Jornal Gazeta São Mateus - Edição 727

Page 1

Subprefeitura São Mateus tem significativo investimentos Municipal

São Mateus vive um momento histórico, com um aumento significativo nos investimentos municipais na região, que tem trazido desenvolvimento e melhorado o bem-estar dos moradores dos três distritos – São Rafael e Iguatemi são os outros dois.

Nessa sexta-feira, o prefeito Ricardo Nunes veio à região conferir como estão as obras, inaugurar um CEI - Centro de Educação Infantil, participa de um mutirão de serviços, na Praça Oswaldo Luiz da Silveira, uma escada hidráulica com passagem de pedestres e baias com equipamentos de ginástica, visita um canteiro de obras de prédios da Cohab, marca presença nas associações dos Moradores e Amigos de Vila Leme e Jardim dos Marianos,Hope Box e Nova Esperança São Francisco, e encerra o roteiro, com um encontro com a comunidade no CEU Alto Alegre, na Av. Bento Guelfi, por volta de 19h00.

Moradores recebem com otimismo proposta para solucionar impasse do Vila

Série de Problemas Pag.2

Moradores do Promorar Rio Claro pedem ajuda para uma série de problemas

Moradores do Conjunto

Promorar Rio

Claro acionaram o jornal Gazeta São Mateus para reclamar de uma série de problemas que tem tirado o sono das famílias. A lista inclui alagamento, sujeira, mau cheiro devido a água de esgoto irregular que desemboca nas vias, lama invadindo casas, falta de acessibilidade e de sinalização viária e erosão.

O mês mais quente da história da humanidade

As temperaturas médias globais superaram o recorde histórico 23 vezes no mês de julho de 2023, o que tornará este o mês mais quente da história da humanidade desde o início das medições com termômetros, no século 19.

Bela Pg.7

Volta as aulas no Colégio Santa Bárbara chegou repleta de novidades

Novo slogan, parceria com o Sistema de Ensino Mackenzie e salas remodeladas são algumas das mudanças

Avolta às aulas no Colégio Santa Bárbara em São Mateus veio repleta de novidades. Além do novo slogan “Colégio Santa Bárbara é muito mais acolhimento”, o início do segundo semestre no renomado estabelecimento de ensino chegou embalado por mudanças.

Vem ai as Eleições dos Conselhos Tutelares 2023

Oque é um Conselho Tutelar?

É um órgão colegiado, composto por cinco Conselheiros e Conselheiras Tutelares, que deve estar presente em todos os municípios. Se tem alguma violação dos direitos da infância e adolescência, os conselheiros e conselheiras estarão lá para zelar pelo cumprimento da Lei.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA G
ANO XXX - Nº 727 M azeta ão ateus 30 ANOS DE OLHO NOS FATOS 1ª Quinzena de Agosto de 2023 E REGIÃO Investimentos Municipais Pag. 3
Meio Ambiente Pag.4
S
Educação Pag. 5 Conselho Tutelar Pag.6
Dia 04 de Agosto o prefeito Ricardo Nunes veio à região conferir como estão as obras

Modalidades de regularização de imóveis

Estatisticamente metade dos imóveis urbanos no país cerca de 30 milhões são irregulares, ou seja, seus ocupantes não possuem a escritura definitiva frente ao respectivo cartório de registro de imóveis competente.

Em sua maioria não tratam de invasores, a questão não é essa, são pessoas que sucessivamente vendem e compram a cessão de posse, pois desde o dono/ocupante originário não houve interesse em regularizar o imóvel.

O meio legal para tal regularização é o USUCAPIÃO ou a ADJUDICAÇÃO

COMPULSÓRIA por meio das duas modalidades de regularização um ocupante de fato se tornará proprietário do seu imóvel.

A ADJUDICAÇÃO

COMPULSÓRIA é o instituto jurídico onde possibilita que a pessoa que recebeu a propriedade de um imóvel prometido em contrato, mesmo que o vendedor se recuse a cumprir o acordo, tenha a garantia de receber o imóvel que foi prometido, ressalta que se houveram várias transmissões necessário ter toda a sequência de contratos. Por meio deste dispositivo legal vale lembrar que para ser aceito seu posterior registro no cartório registral, o imóvel

deve estar desmembrado para que obtenha a sua matrícula individualizada.

Já em relação ao USUCAPIÃO há várias espécies sendo que todas exigem que a possa seja mansa e pacífica e haja o animus domini que é a vontade de se comportar como dono de forma ampla, zelando, arcando custos que envolvam o imóvel e cuidar de manutenções em geral, as quais são:

a) Extraordinária, posse por 15 anos contínuos independentemente de boa-fé e apresentação de documento do imóvel;

b) Ordinária, posse por 10 anos contínuos, com fé e apresentação de documentos do imóvel;

c) Especial Urbana, posse por 5 anos contínuos de área inferior a 250m2, utilizado para moradia e desde que não tenha outro imóvel; d) Coletiva, posse por 5 anos contínuos de propriedade em área urbana maior que 250m2, desde que não tenha outro imóvel; e) Especial Rural, posse por 5 anos contínuos de área inferior a 50 hectares com intuito de subsistência e moradia; e f) Familiar, posse por 2 anos contínuos com exclusividade sobre imóvel urbano de até 250m2 cuja propriedade divida com excônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar. Com o advento da Lei 13.465/2017 passou a ser possível fazer o USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL junto ao cartório de notas, por meio de ata notarial lavrada pelo tabelião de notas, lembrando que apesar de ser mais celere, tem o gasto adicional com os emolumentos cartorários e continua havendo a necessidade de um advogado para sua conclusão, igualmente ocorre na via judicial.

