Jornal Gazeta São Mateus - Edição 552

Page 1

Virada Sustentável no Parque Aterro Sapopemba Rotary

faz o apadrinhamento

Em parceria com o Rotary International, a edição da Virada Sustentável deste ano teve como palco o Parque Aterro Sapopemba no bairro Parque das Flores em São Mateus. O Rotary apadrinhou o parque e a inauguração aconteceu no último dia 12 durante a Virada Sustentável.

Desativado há algumas décadas, o local recentemente foi transformado em Parque Público com mais de 300 mil metros quadrados. Ação possível após laudo de descontaminação emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) a pedido da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. A área, região de grande vulnerabilidade social, já foi um Lixão e posteriormente Aterro controlado.

Por se tratar de uma região periférica, pouco investimento se deu para uma melhor destinação daquela área. O Rotary resolveu apadrinhar o parque pelo seu alto potencial para ações voltadas ao meio ambiente e à inclusão social. A iniciativa foi viabilizada através da Associação Distrital de Rotarianos - ADR 4563, em uma ação que engloba vários clubs sob coordenação da equipe distrital do Meio Ambiente.

Quanto tempo ainda vamos conviver com novas ondas da pandemia?

Ele era esperado para acompanhar Brasil e Suíça. Seria importante para os companheiros, para Tite, para o clima da seleção brasileira.

Mesmo com o pé direito imobilizado, ele poderia vir.

Assim como Danilo veio.

Só que a CBF apenas informou que ele não viria.

Sem maiores detalhes.

Ficou no West In Doha Catar fazendo tratamento para a entorse do seu tornozelo direito.

Desafios e Oportunidades no Comércio neste final de ano.

dúvidas sobre o que fazer. Mas, ao contrário do que se acredita, nenhuma medicação

no lixo, pia ou vaso sanitário

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA G S ANO XXIX - Nº 552 M azeta ão ateus 29 ANOS DE OLHO NOS FATOS 2ª Quinzena de Novembro de 2022 Pg. 2 pinião O Copa do Mundo 2022 Pag. 3 E REGIÃO Pag. 5 2023 Pag. 6 Meio Ambiente Meio Ambiente Pag. 4 Pg. 2
rtigo A
International
A iniciativa ocorre através da Associação Distrital de Rotarianos - ADR 4563, em uma ação que engloba vários clubs sob
distrital
coordenação da equipe
do Meio Ambiente.
Além de tornozelo inchado, Neymar agora tem febre. Ele é o grande mistério na seleção. Ninguém sabe se voltará a jogar a Copa Cor de 2023: saiba como a energia do violeta vai impactar o seu ano Como fazer o descarte correto da medicação e proteger o meio ambiente UBSs recebem os medicamentos vencidos ou que não são mais utilizados, encaminhando-os adequadamente Assim como alimentos, as medicações que compramos ou que pegamos na Unidade Básica de Saúde (UBS) também vencem. Alimento vencido ou resto de comida vai para o lixo comum e o destino é o aterro sanitário municipal. No caso da medicação vencida ou a sobra de medicamentos, no entanto, é comum surgir
ser
deve
jogada
não veio ao estádio para torcer para a seleção, como era previsto. Por estar com febre, revelou
Junior. Tite e os
assumem a falta que ele faz. Toda informação sobre
Ele
Vinícius
jogadores
o jogador é escondida

pinião O

Quanto tempo ainda vamos conviver com novas ondas da pandemia?

Ocrescimento nas internações de adultos e crianças com covid-19 e a elevação de exames positivos voltam a acender a luzinha vermelha na saúde no estado de São Paulo, com a disparada em novembro de casos e internações. Há motivo

às doses de reforço da vacina, o que leva os vírus a circular mais, e consequentemente, variantes e subvariantes. Além disso, a maioria da população no Brasil foi vacinada a cerca de seis meses e a imunidade, especialmente dos idosos, já expirou. Enquanto isso, só

OBrasil e o mundo vêm se recuperando dos desequilíbrios causados pela pandemia e pelo cenário de instabilidade na economia mundial decorrente da guerra entre Rússia e Ucrânia. O contexto da economia mundial é desfavorável.

