Jornal Gazeta São Mateus - Edição 548

Page 1

“Surge um Novo Sol”

de São Mateus (FESM)

Foram homenageados com o troféu FESM 15 empresários, sendo os três mais antigos de cada distrito - São Mateus, São Rafael e Iguatemi -, os três mais efetivos dentro dos grupos FESM e FESM2022, bem como os membros/ parceiros que compõem os grupos FESM e FESM2022 e fecharam mais negócios e parcerias. Também receberam homenagens por bons serviços prestados ao bairro Lucy Mendonça, diretora do Jornal Gazeta São Mateus, Roberto Bernal, subprefeito de São Mateus, e o vereador Gilson Barreto.

Colégio Santa Bárbara recebe certificado de Excelência

O evento solene foi tratado com enorme expectativa e sentimento de suspense no ar, pois os organizadores queriam que fossem uma surpresa para todos os participantes. Assim, durante o decorrer do evento, os convidados puderam pouco a pouco, entenderem o real motivo da solenidade.

São Mateus completou 74 anos Fique por dentro da História do Bairro

Ocinquentenário Colégio Santa Bárbara localizado em São Mateus comemora mais uma realização. A instituição de ensino privado acaba de ser contemplada com os Certificados de Excelência e Qualidade em Educação do Selo Escolas Exponenciais, que comprova o grau de satisfação das famílias com a instituição.

Prefeitura publica edital para reforma e implantação de infraestrutura

Eram as lutas populares que impulsionavam o desenvolvimento local para transformar o local ermo em um bairro de fato e era chegada a hora do comércio fazer sua parte. O primeiro ponto comercial que se tem notícia era o Empório do Eustáquio instalado em 1949 seguido no ano seguinte pelo Empório do Maninho. A partir de então, os moradores também tinham onde comprar mercadorias de primeira necessidade.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA G S ANO XXIX - Nº 548 M azeta ão ateus 29 ANOS DE OLHO NOS FATOS 2ª Quinzena de Setembro de 2022 E REGIÃO Pag. 3 FESM Caritas Pag. 2 História do Bairro Pag. 8 Prefeitura de SP Pag. 5
Empresarial
realiza
O evento realizado no dia 13/09 foi sediado na Max Satélite Espeto e Chopp e contou com atração musical da dupla
e Filipe
Frente
evento emocionante
Junior Alves
CSB Pag. 6
Irmã Bernadete Nakagawa, ao lado da Irmã Maria Urakawa Foto: Bob Correia
A
Escola Caritas realizou no dia 12 de Setembro de 2022, às 19h30, sua festa solene de lançamento da campanha “Surge um Novo Sol”.
A escola foi uma das 199 selecionadas entre 760 inscritas em todo o país e alcançou a pontuação de 92% em pesquisa realizada durante o período de maio a junho
Foto: Bob Correia Diretores do Colégio Santa Bárbara, João Arthur e Débora Ferreira Diretoria da Frente Empresarial de São Mateus (FESM)
em escolas Parceria Público Privada (PPP) deve impactar no aprendizado de mais de 50 mil alunos da região de São Mateus, na Zona Leste APrefeitura de São Paulo publicou o edital final de licitação da Parceria Público Privada (PPP) para a requalificação, manutenção e zeladoria de unidades escolares. Por meio da PPP, em 5 anos será realizada a requalificação de 90 EMEIs, EMEFs e EMEFM pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Mateus, nos distritos de São Mateus, Sapopemba, Iguatemi e São Rafael, atendendo regiões de alta vulnerabilidade social e com carência de equipamentos públicos.

Sol”. O evento solene foi tratado com enorme expectativa e

de suspense no ar, pois os organizadores queriam que fossem uma surpresa para todos os participantes. Assim, durante o decorrer do evento, os convidados puderam pouco a pouco, entenderem o real motivo da solenidade.

Entre um caprichado cocktail de boas-vindas, os convidados puderam acompanhar a apresentação da campanha “Rumo aos 25 Anos” da Escola Caritas, através da apresentação do emblemático selo de 25 anos.

Em seguida, foi apresentada pela agência de marketing Covere, a tão aguardada surpresa, a nova logomarca da Escola Caritas, com uma identidade

inovadora, minimalista e moderna, a mesma foi saudada e aplaudida por todos que puderam estarem presentes neste marco histórico da escola.