LEIBNIZ DE ALMEIDA é advogado inscrito na OAB/ SP 394.082 e jornalista sob MTB 80.628, atua nas áreas do direito criminal, família, cível e imobiliário, atualmente está com presidente do Conseg São Rafael.

Rio Claro pedem ajuda para uma série de problemas

Teve uma revisão boa para quem tem carro, mas quem anda a pé sofre na altura do nº 25.826. Naquele trecho, tem ocorrido acidentes e até mortes. Falta segurança nos pontos de ônibus, iluminação e sinalização. Os motoristas passam em alta velocidade e não respeitam os pedestres”, citou.

INVASÃO

Moradores do Conjunto Promorar Rio Claro acionaram o jornal Gazeta São Mateus para reclamar de uma série de problemas que tem tirado o sono das famílias. A lista inclui alagamento, sujeira, mau cheiro devido a água de esgoto irregular que desemboca nas vias, lama invadindo casas, falta de acessibilidade e de sinalização viária e erosão. A dona de casa Teresinha Nunes, moradora da Rua Cruz Gomes, sofre com alagamento desde 2014 após obra da Prefeitura que substituiu a calçada por calçadão. “Após a reforma, ficamos sem segurança. Do lado da minha casa deixaram rebaixado, empoça sempre que chove. Quando vem uma enxurrada entra em casa. Falta boca de lobo e ralos na travessa. A água vem do morro cheia de barro. Eu pago para tirar a lama da minha porta, gastar água para lavar a porta e a rua”, afirmou.

Ela já cansou de reclamar no 156 e na Sabesp, mandou carta para a Subprefeitura

de São Mateus, nada foi feito. Segundo Teresinha, um funcionário da Sabesp esteve no local e afirmou que o problema não era da companhia, mas da subprefeitura, por se tratar de água de chuva e precisar de bocas de lobo. “Estou esperando, virou jogo de empurra-empurra. No 156

A dona de casa Janete

me falaram que o resultado da solicitação foi que o serviço é responsabilidade da Sabesp, na Sabesp dizem que é com a prefeitura”, disse. “Eles têm que fazer mais boca de lobo na rua toda. No ProMorar quase

não tem nem boca de lobo”, protestou.

Já a moradora Hélia Maria Vieira da Silva cobra calçadas na Avenida Sapopemba, demanda recorrente. “A avenida foi asfaltada, mas o principal não foi feito.

Gonçalves reclamou que moradores da Travessa Américo Hipólito têm sofrido com mau cheiro e descarte irregular de lixo após uma invasão na rua que passa por trás da travessa. “A água de esgoto desce, a rua parece uma piscina de água suja. Esse pessoal que construiu neste morro joga tudo aqui embaixo. O lixo deles é colocado na esquina. A água de esgoto está vazando aqui, a Sabesp veio, fez uma gambiarra porque estavam jogando na água fluvial. A Sabesp desviou o esgoto para o esgoto normal. Temos um esgoto derramando, ninguém vem ver”, desabafou.

EROSÃO

Todos os patamares do conjunto são aterro, tem que ter asfalto, não tijolinho. Com a drenagem da água no solo, a água vaza pelos canos e o solo da esquina está afundando. “Antigamente, tinha uma vala na parte de cima que enviava a água e caía no esgoto adiante. Fecharam, construíram em cima e empurraram a enxurrada pra cá, quando chove forte, passa por cima do telhado. Então, em vez da água descer, retorna. Nós erguemos o piso porque a água invadia tudo”, disse.

EXPEDIENTE

Gazeta de São Mateus LTDA-ME

CNPJ: 19.851.162/0001-61

Administração, Publicidade e Redação:

Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370

Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658

E-mail: gazetamateus@terra.com.br

Diretora: Lucy Mendonça

Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva

Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP

Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça

Diagramação: Marcos Roberto Mendonça

(Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal)

Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487

CNPJ - 02.740.573/0001-87

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos

Tiragem: 10 mil exemplares

Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

rtigo
A
Série de Problemas
Moradores do Promorar
Página 2
G
São M
1ª Quinzena de Agosto de 2023
azeta
ateus

Subprefeitura São Mateus tem significativo investimentos Municipal

Dia 04 de Agosto o prefeito Ricardo Nunes veio à região conferir como estão as obras

São Mateus vive um momento histórico, com um aumento significativo nos investimentos municipais na região, que tem trazido desenvolvimento e melhorado o bem-estar dos moradores dos três distritos –São Rafael e Iguatemi são os outros dois.

Nessa sexta-feira, o prefeito Ricardo Nunes veio à região conferir como estão as obras, inaugurar um CEICentro de Educação Infantil, participa de um mutirão de serviços, na Praça Oswaldo Luiz da Silveira, uma escada hidráulica com passagem de pedestres e baias com equipamentos de ginástica, visita um canteiro de obras de prédios da Cohab, marca presença nas associações dos Moradores e Amigos de Vila Leme e Jardim dos Marianos,Hope Box e Nova Esperança São Francisco, e encerra o roteiro, com um encontro com a comunidade no CEU Alto Alegre, na Av. Bento Guelfi, por volta de 19h00. A presença do prefeito com um dia todo visitando o território da Subprefeitura São Mateus faz parte do programa Prefeitura Presente, que pretende percorrer as 32 subprefeituras da cidade.