O final de ano representa uma oportunidade para o aumento de vendas no comércio, especialmente para os pequenos comerciantes que esperam por esta data com ansiedade e esperança, pois em muitos casos este momento, é determinante para organizar as contas e permanecer com a sua empresa em atividade.

Ocorre que este final de ano, está sendo bem atípico, tivemos uma eleição polarizada e com muitos

conflitos, a copa do mundo no natal, manifestações com bloqueios de estradas, o clima instável e um ambiente de pessimismo generalizado entre os empresários.

Entretanto, devemos destacar que em cenários desafiadores se encontram as maiores e melhores oportunidades para empreendedores e empreendedoras que buscam fazer a diferença no mercado.

Segundo estimativas da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus seguimentos de bares e restaurantes terão um aumento no faturamento, já o setor de serviços deve encontrar mais dificuldades, pois o endividamento do consumidor ainda está em

níveis elevados e isto impacta diretamente no consumo.

Diante deste cenário, os empreendedores devem redobrar sua atenção e concentração na sua empresa, melhorar os níveis de atendimento, desenvolver processos de treinamento e aperfeiçoamento dos seus colaboradores, buscar auxilio no SEBRAE e em entidades de apoio, pensar positivo e ter atitudes positivas a fim de superar este momento e aproveitar as oportunidades que surgem em meio aos desafios.

Marcelo Dória, Empresário, Mestre em Gestão para Competitividade FGVSP, Professor de Varejo nos cursos de MBA e Pós-graduação na FGV-EAESP, esta como Presidente da CDL São Mateus.

para nos preocuparmos? No mínimo, temos de ter cautela.

Em maio, após onda de infecções pelo surgimento de variantes da ômicron, a pandemia parecia ter ficado pra trás. Parecia... Em pleno final de ano, com a proximidade das festas natalinas, férias escolares e o Carnaval batendo à porta, o fantasma do coronavírus volta a preocupar hospitais públicos e privados diante do aumento de infectados com a BQ.1, a nova subvariante da ômicron.

Infectologistas relacionam a nova onda à baixa adesão

existe indicação para a quinta dose (ou a terceira do reforço) em imunossuprimidos e transplantados.

A retomada de medidas de prevenção importantes como uso de máscara, evitar aglomeração desnecessária e reforço da vacinação infantil contra a covid-19 têm sido cobradas por diversas associações. Em São Paulo, desde o último dia 26/11 o uso da máscara voltou a ser exigido pela Prefeitura e governo estadual nos transporte públicos. Câmara Municipal,

Assembleia Legislativa, Prefeitura e órgãos públicos também voltaram a adotar o uso da máscara.

E para o comerciante da cidade e da nossa região, o que representa a ameaça de uma nova onda da covid-19 na época do ano mais importante para o comércio? A maioria dos estabelecimentos mal se recuperou dos dois últimos anos de pandemia e muitos lutam com todas as forças para retomar o crescimento, a produção e voltar a gerar mais postos de trabalho.

Uma coisa é certa. Se há uma lição aprendida pelos empreendedores, que ajudam a fazer girar a economia local e o desenvolvimento dos bairros, é que só sobrevivem às turbulências quem se organiza, se apoia, se reinventa e caminha junto com a comunidade, sem esquecer a importância do social, da educação, do meio ambiente, do respeito e da empatia.

Vamos vencer mais esse desafio!

Diretora: Lucy Mendonça Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça (Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87 Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Lucy Mendonça Jornalista responsável pelo Jornal Gazeta São Mateus MTB 43029-SP
Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61 Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658 E-mail: gazetamateus@terra.com.br EXPEDIENTE rtigo A Desafios e Oportunidades no Comércio neste final de ano.
Página 2 2ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus

Projeto Pedagógico da EMEF José Maria Whitaker

No 2º semestre do ano letivo de 2022, a turma do 2º ano do Ensino Fundamental da EMEF José Maria Whitaker desenvolveram o Projeto Cofrinho, cujo objetivo principal foi estimular a prática da economia financeira, de acordo com o Sistema Monetário Brasileiro.

