DE OLHO NOS FATOS
Gazeta São Mateus
ANO XXIV - Nº 444
2ª Quinzena de Agosto de 2017
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Idosos reclaman das dificuldades de acesso na UBS Conquista II Pg. 3
O
atendimento a cadeirantes inexiste e existem muitas dificuldades para o atendimento as pessoas da terceira idade na unidade básica de saúde – UBS Conquista II, no jardim que leva o mesmo nome. A sugestão e o acompanhamento da reportagem foram de Deise Achilles, liderança que participa de diversos conselhos incluso o do Idoso. Optamos pela ilustração que melhor explica a situação com que se deparam os moradores que precisam daquele serviço de saúde pública. Dentro da unidade, a depender do atendimento que será feito são 35 lances de escadas. Muito excepcionalmente, conta Deise, a depender da emergência os médicos ou técnicos da unidade fazer um atendimento esporádico no piso térreo para pessoas que não tem condição alguma de subir e descer escadas. Registre-se, conforme diz a liderança; são atendimentos excepcionais.
OPINIÃO
Presas, mães com crianças pequenas podem deixar as cadeias Pg. 2
Semana Mundial da Amamentação em São Mateus
Uma longa escada para subir até o médico
Pg. 2
Mutirão da Catarata agenda 1,4 mil cirurgias gratuitas em SP Pg. 4
M
aior ação de saúde ocular da cidade de São Paulo, o 18º Mutirão de Atendimento de Catarata foi realizado no domingo (20/08) no Shopping Aricanduva, na Zona Leste, e agendou 1.415 cirurgias para pessoas que fizeram os exames preliminares e confirmaram a necessidade da intervenção.
Decreto federal vai movimentar Pg. 5 a economia
As dificuldades dos Jardins Iguatemi e Das Laranjeiras inferniza os moradores
M
Av. Ragueb Chohfi
Pg. 5
Crise registra quase 20% Pg. 7 de desempregados no Bom Prato
U
ma pesquisa de perfil da rede de restaurantes Bom Prato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS) revelou que quase 20% dos frequentadores do Bom Prato estão desempregados. Esse número que era 10% em 2014, foi registrado como quase 8% em 2015. É a primeira vez que um levantamento de perfil de frequentadores dos 51 restaurantes populares do Governo do Estado registra em específico, os reflexos do aumento do desemprego no país.
iguel José é dirigente da Sociedade Amigos Jardim das Laranjeiros e da Câmara Vale do Aricanduva, Antônio Cursino é dirigente na Câmara. Miguel José aponta para o governador e prefeito reclamando na demora em apresentar solução de alguns problemas na região começando pelas obras do suposto monotrilho. Suposto, porque, afinal, não existe operando ainda, mas suas obras nas proximidades do Largo São Mateus vindo do Aricanduva provocam congestionamentos homéricos dificultando a mobilidade pela região. Terrenos, lotes, casas, comércios foram desapropriados no entorno como condição para que o projeto pudesse ser executado no local. A demora em retomar de forma conclusiva as obras tem provocado situações tal qual a reocupação de um ou outro lote antes desapropriado.
CDC União do Parque recebeu projeto Bairro Lindo Pg. 7
O
Clube da Comunidade (CDC) União do Parque foi o local escolhido para receber uma edição do Bairro Lindo. Localizado na Rua Frei Mateus de Assunção, Parque São Rafael, a manhã do dia 26 de agosto, sábado, marcou a devolução do CDC para a comunidade. A reforma era uma solicitação antiga dos moradores que viram, com o passar do tempo, a deterioração tomar conta, impossibilitando o uso. O espaço público começou a receber as obras de melhorias ainda no começo da semana. Serviços de limpeza de banheiro, vestiário, reforma de muro, limpeza de bueiros, corte de mato, reparo na quadra e nas tabelas de basquete foram algumas ações realizadas. No sábado, os funcionários da Prefeitura Regional receberam um suporte dos moradores que auxiliaram na pintura das paredes dos cômodos existentes. Mas não foi só isso, as crianças puderam se divertir pulando na cama elástica e pintando o rosto.