Obras

Entre as obras de maior destaque na região de São Mateus, está o asfaltamento a Rua Santo André Avelino,

no Jardim Rodolfo Pirani, melhoria reivindicada por moradores há anos e de extrema importância para o Distrito São Rafael, pois dá acesso à Av. Jacu Pêssego, ligação do bairro com a pista que vai para o Rodoanel Mário Covas, atravessando o município de Mauá. A rua também é ponto de acesso direto aos bairros Jardim Santo André e Jardim São Francisco. Mesmo sendo de terra, essa via tem sido muito utilizada por motoristas de caminhão, para evitar a sinuosa Avenida Sapopemba, com trânsito intenso e faróis.

Moradores do Jardim

Nova Conquista também foram beneficiados com o asfaltamento da Avenida Nova Conquista, via servida por linhas de ônibus, que transitavam com muita

dificuldade por ali. Quando chovia, ficavam água empoçada e lama. Quando estava seco, buracos e poeira. Nos dois casos, o ônibus ia aos solavancos e em velocidade reduzida, com desconforto para os passageiros e maior tempo de locomoção. A Suborefeitura São Mateus concluiu a obra. Valor da obra: R$ 2.760.470,11, numa extensão de 444 metros e área de 3.108 m².

Outra obra de grande porte e importância foi a construção de um sistema de drenagem, popularmente chamada de escadão, que desce da Rua Austral para a Rua das Estrelas, na Cidade Satélite Santa Bárbara. Ali havia uma enorme erosão, porque se trata de um terreno acidentado. A água descia com força e formou uma cratera.O amortecimento

foi feito com uma tubulação de concreto, em cima dela há uma escadaria para a passagem de pedestres, com baias, onde foram colocados equipamentos de ginástica, bancos e áreas ajardinadas. No trecho de intervenção, nas duas ruas, foram executadas reformas de guias, sarjetas, calçadas, reformas de boca de lobo e recomposição asfáltica. Obra finalizada, a um custo de R$ 2.109.676,70 . Entre as ações realizadas pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, a quem está subordinada a Subprefeitura São Mateus, são realizadas obras de recapeamento em cinco ruas e avenidas: Rua André de Almeida, no Trecho compreendido entre Avenida Mateo Bei e Avenida Ragueb Chohfi; Estrada dos Fidélis - da Avenida Bento Guelfi até a Rua do Carvalho Brasileiro; na Rua Professor Pedro Antônio Pimentelentre a Av. Ragueb Chohfi até a Rua Anecy Rocha; Rua Sertão dos Mapaxós - entre a Rua Professor Pedro Antônio Pimentel até a Rua Lucas Fildes; e na Rua Anecy Rocha, no trecho compreendido entre a Rua Professor Pedro Antônio Pimentel até a Rua do Ensino. São Mateus integra o programa de recapeamento desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, orçado em R$ 1 bilhão, desde o início de sua execução, em junho do ano passado, quando foi recapeada a Avenida Jacu Pêssego, no trecho que vai da Av. Ragueb

Chohfi até a Rua Santo André Avelino, nos dois sentidos. Essa via faz a ligação com a alça Leste do Rodoanel Mário Covas, passando pelo vizinho município de Mauá. Além da Jacu Pêssego, o recapeamento já foi concluído na Av. Sapopemba, da Av. Adutora Rio Claro até à Rua Carmem Tortola, no Distrito São Rafael; na Rua Recanto do Sol, Distrito do Iguatemi, com a inclusão de um recuo para estacionamento de vans escolares, em frente ao colégio, onde era comum o travamento da passagem durante o embarque e desembarque dos alunos, pois a rua é estreita.

Também já foram recapeadas a Av. Ouro Verde de Minas, ao redor da Praça Cataguarino; Avenida Barreira Grande, no trecho entre a Rua Estado do Ceará e Av. Arraias do Araguaia; Rua Estado do Ceará, entre a Av. Rio das Pedras e a Rua Pedrinópolis.

A Santo André Avelino ainda está em processo de asfaltamento, mas já tiveram a pavimentação concluída a Rua Peramirim e a Avenida Nova Conquista, por onde passam linhas de ônibus e que, quando eram de terra, ficavam numa situação muito ruim na temporada de chuvas, com lama e buracos. Foram, ainda, asfaltadas nove ruas do Jardim Nova São Paulo, na divisa com Mauá, modificando, para melhor, a paisagem deste tranquilo bairro.

Zeladoria

No primeiro semestre de 2023, os principais serviços de zeladoria demandados na Subprefeitura São Mateus foram o de corte de mato e roçagem de grama em áreas ajardinadas, com mais de três milhões de metros quadrados limpos. Em segundo lugar veio a limpeza de córrego, com mais de 195 mil metros quadrados.

Investimentos Municipais
Prefeito Ricardo Nunes almoça com empresários e comercientes de São Mateus no restaurante O Petisco
Página 3 1ª Quinzena de Agosto de 2023 Gazeta São Mateus
Lucy Mendonça diretora do Jornal Gazeta São Mateus, fazendo um pedido de uma UPA para nossa região

Novo tipo de plástico se biodegrada em dias

Um grupo de cientistas desenvolveu um bioplástico tão resistente e durável quanto os plástico comum, mas que se biodegrada em dias

Oplástico é um material super útil devido a sua resistência e durabilidade, mas são essas mesmas características que tornam ele tão difícil de sumir da natureza. O problema que ele pode causar é tão grande que a redução do uso do material já é debatida internacionalmente. Entretanto, cientistas desenvolveram um plástico biodegradável que pode sanar esse problema.

O plástico é usado em diversos produtos graças a sua versatilidade e resistência à água e calor. Mas essas qualidades fazem com que eles durem por milhares de anos até se degradarem. Enquanto isso, o material continua poluindo os oceanos, e a natureza de forma geral.