A logomarca também teve a honra de ser abençoada pelo pároco da Igreja Jesus Ressuscitado, Frei Luiz Carlos Batista, num dos momentos mais emocionantes do evento.

Após a apresentação das surpresas, iniciouse as homenagens as principais personalidades, organizações e empresas que ajudaram a escola, a estar entre as principais escolas particulares de São Mateus, como a diretora Irmã Bernadete Nakagawa, diretora pedagógica Sra. Érica Kiukawa, diretor administrativo Sr. Fábio Hideki, além da Madre Superiora Provincial da Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus, Irmã

Maria Urakawa.

Foram homenageados também com certificações as empresas RMS uniformes, D&W Nutri Cantina, Acerplan Assessoria Educacional, Sistema de Ensino Poliedro e o Teatro Caritas gerenciados pelos Sres Renan Silva e André Bassi . Também foi dada certificação e menção honrosa ao representante da Comissão de Voluntários Girassóis Caritas, Sr. Rogério de Jesus Ribeiro.

Entre as homenagens para as principais organizações do bairro, estiveram presentes também os presidentes dos dois clubes do Rotary, Sr. Willians Moraes Baldão do RCSP-São Mateus e Sr. Luís Jose da Silva do RCSP-

Avenida Mateo Bei. Sr. Edy Suzuki, representando a FESM e a Subprefeitura de São Mateus também foi homenageado. Pela imprensa , estiveram presentes, Bob Ferreira da Revista Guia de São Mateus, Venância Roque e Marcelo Verona da Zona Leste TV e Lucy Mendonça diretora do Jornal Gazeta São Mateus.

A solenidade acabara oficialmente por volta das 21h45 com uma calorosa queima de fogos, mas na pratica se estendeu até mais tarde, pois todos estavam encantados com o dia e o momento tão especial e histórico para o bairro de São Mateus e para a Escola Caritas.

Diretora: Lucy Mendonça Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça (Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87 Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61 Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658 E-mail: gazetamateus@terra.com.br EXPEDIENTE Caritas DEPUTADA FEDERAL ELEICAO 2022 LUIZA ERUNDINA DE SOUSA DEPUTADO FEDERAL CNPJ: 47.485.707/0001-07 Gazeta São Mateus CNPJ 19.851.162 /0001-61 VALOR DO ANÚNCIO R$2500
“Surge um Novo Sol”
AEscola Caritas realizou no dia 12 de Setembro de 2022, às 19h30, sua festa solene de lançamento da campanha “Surge um Novo sentimento Irmã Bernadete Nakagawa, ao lado da Irmã Maria Lucy Mendonça recebe homenagem da Irmã Bernadete Foto: Bob Correia Foto: Bob Correia
Página 2 2ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus
Foto: Bob Correia

Frente Empresarial de São Mateus (FESM) realiza evento emocionante

Colégio Santa Bárbara; Marino Calçados; Relojoaria Alvorada; DISTRITO SÃO

RAFAEL

Restaurante Recordações Nordestinas; Max Carnes Jd. Ester; Baião de Dois Casa do Norte; DISTRITO IGUATEMI Colégio Souza Gouveia; Educandário dos Anjos; Padaria Satélite;

MAIS EFETIVOS

Well Cabeleireiros; MR2 Odonto (Dr. Márcio Seii)

Pense Cole Comunicação; Homenagem Póstuma ao Conselheiro Fundador Francisco Edimilson de Souza (Edi)

Homenageados pelos serviços prestados: Lucy Mendonça (Jornal Gazeta São Mateus) Gilson Barreto (Vereador) Marcio Soato (Conselheiro).

Foram homenageados com o troféu FESM 15 empresários, sendo os três mais antigos de cada distrito - São Mateus, São Rafael e Iguatemi -, os três mais efetivos dentro dos grupos FESM e FESM2022, bem como os membros/ parceiros que compõem os grupos FESM e FESM2022 e fecharam mais negócios e parcerias. Também receberam homenagens por bons serviços prestados ao bairro Lucy Mendonça, diretora do Jornal Gazeta São Mateus, Roberto Bernal, subprefeito de São Mateus, e o vereador Gilson

Barreto.

