Jornal Gazeta São Mateus - Edição 547

Page 1

APrefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, prevê alterar os horários de atendimento das feiras livres. A proposta é que se inicie os trabalhos às 8h e que os comerciantes realizem a desmontagem das barracas até as 14h45. Para que a medida entre em vigor, será feita uma mudança no decreto que dispõe sobre o funcionamento das feiras livres na cidade.

Os últimos dados compilados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de 800 mil suicídios por ano: uma morte a cada 40 segundos.

ODia do Patrono é uma referência aos fundadores da instituição localizada em São Mateus, os professores Antonio Carlos de Souza, falecido em 2017, Zuider de Moraes e Roberto Truch. Segundo Rodolfo Cerqueira de Souza, filho de Antonio Carlos de Souza e atual gerente e diretor mantenedor, “a finalidade é contar a história da comunidade escolar por intermédio de trabalhos dos alunos, bem como homenagear todos que fizeram parte dessa caminhada. Cada turma abordou um tema de acordo com o contexto histórico”, explicou.

Eleições 2022: desistências de candidaturas superam as de 2018

Santa Marcelina Saúde realiza a 13ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta

Especialistas realizarão consultas médicas e exames de ultrassom gratuitamente para a população acima de 55 anos

OSanta Marcelina Saúde realiza, no dia 17 de setembro (sábado), a 13ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta.

A campanha, promovida pelo Serviço de Cirurgia Vascular e Ambulatório de Especialidades, do Santa Marcelina Saúde, em Itaquera, é gratuita e aberta para homens e mulheres acima de 55 anos que possuam histórico de hipertensão. Durante o evento, eles vão realizar consultas médicas e exames de ultrassom (Aorta e Carótida).

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA G S ANO XXIX - Nº 547 M azeta ão ateus 29 ANOS DE OLHO NOS FATOS 1ª Quinzena de Setembro de 2022 E REGIÃO Pag. 3 Prefeitura de SP Pag. 5 Política Pag. 2 Colégio São Mateus Bicentenário Pag. 8 Saúde Pag. 5 Colégio São Matheus comemora 48 anos e cria o Dia do Patrono em homenagem
Para marcar a data a tradicional instituição de ensino criou o Dia do Patrono, evento que homenageia o colégio e todos que fizeram e ainda fazem parte da sua trajetória
aos fundadores
Aum dia do prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os registros de candidatura, o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanha.
A proposta é que os feirantes iniciem o trabalho às 8h e realizem a desmontagem até as 14h45
Prefeitura anuncia mudança no horário de funcionamento das feiras livres, em São Paulo
Desfile em comemoração ao Bicentenário Educandário Dos Anjos
90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos com o tratamento correto Psiquiatra aponta que outros fatores, além da depressão, levam pessoas a atentarem contra a própria vida; e ressalta a importância de campanha
s mortes por lesão autoprovocada entre 2011 e 2020
35% no Brasil. Só
foram registrados
segundo dados do DataSUS,
do governo federal
informações relativas
Entre
Minas
Rio
Santa
Setembro
Amarelo Pag. 7
A
aumentaram
em 2020,
12.895 suicídios,
plataforma
que concentra
à saúde no País.
os cinco estados com maiores casos nesse período estão São Paulo (1º),
Gerais (2º),
Grande do Sul (3º),
Catarina (4º) e Paraná (5º).
Dos Anjos
Fanfarra Educandário

Eleições 2022: desistências de candidaturas superam as de 2018

de Souza (Patriota-RO), que teve um ataque cardíaco; e o advogado Antonio Weck (PSCRS), que morreu em acidente de trânsito na BR-116.

Em todos os casos – seja por indeferimento, cancelamento, não conhecimento ou morte – o partido ou federação correspondente tem até 10 dias corridos para apresentar um substituto.

Números consolidados

Aum dia do prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os registros de candidatura, o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanha.

As desistências deste ano representam 25,3% de todos as candidaturas consideradas ineptas. Até o momento, 876 (51,35%) tiveram o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral por não atenderem aos critérios da legislação eleitoral ou apresentarem algum impedimento, incluindo os previstos da Lei da Ficha Limpa.

São os casos, por exemplo, das duas candidaturas à Presidência da República negadas até o momento: a de Pablo Marçal, que pretendia concorrer pelo Pros, mas não comprovou o apoio partidário

necessário; e Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, que foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por sua condenação no caso do Mensalão.

Outro motivo para uma candidatura ser considerada inapta é quando o registro foi cancelado pelo partido, o que ocorreu 13 vezes até o momento. É possível ainda que o pedido sequer seja conhecido pela Justiça Eleitoral, em geral devido alguma irregularidade formal que impede seu julgamento. Neste ano, esse foi o caso de 15 registros.