Mas agora, químicos da Universidade de Konstanz desenvolveram um plástico biodegradável que oferece a mesma durabilidade e resistência do plástico comum.

Só que o material conta com uma tecnologia que o faz se degradar em meses ou até mesmo dias.

Poliéster – 2,18, o plástico super biodegradável

O novo material é composto por uma unidade curta de diol com dois átomos de carbono e um ácido dicarboxílico com dezoito, que dão o nome ao material de poliéster – 2,18. Os pesquisadores inseriram pontos de ruptura no material que permitem que o material se desfaça em seus módulos básicos. Tudo isso com a mesma estrutura densa que fornece a durabilidade dos plásticos comuns e com a possibilidade de seus pedaços desmembrados serem recuperados e reutilizados.

Os testes de durabilidade foram realizados em laboratório e em uma usina de compostagem industrial. Na usina, os micróbios degradam o material em dois meses, o que já é extremamente

rápido pro plástico. Enquanto no laboratório, as enzimas naturais desfizeram o plástico completamente apenas em alguns dias.

“Nós também ficamos surpresos com essa rápida degradação. Claro que não podemos transferir os resultados da usina de compostagem um para um em qualquer condição ambiental concebível. O material é de fato biodegradável e indica que é muito menos

persistente do que plásticos como o HDPE, se for liberado involuntariamente no meio ambiente.” explica Stefan Mecking, principal autor da pesquisa, em resposta ao News Atlas.

Os pesquisadores ainda apontam que querem estudar a possibilidade do material ser usado em impressões 3D e seu uso em embalagens. Por Mateus Dias, editado por André Lucena

O mês mais quente da história da humanidade

E, para os cientistas, é inequívoco – os seres humanos são os culpados”, prosseguiu.

Os dados do Copernicus diferem em metodologia dos registros do Climate Reanalyzer, um sistema de visualização e modelagem mantido pela Universidade do Maine, nos EUA, que usa dados de bases públicas americanas. No entanto, ambos contam a mesma história e exatamente a mesma tendência para o mês.

quadrados abaixo do último recorde negativo, em 2022.

A redução do gelo marinho antártico em 2023 está sendo chamada de “evento de cinco sigmas”, por estar cinco desviospadrão abaixo da média.Em linguagem estatística, isso significa um evento muito, muito, muito raro.

As temperaturas médias globais superaram o recorde histórico 23 vezes no mês de julho de 2023, o que tornará este o mês mais quente da história da humanidade desde o início das medições com termômetros, no século 19.

A sentença foi dada nesta quinta-feira (27) pela Organização Meteorológica

Mundial, órgão das Nações

Unidas, e é baseada em informações do sistema europeu de observação da Terra, o Copernicus. “Começou a era do fervimento global”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, no lançamento dos dados.

Desde o dia 3, todos os dias do mês tiveram médias

acima de 16,8oC, registrado em 13 de agosto de 2016. Os dias mais quentes do mês e do registro histórico foram 6 de julho (17,08oC), 7 de julho (17,07oC) e 5 de julho (17,06oC). A média verificada para o mês foi de 16,95oC, muito acima dos 16,63oC registrados em julho de 2019, que até aqui detinha o recorde de mês mais quente da história.

A média global antes da era industrial era 15oC, ou seja, este mês está dando aos terráqueos um gostinho de como deve ser a vida caso o aquecimento global ultrapasse o 1,5oC – o que deve acontecer na próxima década. As altas temperaturas vêm produzindo o verão mais dramático já visto

no Hemisfério Norte, com termômetros beirando ou ultrapassando os 50oC nos EUA, na China, na Europa e no Oriente Médio. O Canadá vive a pior e mais longa temporada de incêndios florestais de sua história, e a Grécia precisou evacuar a ilha de Rodes no fim de semana por causa do fogo. A OMM decretou o recorde antes mesmo do final do mês.

“Não precisamos esperar até o fim do mês para saber disso. A menos que uma miniEra do Gelo aconteça nos próximos dias, julho de 2023 baterá todos os recordes”, afirmou Guterres. “Para vastas partes da América do Norte, Ásia, África e Europa este é um verão cruel. Para o planeta como um todo, é um desastre.

Julho costuma ser o mês mais quente do ano porque é o auge do verão no Hemisfério Norte, que concentra a maior parte das terras emersas do globo. Isso é contraintuitivo para os habitantes do Hemisfério Sul, que atravessam o inverno; mas é real demais, por exemplo, para os moradores de Palermo, na Sicília, que registrou 47oC nesta semana, ou de Sanbao, na China, que bateu os 52,2oC no dia 16.

Mas não é só o norte que está sentindo o impacto dos extremos climáticos. Mesmo no inverno, período escuro e frio, a cobertura de gelo marinho na Antártida em julho é a menor da história: 2,6 milhões de quilômetros quadrados (meia Amazônia) abaixo da média histórica verificada desde o início das medições com satélites e 1,6 milhão de quilômetros

Adaptando uma metáfora bem-humorada do astrofísico americano Robert Kirshner para explicar esse conceito estatístico, um desvio de um sigma é tão improvável que dá para apostar sua casa contra a ocorrência de um evento de um sigma; com dois sigmas, você aposta seu marido; com três sigmas, a improbabilidade é tamanha que dá para apostar até seu cachorro. O oceanógrafo australiano Edward Doddridge diz que um evento de cinco sigmas significa que um inverno como o de 2023 seria esperado uma vez a cada 7,5 milhões de anos.

