Gazeta São M ateus
E REGIÃO
28 ANOS DE OLHO NOS FATOS ANO XXVIII - Nº 518
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
1ª quinzena de Junho de 2021
Córrego Assoreado
Pag. 3
Cansados de promessas moradores pedem socorro e canalização urgente do Córrego do Germano Mais de três mil pessoas vivem com medo de perderem suas casas por desabamento e erosão
A
reportagem do Jornal Gazeta São Mateus retornou ao Córrego do Germano no Parque e Jardim Colonial para registrar novamente o sofrimento da comunidade, instalada às margens de um dos micro afluentes do Córrego Aricanduva. Fomos recebidos pela combativa Marlene Tofollete, líder comunitária membro do Conseg do 49º Distrito e do Conselho Participativo, moradora há quase 40 anos no local. Marlene é uma das pessoas cuja casa apresenta inúmeras rachaduras e convive com o medo de perder seu único imóvel córrego abaixo. Após quatro matérias e visita ao local com o governador de São Paulo João Doria na campanha política de 2016 para prefeito, quando esteve na região acompanhado de nossa equipe, nada mudou. A situação só se agrava. Os moradores reclamam que frequentemente suas casas são atingidas, seja pelo volume intenso de água de chuvas ou por resíduos de esgotos que transbordam em virtude do assoreamento constante do córrego com lixo, entulho e dejetos.
É um grande criadouro de Dengue nas águas parada do córrego
Ecopontos
Pag. 6
Amlurb anúncia recebimento e reciclagem de GESSO nos Ecopontos da Cidade Com reaproveitamento de 100% do material, iniciativa busca combater o descarte irregular nas vias e contribuir com a sustentabilidade do município. Na ocasião também serão anunciados dois novos Ecopontos na Zona Leste
O
Pg. 2
Menos palanque e mais trabalho Menos falácia e mais seriedade
Meio Ambiente
Pag.4
Desperdício de alimentos custa ao mundo bilhões de dólares
O
s Ecopontos da cidade, equipamentos públicos que recebem gratuitamente recicláveis, entulho, poda de árvore e móveis velhos, começarão a receber e reciclar o gesso, a partir desta sexta-feira (4). Essa importante iniciativa da Prefeitura, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), busca diminuir o descarte irregular desse material nas vias e contribuir com a sustentabilidade do município.
pinião
C
erca de milhares de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente não só causam grandes perdas econômicas, como também tem impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura Os Rastros do Desperdício de Alimentos.