Há ainda as situações em que houve morte de candidato. Desde o início da campanha, três candidatos às eleições deste ano morreram. Todos disputavam uma vaga de deputado federal.

São eles o empresário Ilson Baiano (SolidariedadeBA), que morreu de causas naturais não declaradas; o aposentado Adair Ferreira

Os números finais ainda devem ser consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os dados ao menos três vezes ao dia. De acordo com a atualização mais recente, às 14h deste domingo (11), ainda há, por exemplo, 2.515 candidaturas aguardando julgamento.

Neste ano, há um recorde de pedidos de registro de candidatura em eleições gerais, que chegou 29.163. Desses, a Justiça Eleitoral já deferiu ao menos 24.440.

O prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os pedidos se encerra amanhã (12), incluindo recursos. Não raro, porém, esse prazo pode ser extrapolado em situações complexas, em que o candidato pode inclusive recorrer à Justiça comum para garantir seu nome na urna, nas chamadas candidaturas sub judice, ou seja, com pendências judiciais.

Por Agência BrasilBrasília

Volta do horário de verão deve alterar fuso de dez estados e do DF

Ogoverno do presidente Jair Bolsonaro (PL) estuda voltar a implementar o horário brasileiro de verão, que deixou de vigorar no país em 2019, primeiro ano de seu mandato. A possibilidade é discutida pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Palácio do Planalto, com uma tendência, neste momento, de retorno da mudança.

Criada em 1931, a medida era implementada nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Estados das regiões Norte e Nordeste não utilizavam a mudança, uma vez que o horário de verão tem menor eficiência nas regiões próximas à linha do Equador, pelo fato de não haver uma diferença significativa de incidência da luz solar entre o verão e o inverno.

O objetivo da implementação do horário de verão era o de economizar energia. Com a luz solar por mais tempo durante o dia, diminuía o uso de lâmpadas, chuveiros e outros aparelhos elétricos quando as pessoas voltavam do trabalho.

Segundo nota divulgada quando o governo suspendeu o horário de verão, em 2019, a medida havia deixado de “produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada, perdendo sua razão de ser aplicada sob o ponto de vista do setor elétrico”.

Como ficaria em caso de retorno

Implementariam o horário de verão: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Seguiriam sem alteração do horário convencional: Acre, Amazonas, Rondônia,

Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Como a medida é implementada

“A partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal.

No ano em que tinha coincidência entre o domingo previsto para o término da Hora de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento da Hora de Verão seria postergado para o domingo seguinte, segundo consta no site do Ministério de Minas e Energia.

Impacto no turismo

Recentemente, mudanças de hábitos, como novos horários de trabalho e o uso maior do ar-condicionado, o impacto do horário de verão na redução do consumo de energia praticamente deixou de existir.

Segundo empresários do setor de turismo, o horário de verão é um importante impulso aos negócios, sobretudo em cidades litorâneas. Associações de bares, restaurantes e hotéis já reclamaram do fim do programa.

Discussões e estudos

A decisão sobre o assunto, porém, é política, uma vez que o horário de verão mexe com hábitos de trabalho e de consumo de milhões de brasileiros. A discussão sobre o horário de verão voltou porque o Ministério de Minas e Energia pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estudos sobre a política, depois de mudanças na forma como os brasileiros consomem energia elétrica. Mudança de hábitos

No passado, as pessoas e empresas eram estimuladas a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol ainda presente, evitando que muitos equipamentos estivessem ligados quando a iluminação noturna era acionada.

Muita gente deixou de ter um horário tradicional de trabalho, chegando em casa já à noite, ao mesmo tempo em que as lâmpadas ficaram muito mais econômicas. Além disso, principalmente durante as tardes de verão, o uso de equipamentos como o ar-condicionado foram intensificados.

Agora, o governo estuda se o cenário mudou principalmente por conta do aumento da geração de energia solar. Com isso, a correlação entre carga e consumo também teria se alterado.

Diretora: Lucy Mendonça Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça (Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87 Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61 Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658 E-mail: gazetamateus@terra.com.br EXPEDIENTE
Política
Horário de Verão
Desistências chegam a 799
Página 2 1ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

Colégio São Matheus comemora 48 anos e cria o Dia do Patrono em homenagem aos fundadores

explicou.

A programação envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com apresentações de teatro; música; desfile cívico; poesia; exibição de documentário,

comércio da Avenida Matteo

Bei e a atuação como vicepresidente e posteriormente presidente da Câmara der Dirigentes Lojistas (CDL) de São Mateus.

Houve ainda releitura da

obra Operários de Tarsila do Amaral, homenagem ao quadro de funcionários atuais; resgate dos cursos técnicos que eram propostos pelo colégio a partir do ano de 1974; a exposição

números”.