Os cientistas ainda não têm uma boa explicação para as mudanças no gelo marinho antártico, que, após décadas de estabilidade, começou a apresentar em 2016 uma tendência de redução de área, como a que já é vista no Ártico há muitos anos. A aposta, claro, é o aumento da temperatura média dos

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

oceanos, especialmente em suas camadas superiores. E como esquentaram. O Mediterrâneo tem temperaturas 5oC acima da média. Desde abril, as temperaturas da superfície do mar no mundo excluindo os polos bateram os recordes históricos para a época do ano. Desde maio, elas estão em níveis sem precedentes no registro histórico, segundo a OMM.

O El Niño que se instalou no Pacífico a partir de junho tem empurrado os termômetros para cima em 2023, que se encaminha para ser o ano mais quente da história. Mas, mesmo na ausência do fenômeno, que é cíclico, o aquecimento global tem aumentado a intensidade e a frequência de eventos extremos no mundo todo.

O calorão contrasta com a resposta morna dos líderes globais à crise. Todos os grandes produtores de petróleo do planeta vêm aumentando sua produção; o Brasil fala em abrir uma nova fronteira de exploração na costa norte, e a Noruega acaba de licenciar 19 (dezenove!) novos blocos no Mar do Norte. Cereja do bolo, a COP28, a conferência do clima de Dubai, será presidida por um CEO de uma empresa de petróleo, Sultan Al-Jaber.

4
Página
Quinzena
de
Agosto
de 2023 Gazeta São Mateus

Volta as aulas no Colégio Santa Bárbara chegou repleta de novidades

Novo slogan, parceria com o Sistema de Ensino Mackenzie e salas remodeladas são algumas das mudanças

Avolta às aulas no Colégio Santa Bárbara em São Mateus veio repleta de novidades. Além do novo slogan “Colégio Santa Bárbara é muito mais acolhimento”, o início do segundo semestre no renomado estabelecimento de ensino chegou embalado por mudanças. Parceria com o Sistema Mackenzie de Ensino, espaços repaginados e concurso de bolsas foram as boas novas apresentadas durante evento de recepção dos educadores e colaboradores.

SISTEMA

MACKENZIE

Uma delas foi o anúncio da recente parceria com o Sistema de Ensino Mackenzie, escolhido pelos mantenedores e diretores do Santa Bárbara, o diretor geral João Arthur Moreira dos Santos e a

diretora pedagógica Débora Ferreira, juntamente com o corpo docente, após pesquisas e estudos feitos num período de um ano.

“Tanto na estrutura do material didático, quanto

na filosofia de trabalho, o Mackenzie entrega muito mais resultado de curto prazo com excelência. É uma didática um pouquinho mais tradicional, mas também voltada a cidadania e valores,

alinhada à nossa filosofia de educação e atendimento. Será uma ferramenta pedagógica bem efetiva de trabalho”, explica João Arthur.

REPAGINAÇÃO

Na parte estrutural,

foram remodeladas três salas de aula, o parquinho infantil, a sala de matrículas e as portas dos banheiros que foram repaginadas, tudo para oferecer mais conforto e bem-estar. O colégio também inaugurou a sua linha do tempo, um portal que reúne a cronologia e a história da instituição, criada em 1971 como o antigo Externato Chapeuzinho Vermelho pela mãe dos diretores, a saudosa Luiza Moreira dos Santos, primeira professora do bairro, falecida em 2021.

“A gente procura trabalhar um mix, tem a questão do conteúdo, mas focamos também bastante na questão dos valores éticos e morais, aquilo que acreditamos ser necessário para formar bons cidadãos, independente da escolha

profissional que ela faça, mas que seja sobretudo uma pessoa de caráter. Buscamos oferecer essa formação alinhada à questão emocional e do acolhimento. Nos colocamos como uma extensão da família dos nossos alunos. Aqui somos uma grande família, nos tratamos pelo nome, tanto os alunos quanto os pais, não são apenas mais um número”, afirma João Arthur.

O Colégio Santa Bárbara atende da educação infantil ao ensino médio e conta atualmente com cerca de 500 alunos. A unidade está instalada em um moderno prédio de 1500 m² de área útil e tem parcerias com a conceituada escola de idiomas Cel.Lep e o Projeto Educa 21 do educador/psicólogo Rossandro Klinjey, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano.

O que fazer quando o gato não quer comer

Não saber o que fazer quando o gato não quer comer deixa qualquer tutor aflito e em busca de respostas sobre como ajudar. O primeiro passo para identificar a causa e solucionar o motivo da recusa você já está dando, que é a busca por informação.

Seu gato não quer comer?

Esse sintoma em felinos pode significar várias situações, que vão desde não gostar da ração até problemas de saúde. Nesse artigo, vamos detalhar as possíveis causas, como também apresentar as principais ações que podem ser adotadas para solucionar esse problema. Continue a leitura!

Quando o gato não quer comer, o que pode ser?

Está na rotina dos tutores que fazem de tudo para promover uma guarda responsável: oferecer alimentos de qualidade, que garantam saúde e disposição ao animal. Mas, quando o gato para de comer, o que pode ser?

“Meu gato não quer comer”, parece que não, mas essa é uma condição muito comum e que pode ser ocasionada por diversos motivos. A falta de apetite pode ser uma questão simples de solucionar, mas é fundamental que a fonte do problema seja identificada o mais rápido possível.

1. Falta de interesse na ração

Vamos começar com os problemas mais “simples” de serem resolvidos. Como sabemos, os felinos têm um paladar bem exigente, ou seja, não é qualquer alimento que vai agradá-los. Então, a recusa na refeição – mais de duas refeições no dia ou ficar mais de 24h – é um sinal de que a escolha da ração precisa ser revista.

