DE OLHO NOS FATOS
Gazeta São Mateus
ANO XXIV - Nº 439
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
1ª Quinzena de Junho de 2017
Plantio de árvores no Jardim Santo André
N
o dia 5 de maio último em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, moradores e alunos de algumas escolas públicas do Jardim Santo André, como a Tereza Maciel, promoveram mais uma ação de replantio no entorno do Morro do Cruzeiro no sentido de tentar recuperar a sofrida vegetação nativa sempre e recentemente agredida por causa das tentativas de ocupação irregular para fins de moradia. Antes desse, o plantio mais recente, ainda este ano, foi resultante da reação da comunidade em conjunto com o poder público que fez desalojar invasores que já haviam derrubado quase uma centena de árvores para alojar 70 barracos e marcações de lotes.
Pg.5
EDITORIAL
Pg. 2
Investigados, governantes falam em melhora; não acredite
OPINIÃO
Estudar esta mais fácil só é preciso se empenhar
Audiência sobre corredor de ônibus que passará por São Mateus
C
om a presença de cinco prefeitos regionais da zona leste, entre estes o de São Mateus, reuniram-se dia 10 de junho no Sesc Itaquera, representantes da empresa Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S. A. (EMTU) e lideranças locais para a realizar a audiência a respeito do projeto de obras de instalação do corredor rápido de ônibus, também conhecido como BRT (bus rapid transit) que ligará o Parque Cecap na cidade de Guarulhos, ao Terminal São Mateus que por sua vez será o ponto de chegada da linha que virá das cidades do ABC. O projeto completo do Corredor BRT Metropolitano Perimetral Leste ligará dois importantes polos industriais da Região Metropolitana de São Paulo: o ABC e o município de Guarulhos. A coordenação do evento ficou a cargo do Pe Ticao, de Ermelino Matarazzo. As exposições do projeto e as respostas aos questionamentos dos presentes à audiência ficaram a cargo dos técnicos da Secretaria Estadual de Transportes do governo do Estado de São Paulo e da EMTU.
Prefeitura coibe ocupação irregular em área pública no Palanque
Pg. 3
A
Prefeitura Regional São Mateus, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) Policiamento Comunitário e Ambiental, realizou uma ação para coibir que fossem construídas moradias em uma área pública, na região do Palanque. Após denúncias realizadas junto à Prefeitura Regional, foi feita uma vistoria no local que constatou a irregularidade.
Junho mês do Meio Ambiente
O
Planeta chega ao Mês Mundial do Meio Ambiente em momento crítico. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações. Num momento em que a Natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo Homem – mas que cobram um preço alto em vidas –, tais como furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais, chegamos ao Mês Mundial do MeioAmbiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.
Pg. 4
Manutenção no córrego Lucena
O
s trabalhos de zeladoria nos córregos da região continuam. Dessa vez, o córrego Rodrigo de Lucena, localizado entre as Ruas Antônio Ramos dos Reis e Rodrigo de Lucena está recebendo a limpeza.
Pg. 3
Prefeitura faz ação de zeladoria na Trabalho, união da sociedade civil e área do futuro Parque Santa Adélia desenvolvimento regional
C
om a presença do vereador Gilson Barreto (PSDB), a prefeitura de São Paulo realizou em 27 de maio a operação Bairro Lindo na área do futuro Parque Santa Adélia, em São Mateus. Barreto é autor do projeto de Lei (PL) 325/12, que autoriza a criação do parque. A proposta foi aprovada em primeira discussão na Câmara Municipal e está sendo debatida em audiências públicas, antes de seguir para nova votação no plenário. De acordo com o texto do projeto, a implantação visa “aumentar o número de áreas verdes na Zona Leste, que hoje é a região que apresenta a maior densidade populacional da cidade”.
Ve r e a d o r G i l s o n B a r r e t o
Pg. 5
O
Brasil vive um momento histórico, as sucessivas deflagrações das operações, decorrentes das investigações da Lava Jato, nos fazem refletir sobre os valores da sociedade atual e como podemos construir uma sociedade melhor a partir deste cenário de crise. Diante deste cenário, o momento é de construir um futuro melhor a partir da união da sociedade civil, temos que ter maturidade para compreender as diferenças partidárias e colocar em foco o desenvolvimento de São Mateus e consequentemente o desenvolvimento do País.
Pg. 5
M a r c e l o
D ó r i a