Durante o projeto os estudantes perceberam que é preciso planejar e economizar para alcançar um objetivo, no caso, esse objetivo era fazer uma caminhada até o Habib’s para tomar um lanche e brincar com os amigos, pondo em prática alguns conhecimentos

da educação financeira.

Resumidamente, o projeto desenvolvido durante o semestre proporcionou aos estudantes o conhecimento de noções monetárias, uso consciente do dinheiro, preço e troco. Os estudantes se envolveram em atividades diversas que envolviam o SMB.

O sucesso do Projeto foi alcançado de forma satisfatória, pois tivemos o envolvimento principalmente, das professoras regentes dos 2º anos A/B/C/D, professoras Jéssica, Rita, Milena e Marisa, assim também como o apoio de outros professores

especialistas, estagiárias, funcionários e de toda a equipe gestora. Vale um agradecimento em especial ao CB Félix, CB Jordão, soldados Batista e José da Polícia Militar.

Em 25 de novembro de 2022, concluímos nosso Projeto com a caminhada dos estudantes ao Habib’s, juntamente com os professores, as estagiárias, alguns pais e a PM.

Foi uma grande satisfação e contribuição para nossa comunidade.

Emef José Maria Whitaker faz a diferença.

Além de tornozelo inchado, Neymar agora tem febre. Ele é o grande mistério na seleção. Ninguém sabe se voltará a jogar a Copa

Na delegação brasileira ninguém confirma.

A situação de Neymar segue misteriosa.

Ninguém garante que ele estará pronto para atuar nas oitavas de final.

Nas quartas, semifinal ou em uma eventual final.

Assim como Tite tenta esconder a escalação, nenhuma palavra oficial sobre ele.

A Suíça teve a melhor defesa das Eliminatórias.

"Lógico que o Neymar fez falta.

"Num momento mágico, ele finta um, clareia e tem essa capacidade. Outros jogadores estão nesse processo pra atingir esse nível. Sentimos sim a falta do Neymar porque ele tem um poder criativo muito grande."

jogos eliminatórios sem o camisa 10.

"Nós ganhamos, mostramos que temos potencial, mas precisamos muito do Neymar. Ele é um jogador diferenciado. A seleção do Brasil sente muito quando joga sem ele. Tem de se recuperar", admitia Richarlison, concordando que a bola chegou 'pouco'.

Ele era esperado para acompanhar Brasil e Suíça. Seria importante para os companheiros, para Tite, para o clima da seleção brasileira. Mesmo com o pé direito imobilizado, ele poderia vir. Assim como Danilo veio. Só que a CBF apenas informou que ele não viria. Sem maiores

Mas Vinícius Junior deixou escapar um segredo da concentração brasileira.

Perguntado sobre a ausência do jogador mais talentoso do país, ele foi claro.

'Fico triste que ele não pode vir, está um pouco mal.

"Não só pelo pé, mas um pouco de febre também, mas torcendo para que ele se recupere o mais rápido possível."

Sim, febre.

Não bastasse o inchaço grande desde a partida contra a Sérvia, agora febre.

Pode ser por uma gripe ou por conta do processo inflamatório.

Médicos garantem que uma grave entorse de tornozelo, com rompimento de ligamentos, pode levar entre 15 dias e um mês. O edema ósseo que sofreu é um estágio antes da fratura.

Ou seja, em todos os sentidos, a situação de Neymar preocupa.

Mesmo na vitória de hoje contra a Suíça, Tite deixou claro o quanto o time sentiu a ausência do meia do PSG.

"O time tem grande potencial, mas sentiu falta de Neymar. Ele sempre faz falta.

Vinícius Junior percebeu que havia falado demais, ao revelar a febre de Neymar.

Decidiu não falar com as rádios e portais.

Justo ele, que chegou a homenagear Neymar, com o gol anulado, fazendo a careta de que o camisa 10 tanto gosta, acabou dando pistas aos países rivais do Brasil neste Mundial.