“O ponto alto foi a homenagem feita em memória do conselheiro fundador Francisco Edimilson de Souza, o Edi. Sua esposa Ivonete e os dois filhos receberam uma placa de agradecimento “in memoriam” por sua contribuição na fundação da FESM”, comentou o atual presidente Edson Pereira Sebastião, Edinho Suzuki, como é conhecido. Ele assumiu o comando da FESM após a saída do ex-presidente Cleber Benevides.

Idealizada há menos de três anos, a Frente Empresarial

de São Mateus passa por reestruturação. A FESM é uma associação sem fins lucrativos que tem trabalhado pela união dos empresários locais, geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável do bairro. É constituída por 11 conselheiros.

“A finalidade foi valorizar principalmente o comerciante mais antigo, mas além da longevidade, que fosse atuante na região e apoiasse ações sociais. Não só aquele que vem aqui, ganha dinheiro e vai embora, mas quem é estabelecido na região há muito tempo”, citou.

Edinho reforçou que a associação vem se realinhando e procurado promover ações para retomar os encontros após a pandemia. “Vamos voltar a fazer campanhas de incentivo às compras em São Mateus, como dia das mães, Natal e dia das crianças, além de manter as atividades sociais e buscar um novo espaço, uma sede, já que com a transição mudamos da sede antiga. Estamos em tratativa de um novo espaço”, disse.

Os homenageados: DISTRITO SÃO MATEUS Norberto Imóveis;

FESM
O evento realizado no dia 13/09 foi sediado na Max Satélite Espeto e Chopp e contou com atração musical da dupla Junior Alves e Filipe Homenagem aos Colégios da Região: João Arthur - Colégio Santa Bárbara, Rodolfo Cerqueira - Colégio São Matheus, Joelma Algusta - Educandário Dos Anjos, Rose GouveiaColégio Souza Gouveia, Fábio Hideki - Caritas. Diretoria da Frente Empresarial de São Mateus (FESM) Familiares do falecido Francisco Edimilson de Souza recebe homenagem do FESM
Página 3 2ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus
Os Homenageados - Lucy Mendonça, o casal Silvia e Norberto Faverão da Imobiliária Norberto e Getúlio da Relojoaria Alvorada.

O que acontece com o papel que é jogado no lixo com o meio ambiente

Hoje em dia muitas empresas podem ser contratadas por preços mais baixos para te ajudar nessa missão sustentável.

Outra prática que pode ser adotada, e tem sido bem comum, principalmente devido à pandemia da Covid-19, é a aplicação de provas e atividades pelo celular ou computador.

que envolvam o assunto e fazer com que a prática fique constantemente presente no dia a dia de todos.

papel e por aí vai.

Todos podem ajudar a construir um planeta mais sustentável!

Ouso excessivo do papel prejudica o meio ambiente, já que muitas árvores são derrubadas para a extração da celulose. Portanto, quanto mais papel, mais árvores são retiradas da natureza.

E, infelizmente, a quantidade de papel que uma escola gera é muito grande, por conta de apostilas, provas, atividades, boletins, fichas cadastrais, memorandos, relatórios e demais

documentos. Com o avanço da tecnologia, é possível melhorar esse cenário. A papelada burocrática pode ser trocada por sistemas automatizados, permitindo a digitalização de relatórios escolares, boletins, diários de classe etc. Além disso, esses documentos digitalizados estarão mais facilmente disponíveis para consultas, do que quando procurado em pastas físicas. Já dentro das salas de

aula, busque estimular o reaproveitamento de livros, apostilas e, claro, a reciclagem do papel. Fique atento a imprimir somente o que for necessário!

O processo de reciclagem pode ser muito mais fácil do que se imagina. É possível fazer uma campanha de doação de folhas, cadernos, apostilas e tudo o que seja de papel para, então, processá-los e gerar folhas ecológicas, feitas a partir de papel reciclado.

Para que todos tenham consciência da origem e uso do papel, mantenha essas informações sempre presentes na rotina dos alunos, funcionários e responsáveis, mostre quais as iniciativas que a escola tem feito para lutar contra o desmatamento e para se tornar mais amiga do meio ambiente.