Mas, antes de você sair trocando a ração vamos validar alguns pontos. Tutor, quando você colocou a ração no comedouro, qual foi a reação do pet? Se por acaso ele se aproximou, cheirou e até chegou a experimentar

um pouquinho, mas logo depois se afastou, esse é um sinal de que o alimento não agrada.

Nesse cenário, é importante ressaltar, que além do paladar, o olfato dos gatos também tem o poder de definir se a comidinha agrada ou não. Então, além de suculenta e saborosa, na hora de escolher a ração, também é necessário avaliar o aroma.

Gato que não quer comer é um problema que não pode ignorado, que demanda uma avaliação veterinária para encontrar a causa.

Outra solução é adicionar ao comedouro as porções de ração sem exagero para que não fique sobrando no pote. Mas, principalmente, para não ficar por um longo tempo em exposição ao oxigênio, isso vai fazer com que a comida perca o frescor e a crocância. Em outras palavras, vai ficar menos atrativa para o felino.

Uma boa dica é variar as rações, fazendo um cardápio com ração úmida e seca, aproveitando uma diversidade de sabores de frango, carne ou atum. Porém, lembre-se de que qualquer troca ou adição na rotina alimentar precisa passar por uma validação profissional. Ou seja, o veterinário irá analisar o porte, raça, necessidades e características do animal para ver quais as melhores rações para gato.

Educação
Petz
Página 5 1ª Quinzena de Agosto de 2023 Gazeta São Mateus

Vem ai as Eleições dos Conselhos Tutelares 2023

Participe, vote e seja um defensor das crianças e adolescentes

para defender os direitos das crianças e adolescentes! Procure saber o seu local de votação que deverá ser divulgado algum tempo antes da votação pela prefeitura, pelo CMDCA e até pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral do seu estado.

Importante! Todo esse processo é fiscalizado pelo Ministério Público. Se você desconfiar de alguma irregularidade, informe a promotoria da sua cidade.

O que acontece após a eleição: Posse: 10/01/2024

Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes para isso.

Participe, vote e seja um defensor das crianças e adolescentes!

Oque é um Conselho Tutelar?

É um órgão colegiado, composto por cinco Conselheiros e Conselheiras Tutelares, que deve estar presente em todos os municípios.

Se tem alguma violação dos direitos da infância e adolescência, os conselheiros e conselheiras estarão lá para zelar pelo cumprimento da Lei e do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Conselho

Tutelar precisa ser um órgão de ampla participação social e afirmação de direitos, de forma democrática, plural e diversa,

por isso o seu envolvimento em todo esse processo é fundamental!

Mas como funciona o cargo de Conselheiro ou Conselheira Tutelar?

O mandato é de 4 anos.

A comunidade que elege! Os Conselheiros e Conselheiras prestam um serviço público relevante, que é remunerado.

São garantidores dos direitos: À vida À alimentação À educação À profissionalização À cultura À dignidade À liberdade À convivência familiar e comunitária Ao respeito Ao lazer

Aprenda a cultivar essa planta

Cabe ainda ao conselheiro ou conselheira proteger as crianças e adolescentes de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Elas e eles têm a missão de garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. É por isso que são consideradas pessoas essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil. Os conselheiros e as conselheiras são responsáveis por receber denúncias de situações de violência, como

negligência, maus-tratos e exploração sexual, além de situações de trabalho infantil. Também podem fazer solicitações de serviços públicos na área da saúde, educação, serviços sociais, previdência, trabalho e segurança. Como votar e participar da eleição?

A eleição ocorrerá no mesmo dia em todo o Brasil: 1º de outubro de 2023 (domingo). O voto é facultativo, mas muito importante! Então mobilize seus familiares e amigos para escolher as melhores pessoas

Acompanhe a atuação dos conselheiros e conselheiras escolhidos! Os conselheiros e conselheiras também devem organizar e mobilizar todos os envolvidos para essas tarefas nas escolas, redes de saúde e assistencial social, polícias, justiça, e todo o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Além disso, os Conselheiros e Conselheiras Tutelares eleitos deverão ter uma formação específica continuada para atuar da melhor forma, e devem contar com apoio das prefeituras e do Conselho

Jasmim: aprenda a cultivar essa planta

Além de ajudar na decoração, a Jasmim tem poderes medicinais.

Quais são as maneiras de denunciar violações de direitos? O DISQUE 100 Esse canal funciona 24 horas por dia, todos os dias, inclusive feriados. O Disque 100 pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende graves casos de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante. E o canal atende denúncias sobre todo tipo de violações, envolvendo crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, situações de trabalho escravo, e várias outras. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil de forma gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. Denúncias anônimas podem ser feitas também.

Por: RedaçãoFonte: CMDCA

A Jasmim é uma planta que pode ser considerada versátil, pois além de ser uma ótima alternativa para a criação de cercas e paredes vivas, também é medicinal. Surpreendente, não é mesmo Venha com a gente e descubra todos os poderes dela e como é fácil cultivá-la em casa!

Você sabia que a Jasmim, o nome dessa planta, deriva da palavra árabe “Yasmin”?

E que o seu significado nada mais é do que flor perfumada?

É isso mesmo! No mundo, é possível encontrar mais de 200 espécies dessa planta, que tem tamanhos e formas diferentes, além de um perfume inconfundível.

Originária de países do sul da Ásia, Oceania e parte do Oriente Médio, atualmente, as folhas de Jasmim estão presentes em

todos os continentes. Seja para decoração da casa ou para a produção de remédios naturais.