A de que precisam se preparar para enfrentar a seleção com ou sem Neymar.

Os jogadores não querem nem pensar em seguir nos

Um sintoma grave da ausência do ídolo.

Nem mesmo Tite sabe com certeza se poderá ou não contar com o jogador para este Mundial.

Já voltou atrás ao garantir que a Copa "não havia acabado" para Neymar.

"Não sou médico.

"Eles têm melhores condições do que eu para falar sobre ele.

"Eu só espero que se recupere o mais rápido possível."

• Cosme Rímoli |

Educação
Copa do Mundo 2022 Ele não veio ao estádio para torcer para a seleção, como era previsto. Por estar com febre, revelou Vinícius Junior. Tite e os jogadores assumem a falta que ele faz. Toda informação sobre o jogador é escondida detalhes. Ficou no West In Doha Catar fazendo tratamento para a entorse do seu tornozelo direito.
Do R7 Página 3 2ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus

Qual a diferença entre reciclagem e reutilização

ou não, se está combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, entre outros. Depende apenas da criatividade das pessoas. Qual a importância da reciclagem?

Ao enviar os resíduos para cooperativas ou empresas de reciclagem, estamos evitando o envio destes materiais para os aterros sanitários e gerando renda para várias pessoas. A reciclagem ainda evita a extração de recursos como matéria-prima.

de plástico em específico, já que é um dos materiais que está chamando mais atenção para o descarte, foi de 11,3 milhões de toneladas só em 2019, segundo a WWF Brasil. Deste montante gerado apenas 1,3% foi de fato reciclado. A reciclagem, quando a reutilização não é possível, é a única opção de fim de vida que permite que os resíduos retornem à cadeia de abastecimento.

não entra em um novo ciclo de produção, ele é usado para a mesma ou outra função. Ao reaproveitar materiais, colaboramos com a gestão de resíduos, já que daremos outra função para os resíduos em vez de descartá-los, e na redução da exploração de recursos naturais.

Na ordem de prioridade na gestão de resíduos sólidos apresentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a reutilização vem antes da reciclagem. Por isso, os resíduos devem ser reutilizados antes de serem descartados para a reciclagem, pois muitas vezes a reciclagem tem uma emissão maior de gases de efeito estufa –os resíduos são transportados até a empresa recicladora e precisam de energia para transformação de suas características físicas e químicas.

Resumidamente a reutilização é a continuação do uso de um produto, seja na mesma função ou não. Já a reciclagem é a transformação física e/ ou química de um material descartado, com o intuito de se obter uma matéria-prima ou um novo produto.

O conceito de reciclagem ainda é mais amplo e podemos acrescentar a compostagem , o processamento de resíduos degradáveis, lodos de ETE biológicas (inclusive sanitários), materiais filtrantes agroindustriais como terra diatomácea, podas de

árvores brutas ou trituradas, produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação, restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, entre outros, também como reciclagem. Mas os materiais mais conhecidos como recicláveis são: papel, metal, vidro, tecido, plástico e mesmo componentes eletrônicos.

Já na reutilização o material não passa por uma transformação em um novo produto. Ao reutilizar um produto, na mesma função

No Brasil, a reciclagem possui muitas barreiras, principalmente a porcentagem de coleta, sendo que apenas 41,4% da população tem acesso a coleta seletiva. Já no que diz respeito à reciclagem, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), apenas 2,1% de todos os materiais recicláveis foram realmente reciclados em 2020. Este número se mantém igual nos últimos 3 anos e é abaixo da média global de 9%.

A quantidade de resíduos

Já a reciclagem de alumínio, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016 foi de 38,5%, considerando a quantidade total do uso doméstico do material, conferindo ao país uma posição de destaque internacional principalmente pela eficiência no ciclo de reciclagem. Em 2015, o Brasil reciclou 602 mil toneladas de alumínio evitando a extração de aproximadamente 2.400 toneladas de minério de bauxita, além da economia de energia gerada. O Brasil também é considerado o país que mais recicla latas de alumínio, em 2015 chegou a reciclar 97,9% deste material.