Todo mundo já ouviu falar em reciclagem

A reciclagem é uma das práticas mais comuns quando falamos sobre sustentabilidade. Ensinar como reciclar de forma correta é importante, por isso incluir atividades que inspirem a rotina dos alunos é muito interessante. Por exemplo, a escola pode propor atividades

Uma dica bem legal, é que a sua IE pode promover oficinas com profissionais da área de reciclagem para que todos os integrantes do corpo escolar consigam entender sua importância e como colocá-la em prática. Incentive todos a darem um novo sentido aos materiais que seriam descartados na natureza.

Ah, não se esqueça de instalar postos de coleta seletiva para depositar os materiais recicláveis, como folhas de papel, garrafas pet, caixas de leite, latinhas de alumínio, sacolas plásticas e outros.

O que compramos e consumimos têm um grande impacto no meio ambiente. Todo o sistema do planeta está interligado, do desmatamento na Amazônia à produção excessiva de lixo. Outra ação que pode adicionar à lista é substituir os copos plásticos por canecas, as cápsulas de café pelo passado em filtro de

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Há pouco tempo, o tema meio ambiente era discutido em vários locais, mas não era absorvido pela maioria das pessoas. Isso está mudando.

A importância de se pensar não só no futuro das próximas gerações, mas também no nosso presente – que já vê as consequências do mau uso dos recursos naturais e poluição desenfreada do planeta – está cada dia mais clara na mente da população global.

São várias as ações de responsabilidade social e sustentável criadas para conscientizar e sensibilizar tanto os consumidores, como as empresas e o mercado em geral.

Uma pesquisa da Treta Pak, em 2019, mostrou que 86% dos brasileiros entrevistados se preocupam com as questões ambientais e 73% buscam comprar produtos sustentáveis pensando na preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

É preciso entender e propagar a discussão

sobre qual a importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente e por que precisamos adotar posturas mais sustentáveis. Por isso criamos este artigo para guiar você na sua pesquisa, continue a leitura!

O que é meio ambiente?

Existem várias definições para o termo meio ambiente, uma delas é, segundo o dicionário: “O conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s)”.

Ou, segundo a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, “é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

É um sistema que envolve todas as coisas que existem no planeta, como o ar, o solo, a água e tudo que foi criado pelos humanos e que impactam de qualquer forma os seres vivos e os ecossistemas.

São quatro esferas que

compõem o meio ambiente, a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera.

Atmosfera: camada formada pelos gases oxigênio, carbônico, metano e nitrogênio que envolve o planeta.

• Litosfera: camada da crosta terrestre, o “chão” do planeta.

• Hidrosfera: inclui todos os rios, oceanos, lagos e águas.

• Biosfera: camada que representa todas as formas de vida que existem.

A importância do meio ambiente é clara, é ele que permite existir vida no planeta, é através dele que nos desenvolvemos e é a base para a sobrevivência de todos os seres.

Você sabia? No dia 5 de Junho de 1972 aconteceu a primeira conferência do meio ambiente organizada pela ONU, a Conferência de Estocolmo, e a partir de então, esse dia é conhecido e celebrado como o Dia do Meio Ambiente.

• Sustentabilidade

Ambiental e Ecológica: é o tipo mais conhecido, relaciona-se à preservação e ao cuidado com o meio ambiente. A reciclagem, cuidado para não poluir as águas e o ar e a diminuição dos desmatamentos são algumas ações que podem ser colocadas em prática.

• Sustentabilidade Social: são as ações para promover o equilíbrio, o bem-estar e a igualdade da sociedade, como a criação de programas de inclusão social, de educação pública, investimentos em saneamento básico e programas sociais para pessoas com baixa renda. O seu objetivo é a diminuição das desigualdades sociais e violência.

• Sustentabilidade Econômica: prática de ações e estratégias que visam o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, sem que este afete de forma negativa o meio ambiente e a qualidade de vida da sociedade.

A importância da sustentabilidade para o meio ambiente

A sustentabilidade e o meio ambiente se complementam. Agir pensando na sustentabilidade é a única forma de preservarmos o meio ambiente de forma responsável para que o ciclo continue com as próximas gerações.