Os benefícios da Jasmim

A Jasmim é um tipo de planta medicinal com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. O chá ou creme feito com suas folhas é bastante usado para o tratamento de dores de cabeça, sintomas de menopausa e TPM, irritações e coceiras, além de ser uma alternativa natural de relaxante.

Os principais tipos de

Jasmim

O tipo mais comum de Jasmim são as com flores brancas, pequenas e um inconfundível perfume doce. Entretanto, mesmo entre elas, é possível encontrar variações que tornam cada uma dessas plantas únicas. Conheça as mais famosas.

Jasmim verdadeiro

As plantas com flores brancas são as mais comuns.

O tipo de Jasmim mais popular é o verdadeiro. Também conhecido como Jasmim branco, Jasmim comum ou Jasminum officinalis, a planta pode medir até 6 metros de altura. O que a torna uma ótima opção para a criação de cercas vivas e naturais.

Com origem no Oriente Médio, sul da Ásia e interior da China, suas principais características são folhas pontiagudas, caules em forma de ramo e flores com cinco pétalas. O seu cultivo é indicado com exposição direta ao sol ou, no máximo, à meia sombra.

Jasmim de inverno

A planta de inverno é conhecida por não possuir aroma

Jasminum nudiflorum ou simplesmente Jasmim de inverno é uma variação um tanto quanto peculiar da planta. Nativa da China, ela chama a atenção por sua coloração amarelada e por não ser perfumada. Devido à sua

floração acontecer no inverno, o seu cultivo é indicado para decoração de pérgolas, muros e jardins. Isso sem contar o toque alegre que dá ao ambiente.

Jasmim-dos-poetas

A planta dos poetas pode ser usada como cerca viva

A Jasmim-dos-poetas é uma das variações das espécies que faz mais sucesso entre os amantes de decoração e paisagismo. Isso acontece pela soma do aspecto delicado da planta, os detalhes rosas na parte externa e o seu crescimento rápido. E claro que não podíamos deixar de falar da fragrância adocicada de suas pétalas.

Jasmim: o que é preciso para cultivar em casa

Agora que você já conhece algumas opções de Jasmim para decorar e perfumar a sua casa ou jardim, que tal aprender o que é essencial para cultivá-la corretamente?

Acompanhe os principais pontos que merecem atenção do apaixonado por jardinagem.

Qual a melhor iluminação para a Jasmim?

Por ser uma planta nativa de regiões quentes e secas, a Jasmim precisa de exposição plena aos raios do sol, no máximo à meia sombra dependendo do tipo que você escolher. Por isso, os melhores lugares para cultivá-la são jardins abertos, varandas e, em caso de apartamentos, bem próximo às janelas.

Fertilização anual

A maneira ideal de garantir que a sua planta Jasmim tenha sempre os nutrientes necessários para um desenvolvimento perene é a fertilização anual do solo. Escolha sempre adubos ricos em matéria orgânica como, por exemplo, torta de mamona. É importante lembrar que a adubação deve ser feita próxima à borda do vaso para melhor absorção das vitaminas.

Como fazer a rega da planta?

Assim como todas as espécies de plantas nativas de locais quentes, ela precisa de um solo úmido para conseguir absorver os nutrientes. Por isso, o recomendado é fazer a irrigação da terra sempre que ela estiver ficando seca, principalmente nas estações mais quentes do ano, como a

primavera e o verão. Controle de pragas A planta é suscetível a sofrer com o aparecimento de pragas, principalmente quando cultivada diretamente no solo, as mais comuns são: pulgões, cochonilha, ácaros e a mosca branca. Por isso, é recomendado a aplicação de fungicidas e produtos para controles de pragas pouco antes de sua floração.

Proteja a planta do frio Você sabia que a ela é uma planta que não se dá muito bem em temperaturas muito baixas? Por causa disso, durante o inverno, uma boa prática é colocar o vaso dela em um local protegido, desde que haja iluminação natural. Para quem cultiva a planta em locais abertos, uma alternativa válida é cobrir as raízes da planta com palhas. Com certeza a sua plantinha agradece!

6
Página
1ª Quinzena de Agosto de 2023 Gazeta São Mateus

Moradores recebem com otimismo proposta para solucionar impasse do Vila Bela

Mediação do conflito entre moradores e proprietária do terreno, avança para acordo com a prefeitura para regularizar ocupação após 28 anos

processo foi interrompido. Em 2016, durante o mandato do Governo Haddad, foram feitas promessas de obras e melhorias, mas essas promessas não foram cumpridas.

Agora, sob a administração de Ricardo Nunes, a solução parece finalmente estar progredindo.

“A prefeitura está receptiva. Tivemos uma reunião produtiva e daremos sequência a esse processo visando à regularização e titulação dessas famílias que lutam por isso há mais de 28 anos”, afirma o secretárioadjunto de Habitação de São Paulo.

ASecretaria de Habitação de São Paulo recebeu na última quarta-feira, 9 de agosto, os representantes do Vila Bela para uma reunião sobre a regularização da área, localizada na Zona Leste da capital paulista.

No encontro, as lideranças do bairro puderam conhecer a proposta de regularização oferecida pela empresa Sapopemba LTDA, dona do terreno onde está localizada a ocupação.