Qual a importância da reutilização?

Na reutilização o material

Esta atitude visa reduzir o desperdício e prolongar a vida útil desse material, como exemplo, o vaso de flor com garrafa de vidro, o bloco de anotações com papéis já usados ou o uso de pneus para jardins.

Tanto a reutilização e a reciclagem fazem parte dos 5 Rs da reciclagem e da gestão de resíduos estabelecida pela PNRS e contribuem para diminuir a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários. Uma destinação não é melhor que a outra, sendo que as duas devem ser seguidas, junto com as outras etapas (não geração, redução, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos), para se ter uma boa gestão de resíduos sólidos.

Como fazer o descarte correto da medicação e proteger o meio ambiente

Assim como alimentos, as medicações que compramos ou que pegamos na Unidade Básica de Saúde (UBS) também vencem. Alimento vencido ou resto de comida vai para o lixo comum e o destino é o aterro sanitário municipal. No caso da medicação vencida ou a sobra de medicamentos, no entanto, é comum surgir dúvidas sobre o que fazer. Mas, ao contrário do que se acredita, nenhuma medicação deve ser jogada no lixo, pia ou vaso sanitário, uma vez que os princípios ativos da medicação não são eliminados pelo tratamento de esgoto e

ainda podem contaminar o meio ambiente.

Por isso, é necessário combater a contaminação do solo e da água, realizando o descarte desses produtos em locais adequados. O município de São Paulo conta com 470 UBSs preparadas para receber as medicações vencidas e suas sobras. Além dessas unidades, as farmácias e drogarias espalhadas pela cidade também são habilitadas a realizar o recebimento.

Ao receber os produtos, as UBSs os separam e identificam por categoria química e depois

os acondicionam, devidamente embalado e lacrado. Em seguida, os resíduos são coletados e transportados em veículos customizados pelas prestadoras de serviço de coleta da Prefeitura de São Paulo. Os medicamentos passam por um processo de descarte específico, a incineração, em usinas de tratamento preparadas ambientalmente para essa ação.

No caso das drogarias e farmácias, elas são responsáveis pela guarda temporária desses produtos, até que os distribuidores façam a coleta e transferência para os pontos de armazenamento secundário. A destinação final dos materiais descartados fica a cargo dos fabricantes e importadores de medicamentos.

No caso de pacientes que fazem uso de insulina em frasco ou canetas, a orientação é levá-los

dentro de garrafas plásticas tipo PET, junto com as agulhas, até as UBSs para o descarte correto. Vale ressaltar que os medicamentos devem ser usados

de forma consciente, evitando os exageros e sem interromper o tratamento por conta própria. Devemos evitar automedicação. No caso de dúvidas, busque

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

mais informações na sua UBS de referência. A localização de todos os equipamentos está disponível na página do Busca Saúde.

UBSs recebem os medicamentos vencidos ou que não são mais utilizados, encaminhando-os adequadamente
Página 4 2ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus

Virada Sustentável no Parque Aterro Sapopemba Rotary International faz o apadrinhamento

parque pelo seu alto potencial para ações voltadas ao meio ambiente e à inclusão social. A iniciativa foi viabilizada através da Associação Distrital de Rotarianos - ADR 4563, em uma ação que engloba vários clubs sob coordenação da equipe distrital do Meio Ambiente.

Os clubs locais são bastante empenhados, tendo em vista já serem envolvidos com as demandas da região e mobilizarem a comunidade e as instituições. O

Em parceria com o Rotary International, a edição da Virada Sustentável deste ano teve como palco o Parque Aterro Sapopemba no bairro Parque das Flores em São Mateus. O Rotary apadrinhou o parque e a inauguração aconteceu no último dia 12 durante a Virada Sustentável.

Desativado há algumas décadas, o local recentemente foi transformado em Parque Público com mais de 300 mil metros quadrados. Ação possível após laudo de descontaminação emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) a pedido da

Secretaria do Verde e Meio Ambiente. A área, região de grande vulnerabilidade social, já foi um Lixão e posteriormente Aterro controlado.