Retrospectiva - Antonio Carlos, Zuider e Trush fundam o colégio com curso profissionalizante em 1974 e a instituição tem o primeiro nome: Escola de 2º grau profissionalizante São Matheus, magistério, secretariado, processamento de dados e contabilidade. Na época era situado na Avenida Matteo Bei, n° 2973, e só tinha curso no período noturno.

Em 1981 Roberto Truch se desliga da direção. Em 1987 o colégio passa por nova mudança e começa a ser apresentado como Colégio São Matheus. Em 1994 é formalizada a saída de Zuyder de Moraes. Em

turma do curso técnico em enfermagem, seguindo com o histórico técnico enraizado desde a fundação com o pleno funcionamento do técnico em eletrônica, secretariado e supletivo 1º e 2º grau. No início de 2001 começou a abranger a Educação Infantil em seu portfólio.

Já em 2007 se dá a entrada de Rodolfo Cerqueira de Souza como assistente administrativo/financeiro.

Em 2011 ocorre o início do processo de reestruturação administrativa e pedagógica que culminou com a nova organização funcional e estrutural do colégio atual, passando por dois anos de pandemia, quando

e atual

mantenedor, “a finalidade é contar a história da comunidade escolar por intermédio de trabalhos dos alunos, bem como homenagear todos que fizeram parte dessa caminhada. Cada turma abordou um tema de acordo com o contexto histórico”,

maquetes e esculturas relacionadas ao logotipo do colégio, agregando o contexto histórico da troca do logotipo de 1974 para o atual, bem como votação da mascote.

Homenagens – Os estudantes relataram a trajetória social e política de Antônio Carlos e sua importância na região, principalmente com relação ao desenvolvimento do

em

função de muitas mudanças na área educacional, o colégio precisou mudar seus rumos, fortalecendo os cursos profissionais e se abrir ao mercado de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No ano 2000 mudou para o novo endereço, à Rua Dr. Felice Buscaglia, nº 253.

Em 2002, abriga a 1ª

foi idealizado o projeto educacional para 15 de março de 2020, com a inovação digital e aulas gravadas e transmitidas online.

Considerada uma das melhores escolas particulares da zona leste, o colégio São Matheus atualmente tem cerca de 700 alunos matriculados.

Colégio São Mateus
Para marcar a data a tradicional instituição de ensino criou o Dia do Patrono, evento que homenageia o colégio e todos que fizeram e ainda fazem parte da sua trajetória ODia do Patrono é uma referência aos fundadores da instituição localizada em São Mateus, os professores Antonio Carlos de Souza, falecido em 2017, Zuider de Moraes e Roberto Truch. Segundo Rodolfo Cerqueira de Souza, filho de Antonio Carlos de Souza gerente e diretor
“Educação no Brasil dos anos de 1970 a 2022” e homenagem a funcionários mais antigos e ex-alunos em um documentário em vídeo. Outras apresentações versaram a cerca dos fundadores, com narrativa da história da fundação, além dos temas “Aulas durante a Pandemia” e “A história do Colégio retratada
Página 3 1ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

Dicas simples para reduzir sua geração de resíduos

tem e valorize o que já é seu.

3. Faça você mesmo

Um ótimo exemplo neste caso é a comida: quando preparamos o que comemos, escolhemos os ingredientes, preparamos na quantidade correta, podemos fazer escolhas mais saudáveis e gastamos muito menos do que comprando comida pronta, em restaurantes ou delivery.

o preço na balança e repense sua compra: às vezes um produto um pouco mais caro vai te atender melhor e por mais tempo.

Procure brechós ou lojas e marcas que tenham uma preocupação real com o impacto ambiental de seus produtos.

quais são os produtores de orgânicos que entregam no seu bairro. Combine com os seus vizinhos e faça compras coletivas.

Diminuir o volume de resíduos que geramos é um passo fundamental para uma vida mais sustentável. Antes de separar corretamente e reciclar nossos resíduos, é preciso repensar e reduzir.

A boa notícia é que podemos fazer isso de um jeito simples, mudando alguns hábitos e escolhas no nosso dia a dia.

Separamos algumas dicas para você!

1. Leve de casa

Quando vamos a um supermercado, levamos de

casa uma sacola retornável e não usamos sacolas de plástico. Que tal adotar o mesmo princípio para outras atividades do seu dia a dia. Leve sempre consigo um kit lixo zero: um copo reto retornável, uma garrafa para água, talheres e outros utensílios que você sabe que vai precisar ao longo do dia.