A Prefeitura foi condenada em 2020 a remover famílias que estão em área de risco e realizar obras de contenção. Até o momento, a multa de R$

justa indenização, os proprietários estão se comprometendo a entregar os projetos de regularização fundiária abrangendo todos os terrenos existentes na área, a fim de que , cada morador , passe a ser dono do seu pedacinho de terra. A empresa proprietária ainda se compromete a entregar os projetos para a execução de obras de infraestrutura, tais como pavimentação, drenagem, dentre outros, para a prefeitura realizar as obras o mais breve possível . Os moradores poderão restituir o valor gasto pelo município com a desapropriação da área, realizando pagamentos à

julho de 2023.

Participaram do encontro o secretário de Habitação de São Paulo, Milton Vieira, o secretário-adjunto Sidney Neri, representantes dos moradores do bairro como Valter Nunes, presidente do Fórum de Lideranças do Vila Bela, e Adelina de Souza, presidente da Associação dos Moradores do Vila Bela

10.000,00 por dia, está em R$ 12.300.000,00 a ação está no Superior Tribunal de Justiça.

A área também está inserida no Plano de Metas da atual gestão municipal para receber regularização fundiária. A proposta da empresa é no sentido do município realizar a desapropriação da área Vila Bela, após 28 anos de disputa judicial pela reintegração, oferecendo aos proprietários a devida indenização em procedimento de desapropriação amigável. Como contrapartida pelo recebimento da

Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) em pagamentos mensais com valores módicos e com prazos bem extensos. As parcelas podem variar de R$60 a R$150 por mês.l, dependendo do método de cálculo a ser utilizado pela COHAB. A proposta dos moradores pagarem o município pelo valor gasto na desapropriação, foi possível graças à uma alteração na lei 13.465/17, lei da REURB, alteração inserida pela Medida Provisória, agora lei , do programa Minha Casa Minha Vida de

e Nova Harmonia, além do representante jurídico da empresa proprietária do terreno, Carlos César Pinheiro da Silva.

As 15 mil famílias que moram no terreno estão cada vez mais próximas de

alcançarem a regularização de suas moradias. “Essa proposta apresentada é extremamente inédita para o município. Neste caso, a Sapopemba junto com a Prefeitura e a Secretaria de Habitação oferecerá todos

os projetos necessários para a regularização do bairro”, explica o advogado Carlos César.

A área teve sua primeira ocupação em 1995, porém, devido a uma tentativa de reintegração de posse, esse

Secretário de Habitação Milton Vieira, o secretário-adjunto Leonardo Gazillo recebem moradores do Vila Bela O advogado Carlos César Pinheiro da Silva
Página 7 1ª Quinzena de Agosto de 2023 Gazeta São Mateus

DEFESA CIVIL DA CIDADE DE SP RECEBE VEÍCULOS MODERNOS

E EQUIPADOS

PARA AMPLIAR

MONITORAMENTO DE ÁREAS DE RISCOS

PREFEITURA INVESTE R$ 16 MILHÕES NA COMPRA DE 34 PICAPES AUTOMÁTICAS. CADA UMA DAS 32 SUBPREFEITURAS RECEBERÁ UMA UNIDADE, E AS DEMAIS

SERÃO USADAS EM AÇÕES DE PREVENÇÃO

Com o objetivo de modernizar a frota utilizada há mais de dez anos pela Defesa Civil municipal, a Prefeitura de São Paulo entregou 44 viaturas zero-quilômetro durante as ações do “Prefeitura Presente” na região de Perus, Zona Norte. Os veículos serão utilizados para atender ocorrências emergenciais em todas as regiões da cidade.

Com investimento de cerca de R$ 16 milhões, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) destinará as novas viaturas ao efetivo da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que destinará uma viatura para cada uma das 32 subprefeituras da capital.

As demais serão utilizadas no uso diário em ações de prevenção e mapeamento em áreas de risco geológico. O novo modelo das viaturas é específico para atendimentos de ocorrências emergenciais, como desabamentos, quedas de árvores, deslizamentos e monitoramento de áreas de risco.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil conta com 353 servidores, que atuam 24 horas na cidade de São Paulo. A comissão integra 35 divisões, havendo no total 32, uma em cada subprefeitura da capital, além da Divisão de Operações - com o Centro Integrado 24 horas da Cidade de São Paulo, a Divisão de Resposta e a Divisão de Prevenção, responsável pelo mapeamento das áreas de risco na cidade.

Modernização da frota de veículos da GCM

Em março, a Prefeitura de São Paulo entregou 271 viaturas, para renovar a frota da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e mais 64 veículos, que passam a compor a frota utilizada pelas equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em campo no atendimento de ocorrências.

A iniciativa visa melhorar a infraestrutura da Guarda Civil Metropolitana e, assim, oferecer mais apoio técnico aos guardas. A renovação foi iniciada e toda a frota será substituída. Por estarem em regime de locação, a cada período de renovação dos contratos, os automóveis da GCM são trocados. Os veículos foram distribuídos entres as Inspetorias Regionais dos 5 Comandos Operacionais e as Inspetorias Especializadas da Guarda, como a Inspetoria do Canil, Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO), Inspetoria de Defesa das Mulheres e Ações Sociais e Inspetoria (IDMAS) de Operações Especiais (IOPE). A GCM atua no patrulhamento comunitário e preventivo em todas as regiões da cidade, por meio de rondas periódicas, além de efetuar ações de proteção às áreas de interesse ambiental e a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo o cumprimento das medidas protetivas. A Guarda também participa de operações em apoio aos demais órgãos de segurança, bem como realiza a proteção dos agentes públicos durante a execução dos serviços municipais.

prefeitura.sp.gov.br

Publieditorial
Página 8 1ª Quinzena de Agosto de 2023 Gazeta São Mateus
Gildson di Souza/SECOM

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.