Por se tratar de uma região periférica, pouco investimento se deu para uma melhor destinação daquela área. O Rotary resolveu apadrinhar o

apadrinhamento prevê ações coordenadas em parcerias público-privadas direcionadas à melhoria, restauração, construção, educação ambiental e capacitação, implementação e arborização.

As ações seguem em etapas - a inauguração no dia 12 foi o pontapé - e o ponto alto será na Semana do Meio

Ambiente em 2023. Há a possibilidade de prosseguir com as próximas gestões do distrito.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Cientistas da USP e USP Leste também aderiram, tendo em vista o papel do equipamento como um Centro de Educação

Ambiental por se tratar de um aterro desativado em uma região de vulnerabilidade social.

Durante a Virada Sustentável, foram inauguradas composteiras comunitárias em formato de leiras (canteiro de extensão variada), teve plantio coletivo de árvores com

PARTICIPAÇÃO

POPULAR

No dia 12, as crianças participaram de atividades e a população recebeu instrução acerca do sistema de compostagem e demais ações do projeto visando à formação de líderes ambientais. A ideia é envolver e capacitar a sociedade por intermédio de conscientização permanente com horta comunitária, plantios coletivos de árvores, produção comunitária de adubo e chorume, viveiro de mudas, jogos oficiais, corridas e eventos.

Parque Aterro Sapopemba – Rua Adutora do Rio Claro, s/n, Parque das Flores, São Mateus.

Cor de 2023: saiba como a energia do violeta vai impactar o seu ano

negativas em positivas, visando a elevação da consciência para um alcance maior do autoconhecimento, gerando mudanças importantes em nossa vida", resume.

Formas de utilizar a cor no Ano Novo

trazer foco, concentração, paz e tranquilidade. Além disso, você também pode investir em acessórios e roupas, pois isso te ajudará a sentir o aspecto positivo dessas cores, que certamente irão trazer muitas energias boas para 2023.

cor alegre e de ação. Traz a energia da paixão, coragem e autoconfiança;

• Laranja: é a cor da alegria, do sucesso, da simpatia e da cooperação;

Segundo o estudo cromoterapia, a cor de 2023 é a violeta.

Responsável por transmutar as energias ruins em boas, essa tonalidade está ligada ao autoconhecimento, sinceridade, prosperidade e respeito, por isso, ela nos conecta a nossa essência e a busca por mudanças.

De acordo com a espiritualista Juliana Viveiros,

a cor violeta está associada também à regência do Chakra Coronário, o sétimo Chakra do nosso corpo, com localização direcionada ao topo da cabeça e associado com aspectos voltados à espiritualidade, com características muito positivas para acalmar e tranquilizar as pessoas.

"É uma cor com elevado poder de mudança e transmutação de energias

Utilizar esse tom na decoração de ambientes é uma ótima ideia. De acordo com Juliana Viveiros, esse será um ano muito importante para posicionar melhor objetos de cor violeta, pois ajudarão a

Significado das cores Contudo, se você deseja apostar em outras cores, Juliana Viveiros destaca o significado de algumas delas. Veja: Vermelho: é uma

• Amarelo: é a cor da criatividade e da boa sorte. Além disso, estimula a comunicação, a concentração e a facilidade em se fazer entender;

Branco: simboliza harmonia, paz e pureza. Além disso, possui uma alta

vibração positiva e combina mais facilmente com outras tonalidades e acessórios;

• Verde: traz a energia da esperança e da regeneração;

• Azul: significa purificação, harmonia e compreensão. Essa cor vai te ajudar a ter clareza para entender transformações que podem acontecer;

• Preto: auxilia a atrair mais independência, dignidade e poder de decisão.

Por Luana Farias

Meio Ambiente
2023
A iniciativa ocorre através da Associação Distrital de Rotarianos - ADR 4563, em uma ação que engloba vários clubs sob coordenação da equipe distrital do Meio Ambiente. alunos das escolas locais e do Rotary Kids e revitalização de um parquinho.
Página 5 2ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus
Página 6 2ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.