2. Os “R”s obrigatórios

Quando pensamos em geração de lixo, existem 5 ações que devem ser repetidas constantemente: repensar (será que preciso mesmo disso?), recusar (dizer não para

aquele brinde, papel na rua, oferta “imperdível” ou para embalagens desnecessárias), reduzir (gerar uma quantidade cada vez menor de resíduos e lixo), reutilizar (dar novo uso ou usar repetidas vezes para uma embalagem ou produto), reciclar (dar o destino correto para o resíduo que você gerou e não pode reutilizar).

Outra ação bem importante e que evita o desperdício e o consumo desnecessário é consertar! Quando uma roupa rasgou, costure. Se um produto quebrou, veja se tem conserto. Aproveite ao máximo o que

A mesma ideia vale para diversos produtos. É possível fazer cosméticos naturais e caseiros, um presente personalizado em forma de artesanato, objetos de decoração. E, muitas vezes reaproveitar o que seria jogado fora com trabalhos manuais, que além de ajudar a relaxar ajudam a economizar.

Uma horta caseira é outro ótimo exemplo de “faça você mesmo”. Clique aqui e aprenda como fazer uma horta orgânica doméstica em 6 passos.

4. Compre com qualidade e quantidade

Na hora de escolher os produtos que vai comprar, leve a qualidade em consideração – ela normalmente garante produtos com uma durabilidade maior e que te trazem mais satisfação. Assim você não vai precisar comprar de novo por um bom tempo. Coloque

Em relação à quantidade, vale a pena comprar em atacadistas e em lojas a granel aquilo que você usa sempre e que não estraga. Desse jeito você economiza no preço, nas idas ao mercado e na quantidade de embalagens.

Quando for comprar em lojas a granel, leve as próprias embalagens ou recipientes. Algumas dão até desconto para clientes que levam os próprios potes.

5. Valorize o comércio local

Tem uma feira perto da tua casa? Uma mercearia ou padaria no bairro? Compre lá. Os produtos vão estar mais frescos e não vão ter viajado tanto para chegar até você –menos gases emitidos pelo transporte, menos embalagens para conservar produtos e talvez um preço menor também.

Outra maneira de valorizar a produção local é descobrir

Optar pelo comércio local também é válido para serviços. Porque contratar um encanador que precisaria viajar quilômetros se você pode encontrar um profissional na vizinhança? O aplicativo Chama o Vizinho te ajuda a descobrir produtos e serviços no seu bairro.

6. Meça a sua quantidade de resíduos

Medir a quantidade e qualidade do seu lixo é um passo super importante para ter mais consciência da sua pegada ambiental. Olhar para o próprio lixo pode nos ajudar a ver se estamos consumindo mais do que é necessário, se estamos desperdiçando o que compramos e como podemos economizar nosso dinheiro e os recursos naturais.

Muita comida estragando? É hora de comprar quantidades menores ou descobrir receitas que te ajudem aproveitar melhor os alimentos. Ou então fazer uma composteira doméstica que vai transformar os resíduos orgânicos em um super adubo para suas plantas.

Película de casca de batata substitui plástico filme

Um bioplástico compostável produzido a partir de restos de alimentos. Esta é a aposta da empresa australiana Great Wrap para substituir o plástico filme – material tão comum nas cozinhas como danoso ao meio ambiente.

A película é feita com amido extraído de cascas de batata misturado a outros ingredientes, incluindo óleo de cozinha usado e mandioca. Segundo a companhia, o resultado é um material com qualidades de textura e desempenho semelhantes ao filme plástico à base de petróleo, mas que se decompõe em menos de 180 dias em um sistema de compostagem doméstico.

“O Great Wrap se decompõe da mesma forma que os restos de comida. Ele combina perfeitamente com seu lixo orgânico para ser compostado em solo rico de nutrientes e pronto para ser reaproveitado”, garante Julia

Kay, co-fundadora.

Aliás, a Great Wrap é uma grande entusiasta da compostagem de resíduos orgânicos. Cerca de “um terço dos alimentos do mundo é desperdiçado, totalizando 1,3 bilhão de toneladas de desperdício de alimentos a cada ano. Estas grandes quantidades de resíduos que vão para aterros levam a níveis crescentes de emissões de gases com efeito de estufa. A compostagem sequestra o carbono da atmosfera, ajudando a compensar sua própria pegada de carbono. Se você ainda não faz compostagem, é hora de começar”, incentiva a empresa.

Substituindo plásticos convencionais

O material compostável, comercializado em dispensadores coloridos de plástico reciclado, é resultado do trabalho de uma equipe de biodesigners, engenheiros e cientistas. A ideia é tanto vender o produto para o

consumidor final como para indústrias.

O único ponto que não fica claro na operação da companhia é por que a empresa que tem sede em Vitória, na Austrália, obtém os resíduos de batata de um fornecedor no estado norte-americano de Idaho. Uma grande pegada de carbono poderia ser evitada se os resíduos fossem obtidos localmente.

