contribuir com o meio ambiente e gerações futuras, fazendo parte de um mundo melhor.

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população.

Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

discuta, reflita. Esta página é toda sua!
Página 4 2ª Quinzena de Fevereiro de 2024 Gazeta São Mateus

Dona Cida cobra melhorias no Jardim Cidade Satélite Santa Bárbara

Aos 86 anos, Aparecida da Costa Morrone, mais conhecida como

Dona Cida, é uma voz ativa há mais de cinco décadas no bairro Jardim Cidade Satélite Santa Bárbara, em São Mateus. Para ela, o crescimento do bairro trouxe não apenas avanços, mas também desafios que exigem ação imediata das autoridades locais.

Sem espaço

Dona Cida destaca a sobrecarga enfrentada pelo posto de saúde, que carece de estrutura adequada para atender à crescente demanda.

Roubos e Furtos

"Não podemos trazer médicos de várias especialidades porque não tem espaço suficiente, a ginecologia vive mudando, faltam profissionais, hoje temos apenas um clínicogeral", aponta. Apesar de esforços anteriores, como a obtenção de verbas para melhorias, as promessas de ampliação e reforma ainda não se concretizaram.

Sua luta pela melhoria na área da saúde se estende há duas décadas, inclusive dentro do conselho gestor da UBS

Jd. Santa Bárbara, do qual se desligou devido a divergências internas. A moradora cobra mais respeito e atenção do poder público para com os

A imagem, mostra a preocupação da Dona Cida com um acidente grave, essa ilha no meio da Rua Nebulosas com Av. Satélite, os ônibus e os caminhões entram com dificuldade na via quase batendo no poste

usuários do território. “Está difícil a situação”, relata. Falta ônibus –Além das questões médicas, Dona Cida aponta

problemas no transporte público, especialmente a demora nos trajetos e a falta de linha de ônibus que siga pela Av. Mateo Bei, como ocorria

Roubos e furtos de veículos crescem 8,2% Região Metropolitana de São Paulo em 2023; veja os modelos mais visados

Dados levantados pela Ituran Brasil mostram crescimento nas ocorrências de roubos e furtos de veículos em 2023; bairros de Ipiranga, Tatuapé e Itaquera registram maiores altas

Os índices de roubo e furto de veículos na Região Metropolitana de São Paulo aumentaram 8,2% em 2023 em comparação com o ano anterior. Durante o período de janeiro a dezembro, foram registrados 57.501 casos em 2023, contrastando com os 53.154 casos do

mesmo período em 2022, de acordo levantamento feito pela Ituran Brasil, a partir de dados apurados na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e validados com informações da empresa líder em monitoramento de veículos.

A capital paulista lidera o

ranking com o maior número de ocorrências, de 35.248 ocorrências no período analisado, uma alta de 9,3% em relação a 2022 (32.257). O bairro Ipiranga se destaca como líder em número de casos, com um aumento de 780 para 943 ocorrências, representando uma proporção de 20,9%. Em seguida, estão os bairros Itaquera com 6,6% e Tatuapé 5%.

“Em contrapartida, o bairro Água Rasa registrou uma queda de 10%, passando de 828 para 745 casos, enquanto Vila Matilde teve uma diminuição de 3,6%, indo de 753 para 726 ocorrências. São Mateus teve uma queda significativa de 18,7%, com os casos reduzindo de 711 para 578 em 2023. Nessa região, os modelos de veículos mais populares são os mais visados, especialmente os com mais de 10 anos de idade, mantendo a proporção de 78% de furtos para 12% de roubos”, explica Fernando Correia, gerente de operações da Ituran Brasil. A maioria desses casos, 77,78%, são furtos, enquanto 22,22% são roubos.

Entre as cidades da Região Metropolitana de São Paulo,

Santo André ocupa a segunda posição com maior número de casos, de 4.413 ocorrências, mas aponta uma queda de 0,8% sobre 2023. Por outro lado, Osasco registrou uma alta de 18,9%, para 2.142, ante 1.802 do ano de 2022.

Top 10 em ocorrências

Os modelos VW Gol e Fiat Uno continuam liderando como os mais visados, porém, houve um aumento nos casos envolvendo Argo e Sandero. Argo registrou um aumento expressivo de 80% nos casos para veículos com idade entre 2 a 5 anos (de 1290 para 2240) e aumento de 665% para os veículos com idade entre 5 a 10 anos (de 44 para 337). “É notável o crescimento de 66% nas ocorrências envolvendo o modelo Sandero apenas na cidade de São Paulo, subindo de 586 para 973 casos. Os furtos predominam, representando 83,25% das ocorrências em comparação com 16,75% de roubos. Entre os Sanderos com idade entre 5 e 10 anos, houve um aumento de 58,2%, indo de 555 para 878 ocorrências em toda a Região Metropolitana de São Paulo", destaca Correia.