Não adianta pensar na saúde do planeta quando não se faz o mínimo individual, por meio de ações simples, mas que, em conjunto, somam para um futuro melhor Cada pessoa que faz seu papel, tanto em casa, como sendo

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

Todo o corpo escolar deve se comprometer com a causa ambiental, já que sem ela não será possível se tornar uma escola sustentável. Abra as portas para as contribuições, convide funcionários, alunos, responsáveis e profissionais que possam agregar com mais conhecimento a participarem do movimento e transformar a instituição em um espaço ecologicamente correto.

Todos podem colaborar colocando a mão na massa. As estratégias que impactem positivamente a rotina da sua IE, para que ela se torne mais sustentável, ajuda a criar mais vínculo com sua comunidade escolar. Neste período em que estamos mais distantes fisicamente, é importante fortalecer os laços entre escola e família.

A sustentabilidade é um trabalho contínuo, comece com pequenas práticas e, aos poucos, sua escola poderá ser referência no assunto.

um consumidor consciente e também exigindo mudanças e fiscalizando os projetos governamentais voltados para a agenda sustentável, tem um impacto no quadro geral.

Com o foco na educação ambiental, que objetiva formar cidadãos com consciência socioambiental e pensamento crítico, temos a chance de educar esta e as próximas gerações para terem comprometimento com as práticas sustentáveis.

O meio ambiente é o que permite a vida se desenvolver no planeta, mas o mau uso e descaso com os recursos naturais resultou em diversos problemas ambientais. Agir com sustentabilidade é proteger o meio ambiente, utilizando o necessário para o nosso desenvolvimento sem causar prejuízo para as próximas gerações
Página 4 2ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

Prefeitura publica edital para reforma e implantação de infraestrutura em escolas

APrefeitura de São Paulo publicou o edital final de licitação da Parceria Público Privada (PPP) para a requalificação, manutenção e zeladoria de unidades escolares. Por meio da PPP, em 5 anos será realizada a requalificação de 90 EMEIs, EMEFs e EMEFM pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Mateus, nos distritos de São Mateus, Sapopemba, Iguatemi e São Rafael, atendendo regiões de alta vulnerabilidade social e com carência de equipamentos públicos. Além disso, a PPP prevê a construção de quatro Mini Centro Educacionais Unificados (MiniCEUs), estruturas inspiradas nos CEUs, que serão implantadas em escolas já existentes.

As obras de requalificação visam adaptar as escolas às normas de acessibilidade, de desempenho e de segurança, recuperar toda a infraestrutura das edificações, além de promover mais conforto a alunos e professores, e a adequação do ambiente escolar

às demandas pedagógicas e tecnológicas contemporâneas.

Durante os 25 anos de parceria, o parceiro privado será responsável por realizar os serviços como limpeza, vigilância, manutenção, cuidados de áreas verdes e infraestrutura de TI para todas as unidades, enquanto os serviços de natureza pedagógica e o fornecimento de alimentação escolar continuarão a cargo da Secretaria Municipal da

Educação (SME) e de seus servidores.

Os quatro MiniCEUs serão construídos nas EMEF José Maria Whitaker, EMEF Claudio Manoel da Costa, EMEF Armando de Salles Oliveira e EMEFM Rubens Paiva, que receberão ambientes como FabLab, Estúdio de Gravação, Cozinha Experimental e UniCEU, entre outros. Os MiniCEUs serão construídos em até dois anos.

Além disso, o projeto prevê ações para aumentar a integração entre escola e a comunidade do entorno, transformando-a em uma centralidade do seu bairro. Uma das medidas previstas é a requalificação e zeladoria de 12 praças localizadas nas imediações das unidades escolares, que serão palco de intervenções socioeducativas, como pinturas urbanas e implantação de piso de lousa verde.

O edital final da PPP é o resultado do PMI publicado em 18 de setembro de 2021, que tinha como objetivo obter estudos, diagnósticos, levantamentos e projetos para auxiliar a Prefeitura na criação de soluções inovadoras para iniciativa de gestão predial das unidades educacionais das DREs São Mateus e Pirituba.