Em entrevista ao site Dezeen, Julia Kay afirmou que a empresa está atualmente analisando opções de fabricação local e que, à medida que expande o negócio, buscará matériasprimas de cada região. Até o final de 2022, uma filial será inaugurada nos Estados Unidos e este pode ser o foco do negócio – o que explicaria a questão.

“Se todo o plástico de uso único do mundo fosse substituído por bioplástico compostável feito de resíduos de alimentos, resíduos

florestais, águas residuais, algas marinhas ou outros materiais biológicos, poderíamos ter um impacto imediato e profundo nas mudanças climáticas e na poluição plástica”, acredita a companhia.

Muitas famílias se

acostumaram com as facilidades dos plásticos descartáveis e, para além de conscientizá-las da importância de reduzir a produção de lixo, oferecer alternativas ecológicas é um bom caminho para

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

quem está começando a se inteirar no tema sustentabilidade. No Brasil, tecidos encerados são o principal substituto ecológico para plástico filme ou papel alumínio.

Por: Marcia Sousa

Algumas atitudes garantem uma rotina mais prática e sustentável Produto compostável se decompõe em menos de 180 dias
Página 4 1ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

Santa Marcelina Saúde realiza a 13ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta

OSanta Marcelina Saúde realiza, no dia 17 de setembro (sábado), a 13ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta.

A campanha, promovida pelo Serviço de Cirurgia Vascular e Ambulatório de Especialidades, do Santa Marcelina Saúde, em Itaquera, é gratuita e aberta para homens e mulheres acima

de 55 anos que possuam histórico de hipertensão. Durante o evento, eles vão realizar consultas médicas e exames de ultrassom (Aorta e Carótida).

De acordo com o Dr. Marcelo Calil, médico vascular do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, a orientação para a população é fundamental. ‘’Quanto mais cedo forem realizados

exames preventivos, os pacientes poderão procurar atendimento adequado e, consequentemente, ter uma melhor qualidade de vida’’, destaca.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade.

Serviço: 13ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta Data: 17/09/2022 –Sábado Horário: 09h às 15h Local: Ambulatório de Especialidades Santa Marcelina Saúde

Serviços oferecidos: Consultas Médicas e Exames de Ultrassom (Aorta e Carótida).

Endereço: Rua Santa Marcelina, nº 400, Itaquera - São Paulo – SP Evento Gratuito

Prefeitura anuncia mudança no horário de funcionamento das feiras livres, em São Paulo

A proposta é que os feirantes iniciem o trabalho às 8h e realizem a desmontagem até as 14h45

APrefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, prevê alterar os horários de atendimento das feiras livres. A proposta é que se inicie os trabalhos às 8h e que os comerciantes realizem a desmontagem das barracas até as 14h45. Para que a medida entre em vigor, será feita uma mudança no decreto que dispõe sobre o funcionamento das feiras livres na cidade.

Essa foi uma das novidades anunciadas durante cerimônia, nesta quinta-feira (25), que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes para comemorar 108 anos das feiras livres na cidade. Outra ação será a implantação de um QR Code nas barracas, que permitirá ao consumidor conhecer o nome do comerciante e outras informações.

“Essa medida não é para gerar dificuldade. Queremos que os feirantes acompanhem a evolução da sociedade”, explica o prefeito de São Paulo. “Vivemos num mundo

onde as pessoas utilizam a tecnologia. E podemos usar esse instrumento para acompanhar as necessidades da população. Todos temos de acompanhar a inovação e não parar no tempo”, finalizou Ricardo Nunes.

Banheiros

Também foi anunciado o projeto piloto de instalação de banheiros, começando em 108 feiras livres. “Serão duas cabines, sendo uma delas para pessoas com deficiência. Será feito um teste para depois ampliar e corrigir possíveis problemas” explica o secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, Carlos Eduardo Fernandes. A previsão é de que a instalação seja feita a partir da segunda quinzena de setembro.

Coleta

A partir de setembro, mil trabalhadores do Programa Operação Trabalho passarão a atuar em 220 feiras livres para ampliar a coleta de resíduos. A perspectiva é melhorar a qualidade do material coletado e facilitar o processo de

recolhimento e envio dos resíduos orgânicos. “Esses trabalhadores apoiarão o trabalho dos feirantes, com uma série de ações supervisionadas pela Secretaria de Abastecimento”, afirmou a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Tô Legal

Para ampliar o número de feirantes ativos na capital e estimular a regularização de quem quer atuar nas feiras legalmente, a Secretaria Municipal das Subprefeituras promoveu a inclusão desses comerciantes no Programa Tô Legal!. Antes do sistema, a espera para conseguir um Termo de Permissão de Uso (TPU) era de 1 ano”, revelou a secretária municipal das Subprefeituras em exercício, Carolina Lafemina, “Esse período caiu para 4 dias, com o processo 100% eletrônico”, destacou a secretária.