no passado. Segundo ela, “a ligação entre a Rua Nebulosas e a Av. Satélite é problemática, com o ônibus passando muito próximo ao poste na curva, a situação e muito séria, não sabemos como não houve um acidente grave neste cruzamento apesar de ter um semáforo o CET precisa fazer um estudo técnico urgente. Novo Asfalto Outras demandas incluem a necessidade de asfaltamento

e melhorias na infraestrutura viária, como a falta de cobertura em ponto de ônibus e sinalização inadequada pelo CET, que coloca em risco a segurança dos pedestres. Apesar das tentativas de contato com as autoridades locais, como o subprefeito Roberto Bernal e a Secretaria Municipal de Saúde, Dona Cida aguarda uma resposta para suas reivindicações, que refletem algumas das necessidades dos munícipes.

Com surto de dengue, preço de repelente sobe quase 16%, diz Procon

Oaumento de 15,78% compara os preços atuais com os de dezembro de 2023. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor), da Fipe, mostra que a inflação Os preços dos repelentes subiram 15,78%, em média, por causa do aumento do período foi de 0,84%.

A diferença de preços do mesmo produto em lojas diferentes chega a 84,19%, segundo o Procon-SP. Isso aconteceu com o repelente OFF Family 200 (loção), que foi encontrado por um preço médio de R$ 25,25, sendo R$ 19,54 o menor encontrado e R$ 35,99 o mais caro.

A grande diferença de preços entre estabelecimentos aponta para a necessidade de o consumidor pesquisar bastante antes de comprar seus produtos, ainda mais em um período de elevada demanda e considerando que não há tabelamento de preços no país.Procon-SP, em nota O Brasil ultrapassou os 650 mil casos de dengue neste ano. Foram registradas 113 mortes, e 438 óbitos estão

em investigação, segundo o painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde.

O Procon afirma que o consumidor precisa tomar alguns cuidados antes de comprar um repelente.

Se atente à indicação de uso do produto. Alguns repelentes têm restrições de idade.

Leia o rótulo antes de comprar. É possível que o item tenha algum fator alergênico.

• Verifique se o produto tem o registro da Anvisa.

• Ao escolher o produto, faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes lojas e também considere a relação qualidade, peso e preço do item. Se for uma compra online, considere o valor do frete e o prazo de entrega.

Compre somente em sites seguros. No site do Procon, é possível encontrar uma lista de sites não confiáveis.

• Giuliana Saringer

• Do UOL, em São Paulo

Descaso
Procon Aparecida da Costa Morrone (Dona Cida) Esta curva precisa urgente de sinalização, os pedestres tem que passar no meio da rua, porque os carros param em cima da calçada para ir no mercado
Página 5 2ª Quinzena de Fevereiro de 2024 Gazeta São Mateus
Tempero comum tem benefícios surpreendentes para o cérebro e saúde

Apimenta-do-reino, um tempero comum encontrado em cozinhas ao redor do mundo, oferece uma variedade de benefícios surpreendentes para a saúde, especialmente para o cérebro. Conheça mais sobre essas propriedades notáveis! Conhecida cientificamente como Piper nigrum, a pimenta preta contém um alcaloide natural chamado piperina, responsável pelo seu sabor característico e pelos benefícios que oferece à saúde. Estudos, como um publicado na revista Aging and Disease, destacam que a piperina possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, reduzindo o risco de doenças crônicas. Além disso, a piperina tem a capacidade de aumentar

a absorção de vitaminas e minerais essenciais presentes em outros alimentos. Pesquisas mostram que esse composto ativo pode aumentar significativamente a biodisponibilidade de antioxidantes como a curcumina, encontrada no açafrão, em quase 2.000%. Outros benefícios incluem a capacidade de reduzir a inflamação no corpo, auxiliando na luta contra condições crônicas como Alzheimer, Parkinson e artrite. Nutricionistas destacam que a pimenta preta pode interferir positivamente nos processos inflamatórios. Além disso, estudos indicam que o consumo regular de pimenta-do-reino pode estimular o cérebro e melhorar

a saúde cognitiva. Em experimentos com animais, ratos pré-tratados com pimenta preta apresentaram menos placas amiloides associadas à doença de Alzheimer e melhoraram a memória em comparação com os que não receberam o suplemento.

Adicionar pimentado-reino às refeições não apenas aumenta o sabor, mas também traz benefícios para a saúde. Pode ser facilmente incorporada em saladas, sopas, vegetais, massas e uma variedade de pratos. No entanto, é importante consumi-la com moderação para evitar problemas como irritação estomacal e desconforto digestivo.

Por Terra Brasil Notícias

Cérebro e saúde
Página 6 2ª Quinzena de Fevereiro de 2024 Gazeta São Mateus
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.