Números do projeto

A PPP proporcionará investimentos em infraestrutura escolar de aproximadamente R$ 757,8 milhões, sendo que cerca R$ 340,5 milhões serão aportados pelo Poder Público e o restante será remunerado por uma contraprestação de, no máximo, R$ 182,6 milhões/ ano. O critério de seleção da proposta vencedora na licitação é o de menor valor de contraprestação pública. No total, serão economizados R$ 72,1 milhões ao longo do ciclo do projeto.

Estima-se que o projeto impactará positivamente a experiência e o desempenho escolar de mais de 50 mil alunos, por meio da

provisão de um ambiente mais adequado para os seus estudos. Ademais, haverá aumento de 60% no número de instituições que oferecem vagas de ensino superior na região por meio das UniCEUs, um aumento de 75% na oferta de equipamentos esportivos e de 33% em equipamentos de cultura.

Processo participativo O período de consulta pública ocorreu entre os dias 10 de maio e 10 de junho de 2022, com a realização de uma audiência pública em 25 de maio. Durante esse período, a Prefeitura recebeu mais de 64 contribuições de entidades privadas e cidadãos interessados no projeto.

Além disso, foi realizada uma ampla pesquisa qualitativa, por meio de diversas oficinas com diretores, professores, alunos e mães de alunos. A partir dessas contribuições, vindas daqueles que serão diretamente impactados, foi possível colher impressões e aprimorar o projeto.

PA RA B É N S SÃO MAT E U S 7 4 A N O S

Prefeitura de SP
S I G A N O S S O I N S TA G R A M ECO U R B I SAM B I E N TA L
Parceria Público Privada (PPP) deve impactar no aprendizado de mais de 50 mil alunos da região de São Mateus, na Zona Leste
Página 5 2ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

Colégio Santa Bárbara recebe certificado de Excelência

Ocinquentenário

Colégio Santa Bárbara localizado em São Mateus comemora mais uma realização. A instituição de ensino privado acaba de ser contemplada com os Certificados de Excelência e Qualidade em Educação do Selo Escolas Exponenciais, que comprova o grau de satisfação das famílias com a instituição.

A escola foi uma das 199 selecionadas entre 760 inscritas em todo o país e alcançou a pontuação de 92% em pesquisa realizada durante o período de maio a junho. O certificado é construído a partir do NPS (Net Promoter Score) que mede o grau de fidelização e satisfação das famílias da escola nas categorias

Para celebrar, os mantenedores e diretores do Colégio Santa Bárbara organizaram um evento no último dia 13 em uma noite de emoção e surpresas. A noite contou com a participação do escritor e palestrante Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e mestre em neuropsicologia. Outro destaque foi a apresentação performática da nova mascote do Colégio Santa Bárbara, o “elefante”, animal que simboliza abundância, amizade e sabedoria.

Para os mantenedores e diretores, os irmãos Débora Ferreira e João Artur Moreira dos Santos, a premiação reforça o propósito da mãe e

fundadora da instituição criada em 1971, Luiza Moreira dos Santos, primeira professora do bairro, que faleceu no ano passado.

“Nossa mãe sempre dizia para olharmos para o portão, para fora, no sentido da acolhida. Isso desde o início da nossa escola, o antigo Externato Chapeuzinho Vermelho. Por isso, fizemos questão de dividir esse selo e homenagear também quem sempre apoiou a nossa escola, pais, professores, colaboradores”, disseram.

“Não dá só para ensinar conteúdo, tem que ensinar a lidar com as coisas, se ajudar, firmar parcerias. Assim como o adulto não está sozinho, a criança também não está sozinha e pode contar com nossa ajuda sempre”, comenta Débora.

INOVAÇÃO

O Colégio Santa Bárbara tem mais de 500 alunos, funciona em um prédio de 1500 m² de área útil e mantém parceria com a escola de idiomas Cel. Lep, considerada uma das melhores do Brasil, para a oferta de aulas de inglês aos seus alunos. Além disso, inovou com o Projeto Educa 21, uma parceria

com o educador/psicólogo Rossandro Klinjey, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano.

“Os pais dos alunos já estão tendo acesso a palestras exclusivas na área socioemocional. Também investimos em pensamento computacional e empreendedorismo criativo”, citam.