A cidade tem, hoje, 960 feiras livres, com 12 mil comerciantes, 40 mil postos de trabalho e que atraem 5 milhões de pessoas.

Saúde
Especialistas realizarão consultas médicas e exames de ultrassom gratuitamente para a população acima de 55 anos
Prefeitura de SP Página 5 1ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

Prefeitura de SP inaugura primeira loja municipal de artesanato

Oespaço está instalado dentro do Shopping Center 3, localizado na Avenida Paulista

Artesãos e manualistas da Capital terão um novo espaço para expor e comercializar os seus produtos. A primeira loja municipal de artesanato, que será instalada no Shopping Center 3, com acesso pela Avenida Paulista, contará com a participação de empreendedores artesanais credenciados no programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

“A Prefeitura de São Paulo tem buscado cada vez mais apoiar os pequenos empreendedores, valorizando as suas produções como parte cultural e econômica da Capital. A primeira loja do Mãos e Mentes Paulistanas chega justamente para firmar esse compromisso do poder público com os artesãos,

Frio

promovendo não somente a geração de renda deles, mas também fortalecendo um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O programa, que tem como objetivo o credenciamento e a qualificação de artesãos e manualistas da cidade de São Paulo, promove, em seus quiosques e loja, o acesso ao mercado e networking dos empreendedores artesanais, possuindo rotatividade de expositores e uma cartela imensa de produtos de alta qualidade.

Esta é a primeira loja oficial do programa na região central da cidade, oferecendo uma oportunidade diferenciada de comercialização aos artesãos

credenciados. O Mãos e Mentes Paulistanas conta com outros três quiosques fixos, estes espalhados por pontos estratégicos da cidade de São Paulo: Shopping Center Norte (zona norte), Mercadão das Flores (zona oeste) e Shopping Metrô Itaquera (zona leste).

Os artesãos e manualistas interessados em participar podem se inscrever até 12 de setembro. Lembrando que para participar da seleção é necessário estar credenciado no programa, ser MEI (microempreendedor individual) e já ter participado ou estar participando do processo de qualificação profissional que é oferecido gratuitamente pela Rede Asta, instituição parceira que gerencia a iniciativa. S aiba mais e se credencie pelo link: www.prefeitura. sp.gov.br/maosementes.

- *Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Imprensa

Como deixar a casa mais aconchegante no frio

casa aconchegante é a melhor opção.

Independentemente da preferência, não é necessário lidar com obras ou gastar grandes quantias para essa transformação. É o que mostra a arquiteta Renata Pocztaruk, CEO da ArqExpress, que preparou algumas dicas simples que podem ser executadas rapidamente para deixar a casa aconchegante.

Ofrio divide opiniões.

Há os apaixonados, que já preparam as roupas e a casa para os dias mais gelados, e os que detestam e não veem a hora da chegada do calor. Mas a verdade é que todos precisam se adaptar para alguns meses de temperaturas mais amenas.

Transformar o lar em uma

“Não é necessário sofrer com o frio, esperando a chegada da nova estação. Basta algumas pequenas mudanças e o clima dentro de casa já fica outro, muito mais quentinho e agradável”, garante Renata.

Tapetes e mais tapetes

Uma das piores sensações do inverno é sair debaixo das cobertas e colocar o pé quentinho no chão gelado, principalmente para aqueles que não são adeptos de

utilizar chinelo dentro de casa. Cortinas novas? Com certeza!

As cortinas são ótimas opções para os dias mais frios, isso porque elas impedem que o vento gelado passe para dentro de casa, formando uma verdadeira barreira protetora. Idealmente, opte por cortinas blackouts para reduzir a entrada de vento pelas frestas.

Para Livia Chervezan, coordenadora da categoria de decoração e organização da casa da Telhanorte, o tapete também é uma peça coringa para manter a casa aconchegante e aquecida no inverno. Iluminação aconchegante

As lâmpadas com cores quentes e fontes indiretas de luz são ótimas opções para deixar o ambiente confortável, como a sala de estar ou o quarto. Afinal, as luzes com tons amarelados em luminárias e arandelas ajudam a aquecer o espaço e proporcionam sensação de bem-estar.

Por: Redação CicloVivo

Joga fora imediatamente a comida que é "tocada" por moscas

Existem várias coisas que você pode fazer quando vê uma mosca "descansando" na sua comida, por exemplo? Muitas pessoas imediatamente jogam fora a comida ofensiva. Mas há alguns de nós que vão continuar a comer como se não fosse nada porque "é só uma mosca".