O colégio está com

inscrições abertas no site www.colegiosantabarbara. com.br

até o dia 22 de outubro para o Desafio Cultural de 2023, voltado a estudantes que quiserem concorrer a bolsas de estudos de até 50% de desconto na mensalidade.

O público-alvo são alunos que irão cursar do 3º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio.

CSB
A escola foi uma das 199 selecionadas entre 760 inscritas em todo o país e alcançou a pontuação de 92% em pesquisa realizada durante o período de maio a junho Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foto: Bob Correia Foto: Bob Correia
Página 6 2ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus
Foto: Bob Correia
Página 7 2ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

Eram as lutas populares que impulsionavam o desenvolvimento local para transformar o local ermo em um bairro de fato e era chegada a hora do comércio fazer sua parte. O primeiro ponto comercial que se tem notícia era o Empório do Eustáquio instalado em 1949 seguido no ano seguinte pelo Empório do Maninho. A partir de então, os moradores também tinham onde comprar mercadorias de primeira necessidade.

Enquanto o entorno da Avenida Mateo Bei crescia lentamente e não havia empregos no local os trabalhadores se desdobravam em longas e penosas jornadas. Utilizava-se de jardineiras _ espécie de ônibus sem horários fixos_ ou pau-de-arara para chegarem até o Largo do Carrão de onde saiam algumas conduções para os locais mais desenvolvidos até que em 1950 dois ônibus começaram a fazer o itinerário do local até a Avenida João XXIII em percurso com muito buraco e poeira onde tinham que dividir espaços com galinhas, mercadorias que eram transportadas pelos usuários.

São Mateus completou 74 anos Fique por dentro da História do Bairro

Nem é preciso lembrar que em épocas de chuvas as coisas se complicavam e era comum ver os passageiros tentando desatolar os veículos.

Foi somente em 1952 que a primeira linha passou a funcionar com alguma regularidade da Empresa Cometa que ia até a Avenida Sapopemba. Muito posteriormente é que se instalou a Empresa de ônibus Vila Carrão.

Na década de 50 e início dos anos 60 tinha tudo por se fazer na região e foi uma época de muita luta dos moradores por implantação de asfalto, redes de água e esgoto, iluminação pública e outros serviços como delegacias e agências dos Correios. Dizem até que uma das principais lutas foi pela construção de escolas, visto que a mais próxima distava sete quilômetros entre a Vila Nova Iorque e Vila Antonieta e para onde a maioria das crianças ia a pé. Entretanto, segundo os historiadores foi diante de uma fatalidade envolvendo o estupro de uma criança de dez anos que a luta se intensificou até que em 1955 a Secretaria da Educação

construísse um primeiro galpão de madeira para servir de escola.

Vale registrar que a fundação da primeira paróquia da Igreja Católica data de 1958.

Naturalmente as lutas e as reivindicações _que tiveram um longo período de refluxo durante a vigência da ditadura militar até por volta de 1976_ continuaram e no final dos anos 70 e inicio dos anos 80 a região estava envolvida nos movimentos de saúde, contra o custo de vida e nos diversos movimentos populares, principalmente estimulados pela Teologia da Libertação da Igreja Católica no período.

E tem que sonhava e ainda sonha com a emancipação do bairro Sabe-se que desde o inicio dos anos 80 vários grupos de moradores sonham com emancipação do bairro imaginando com isso um desenvolvimento maior e mais intenso, entre estes, Benedito Carlos Ângelo da Silva que era presidente do que ficou denominado como Conselho de Emancipação. O conselho até criou uma bandeira para o eventual futuro município.

A bandeira de São Mateus, criada por Carlos Ângelo com arte e desenho de Edson Sebastião Pereira, é cheia de significados. Tem oito listras azuis, em homenagem ao ano nacional da mulher; oito listras brancas, simbolizando a paz; um triângulo, que com seus lados iguais e reflete a união entre instituições e população; verde da esperança; ouro da riqueza e uma corrente. A idéia da corrente foi inspirada no profeta Kalil Gibran, que escreveu: “a corrente não é mais forte que seu elo mais fraco”. Na adaptação de Carlos Ângelo, “a família não é mais forte que seu membro mais fraco”, ou seja, a luta é também para que São Mateus seja um lugar menos desigual. “É preciso criar condições para que todos cresçam”, defende. “Nós temos população e estabelecimentos comerciais em número suficiente”, garante Benedito. A Avenida Mateo Bei é o principal pólo de comércio e serviços.