Bem, esses insetos podem realmente trazer alguns problemas, e é melhor saber sobre eles.

Sabe-se que as moscas contaminam sua comida pelo menos com a última refeição que consumiram. Mas parece que o impacto que essas pequenas criaturas causam é muito maior do que seu tamanho e muito mais complicado do que se imagina.

• Elas podem vomitar na nossa comida.

As moscas comem sugando líquidos pela boca tubular. A forma de sua boca é o motivo pelo qual eles têm que transformar qualquer refeição em um líquido. Para fazer isso, eles vomitam na comida com a saliva, que pode conter qualquer coisa que tenham comido antes.

• Suas pernas e asas

podem transformar nossa comida em um ninho de bactérias.

"Cada passo que uma mosca dá deixa um rastro de uma colônia microbiana".

Isso significa que tudo o que eles tocam também pode ser seriamente infectado.

• Eles podem transportar mais de 60 doenças.

Ligado ao ponto 2, as moscas podem transmitir pelo menos 65 doenças diferentes aos seres humanos simplesmente rastejando através de resíduos e alimentos. Isso inclui

disenteria, diarréia, cólera e até lepra. E não são apenas os humanos que sofrem, as moscas também podem infectar outros animais, como galinhas ou porcos.

Com isso eu não quero desenvolver nenhuma fobia, se a mosca "voar" e "tocar" sua comida algumas vezes não há absolutamente nenhuma necessidade de jogar fora a comida e se você comer, como Giuseppe Borghi diz que você produzir anticorpos, a resposta se refere a quando as moscas tocam por muito tempo para comer, isso pode ser um problema.

Encontro da gratidão reúne lideranças e amigos na casa da Isa

Lideranças, educadores e amigos de longa data participaram no último dia 1º de setembro de um encontro na casa da liderança Isabel, mais conhecida como Isa da Parada XV. A reunião sediada em Guaianases na zona leste contou com um café da manhã requintado.

O bate - papo girou em torno das histórias da anfitriã. O diálogo contou com um pouco de todos os temas, entre os quais política, saúde, esportes, terceiro setor e transporte público, entre outros assuntos. Lucy Mendonça, jornalista e diretora do jornal Gazeta São Mateus, foi uma das convidadas, pois acompanha a trajetória da Isa a mais de 20 anos.

Isa atua há quase três décadas como líder

comunitária e é assessora parlamentar.

“O trabalho que a gente realiza há vários anos em Guaianases é reconhecido pela população, nossa intenção é seguir ajudando os mais humildes. Mas nada disso seria possível sem a colaboração de vocês e dos demais colaboradores, que nos ajudam

com doações de brinquedos, roupas, remédios, alimentos, entre tantas outras coisas”, destacou a emocionada Isa. “As irmãs Isa, Dulce, Nena e Expedita estavam bastante emocionadas e nos receberam com charme e requinte, tudo muito chique e agradável”, cita Lucy Mendonça.

Artesanato
Encontro de Amigos Moscas
Página 6 1ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos com o tratamento correto

o objetivo de prevenir e reduzir os suicídios no Brasil.

A psiquiatra Michele Gomes Maciel, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, destaca as principais causas que levam as pessoas a tomar essa atitude drástica.

ao tratamento médico é fundamental para a melhora do paciente”.

As mortes por lesão autoprovocada entre 2011 e 2020 aumentaram 35% no Brasil. Só em 2020, foram registrados 12.895 suicídios, segundo dados do DataSUS, plataforma do governo federal que concentra informações relativas à saúde no País. Entre os cinco estados com maiores casos nesse período estão São Paulo (1º), Minas Gerais (2º), Rio Grande do Sul (3º), Santa Catarina (4º) e Paraná (5º).

Os últimos dados compilados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de 800 mil suicídios por ano: uma morte a cada 40 segundos. Para alertar sobre essa questão, 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Além disso, desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, com

“Na grande maioria dos casos há a presença de um transtorno mental, principalmente a depressão e o transtorno bipolar do humor em mais de 35% dos casos. Além deles, os problemas mais comuns são a dependência de substâncias, transtornos de personalidade e esquizofrenia”, detalha.

Para ajudar aqueles que apresentam algum sinal de depressão ou desilusão com a vida, a especialista diz que é essencial procurar ajuda profissional. “Na suspeita de um quadro depressivo, o primeiro e principal passo é buscar rapidamente atendimento com um psiquiatra, profissional especializado no tratamento deste transtorno. Após avaliado pelo médico, este irá decidir pelo tratamento medicamentoso, caso necessário, e encaminhar para uma abordagem multidisciplinar, já que na maioria dos casos a psicoterapia associada

Setembro amarelo Michele Maciel destaca a importância da campanha setembro amarelo. “A informação é fundamental para diminuir o preconceito contra o tema suicídio, ainda tabu em nossa sociedade, trazer educação para a população sobre o tema e trazer mais pessoas para o tratamento. Quanto mais se falar sobre o assunto, menor o estigma. 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos com o tratamento correto”, destaca a médica.