A esse respeito foi apresentando um projeto de emancipação na Assembléia Legislativa, entretanto não aprovado.

O Movimento Popular

de Saúde em São Mateus Segundo Luzinete de Sousa foi através de um atuante padre católico na região que ela e outras mulheres começaram a se envolver com o movimento. Na ocasião elas tinham reuniões com um médico sanitarista que falava sobre a saúde da mulher, vacinação, nutrição epidemias e naturalmente sobre as péssimas condições do serviço de saúde nas periferias e no bairro. “Na ocasião tínhamos que utilizar o Centro de Saúde de Itaquera, instalado num prédio do Estado, o Centro de Saúde de São Miguel Paulista, Vila Prudente e o da Penha. Estes três atendiam toda a Zona Leste. Também havia serviços em casa alugadas Jardim Colonial, mas o acesso era difícil por causa da distância.”, informa. Dessa reflexão surgiu das reuniões com o médico sanitarista resultaram na criação Movimento Popular de Saúde da Região de São Mateus, em 1979.

Em 1982, Luzinete e mais 22 pessoas formavam o Primeiro Conselho Popular de Saúde do Jardim Iguatemi. Na época os militantes saíram de porta em porta pedindo para a vizinhança exercer seu direto de voto. A urna era uma caixa de sapato e a divulgação estava centrada na distribuição de um cartaz tamanho sulfite com a xerocópia das fotos 3 por 4 dos candidatos. “Ninguém entendia nada, nem sabíamos o que era votar, quanto mais votar em iguais, em nós mesmos.” Hoje, os Conselhos se multiplicaram e devem evidenciar ainda mais os problemas. “São mais olhos zelando pelo que é da população. Temos mais regiões participando e mais pessoas envolvidas.”

As principais conquistas do Movimento são os 18 postos conseguidos de 1979 a 1982, sendo que 11 deles têm placas com as frases ”Este posto foi conquistado através da luta do Movimento de Saúde”. O Movimento inclui os bairros de São Mateus, Itaquera, Parques São Rafael, Nova York, Centenário, Boa Esperança e Iguatemi. “Depois unificamos

com toda a Zona Leste e hoje a União dos Movimentos Populares da cidade é uma realidade.”

O MPS avalia que o maior desafio agora é manter a boa qualidade do atendimento. Segundo Luzinete, a população se mobiliza com mais facilidade para pedir a construção de prédios e, quando a questão é o atendimento, o interesse diminui. É aí que entra o Conselho Popular de Saúde, organizando a participação popular e promovendo o diálogo com as autoridades. Hoje são aproximadamente 100 militantes na Zona Leste, compondo 10 regiões. Desse grupo 80% se compõem de mulheres, que têm uma dedicação quase que diária ao MPS. “É difícil. Já houve dia de querer largar tudo, mas a Teologia da Libertação me ensinou que, quando se trata de igualdade e justiça, de grão em grão a galinha enche o papo. Tem valido a pena. Vai valer sempre.”

“Eu topo”

Num fim de tarde do início de 1980, Luzinete dava os últimos retoques na casa para que o marido encontrasse tudo a seu gosto no retorno do trabalho — não lhe rendendo nenhuma reclamação ou suspeita sobre suas atividades clandestinas — quando aquele médico sanitarista que participava das reuniões das mulheres sobre saúde bateu no seu portão com um convite simultaneamente incompreensível e atraente. “Naquela época a gente não sabia de ditadura, democracia, eleição, partido. Era tudo meio nebuloso, mas, ao mesmo tempo, interessante. Então ele me contou que tinha um pessoal montando um partido com o nome de Partido dos Trabalhadores. Era gente interessada na luta, e para abrir o PT eles precisavam de filiados e explicou que, como eu estava envolvida com Movimento Popular de Saúde talvez, eu quisesse participar. E me fez o convite. Eu topei na hora e fui uma das primeiras filiadas do PT.” O médico sanitarista era o atual secretário da Saúde do Município de São Paulo, Eduardo Jorge.

História do Bairro
Página 8 2ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.