Ela completa que ao longo dos anos a campanha tem surtido efeito. “O setembro amarelo tem trazido debates importantes sobre o tema, além de campanhas realizadas pelo mundo para educar melhor a população sobre o tema. Como psiquiatra da infância e adolescência, observo na nova geração uma maior abertura em procurar o psiquiatra, com bem menos preconceito e estigma. Isto é fundamental para reduzir as taxas de transtornos mentais não tratados e dessa forma, prevenir que mais pessoas tirem a própria vida”, salienta.

TOMAR A VACINA CONTRA A COVID-19 É ABRAÇAR A VIDA.

Setembro Amarelo Para mais informações, acesse: vacinaja.sp.gov.br MAS LEMBRE-SE: É PRECISO TER TOMADO A DOSE ANTERIOR HÁ NO MÍNIMO 4 MESES. SÓ COM A VACINA E AS DOSES DE REFORÇO VOCÊ CONTINUA PROTEGIDO DO CORONAVÍRUS. ESSA É A MELHOR FORMA DE VIVER A VIDA. CONSULTE O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA SUA CIDADE, VÁ ATÉ O POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO E COMPLETE O SEU ESQUEMA VACINAL. A DOSE DE REFORÇO DA VACINA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA A POPULAÇÃO DE SÃO PAULO.
depressão, levam pessoas
importância
Psiquiatra
aponta que outros fatores, além da
a atentarem contra a própria vida; e ressalta a
de campanha
Página 7 1ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus

Desfile em comemoração ao Bicentenário Educandário Dos Anjos

deu, especialmente, pela propaganda “boca a boca”, melhor e mais eficiente medidor de satisfação, que aponta de modo transparente a confiança vivenciada pela família das nossas crianças. A consolidação do projeto que desempenha na região é fruto de investimentos constantes na infraestrutura e na capacitação e valorização de funcionários.

Acreditamos que o objetivo foi alcançado, estamos orgulhosos dos resultados e quem não veio

Neste último 6 de setembro, num exercício de cidadania e patriotismo, o Educandário

Dos Anjos proporcionou à nossa comunidade uma hora e meia de uma valiosa atividade cívica, protagonizada pelos estudantes com o apoio do corpo docente e familiares, além da torcida dos expectadores.

O Desfile Cívico em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil trouxe o tema Nações Unidas, assunto trabalhado em sala de aula com o intuito de promover uma reflexão acerca da responsabilidade cidadã, preparando os alunos para a prática consciente deste bem precioso que dá suporte à Pátria.

Um dos pontos altos do desfile foi a apresentação da Fanfarra Educandário Dos Anjos, com aprendizes de músicos infanto juvenis sob o comando do professor Luiz Henrique Felício. Com a segurança própria daqueles que muito se dedicaram, ensaiaram e erraram, corrigiram e persistiram, o resultado foi muito próximo do impecável, um verdadeiro show com falhas apenas perceptíveis aos críticos mais rigorosos.

De acordo com a direção do Educandário Dos Anjos, um evento desta magnitude somente se realiza com a participação efetiva de todos, é necessário o empenho da escola como um todo, é uma tarefa conjunta – estudante,

professores, família, enfim, todos os agentes em sintonia e com um propósito bem definido: Educação de Qualidade.

Há 27 anos na região, a escola é referência não somente no bairro em que situa-se fisicamente, mas também nas localidades vizinhas. A principal fonte do seu crescimento ao longo desses anos se

Tampinhas que curam

OEducandário Dos Anjos dará continuidade ao projeto de arrecadação de tampas de plástico diversas (bebidas, material de limpeza, produtos de higiene pessoal etc.

O material arrecadado será doado para Tampinhas que Curam, um projeto socioambiental que coleta tampinhas plásticas,

presencialmente pode, rever a Live no Instagran do colégio e baixar as fotos tiradas do evento. @ educandáriodosanjos.

Reafirmamos o orgulho de ser Brasileiros e o compromisso de formar não só estudantes capazes de passar em qualquer universidade, estamos criando seres humanos éticos e críticos.

vende os resíduos para empresas de reciclagem e destina aos recursos para ajudar crianças com cancêr.

Para colaborar com a iniciativa basta trazer para o Colégio Educandário Dos Anjos, Rua Gonçalves de mendonça, 233 - Tel: 2731-0751

Vamos juntos apoiar esta causa tão importante!

Bicentenário
Página 8 1ª Quinzena de Setembro de 2022 Gazeta São Mateus
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.